Ora, muito bem, vamos lá em mais uma aula aqui, muito importante, né? Sobre o resgate primo nojento dos primogênitos. Agora, eu vou falar sobre o primogênito de Deus, que é muito claro, está escrito na Bíblia: "Israel é o meu primogênito".
Então, nós precisamos entender que até o próprio Deus fez esse resgate. Até o próprio Deus deu a ideia de como fazer, como resgatar os primogênitos. Até agora, eu citei poucos textos para vocês, mas eu precisava fazer essa introdução, fazer toda essa explicação, esplanar tudo isso para chegarmos agora nos textos.
Como eu disse já para vocês, em Gênesis, a primeira palavra que vai aparecer sobre os primogênitos é quando Abel entregou a oferta, e a Bíblia diz que trouxe a primícia do seu rebanho, ou seja, os primogênitos do seu rebanho ele entregou a Deus. Depois, nós vemos também no próprio livro de Gênesis a negociação entre dois irmãos para comprar a primogenitura. E também gêmeos, nós vamos ver Deus pedindo a Isaac, que é o primogênito de Abraão.
Então, em Gênesis, o que não falta ali é sobre primogênitos. Tá bom? Talvez você não saiba, mas nem Rúben também era um primogênito, só que ele era usado na mão do maligno.
Então, os dois primogênitos para Deus têm uma grande potência e, se forem na mão do Diabo, eles fazem um grande estrago. Mas, quando Deus vai, agora já passando para o livro de Êxodo, a Bíblia diz que Deus vai aparecer para Moisés no monte onde a sarça ardia e Deus vai falar dessa forma para Moisés. Olha que interessante: foram dez pragas, porém a última praga é a morte dos primogênitos.
Mas tem um detalhe: ela foi a última, mas foi anunciada primeiro. Deus sempre faz isso, ele sempre avisa o final no início. Então, se Deus profetiza e fala o final no início, se você quer que seu filho tenha uma vida, um final meio final de bênção, a bênção tem que ter dado no início.
Não sei se faz sentido o que eu estou dizendo. Quando você pega a oferta e profetiza, entrega na mão de um sacerdote dizendo "resgate", você está depositando riqueza e prosperidade no altar em favor de seu filho, de sua filha, de seu casamento. Então, no início é profetizado, é falado e é selado.
Essa vida será uma vida de sucesso. Deus profetiza no início; Deus profetiza o fim já no início. Então, quando Moisés chega em Faraó, olha o que ele disse: assim diz o Senhor: "Israel é meu filho, meu primogênito.
Digo pois, deixa ir meu filho para que me sirva. Mas, se recusar deixar ir, eu matarei o teu filho, o teu primogênito. " Deus está falando para Faraó: "Israel é o meu primogênito.
É para você deixar ele ir. " Mas, se o início, se o fim já foi no início, no decorrer do tempo das pragas, Deus estava dizendo: "Eu estou cumprindo a primeira, estou cumprindo a segunda, vou cumprir a próxima", e estava caminhando para chegar na morte dos primogênitos. Mas era a única coisa que se matasse.
Por quê? Porque seus filhos são a coisa mais importante que existe na terra. Se destruir seus filhos, destrói sua vida.
Então, Deus aprontou. Faraó afrontou, ou melhor, o faraó afrontou a Deus com os deuses, e Deus destruiu cada um dos deuses que representava riqueza, prosperidade. Tudo estava nessas dez pragas, e Deus então vai eliminando.
Deus disse: "Por isso era dez pragas, por causa dos dez deuses que eles adoravam. " E o último, mais poderoso, era Faraó, e Deus matou o filho dele, dizendo: "Se você é Deus, protege seu filho. " Ok, então, quando Deus vai fazendo toda essa situação no Egito, Deus está eliminando e afrontando cada deus e destruindo um por um.
