eu trago para vocês uma discussão a respeito de A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo do grande sociólogo alemão Max Weber essa obra de 1905 revolucionou a história da configuração do do pensamento sociológico e das Ciências Sociais e eu vou trazer aqui a essência da discussão da Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo para vocês A Ética Protestante e o Espírito do capitalismo eu tenho aqui nas minhas mãos uma uma edição da editora Martin clar ou Martim clar como vocês queiram e esse texto do Weber é tão importante que nós devemos considerá-lo aqui em
camadas no primeiro momento eu quero dizer a vocês que Max Weber polemiza sobre maneira com o seu compatriota Carl Marx o autor ali fundamental do do DIT socialismo científico bom grosso modo as tendências marxistas ali desde o Marx e desde No mínimo a ideologia alemã texto e ensaio que o Marx escreveu junto com o seu inseparável amigo Friedrich engels e que foi publicado em 1846 havia ali a dimensão de que a consciência não produz a realidade mas é a realidade que determina a consciência de que existe ali para falar nos termos mais próprios grosso modo
do vocabulário e da Ática marxistas há uma dimensão de que a a a infraestrutura Econômica de que os meios de produção e a sua forma de relação social É que na verdade determinam as maneiras pelas quais a superestrutura ideológica ven a conceber o mundo e aí existe uma concepção de ideologia na na em a ideologia alemã Existem várias concepções sobre o que vem a ser a ideologia mas uma delas muito famosa que vem à tona ali ali na ideologia alemã é a dimensão de que haveria uma inversão da realidade A ah produzida por meio da
ideologia de que assim como havia uma inversão na câmera escura da imagem a ser fotografada a ser capturada na na no ensaio da câmara escura havia também um processo de deformação e de inversão da realidade por meio da ideologia e nesse sentido a ah a superestrutura ideológica como que Tent escamotear como que tentava obnubilar ou mesmo justificar a infraestrutura Econômica as relações de dominação no seio mesmo da esfera da produção bom esse modelo de compreensão da realidade que é muito caro as tendências marxistas é algo com o qual Max Weber quer polemizar max weber como
sociólogo não é obviamente delirante para dizer que as questões econômicas ou para usar os termos marxistas infraestruturais não são importantes para determinar a forma pela qual a consciência humana vem à tona a forma pela qual a ideologia reflete a realidade justifica a realidade mas o que Max Weber vai perceber é que no caso da formação do Espírito do Capitalismo parece haver uma chave invertida entre infraestrutura E superestrutura por quê Porque ao ver de Max Weber onde havia as a econômicas de maior pujança a época ali de Formação daquilo que o Marx chamaria de acumulação primitiva
dos capitais antes séculos antes da Revolução Industrial encampada ali na Inglaterra por exemplo nas cidades amplamente comerciais de Florença E Veneza essas relações econômicas não criaram um tipo de vida aética de falta de vinculação com real que não fosse mercantilizada de de uma noção de que o trabalho era a a a dimensão mesma da realidade de vinculação com a divindade com Deus e de que tudo era sacralizado e de que poderia haver inclusive uma graça uma graça Divina pela dimensão da realização pródiga no Mundo Max Weber vai dizer que se de fato a infraestrutura Econômica
determinasse a consciência ipsis lites a modernidade teria surgido não nos logrados pouco desenvolvidos em termos capitalistas dos Confins dos Estados Unidos habitados pelos peregrinos protestantes e puritanos que F que haviam fugido da Europa pela pelas guerras de perseguição a pelas guerras religiosas e pela perseguição pela impossibilidade de professar o seu credo na verdade Max Weber diz A Ética Protestante que o capitalismo teria surgido o éos do capitalismo a força do capitalismo teria surgido em Florência E Veneza os grandes bastiões comerciais ali dos primeiros séculos da Renascença e não é isso justamente o que a história
