JOSÉ PAULO NETTO - Desnaturalizando o fenômeno psicológico. Part.1

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Ana Fernandes
NETTO, J. P. Desnaturalizando o fenômeno psicológico: desafios para uma construção teórica. São Paul...
Video Transcript:
boa noite é um prazer que é uma tecnologia sua história está fora tem que escolher só uma coisa é fazer com que a equipe mude essa história caminha e serve uma pessoa de paulo neto no primeiro dia z da ufrj vai conversar conosco sobre a temática que tenha orientado nossos de rádio e cinema a organização ecológica o desafio é o pior o enorme prazer professor professor nessa universidade na faculdade de serviço social com formação em serviço social em letras e hoje é uma pessoa talvez mj testemunho de professoras carioca mas aí a turma da libra
que conversar estes fácil de ser um espaço é que o prefeito é razoável a informalidade e sim um diálogo com as pessoas vem conversar com vocês todos fiquem a montagem recebeu o professor da turma assunto boa noite e começar já vencendo o convite de sua história é feita através da prova quero chave uma vez contar pra vocês vão ver que eu recebi ela me conhece bem e eu pensei cá com os meus produtos esta senhora é maluca é quente porque de psicologia psicologia disse eu entendo nada logo em seguida mostrar pra vocês vão entender mas
aí eu respondi a ela dizendo olha isso ficou o suíço vai cortar se a nossa correspondência por e mail ela é maluca só ela tem mais gente aqui mas eu sou um irresponsável que aceito o convite é então estamos empatados por tudo isso foi disse responsabilidade não fazem mal quero começar a dizer pra vocês se a minha formação é de uma geração que não tem um representante nos procuram ficar velho não é legal posso lhes garantir mas eu sou do tempo em que o padrão de institucionalização das ciências humanas e sociais na universidade feira ainda
era relativamente débil isso trazia perdas não é praticamente não havia nestra dados de doutorados nos anos 60 e sobretudo mais rígida divisão um intelectual do trabalho o âmbito regional como também não existia então é comum sociólogos antropólogos psicólogos historiadores transitarem ainda vamos usar essa palavra mais é transdisciplinar etária mas sim transitava de um território a outra sobretudo isso se dava em universidades eu diria de segunda linha não estou pensando em universidades que já tinham está tudo bastante definido por exemplo como a usp aqui em são paulo ou então universidade do brasil no rio de janeiro
que é hoje a ufrj isso trazia muitas feiras havia o impressionismo muito grande na intervenção dos intelectuais mais trazia muitos ganhos à medida em que a formação na área de ciências sociais e humanas é uma formação muito ampla que contemplava uma um peso da cultura tomado esse tipo estranho sentido antropológico com um peso da cultura em forte essa geração eu acho que isso talvez das últimas levas dessa já só quem sai da universidade por volta de 1968 quem pegou o ato institucional número 5 já van saíndo da universidade o adicional de 15 marca uma inflexão
vai ficar brasileiro a ditadura de 64 68 ditadura relacionada a tiros 68 com assim ela tem claro projeto para o brasil e esse projeto contempla uma refuncionalização da universidade não por acaso tem logo em seguida é fofa e mesmo pensão pra dizer que eu sou de uma geração têm muita liberdade do ponto de vista da sua forma se essa formação padeceu e não poucos momento consegue impressionismo ela permite em viagens por cima das fronteiras que mais tarde se estabeleceram em ciências sociais às sinalizações eu contando tudo isso se o que o nada sei sobre esse
que vocês vão dizer clássico todos e agora tem uma história de goku eu sou juraci a dos velhos max daqueles paint vos da cap a que tá por fora da crise dos paradigmas acho que essa discussão não há discussão relevante formado na base da leitura de tudo vejamos classificado a bula de remédio era muito jovem queria saber se essa corrente de pensamento a qual ele pretendia tinha algo a dizer sobre psicologia em um dos cursos superiores que eu fiz foi de serviço social tinha disciplina psicologia eu achava que o monte de lugares como possíveis goteiras
