o Olá 3º ano ef dentro do BF de disciplina fundamentos filosóficos e sociológicos da educação nós estamos falando nessa sequência de vídeos sobre o professor e sociólogo brasileiro florestan Fernandes que à semelhança de outros sociólogos que nós já comentamos faz uma análise da sociedade mas se ele tem como centro de estudo nosso país então ele análise de certa forma como se deu a transição do Brasil monarquia como se deu a estruturação do que nós passamos a chamar como República Federativa do Brasil desde a proclamação da república até essa transição gradativa de um país agrícola passou
a integrar o sistema mundo do sistema capitalista eu vou comentar com vocês hoje uma obra muito famosa por polistan que a obra a um hambúrguer no Brasil a na parte da 22 daquela apostila grandes o professor solicitan e tá também na apostila aula 18 quilos Enviei via Clécio então vocês podem me acompanhar tanto pela apostila pagina da maior dela ou pela apostila pelas apostilas menores bom ele falou que não porque as no Brasil também uma obra de 1935 é uma obra recente e ela tem como característica como pergunta principal não é podemos dizer que No
Brasil existe uma burguesia ou a burguesia nos termos que o Marco eu ainda os propuseram é um canal no típico apenas do Velho Mundo e dos Estados Unidos e o florestan ele vai tá chá de modo assim bastante Claro não é porque a burguesia brasileira conforme expliquei em vídeos anteriores é dependente das burguesia e nos Estados envolvidos que nós podemos negar sua existência então para a florestan Existe sim uma burguesia atuando no Brasil Claro é uma burguesia que ela se limita ao vez por opção própria do embate com as outras burguesias né uma burguesia que
ela é subordinada ao meio externo é essa perspectiva né o florestan fala ali na página 22 da apostila maior sobre ele que seria ilógico negar a existência do burguês e da burguesia no Brasil poder se ela poder seria dizer no máximo que se trata de entidade que aqui apareceram tardiamente segundo um curso marcadamente distinto do que foi na evolução da Europa na Europa já no final do 18 no final do 17 ou nos países na Inglaterra nós Já poderíamos falar de uma classe burguesa bastante atuante a evoluções aqui no Brasil processo de transição a grosso
modo ele ocorre a partir do final da monarquia quando o sistema vigente e seus parcela né por vários motivos o surgimento da burguesia no Brasil na perspectiva de croissant e também da história da corrente histórica dominante que narra nossa a nossa trajetória política econômica está associado a fenómenos como a proclamação da república como a guerra do Paraguai Ascensão do exército brasileiro que precisava é recrutar soldados né E se você tem um grande número de escravos Como que você vai recrutar soldados não sou da tem que ser alguém livre Então ali começa as inscrições para a
liberação da escravidão as pressões externas da Inglaterra principalmente que precisava de um mercado consumidor precisava de um sistema mundo então o fenômeno a oração começa a impor mudanças ao redor ao redor do mundo né Em que sentido não é viável ter uma ditadura não é viável tem uma monarquia absolutista não é viável ter um sistema escravocrata porque tudo isso também empecilhos ao consumo e a esse giro que a economia precisa ter para funcionar no sistema capitalista sistema capitalista é necessário que tem esse liberdades para compra e venda né que o país que tem uma ordem
tenha Como assim dizer uma segurança jurídica mínima para que possa negociar com os outros países não são fatores que te deu progressivamente Eu só Relembrando aqui para você o que que é no Brasil Ali no final da monarquia no Brasil dominada pelos chamados Barões Barões do Café da cana-de-açúcar normalmente esses balões e via em grande o cabo rurais em vários escravos E e essa é a sua atividade Eles não estão preocupados em desenvolver a a sociedade os mecanismos a preocupação deles é muito simples a produção para se manter no aumente ali numa vida de ostentação