constata então Max Weber vai dizer que das gaist des capitalismos o Espírito do Capitalismo pode na verdade criar toda uma condição de hábito de costume de configuração da relação do homem e da mulher para com o mundo junto com o mundo para que seja possível desestruturar velhos hábitos e na verdade num Novo Mundo ali nos Estados Unidos aí vamos nos lembrar também de toda ali a marcha para o velho oeste que ia ceifando um genocídio terrível das populações indígenas que ao não enfrentar aqueles aquelas eh tendências inerciais antiquíssimas da Europa puderam ali graçarua condenava a
prática da usura a dimensão ali de que o mundo era pecaminoso de que a realização no mundo tolia Na verdade uma dimensão supr mundana que era lá no Extra mundo no além mundo que deveria haver a reconciliação do mundo que a o homem e a mulher deveriam almejar a vida eterna e não realizar a a atividades a serem consecut e consecut horas de tarefas neste mundo esta imanência tudo isso aqui é muito importante para que a gente perceba que Max Weber vai vai dizer que em vários momentos da Ética Protestante o Espírito do Capitalismo esse
belíssimo ensaio de 1905 ele vai dizer muitas vezes que era possível perceber estatisticamente entendendo quem eram os proprietários e os administradores das empresas mais modernas a época a quem na verdade detinha a a o fluxo de capitais estava envolvido em casas bancárias ele cruzava esses dados econômicos com o pertencimento religioso e ele percebia que a a a o protestantismo a dimensão de de retirar a pecaminosidade restrita do mundo e mostrar que havia uma noção de purgação da vida pelas ações no mundo e que isso poderia est vinculado à dimensão do trabalho era completamente fundamental pra
gente entender então uma remoção das travas medievais e católicas daquele mundo mais estratificado e pouco dinâmico e fazer com que o protestantismo estivesse de fato afinado com a modernidade capitalista e fosse o seu motor ideológico o seu propulsor para Inclusive a a contribuir revolucionariamente e na pragmática nas ações ali de balizamento do novo sistema para sacralização de atitudes de de uma moralidade de pensamentos e práticas que antes eram tidos como eminentemente pecaminosos a a a visão do trabalho dignificando homem a utilização da usura a acumulação de riqueza como fontes de assertividade sobre Graça conferida por
Deus tudo isso é muito importante em determinado momento Max Weber esse grande erudito quero dizer a vocês que A Ética Protestante o Espírito do Capitalismo é um ensaio escrito com um Cabedal de erudição formidável um ensaio que faz estudos comparados entre religiões judaísmo protestantismo catolicismo pega tradições ali eh hinduístas pega tradições do budismo tradições orientais é uma coisa simplesmente formidável o conhecimento O Rol de conhecimentos acumulados ali por Max Weber e eu quero dizer para vocês que em alemão existe uma uma expressão uma pergunta para se perguntar a alguém o que a pessoa faz vocês
podem perguntar se vocês forem perguntar um senhor e uma senhora Vocês falam assim vasm Von beruf e se vocês forem perguntar para alguém com quem vocês têm mais intimidade vocês falam vmsd fon beruf é o que você faz o que você faz seria What do you do do do inglês mas não é bem assim não é simplesmente o que você faz o alemão tradicionalmente utiliza a expressão o que você faz Von beruf por vocação por chamado Max Weber vai mostrar que a dimensão do Colen protestante do chamado é fortíssima e Martinho Lutero esse antigo teólogo
da Igreja Católica que depois rompe com catolicismo e vai capitanear o movimento fundamental da reforma protestante ao traduzir a Bíblia do do hebraico e do grego e também aspectos do latim para o vernáculo para o alemão lançou mão da palavra trabalho com sentido de chamado vocação lhe dando ali uma dimensão de divindade vamos nos lembrar de que em termos medievais os executores do trabalho certamente não eram o clero e nem os nobres eram servos condenados a uma vida de imolação de horror prostrado pelo trabalho aqui nós temos uma dimensão afinada com sentido de transformação da
realidade pelo homem e pela mulher e do homem e e da mulher pela realidade dinâmica Então existe aí uma Ética do trabalho vindo à tona e Max Weber além de recorrer a essa dimensão lexical fundamental que já mostra simbolicamente um novo éos o novo espírito pro trabalho vai mostrar por exemplo as colocações de Benjamin Franklin esse grande aí e eh eh inventor americano esse intelectual que tava vinculado com as tendências da época e que tinha uma denominação muito estrita da sua atitude mundana que deveria estar pautada por uma ética de resultados uma noção de Santificação
