Aula 1 e 2, Medieval II Parte 2

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Esta mais aula online do curso de História Medieval II, do Curso de Graduação em História da Univers...
Video Transcript:
oi bom dia boa tarde boa noite para você que se encontra preferencialmente em casa é que o professor robson como os filho trago mais uma vez a continuidade mais um vídeo dando continuidade às nossas aulas de história em tempos de quarentena aqui eu continuo às aulas de história do curso história medieval dois tratando sobre o império bizantino no vídeo anterior nós falamos da crise do império romano da formação do mundo do império bizantino especialmente até o imperador justiniano e aqui nós estamos trabalhando basicamente com duas referências bibliográficas principais com michel um good a cidade de
constantina e bizâncio dois capítulos do livro bizâncio a ponte da antiga a idade média nós estamos trabalhando com hilário franco júnior e ruy de oliveira andrade filho dois autores brasileiros com os capítulos estruturas religiosas estruturas políticas o livro império bizantino daquela coleção da década de 70 o para 80 coleção tudo é história e preto zinho muito bacana sobre a império bizantino nós num primeiro momento trabalhamos mais comichão gordo nesse momento vamos trabalhar com hilário franco júnior ruy de oliveira andrade filho é tratando especificamente agora das estruturas religiosas dos estruturas políticas do mundo bizantino o império
bizantino que correção com as estruturas religiosas nós então estamos falando nós começamos na aula passada em do vídeo anterior falando das estruturas do ocidente romano da crise do império romano da maneira como cristianismo nasceu das ruínas do império romano olá tudo ou da decadência do império romano se solidificou no mundo bizantino também no mundo ocidental mas pessoalmente no mundo bizantino como parceiro do império romano com parceiro do estado ao mesmo tempo com uma série de conflitos com dificuldades nessa relação igreja-estado é impostas pelas por essas divergências entre religião e política que não é de hoje
evidentemente que estão aí para ser postos à prova a especificamente contratante de cristianismo então nestes séculos que se desenvolveu o cristianismo especialmente a partir da fundação da igreja católica no século 4 em 325 constantino a e aí se estabeleceu como a gente falou no vídeo anterior essa relação entre a entre a ortodoxia e heterodoxia seja aquilo que era que é ainda hoje oficialmente como é feito como sendo o correto como santo ortodoxo em divergência com aquilo que se entende e desde o período medieval se persegue como sendo heterodoxo ou herético hum a partir disso a
gente pode colocar que foi se desenvolvendo dessa separação entre ocidente e oriente entre império romano do ocidente eo império romano do oriente entre o mundo medieval dos reinos bárbaros da alta idade média que nós discutimos nos vídeos de história medieval um e esse mundo oriental que sobreviveu do império romano pelo menos mil anos é para além da queda do império romano ocidental se desenvolveu também pelo menos duas formas de cristianismo tá é ou dois modos de vivência do cristianismo que a gente pode colocar como sendo um cristianismo ocidental em cristianismo oriental e aí eu sinto
hilário franco júnior a página 19 que diz que mesmo aquilo que poderia ser o grande ponto de contato e os isolar irremediavelmente o cristianismo está falando isolar oriente o acidente ela é muito central nas duas civilizações ocidental e oriental a religião era vista processadas sentida de maneira diferente para os orientais sempre mais especulativos herdeiros das antiquíssimas religiões egípcias mesopotâmicas e da filosofia grega o cristianismo eram ao mesmo tempo fonte do sentimento à reflexão por isso envolvia a todos a palavra grega e clica igreja que lá seu sentido literal de comunidade significando o conjunto de fiéis
mortos e vivos para os ocidentais estão fazer uma paula então pros orientais a religião é vivida é entendida de maneira muito mais reflexiva tá isso onde vende religiões como o hilário franco júnior traz muito bem de religiões a que tem esse fundamento com o caso da das religiões gregas da própria filosofia e o egípcios mesopotâmicos que tem esse caráter muito mais reflexivo muito mais expectativa muito mais filosófico daí que esses embates teológicos são muito mais frequentes na igreja oriental do que na igreja ocidental ok então para igreja para os ocidentais de espírito mais pragmático por
muito tempo a religião foi vista como uma espécie de prática mágica que não poderia ser objeto de estudo de debates daí para eles a igreja designar uma hierarquia sacerdotal o grupo de pessoas que monopolizado comunicação ea negociação fertilidade saúde riqueza vitória e salvação com deus há portanto o ocidente e aí é um assunto que a gente vai discutir mais propriamente em história medieval um daqui a algumas aulas porque daqui a alguns vídeos é o ocidente desenvolveu um tipo de religiosidade a música mais voltado para o cotidiano mais voltada para as necessidades cotidianas como fazer uma
fertilidade a saúde a riqueza vitória é a salvação mas a salvação voltada para elementos práticos muito mais do que elementos filosóficos especulativos como de fato se desenvolveu o cristianismo oriental em todo caso fato aqui a o cristianismo tem importância central a religião tem importância central no mundo bizantino tanto também no mundo ocidental mas no mundo bizantino ela tem um aspecto fundamental que é o que a gente quer que eu quero estar com vocês aqui hoje então no caso do império bizantino então fator sendo ter é religião que fornece o fundamento do poder imperial a motivação
básica a justificativa da política exterior os temas o significado da produção cultural era ela que absorvi a parte considerável dos recursos econômicos que determinava o cotidiano dos indivíduos do nascimento a morte mas o que isso eu era daí a sua importância e sua razão de ser uma antecipação do reino dos céus uma cópia imperfeita mas que preparavam o homem para aquele para tanto deveria ser justo e crente mas e assim bizantinos explicavam fracasso político do império como ele fura dominado pelo pecado deus puniu essa cópia terrestre que se afastado dos demais modelos celestes destruindo a
interessante quando a gente pensa essas essa relação estabelecida não só no mundo bizantino mais principalmente aqui é que tá muito presente por exemplo a obra de santo agostinho que também é permuta é esse esse esse contexto de formado de de queda do império romano do ocidente sobrevivência do império romano do oriente de um cristianismo sistema de filosófico a essa ideia de que o essa especulação de que o mundo terra e no portanto o império é um é uma cópia mal feita mal acabada mas portal imperfeita do mundo perfeito que seria um do reino celeste o
império celeste do próprio deus o próprio cristo um autor que discutir isso muito bem não vai aprofundar nisso mas acho que serve muito bem para reflexão é e emule e um sociólogo que na sua obra a economia das trocas simbólicas do capítulo estrutura e dinâmica do campo religioso gênese e estrutura do campo religioso perdão ele ficou de um conceito que ele chama de efeito de consagração que a justamente essa tendência que o pensamento religioso tem de uma maneira geral de coloca como sendo terrena o computador de origem celeste coisas que são de origem terrena é
portanto a tendência é justificar o terreno pelo pelo pelo os cachorros os qual e manias pelo transcendente justificar as coisas daqui a partir do reino lá de cima do reino dos céus quando na verdade o reino dos céus ao tudo aquilo que se indica que se apropria como sendo de lá na verdade tem um copo de que vou dar alguns exemplos vai ficar um pouco mais claro pegando a demandar mais contemporânea quem assistiu o filme o leu a obra nosso lar de chico xavier a deve ter visto percebido algumas cenas interessantes quando andré luiz o
espírito chega no mundo do além encontra emanuel o seu seu receptor se eu não me engano é isso depois que se tiver errado me corrija nos comentários eu não vou arrumar outra para ele como que funciona o mundo de lá né o mundo pós pós morte dividido em ministérios e em funções etc intensidades né e aí o o espírito andré luiz famosa você mandou mas é é parecido com a terra e aí o não deu para não a terra é que aparecida por aqui a terra que uma cópia daqui isso isso é a própria frente
consagraçao aí você seja tá ideia de que o mundo daqui é uma cópia de lá e não contrário né quando a gente pega por exemplo durante todo o período medieval a a ideia de que nós somos servos de deus porque essa é uma relação celeste deus é o meu senhor e seu servo a ideia de que no final dos tempos nós teremos um juízo final o julgamento final e que deus será o juiz o cristo será o juizo o diabo será uma espécie de promotor acusando nos derem lembra do filme o da obra do auto
da compadecida de ariano suassuna deve lembrar disso bem né o diabo como acusador como sendo o promotor e o santos ou a própria virgem maria como como como o advogados né como defensores horas a gente parar o presente o suficiente para pensar é essas são as relações terrenas das quais se derivou esse pensamento religioso por exemplo a ideia de serve senhor é essencialmente feudal é do mundo feudal né a ideia o direito romano onde gestor cristianismo previa essas relações de juízes de acusadores defensor está previsto um dentro da juros romanos não seja essas relações esse
mundo transcendental foi criado a partir do mundo é real digamos assim do mundo físico no terreno e depois é eu quis dizer o pierre bourdieu a ideia do efeito consagração ou conhecimento de conhecimento é embutido importado nós e que o nosso mundo aqui é uma cópia de lá e não encontrar e que as relações sociais especialmente sociais políticas e subordinação as relações de dominação são justificadas mundo daqui porque no mundo de lá também são e aí então é interessante para a gente pensar e entender como que isso se dá dessa maneira aqui no mundo bizantino
então essa isso se dá dessa maneira e o elemento central dessa dinâmica é justamente a igreja católica que domina que é dita e que imprime a maneira como a religiosidade deve ocorrer se é que ela vai ser aceita para ela ser aceita na verdade com ortodoxa como é correta dentro do do mundo romano vamos lá pensando na igreja católica a igreja católica como nós discutimos no vídeo anterior era dividida em patriarcado ano de cinco patriarcados então roma o principal onde onde fica o papa é antioquia alexandria jerusalém e constantinopla o último patriarcado criado por força
