Inerrância Bíblica em Norman Geisler - BTCast 540

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Muito bem, muito bem, muito bem, começa mais um BTCast, o seu podcast de bíblia e teologia! No episó...
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mas a inerrância é ensinada implícita E logicamente como é a Trindade então por exemplo a Bíblia ensina primeiro que ela é a palavra de Deus você vê isso em João 10:35 segunda Timóteo 3:16 e a Bíblia também Ensina em segundo lugar que a palavra de Deus não pode errar conforme João 17:17 Jesus vai dizer na oração sacerdotal a tua palavra é a verdade em Hebreus 6:18 é impossível que Deus Minta portanto segue-se logicamente que a bíblia Não pode errar obviamente me refiro de novo é importante frisar aos autógrafos ou manuscritos originais cópias podem e contém
Erros podem conter erros e contém muitos erros ponto né traduções podem conter erros e contém Erros podem contém concordo agora em termos de manuscritos originais ou de autógrafos e isso obviamente envolve um elemento de fé eu entendo que este é o caso começa agora o bcast teologia é nosso Esporte [Música] muito bem muito bem muito bem começa mais um btc hoje número 540 eu sou Rodrigo Bibo e negar a inerrância bíblica é loucura Eu sou Carlos Augusto vailate pare de errar creia no conceito de inerrância muito bom muito bom rece temos aqui mais uma vez
Carlos Augusto vailate pastor Professor inclusive conversávamos aqui nos Bastidores integrante aí da revisão que a NVI teve tava me contando aí mais detalhes né de todo esse processo E deste Trabalho maravilhoso que fizeram aí na revisão da NVI Carlos vailate seja muito bem-vindo aqui ao BT Cash Muito obrigado Bibo salve engano essa deve ser a terceira vez que nós nos vemos né estivemos no encontro sobre Jonas outros sobre a perda da salvação algum outro com Paulo H Talvez o terceiro e esse agora Obrigado aí pelo pelo carinho né exato inclusive participações excelentes aqui que rendem
muitas discussões Carlos vailate inclusive você quer um arminiano para seguir nas redes sociais Segue o vailate aí que ele é ainda que nas redes sociais não sei se tu produz tanto conteúdo né vailate olha eu trabalho assim bastante Eu trabalho com vários recortes às vezes dou uma paradinha como hoje por exemplo outro dia por por outros afazeres entrarem aí na nossa agenda né mas sim no meu Instagram tá enfim trabalha trabalho bem Tem quase 70.000 seguidores né olha aí e assim por diante E então as pessoas são convidadas a não seguirem aí ó vai est
o Instagram do vailate vai estar aqui Inclusive estou indo agora porque o tio zuk não tá entregando o teu conteúdo para mim vailate olha só que é sabe que acontece isso né Tem que orar por ele viu tem que tem que orar pelo tio zuk porque eu te sigo e eu não tô mais vendo o teu conteúdo de ver eu vejo muito do seu pupilo né o seu calç lê rapaz aqui ó agora tá Rapaz tinha um problema aqui eu não estava te seguindo Ah então pode ser isso tá vendo olha o pecado aí pecado
sendo revelado ao público eu nem eu lembro aqui eu bapis olha é a gente acha que segue e no fundo não segue né ó erro erro corrigido agora Pastor mas você não perde nada ou não me seguir você perderia se não seguisse a Jesus então aí vos é verdade é verdade mas vamos lá pastor vai lá está aqui pra gente falar um pouquinho sobre inerrância bíblica numa perspectiva do Norman geisler porque nós temos um livro novo aí sendo lançado pela Editora vida né Um clássico nesse assunto da inerrância que é o livro do Norman geisler
e é o livro A inerrância das escrituras confirmando a exatidão das escrituras para uma nova geração na verdade Norman geisler e William C roch eu não sei como é que se pronuncia pastor é isso mesmo Roach É isso mesmo Roach enfim né então o Norman geisler que é o nome mais conhecido desse rolê mas escreve esse livro aí em parceria com o William roch e a gente vai falar um pouquinho então sobre a declaração de Chicago e a visão do geisler aqui sobre inerrância mas antes é claro os recados paroquiais e nos secretos paroquiais dessa
semana galera é o seguinte a gente vai se encontrar esse ano em algum btd e eu quero anunciar para vocês dois btd que já tem data marcada aliás todos estão com a data marcada Mas dois já estão com sites para você fazer a inscrição O primeiro é agora daqui a um mês dia 9 de março estaremos em São Paulo num super encontro Olha galera olha só quem vai estar nesse btd eu Cacau Marx e Alexandre milhoranza palestrando sobre o tema da idolatria fábrica de Ídolos o nosso coração como uma fábrica de Ídolos mas estará presente
também neste btd Mac Alex e Vittor Fontana eles vão estar presente Galera vocês perceberam quem é ouvinte das antigas aí levanta a mão Quem começou basicamente o betc foi eu ma Alex emo e nós vamos os encontrar pela primeira vez no dia 9 9 de março neste btd ali em São Paulo que pelo que me consta tem só mais 40 vagas somente 40 vagas para você estar com a gente no btday dia 9 de março o link está aqui na descrição deste btcast 540 em bibotalk.com ou também aqui no YouTube tem também na Bill na
minha B do Instagram você tem lá o link para os btd e o segundo btd atenção quem é das europas Estaremos em Londres no dia 3 de julho de 2024 teremos um btday em Londres Olha só onde a gente foi Pará sim Estaremos em Londres e olha só esse Dream team que vai est neste encontrao dia 13 de julho em Londres Alexander stfa André haink Cacao marqu Vittor Fontana e Alexandre milhoranza Estaremos em Londres num super encontro num btd e vai ser um sábado incrível lá no centro de Londres então se você é das europas
faz uma força e esteja com a gente ó e vagas limitadíssimas também neste encontro lá em Londres Beleza então acessa o link aqui e já Garanta o seu ingresso para esse btday ó Poxa em Londres vai ser incrível galera Então aproveita Mas nós vamos ter btday no dia 18 de Maio em São Paulo e também no dia 25 de de Maio no Rio de Janeiro e também em outubro no dia 26 de outubro estaremos novamente no Rio de Janeiro mas esses encontros ainda não tem link para a inscrição beleza galera existe algumas formas de você
ajudar o bibotalk a continuar produzindo conteúdo aqui na internet a primeira forma é o seguinte você pode se tornar um mantenedor você pode se tornar uma mantenedora do nosso Ministério aliás Essa foi a a primeira forma que existiu de ajudar o bibotalk os mantenedores tem gente que me ajuda desde 2015 e não parou até hoje Muito obrigado a você pela Constância e vários outros que passaram fizeram propósito de ajudar por um ano sim você pode se tornar um mantenedor uma mantenedora do bibot que você tem uma comunidade exclusiva com sorteio de livros fica sabendo dos