uma perda da frugalidade uma relação com o mundo que não fosse prazerosa que não desse uma dimensão de que o mundo deve ser fruído mas na verdade deve ser angustiante porque a graça Divina pode depender pode ter os seus sinais colocados pela obra então para se obrar para se realizar obras do mundo era preciso ter a dimensão de que esse era o sentido de que isso poderia dar as pistas pro protestante para diversas Vertentes com as quais o Max Weber vai dialogar os puritanos os quakers os quakers e as várias Vertentes formadoras dos Estados Unidos
que di eram os peregrinos ali que se ocuparam a costa leste dos Estados Unidos nas primeiras 13 colônias ali isso era muito importante para dar nova dimensão de vinculação ah dos Protestantes com a realidade E aí Max Weber vai mostrar como é que essa relação a do de uma base ideológica propulsion uma atividade econômica vai ser um fator de vantagem comparativa fundamental para que países de Matiz protestante nomeadamente os Estados Unidos Mas também ele tá pensando é claro na Inglaterra como país de pujança na Revolução Industrial puderam a diferença dos católicos mais pietist mais quieti
mais voltados por exemplo aos estudos das humanidades puderam assumir o pragma a ação do mundo a ação administradora a ação que baliza o mundo que rege empresas casas bancárias que quer transformar sempre com emb ideológico religioso esse casamento entre base econômica superestrutura Religiosa e na verdade base ideológica e uma infraestrutura Econômica foi fundamental tanto para Max Weber polemizar com a tradição marxista que queria determinar de maneira unilateral a noção de que a infraestrutura determina a a a determina dirige a superestrutura ideológica como também para mostrar que a história das ideias A História do Pensamento de
ideias que se transformam em forças materiais tem o poder de interferir no curso de instituições práticas familiares práticas Morais práticas clericais práticas de estado e práticas econômicas e subverter completamente a relação pecaminosa que determinada época atribuía ao dinheiro com uma dimensão de que o dinheiro pode ser um sinal sacrossanto da a da virtude da dimensão de que uma obra foi recompensada essa dimensão que é muito cara os Estados Unidos quero dizer a vocês que eu cheguei já morei eu cheguei a morar do anos nos Estados Unidos e é interessante para mim vindo de um país
católico né de Formação católica como o Brasil perceber por exemplo como estadunidenses falam em salário não na sua base mensal mas sim falando já o montante anual que a pessoa ganha como se esse montante fosse algo assertivo em relação à inserção da pessoa de prestígio no mundo como se isso mostrasse que obrar no mundo transformar o mundo fosse a dimensão de um chamado realizado isso que é muito diferente Apesar de o Brasil ser um país de brutal desigualdade e muita concentração de renda e muita esbanjamento por parte das elites endinheiradas e concentracion de poder econômico
e político é importante dizer que existe de maneira se a gente for pensar é claro que o capitalismo vem se disseminando com muita força se consolidando Então essas percepções vão sendo destruídas com o tempo mas que existe uma dimensão ah ah por exemplo quando ricaços deram festas por exemplo para um cãozinho isso gerou toda uma comoção gerou uma dimensão de que o dinheiro tinha virado um fim em si mesmo algo a ser esbanjado quando na verdade é possível assistir na televisão Americana Ah há programas em que por exemplo Michael Jackson o antigo Michael Jackson ia
um shopping center e gastava milhões e milhões de dólares realizando a dimensão de um american dream de um sonho americano ali de de ter ali uma profusão quantitativa do dinheiro mas eu quero dizer a vocês que Max Weber diria que essa profusão do dinheiro ela não veio primeiro como base econômica para depois determinar com ciência religiosa como refração como reflexão mesmo da base econômica é importante dizer que para Max Weber mesmo quando as bases econômicas capitalistas não estavam presentes na ruralidade na primitividade nas das vilas pequenas dos quakers dos puritanos já havia uma dimensão de