então eu li um texto de um importante na sexta-feira sua vida na frança embora sua origem seja romena que era um símbolo de uma telenovela nas exatas chamava assim como dizia o seguinte seus cursos se há que se construir uma psicologia marxista a sua fonte está já viajei por isso com a autoridade de ponto humano lhe tudo de viagem aqui está a psicologia max os dois ou três anos depois eu leio o outro importante marca desta vez que sustenta que piaget um resultado a gente nada que ver com a tradição mais que tinha a ver
com a tradição marxista gerando revolta aí fui eleito e falou lhe tudo o que eu havia um valor que escreveu esse aqui esse é o caminho você sabe que o valor é absolutamente incompatível com o que a vida tinha alguma coisa errada é percepção de psicologia resolvi desistir desse campo se eu vou tratar da vida passaram se muitos anos e por último a outra formação o dono da crítica literária inclusive hawks misericórdias que a tensão com o crítico de arte pelos corredores da eu venho a saber inclusive com alguns companheiros de trabalho no ano dois
deles estão aqui flávio em sã e linguado escalopes psicólogo justo um time agora formação estou indo com muita pressão do santos e quero dizer que estou achando ótimo ou seja quem acha que é perfeitamente possível construir uma psicologia claro está pedindo a passar por joão pessoa assim aqui com um certo charme dizia pra gente começar a falar mas quem achava que a gente tinha algo a ver depois descobrir o valor e agora tá dando uma lida no total de negócios vocês podem ter certeza que devem ouvir com muita cautela porque o miami 6 sem amor
é leviandade é que chama a atenção de vocês o fato de que ele é fé é importante e influente se atreveu a escrever alentado ensaio quase 100 páginas sobre a psicologia das classes sociais se refere pode falar sobre isto que é que eu posso falar com o público fundamentalmente formado por psicólogos vocês terão um bom juízo e o discernimento de das ruas 12 da diz que eventualmente eu deixar escapar pela boca separar o essencial do acessório com isso agradeço o convite quero lhes dizer que o tema não sei se o objeto específico de terra fazendo
a desnaturalização eu quero começar apontou a você esse é um dos problemas mais sérios da teoria social é nos problemas mais sérios ou seja na análise daquilo que é especificamente social quando a assiná lo especificamente social eu estou incluindo tudo aquilo que diz respeito apenas ao gênero humano ou seja esse especificamente diz respeito à qualidade de ser social desnaturalizar o ser social é um problema que acompanha a teoria social desde a sua génese o cliente isso que nós qualificamos com o social só tem uma visibilidade tornada possível há muito pouco tempo na nossa história sei
que há gente sem querer fazer a tecnologia de botequim vocês sabem que a regra os antropólogos uma discussão onde o ponto de separação ele discrepância é um espaço cronológico de 50 mil anos não é um espaço museológico de duas ou três décadas a antropologia chamada antropologia visual do lixo de cícero as tendências mais credibilizada antropologia localizam sua génese como sabem pensar que é um produto de uma diferenciada a evolução de vários ramos que teria aparecido sobre essa casquinha que o nosso planeta 51 votos há 50 mil anos segundo outros a 100 mil euros mantendo a
diferença simples não é nós estamos trabalhando aí com uma magnitude temporal que não é qualquer coisa se nós tomarmos otimista mente essa magnitude temporal com 51 anos a visibilidade do social como tal não é perceptivo há mais de 400 anos uma tarde na nossa nas nossas pesquisas nos nossos debates no senso comum o social é dado com o álbum auto evidente é facilmente perceptível entretanto ele só pode ser visualizado em nota trata se de uma possibilidade não se trata de uma efetividade tornou-se possível visualizar especificamente social uma história de 50 mil anos enxergou a nossa
mente nada e vou dar um exemplo você jovem tendo depois direito é o suporte teórico dessa observação vou dar um exemplo e parece muito parte por exemplo sempre utilizo como os meus estudantes recorrem a próxima imaginem vocês um sujeito que nasce visualizem por favor com mapa do pior ea frança que hoje há aquele mapa do século 13 03 início do programa imagina um sujeito nascendo ali hoje aquele rio faz dividido é braço em uma ilha vizinha que depois a gente vai conhecer como ele já citei am onde está parte surge um cidadão que nasce ali