enviar o filho pra Europa estudar e perpetuar essa riqueza comprar o máximo de terra possível e assim controlar toda a região então Os Barões por assim dizer eles controlam uma cidade pequena controla sua região determina como vai ser o voto né Eu boto ele vai as mudanças ali na década de 30 não vou chegar nessas nuances deixa o historiador que faça isso não o professor história de vocês que deve ser feito isso nos anos iniciais ele bom Resumindo a história é houve um acúmulo de riqueza ao longo desses anos essa produção a uma sobra o
tubarão e o Olá tudo pela reclamada e conforme ele vai sobrando ele precisa achar nem vim vestir-se dinheiro então ele investe o dinheiro na cidade a cidade vai se desenvolvendo uma classe de Comerciantes chega até o país Vale lembrar também que muitos imigrantes fugindo das guerras na Europa um pai países pequenos perseguidos Brasil recolheu muita gente o Brasil facilitou fez promessas afora foi lá no Japão fazer promessa de uma vida dos Imigrantes eu não tô eu não tô lendo aqui né Vocês terão apostila para ler eu tô comentando aqui para ter mais breve Mas se
vocês podem ver o que tá escrito aqui na passagem é bom então o Brasil faz promessa a vai nos habitantes da voz dos povos para você japonês com a promessa de riqueza italianos em Espinho e todo um complexo sistema vai se formando começa a formar Girl e as grandes centros urbanos e aí a burguesia vai se destacando cada vez mais vai surgindo uma clássico assim dizer são classes burguesas então revolução que ela é progressiva ela acontece a Rigor no século 20 o século é o período ali que a burguesia se estabelece bom ele se identifica
com os interesses latão por exemplo a Proclamação da República é uma uma proclamação no qual as pessoas fala a vontade do povo o povo exige isso mas na verdade eles não estavam muito preocupadas com a vontade do povo são mais ações isoladas é é válido dizer que o Brasil ele não é tão conformista como parece né que tivemos muitas revoluções quem estuda a primeira república a lei de 1889 terminar 930 vai perceber o tanto de revoluções Oi Bia ensinou o povo não aceitou tão calmamente mas essa ideia de construir um Brasil mano e ficar tão
ela foi ganhando força talvez de Getúlio Vargas tem um papel decisivo linhas também porque ele conseguiu ali congregar os interesses dos Gaúchos posteriormente aplacou a ira dos paulistas também com a constituição aí depois de um golpe de estado Então teve um pé de vários processos ali tenentista Farroupilha Bahia nada em fim consideração a gente pode ficar inúmeras configurações aí que tiveram como foco essa unificação do país esses questionamentos ao que era feito Canudos né interior ainda nos anos iniciais da República ali nós temos a revolta de Canudos também entre outras tantas É bom assim se
da unificação da burguesia brasileira na página 23 embora organizada através de uma ordem legal e política controlada de dentro e para dentro a economia brasileira produziu para fora e consumirá de Fora em outras palavras você produz os produtos agrícolas e você importa né é tanto que grande do importador que fizeram sucesso no Brasil é importa farinha de trigo por exemplo Matarazzo Martinelli já falei um pouquinho desses personagens que estão econômicos e Hamburgueria Então ela tá muito obrigada a gente comércio aí se transmitir né o porto de Santos tem a participação gigantesca as ferrovias também são
bastante utilizada para criar esta classe comerciante e fundar os grandes centros urbanos por assim dizer não dá não é um pouco exagerado né já que eles foram fundados a maior parte ali pelos e as contrações começaram ali mas desenvolver industrialmente processamento então é a partir desse século do século 20 que começa entanto quanto mais interesse ficar na página 24 o sonho dos Imigrantes de fazer América você tem que ser o cara tá lá na na Europa pouco a terra muito conflito escuta falar hora tem um continente novo tem tela perder em vista e o Brasil
é um país Continental né então o cara tá na condição péssima quer saber vão para o Brasil vamos Mas como que nós vamos lá o governo brasileiro está dando a passagem e diz que vão da terra tipo as capitanias hereditárias ali então a pessoa vai tentando fazer América para depois voltar para o país e voltar Rico ao país de origem né na página 24 os sonhos dos Imigrantes de fazer a médica e voltar aqui com o país de origem naturalmente os levar vácuo Oi e a utilizar Tais conhecimentos não é mais igual ao Barão que