que desvincular a vida do trabalho deixar a mente vazia como Oficina do Diabo não se vincular a uma atividade produtiva útil utilitária não obrar para tentar aprender os sinais da Graça Divina poderia ser uma condenação ao inferno e aí a dimensão de realização nesse mundo que não deveria ser simplesmente abraçado como se não houvesse vida eterna mas que poderia dar os sinais de que deus escolhera aquela pessoa pela referência a obra que havia realizado em Vida Weber vai mostrar como tudo isso é a mola propulsora da nova economia capitalista e não deixa de ser muito
interessante eu volto a frisar aqui para vocês que esses puritanos tenham encontrado um local ah com costumes muito outros por exemplo em relação aos aos estadunidenses originais que são os moradores indígenas com os quais esses brancos protestantes se colocariam em guerra ali e ao longo do século XIX amealhando suas terras e suas vidas mas é importante dizer que os entraves seculares da Europa que os entraves tradicionais pesadíssimos de toda uma história dominada pelo catolicismo apostólico Romano estavam distantes ali nesses Estados Unidos fluorescentes e mesmo o catolicismo romano dos Estados Unidos é muito mais regrado vejam
os protestantes vão dizer que na verdade não havia muito controle da vida pelo catolicismo e era isso que os incomodava era preciso chegar à doutrina mais perto das pessoas era preciso fazer com que as pessoas sentissem o bafejo cálido de Deus de era preciso que em cada ato em cada ação em cada dimensão de respeito aos mandamentos a obra se mostrasse e efetiva é nessa medida que o catolicismo nos Estados Unidos é muito mais rigoroso por exemplo do que a vertente católica brasileira que traz numa dimensão com agora as tendências protestantes vem viej muito com
muito mais força no Brasil mas é importante dizer que esse tipo de relação rente com os hábitos e costumes é muito mais forte nos Estados Unidos e para Max Weber essa é uma dimensão explicativa fundamental para que se possa entender por o protestantismo é o espírito a gasolina o motor do capitalismo historicamente configurado porque uma vez que os Estados Unidos conseguiram despontar como nação independente e a a propulsionaram a sua economia de mercado para para Max Weber existe aí uma correlação causal claramente que existe uma uma relação dialética uma relação de reciprocidade entre base econômica
e espírito protestante Mas sem o espírito protestante Max Weber diria que a liberação das relações utilitárias de meios com vista afins de racionalidade instrumental e teleológica tudo isso não estaria com as amarras ali e eh eh quebradas rompidas para que o capitalismo americano sobrepujas as demais Nações então é nesse estudo comparado em termos de religião é nesse estudo com comparado em termos de Economia é nessa dimensão de comparação civilizatória que Max Weber vai escrever esse que é um dos grandes livros do século 20 das Ciências Sociais da sociologia e na verdade do pensamento histórico comparado
A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo eu tenho aqui em minhas mãos uma edição da Martin clar ou da Martan clar eu quero dizer a vocês que eu tive o privilégio que eu tive a alegria de estudar Max Weber junto com o grande oso grande sociólogo da Universidade de São Paulo Antônio Flávio pierucci Professor saudoso que já faleceu e que fez a tradução da Ética Protestante o Espírito do Capitalismo para o português e existe uma edição da companhia das letras que tem todo um glossário dos termos e um cuidadoso processo de revisão tradução e
revisão com um prefácio maravilhoso por parte do professor Antônio Flávio peruti Então é isso gente se vocês gostaram dessa resenha sobre A Ética Protestante e e o Espírito do Capitalismo de Max Weber esse texto seminal de 1905 eu peço que vocês deem um like no vídeo curtam o vídeo disseminem o vídeo pelas redes sociais para que nós possamos chegar cada vez mais e mais pessoas e eu peço também que você deixe o seu comentário aqui abaixo desse vídeo para eu poder conversar com você e abaixo desse vídeo dessa resenha também há um botão aqui de
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