de questões políticas criado e tem o seu patriarca como figura política extremamente importante no mundo oriental no mundo é bizantino e nesse momento então patriarca pra gente tem dessa cor do patriarca patriarca primeiro ele é a segunda pessoa mais importante do império ele só está baixo no operador o imperador ele não chega a ser considerado um semideus com constantino quis num primeiro momento mas ele é a figura central político do império mas o patriarca é a segunda o patriarca de constantinopla não papa percebam que o papa tem menos importância no império bizantino até e a
jurisprudência o flamejar a circunscrição dele está fora do império bizantino e o patriarca de constantinopla e esse sim ou é o cara né esse sim é o chefe da igreja local de fato aqui embora subordinado ao tava nem sempre concordância com ele como o resultado que a gente viu por exemplo o cisma do ocidente no cisma do oriente na que a gente vai discutir mais adiante então este o imperador é fazia a própria escolha do patriarca a partir de uma lista tríplice não é de hoje que a gente tem esse trips né elaborada por um
sínodo portanto uma reunião dos bispos o mais frequentemente acaba por indicar um quarto um homem é totalmente de sua confiança então veja essa relação igreja estrada né então quem escolhe o patriarca de constantinopla era o chefe de estado era o imperador daí a gente já tem uma tensão entre igreja e estado os bispos reunião indicavam uma lista tríplice de três nomes possíveis para ser escolhidos pelo imperador é caro imperador de extensão essa lista tríplice escolher um nome que lhe agradasse mais em função disso algumas algumas vezes foram indicados laicos portanto pessoas que nem nem clérigos
eram que ocupavam o mais caro mais alto posto da hierarquia eclesiástica sem jamais terem anteriormente feito parte delas seja muitos patriarcas de constantinopla sequer um padres é por conta dessas dessa ingerência política na sua intervenção dos soberanos os negócio da igreja era considerada legítima mesmo porque como nos conta o cronista do século 12 ele se julgavam os intérpretes infalíveis das coisas divinas e humanas certos de que nessas matérias não são inferiores a ninguém apresentando-se como intérprete juízes e definidores dos órgãos portanto é interessante perceber como que o essa ingerência do estado sobre a igreja é
legítima nem e assim como eu falei no vídeo anterior na primeira parte da nossa sala que aqui no brasil isso também foi legítimo pelo menos até 1890 durante o encontro que durou o regime de padroado régio né então essa relação é um certa forma indicada entre igreja e estado a igreja como sendo parte do próprio estado ela é um problema mas também uma solução em muitos momentos do mundo medieval outro elemento importante para a gente pensar a igreja e também é sua relação com o estado no império bizantino o play on e o que que
eu claro o claro então são os membros da igreja que fazem parte da sujeira aqui principal portanto que não são os fiéis aos fiéis são aqueles os últimos né eu brinco os alunos a titica do cocô do cavalo do bandido que nem apareceu no filme né são a último estágio da hierarquia eclesiástica são os fiéis porque acima disso e o clero aqueles que se dedicam é única e exclusivamente a igreja o que eu mandei no geral a gente divide e ainda hoje de o clero da igreja católica entre clero secular e clero regular tá a
claro circular é só aqueles que vivem nas paróquias a subordinar-se aos bispos até hoje então fazem parte digamos que atuam no mundo né tem um contato direto com os fiéis a thomas farol aqueles que lideram as pastorais são aqueles os padres é os clérigos estão na atuação direta com os fiéis por isso secular por que estão no século estão do mundo estão imersos no mundus clero regular já são aqueles que se afastam do mundo e vivem sobre uma regra própria própria perdão são os monges são os padres religiosos são os irmãos religiosos as freiras e
os freios frades dependendo da congregação dependendo hoje né ea congregação ou de ordem religiosa o falta então não existe duas ramificações de clérigos aqueles que estão atuando no mundo portanto estão ligadas a políticos estão ligados ao dia a dia a economia lembrando que na igreja católica até o século 11 não havia é celibato como instituição oficial e obrigatório é portanto um dos padres é se casavam tinha o direito de se casar e constituir família então são esses podem seculares agora outros padres regulares em são celibatários eles se isolam em comunidades em mosteiros em abadias em
como a gente tem hoje para acentuar em são francisco ordem de são bento os agostinianos e por iva ok então em função disso o prestígio do clero secular foi aos poucos de caindo portanto por conta da sua relação política da sua relação com a constituição de família portanto são mundanos no sentido é a muitas vezes até pejorativo e o ter e a popularidade do monasticismo portal do clero regular dos monges se levando do 120 patriarcas da história bizantina 13 foram laicos 51 clérigos seculares e 56 monjas portanto metade de clero secular metade de clero regular
e outros 13 somente 13 é a indicados pelos imperadores que nem parte do clero ela há poucos anos antes da queda do império em constantinopla existiam apenas oito igrejas paroquiais mas 200 mosteiros a gente tem uma ideia da quantidade de mosteiros de clero regular é ou seja dividir parte de pessoas de clérigos que se isolavam da sociedade e mosteiros e a tinha o seu poder no seu prestígio justamente por conta dessa visão de santidade justamente por terem se afastado do mundo que tinha entre as pessoas dentro do link e a gente vai ver que isso
é extremamente forte relevante que os católicos neste momento sobre o clero secular um quais são os principais problemas que são os problemas morais de bispos e párocos é desse desse clero secular para o que são os padres está que comandam as paróquias que são uma das principais circunscrições locais da igreja ok qualquer dúvida depois tiver dúvidas sobre essas questões não ficou claro coloca nos comentários ou os meus alunos me chamam nos grupos e a gente vai vou tirar umas dúvidas com vocês ok então a algumas citação do lado franco júnior página 15 algumas vezes patriarcas
precisavam combater a não residência isto é o ato de certos bispos e verem em constantinopla visitando suas dioceses apenas esporadicamente para receberem os rendimentos que gastavam mundanamente da capital um o primeiro problema desses bispos é seculares né eles viviam no mundo porque tava viviam reclusos e mosteiros e abadias e muitos deles não queriam viver dentro das suas dioceses para que não viveram na capital constantinopla e quando visitava as suas dioceses era só para receber o dinheiro as portas né que é de casamentos de batizados etc que são os rendimentos para gastar mundanamente da própria capital
como os bispos não podiam se casar ao contrário dos párocos a partir do século 12 eles passaram a ser recrutados exclusivamente entre os monges o que levou o nível moral mas baixou seu nível intelectual divididos em várias ordens e hierarquizadas leitor subdiácono de arco sacerdotes etc aqueles clérigos que viviam na sua paróquia com mulher e filhos autorizados a se dedicarem a tá os canais o campesinos para complementar seus maiores rendimentos muitos deles acabaram se voltando para atividades suspeitas usura o jogo aos padaria prostituição que de tempos em tempos os bichos procuravam reprimir então pensando essas
esses padres que viviam com suas famílias eles tinham ouvido comum sério arrume isso a fazer uma seus pregações etc mas viviam no campo de viu muitas vezes do comércio dependendo da cidade do artesanato então envie uma vida comum e cometia na visão cristã os pecados de um homem comum por isso tinha uma essa essa relação com essa visão por parte da população como moralmente inferiores aos monstros por outro lado o clero regular na verdade citando aqui a página 16 na verdade o estilo de vida monástico se revelará desde os primeiros tempos do cristianismo com eremitas
que se isolavam para escapar e as mudanças e levar a vida ascética portanto acesse o que significa afastado do mundo tá foi por isso aqui no oriente médio vários desses indivíduos foram viver ou no deserto ou em grutas ou em altas colunas construídas para este fim é o caso por exemplo de são bento o praticamente o um dos grandes fundadores da do monasticismo da regra monástica em um mundo medieval mas também um exemplo de maomé né que se afaste todo mundo para viver numa gruta com onde supostamente recebeu a mensagem de alá como a gente
vai ver depois que a gente vai estudando os povos árabes nas próximas aulas a usar giros e abusos porém levaram a organização de comunidades nas quais se passaram a valorizar a vida em grupo disciplinado e o trabalho por essas concepção nascida no século 4 com são basílio que influenciaria o modelo monástico ocidental de são bento no século 6º os monges monges dividiam-se um tempo entre orações trabalho manual e intelectual então basicamente que faz o que faziam onde e o que fazem ainda hoje na maior parte dos mosteiros um hoje é hora é colaborar é o
leva de são bento trabalha ali dentro do mosteiro recuso com os seus trabalhos manuais com plantações etc e reze né não faz mais nada basicamente atende a população muito remotamente com algumas missas com algumas algumas alguns sacramentos mas os monges monjas mesmo dia de mosteiros e abadias normalmente não faz meu tipo de trabalho comunitária fora do mosteiro é um o palmeiras para dentro do mosteiro ok a não ser esse tipo de celebração religiosa depois a gente vai estudar em história medi aqui história é uma história medieval e sinceramente igual dois nós vamos estudar fundação trazendo
da ordem franciscana é como que esses à vida regular então a vida monacal vai sair entrando no mundo novamente a partir da chamada as ordens mendicantes tá mas aí já é um outro momento um outro no outro o outro estilo de vida monástica já da baixa idade média ok então essa diferença é crucial para a gente entender esse credo religioso do ponto de vista a mentalidade religiosa alguns aspectos são fundamentais tá assim tu ainda página 20 lado foi com junior na sua essência a mentalidade cristã e bizantina esteve voltada para a questão da graça da
relação direta com deus isto é caracterizava-se por um acentuado sentimento de presença do sagrado entre os homens para os objetivos a deus fiz homem para que o homem possa se tornar deus é algo concreto e os seus amigos perseguidos assim buscava-se a fusão do material eo espiritual e daí apresente um acidente apenas a partir do século 12 então a antes antes uma ideia antes essa ideia antes de chegar no ocidente muito antes ela já tinha no oriente a ideia da que é muito própria também das religiões orientais quando a gente pega pareça pudismo hinduísmo essa