trabalhava para gastar não é mais igual a nossa nosso costume indígena o indígena Ele trabalha para o Hoje ele pensa no olho não tem essa ideia de acumulação O imigrante trouxe pessoal são de acumulação e por isso ele conseguiu uma ascensão social mais rápida porque é como emigrante que sai daqui do Brasil hoje vai para os Estados Unidos ele não vai lá para se divertir para ele vai para trabalhar ganhar alguns dólares e voltar ao país para poder comprar as coisas e aí essa ideia de como de acumulação de Capital essa ética no trabalho ela
em certo sentido se destaca né a produção aumenta você quer trabalhar mais a toda uma linha de produção O imigrante já acostumado com as revoluções industriais já tinha passado por duas Revoluções Industriais já costumam o som de trabalho a lei trabalhista com a questão proletário burguês já acostumado com toda essa Pretória de questões que no Brasil a nova dá uma contribuição essencial não apenas na mão de obra mas ele traz uma nova cultura essa possibilidade de sair de uma classe entrar para outra é uma realidade eu sinto muito Martinelli por quê Porque o Martinelli alguém
que tinham como Imigrante pobre e que se destaca vai virar um dos grandes empresários então nos bairros Paulistas por exemplo carioca você ouvia muito expressões como a eu vou fazer igual Martinelli eu gostei igual ele pessoas querem trabalhar e progredir essa ideia do Espírito do Capitalismo né que eu já comentei com você sim ver que veio da reforma protestante no Brasil Espírito do Capitalismo está bastante ligado as figuras dos Imigrantes europeus e asiáticos é que chega no decorrer do século 20 jogo de guerra de conflitos e com a esperança que teria terra para produzir boas
condições é aqui vale um adendo né os japoneses foram super mal tratados aqui muitos deles voltaram os empregadores do Brasil achavam que era dom dos empregar deu Muita confusão né uma coisa você tem um escravo e da ordem para ele outra coisa é você queria tratar o europeu da mesma maneira que você tratou escravo eu pedi várias conflitos a se vocês usaram um pouquinho sobre a greve de 1917 e vão ter noção do que eu tô falando bom vamos finalizar segunda parte mais rapidamente possível é ali na página 24 ainda vai dos setores da população
interna não compreendiam bem a natureza trabalho é a mercantilização do trabalho como se fosse difícil ou impossível separar trabalho como mercadoria da pessoa do Trabalhador é o que eu acabei de dizer para vocês o o empregador ele tá acostumado a ter e no trabalhador a sua propriedade o escravo pelo código civil do império é uma propriedade semovente equivale a um animal como você usa um cavalo alguma coisa então quando chega essa ideia que você não é dono do Trabalhador Mas você é dono do tempo de trabalho em determinada constam por exemplo eu sou professor funcionários
do Estado do Paraná o estado do Paraná o que ele pode exigir de mim ele pode exigir que eu cumpro a minha carga horária na função de professor ele não vai poder falar assim ah você tá aqui vai limpar lá o banheiro dos alunos porque um aluno vomitou esta não é uma atribuição mas para o dono de para o antigo dono de escravo ele achava que era dono do empregado que podia bater o dia castigar o empregador hoje não pode faltar com respeito ao empregado gritar quem gosta de ar Obrigado achar que pode vir uma
mulher bonita vai poder mexer com ela ou então chamar o cara de v******** tudo direito se tiver algum problema no desempenho da função que está sendo executada é fundamental que o empregador seja capaz de dialogar foi empregado Olha eu não estou gostando da forma como que você está fazendo Professor Hélder cito as aulas estão assim precisamos debater acerca disso O que não pode acontecer são gritos ou coisa do tipo ainda hoje você vai ver é isso né normalmente empregado tem medo do patrão tem medo do gerente então é uma cultura que ela até hoje ela