temas tem uma discussão Lá também tem podcasts especiais que são direcionados aos mantenedores então alguns temas são específicos para os mantenedores outras vezes os mantenedores recebem um conteúdo que não foi publicado por exemplo teve lá o podcast sobre a NVI a gente lançou para o público geral um episódio com uma minutagem Mas quem é mantenedor tinha teve 20 minutos a mais tá então assim tem várias coisas legais de você ser o mantenedor mas a principal é cara estou ajudando um podcast que eu gosto e que eu sei que leva boa teologia até os confins da
web então então se você pode é a partir de R 25 você pode se tornar um mantenedor do bibotalk vou colocar o link aqui né que vai direto pra página de mantenedores Ou se você quiser manda um e-mail para contato @bb.com que a Camila responde você em 48 horas tá bom venha ser mantenedor venha ser mantenedora do nosso Ministério a outra forma de você nos ajudar a comprar na Amazon pelo nosso link e olha só é só você digitar bibot com bar Amazon e tudo que você comprar na Amazon tendo acessado pelo nosso link você
nos ajuda demais sério você nos ajuda demais porque você não gasta nada por isso você já ia fazer aquela compra na Amazon e a gente ganha uma comissão só que é o seguinte se você já colocou coisas no seu carrinho você tem que tirar essas coisas e colocá-las pelo nosso link tá bom e efetuar a compra em até 48 Horas Beleza então vai comprar na Amazon compra pelo link do bibotalk bibotalk.com bar Amazon ou tem o link que aqui tem um banner se você acessar bibotalk.com vai ter o Banner da amazon É só clicar tá
tudo certo beleza e a outra forma de você nos ajudar quem sabe é ah bib eu não quero ser mantenedor eu não quero comprar na Amazon Me dá outra maneira aí então vem ser aluno da escola bibotalk de teologia vem ter aula com essa galera que você ouve aqui nos podcasts Mas pensa agora num conteúdo organizado separado por módulos mentorias ao vivo também sorteio de livros um grupo vibrante no telegram enfim vem ser aluno da escola bibotalk de teologia vem ser aluna da escola bibotalk de teologia inclusive até o dia 9 de Fevereiro tá bom
ou seja nessa sexta-feira a gente está está com uma promoção no plano anual se você digitar o cupom sem juros sem juros você vai ter um descontaço porque você vai parcelar o plano anual e as prestações vão sair menos de R 32 mensais ou seja por um ano você vai ter acesso a todo o conteúdo que nós já postamos e ainda iremos postar em do 2024 Então vem ser aluno vem ser aluna da escola bibotalk de teologia tá bom simbora para esse episódio que tá bom [Música] [Aplausos] demais professor vai lá que vamos lá esse
livro que a editora vida traz agora né uma nova roupagem nova capa um livro né com uma nova edição aí erança das escrituras ele tem como um pano de fundo a declaração de Chicago né declaração de fé de Chicago enfim que é uma declaração aí com quantos 18 artigos se não me falha a memória 19 artigos 19 artigos é que sabe por que que eu falei 18 falei 18 porque eu tenho dificuldades com o artigo 18 é foi o que eu decorei você tem dificuldade com número Zinho Olha aí olha aí é verdade verdade verdade
é não é 18 na ímpar Poxa Ah tá porque eu esqueci o 19 Tá certo não tô falando se fosse 19 é você não gosta de números ímpares por isso que não pode ser 19 exato exato não é inclusive é eu sou o americano que não tem a poltrona 13 se eu não me engano do avião né ou andar 13 agora agora não lembro essa superstição aí mas o que acontece Pastor vilat tem essa declaração de fé de Chicago aí que é um pano de fundo para essa discussão da inerrância então a declaração de Chicago
ela tem esse pano de fundo aí da autoridade das escrituras da inerrância Eu queria ambientar um pouquinho os nossos ouvintes nessa declaração aí um pouquinho de contexto teórico e teológico porque ela é uma declaração Ou seja a declaração de Chicago ela é importante no que diz respeito a esse tema da escritura que é a sua inerrância e consequentemente autoridade perfeito e me permita dar umas brevíssima antes Bibo sobre o geisler e o rach O que ocorre o Norman geisler ele foi um importante filósofo teólogo sobretudo conhecido como apologista Cristão e ele faleceu agora há pouco
tempo quer dizer pouco tempo agora Já faz alguns anos n né foi em 2019 aos 86 anos de idade e o geisler por que que ele é importante associar o nome dele o vínculo do nome dele aí essa obra porque Ele foi um dos autores da declaração de Chicago sobre a inerrância da Bíblia né ele vários outros né Arc spu entre tantos outros ele foi um deles já o William Roach ele é um teólogo mais jovem contemporâneo né E que tem e também ali o seu doutorado em apologética e é professor de filosofia e teologia
portanto tanto geisler quanto o Roach eles têm aí afinidades temáticas teológicas né essa relação com a Apologia e assim por diante outra coisa que eu acho importante uma questão importante para trabalharmos já de início e que essa obra do geisler vai trabalhar é definir o conceito de inerrância existem vários conceitos de inerrância há quem não aceite o conceito de inerrância prefiro o conceito de infalibilidade embora acabe quase que significando dependendo do autor é quase a mesma coisa mas essa obra aqui do do geisler e do R vai trabalhar sobretudo dois tipos de perspec quanto a
inerrância da Bíblia ou seja a inerrância total e a inerrância limitada a inerrância Total ela defende por exemplo que a bíblia ela está livre de quaisquer erros em relação a todos os tipos aí de assuntos qualquer assunto que ela trate Não importa se esse assunto diz respeito à Redenção a salvação a história a ciência por isso que é inerrância total Essa é a perspectiva por exemplo defendida por dando já esse spoiler pelo geisler e pelo Rot é a inerrância total depois nós temos o conceito de inerrância limitada ou parcial que vai defender que a bíblia
ela está livre de erro somente no que diz respeito aos assuntos relacionados à Redenção a salvação a fé a teologia e assim por diante mas que ela a Bíblia não está necessariamente livre de erros com relação a outros assuntos que abordem portanto a inerrância é chamada de limitada porque ela está limitada a questões redentiva salvíficas e de fé Então esse são os dois conceitos principais e a obra do geisler defende o conceito de inerrância Total nesse aspecto ok muito bem acabou o episódio mentira que o o pastor Já deu aquela in já jogou os conceitos
na mesa né E é claro que a gente vai explicar depois pastor esses dois conceitos um pouquinho melhor porque Como assim eu quero entender se ela tem erro ou ela não tem erro como é que a gente vai explicar isso depois a Bíblia tem ou não tem erro eu nem tirei ainda o pano de fundo da declaração de Chicago hein tô te devendo vai me pagar vai me pagar Mas é isso a gente vai explicar esse conceito se a Bíblia tem ou não erro e tal como é que o geisler lida com isso para defender
