cap 19 evangelho joão a partir do verso 16 jan bem intrigante porque na providência divina é hoje o calendário se comemora o nascimento de cristo e os irmão hoje sobre a crucificação verso 16 assim então pilatos e entregou para ser crucificado tomaram eles pois a jesus e ele próprio carregando a sua cruz saiu para um lugar chamado calvário bogotá em hebraico onde o crucificaram com ele e outros dois de um de cada lado jesus no meio pilatos escreveu também um título eo colocou no cimo da cruz o qual está a que estava escrito era jesus
nazareno rei dos judeus muitos judeus leram este título porque o lugar em que jesus foi crucificado era perto da cidade e estava escrito em hebraico latim e grego os principais a ser dote disse um up lados não escreva rei dos judeus e sim que ele disse sou rei dos judeus respondeu pilatos o que escrevi e escrevia os soldados pois quando o crucificaram jesus tomaram-lhe as vestes e fizeram quatro parte para cada soldado uma parte pegaram também atua em católica porém era sem costura toda tecida de alto a baixo disseram pois uns aos outros não a
não as menos mas lançamos sorte sobre ela para ver a quem caberá para se cumprir a escritura repartirão entre si as minhas vestes e sobre minha tônica lançar um sorte assim pois o fizeram os soldados junto à cruz estavam a mãe de jesus ea irmã dela e maria mulher de copas e maria madalena vendo jesus sua mãe junto a ela o discípulo amado disse mulher eis aí o teu filho depois disse ao discípulo eis aí a tua mãe dessa hora em diante o discípulo tomou para casa depois vendo jesus que tudo estava consumado para se
cumprir a escritura disse tenho sede estava em um vaso cheio de vinagre e beberam de vinagre uma esponja e fixando a nunca nício de esopo e chegaram a boca quando por jesus tomou vinagre disse está consumado inclinando a cabeça vender o espírito então os judeus para que no sábado não ficasse os corpos na cruz visto como era a preparação pois era grande o dia daquele sábado o carro não há pilotos que se eles quebrassem as pernas e fossem tirados e soldados foram e quebraram as pernas ao primeiro e ao outro que com ele tinham sido
crucificado chegando se porém a jesus como vice que já estava morto não lhe quebraram as pernas mas um dos soldados de abril lado com uma lança e logo saiu sangue água aquele que isso viu o peixe ficou sendo verdadeiro seu testemunho e ele sabe que diz a verdade para que também vós cread e isso aconteceu para se cumprir a escritura nenhum dos seus ossos será quebrado e outra vez diz a escritura eles viveram aquele a quem traz passaram depois disso josé de arimatéia que era discípulo de jesus ainda que ocultamente pelo receio que tinha dos
judeus jogou a pilates lhe permite tirar o corpo de jesus pilatos lhe permitiu então foi josé de arimatéia e retirou o corpo de jesus e também nicodemos aquele que anteriormente vier a ter com jesus a noite foi levando cerca de 100 libras de um composto de mirra ea loja tomaram pois o corpo de jesus o envolveram em lençóis com os aromas como é de uso entre os judeus na preparação para o sepulcro lugar onde jesus foi crucificado avião já tim e mexe no sepulcro novo no qual ninguém tinha sido ainda posto ali pois por causa
da preparação dos judeus e por está perto do túmulo depositaram o corpo de jesus vamos orar mais uma vez o senhor senhor deus todo poderoso quando mais uma vez abrimos a tua palavra momento de leitura da tua palavra a vontade que temos é simplesmente parar e ouvir a tua palavra meditar nela pensar refletir com grande amor seu demonstrou para connosco e como nós devemos de servir melhor o que significa dar a vida pelos irmãos agora senhor quando nós nos arriscamos a entrar nessas águas tão profundas que a vida repousa no seu evangelho na tua palavra
pedimos ao senhor que nos dê sabedoria e graça e assim o teu nome possa ser glorificado no nosso meio e ao mesmo tempo teu povo abençoado edificado restaurado confortado desafiado nessa noite pedimos isso em nome de jesus amém o importante é quando nós tentamos fazer a associação direta entre o que essa passagem significa que esse momento significa você precisa trazer à memória as próprias palavras de jesus cristo quando num capítulo anterior disse assim foi pra esse momento que eu vim foi para esse fim que eu vim era necessário que aqueles a quem o pai é