no ano da graça que já estamos na luta de nosso senhor jesus cristo de 1.200 vamos dar pra esse cidadão pedro generosamente 80 anos de vida o que é um absurdo todos os discursos de carros de um subconjunto 3030 inglesa não dá 80 anos praticado ele nasce o filho de alguém que cultiva a terra certo né quem tem esse pedro vai experimentar e visualizar ao largo do intervalo eventualmente uma grande catástrofe natural uma seca de nosso universo tivesse colocado dois séculos depois ele teria aparecido na festa mineira a quattor um terço da população da europa
ocidental os sérios com um pouco atrás e não vai perecer psd mas ele vai conhecer uma grande seca ele vai ter uma grande inundação ele vai ver o seu senhor ele tem um compromisso de vassalagem ele vai o senhor morrer e vai ver o filho mais velho o seu senhor assume todas as suas funções sociais nada vai mudar olha esse pedro controla o seu tempo tempo do peso é o tempo da natureza o tempo das estações do ano claramente marcada ele sabe o quanto o tempo de plantar o tempo de cuidar o tempo de escolher
seu trabalho vai ser determinado por que pelo ritmo da natureza não há iluminação artificial que a vela ou lamparina alegria onde azeite quem pode trabalhar para isso o inverno os dias são turcos na sua jornada de trabalho é curta no verão hoje essa voz à sua jornada de trabalho que será mais longa e vai impedir o seu tempo pelo tento da fecundidade da natureza não por acaso a força dos meninos das festas enquanto a fertilidade da natureza seja animal seja vegetal então ele vai saber que quando o culto cavalo louco quando reprodutor cobre a égua
e um determinado período ela vai ficar com a barriga grande vai parir um potrinho os 78 absoluta natural ele vai viver 80 ande nada vai mudar o menor ele não verá nada lá a história dele está saturada de sociabilidade se o físico e no mesmo lugar não magalhães já na frança eu conheci pedro nascer em 1770 e votará ele os mesmos 80 anos ele vai morrer 1850 eu mesmo pelo meu lugar vai nascer certa guerra por dentro tem 19 anos acontece alguma coisa país não sabe exatamente há dois anos depois todos os picos de vassalagem
que ele está sentindo mas serão poucos ele vai me falar construam chamado jacobinos 792 o jacobina se estabelecem a sua ditadura aquela coisa nos livros de história nos dizem rosa a venda foi nada de choro mais democrático democracia de massas de democracia direta que a opção francesa viveu ele vai ver que tem uma coisa chamada aqui o time que vai funcionar 24 horas por dia mas ele vai ver dois anos depois em 794 a tentar com 24 anos ele vai ver que aqueles que acionaram a biotina foram passados por ela vê o diretório vem a
reação da restauração esse nosso pedro caminho perdido se alista um branco que dizem pra eles que o exército nacional e se encanta com o tipo apache para um tabu curso que tinha um senador até no original ele ficava o tempo todo assim para poder passar do saber que ela acompanhasse catão egito primeiro pedro podia sair da aldeia onde ele nasceu estava preso à dela e vai até hoje não traz virando de carga muito pesada mala o pirulito trouxeram plantá lá é para isto é se ele vai arroz com esse carro quando volta acaba derrotado e
exilado além da chuva tudo porque agora o seu tempo como é mais o tempo da luz do sol e verba no verão em 1805 se tem um aproveitamento pelo carvão e da iluminação artificial agora eu posso estender a jornada de trabalho agora no tende a curto no inverno dia longo no geral ele vai trabalhar numa empresa têxtil aquele pedro de la silla roupa que não tinha ocorra vocês me perdoem assunto pouco doutoral natureza aqui pela força da resch dessa estrutura ela lia bakkur que a copa tem o vermelho para trás nem azul vocês acham que
isso se realize silêncio total de pindorama onde os carros cortar lá no século 16 portavam as árvores para extrair das ferragens uma pintura aquele pedro de lábios lá de trás usava roupa que ela decida pelo pai e pela mãe dele e se agora vai entrar uma tecelagem vai pegar um novo botão que veio do sul dos estados unidos na monocultura escravista passou pela fiação lá na inglaterra você ter sido na frança e quando ele achava por cabo couço tabelado cabo volta começa tudo de novo até uma nova batalha resultado dessa batalha vai combinar o congresso