a questão da inerrância total né Qual é o termo que se usou acabei esquecendo inerrância inerrância total e o outro inerrância limitada limitada vamos lá mas vamos lá continua pastor continua vamos lá perfeito então agora eh você perguntou agora H pouco sobre o pano de fundo da declaração de Chicago né então vamos lá em termos contemporâneos a declaração de Chicago sobre a inerrância da Bíblia ela surgiu como resultado como consequência de alg alguns acontecimentos no contexto sobretudo norte--americano eu vou tentar elencar de forma resumida alguns dos principais aí desses eventos primeiro houve um acurado debate
entre dois teólogos antigos e conhecidos bib warfield que era a época professor de teologia do seminário teológico de princeton e Charles bigs que era professor do Union seminary em Nova York sendo este último ou seja o o bigs o Briggs perdão Charles Briggs ele acabou and A inerrância então o que acontece BB warfield arbd Alexander hod que é filho de Charles hod né tem o pai ali e o filho é importante senão as pessoas confundem né o a a Rod é filho do Charles eu confundi é eu na leitura rápida aqui eu falei ah o
Rod tá envolvido nesse caso é o filho perfeito então o warfield e o hod Eles responderam a brigs de forma bem contundente com livros e artigos criticando e buscando refutar a descrença do Briggs quanto a inerrância isso ocorre no final do século XIX tá estamos ali por volta de 1896 97 98 enfim o finalzinho do século XIX com o passar dos anos e já no início do século XX pulamos do século XIX para o 20 dois fatores importantes a meu ver aí geisler os comenta né o geisler e o Rot contribuíram para o florescimento do
movimento da assim chamada inerrância limitada Ou seja a ideia de que a inerrância está limitada somente às questões relacionadas à redenção e à salvação isso começou a crescer no século XX início e meados do século XX E aí o que acontece o primeiro fator que vai contribuir para essa ideia da inerrância limitada tá não a a inerrância Total A limitada foi o surgimento do chamado Neo evangelicalismo né americano que se deu ao que tudo indica Originalmente a partir de um sermão pregado por um sujeito aí chamado é Harold o que foi um ministro Congregacional e
isto se dá por volta ali de 1900 48 e nesse sermão o ele fez um apelo para que se rejeitasse o separatismo que estava vendo entre os assim chamados fundamentalistas protestantes e os liberais ou modernistas protestantes da época e para que ambos se envolvessem por exemplo em ações sociais ao mesmo tempo em que estas pessoas deveriam manter um compromisso com as doutrinas fundamentais como a inerrância e aqui Bibo cabe uma importantíssima informação uma Import an nota de rodapé Qual é o termo fundamentalismo aqui ele é usado como uma referência ao conjunto de crenças fundamentais e
basilares da fé cristã e não no sentido negativo de sectarismo de inflexibilidade de terrorismo como por exemplo fundamentalismo muçulmano algo do gênero tá segundo fator que contribui para o afastamento do conceito de inerrância e mais próximo do conceito de inerrância limitada isto se deu em meados do século XX mais ou menos por volta de 60 quando os professores do Fuller teologico seminary né Seminário Teológico Fuller que foi e ainda é um importante centro teológico norte--americano né que fica em passadina ali na Califórnia então o Fuller Ele retirou a inerrância da sua declaração doutrinária E aí
isso mexeu bastante porque caraca e tem uma explicação então é é aquela coisa parece que é adesão né a movimentos mais liberais a uma perspectiva um pouco mais Modernista né relativismo das escrituras assim por diante né Então isso que acaba afetando e faz com que saia essa declaração doutrinária de inerrância ali no no Fuller o que acontece em decorrência disso um pouco mais adiante citei em 1960 uma década e meia adiante em 1976 um sujeito chamado Harold lindel foi um dos membros fundadores do Fuller teológico seminary Aliás não confunda Harold lindel com H Lindsey que
é o autor daquele livro Satanás está vive ativo no planeta terra são duas pessoas distintas tá então o Mas essa é essa tua observação é muito é muito específica eu acho difícil que alguém iria confundir né é que tu esc tu gosta de escrever sobre demônio né Carlos então aí você conhece essa parada aí essa turma aí é contigo mano mas acho que por causa do lindel e né Por causa do sobrenome né lindel e Lindsey né o pessoal tá mais pensando em lindin Lohan do que nesse autor aí mas vamos lá continua vai pois
é pois é então esse esse sujeito aí é Harold lindel em 1976 Ele publicou uma obra que causou grande Impacto grande fervor aí na época que foi a obra de battle for the bible Ou seja a Batalha pela Bíblia onde lindel que foi um dos membros fundadores do Fuller teológico seminary nessa obra entre outras coisas Ele denunciou a atitude do seminário teológico Fuller até então muito influente no contexto norte-americano ainda é até os dias e hoje Ele denunciou o ato do seminário de retirar a inerrância da sua declaração doutrinária né Então aí começou com correr
todo o burburinho toda aquela briga teológica aquela celeuma toda portanto todos esses acontecimentos entre outros contribuíram para digamos pavimentar o caminho para que aí respondendo objetivamente à sua pergunta entre os anos de 1977 a 1987 portanto 10 anos surgisse o conselho internacional sobre a inerrância bíblica e com ele surgisse então a declaração de Chicago sobre a inerrância da Bíblia esse é um resumão do pano de fundo dos surgimento da declaração de Chicago legal alguns pontos da declaração tu gostaria de de comentar sim Professor até o Se não me engano packer no prefácio dele elenca aqui
alguns pontos e faz né uma síntese dessa declaração Então o que tá por trás aí é esse lance de A Bíblia é a palavra de Deus ela é inerrante E no caso aqui a inerrância para eles essa inerrância plena certo ou seja essa inerrância Total secia total Então tá em jogo isso porque para os signatários da da confissão iner limitada ela fere o conceito de autoridade da escritura mas eu acho que a gente podia entrar um pouquinho então esse é o pano de fundo que levou várias pessoas a fazer então a declaração de Chicago que
são 19 artigos e esses 19 artigos com suas afirmações e negações vão tratar desse tema da inerrância e da autoridade das escrituras até numa de novamente né numa forma de afirmar aquilo que se entende né conforme os signatários da declaração é a ortodoxia e que foi preservada pelos pais da igreja pelos teólogos medievais os reformadores e por aí vai então essa ideia de é preservar eu inclusive se acha facilmente ela na internet aí você tem no próprio site monergismo é o primeiro que aparece e depois tem o teologia.org.br um artigo PDF lá que você consegue