amor antes da fundação do mundo tivesse os seus pecados perdoados e a ira de deus caísse sobre eles era necessário que para que houvesse redenção houvesse penalidade e o preço fosse pago então tornou-se necessário que o filho de deus é eterno filho de deus se tornassem homem é por isso que joão distintamente dos outros evangelistas ele não vai entrar nos detalhes do nascimento de cristo e não vai entrar nos detalhes como foi que maria que aconteceu com josé e maria como lucas descreve com muito detalhe ele apenas diz no princípio era o verbo eo verbo
era deus o verbo estava com deus e no verso 14 eo verbo se fez carne e habitou entre nós e em outras palavras é o encontro exato do sentido do texto o verbo se tornou mortal o verbo se tornou passível de sofrimento o verbo se tornou passível de ser tentado e foi pra esse fim que ele veio ele tem total consciência que é esse o objetivo dele e foi para esse fim que ele veio ele não tem como fugir da cruz se ele vai salvar o seu povo da condenação e terra ele foi crucificado ele
foi entregue para ser crucificado e você vai percebendo a narrativa que joão descreve com muita clareza todo o propósito do texto já no capítulo dizendo of como fará no capítulo 20 se você voltar comigo para o texto que nós acabamos de ler por favor o senhor é exatamente isso né as palavras que ele utiliza no texto elas são muito claras quando ele diz assim verso a verso 35 aquele que viu isso o teste ficou sendo verdadeiro seu testemunho e ele sabe que diz a verdade para que também vós criaç você entende que o que está
acontecendo aqui não é simplesmente uma história não é não é simplesmente um acontecimento aleatório a um propósito muito claro nisso foi para esse fim que eu vim diz o senhor ele sabe qual o propósito da sua vida e ele então encaminha se para esse propósito o senhor jesus chega diante de pilatos e passa agora a receber uma a condenação quando ele foi declarado inocente pelo próprio pelados eu não vejo nele razão para receber a pena de morte o texto diz ele é inocente ele é nossa entende por que exatamente era necessário que fosse um tribunal
para que a justiça de deus sobressair diante da iniqüidade dos homens e nós não confiássemos nos homens mas confiamos nele que é justo e verdadeiro o texto volte comigo por favor ele vai ele se encaminha da seguinte forma não é inverso 16 então pilotos entregou o entregou para ser crucificado ele então aceita a demanda deles e entrega a cristo para ser crucificado tomaram ele pois jesus e ele próprio carregando sua cruz saiu para um lugar chamado calvário é bem interessante você pensar como ele se descreve aqui como te escreve cristo tomando a carregando a sua
cruz é bem é bem importante o que juntas está nos ensinando aqui ora jesus não tinham lugar onde ele ia dormir entenda quando ele nasceu ele nasceu num quarto que não era dele ele dormia numa casa que não era sua quando ele entrou como rei de jerusalém ele entrou montado num jumento que não era seu até os animais têm onde morar eu não tenho onde reclinar a minha cabeça dizerem isso ele está ensinando categoricamente que tudo isso não é a marca da minha redenção tudo isso eu posso não ter erro e posso redime los veja
eu posso não ter onde morar eu posso não ter de viver eu posso não ter ou não ter nenhum de nascer mais uma coisa minha e ninguém mais tem a minha cruz ninguém podia ter essa cruz não podia levar a cruz era dele ninguém podia levar aquela cruz ninguém podia fazer o que só ele podia fazer nada nem ninguém poderia emprestar nada ele era ele e deus ele sobe carregando a sua cruz ele sobe um lugar chamado calvário gogó em hebraico como se fosse crânio parte em que apenas os ossos estão essa imagem da palavra