de r 1.815 lembre se que o nosso medo nasceu em 1770 e tá vendo tudo aquilo que ele aprendeu que era libertário democracia aquela bandeira tempo rural liberdade igualdade e fraternidade meter-lhe que no congresso de viena expressão das posições da santa maria santa coisa maravilhosa da santa aliança ou seja pronúncia rússia inglaterra o que há de mais reacionário mete uma mordaça na boca de toda a europa prever sabe se lá de escola mas ele vai estar vivo em 1880 ele vê a revolução de 30 restaura como nós temos 80 anos aí ele vai morrer de
850 nos anos 30 e levar o vinho expressão nova ele vai ficar sabendo de uma coisa que custe ante uma coisa chamada da questão social essa expressão surgiu por volta dos primeiros cinco anos do terceiro até que data do século 19 que surge ao mesmo tempo em que surge uma outra palavra a palavra socialismo utilizada pela primeira vez 1832 copiale começam a crescer fábricas em paris trabalhando ele se envolve com uma coisa que também vim com operário no interior do movimento operário havia correntes daquilo que foi anunciado em 32 cumprir eo socialismo mas na segunda
metade dos anos 40 como circular os prós pedro moreira morreu em 1851 a ele ouve falar num documento de 23 páginas saiu lá em londres em fevereiro de 48 uma pessoa chamada manifesto do partido salariais sem indicação de amor porque é um documento programático de um grupo chamado liga dos justos que vai estar à sua maneira os juristas e ouvir falar nisso enquanto ouve falar de explode na europa há mais européia das revoluções de 1848 se vocês quiserem as revoluções de 1848 lá na aparência dentro trabalhadores e democratas pequeno porque esses radicais tomou o poder
agora conversa e outra é mais uma bandeira tricolor não é uma bandeira uma cor só bandeira vermelha que treina pela primeira vez 1848 pedro achando que no fim tomamos o céu de assalto expressão mais usada no mundo depois o general carvalhar matar chacina a população trabalhadora que parece não é exagero retórica o sangue corria pelas regras o pedro ou seco sobre em normal e ver todos os resultados da redução é o fim da monarquia eleição de um presidente da república eleito se a gente pudesse contar a história da batalha do quadrilheiro das alagoas de la
a um escroque uma figura vinculada ao button que era um sobrinho neto daquele cabo com o nosso do que o pedro gostava tanto da história presidente da república o voto é luiz napoleão quando o tempo tá dizer agora o povo revelava frança e do ano ele tá água vazando mesmo apoiando o golpe em 1882 restaurante interno votem nos dois casos o caso e sempre perigoso é só a ilustração nos dois casos estamos tratando desses seres sociais a história ou se vocês quiserem a historicidade estava bolsa número lá no século 12 a aposta deste medo que
transita do século 18 para o setor de zero hora qual é a diferença é que o pedro que transita do século 18 o século 19 é possível agora favor a categoria da possibilidade não é a categoria da efetividade a gente se entender rapidamente é possível que daqui a trinta segundos todos nós estejamos mortos nesta sala covardes mtur para o 2º pedro existem condições sócio históricas que tornam possível que compreenda que a sua vida e é do grupo social um dos grupos sociais qual os quais ele está inscrito inserido é resultado da sua própria interação para
aquele pedro de lado o que distingue os dois casos chamemos assim é que no primeiro as fronteiras entre natureza e sociedade não poderiam ser percebidas claramente enquanto há um conjunto de circunstâncias que permite a clara percepção da fronteira entre natureza e chamo vocês como fizeram história sociedade do ponto de vista da formação teórica que eu quero assinalar é que com a constituição da sociedade capitalista enquanto o capitalismo amadurece na sua fase inicial por bancos trial se com ele as condições toca piano existe possível que os indivíduos percebam claramente a fronteira entre natureza e história ou
seja porque eu estou afirmando aqui é uma afirmação que não tem nada de original paulo ela foi feita pela primeira vez desta maneira em 1923 por um cat do ensaio famosíssimo que aquele livro também famoso história com a ciência de base afirmando que as ações o kaká está se fosse vocês quiserem marcar a sociedade portuguesa torna se possível a indivíduos e abusivas sociais perceber a especificidade constitutiva do social isto é uma possibilidade cada não é baixo de uma possibilidade porque que não é pai de uma possibilidade em primeiro lugar porque as grandes linhas do desenvolvimento