E aí Deus vai dar um recado para ele dizendo o seguinte: "Olha, eu vou destruir essa terra porque essa terra distanciou e ainda fez escravo o meu povo. " Mas, engraçado, aonde houve o resgate? Que foi quando o cordeiro morreu, passou um sangue num grau da porta.
Por isso que nesse livro nós colocamos aqui dessa forma: colocou o sangue nos umbrais da porta. Os primogênitos estavam lá dentro, não morreram porque um cordeiro morreu por eles. Detalhes: porque não era para salvação, porque salvo o povo já era.
Essa oferta da morte do cordeiro era para celebrar a Páscoa e para resgatar o primogênito. E todos os primogênitos barrados daqui de dentro saíram com vida e também saíram ricos, porque foi após esse dia que todo Egito liberou a riqueza. Agora, detalhe: se aqui dentro dessa casa tivesse um pai que era primogênito, a mãe, podemos dizer, se o pai era primogênito e tinha um filho que era primogênito, tinha um neto que era primogênito.
OK? Agora, que interessante aqui: o cordeiro que foi morto pela família liberou tudo isso. Mas, se não tivesse esse sangue, se não tivesse matado o cordeiro e lá dentro tivesse o pai, o filho e o neto, morreriam os três.
Morreria lá no Egito, morreriam os animais, tudo que era primogênito, tudo que abrisse a madre, quem julgou a situação foi Deus. Ele julgou e disse "primogênito". Por que os primogênitos morreram?
Porque cada primogênito nasce e, no mundo espiritual, não tem como você fugir disso. Você pode ter aí, "ah, eu não sou muito espiritual;" não funciona assim. Se você é primogênito, o mundo espiritual sabe que você é primogênito, seja no mundo de Deus ou seja no mundo do diabo.
Ele sabe que você é primogênito e carrega essa unção: uma unção de prosperidade e de dupla honra. Detalhe: quando não é resgatado, tá ligado ao altar, mas ele ouviu um pastor dizer assim: "não, mas você não precisa resgatar. " Se você.
. . Tempo integral.
Isso não é verdade; você pode estar em tempo integral hoje, mas isso deveria ter feito o seu nascimento. Não tem nada a ver com seu ministério, tem a ver com o mandamento de Deus. Independência pode ser pastor 24 horas por dia.
Se você é um primogênito, deveria ser resgatado, para que a bênção que está sobre o resgate. Então, Deus sabe dizer: "Deixa ele ir, que eu vou; senão, eu vou matar seu primo". A Bíblia diz também que esse anjo passou à meia-noite e diz aqui em Êxodo 11:5, se você quiser, anote aí: 11 e 5.
Está dizendo que todos os primogênitos da terra do Egito morreram, desde o faraó, desde que acende no trono, desde a serva que está lá do escravo, desde os animais; todos morreram, tá? Não sobrou nada. Então, depois, também vamos falar aqui em Gênesis, em Êxodo, capítulo 13, versículo 2.
Está dizendo: "Santifica-me todo primogênito, o que abrir a madre entre os seus filhos é meu, é de Deus. O primeiro é de Deus; não tem como". Então, você precisaria resgatar.
O verso, capítulo 13 e 15, tá dizendo que sucedeu que, endurecendo-se, faraó não deixou, matou todos os primogênitos do Egito. Capítulo 34 de Êxodo 20 tá dizendo que o burro, que o jumento, ele precisa ser resgatado. Mas, se você quiser o jumento, se você resgatar o jumento, você tem que levar um cordeiro no lugar desse jumento.
Tá? E, simbolicamente, né? Isso está falando gentil.
E também fomos resgatados porque tem que ser dois resgates: o resgate para a salvação e o resgate para o mandamento e prosperidade, tá? Isso da salvação, só que nada que você faz vai mudar a história, o amor dele por você. Nada que você faz vai mudar todo o projeto de Deus que ele tem.
Só que deve estar o seguinte: quando você vai colocando os princípios em prática, os projetos vão acontecendo dia após dia.