gólgota é interessante que joão não entra em detalhes sobre os dois que estão do lado dele mas ele menciona ele foi crucificado entre dois os outros evangelistas vão discorrer quem são esses dois mas é importante entender joão como um pregador ele então informa o que é necessário para o objetivo que ele quer botar aqui a primeira missa primeira imagem é você tem alguém que é justo do lado de dois condenados por crime e que estão morrendo porque são culpados um inocente e dos culpados veja imagem jesus no meio essa linguagem joão naquele contexto irmãos a
justiça ainda sobressai mais quando o inocente é morto quando os culpados estão morrendo a justiça está sendo feita quando um justo está morrendo que tenha injustiça mas é impressionante nós pensarmos nisso porque o que aqui agrada mais ao pai é mostrar sua justiça sua ira num filho obediente ou a sua justiça e sua ira no filho desobediente é como você comparar o inferno ea cruz o inferno o deus eterno mostrar a sua ira ea sua justiça por toda a eternidade mas ele não é glorificado pela obediência mas por sua justiça contra o pecado no inferno
e não recebe glória a maior glória que ele recebe é na cruz do que o inferno porque no inferno a alguém que nunca cometeu o pecado que está sendo condenado enquanto do lado existem dois que são condenados porque são culpados então realça se ainda mais a glória dele é mais visível o pai que punho filho sempre esse filho perfeito e obediente e o desejo que punirá os homens no inferno por toda a eternidade ali eles não vão glorificar a deus dizendo olha eu estou é digno mas você tem um filho que se descreve indo pra
cruz e vai de fato pra cruz e ele ali é punido sem nunca ter cometido o pecado mas é impressionante como a glória desse momento se destaca porque um dos que estavam ao lado dele segundo outro evangelista depois que um deles ora se tu és é e ordena para que venham anjos e nos livre daqui o outro disse você não tem nós estamos aqui porque pecamos porque cometemos um crime que se inocente nunca cometeu o pecado e ainda mais agora pela boca daquele que vai ser salvo jesus diz a ele hoje mesmo estarás comigo no
paraíso ele diz sem lembrar de mim quando entrares no teu reino ele então diz hoje mesmo está nas comigo no paraíso joão está descrevendo a morte de um cordeiro que tem o domingo de um rei por falar nisso ele destaca isso no texto pilatos escreveu versos 19 pilatos escreveu também um título colocou num símbolo da cruz o que estava escrito era jesus nazareno reis judeus coisa impressionante jesus nazareno o rei o rei dos judeus mas o que impressiona no texto é o detalhe de joão no verso 20 muitos judeus leram este título porque o lugar
em que jesus foi crucificado era perto da cidade estava escrito em hebraico latim e grego por que razão joão destaca isso lembra da palavra de joão batista quando cristo veio após apresentou a ele diz eis o cordeiro de deus que tira o pecado do mundo não é de israel mas um salvador vem de israel jesus disse em joão capítulo 4 para a mulher samaritana vocês adoram que vocês não conhecem nós adoramos o que conhecemos porque a salvação vem dos judeus então ele é rei dos judeus mas é escrito em nas línguas do mundo ele coloca
nas três línguas em hebraico grego e latim para que todas as línguas começam isso e ele sem ser profeta cumprir a profecia porque deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna ele viria e redimir os seus se lembra do coração de jesus e joão 17 ele ora primeiro verso 1 a 5 por si pelo seu por seu sacrifício depois do verso 6 a 18 ele ora por aqueles que deus lhe deu depois do verso 19 em diante
ele ora não olham apenas por estes mas por aqueles que ainda onde crê você percebe jesus na sua oração joão 17 hora até por nós até por nós levanta-se a cruz escreve-se em hebraico grego e latim [Música] jesus nazareno nazareno nassir eu nascer eu separado turu consagrado o rei dos judeus até mesmo pilotos escrevem o que escreveu mas você percebe irmãos quando a arrogância a soberba toma conta do coração e o homem mesmo diante de todas as evidências ele suprimiu evidência ele ver a glória de deus na criação ele adora criatura no lugar do criador