e oj se pulou para muito além das condições sociais que lhes dá origem a um exemplo o intendente o cristianismo tal como ele é formulado a partir do concílio de nicéia no século 13 portanto não estou me referindo àquela igreja a primeira aquela igreja a comunitária a mas a igreja que já recebeu os ensinamentos de paulo sabe que paulo cleiton que chivu vocês podem dizer que lê é o paulo do marxismo não é hora de folga virgem o conjunto de idéias faltava organização a paulo organiza institucionalismo que chega também filma e se deixa a equipe
numa hora escravista um tiro na cabeça quando segundo a palavra nazareno disco é mais fácil passar o cabelo seja uma corda grossa que o fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino do céu quem está dizendo em cima e embaixo não a césar o que é de césar seu por cento quatro provas ao restauro chutou na vila o funcionário foi explodido é verdade que a fratura da cristandade uma reforma luterana entretanto essa linha ideológica expressa pelas idéias vaticanos se provou que percorre a nossa sociedade a teoria uma força que assustaria felipe estudado
lá com você eu diria que a organização leva lá em cidade eu só vi aí como cresce o spam sido semelhante para ver que vê não tinha tanta razão assim né a outra razão mas ao mesmo tempo em que põe a possibilidade da percepção do social enquanto social a ordem portuguesa para além dessas linhas ideológicas que se prolongam vindas do passado ela também obstáculos a essa percepção engraçado quando a gente está conversando neto 30 eleitorais estudar de semena na mesa de bar as pessoas aqui pois o contraditório mas a gente não usa essa ideia plena
frente não é a gente não vê que a compra de anthony idade não é um momento da constituição social ela é constitutiva do social ao longo da história que conhecemos da mesma forma a habilidade de fio para visualizar a sociabilidade distinta da natureza com algo que é produto da nossa integração à ordem capital porém também por furto de homens andando com office naturais no sentido nota de uma ligação direta natureza não é nenhum pensador na ordem do capital que considera que as nossas instituições são naturais como a rocha naturalização passa passa pela existência de legislação
nota eu gostaria que eu acho que isso é fundamental para a gente conseguir a nossa segurança eu posso promover dois processos de naturalização passivo social não é preciso dizer que a criança tenha incluído social as dimensões priscila eu posso equalizar diretamente o social a natureza de classe d é aquela que respeitar a memória do velho dário santos daniel tarullo jamais diz jamais disse como escreveu que aquele que sobrevive é o mais forte podem ver tudo o que está a escrever nenhum momento ele caracteriza o vitorioso na luta eu ter vencido com mais folga não escrever
o mesmo número na capacidade de adaptação também sobre uma vulgarização receita atribuir a dar uma idéia de natureza sobreviveu mais forte nós vamos até admitir a gente absurdamente tipo estou montando de atualização direta imediata natureza se na natureza sobrevivem aos mais fortes a sociedade deve ser exigida pela lei do mais forte o que foi o racismo nazista de roger é exatamente isso você cria um mito do super-homem recebido alta científicamente indiscutível ora um dogma de que destrói a união soviética combatem a ongs sobreviveremos que somos os mais fortes essa lei da natureza esse tipo de
naturalização e grupos heme dos kuhn demais para sobreviver na ordem burguesa que ele existe mas sabemos que tipo de estragos e lhe causou chuva causou barbalho fascista que aparece aqui e acolá e às vezes encontrar estímulos episódicos mas ele não existe os padrões civilizatórios da própria boca esse tipo de naturalização é facilmente justificado facilmente ao seguro de vida e esse é aquele que eu diria de dólares princípio da ordem burguesa ao mesmo tempo que ela ponha a possibilidade de compreender a sociabilidade o ser social na sua especificidade ela já é lg para um conjunto de
outras representações que não apenas um game mas impede essa visualização é o segundo tipo de naturalização é igual ao primeiro não se trata de equalizar a sociedade direta imediatamente à natureza trata-se nota de distinguir sociedade de natureza por um ponto de fuga teremos dois deles na casa através de um ponto de fuga ou seja através da 1-1 na própria sociabilidade tomado abstratamente marca se à fronteira com o social eo natural e portanto não se promove uma naturalização o primeiro sentido [Música] o sofisticado um dia muito mais operante acordo mais efetiva é aquela que redonda da