ideia da alto consagração da consciência da auto-reflexão a ideia de que deus se fez homem para que o homem se torna a se deus não seja de você fazer parte do mundo espiritual de deus que o cristianismo é entende uma lei muito distinta do budismo do hinduísmo entre outras religiões orientais por exemplo mas que no mundo bizantino isso tá mais próximo pelo menos mais próximo do do que do ocidente como a gente tem hoje que você dente que é uma religiosidade muito mais pragmática ah ah não respondeu-lhe para aí o que se refletiu por exemplo
na concepção de um estado que era uma organização celeste na terra como disse anteriormente um bizantino do século 12 sintetizou a questão dizendo que abre aspas não se pode chamar homem separadamente nem a alma nem o corpo é juntos que eles constituem a imagem de deus era separação matéria espírita muito mais próprio do ocidente e do oriente existe uma ideia de espiritualização completa do siena né vou entrar muito nesse pontos no a gente vai acabar entrando na discussão mais teológico mas que a gente pode entrar nos debates que vocês mesmos propuseram nos comentários aqui no
no youtube ou então nos grupos por causa dos meus alunos ok então a continuando um bizantino que eu já li por isso mesmo e essas públicas com a comemoração da fundação de constantinopla o coração do imperador nem as privadas como os aniversários festejado no dia de nascimento da pessoa ou no dia do santo cujo nome adotaram tinha caráter exclusivamente laico toda a festa é necessariamente religiosa então é uma uma a mentalidade religiosa ela perpassa toda a vida do sujeito dentro do império bizantino ok aí eu trouxe alguns elementos dessa mentalidade religiosa para gente pensar a
primeira delas é uma das mais interessantes é a relação com o tento né com a perdão qualitur gia a liturgia ela é uma espécie de atualização temporal isso é extremamente importante vejo página 20 e 21 essa constante presença do sagrado na vida humana transparece na liturgia o serviço público bizantina que muito mais do que a latina revive o evangelho de fato através dela recuperam-se fato da história sagrada dramatizadas te atualizados é fiel descobrir a própria verdade através da ação que ele vê se representada daí a falta a missa por três domingos seguidos acarretaram a pena
de excomunhão para os leigos e de posição para os colégios olha só que interessante então por bizantina a representação ela é muito mais mimética é o seja é a quando a gente fala fala disso eu lembro muito de um terço do ministério ead sagrado e profano um livro domiciliar de um fenomenólogo da religião importante que ele mostra como que a liturgia tem esse poder a quando apresenta é existe uma diferença que poderia dizer que ele quando o cristão celebra a via sacra ele está devendo uma representação teatral da da paixão de cristo então ele ele
revivia a paixão de cristo com uma representação está vendo alguém representar e se lembra do que deve ter sido a o que é diferente por exemplo da missa que aí no mundo oriental também no mundo ocidental ela tem esse relata que ela não é uma representação mais uma mimese ou seja um cristão católico aquele que entende o que é de fato a missa quando está acontecendo a consagração da eucaristia para o fiel católico crente católico a ali o próprio cristo está sofrendo a paixão de novo esse até que o pão se torne carne e o
vídeo tá no sangue então não é na verdade uma representação da paixão de cristo a missa é a própria paixão de cristo é como se nós no tempo atual fossemos transportados segunda liturgia católica da missa para o momento da crucificação e morte de cristo da paixão de cristo né então mas não rei vivemos como representação mas como mimese é como se fossemos transportados por aquele tempo e cristo naquele morre de novo né não é que ele sofre paixão de novo e aqui nós é o ponto do tempo em que houve a paixão e o nosso
tempo de agora se torna um só temos um cruzamento temporal uma atualização temporal aqui isso é importante porque por mundo bizantino quase todo o rito litúrgico era assim encontra o mundo ocidental a a missa tem essa essa escala tem médico e os outros e os outros sacramentos os outros rituais os outros são basicamente representativos aqui é por exemplo continuando aqui então a celebração do natal não é somente uma comemoração do nascimento de cristo mas ele realmente nasce com o rito enquanto no natal ocidental ainda hoje nós temos há no cristianismo um natal que lembra o
nascimento de cristo né com alguma isso algum esforço teológico e litúrgico a igreja ainda fala desse espécie de mimese mas para as pessoas de maneira geral é uma representação por bizantino ex' a duração temporal que eu falei da minha existe também para o natal do nascimento de cristo ou seja pelo ministério da litúrgico cristão é colocado um tempo dos acontecimentos bíblicos vivos como testemunha ocular nesse sentido o trabalho também a arquitetura das igrejas ortodoxa com imensa cultura representando o céu onde você coloca a pintura do mosaico o cristo pantocrátor ou seja o todo-poderoso observando os
seus fiéis ok a ou seja percebe essa essa esse essa dinâmica religiosa por bizantino é algo muito mais profundo do que pragmático do que que é o karatê kid sobreviveu hoje especialmente por católico em certa medida também boa medindo na verdade por um protestante que são mais tradicional e também protestante pentecostal não é muito diferente do que a gente vê no mundo oriental e ainda hoje na igreja ortodoxa arrumando é grega por exemplo católico ortodoxo grego eu não segundo elemento o templo em todo o ritual utilizando cores riqueza em profusão acompanhado por cânticos uma atividade
destinada a falar não há razão dos fiéis mas aos seus sentimentos e sem dúvida atingir os seus objetivos como testemunham os emissários de um príncipe russo falando dos ofícios religiosos assistido por eles na catedral de santa sofia catedral de santa sofia aquela que eu mostrei na no vídeo anterior na aula anterior na primeira parte da aula e que é o pano de fundo aqui quando eu volto a previsão mais panorâmico pano de fundo daquela catedral de santa sofia olha só que diz vai mostrar o russo é cronista da época ao presenciar um rito dentro da
catedral de santa sofia não sabemos se tivemos no céu na terra pois seguramente não tal esplendor o beleza e parte alguma da terra não podemos escrever os avós é só sabemos que deus mora lá entre os homens e que o culto que eles rendem ultrapassa o modo de adorar de todos os outros lugares não podemos esquecer tanta beleza fecha aspas o mesmo deverá acontecer nos inúmeros templos de tô te território bizantino só em constantinopla segundo judeu ocidental que a visitou no século 12 havia uma igreja para cada dia do ano só na cidade de constantinopla
então o tempo extremamente importante porque se o rito leva essa atualização temporal o tempo é o local onde esse rito uma dessa atualização temporal acontece acontece mimese perdão acontece então pensamos que o tempo a entrada do tempo é um lugar digamos que se na liturgia para ficar um pouco mais claro se na liturgia a o momento do tempo por exemplo nascimento de cristo da paixão de cristo se cruza com o tempo atual como se fosse um tempo só no templo portanto dentro da igreja para ver e bizantina o espaço do céu o espaço do do
reino de deus se cruza com espaço da terra percebe tempo espaço se cruzando nessa atualização temporal ou nessa atualização espacial é uma visão de tempo completamente diferente da maneira como o cristianismo ocidental desenvolveu tanto do cristianismo de hoje seja católico ou protestante protestante e evangélico de uma maneira geral então quando a gente vê a construção de templos ou aluguel de tempos em espaços profanos que depois se torna o profano novamente com esse mundo tempos lugar mostra a divergência isso não é uma crítica tá uma constatação análise é mostra a maneira com essa visão de tempo
ela é completamente diferente dessa que a gente tá importando aqui ok um elemento fundamental e esse sistema de interessante as relíquias tá a importância das relíquias por mundo bizantino a umas melhores e da cotidiano a presença divina entre os homens estavam no fervoroso culto bizantino as relíquias e nos milagres por elas produzidos o que que são as relíquias só para a gente entender a clínica é qualquer parte que sobrou a de um santo do próprio cristo como eu vou mostrar aqui para vocês alguns exemplos é um pedaço de roupa de um santo do próprio cristo
um pedaço da cruz de cristo qualquer coisa que sobrou daquele momento e daquele espaço daquele sujeito tido como sagrado ok a todos relíquias os pedaços de corpos de santos objetos que tinham sido tido contato com eles existiram em bizâncio a tal quantidade que causava admiração e inveja aos ocidentais aliais quando dos aqui dos cruzados que os cruzados realizaram constantinopla em 1204 pra gente vai voltar falo desses aqui com a gente vai explicando as cruzadas já no final do curso de história medieval dois dentre as riquezas mais cobiçadas e levadas para o ocidente estavam as relíquias
realmente a variedade delas possuem os bizantinos que possuem objetivos era espantosa de cristo tinham os coelhos a camisa a faixa o cinto as andares a túnicas uso diário uma garrafa com seu sangue na cruz os pregos a coroa de espinhos a coroa de espinhos a lança aos claro as pessoas acreditam ai que isso que isso é verdade pessoal é importante é salta existe a crença de que esses objetos pertenciam a cristo de fato historicamente não há qualquer comprovação da veracidade desses objetos só de relatos que a gente tem lugares que tinha um pedaço da cruz
de cristo na idade média dá para montar uma pelo menos uma floresta de cruzes né então e claro o comércio dessas relíquias ah ah o uso dessas relíquias do ponto de vista político inclusive para a igreja é imenso então a para te pegar qualquer pano que que encontrava-se soterrado nas ruínas de uma cidade antiga e dizer que pertence a cristo e vender se como se como se pertence a cristo daqui para ali então importante mas mais importante ainda perceber que as pessoas acreditar quem pertence a cristo que foi tocado por cristo ou foi algum santo
e por isso de um poder sagrado era uma presença divina no mundo ok possuir essa até mesmo a bacia na qual ele tinha lavado os pés dos discípulos e a toalha que ele usava porque que ele usará para os enxergar e também os cestos de paz por ele multiplicados e mesma carta assinada por ele próprio agora cristo sabendo escrever e assinando cartas enfim né sabe escrever possivelmente até poderia saber por conta da sua educação tempo no segundo os relatos bíblicos mas daí tem cartas escritas por ele muito bem da virgem por causa da virgem maria
tinha sim uma garrafa com o seu leite a tônica a sinta o manto em números santos havia fragmentos espalhados por todo interna joão batista tinha cabeça de um dente um dedo de são paulo e são mateus dos cabeças de são simão o joelho em são paulo a tíbia em santo estevão mão direita oi thiago braz a importância da maioria dos mosteiros de corria em grande parte do fato de abrigar em relíquias que por sua simples presença realizavam aquele espaço e seus habitantes temos os seus habitantes dos monges daí frequentes peregrinações aqueles mosteiros que ganhavam dessa