ele vai diminuir a glória de deus a glória de deus a verdade de deus se revela e ele vai sufocá la veja o que diz o texto na seqüência os principais a ser do norte dizem o pilates não escreva rei dos judeus e sim que ele disse veja que coisa não declare isso que ele redigiu diga que ele diz que a rede judeus piloto respondeu o que eu escrevi eu escrevi eu não volto atrás no que foi feito jesus cristo o rei dos judeus acontece que agora na primeira parte da narrativa você encontra a declaração
direta de que ele é justo e de que o que aquele que está morrendo cordeiro que está morrendo rei o sacerdote é rei o cordeiro é e ele tem o domínio de todas as coisas isso ele prova com tanta clareza porque cada ato que vai passar que passa a acontecer aqui é para que se cumprisse as escrituras o que me impressiona e aqui eu queria que você rapidamente prestasse atenção comigo não é que me impressiona nessa narrativa é como que muitos textos citados aqui por exemplo no verso 24 não é 1924 assim repartiram entre eles
a linha repartir entre eles a minha velha e sobre minha turma vai lançar um soft ele está citando que o salmo 22 18 repartem entre si as minhas vestes e sobre a minha única deitam sortes salmo 22 vezes 8 no verso no 28 ou 29 no texto 28 e 29 ele diz assim veja por favor depois vendo jesus que tudo estava consumado para se cumprir a escritura disse tenho sede ele disse tenho cedo e depois disso está consumado no verso 30 agora veja a linguagem que coisa interessante aqui num texto quando ele diz eu tenho
sede eu tenho sede está tudo consumado você vai perceber que ele está citando mais uma vez o antigo testamento o salmo 69 verso 21 por alimento me deram fel e na minha sede me deram a bebê vinagre citação do salmista mas ainda o texto não para que depois na sequência do texto por favor ele vai dizer acerca do fato de que ele era ele era aquele que foi designado como o cordeiro de deus por favor no verso no verso 36 ele disse isso não quebrar nenhum dos seus ossos para que se cumprisse a escritura e
o que é onde está escrito isso ajudou 1246 de lá o cordeiro à d recolhido numa só casa da sua carne não levarem fora da casa nem lhe quebrarei expulso nenhum essa situação não está apenas aqui inúmeros 9 12 e um salmo 3420 o que está posto em joão 19 e verso 37 ea outra vez diz a escritura eles verão aquele a quem transpassaram onde está citado isso zacarias 12 verso 10 sobre a casa de davi e sobre os habitantes de jerusalém derramarem o espírito da graça e de súplica olharam para aquele a quem traz
passaram para ter pronto ea lu hão como quem planta por um genito e choraram por ele como se chora amargamente pelo primogênito porque eu tô indo adiante e citando esses textos todos irmãos o grande ponto aqui eu citei êxodo a lei eu citei os álbuns os inscritos e os ctt zacarias os profetas que joão está fazendo aqui primeiro ele disse esse que está sendo morto é o salvador do mundo agora ele diz todo antigo testamento apontava para ele a lei e os profetas e os audi é pra ele que toda a escritura apontava não me
lembro então de um evangelho de lucas que você abrir sua bíblia comigo por favor é importante voltar para esse texto lucas capítulo 24 por favor lucas capítulo 24 depois do méxico 44 diz assim o texto sagrado deixa o rumo do verso 47 diante falava ainda quando é deixa eu ver aqui onde eu tô lucas 24 verso só no último favor o verso 44 desculpa 21 24 44 assim a seguir jesus dirige são essas palavras que vos falei estando ainda convosco importava se cumprisse tudo que de mim está escrito na lei de moisés nos profetas e
nos álbuns e aí o texto diz então lhes abriu o entendimento para compreenderem as escrituras ele disse assim está escrito veja irmãos o que o que é que está escrito escrito onde na lei nos profetas e nos salmos o que está escrito nesses no cano do antigo testamento que é dividida em três partes o texto diz assim está escrito que o cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos ao terceiro dia e que em seu nome se pegasse arrependimento para a remissão de pecados a todas as nações começando por jerusalém o que é que