baixar ele e tal então É tem um pouco até de contexto histórico ali também é uma declaração importante aí para a o fundamentalismo bíblico usando né nesses termos que o professor vailate já disse anteriormente sobre a confissão em si Professor gostaria de TEC algum comentário sobre a a declaração de Chicago ou a gente quer ir entrar direto aqui nos comentários do gaisler sobre isso não eu acho que é importante viu Bibo nós eh fazermos aqui de fato alguns comentários bem Breves aqui né Eu acho interessante Nós comentávamos aqui também em off o artigo 18 que
ele vai trabalhar por exemplo os fundamentos ou bases hermenêutico exegéticas para essa percepção por exemplo da Bíblia enquanto palavra de Deus inerrante tudo então o artigo 18 por exemplo que os nossos ouvintes poderão acessar como você muito bem lembrou na internet ele vai dizer o seguinte afirmamos que o texto das escrituras deve ser interpretado mediante exegese histórico gramatical levando em conta suas formas e recursos literários e que as escrituras devem interpretar as escrituras na sequência o artigo diz na sua no seu aspecto negativo negamos a legitimidade de qualquer abordagem do texto ou de busca de
por trás do texto que conduzam a um revigoramento desista ou minimização de Seu ensino ou a uma rejeição de suas afirmações quanto à autoria Então esse ponto é muito importante porque quando nós interpretamos a Bíblia a bbo e você claro também enquanto estudioso de teologia e tal eu digo isso com frequência em debates em palestras quando falo sobre o assunto e assim por diante Todos nós temos pressupostos em tudo na vida inclusive quando o assunto envolve interpretação das escrituras então o pressuposto exegético gramatical ou histórico gramatical melhor dizendo ele e justamente vai ir para essa
questão Ou seja a Bíblia deve ser interpretada os textos bíblicos Não Caem de paraquedas ali e eh em cada um dos seus livros né dos 66 Livros portanto a Bíblia deve ser interpretada a partir do seu contexto histórico eh enfim social político e aquilo tudo né aquilo que os estudiosos vão chamar em alemão de zit leben e também deve ser interpretado a partir de uma perspectiva gramatical levando-se em consideração as línguas originais isto hebraico e aramaico no antigo testamento e grego no novo e a partir da história da gramática é que nós vamos construir a
teologia né e presume-se portanto que ao fazê-lo você terá maiores condições ou melhores condições de interpretar a Bíblia da maneira a mais adequada é [Música] possível é esse lance até a gente comentava aqui que o Marcelo Bert que é o nosso amigo em comum ele tem um pouco de dificuldade né com esse com essa afirmação da declaração porque meio que coloca um único método possível da proximação do texto né E na verdade a inerrancia está no texto e não no método que eu uso para desecar esse texto Então é um pouco a dificuldade que ele
tem com essa parte da da declaração entre outros tópicos Mas como ele não tá aqui não vou ficar sendo porta-voz dele também Mas quais outros aspectos da declaração então Professor você gostaria de destacar aqui lembrando que gente como já falei e quero deixar bem claro essa declaração é muito importante pro movimento fundamentalista e tal e ela é muito importante nessa luta também de preservar a Bíblia como palavra de Deus tal essas declarações como outras na história as declarações não são inerrantes acho que é importante dizer isso é a Bíblia que é inerrante né então a
gente pode discutir aqui a declaração e talvez não concordar com outro ponto e tal mas enfim vai lá o que mais você gostaria de elencar aqui de discutir em relação à declaração de Chicago o artigo 12 ele vai dizer assim né Na Sua afirmativa afirmamos que sua totalidade as escrituras são inerrantes estando isentas de toda a falsidade fraude ou engano obviamente à medida em que a gente vai lendo o contexto de todas as todos os artigos nós descobrimos que o conceito de inerrância ele diz respeito aos assim denominados autógrafos ou seja manuscritos originais ele não
se aplica a traduções da Bíblia isso é importante dizer ou a cópias da Bíblia Bíblia e assim por diante Professor vou te interromper aqui mais uma vez porque esse seu disclaimer que você vai fazer ele precisa de um disclaimer né esse parêntese precisa de um parêntese porque eu quero que você eu vou fazer uma pergunta que você já ia est dando a resposta mas eu quero fazer a pergunta para ficar ainda mais claro pra audiência vamos lá a Bíblia ela é isenta de erro sabe de fraude e Ok mas como então a declaração de Chicago
e o Norman geisler por exemplo que é uma das grandes mentes por trás disso e tal como que vocês lidam né como é que eles lidam com os textos que estão errados na Bíblia erros geográficos por exemplo citações que nós temos no novo testamento de textos do velho testamento mas ah porque Como disse o profeta tal mas na verdade ele tá eu não lembro agora o caso de Mateus né mas ele cita que foi Isaías mas na verdade foi sei lá bacu que citou tem isso no texto bíblico né lugares parece que às vezes os
Evangelhos eles se contrapõe e parece que um tá falando uma coisa o outro tá falando outra não parece haver uma concordância em algum alguns textos enfim mas tem esses erros assim no sentido de que citações erradas questões geográficas o grão de mostarda que não é o menor grão do mundo né a menor semente do mundo e Jesus fala né e cita como a menor semente do mundo e tal como é que vocês lidam com Esses errinhos né Por exemplo para ficar ainda mais clara a pergunta eu sou adepto pareço ser né adepto da inerrância qual
que é outro que esqueci o nome daqui ou talvez seja a inerrância total e a inerrância limitada isso talvez eu seja da turma da ran é limitada e a Bíblia não contém erro naquilo que é essencial para minha salvação né aliás eu devo ser dessa linha porque eu acabei de falar essa frase e eu já falei essa frase antes então eu devo defender essa linha ok que aquilo que é essencial para minha salvação Ou seja a história da salvação da Redenção ela é Clara inerrante e não há contradição em termos menores em temas menores em
outros aspectos a Bíblia contém erros Então essa é a linha né inerrante Nossa acabei de Esquecer de Novo gente é que eu tô sem açúcar uma semana inerrância é limitada Eu tô uma semana sem açúcar limitada eu tô é que limitada para mim é salvação vocês tem que mudar os termos aí é salvação expiação limitada e expiação ilimitada aí vocês agora com inerrância também me confunde tudo é que eu tô uma semana sem açúcar aí eu tô meio afetado Mas vamos lá aí então eu sou dessa inerrância limitada eu pareço ser desse grupo aí como