forma riqueza e prestígio por isso a morte de um e limita de vida santa produzir novas relíquias ea construção de um novo mosteiro para brigadas portanto a lugares onde essas relíquias ficavam eram as igrejas catedrais daí a sacralização total desse templo de cima desse lugar justamente pela presença de algo sagrado que elas relíquias os mosteiros e eram os mosteiros que enriqueceram muito mas vamos voltar a falar disso quando tiver falando do ocidente principalmente por conta de peregrinações e doações de fiéis em devoção essas relíquias eu trouxe algumas imagens que a gente ver dessas relíquias que
existem até hoje tá então por exemplo essa e aqui a relíquia da coroa de espinhos de cristo ela tá na catedral de bamberg na alemanha tá se alguém já foi alemanha bamberg não deixe-me conhecer a coroa de que a coroa de cristo tá é aqui é um pedaço da cruz de cristo tá que está na fazenda real em viena na áustria tá aqui supostamente um pedaço da cruz de cristo que ele foi crucificado um dos muitos que circularam na idade média essa foto aqui já tem aqui um prego que teria perfurado uma um dos pulsos
ou uma das mãos de cristo daqui o prego esse prego tá presente na catedral de notre-dame na em paris na frança em dia forma outro deve tá lá emprego de cristo e esse aqui ao hard rock né ali rock é o o cristo não é uma túnica usada por cristo que está presente na cidade de trios na alemanha ok sem contar por exemplo na alemanha não trouxe aqui a imagem mas eu postar mais coisas tive eu morei na alemanha por 1 ano e meio e fazendo meu doutorado parte do doutorado e conheci na catedral de
colônia a urna que contém os restos mortais dos 3 reis magos supostamente o restos mortais dos 3 reis magos é figuras míticas né evidentemente que o conjunto histórico não estou questionando a fé de ninguém mas é figuras míticas cujas relíquias supostamente estão lá e por aí vai né você consegue encontrar na internet procurar fotos de relíquias a encontrar os presentes dos três reis magos e ficando todo tipo que a igreja católica possui que são extremamente importantes principalmente durante o período medieval outro aspecto importante da mentalidade religiosa agora mais heterodoxo portanto fugir um pouco do que
é aceito dentro da igreja católica muffin é mas na prática circula muito é a magia e adivinhações presente miserável a não olhar para a própria furadinho mas é importante a gente falar o quê que é magia do ponto de vista histórico do ponto de vista sociológico magia é todo o ritual tá para além de harry potter a magia é todo o ritual de coação aos deuses com deus uma atividade estão todo ritual que se faz e obrigação determinada divindade uma determinada entidade age em favor o desfavor de algum é sociologicamente falando magia ok então um
sacrifício que se faz para que deus mande chuva um que a gente vê hoje nos no dia a dia as josé boss no caso da da umbanda e candomblé também ficar me chamar de macumba ah mas também me lembro aí da minha mãe que sempre colocava é um prato com um sabão em cima do telhado para não chover na época do meu aniversário para dar certo a festa né se chama superstição enfim nós são rituais mágicos está você obriga as divindades as entidades a fazer ou não fazer alguma coisa em favor dos favor seu ou
de alguém é por meio de rituais tudo isso é magia tá virar o santo antônio de cabeça para baixo para você casar tudo isso é sociológica me falando é magia tá então isso é presente na religiosidade popular e muito presente no ocidente muito presente no oriente muito presente na região cidade das pessoas de maneira ela tá episódios não era diferente por mais que pisam se tivesse toda essa religiosidade é especulativa e filosófica página 24 olha só esse clima de forte sobrenaturalidade de controle comunicação de constante comunicação com as coisas do além levou os bizantinos a
prática de diversas formas de adivinhação buscando saber o que quer dizer vá eles recorriam especialmente a astrologia interpretação dos sonhos também não praticados a bibliomancy ano para quem não sabe o bioma se aquela prática de que e é uma prática de adivinhação tá condenada aí para nós cristãos mais praticadas sem saber que é uma prática de fiação ou mesmo uma um ritual mágico de pão as pessoas e lógico é que os cristãos fazenda hoje né a bíblia aleatóriamente pega uma passagem lê para entendendo que aquilo uma mensagem de de qual é a mensagem que deus
tô te mandando aquele momento né porque é mágico que você tá fazendo um ritual e obrigando a deus eu te dizer alguma coisa né magia o principal do ponto de vista do neopentecostalismo hoje então é uma religião ou são religiões absolutamente mágicas enfim vamos adiante depois a gente pode retomar esse debate nas nossas discussões e acabe melancia ou seja abertura da bíblia ela caso interpretante é passagem encontrada de acordo com as dúvidas atuais do consultants a leitura do voo das aves que pela sua altura direção duração de cada acontecimentos futuros a aletria e o mancia
isto é o método se inscrever 24 letras do alfabeto na areia colocando-se grãos e cereais sobre ela e saltando soltando um galo que ao picar determinadas letras novas indicações desejada se há algo curioso mas não muito diferente daquilo que às vezes a gente vê a do hoje ela que hoje o nome daquele aquele jogo dos espíritos e colocar as letras né para poder formar palavras e dizer coisas enfim né se práticas antigas hoje talvez poucas pessoas fazem relações com grãos de milho e galinhas enfim dessas práticas mágicas passivas de consultas as forças sobrenaturais para as
práticas ativas de utilização daquelas o próprio jesus inimigos à distância era apenas um passo portanto a magia sobre forma cidade simas setor logo se tornou comum entre os bizantinos apesar de a igreja impor a seus praticantes cinco anos de privação sacramentos e o estado em algumas alguns casos condenados à morte ou seja a perseguição as as rituais mágicos sempre foram é grandes no caso a gente vai estudar depois a em idade média um no caso da turma aqui de idade média de dois a gente estudou o ano passado um texto do anúncio de organo falando
da religiosidade popular e do paganismo na alta idade média né então a maneira como esses elementos estão presentes no cristianismo por quando a sua fusão com outras religiões e por pelo fato de que as práticas populares a realização pessoal está sempre ligada a esse tipo de prática e ritmo de mágicas né e normalmente também sempre per e é pelas a para aquilo que as religiões costumam condenar tá bom isso do ponto de vista cultural ok agora dois elementos importantes históricos para história da igreja e sua relação com o estado são importantes do ser destacados e
que primeiro a chamada questão e colocou esta tá dá para entender a questão iconoclasta nós precisamos entender algumas questões importantes sobre igreja católica especialmente do ponto de vista da doutrina dos costumes da maneira como igreja católica lida com alguns elementos importantes a o primeiro deles é a questão das imagens né é uma questão importante especialmente de embate ainda hoje entre católicos e protestantes e católicos evangélicos e outra questão dos santos que também né do culto e veneração aos santos que também é um dos motivos aí de embate ainda hoje e desconfiança no mundo cristão para
com os católicos no início do cristianismo não foi diferente ok então vamos entender um pouquinho sobre a seleção das imagens sobre a questão do culto aos santos também para a gente chegará ao fato histórico que foi a questão iconoclasta que é fundamental a história do império bizantino que vão lá eu começo a citação de mexer um gole sobre essa questão do uso de imagens pelos cristãos é mesmo ali no início do cinema cristianismo a adoção de ícones com símbolos de estado em fins do século 6º foi outro sinal da transformação do império romano no império
cristão mas também um sinal da consequente transformação do cristianismo então a pro volta do século 6º o próprio império ou o próprio estado começou a utilizar ícones e quando significa imagens da imagens de santos imagens nas unidades cristãs o que marca bem essa entrada de vez do império no seu aspecto político seu aspecto de estado adesão completa inteira ao cristianismo a por outro lado também funcional de conseguir de controversa aqui a igreja primitiva você já a e na sua em seu momento anterior ao concílio de nicéia portanto anterior à criação da igreja católica de fato
ou nos seus primórdios via com muita desconfiança as imagens religiosas os cristãos limitavam-se a um repertório muito limitado é tomado de empréstimo aos judeus e aos pagãos só após a conversão de constantino a arte cristã da sua ganhar merecida fama mas continua havendo intenção suspeitos da arte para uso pessoal foi se aproximava demais da idolatria então a porque a questão é preciso entender é que boa parte das religiões do mundo antigo não no mundo clássico no mundo antigo seja ingresso se arruma ou nas grandes religiões orientais em boa parte das religiões não-cristãs não judaico-cristãs utilizou-se
por muito tempo das imagens e como forma de adoração e de culto aos deuses então os deuses eram representados nas imagens nessas imagens possui um valor sagrado nada muito diferente do que o cristianismo católico ainda faz hoje tá embora seja importante ressaltar a maneira como os católicos tentam diferenciar a veneração ao culto do uso das imagens o fato é que não há muita distinção sem perdão não há muita distinção entre a forma como o cristianismo católico lida com as imagens hoje e a maneira como boa parte das religiões e da vão com suas imagens no
mundo antigo tá e o fato é que o cristianismo a gente precisa entender isso nós continuamos isso é história medieval um e vamos discutir ainda nos vídeos de história medieval um com relação ao paganismo e cristianismo cristianismo ele quando é oficializado pelo império romano especialmente a partir do século 5º quando ele é colocado como um é comprometido no estado por teodósio quando nós falamos a no começo da aula na primeira parte da sala é é preciso entender que boa parte das pessoas que não eram cristãos passaram a ser obrigados a cerca estância isso não foi
muito diferente da maneira como os a igreja e líderes bárbaros na germânicos depois da queda do império romano do ocidente especialmente ali no ocidente forçaram os seus seguidores e os seus súditos a converteram ao cristianismo como uma forma de negociar politicamente com os romanos sobreviventes da queda do império nas regiões onde eles estavam então é preciso entender que as religiões pagãs se misturaram se hibridizar um com o cristianismo e o cristianismo vamos colocar com essa bem entre aspas a palavra cristianos um puro né o cristianismo original cristianismo primitivo em muitos diferencia daquilo que se tornou