o evangelho de lucas que cristo está dizendo ali que o cano do antigo testamento a lei o profeta e os ovos falou a respeito dele mas não diz apenas isso diz do que fala diz que ele ia sofrer padecer morrer e ressuscitar ao terceiro ao terceiro dia joão então nos ensina que aquele que está indo para a cruz é justo sem nunca ter pecado está sendo condenado esse é o salvador de todas as nações é o cordeiro de deus e esse é aquele em que em toda todo o antigo testamento apontava que esse aquele que
o antigo testamento prometeu joão então em vai incorporar vai incorporar esse conceito citando os textos que nós acabamos de analisar nos versos anteriores acontece que no verso 23 então ele diz os soldados pois quando o crucificaram jesus tomaram e adversas e fizeram quatro partes para cada soldado uma parte e pegaram também a túnica a túnica porém era sem costura toda tecido de alto a baixo disseram pois uns aos outros não as - melancia - só sobre ela para ver a quem caberá para se cumprir a escritura repartirão entre si as minhas vestes e sobre a
minha única lançaram softwares assim pois o fizeram os soldados junto à cruz estavam a mãe de jesus ea irmã dela e maria mulher de copas e maria madalena vendo jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado diz a mulher eis aí o teu filho depois disse ao discípulo eis aí tua mãe dessa hora em diante o discípulo a tomou para casa perceba os detalhes que joão vai acrescer vai estabelecendo no texto na cruz do calvário agora jesus parece importar com algo tão pequeno acho que jesus está fazendo aqui com significado dessa ação de
cristo a primeira verdade é aqui ele está obedecendo ao pai em primeiro lugar cumprindo toda a sua vontade e se submetendo a autoridade do seu pai morrendo sem nunca ter cometido o pecado voluntariamente um filho obediente então ele olha para a maria sua mãe para aquelas mulheres e para joão e diz mulher eis aí o teu filho filho eis aí tua mãe ela não era a mãe dele sangue nem obviamente ele era filho dela de sangue porque cristo faz isso é porque agora da cruz do calvário ele está dizendo algo que ele já disse mateus
no final do evangelho de mateus quando o discípulo chegam na casa dele disseram a tua mãe seus irmãos estão lá fora jesus diz quem é minha mãe e quem são meus irmãos são aqueles que fazem a vontade do meu pai jesus cristo então estabelece um princípio muito claro na cruz do calvário propõe de modo muito claro a família daqueles que crêem no seu nome veja e todos aqueles que creram um deles o poder de serem feitos filhos de deus e em segundo lugar perceba a primeira preocupação de lixo ao chegar na cruz não era com
quem sua mãe a ficar ou com quem joão ia ficar essa não foi a primeira preocupação minha preocupação foi em agradar o seu pai essa foi a sua principal e esse foi o seu cuidado mas na cruz do calvário ele vai descrever o cuidado que ele tem com os seus filhos agora a família estruturada dessa forma nós temos irmãos pais nós os que cremos no nome do senhor nós temos uma família é verdade é verdade que nós também podemos extrair desse texto é um princípio importante quando ele nos ordena honra teu pai e tua mãe
ele também nos ensina que não há outro lugar onde você vai aprender e até poder para obedecer à lei senão na cruz do calvário é da cruz do calvário que vem o poder para que o seu povo cumpra rami e tenha prazer na lei do senhor ora se não é exatamente isso no verso 27 ele diz depois disse ao discípulo eis aí tua mãe dessa hora em diante o discípulo a tomou para casa eles fazem aquilo que deus ordenou eles obedecem à vontade do senhor porque ali na cruz do calvário estão sendo liberto de toda
a iniqüidade o diabo está sendo destruído o pecado está sendo destruído o mundo está sendo vencido os seus filhos estão agora livres e por ser livres agora o senhor o sorteio agora cumpro a minha lei faça a minha vontade é por isso que os dez mandamentos começa eu sou o senhor teu deus que tirei da terra do egito da casa servidão perceba eu sou o senhor que te libertei o senhor liberta o seu povo então dessa graça libertadora vem a graça pi ordena não tem outros deus sejam de mim é porque nós somos libertos na