dise stores ização o que é tipicamente social construído e portanto excluídos modificado superado ao longo da história e absolute usado exemplo cássio se você subirem no terceiro andar o terceiro lugar fica a graduação da economia não sei se ficou e pegarem manual a cada terreno de ecologia política invadiu um capítulo à chamada o processo de produção eo autor concorda que seja ele dirá que só se pode conceber o processo de produção através de três elementos primeiro elemento é a terra o segundo é não capital o terceiro elemento armado até legal na capital existe tinha a
grécia tinha nada que eu sou portenho tinha aquilo pindorama pronta em duas categorias eminentemente sociais trabalho e capital e uma outra que não se sabe como é né se é bem social e natural que a terra nesta sociedade em parceria com o verdadeiro agora tomar isso e absolute zhar concorrido da história aqui não há uma identificação direta social como natural a criar uma desestabilização do social que o torna uma matéria gelatinosa e amorfa que é a mesma ao longo de todos os estágios evolutivos porque é ter o funcionalismo favor evoluiu porque passou o gênero humano
é esse segundo tipo de naturalização quem já entrado na ordem capital repito tanto o meu raciocínio a técnica é só na ordem portuguesa social pode ser reconhecido enquanto tal ou seja desnaturalizar possibilidade nesta mesma ordem seja por legados culturais anteriores que nela se for logo seja pela sua própria dinâmica se resta um bebê dimentos para essa percepção eu queria ter um pouco a esse impedimento se manifesta na floria social para depois chegar porque a gente pode naturalizado se gostou da bancada que ele tinha vontade concluiu eu saí de uma virose que eu nunca sei qual
é a temperatura externa eu achei uma falta tá dando pra me acompanhar ana diz que ela não é nada total eu quero voltar só uma brincadeira que vai acatá-la vocês já pararam para pensar e joguei essa poesia e até de conversa e coelho nada do que aconteceu aqui andou por ser o às vezes uma abordagem é feita falou com o senhor está falando da naturalização da segunda natureza a gente está muito marcada pelas suas histórias pelos filmes no cinema aí a gente viu a reconstrução do império romano aquelas toca às peles como ele disse eu
falei para vocês da banda pintura aí de tudo disse ele tente atenção para as elites trata-se verdes ultra de grupos não é quando se abre o contato com o oriente com o extremo oriente você tem uma diversificação de couros óbvio para a massa da população propôs caso isso é uma conquista da segunda metade do século 19 onde se desenvolve a indústria química fundamental e na alemanha seguirá fazendo uso industrial então quando a gente vê a descrição do vestuário quase sempre está inteiramente justificado se vocês lerem olha eu sou daquele tempo da formação acadêmica que a
gente ia um pouquinho de cada coisa em seu elenco com atenção a carga de carne de peru vários vôos sejam duros fanto que os caras têm com as cores espantadíssimo a base daquela maringá gem evidentemente era alérgico eta tudo bem sabia urbana e rural fascinados por pintado riqueza cromática igual ao nosso mas eu dizia se manifesta o terceiro a década do século 19 em pronunciar população aquelas duas palavrinhas que eu chorei aqui né socialismo ea tal questão sozinho na segunda metade do século 19 o conteúdo semântico original dessa expressão e dessa palavra muda após a
derrubada porque o movimento operário extremamente ativado a partir dos anos 30 sobretudo na inglaterra o kartismo e provava aparecer entre as duas alemanhas total de carga total de frederico que vão operar essa torta levantar ela há um gosto completamente diferente vamos ter a partir de 48 aquele espectro que apavora monarquias que apavora a igreja que a famosa impostos na vida né a expressão questão social é originária e música ao feminismo derivado dos impactos da primeira revolução industrial na segunda metade do século 19 por disso essa coisa vai mudar na mesma maneira que o conteúdo semântico