olá seja católico ou protestante é augusto de idade média portanto que se derivou e formou cristianismo de hoje tá é porque esse cristianismo nós temos hoje é derivado de um cristianismo medieval que a derivado de da fusão desses elementos então não é difícil a gente percebeu alguns desses aspectos por exemplo quando a gente daqui a pouquinho já falei que se do culto aos santos e das ir no caso aqui das imagens porque ambos são elementos estão ligados a essa fusão do cristianismo com as religiões pagãs no com relação ao culto das imagens por exemplo é
essa esse culto as imagens ele é uma tradição das religiões pagãs que foi adaptada pelo cristianismo não necessariamente pela igreja inicialmente poder igreja enquanto o clero mas ela igreja enquanto o povo as pessoas que passaram forçosamente de uma religião a outra é fizeram essas adaptações e eu gosto de sempre trabalhar de dar esses referencial imagina se nós fossemos conquistados agora para exemplo no estado islâmico é e esse estado islâmico obrigasse a todos os brasileiros se tornarão muçulmanos é quem não se tornasse muçulmanos teria degolado que não se torna acostumando seria mutilado seria enfim é exterminado
imagina uma situação assim se você cristão por exemplo se você tem um processo uma outra religião que não islâmica e não quer morrer você publicamente vai adotar o cinismo né então vai para as mesquitas vai fazer vai guardar os jejuns pessoa mais fora de casa enfim você vai guardar todos os costumes e as leis próprias do islamismo mas dentro de casa no interior no âmbito privado você continua com mutuando a sua religião porque você sabe diferenciar aquilo que a sua tradição as suas crianças daquilo que foi imposto pelo estado é se você saberia não é
você que tá me escutando você enfim que a cristão seria fazer essa diferenciação os seus filhos talvez soubessem né convivendo com você mas à medida que se fossem crescendo na sociedade islamizado da ele iria progressivamente fazendo algumas adaptações os seus netos também farão adaptações ainda maiores os seus bisnetos que dificilmente teria o contato com o diretos com você já faria uma adaptação quase que completa e daí o tratamento em diante enfim os seus descendentes fariam essa mistura porque eles não conseguiriam separar aquilo que é o culto tradicional da família daquilo que é imposto no estado
e tudo vai se tornar uma coisa eu só então eu tiver fazendo imaginário para gente pensar o que foi a instalação do cristianismo então esses povos pagãos e se posso barbas foram obrigados a se tornar cristãos e fizeram essas adaptações e a igreja também para sobreviver tendo as pessoas tendo a população como o seu lastro social a igreja não sobrevive só com claro ela precisa do povo ela negocia e essas negociações acontecem vários aspectos que a gente percebe essa presença de elementos pagãos dentro do cristianismo então o culto as imagens é é muito próximo muito
próprio disso não é à toa que no chão golde aqui tá dizendo da página 38 que esse culto as imagens é do cristianismo cresce vertiginosamente a parte da conversão de constantina com teodósio então quê que proíbe outras religiões oficializa o cristianismo como religião do estado é esse o culto as imagens cresce ainda mais e as imagens é o santos tá quero aproveitar o gancho aqui que um outro assunto que a gente fala do santos no santos eles fazem parte de uma adaptação importante da igreja católica a essas práticas pagãs então por exemplo a você tem
uma série de santos ali do início zinho da era cristã é desse momento especificamente que não são hoje por exemplo reconhecidos pela igreja católica mas que estão presentes algumas fontes do mundo medieval desse primeiro mundo medieval por exemplo santuário de santo apolo e outras divindades do mundo pagão que são transformados em santos como uma forma de manutenção desses cultos legitimadas pela igreja então se inicialmente a igreja tapa os olhos para esse tipo de culto né que permite que permanece com imagens e com com figuras representadas desses das identidades das divindades pagãs posteriormente quando isso está
imbricado de e da prática cristã igreja cria as suas próprias os seus próprios arranjos teológicos para legitimar nessa essa prática tá então é muito próximo daquilo que o candomblé por exemplo fez no brasil é misturando a figura dos santos com figuras suas próprias divindades como por exemplo algum com são jorge ao cristo redentor com oxalá nossa senhora dos navegantes com iemanjá e enfim então essa esse culto aos santos é muito próprio desse período né uma série de santos por exemplo são absolutamente mitológicos em por embora ainda tem devoluções hoje na igreja não há comprovação de
sua existência real como é o caso por exemplo de são jorge com meu caso de são sebastião santa filomena e uma série de outros santos que não há comprovação de que tenha existido de fato ok então esse é o primeiro ponto importante aí a mexer um golo esse cão exemplo super interessante para a gente pensar em isso é a irmã de constantino continuar leitor de uma é a irmã de constantino consultou eusébio de cesareia eusébio de cesareia é um dos principais nomes da igreja católica nesse momento sobre a aquisição portanto é perdão portanto no século
4 sobre aquisição da imagem de cristo para devoção particular o clérigo repreendeu porque agora que cristo rei na reinava em glória só deveria ser contemplado na mente olha só a justificativa o giuseppe de cesareia para dizer que a irmã de constantino não deveria ter uma imagem de cristo é você já é mãe de constantino portanto criada dentro do paganismo e convertida é oficialmente forçosamente junto com o imperador queria manter uma imagem né portanto parte do seu culto tradicional as imagens do do paganismo dentro do cristianismo e seus vai precisar é vazio não é cristo reina
agora nos céus então não está mais encarnado se ele não está mais encarnado não tem porque fazer o culto as imagens imagine pensar e isso hoje como justificativa como argumento dentro da própria igreja católica então a mesmo com a decoração pública das igrejas mereceu aprovação de epifânio de salamina em mais ou menos em 403 um dos mais respeitados padres da igreja ele tem me dê o gosto popular por imagem se fosse um meio pelo qual pudessem se infiltra e do cristã as práticas ea maneira de pensar pagãs e isso pra ficar mais do que a
gente dizendo então houve a nessa igreja primitiva ou nessa igreja inicial uma certa resistência evidente as questões das imagens porque como dizia essa prática do uso de imagens ela vem muito da prática pagan forçosamente ou forçadamente o convertido ao cristianismo tá é claro que isso não é só a partir do concílio de nicéia ou de do édito de tessalônica de o perdão a gente teodósio mas a jade de dessa fusão de cristão com pagamos mesmo nós conversamos mais sinceras do mundo do primeiro e o final do mundo clássico nesse primeiro momento do cristianismo é como
como você pode pensar por exemplo da conversão ao arianismo é dos povos bárbaros germânicos ok mas sobre as imagens então ainda para gente refletir me os lados franco júnior para janta e novos seguinte todos os indícios sugerem que a decoração figurativa das igrejas e o surgimento de retratos individuais de cristo sua mãe e seus santos foram ocorrências naturais e espontâneos que se tornaram parte aceita a prática de devoção cristã a partir do século 4 especialmente portanto a partir da conversão dois estado ao cristianismo portanto forçando os seus adeptos também essa conversão é mas mesmo mesmo
século 6º continuava a haver dúvidas na hierarquia eclesiástica quanto à validade dessa prática portanto duzentos anos depois da oficialização do cristianismo no estado da 200 anos depois da criação da igreja católica e da profusão da perseguição as tendências heréticas portanto as três meses não aceitavam a a ortodoxia da igreja ainda assim havia dúvidas com relação ao uso das imagens e a girou inquietação a forma como as pessoas penduravam pinturas etárias nos santuários das igrejas e com isso mais uma vez perturbavam a tradição divina no entanto consenso é de que serviam a última finalidade de instruir
os analfabetos oculto por outro lado extrair um mais nos textos sagrados visto com como tendo um valor espiritual superior então é interessante que o uso das imagens uso das pinturas especialmente nas igrejas ao longo de toda idade média serve como uma espécie de instrução aos fiéis é que não se não são alfabetizados e portanto não tem acesso à leitura da bíblia mesmo na verdade mesmo os alfabetizados é dificilmente que não fossem clérigos teriam acesso à leitura da bíblia mas então as imagens especialmente então para essas pessoas que são analfabetas pessoas excluídas da leitura o texto
bíblico as imagens serve como uma instrução não é como uma espécie de alfabeto a essas pessoas alfabeto religioso as pessoas então tem sim também a sua sua validade prática dentro do mundo católico desse momento ok sobre o santos como eu tava dizendo agora a pouco eu volto uma situação interessante deixar um gole faz a 38 outros com tudo começa a vão aceitar que a decoração das igrejas cumprir uma último finalidade como de livros dos analfabetos como eu disse agora pouco o valor das imagens também ficou visível com o crescimento do culto a vários santos em
consequência a conversão de constantino porque ele encontra com essa conversão de constantino justamente por isso porque aqueles oficiais aqueles que o seguiam que foram obrigados a se converter ao cristianismo passaram a usada as práticas pagãs como meio de esconder ou das imagens e dos santos com ele e as suas práticas pagãs às vezes fixavam nos fixavam-se nas relíquias dos santos mas também sejam visualização dos santos em plena a flor da vida então e muitas vezes muitas vezes o culto aos céus se dava ao culto de suas relíquias portanto um pedaço de roupa um instrumento algo
tocado pelo santo um pedaço de cabelo alguma coisa que sobreviveu do santo é que era entendido que contendo um valor sagrado e mais muitas vezes era feita era exigido a imagem do santo como ele era em vida agora a antes a gente continuar leitura um um detalhe importante sobre a maneira como a igreja católica no disse para vocês ela ela se apropriou de uma devoção que nasce no popular que nasce nas pessoas nasce no povo é convertido forçosamente o cristianismo mas que não abandonar suas práticas pagãs e faz essa adaptação mas a igreja católica precisou
fazer uma renê do teu lógico que justificar a presença dos santos a no culto e na travessal e na doutrina católica tem medo é isso é só pra gente entender como ter igreja católica ainda hoje e fica oculto aos sábados bom a como ele comum conhecimento de qualquer pessoa que conhece em momento de cristianismo o cristianismo e também por isso que estamos no católicos a pessoa quando morre ela tem dois destinos ou a lógica se ela vai para o inferno dependendo do julgamento já está daquilo que ela fez em vida a no caso específico da