cruz é porque cristo cumpriu a lei em nosso lugar é porque ele foi recebeu a maldição que era sobre nós caiu sobre ele agora dele nele nós temos poder graça pra fazermos aquilo que ele manda não tenha outros deuses já de mim não façam imagem de escultura não tome o nome do senhor teu deus em vão lembra te do dia de sábado para o santos ficará honra teu pai e tua mãe não matarás não furtarás não adulterarás não dirás falso testemunho não cobiçarás toda a lei de deus e lá fui da graça que nos liberta
onde ele onde então marido vai aprender a amar sua esposa se não é na cruz do calvário onde um filho vai aprender sobre a obediência não é no filho que foi obediente até à morte e morte de cruz onde um cervo vai aprender se submeter o seu senhor se não no servo que foi fiel até o fim é dele e é por meio da obra dele é pela conquista dele na cruz que nós recebemos a graça de fazermos aquilo que ele ordena mulheres aí o teu filho ao discípulo eis aí tua mãe acontece que está
chegando a hora jesus então esses elementos são todos bem traçados por joão escrevendo quem ele é ele é o cordeiro ele é o rei ele é aquele de onde vêm poder para nos fazer guardar e obedecer os seus mandamentos mas ele continua dizendo depois vendo jesus que tudo já estava consumado aqui você não tem um senhor que está entregue à sorte dos outros você tem um cordeiro que tem o domínio sobre todas as coisas já está tudo consumado mas para que se cumprir a escritura e vejo cuidado a preocupação de cristo que a palavra fosse
cumprida assim como deus falou assim será então ele diz tenho sede porque isso que imagem é essa eu me lembro então da palavra que o senhor conta acerca do lázaro e do rico quando rico no inferno diz ele mole e coloque na minha língua porque eu estou com sede em nosso redentor sofrer as dores do inferno a ponto de lhe dizer deus meu deus meu por que tu me desamparar age a secura do inferno entenda o nosso redentor não desceu lá no inferno para lutar com satanás o getsemani folha foram as dores do inferno a
cruz ele estava sofrendo as angústias do inferno porque ele não é apenas salvador do meu corpo mas da minha alma e ele perfeitamente sofre as dores na alma que diz eu tenho sede como quem estava no inferno eu preciso beber água cordeiro que sabe o cordeiro que é rei o cordeiro que cumprir as escrituras um cordeiro que diz não são vocês que tirou minha vida mas eu o voluntário a mente a dom ele diz assim estava em um vaso cheio de vinagre em beber de vinagre uma esponja fixando-a no caniço de jogo e chegaram a
boca quando por jesus tomou vinagre disse está consumado está consumado toda obra foi feita aqui nessas palavras repousa a nossa salvação nessas palavras repousa a nossa esperança nessas palavras é que nós podemos ter certeza os que crêem no seu nome ainda que morra viverá interessante é que joão 17 quando ele ora no verso 3 e 4 ele diz o pai tudo que me teste pra fazer foi feito agora no verso no mesmo texto agora na seqüência no cap 19 ele diz está consumado a justiça de deus foi satisfeita o mundo foi vencido o diabo teve
sua cabeça esmagada joão descreve a beleza do texto mas a cada ação dessa e aí você lembra hebreus 2 14 quando ele diz porque ele sendo da nossa natureza jesus cristo na sua morte e destruiu aquele que tem o poder da morte a saber o diabo ali na cruz satanás fere o seu calcanhar porque não alcança a sua cabeça nós cristo pisar a cabeça da serpente na morte está terminado o justo morreu o que nunca cometeu pecado foi morto o santo foi entregue o cordeiro foi aceito o sacrifício foi recebido você entende que não é
marca do grande hotel onde dormir não é marca do grande de casa pra morar não é marca do grande viver muitos anos nessa terra a marca do créd luiz tomaz boston comentando o texto disse jesus jesus só teve um filho mas e por esse filho ele teve muitos filhos mas nenhum dos seus filhos vive sem a cruz aquele que quiser vir após mim negue-se a si mesmo tome a sua cruz e siga me jesus disse que esse é o caminho essa é a marca esse é o caminho da glória morrão pra vocês vivam a glória