original do socialismo se transforma a expressão que estão social vai deixar de derrotar o que denotava na primeira metade do século especialmente vai deixar de votar o que ela ficava antes de 840 se você observar entre 1832 30 anos 1840 e todas as todas mesmo a todas as correntes do espectro ele o político vão usar a expressão questão social todas se eu encontrar no jovem em deus ou em 1845 a expressão questão social vocês vão encontrar em do quevilly que como sabem é um conservador a expressão questão social todo mundo vai usar a expressão que
estão sozinhos como humor volta a isto como desculpa por favor que o ar passa pela minha cabeça o controle travesti disse apertando de escolher o próprio depois de 48 a expressão questão social vai virar e quando a gente dizer se os mais jovens tons vai virar uma paisagem do pensamento conservador a própria tela de 48 questão social era vista uma decorrência necessária a expansão das relações capitalistas tanto enfrentar a questão social era enfrentar o catalino a margem de 1848 esse conteúdo político da expressão questão social mas se eles faziam a questão social será disponibilizada ela
passará assim algo que remete a uma tecnologia social se a gente discutem os fatores da sociedade através de políticas sociais nós vamos resolver a questão social que pinta na segunda metade do século 10 anos duas grandes correntes e faz tudo sozinho as correntes socialistas comunistas anarquistas lembre se do papel importante do anarquismo ao longo dos séculos agora todas essas correntes irão resolver a questão social é possível desde que você suprema as relações capitalistas desde que você suprema sociedade portuguesa é que o pensamento conservador fará despolitiza a questão social desvincula a questão social da ordem burguesa
e procurar uma sede medidas técnicas administrativas que vão tomar corpo e políticas sociais públicas ou privadas que tratam enfrentar a questão social sem enfrentar a relação capital trabalho a partir daí a expressão questão social em si mesmo à tona sua expressão conservadora ela é um sinal do pensamento conservador você sabe que eu sou de um campo profissional que o serviço social que tem sua razão desse enfrentamento da questão social e no enfrentamento da questão social através de políticas sociais que eu faço ele nunca a questão social é isso mesmo já pensa no bairro a questão
social dos marcos na sociedade capitalista a desenvolvimento capitalista desenvolvimento questão social é assombroso como nós não temos memória atenção se um produto como lá não temos memória sem se lembrar e aqui tem gente que nasceu nessa época com certeza de qual é o mote da campanha política o senhor lyndon johnson em drogas um dos mais jovens pelo vice-presidente da república daquele presidente público que era casado com aquela coisa do cabelo arrepiado junho ea jaqueline vocês sabem que o golpe de estado e assassinou john substituir a figura que é lyndon johnson pouco o seu mandato se
candidata a presidente da república na gestão seguinte se elege quem sabe qual era o mote da campanha dele nós vamos acabar com a pobreza na américa do sul em 1960 parece que estão acabando com a pobreza na américa até hoje não é possível no século 19 pelos política social fantásticas intervenção maravilhosa aí você sabe que o brasil com o francês dá um arroto na ricos francesa no dia seguinte ele virou tese aqui né o francês já rodou a nova questão social estão discutindo a nova ou se haverá diversas acabam sempre toma força dela né são
novas expressões da questão social é irresolúvel na hora de capital da ordem cartão mas não resolve a questão social não há onde da bolsa família após os atentados o que quiser não vai aparecer no pensamento hurd antigo seja não pensava em design seja o pensamento convencional o doc seja um pensamento online seja o pensamento por jogo o pensamento online a última grande interativa de vez naturalizar o social naquela primeira dimensão que eu mencionei aqui há aquela identificação direta com a natureza e ao mesmo tempo promover uma nova naturalização um segundo sentido que eu mencionei a
sua parece clara dentes na formulação sociológica mais acabada no pensamento conservador la e o século 19 eu me refiro aqui a sociologia termina de hokkaido em 2006 o jogo ocorreu a crise dos partidos quando a pós modernidade e se instalou aparece causa paulo neto para dizer que o pensamento de colocar o pensamento chora se você observar o que está na agenda social contemporânea isso é mês o testador seja à direita seja da esquerda é o conjunto de preocupações de divulgar a palavra demo de hoje a pfr o teste de solidariedade com o teórico da sua