igreja católica a igreja católica tentou fazer uma uma justificativa ou uma entendimento do que fazer com as pessoas que não tinham pecados mortais o suficiente não tem uma conduta pecaminosos suficiente para ir para o inferno mas também não tinha uma vida exemplar a ponto de ir para o céu né como que igreja católica resolve esse problema ela cria na idade média especialmente ali na em meados do século no para o século décimo a figura do e o que é o purgatório purgatório para igreja católica em um estágio lugar espiritual em que a alma da pessoa
que foi aprovada digamos assim cair por céu mas ainda não tá pura o suficiente ela precisa passar purgar-se purificação entrar no céu e deu pra igreja católica mantém-se a divisão céu o inferno todavia aquelas pessoas que vão para o céu mas não estão prontas ainda porque em vida não conseguiram se purificar o suficiente elas teriam que passar por esse estágio e esse período de tempo de purgação portanto se purificação dentro do purgatório a estação depois chegar o céu se fala então o que que significa isso porque a gente tem a ver com o status porque
a você goste usar esse exemplo também sala com os meus alunos por que que eu não posso pedir intercessão a ao meu avô por exemplo falecido avô né bom meu avô faleceu por que que eu posso pedir intercessão a são francisco de assis mas não posso pedir intercessão ao meu alvo né se eu acredito em eu vou ter uma vida reta teve uma vida correta ele deve estar junto de deus eu não posso pedir para ele intercedeu diante de deus porque segunda igreja católica não há garantias de que dia sai por do purgatório é então
como ele não teve uma vida santa como ele não teve uma vida exemplar como não há indícios na vida dele por meio de milagres por meio de grandes realizações grandes feitos religiosos eu não posso ter certeza de que ele já saiu o purgatório está na presença de deus por isso eu posso pedir demissão daí a figura dos santos o santo então pra igreja católica teologicamente é aquele que a igreja católica é garantia para o seu fiel que já está na presença de deus e portanto pode interceder por ele junto a sua divindade ok então essa
é o arremedo o teu lógico que a igreja católica vai fazer ao longo dos séculos ele é de ml para justificar o culto aos santos que nasce do hibridismo entre o cristianismo eo paganismo no início já do período medieval ok posta continuando aqui a minha leitura às vezes eu já li perdão então na prática ouvir a princípio algumas hesitações sobre o papel das imagens no culto de um santo como vemos por exemplo na vida de são daniel o estilo o estilista e o este lhe ter exatamente ele foi um homem santos sírio que passou a
desempenhar em frente o papel na vida religiosa e política de constantinopla em meados do século cinco rejeitou furioso a tentativa de um dos seus admiradores dia de sua imagem numa capela privada e escrever uma história de sua vida enquanto vivo mas aceitou o satisfeita imagem de prata de si mesmo pesando mais de 5kg como oferendas de agradecimento pela família que curaram a diferença parece estar talvez no ano tem que o mônico mas o autor nem cogita isso a diferença parece estar em que na primeira ocasião o santo achou que o admirador tentava assumir o controle
da sua santidade santidade de enquanto na segunda a imagem para colocar uma igreja dedicada a seu culto esses episódios revelam que me ajudou está com cinco imagem tinha um papel talvez que ligeiramente controverso a criar na promoção do culto aos santos então esse exemplo de são daniel é extremamente interessante para gente perceber como o culto ao santo no culto as relíquias que estavam mais cedo ele teve um papel fundamental na vida das pessoas na religiosidade bizantina e católica também não acidente de maneira geral porque a as pessoas se apegavam na sua prática e ainda hoje
no catolicismo mais popular isso é muito presente as pessoas se apegam mais a devoção aos santos do que a própria divindade não falam de como crítica até porque eu não sou cristão não tenho obrigação nenhuma com isso de criticar o de defender mais é como análise importante que a gente perceber o papel prático não é pragmático do cristianismo popular ainda nos dias de hoje portanto aqueles que têm uma um papel de resolução na sua nos seus problemas práticos e cotidianos tem um papel maior e aí nos das pessoas enquanto deus está preocupado com a salvação
o santo para preocupado em em casar o santa tá preocupada em solucionar os problemas financeiros e resolver as causas perdidas em resolver em garantir uma boa colheita para todos os santos têm um papel é prática desenvolver no cotidiano das pessoas e magicamente falando segundo conceito que a gente abordou a pouco de magia a interessante pensar só fazendo um salto temporal aqui só pra gente pensar um pouquinho como por exemplo que o neopentecostalismo pentecostalismo mas principalmente o neopentecostalismo hoje é desempenho também esse papel e um deus muito mais pragmático que resolve problemas cotidianos especialmente financeiros e
por isso tem uma adesão muito maior de pessoas do que deus só preocupado a salvação só preocupada na vida após a morte inclusive abrindo um parêntesis é quem quiser escutar um pouquinho mais e refletir um pouquinho mais sobre academicamente sobre eu gostaria no neopentecostalismo oficialmente no brasil é tá para sair um episódio agora essa semana o nosso podcast no man história religião e sociedade meu e o professor jp silveira da ueg do caput por ar sobre esse assunto produzindo os 3 episódios aí é que vão sair em breve só discutindo o pentecostalismo neopentecostalismo no brasil
bom saindo do merchandising voltando aqui para aula então a esse culto o santos tem um papel fundamental na igreja católica mas o que isso tem a ver com que a gente tava falando da questão econoplast em si o que foi essa questão iconoclasta vamos lá é a questão iconoclasta então se trata de um problema interno dentro da igreja católica ligado também ao império portanto ao estado sobre justamente executo a imagem sobre o culto aos santos vamos lá se tu a página 27 28 no texto do hilário franco júnior muito mais sério porém para os destinos
do império bizantino e suas relações com o papado foi o movimento econoplast o que que foi isso esse representou a negociação da validade dos ícones portado as imagens pintadas ou esculpidas de cristo da virgem e dos santos na verdade mais do que simples imagens dos ícones são abre aspas uma revelação da eternidade do tempo fecha aspas a comprovação da própria encarnação a lembrança de que deus tinha se revelado a um homem e por isso é possível apresentá-lo de forma visível essa justificativa teológica para o uso das imagens é desenvolvida em meados século 18 em 726
portanto no século 18 contudo o imperador leão terceiro motivado por razões religiosas e políticas decretou que a adoração das imagens era idolatria e desencadeou por todo o império na sistemática destruição de ícones então vamo lá o que que essa questão iconoclasta começa quando o imperador ele é um terceiro que advém de uma tradição religiosa bizantina é muito mais voltada a religiosidade espiritualista e menos pragmática portanto com dificuldades da aceitação de sua uso das imagens da devoção aos santos imperador de um terceiro em 726 decretou que o culto as imagens eram era idolatria e que todas
as imagens do império bizantino deveriam ser destruídas essa esse decreto de lei um terceiro em 726 de um lado mostra a ingerir o estado nas questões religiosas como a gente discutir mais mais mas é no início da aula por outro lado há o problema é que ainda tinha essa essa discussão essa essa adaptação católica do uso das imagens bom motivadas por razões religiosas e políticas então e decretou essa a destruição das imagens por um lado isso expressavam o pensamento de uma corrente que achava incompatível a essência espiritualizado o cristianismo conviver com a materialização de personagens
sagrados em pedações papel ou madeira por outro demonstrar um certo descontentamento imperial com crescente prestígio e riqueza dos mosteiros principalmente possuidores e fabricante de ícones esse poder de atração que fazer jovens vestir em um hábito monástico tiravam do estado deputados marinheiros camponeses e pagadores de impostos assim a sociedade as intenções de rede a acontecer era reforçada pela interesse imperial e limitaram poder monástico perigosamente crescente então vamo lá a havia então por um lado motivação religiosa na lista da caneta de leão terceiro mas também está bem havia uma questão política que tava ligado ao poder dos
mosteiros os mosteiros é como a gente tava fazendo mais cedo sobre aqueles a diferença do clero regular do clero secular os mosteiros eles são muito prestígio entre as pessoas pelas razões que nós apontamos anteriormente e em razão desse prestígio a a migração a romaria das pessoas aos mosteiros para visitar as relíquias e para encontrar pessoas que eles tinham com santas é fez com que os mosteiros henrique e sem muito e outra razão do enriquecimento desses nós temos aqui as imagens eram produzidas dentro dos mosteiros e portanto vendidos por eles a própria igreja ou as pessoas
então a riqueza dos mosteiros e o advento é evidentemente o poder dos mosteiros crescia e criavam uma relação de tensão como estado o estado já tinha uma intenção com igreja secular portanto com o patriarcado e agora também tinha crescentemente uma relação de tensão com os mosteiros por outro lado mosteiro em mãos não pagam imposto nesse momento se não paga imposto e você tem uma uma devoção é crescente uma entrada crescente de pessoas de jovens para os mosteiros essa entrada crescente de jovens que os mosteiros ou seja muitos jovens muitos homens tornando monges homens e mulheres
você tem esses jovens que de esqueçam de se torna um monge e deixamos ser soldados deixam de ser marinheiro deixa de ser camponeses e principalmente deixa de pagar impostos então isso se torna um problema para os estados então a destruição das imagens é uma questão religiosa mas também uma questão política uma forma de a minar o poder os mosteiros resultado o que que aconteceu a quando essa esse decreto foi foi colocado em prática com tudo então voltando lado fraco já na página 28 a espiritualidade popular profundamente crente no valor religioso dos ícones portal das imagens