de deus vivo para cumprir as escrituras para glorificar a deus naquilo que ele ensina para praticar o que ele manda lhe vão pra ele paulo disse nem angústia tristeza nem fome nem coisas do presente nem do povo nada pode nos separar do amor de deus que está em cristo você percebe você pode estar e viver sem nada disso mas você não pode viver sem o cristo que foi crucificado e foi a nossa ea nossa redenção ele inclui na cabeça naquele momento e disso eu entrego uma forma diferente de construir a frase mas é ea tradução
taboa quando desvie rendeu então inclinando a cabeça rendeu o espírito que ele está dizendo fui eu que entreguei a minha vida e aí o texto joão para não deixar dúvida que essa essa inclinação do texto é seu foco do texto ele continua acontece que os judeus naquele quando chegava no sábado não é ele tinha uma preparação que demorava muito porque o sábado é longo então estavam com medo que estava caindo à tarde então ia chegar o momento da preparação do sábado era a sexta feira eles não vão esperar morrer vamos lá quebrou as pernas dele
jesus já havia dito que está consumado e entregou o espírito quando ele chegou diante dos dois outros eles não tinham morrido porque normalmente e é assim que funciona eles quebram as pernas pra que ele é rei e rapidamente ele seja sufocado ea respiração diminua cada vez mais ele morra rapidamente quando ele chegou de anticristo está escrito eles não quebraram sua perna porque ele já havia morrido não foram vocês que me mataram eu dei a minha vida o resgate dos meus o domínio de tudo o cordeiro é o criador do universo o cordeiro que é rei
o cordeiro que é leão da tribo de judá o cordeiro que não morre porque não tem força ele morre porque ele veio pra isso não podia fugir disso foi para esse fim que ele veio então que joão vai fazer vai conectar o conceito do cordeiro pascal de uma vez por todas quando no verso 36 ele disse isso aconteceu para que se cumprisse as escrituras nenhum dos seus ossos será quebrado eles citam êxodo 12 como nós já falamos das 46 ele cita o que acontece ali na instituição da páscoa joão batista quando vi o cristo diz
eis o cordeiro de deus que tira o pecado do mundo joão batista dizer se é o cordeiro de deus agora o evangelista joão diz ali morreu o cordeiro de deus e quando o cordeiro foi morto e rafael foi liberto do cativeiro egípcio quando o cordeiro foi morto a escritura diz um outro evangelho réu se rasgou de cima baixo houve trevas essa imagem bíblica de trevas é interessante porque a imagem como se fosse uma de criação do mundo a via estava em trevas edição haja luz agora quando o cordeiro morre o mundo habita em trevas lembra
o que aconteceu num cativeiro egípcio uma das pragas foi densas trevas que antecedeu a libertação e quando ele morre as densas trevas tomam conta mas de maneira assombrosa de maneira poderosa diz a escritura os sepulcros se abrir abriram e os mortos se levantaram que aquele que tem o poder da morte teve sua cabeça esmagada pelo cordeiro de deus eu estava dizendo eu aceito o teu perfeito sacrifício o cordeiro de deus que estava pendurado nenhum dos seus ossos foi quebrado porque ele era o cordeiro de deus para que prove para que fique claro que esse cristo
ele é de fato aquele que junta descrevendo segue se a narrativa depois de sto josé de arimatéia que era discípulo de jesus ainda que ocultamente pelo receio que tinha dos judeus o gol há pilotos que lhe permite tirar o corpo de jesus seja interessante duas dois personagens surgem aqui primeiro josé de arimatéia que era um homem rico e nicodemos aquele de joão 3 que na calada da noite apareceu para falar com cristo agora no versículo de 39 disso e também nicodemos aquele que anteriormente viera até com jesus a noite que lembrança interessante ele leva para
ungir cristo no momento em que os discípulos dele se afasta dele na cruz pedro nega eles fogem judas trai o evangelho começa a mostrar o seu poder é aquele que tinha medo se apresenta e pede o corpo para poder colocar pra poder colocar os aromas próprios do sepultamento josé de arimateia o rico nicodemos nicodemos o homem da lei agora o senhor constrói essa família pai mãe e aqueles que antes eram inimigos agora são aproximados nicodemos josé de arimateia o pobre o rico porque tudo o que eles têm é para o serviço do senhor e para
