Bases da Nutrição - Lipídios - Terceira parte Este é o terceiro vídeo sobre os lipídios onde daremos continuidade ao tema falando sobre o processo de digestão e absorção dos lipídios dietéticos. Lipídios Dietéticos Nos vídeos anteriores, vimos que 95% dos lipídios dietéticos são triglicerídeos Cerca de 4% são fosfolipídeos E os outros lipídios representam menos de 1%, dentre eles incluem-se o colesterol A parte lipídica dos triglicerídeos e dos fósfolipídios são compostas por ácidos graxos, que já foram estudados no vídeo anterior. O colesterol é um lipídio sintetizado naturalmente no organismo dos animais.
Por isso, apenas alimentos de origem animal contém colesterol. O colesterol é essencial ao funcionamento do nosso organismo atuando como matéria-prima para a produção de hormônios, da vitamina D e dos ácidos biliares. Nosso organismo fabrica a maior parte do colesterol que ele necessita.
Seguindo para o processo de digestão, vamos explicar como são digeridos e absorvidos esses três lipídios: Os triglicerídeos, os fosfolipídios e o colesterol. Digestão dos lipídios. O processo de digestão dos lipídios começa na boca, com a mastigação e a salivação.
A saliva contém a enzima lipase lingual que atua somente sobre os triglicerídeos. A saliva é um meio aquoso e os lipídios são insolúveis em água. Por isso a lipase lingual tem dificuldade de se aproximar dos triglicerídeos.
É a mastigação que força o contato. Apenas uma pequena parte desses triglicerídeos são hidrolisados pela ação da enzima na boca. Os demais lipídios seguem intactos para o estômago.
No estômago os triglicerídeos sofrem a ação da enzima lipase gástrica. A movimentação do estômago faz com que os lipídios sejam emulsificados com os sucos gástricos, facilitando a interação entre os lipídios e a enzima. Uma pequena parte dos triglicerídeos é hidrolisada sendo reduzida a um ácido graxo e um diglicerídeo até este momento cerca de 30% dos triglicerídeos foram hidrolisados o restante segue intacto para o intestino delgado junto dos demais lipídios assim que os lipídios chegam no duodeno ocorre a liberação de dois hormônios: A ENTOROGASTRONA e a COLECISTOQUININA A Enterogastrona inibe a motilidade gástrica para atrasar a vinda de mais lipídios dando tempo para que as enzimas entre em ação e isto retarda o processo de digestão de todos os nutrientes que estiverem no estômago.
A Colecistoquinina estimula a secreção da lipase pancreática e a liberação da bile, que foi produzida no fígado e estava armazenada na vesícula biliar. Os lipídios são então emulsificados pela ação dos sais biliares. Isso facilita a ação da enzima lipase pancreática que irá hidrolizar os triglicerídeos separando em dois ácidos graxos e um monoglicerídeo ou em três ácidos graxos ao mesmo tempo no intestino delgado ocorre a digestão dos lipídios e do colesterol esterificado os fósforo lipídios são reduzidos pela ação das enzimas fosfolipazes separando-as em lisofoglicídios e ácidos graxos Livres o colesterol esterificado é separado pela ação da enzima colesterol esterase separando o colesterol do ácido graxo conforme os lipídios foram sendo divididos em partes cada vez menores que foram se misturando aos Sais biliares formando pequenas aglutinações que são chamadas de micelas mistas assim ao final do processo de digestão dos lipídios temos os seguintes produtos finais ácidos graxos monoglicerídeos colesterol fosfolipídios liso fosfolipídios e vitaminas lipossolúveis esses produtos são levados pelas micelas mistas Até entrar em contato com os enterócitos que são as células das paredes do intestino onde eles serão absorvidos por difusão simples absorção dos lipídios dentro dos enterócitos os ácidos graxos de cadeia longa o colesterol e os liso fosfolipídios serão esterificados para formar novamente triglicerídeos colesterol esterificado e fosfolipídios esses lipídios juntos das vitaminas lipossolúveis serão reunidos numa lipoproteína chamada de quilomícron para serem transportados por serem muito grandes os quilombos são incapazes de atravessar as paredes dos vasos sanguíneos por isso ele seguem o seu caminho através dos vasos linfáticos onde atingirão a circulação venosa após atravessarem o sistema linfático os ácidos graxos de cadeia curta e de cadeia média são mais hidrossolúveis que os de cadeia longa e isto permite que eles sejam transportados pela circulação por isso eles não foram esterificados permanecendo em suas formas livres esses ácidos graxos livres são transportados pela Albumina e atingem a circulação através do sistema Portal aqui terminamos de descrever o processo de digestão e absorção dos lipídios no próximo vídeo falaremos sobre o Transporte desses lipídios e a função das lipoproteínas HDL, LDL e VLDL Se você gostou deste conteúdo inscreva-se no canal.
Deixe o seu like!