e na sua capacidade de realizar milagres reagiu violentamente a determinação imperial quando a imagem de cristo existentes no portão do palácio imperial foi destruída o funcionário encarregado da tarefa foi linchado pela população influenciada mas a iconoclastia portanto e colocou as tias significa essa essa oposição as imagens enquanto iconofilia significa a devoção a elsa o assim como o plástico passar a versão as imagens podia contar com um exército em sua maior parte formada por elementos originados da ásia menor como o próprio é um terceiro onde o rigorismo puritanismo religioso era uma e dessa forma o império
se viu envolvido em uma verdadeira guerra civil religiosa então basicamente que aconteceu é uma guerra civil religiosa tá o próprio exército sob o comando e apoiando as determinações do imperador leão no terceiro é fizeram sim a destruição de muitas imagens enquanto a população se revoltava e partiu para cima de si mesmo esses mesmos oficiais ou seja criou-se uma espécie de guerra civil dentro da própria igreja católica e dentro principalmente do império bizantino a resultado disso o econoplast sismo ou seja essa versão as imagens foi oficialmente reconhecido no concílio de ideia e ele é perdão e754
portanto 30 anos depois que começou esse problema violento com relação às imagens na igreja católica especialmente oriental se reuniu um concílio em eu e ele em 754 apoiado pelo outro imperador que sucedeu ele é um terceiro que foi constante no quinto e os e como perdão e os econoff luz o portanto aqueles que adoravam aqueles que que eram a favor do do curso as imagens foram severamente combatidos e perseguidos portanto proibiu-se a o culto as imagens em 754 conselho de hérnia o problema é que o conselho não contou com a participação da igreja católica do
ocidente então a lembrando que é isso nesse momento ainda só existe uma igreja católica só que a igreja católica na parte oriental do império bizantino portanto no império bizantino ela tem como seu principal líder o patriarca patriarca de constantinopla também tendo outros patriarcas como um dentro do império bizantino patriarca d e aí alexandria de antioquia de jerusalém a e o único patriarcado que é na verdade o principal patriarcado e o chefe da igreja fica no ocidente que arruma então o papa fica nossa ideia só aqui a a igreja no oriente portanto esses patriarcados todos se
reuniram e excluíram a igreja católica do ocidente o papai porque o papai não era contra a proibição do culto das imagens resultado a igreja católica ocidental essa o patriarcado de roma não reconheceu e não reconhece ainda hoje o conselho de ele ok criando uma espécie de cisma dentro da igreja católica não é ainda o grande cisma a gente vai falar daqui a pouquinho mais criou se essa relação praticamente sistemática quase como divisão e para na na prática uma divisão entre a igreja católica do oriente os patriarcados ea igreja católica do acidente o papado ok a
questão só foi resolvido de fato praticamente um século depois quase uns um ano de 843 quando foi convocado pelo poder imperial no oriente um sínodo de bispos se patriarcas que restabeleceu o culto as imagens é portanto o próprio império já um século depois para poder imperial convocou um concílio para conter as constantes revoltas que já duravam quase dois séculos da população em relação das imagens a permanência o culto das imagens e as se discussão essa essa esse inconformismo da população com relação a essa proibição restaurou o culto as imagens 843 é mas ainda assim evidentemente
é ele essa essa essa tensão e esse ranço criado entre oriente e ocidente entre igreja e estado com relação à questão dos ricos e questões as imagens ok a uma das consequências disso e portanto encerrar essa dessa a parte religiosa uma das consequências disso e um dos eventos importantes posteriores a isso aconteceu praticamente dois séculos depois tá que é o que a gente chama de grande cisma do oriente que aconteceu em 1054 então o que que aconteceu e 54 basicamente igreja católica do ocidente vi católica do oriente se separaram de vez tá então ouvir o
cisma de fato então houve um primeiro cisma 11 754 por conta da secção das imagens restabelecidas as regras se uniram novamente e 843 quanto se resolveu esse problema é mas a separação de vez entre católico e diz católico do acidente eles católica do oriente se deu no ano de 1.054 ainda hoje essa igreja essas igrejas são separadas né então nós temos a igreja católica apostólica romana e igreja católica ortodoxa grega né que a igreja católica do oriente em uma série de cultos católicos do orientais alguns ligados ao papa alguns ligados à igreja católica oriental é
uma ortodoxa grega mas tá vão entender o que que aconteceu quais são os motivos primeiro já existe um ranço entre igreja católica entre esse lado oriental esse lado ocidental da igreja católica então ele já não se davam muito bem desde a queda do império romano portanto quase quinhentos anos antes na verdade 500 anos antes é porque o desde que caiu império romano do ocidente o papado ficou praticamente isolado dos demais tá ter acaso então disso de lá para cá sãos é de ranço criado de problemas teológicos de problemas políticos entre as entre os dois lados
da igreja mas também existe algumas questões teológicas tá e algumas questões políticas envolvendo isso daí a principal questão teológica entre entre igreja católica do ocidente eo oriente que levou finalmente a essa essa cisão a principal questão teológica tem a ver com filioque smu tá questão de filhotes que que é isso filho quismo e monopa trismo né você também é o seguinte é e o fio quismo é o ocidente a igreja a parte ocidental da igreja católica defendia que o espírito santo vou volta aí naquela aqui do problema teológico que é a santíssima trindade né santíssima
trindade é um problema teológico porque uma questão é um acochambramento é um uma e sob o ponto de vista tava pode virar pessoal eu já fui católico e conheço bem a teologia católica questão de maneira geral seja academicamente seja do ponto de vista pessoal a santíssima trindade nunca foi muito bem resolvida a explicação é sempre um arremedo que quando fica difícil demais os próprios cristãos dizem que a ministério ponto né então esse problema teológico da do desses três deuses que são só da questão da santíssima trindade desembocou aqui quando a igreja católica precisava entender quem
era o espírito santo essa terceira pessoa da santíssima trindade e o espírito santo de onde ele vem então pera aí se deus pai filho e espírito santo deus pai deus filho e o espírito santo sempre existiram ou não né o arianismo dizia que não que o filho foi criado pelo pai e o espírito que ela pelo filho foi tão só deus pai a deus né o já uma série de outras vertentes do cristianismo acreditava em coisas diferentes como a gente veio a questão do monofisismo enfim uma série de outras heresias que a gente foi falando
nas aulas passadas é é a questão então que se colocava era o ocidente é considerado que adotou esse tema filhote portador é que pensava o filho focado no filho defende o espírito santo procede do pai e do filho então o espírito santo não é uma criatura de deus não é uma criatura do filho mas ele advém do pai e de vendo filho os monocristais portanto o lado oriental da igreja católica no mundo um patri é pai então defendem que o espírito santo só provém do pai então percebam a enquanto o filho organismo acredita que o
espírito santo ele advém da fusão entre as duas primeiras pessoas distantes maternidade o monopa trismo acredita que ele é de vem é unicamente do pai o pai a fonte a origem dessa terceira pessoa da santíssima trindade o que isso interessa na prática cristã de fato nada zero mas é uma this a lógica que é resultou numa discordância imensa entre os patriarcas do oriente especialmente patriarca de constantinopla na época fóssil primeiro e o papa na época leão no quero papo portanto do do patriarcado do ocidente os dois não se entenderam com relação a essa questão do
filioque mesmo e do mundo para turismo e um excomungou outro então papa excomungou o patriarca de constantinopla fosse primeiro e o seu patriarca de constantinopla se deu a autoridade papal portanto de liderança máxima da igreja na prática no oriente era isso comungo o papa leão no fazendo com que a igreja one piece uma para outra curiosidade essa esse essas comunhão mutua desses do papa e do patriarca só foi retirada mutuamente no ano de 1966 é portanto no céu bom então foram mil anos praticamente pouco mais mil anos de quase mil anos né 900 anos é
pouco mais de 900 anos de excomunhão entre igreja católica do oriente portanto ortodoxa grega igreja católica apostólica romana portanto ocidenta além disso do que estou algumas questões políticas são importantes para a gente entender tá só pra gente finalizar essa parte é primeiro o a palete é já apoiavam como a gente vive medieval um e aqui nos vídeos a gente vai tratar disso a próxima aula de medieval um que a questão do interior carolíngio o papado apoiou o sacro império romano-germânico desde carlos magno ainda ali no saco nome então a e o império apoiou o império
a criação de um novo império sacro romano-germânico portanto o ativo de recriação do império romano no ocidente a partir de carlos magno e não apoiou o império bizantino traz a questão política deixou a igreja católica do oriente e o próprio império bizantino por muitos anos mordido né revoltado com a igreja católica do acidente portanto com papado e por outro lado o papado em si não aceitava e vinha há muito tempo reclamando da da dessa postura e gente chama de cesar opa pista da igreja católica do oriente portanto da ingerência e da presença muito forte da
do das decisões do imperador dentro das questões religiosas portanto justificou a igreja católica do acidente justificou o césar o papismo como sendo um dos motivos dessa separação ea igreja católica do oriente a ingerência de carlos magno o esmalte uma perda do sacro império romano-germânico o apoio da igreja católica do acidente a esse não é o império bizantino ok espero ter ficado claro essa essa questão religiosa e vou fazer agora só pra gente finalizar uma breve exposição da parte política da estrutura política do império bizantino para a gente fechar essa discussão de império bizantino e entrar
a partir da próxima aula na civilização muçulmana ok então do ponto de vista político que a gente encerrar a aula é do ponto de vista político o império bizantino ele pode ser dividido em três momentos estão uma periodização oficial histórica que se faz ou pelo menos a mais aceita que é entre alto médio e baixo império com a gente fala de bizâncio isso é minas gerais o alto império respiro de formação do império bizantino portanto lhe ajuda a fundação de constantinopla pouco depois da fundação de constantinopla transferência do império ali no século 4º 330 por