a glória do senhor eles não vivem mais para eles mesmo mas me impressiona que joão termina narrativa dizendo no lugar onde jesus foi crucificado havia um jardim e neste uns pouco novo no qual ninguém tinha sido ainda posto ali pois por causa da preparação dos judeus e por está perto do túmulo o túmulo depositar um corpo de jesus porque não podiam gastar muito tempo então lembre-se onde cristo foi crucificado na cidade fora dela lembra levítico onde cordeiro era morto fora da cidade para não contaminar esse é o cordeiro suas pernas não foram quebradas esse é
o cordeiro mas agora vem o poder da sua obra porque joão diz um jardim a via liga o jardim porque a história da humanidade começa no jardim e lá no jardim que o pecado ea morte conquistou seu poder no jardim onde elas serão destruídas aporte o pecado ea serpente são destruídas no jardim segundo adão pisar os nossos inimigos e quebra a força do diabo quebra o poder da morte esmaga a glória desse mundo no jardim ele vai levantado entre os mortos a vitória é plena para aqueles que crêem o nome do filho de deus e
para esse fim diz o senhor que eu vim porque a minha morte da sua vida porque a minha rejeição é o teu recebimento porque a minha dor é o teu alívio porque o meu abandono tornar você membros de uma grande família porque a minha cruz é o caminho da glória lá repousou o nosso amado redentor ele guardou sábado ele cumpre o quarto mandamento o sábado ele repousa me impressiona é que na primeira ver se culo que vai ser o próximo domingo se deus permitir ele diz no primeiro dia da semana ele cumpre o sábado e
levanta no primeiro dia da semana o dia da ressurreição em que a igreja não testamentária se reúne para exaltar o nome do nosso redentor certamente o seu conceito de vitória de glória não passava por esses princípios provavelmente é por isso que os judeus e os gregos querem sabedoria querem poder mas paulo disse nós pregamos cristo e que este crucificado loucura para alguns a sabedoria e poder para os outros mas pra nós que cremos esse é o poder de deus para a salvação essa é a verdade que redime homem e se o evangelho que nos rodeia
e nado pegar porque o que quebra as cadeias do pecado o seu conceito de honra de glória de poder precisa agora ser transformado por que você vai depois de conhecer o evangelho de cristo dizer assim eu não tenho onde reclinar minha cabeça não tenho uma casa pra morar eu não tenho plena saúde mas eu tenho o cordeiro de deus que é deu a vida por mim o caminho da glória é o caminho da cruz eu posso viver sem nada disso nesse mundo mas não posso viver sem ele e hoje então mais uma vez eu digo
a você arrependa-se dos seus pecados confia em cristo tão somente e seja salva agora irmãos que consolo nós que já estamos em crise que consome nós temos cordeiro que foi morto é descrito como rei que a cordeiro o rei que foi morto é descrito como o leão da tribo de judá o cordeiro que foi morto não foi morto deu a sua vida por nós para que nós pudéssemos ter a vida é eterna exatamente isso que o seu povo tenha vamos culpar nossa cabeça mais uma vez em mãos e oral senhor o senhor deus de toda
a glória e todo o poder quando ouvimos a tua voz e o evangelho a glória da cruz o horror o glorioso a maldição que trouxe bênção à morte que trouxe vida a ir à recebida que trouxe paz o deus não podemos esperar em outros salvação seria loucura nossa acreditar que nós podemos ser salvos pelas nossas próprias mãos o confiando em algum link não é cristo o senhor deus misericordioso revela tua glória que o povo salvo aqueles que confiam em si mesmos ou ídolos para a salvação que eles dependam exclusivamente daquele que o único que ele
é o único que disse está consumado nele somente nele repousa a nossa salvação em nome de jesus nós oramos amém coloquei no gp irmãos e diante do senhor com alegria nós cantaremos o saldo de número 142 impresso no boletim na página 4