é que vocês então É eu imagino que você seja da plena da Total como é que vocês lidam então com esses textos que tem eu abro a minha Bíblia e tá ali tá errado é eu eu aí divergir e divirjo frontalmente de você mas respeitosamente é claro como sempre né mas assim eu defendo essa perspectiva mas aí eu vou eu vou cortar o teu microfone eu vou cortar o teu microfone então eu defendo essa Perspectiva da inerrância Total pelo seguinte por exemplo você citou algumas coisas aqui eu vou tentar resumir rapidamente o que você citou
por exemplo erros geográficos a Bíblia não tem né E ela não tem esses erros geográficos deveria ser mostrado Quais são esses erros se são e geográficos se são claros é é ela não tem que mais foi citado por exemplo a ideia de um profeta né ah o o evangelista cita O Profeta x mas na verdade é o y isso é simples ele simplesmente pode estar fazendo uso de uma citação livre não que siga normas ABNT que na verdade nem existiam na época e não tem nada a ver com contexto da Palestina e da Bíblia tem
a ver com o contexto brasileiro mas ele cita um profeta seja ele eh qualquer como representante dos neviim Isto é dos Profetas em geral e então eu Eu discordo dessa leitura os Evangelhos a um cita mendigo outro dois um tem cego tem dois cegos outro tem um um tem dois anjos outro tem um e ora a a regra matemática é Clara né onde tem dois sempre tem um então não há nenhum erro A diferença é que um dos Evangelhos quis não é verdade não é erro então onde a diferença é que um evangelista quis enfatizar
aquele endemoniado aquele mendigo aquele cego que por n razões se sobressaiu naquele momento da sua narrativa então assim por isso que eu eu eu divij eu não vejo erro de nenhum tipo de nenhuma espécie na Bíblia mas de novo no os seus autógrafos né O que que você quer dizer eu não o que que você quer dizer eu não vejo erro nos autógrafos isso vamos lá os autógrafos são aquilo que nós chamamos de textos originais bem você poderá me perguntar na sequência é uma pergunta legítima você ou qualquer outro irmão qualquer outro cristão ele pode
perguntar pera aí vailate mas como que nós podemos falar sobre os autógrafos sobre os manuscritos originais se eles não existem onde eles estão e assim por diante essa é uma crítica normalmente eh vamos assim dizer é uma crítica normalmente feita por pessoas né que defendem a a ideia da inerrância é por exemplo limitada e outros não estou dizendo que é o seu caso tá mas normalmente Esse é um dos argumentos que é usado bem Como que nós poderíamos eh responder a isso em primeiro lugar o fato de que não existem manuscritos originais pelo menos nós
não saibamos onde eles estão não significa que nós não podemos reconstruir o texto original com um altíssimo grau de precisão e quando eu digo altíssimo grau de precisão estou falando em mais de 99% tá então o fato de que não podemos reconstruir vamos assim dizer o texto original com 100% de precisão não significa não deve ser entendido como a ideia de que nós não temos 100% da Verdade por exemplo doutrinária no texto original Ora nós por exemplo também não temos nenhum manuscrito original de Aristóteles de Platão ou de da maioria dos dos autores ali dos
clássicos gregos e outros antigos porém isto não significa que nós não possamos saber o que eles efetivamente ensinaram com base em boas cópias dos Originais as quais nós temos sobejamente tanto no contexto vétero quanto neotestamentário então eu defendo de fato essa Perspectiva da inerrância é total e eu sigo bbo o mesmo silogismo do geisler qual é Deus ele é perfeito A bíblia é a palavra de Deus logo a Bíblia que é a palavra de Deus só pode ser perfeita né não tem outra maneira de entender isso então isso isso até para pegar um gancho se
você me permite normalmente quem não defende a a a inerrância total e defende a inerrância limitada ou algo do gênero de novo não é necessariamente o seu caso não estou falando de você estou falando em termos Gerais fica à vontade professor fica à vontade Malha mesmo é achincalha não tem problema não não não então normalmente Essas pessoas vão dizer olha a doutrina da inerrância não é ensinada explicitamente na Bíblia Ok mas nem a doutrina da trindade é ensinada explicitamente na Bíblia também mas a inerrância se fosse né Se fosse exato aí não haveria discussão entre
unicistas entre né trinitarian e tal mas a inerrância é ensinada implícita E logicamente como é a Trindade então por exemplo a Bíblia ensina primeiro que ela é a palavra de Deus você vê isso em João 10:35 segunda Timóteo 3:16 e a Bíblia também Ensina em segundo lugar que a palavra de Deus não pode errar conforme João 1717 Jesus vai dizer na oração sacerdotal a tua palavra é a verdade em Hebreus 6:18 é em impossível que Deus Minta portanto segue-se logicamente que a bíblia Não pode errar obviamente me refiro de novo é importante frisar aos autógrafos
ou manuscritos originais cópias podem e contém Erros podem conter erros e contém muitos erros ponto né traduções podem conter erros e contém Erros podem contém concordo agora em termos de manuscritos originais ou de autógrafos e isso obviamente envolve um elemento de fé eu entendo que este é o caso a aqui tem uma observação também que eu acho que eu tava dizendo para você em Office você falou deixa para PR comentar esse mistério na hora isso isso is Se você quiser eu aproveito agora né esse assunto é bem palpitante agora agora vamos lá o que que
acontece eu senti falta quer dizer senti falta a declaração de Chicago aborda isso a obra do geisler e do Roach abordam isso mas de forma super resumida eles não entram em detalhes né Se você pegar a declaração de Chicago o artigo sétimo Olha que interessante o que a declaração de Chicago diz afirmamos que a inspiração foi a obra em que Deus por seu espírito através de escritores humanos nos deu sua palavra a origem das escrituras é Divina Olha que interessante essa declaração o modo como se deu a inspiração permanece em grande parte um mistério para
nós esse ponto é importante a discussão qual é o modo da Inspiração porque quando nós falamos que a bíblia é um livro divino humano Olha que interessante ela não é só um livro divino não é só humano ela é Divino humano a grande pergunta é Tá bom mas como se deu esse pros processo interativo entre o Deus Trino Pai Filho e Espírito Santo e o autor bíblico humano e pecador aí nós temos as hipóteses essas hipóteses por exemplo é que eu senti falta das mesmas poderiam ser profundamente trabalhadas nessa obra do geisler e até onde