não tem frente vô a ideia que o empregador é dono do empregado Não é bem assim é apenas uma relação comercial na qual empregados vende o seu tempo para uma função específica em contrato além daquela função ele não tem obrigação de executar bom Ah então é assim do fio de choques culturais dos Imigrantes trouxe para os típicos patrões de centros urbanos trabalhadores vende de algum modo a sua pessoa já comentei isso criando vinculações obrigações que ultrapassava relação perpetuando o telefone ali no patrimonialismo eu comentei isso com vocês para que vocês tenham compreendido na página 25
ali é o grosso das classes possuidoras dos livros econômicas militares e políticas já sob o estado novo e nas lutas com os últimos Governo de Vargas via o capitalismo de estado como instrumental funcional apenas para os interesses privados aqui tá falando um pouquinho sobre 1937/1945 é quando o que que o que que o estado que que os possuidores querem que a sua propriedade esteja garantida por mês então quando não tem um governo que vai pôr em risco essa propriedade provavelmente a tentar um golpe de estado e é o que acontece no Brasil o quê que
foi o a ditadura militar de 64 foi justamente o medo das classes possuidoras de perder e o que possuíam bater um peso próprio coletivamente os assalariados precisava melhorar sua base material de vida alterando assim o quê muito escreviam com o seu poder de barganha aqui o florestão acreditava que os trabalhadores e de um ganhar a consciência iriam melhorar iriam se associar mas não aconteceu isso bom ali na página 26 para finalizar esta obra configura-se despotismo burguês uma clara separação entre sociedade civil e nas tão daí resulta por sua vez que as classes burguesas tendem a
identificado nas Hamburguesa com a mão direito natural revolucionário de mandar absoluto que deve beneficiar a parte ativa e esclarecido do processo civil E aí fique participam da Ordem Social competitiva aqui a questão de como a burguesia espera do estado e os seus privilégios sejam mantidos e a propriedade que todo o sistema é algo naturalizado né o Marcos Fala em desnaturalizado em Deus também fala disso e aqui o florestão e faça uma análise as coisas estão Como estão quem que é manter as coisas como estão quem tem as fotos então isso aqui é um fenômeno que
eu já comentei com vocês que eu falei demais ciências eu não vou se me retornar é voltar aqui nesses conteúdos né o está batido e se diferencia e ao mesmo tempo fatura sua estrutura constitucional é incondicional de uma tal maneira que fica patente o que ou que se pratica rotineiramente uma democracia restrita routinely a democracia ele é literalmente um estado autocrático e oligárquico preserva estruturas e funções democráticas mas para o que monopolizam simultaneamente o poder econômico o poder social e o poder político e usa o estado para criar uma qualidade intrínseca da ordem legal e
política é tô lendo na página 26 graças ao qual o que é oligarquia e opressão pela maioria submetida o que que o decisão tá dizendo aqui finalizando esta obra Ela tá dizendo que o estado na prática e aí ele reflita indiretamente de aqui Soltou o estado na prática ele nunca vai ser democrático porque é para existe uma democracia plena o os cidadãos precisava estar em qualidade Econômica de poder econômico e poder social se ele tem poderio econômico poder social o maior que o outro o estado jamais irá ser plenamente democrático e aí eu peço para
vocês relembrarem isso julgamento que nós tivemos resistente de corrupção no Brasil e percebam como a impunidade ela até hoje né apesar de toda essa manifestação recente doença o trabalho que ter até hoje é uma unidade nas classes altas elas permanecem e você venha a classe Baixa ela fica na casa dela mostra lá vai preso por qualquer coisa enquanto que os grandes políticos grandes grupos econômicos estão soltos Paulo Maluf no em São Paulo não é para fritar um aí só porque mais de idoso roubou até não querer mais matou milhares de milhares de pessoas desde ando
recursos ele tá solto tá cumprindo Liberdade porque não tem condição Então é isso que ele tá dizendo enquanto não houver qualidade econômico e social é inútil falar em democracia é uma falácia falar em democracia na próxima aula falarei com você sobre a integração do negro na sociedade de classe e o que é revolução