qualidade hum quem esteve sempre preocupado com a inclusão social capaz de estabelecer vínculos é por isso que eu tô falando em lugar de kaká mais presente do que se pensa na medida em que não se inscreveram se elege o cargo se repetem as palmas das suas ideias com absoluta prioridade porque a clareza de que sociedade de natureza da mesma maneira já o estado não deve ser organizada também considera o adversário ae acho célebre bote na abertura das regras do método sociológico deve ser organizado para jogar não é necessário tratar os fatos sociais como coisas do
amor de deus não quer nem saber de fato social natureza na coxa jogou pedra leva o pensador rústico é o turbo bancário é assim tanta clareza que a sociedade corte clareza disso nós sabemos que com positivista que é ele está convencido de que só é possível estar científicamente social se aplicar o sal social um conjunto de técnicas investigativas e de processos metodológicos que foram chanceladas pela ciências da natureza do jogo neste sentido por kai nobel da equalização entre natureza e sociedade se ele diz nota que para poder compreender científicamente o social eu preciso utilizar aqueles
métodos estão caucionadas pela sua aplicação da biologia na teoria da física que ele está ali disse agora esses objetos a natureza ea sociedade ao bem comum de um talho berna e opera uma equalização da epistemológica entre natureza sociedade e isso ele faz ele tem um ponto de fuga ele dirá mas a auto-estima vencer albert a natureza da sociedade esse álbum tem uma dupla face lugar caráter simbólico da vida social joga não tem esse box e também se for de natureza específica social e mais há uma diferença moral o fenômeno social que não existe na natureza
não têm vocês coisa fantástica se ele realiza uma equalização e psicológica com a natureza ele imediatamente afirmou é sociedade é natureza se associar na natureza onde é que ele vai buscar a especificidade do social a dimensão simbólica sobretudo na vivência rural por caio é talvez um dos pensadores modernos aquele que mais fundir ou o papel da moralidade na vida social como pensador laico que é necessário que o caio tinha origem era de uma família de judeus ou parentes seus colaterais e ancestrais eram rápidos mas ele a ignora fico naquela igreja que desconfiava inteiramente da infertilidade
da moralidade tradicional calcada numa ética de fundo religioso vai propor que moral civil eu caio republicano sentido pleno da palavra mas mesmo assim o ponto de fuga e face da natureza qualquer moral porque ela tinha um projeto de reforma social não por acaso ele é um dos teóricos do neo corporativismo não quero entrar nesse projeto mas quero chamar a atenção para uma coisa e aí você vai ver que o time está muito mais perto de nós do que nós imaginamos 1 até os 100 escolhidos por cada dia e hora usando a reforma social do jeito
que está as coisas só vão alimentar as correntes socialistas como conservador que ele é do jeito impedir isso mas há um ponto de fraude com a reforma social a sua pré condição é uma reforma moral não é por acaso foi tão ansioso ao longo de toda sua vida para o fenômeno educacional todos vocês sabem que a sociologia da educação do cairo é extremamente divulgado generalizada até hoje se preocupa com a educação sabia que era pra gente é realizada a reforma laboral não dá pra gente continuar falando senão cujo corpo hoje o problema do brasileiro caso
é é a inter corre toda uma série de outras asneiras eu não vou me deter aqui sobre elas mas também não posso perder a chance de chácara chácara chacoalhada inclusive o brasil cada roda hoje se a gente tem uma força de trabalho qualificada a a empregabilidade vai ser muito maior precisão essa tá da fiesp da ciesp da associação comercial do acre e domingos mas também o caso de gente de esquerda se não fosse verdade que a argentina eo uruguai está aí hoje comprei um emprego lá ou não chega à argentina para villa que agora 308
chegadinha de roupa força de trabalho mais qualificado do continente americano começa o alasca à patagônia americano e canadense não faz isso a realidade importa por culpa da talha é dos autênticos índio thai o povo de fura é a reforma moral
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