me foi possível ler e perceber não vi eu posso estar enganado mas não vi então nós temos algumas hipóteses sobre o modo como se dá essa conjugação entre o elemento Divino e humano na inspiração das escrituras uma primeira hipótese por exemplo que a atribuída origens é uma hipótese eu chamaria talvez de mais mecanicista então A ideia é que Deus ele transformou em tese digamos os autores em meros robôs em meros autômatos em meros instrumentos então a Bíblia não tem nenhum tipo de erro por quê Porque foi Deus quem fez tudo e os seres humanos foram
meros fantoches nas mãos dele canetas né canetas do espírit canetas perfeito só que aí nós temos um problema sério por quê Porque nesse caso então ela não é divina ou humana ela é só Divina né porque o elemento humano só ouve a linguagem humana ninguém nenhum homem escolheu um vocabulário humano um termo hebraico específico um termo grego específico e quando você lê a Bíblia você percebe que os autores bíblicos tinham predileções por certos termos vocábulos repetições Talvez omissões o que implica A Escolha dos mesmos como por exemplo verdadeiros autores do texto Então essa perspectiva atribuída
a orígenes por exemplo ela é falha porque ela tem esse ar mais mecanicista ou mecânico e que acaba impugnando o elemento humano uma outra perspectiva e agora acho que você e de repente os os queridos ouvintes vão gostar dessa parte nós vamos entrar de novo querendo não no assunto do calvinismo e arminianismo Eita olha aí uma segunda perspectiva ela é calvinista então ela vai dizer o seguinte o que que acontece Deus determinou é uma inspiração verbal plenária Deus determinou que todas as palavras vírgulas entre aspas tá no hebraico não existia vírgula nem no grego e
tal ou seja tudo absolutamente tudo que está no texto Deus quis ativamente ou ele decretou que aquilo estivesse noex texto mas ele fez isso de tal forma a preservar ao mesmo tempo as características literárias e escolhas dos autores humanos é a perspectiva por exemplo do Miller J Ericsson que é calvinista só que se você perguntar para ele como isto se dá é essa é a pergunta a pergunta chave o modo is como isto se deu ele vai dizer isso é um mistério Nós não sabemos né é a questão do Mistério nós temos em terceiro lugar
citei a perspectiva mecânica ou mecanicista atribuída a origens a segunda de uma perspectiva super resumida da calvinista a terceira por exemplo teríamos uma perspectiva arminiana a perspectiva arminiana vai dizer olha Deus onisciente que é sabia que assim que determinados indivíduos os mais de 40 autores que ele usou ao longo de 1500 anos para escreverem antigo e novo testamentos Deus onisciente que é todo conhecedor todo sábio previu que esses autores ao nascerem surgirem nos contextos bíblicos específicos Nos quais a Bíblia seria escrita ele sabia que aquilo que eles livremente colocariam no papel né no pergaminho enfim
nos códices nos materiais ess seria o resultado final disso seria exatamente aquilo que Deus é digamos planejara ou desejara ou queria e para compor a sua palavra essa é uma perspectiva mas de novo como Deus fez isso de novo no arminianismo você vai ter que cair num mistério tá uma terceira perspectiva é a perspectiva molin ista que por exemplo é defendida pelo William Lan cig então a essa perspectiva ela vai funcionar como intermédio entre a perspectiva calvinista E arminiana então el vai dizer o seguinte não Deus determinou o contexto histórico social geográfico espacial onde todas
as coisas por exemplo envolvendo o processo de escrituração Ou seja quando o texto bíblico ia se tornar escritura a palavra de Deus né no seu processo de escritura Deus determinou o lugar a estrutura social histórica e tudo mas colocou nesse lugar agentes livres os autores bíblicos né Moisés Paulo Pedro Davi Tiago João enfim né colocou então ao determinar o lugar e o contexto histórico social e espacial mesmo colocando seres Livres Deus tinha como ter certeza daquilo que eles escreveriam e o resultado disso seria exatamente aquilo que Deus planejara desde a eternidade passada e esse é
um resumo viu bbo das quatro Eu talvez chamaria principais perspectivas sobre o modos operand através do qual a Bíblia enquanto livro divino humano como isto se deu uma perspectiva mais Mecan inista a meu ver é a mais prejudicial de todas porque ela elimina o elemento humano a calvinista você cai num mistério a arminiana você vai cair de alguma forma no mistério Amorin você também vai cair numa espécie de mistério então em última análise e aí você vai entender porque eu disse o que disse a leitura que e por exemplo eu faço dessa declaração do Chicago
do do artigo sétimo que é importantíssimo ao meu ver paraa nossa conversa é esta porque o artigo séo na Sua afirmativa diz o modo como se deu a inspiração permanece em grande parte um mistério para nós então in erranti totais como este que te fala ou vos fala em última análise Carlos como que se deu Exatamente isto eu não sei como conjugar exatamente o elemento Divino com elemento humano essa inspiração se deu de que forma Deus deu os pensamentos Deus deu os textos Mas como que fica Lucas que diz que o evangelho dele o livro
de Atos é resultado de pesquisa né Deus guiou essa pesquisa Deus inspirou essa pesquisa Deus estimulou essa pesquisa como como que o Espírito Santo operou na mente de Lucas eu não sei mas eu creio nisso então esse ponto é muito importante pra nossa [Música] conversa pra gente caminhar até pro final Professor porque a galera vai ler o livro e vai entender ainda mais várias coisas que você tá falando aqui ainda que você trouxe um bônus né pois o geisler não aborda tanto essa perspectiva eu acho que essa perspectiva professor se não me falha a memória
ele Desenrola em outro livro sobre a origem da Bíblia eu acho que lá ele acaba eu creio que sim é porque eu lembro tu usou esse termo mecanicista eu lembro de ter lido alguma coisa em outro livro dele e tal mas vamos lá esse livro do geisler e do roch é uma tentativa tem como proposta apresentar a doutrina da da inerrância Total total exato para uma nova geração como é que tu enxerga essa proposta né a gente tem esses desafios também que tinha na década lá de 60 70 e tal a gente tá com desafios
parecidos e por isso a importância dessa obra como é que você classifica a importância de se reafirmar novamente a inerrância Total enfim e essa proposta do GS né porque ele apresenta declaração de Chicago depois na obra ele reage a Alguns irmãos que TM uma visão diferente da dele né vários irmãos e tal inclusive nomes conhecidos né vários da teologia reformada e o próprio van ruser né ele dialoga com roser e tal entre outros ele dialoga com o aquele que aí eu acho que ele é um herge mesmo que é o Bart Herman enfim entre outros
