O que é teorema de Pitágoras, como ele é usado hoje em dia e porque ele é tão importante? Fala Amantes da engenharia, meu nome é Igor Felipe e eu tenho um teste surpresa pra você Você tem um triângulo retângulo como esse aqui? Um triangulo retângulo é um triangulo um onde dois dos lados se juntam para formar um ângulo de 90 graus.
Agora, se você sabe o comprimento desses dois lados, como você poderia descobrir o comprimento deste lado? Isso é fácil, desde que você tenha estudado geometria no ensino médio e conheça o teorema de Pitágoras, uma afirmação matemática que já tem milhares de anos. Mas aí eu tenho certeza que você já escutou essa frase de algum colega de escola dizendo: “Mas professor, eu não vou usar esse negócio de Pitágoras nunca na minha vida, porque eu tenho que aprender isso?
” Hoje eu vou ajudar alguns professores e te mostrar que o uso desse teorema é mais comum do que você imagina. O teorema de Pitágoras afirma que, com um triângulo retângulo, a soma dos quadrados dos dois lados que formam o ângulo reto é igual ao quadrado do terceiro lado maior, que é chamado de hipotenusa. Como resultado, você pode determinar o comprimento da hipotenusa com a equação a2 + b2 = c2, em que a e b representam os dois lados do ângulo reto e c é o lado maior.
Mas quem foi esse tal de Pitágoras? Mas segura aí, antes de seguir no vídeo, nós sabemos, e com certeza você também sabe que o conhecimento faz toda diferença na hora da entrevista e também é um diferencial em qualquer profissão. Então a gente separou alguns cursos pra que você possa adquirir novas habilidades como dar aquela valorizada no currículo.
Se você é uma pessoa preocupada com seu futuro e quer se destacar no mercado de trabalho, acessa o link que eu vou deixar no comentário destacado e confere esses cursos que a gente recomenda. Então fica ligado e confere os cursos e faça parte da sua própria evolução profissional. Agora bora voltar pro vídeo.
O homem que deu nome a esse truque de matemática é quase tão fascinante quanto a sua descoberta em si. Pitágoras, um antigo pensador grego que nasceu na ilha de Samos e viveu de 570 a 490 antes de cristo, era um personagem meio excêntrico, que era uma mistura de filósofo, matemático e líder de culto místico. Durante sua vida, Pitágoras não era conhecido por resolver o comprimento da hipotenusa, mas talvez uma pessoa que tinha uma crença na reencarnação e era adepto a um estilo de vida ascético que enfatizava uma dieta vegetariana restrita.
Ele também participava de rituais religiosos e possuía muita autodisciplina, onde acabou ensinado seus princípios para seus seguidores. O biógrafo de Pitágoras, chamado de Christoph Riedweg, o descrevia como uma figura alta, bonita e carismática, cuja aura foi realçada por seu traje excêntrico, que era basicamente um manto branco, calças e uma coroa de ouro na cabeça. Rumores estranhos giravam em torno dele, onde diziam que ele poderia fazer milagres, que ele tinha uma perna artificial dourada escondida sob suas roupas e que ele possuía o poder de estar em dois lugares ao mesmo tempo.
Pitágoras fundou uma escola perto do que hoje é a cidade portuária de Crotone, no sul da Itália, que foi chamada de Semicírculo de Pitágoras. Os seguidores, que juraram um código de sigilo, aprenderam a contemplar os números de uma forma semelhante ao misticismo judaico da Cabala. Na filosofia de Pitágoras, cada número tinha um significado divino, e sua combinação revelava uma verdade maior.
Com uma reputação hiperbólica como essa, não é de admirar que Pitágoras tenha sido creditado com a elaboração de um dos teoremas mais famosos de todos os tempos, embora ele não tenha sido o primeiro a apresentar esse conceito. Os matemáticos chineses e babilônicos o venceram por um milênio. Hoje temos evidências de que os matemáticos chineses e babilônicos conheciam a relação pitagórica através de exemplos específicos.
Registros antigos foram encontrados por toda a babilônia, onde mostram várias tripletes de números que atendem à condição: a2 + b2 = c2, ou seja, teorema de Pitágoras, na verdade era um padrão já usado muito antes de sua existência. Mas como o Teorema de Pitágoras é útil hoje? O teorema de Pitágoras não é apenas um exercício matemático intrigante.
É utilizado em uma ampla gama de campos, desde construção até a fabricação e navegação por GPS. Um dos usos clássicos do teorema de Pitágoras é para lançar as fundações de edifícios. Você já deve ter visto em algumas construções uma estrutura de madeira no solo que chamamos de tabeira ou gabarito de obra, que usada para traçar planos e eixos, identificando o local exato de uma estrutura.
Essa estrutura precisa estar extremamente alinhada entre seus eixos X e Y com seus ângulos retos, e com o teorema de Pitágoras, se você conhece seu comprimento e largura, você consegue fazer um ângulo reto com bastante precisão independente do seu comprimento. Seria o mesmo que colocar o ângulo reto deste triangulo em cada encontro de seus eixos, para garantir que eles estejam sempre com 90 graus. Além disso, este teorema e aqueles relacionados a ele nos deram todo o nosso sistema de medição.
Um exemplo disso, é que ele permitiu que os pilotos navegassem pelos céus e os navios conseguissem definir seu curso. Usando a teoria que tinha base no teorema de Pitágoras, foram desenvolvidos dispositivos como o sextante, que era muito utilizado em grandes navegações para definir o ângulo em relação a dois objetos. O que antes era utilizado o teorema de Pitágoras em um sextante, hoje nos utilizamos o nosso famoso GPS, que utilizam um esquema de trilateração que usam diversos pontos de referência Essa trilateração é um sistema moderno que também é derivado do teorema de Pitágoras.
O GPS nada mais é que um sistema que realiza medições entre objetos na terra de acordo com o ângulo formado entre eles de acordo com um satélite em orbita, só que ele pode fazer essa medição usando não só um satélite, como 3 ao mesmo tempo e dessa capacidade de calcular utilizando 3 pontos de referência que vem o termo trilateração. É importante que não se confunda trilateração do GPS, com a triangulação, que apesar de ser também um processo para determinar o posicionamento de algo e também utiliza o teorema de Pitágoras, a triangulação utiliza uma forma de calcular diferente da trilateração. Então, toda vez que você ligar o waze ou o google maps, saiba que você está utilizando uma tecnologia que foi baseada no teorema de Pitágoras.
E você, onde mais utiliza o teorema de pitagoras na sua vida? Consegue se guiar pelas ruas da cidade sem a utilização de um GPS? Deixa aqui nos comentários que eu quero saber Eu separei dois vídeos aqui do lado que eu tenho certeza que você vai gostar, então clique em um deles e siga em nosso canal.
Esse é o momento em que você vai dar aquele like no vídeo, se inscrever no canal, ativar o sininho das notificações e compartilhar o vídeo em suas redes sociais. É isso aí, meus amigos, um grande abraço e te vejo no próximo vídeo.