né o Bart o Bart Herman Hoje ele é agnóstico né Ele é o Herman foi evangélico e hoje ele é agnóstico então de fato ele descambou na fé dele em que Pee seja um um grande estudioso de crítica textual e de grego do novo testamento né exato aí você tem aqui ele ele dialoga com o Clark pinck aqui se não meng engando tá dentro dos arminianos e os arminianos meio meio que né é Eler minan e tal mas é é que o pin que a visão dele do teísmo aberto é que prejudica o rolê né
veja bem eu classifico eu classifico o teísmo aberto como heresia tá E e respeitando quem defende no sentido de ter o direito de defender aquilo que quiser claro com certeza é para mim você mexe num assunto que é fundamental Pra fé que envolve a onisciência e isso como gaisler e o r muito bem notam isso terá implicações a maneira como nós vemos Deus a questão teontologia ela terá implicações para inerrância porque se Deus não pode conhecer o futuro pelo menos não exaustivamente meticulosamente conforme o finado pino defendia então nós temos um problema então de fato
esse Deus pode errar mas esse não é o Deus da Bíblia o Deus da Bíblia conhece exaustiva e meticulosamente todas as coisas Portanto ele não pode ser o Deus de Escrituras errantes exato Olha aí então ele dialoga com Kevin van hooser né que é né um respeitado teólogo reformado e tal tem o o derry Bock né um nome também muito forte forte aí na na manuscritologia bíblica e Talito sobretudo neotestamentária perfeito neotestamentária exato assim ó pegando aqui vamos pegar dois nomes é Kevin Van hooser e o dery Bock por exemplo são dois nomes da teologia
conservadores ortodoxos né Até onde eu sei não defendem nenhuma doutrina assim que não é aceita pelo maam evangélico e tal são pessoas bem conservadoras enfim ele dialoga com outros nomes aqui e apresenta os pontos e discorda e na parte três ele faz o reexame da inerrância queria entender que reexame que é esse tal e por a obra do geisler então é importante para quem defende a inerrância bíblica Total perfeito Bibo então nessa parte três Onde nós encontramos a opinião do geisler e do rach sobre o conceito de inerrância o geisler elenca alguns pontos que para
ele e obviamente para o Rot que é o coautor dessa obra são importantes ele começa filósofo que é né estudioso ali de de filosofia ou era né agora falecido de filosofia teologia apologética ele começa com silogismo ou seja com raciocínio mais filosófico e aí ele vai trabalhar o primeiro ponto e eu vou trabalhar alguns pontos do geisler e do rach onde eles vão defender o conceito de inerrância tá o primeiro deles eu eu já entreguei que envolve a ideia da natureza de Deus e a inerrância Ou seja a maneira como eu enxergo Deus Vejo Deus
entendo Deus irá inevitavelmente impactar positivo ou negativamente na minha concepção de inerrância então o geisler usa um silogismo muito famoso e muito básico assim mas importante né que é o seguinte então primeira premissa Deus não pode errar segunda premissa a Bíblia é a palavra de Deus conclusão portanto a Bíblia Não pode errar Ora se as duas premissas são verdadeiras logo segue-se que a conclusão também o é depois o geisler e o Rot vão trabalhar a a questão que envolve a natureza da Verdade e da inerrância porque quando nós falamos se há erros não há erros
e tal é verdadeira não é nós temos que entrar na questão da verdade o que que é verdade então o o geisler e o Rot vão dizer que a verdade é aquilo que corresponde a realidade e o erro é aquilo que não corresponde à realidade então Eh pode-se dizer em outros termos que é verdade na afirmação dos [Música] inerrancia realmente que há erros existem aparentes erros então nenhum inerrancia total né Eu não nego que a bíblia tenha aparentes erros e aparentes contradições mas são apenas aparentes se você fizer um estudo mais detalhado minucioso na questão
linguística exegética gramatical histórica geográfica entender a mentalidade da época você verificará quem se ela não tem erros tá então esse é outro ponto vai lá rapidinho aqui só para entender você nesse não tem erros só pra gente voltar um pouquinho nesse ponto aqui para ficar um pouquinho mais claro pois não quando você diz que a Bíblia não tem nenhuma espécie de erro e o que tem é aparentes erros e que eles são dissolvidos com um estudo meticuloso você fala inclusive da Bíblia que nós temos hoje nas mãos ou seja nas nas próprias traduções então que
você disse anteriormente que os autógrafos né não tinham erros isso perfeito mas você então defende também que as cópias preservaram de forma bem fidedigna o texto e as cópias em si também elas ou seja e depois de toda a crítica textual na junção de todas as cópias ou seja o texto bíblico que nós temos hoje ele também tá is isento de erros eu defendo que as cópias isso mencionei acho que tempos atrás né essas cópias por meio delas você pode chegar a reconstrução de mais de 99% não 100% necessariamente mas mais de 99% conforme inclusive
o erudito de grego e Robertson já dizia antigamente e outros além dele dá para nós chegarmos nesse nível de exatidão tá então é isso que eu defendo não estou dizendo de novo que cópias não tenham erros Elas têm traduções não estou dizendo que elas não tenham erros tem tem erros né claro que tem mas por meio dos milhares de manuscritos e variantes textuais quer vétero quer neotestamentários nós podemos chegar a uma precisão ali de exatidão que Beira quase os 100% em torno de 99% é isso que eu estou aqui dizendo viu fechou continua então ficou
Claro fechou fecha parênteses muito bom maravilha aí tem outro item do geisler e do Roach onde eles vão dizer Bibo o seguinte algo sobre a a natureza da linguagem e a inerrância então sobre esse assunto tem duas questões pelo menos que são fundamentais pra nossa conversa aqui então em primeiro lugar aqui é uma questão bem delicada né também filosófico teológica Qual é em primeiro lugar a linguagem é capaz de transmitir um um significado objetivo e é capaz de de transmitir a verdade em segundo lugar a linguagem é capaz de transmitir a verdade objetiva sobre Deus
e Aqui nós temos que fazer Obrigatoriamente uma diferenciação entre o que é objetivo e o que é subjetivo tá algo objetivo é algo que é o que é independentemente das crenças conhecimentos convicções e valores de uma pessoa então quando eu digo a grama é verde Ah mas eu não acho mas eu não percebo isso aí o problema é seu se você não acha não percebe a grama é verde foi Verde será Verde independentemente do que você acha é um valor objetivo né olha aí mas o chesterton disse né o chesterton disse que a gente vai
ter que ficar provando aí pra galera é Exatamente exatamente a ilustração é extraída dele exato por outro lado algo subjetivo é algo que depende de pessoa para pessoa e que portanto é relativo então você pode dizer por exemplo você mora no sul né você pode dizer olha as melhores praias do Brasil estão no sul eu moro no sudeste é claro que eu não vou me atrever a dizer isso porque eu não acredito nisso eu poderia dizer as melhores praias estão em São Paulo é verdade que tem praias muito lindas aqui o Batu e outras mas
eu não me arriscaria outros irmãos nordestinos vão dizer não as melhores praias estão na costa aqui do Nordeste essa é uma questão de gosto Então nós temos que diferenciar O que é objetivo O que é subjetivo então de forma simplificada essa questão ou ou talvez nem tanto assim simplificada essa questão sobre a natureza da linguagem e da inerrância ela vai nos guiar até o problema da acomodação Divina que é o seguinte como é que pode Uma Mente finita e com uma linguagem igualmente humana e finita a linguagem humana né entender a verdade infinita ou seja
Deus e aí os os estudiosos medievais os cristãos medievais eles pensaram em três alternativas para isso quais são então no no conhecimento de Deus o o nosso conhecimento de Deus melhor dizendo ou ele é equívoco ou seja totalmente diferente do que Deus é mas se o nosso conhecimento de Deus é totalmente diferente do que é então não houve Revelação por meio da Bíblia houve uma ocultação então como assim então por que que que Deus inspirou os autores a escreverem algo aponta Diferentemente ou totalmente diferente daquilo que Deus é para mim não faz sentido a segunda
leitura vai dizer que o nosso conhecimento de Deus é unívoco Ou seja é exatamente da mesma forma que Deus é bom aí nós também vamos ter esse problema como que criaturas finitas como nós humanos podemos conhecer a Deus totalmente E aí uma terceira leitura é o nosso conhecimento de Deus é análogo ou seja ele é semelhante a como Deus é não idêntico mas talvez por uma combinação de um ou mais desses elementos é que nós possamos chegar a essa conclusão E aí tem outras tantas coisas né Tem um argumento aqui que eu não sei quanto
tempo ainda tenho para falar você me dá um toque manda bala manda bala não vai lá é é é o geisler e o Rot eles usam mais alguns poucos argumentos e são salve engan aqui mais um dois mais dois elementos aqui dois ou três né dois deles um deles nós já citamos que é a natureza da hermenêutica e a inerrância né a natureza da hermenêutica e a inerrância então o próprio geisler e o Rot vão dizer que que hermenêutica e inerrância são coisas distintas é óbvio né a inerrância trata da natureza da escritura enquanto que
a hermenêutica trata da interpretação das escrituras por que isso é importante pro debate da inerrância oibo e também falando para todos os queridos ouvintes porque aqueles que por exemplo negam a inerrância muitas vezes adotam uma hermenêutica problemática relativista né defendem uma série de valores pós-modernos relativizam à verdade diminuem Deus o conceito de Deus e as coisas de Deus então esse ponto é muito importante e aí envolve o que a gente mencionou antes sobre essa relação entre a hermenêutica e a inerrância o Artigo 13 da declaração de Chicago sobre inerrância bíblica ele vai dizer só vou
ler uma partezinha dele ele vai dizer afirmamos que o texto das escrituras deve ser interpretado mediante exegese histórico-gramatical eu defendo essa perspectiva mas claro eu não ignoro que você pode ter elementos adicionais metodologias interdisciplinares contempor oras tradicionais que possam contribuir na antropologia na Sociologia na arqueologia na linguística comparada que podem ajudar e lançar luz sobre uma leitura exegese e interpretação eu diria mais adequadas da Bíblia ok e por fim O Último Ponto que é interessante que geisler e o r levantam isso envolve mais uma analogia envolve a natureza da Encarnação e a inerrância Ou seja
a Encarnação de Cristo e a inerrância Então os iner istas eles vão por exemplo entender que há uma uma profunda relação uma estreita relação entre a palavra viva de Deus ou seja Cristo o verbo encarnado e a sua palavra escrita a Bíblia ou seja a partir disso os inerrancia do geisler e do R né eles vão argumentar que da mesma forma que Cristo é Divino humano e humano e é uma pessoa sem pecado da mesma forma a Bíblia também tem uma natureza Divino humana que foi o que nós mencionamos minutos atrás e portanto ela não
tem erro evidentemente mais uma vez nos seus autógrafos ou manuscritos assim chamados originais Então esse é um resumo tá tentei ser Ultra breve no resumo do pensamento do geisler e do rach acerca desse assunto hoje também tanto né tão debatido e debatível que envolve a inerrância das escrituras Professor Muito obrigado cara foi um ótimo resumo Gente esse livro lançamento da editora a vida tá a inerrância das escrituras confirmando a exatidão das escrituras para uma nova geração é lançamento da editora vida que tem inclusive o selo vida acadêmica é um selo que a editora vida está
trazendo aí novamente já teve e agora tá lançando coisa nova nesse selo já falamos aqui do livro da Editora Vida sejam minhas testemunhas um baita livro também que é desse selo e merece ser lido e conhecido e se você quer entender a inerrância bíblica na Perspectiva Total plena sem sombra de dúvida este livro do geisler ele vai ter contexto histórico bíblico e teológico tá bom é um livro dividido em três partes que ainda consta com um epílogo tá que é um apêndice Você tem os signatários da declaração de Chicago sobre a inerrância bíblica e o
apêndice dois é inerrância evolução teísta e biologos tá ele vai discutir ainda esses temas né inerrância bíblica diante daqueles que defendem a evolução teísta biologos e tal é o biologos se eu não me engano é o biologos acho que é do Instituto do daquele que fez o Genoma Humano né se não me falha a memória o Francis Collins eu acho que ele que é o Instituto Collins né Isso é eu acho que é dele o Instituto né enfim gente ó um livro para você conhecer essa perspectiva inclusive defendida aqui pelo nosso convidado vailate eu acho
que é muito legal para você se aprofundar tem um pouco de discussão também ali na parte dois onde ele vai interagir com outros autores tá aí para você adquirir esse lançamento da editora vida o link está aqui na descrição neste PTC 540 que você acha no nosso site bibotalk.com e também no YouTube Você tem o link Spotify geezer e outros Apps de POD pod cash o link não vai a gente já tentou arrumar e não conseguiu então quer o link para comprar o livro tá aqui em bibotalk.com é só jogar btc 540 no Google que
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um próximo evento contexto se Deus assim permitir Muito obrigado Deus abençoe a todos amém que assim seja e galera voltamos a semana que vem se Deus quiser e assim permitir Fiquem todos na paz do Senhor [Música] Jesus Foi editado por bibotalk Produções
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