volta 330 transferência de vez para constantinopla da sede do império romano até 610 n610 a ter um marco da do governo posso justiniano que a gente fala um pouquinho antes do sobre justiniano que marca esse período de formação de camisa cemitério bizantino e dessa apropriação da cultura oriental especialmente a cultura grega é ao mundo romano em que basicamente se desencadeou como império ok a esse seria o alto império médio império o período mais longo o período de várias crises que crises políticas crise rele e aí como é que estão mesmo da iconoclastia a questão do
cisma do oriente dos ser chamado grandicismo a gente falou a pouco enfim é esse período um pouco mais conturbado da história do império que termine 1204 quando os cruzados né na quarta cruzada invadem a cidade toma cidade de constantinopla é um marco para a história de constantinopla que usamos discutindo as aulas posteriores quando estiver falando sobre as cruzadas que é e o baixo império ali a ladeira abaixo já estão d1204 que é dessa invasão ocidental dos cruzados a cidade de constantinopla até 1453 que quando os turco-otomanos tomam a cidade de constantinopla novamente e decreta o
fim do império bizantino aquele conhece a periodização política em termos práticos né da organização política em si se tu me acha o lá franco júnior na página 38 é aquela primeira fase é portanto um ainda no alto inteiro o sistema administrativo dividiu o império em prefeituras por sua vez formados por diocese e essa província então a gente pode dividir aí assim como o brasil hoje a gente tem é a federação como um todo e cada cada aí tem as unidades federativas são os estados e dentro dos estados tem a cidade então é presidente falando executivo
presidente governador e prefeito no império bizantino também existia durante o alto império essa é uma formação semelhante na então a existe o império e o imperador esse império era dividido em prefeituras então seria como se fosse estados-maiores ou divisões maiores que tinha os prefeitos é o prefeito pretoriano bom e cada prefeitura possui as suas dioceses que tinha como líder um vigário então daí o nome ainda hoje adotada pela igreja católica da sua divisão em dioceses e dentro dos processos os as paróquias né com seus lugares e as essas dioceses tinham dentro de cada diocese cabia
por sua vez as províncias né cada província um governador ok então para impedir os abusos todas essas circunscrições em todas as circunstâncias circunscrições o poder civil estava separado poder militar então o ouvir cada um desses governantes ou seja o imperador não pegar um fórum integrado né desse governância então o prefeito pretoriano o vigário e o governador eles tinham poder civil mas não tinha poder militar eles não tinham poder sobre as forças armadas ok no entanto as invasões estrangeiras sem fim o sexto começar com sétima bem dizer o sassanids depois dos sacerdotes com os persas depois
os árabes tornaram necessário um novo sistema em função disso o imperador maurício e certas regiões do império criou os exarcados territórios cujos titulares os exarcas englobavam diversos poderes então a no século 6º por conta das invasões estrangeiras imperador maurício criou uma nova divisão em alguns lugares no império chamados exarcados né e cada exarcado possui um hesa que era o seu comandante que unia em si poder esse lins portanto organização civil dessa desse exarcado mas também poderes militares porque a sua função é fundamentalmente voltada à proteção do império das invasões estrangeiras invasões fundamentalmente o lei de
persas e de árabes depois ok então exato eu podia atuar sobre as finanças sobre fala sobre as obras públicas ea defesa ele não leva funcionários civis militares ao mesmo em mesmo eclesiásticos era um verdadeiro vício imperador então o exarca possuíam poder extremamente condensado centralizado em seja o poder jurídico sejam poder civil sejam poder militar é praticamente um vice imperador dentro de uma unidade menor do império ok é posteriormente com sucesso desses arcados um dele um momento a partir do século sétimo século 18 em que a o império bizantino substituiu essa forma de organização em da
maneira como estava colocado prefeitura de o sesi províncias para dividir em temas tá esse é o nome temas essa divisão temática não tem nada a ver com contendo a palavra tema em português hoje tá acesso à divisão temática praticamente funcionava como espécie de exarcados porto o dever e dividindo império a e fez com que fosse aperfeiçoando o sistema ao mesmo tempo centralizando o poder na mão dessas peças lideranças dos antigos essa arcas ok então o sucesso dessas experiências nas terras ocidentais do império levou à ampliação e aperfeiçoamento no sistema surgiram assim poucos anos depois que
o imperador era acrio os temas por tal regime o império foi dividido em sete grandes áreas militares aumentadas para impedir os desmandos por parte do seu chefe para 25 no século nome 31 se acontece então foi / redividido império em temas inicialmente sete mas como poder desses esses lideranças desses é preciso oficiais era muito grande para ele pediu para evitar perdão os desmandos desses oficiais esse número de sete foi aumentado no século nono para vir os temas e para 31 século décimo tá que ele tem trouxe vocês uma imagem pra gente perceber a no ano
de 950 como estava dividido o império bizantino em temas portanto em regiões é uma espécie de províncias vamos colocar assim que servia para pensar mais essa proteção militar civil e militar do império essas províncias eram de tamanho e importância desigual é com a de maior peso localizado na ásia menor em função de sua posição estratégica à frente de cada tema estavam estratego é o nome dessa liderança política de cada tema com poderes militares e civis as tropas instaladas nas regiões recebiam hereditariamente os lotes que cultivavam criando um laço muito forte entre o exército ea terra
defendida dessa forma cada um daqueles soldados camponeses eu tava com afinco para por sua própria terra protegendo todo o império de maneira muito mais eficiente do que é e as caras estáveis tropas mercenárias então vejam só uma das inovações importantes dos temas é portador dessa nova divisão do império bizantino foi que os militares instalados em cada uma dessas regiões recebiam terras né que tinham que era um deles e eram de direito hereditário aos seus filhos portanto a esses soldados lutavam com muito mais afinco do que a maneira como eram organizado antes como era organizado antes
mas que a gente conversa nariz né portanto as pessoas eram pagas a gente vai a gente viu é o ano passado em história medieval e vai ver ainda quem tiver acompanhando os vídeos nas próximas aulas que a ideia de recrutamento militar obrigatório é de depois da queda do império romano vai vir para cima com carlos magno né então antes disso basicamente esses exércitos são recrutados e no fio da ó são recrutados basicamente e por meio de pagamento portanto são exércitos mercenários e o cara luta ali contra confusão adversários por dinheiro portanto sem tanto total interesse
a não ser na própria de vida na vitória do país que ocorre está lutando com a criação dos temas esses exércitos recebiam terras em cada uma dessas divisões temáticas portanto eles passavam lutar não só pelo dinheiro mas principalmente pelas terras que agora era um deles deles dos seus filhos por tanto afinco na luta era muito maior percebe então essa divisão temática ela tem fundamento muito importante na nova organização do império bizantino por fim só pra gente falar um pouquinho aqui da figura do imperador né quem era o imperador esta figura de maior poder dentro do
império bizantino lá na página 32 lauro franco júnior e o seguinte também as concepções políticas de bizâncio estavam intimamente ligadas a sua visão religiosa do universo de fato o imperador dos antigos foi sempre visto pelo seu povo como espécie de vice deus uma manifestação visível da divindade assim como deus é regulador da ordem cósmica o imperador como seu prolongamento humano deveria ser o regulador da ordem social logo seus atos possui um caráter essencialmente sagrado então o imperador é importante perceber que nesse momento o imperador ele é dentro de tudo império bizantino desde de constantino ele
tem uma áurea sagrada tá então lembrando que até constantino portanto antes dele diocleciano reforçava-se a figura sagrada do imperador romano imperador romano era um deus propriamente dito o constantino quando se converte ao cristianismo ele não pode assumir essa postura de deus porque eu tinha nesse monoteísta mas ele se alto proclamava um homem mais próximo de deus portanto imperador não era deus mas eu não espécie de semideus um amigo muito próximo de deus dizia o próprio constantino os demais imperadores não tiver essa tradição de cm divinização do próprio então imperador era tido como aquele responsável pela
manutenção da ordem cósmica social enquanto a deus era o responsável pela manutenção da forma da ordem cósmica é o espiritual como que se davam essas relações do imperador com a própria sociedade com o mundo a bizantino de maneira geral a sucessão do imperador se dava ou por aclamação ou por escolha tá então é importante lembrar já falei isso em algumas aulas passadas mas é importante lembrar e embora hoje como principalmente com a com o imaginário constituído a partir da idade média a gente sempre quando eu falo do rei né a gente lembra do rei como
sendo uma figura é que passa o seu trono hereditariamente portanto quando o rei morre a sua seu primogênito o filho mais velho etc do mundo bizantino no mundo romano no mundo dos povos bárbaros germânicos a não existia uma hereditariedade necessária do imperador e do rei ok é o rei ele podia passar para o trono foi seus filhos desde que ele indicasse se ele não indicasse se ele morrer sem indicar essa poderia ser aclamado pelo pela elite principalmente pelo povo evidentemente que não um novo imperador e ele poderia indicar inclusive e sobrinhos ou pessoas de sua
confiança generais enfim então não necessariamente precisaria se é urgente não alice direito do primogênito como seu sucessor tomada em princípio voltando aqui na leitura do hilário franco júnior página 34 o imperador era eleito pelo senado pelo exército e pelo povo de constantinopla e como contudo não havia uma regra sucessória claramente definida ainda em vida o imperador coroava seu sucessor para que ele não fosse depois contestado dessa forma na prática fazia parte do poder do soberano do imperador escolher seu sucessor e constitucionalmente os eleitores deveriam aclamar o que quase sempre ocorreu quase mas nem sempre depois
de escolhido o imperador precisava ser coroado portanto confirmado pela igreja pois esse ritual é que lhe garantia o caráter sagrado pós-cerimônia acontecia desde o século sétimo na catedral de santa sofia quando não havia um imperador de vivo para coroar aquele que seria seu sucessor esse era feito pelo patriarca de constantinopla é interessante que a então a igreja é que coroa o imperador se a igreja não aceitasse a uma imperador contestasse ele por uma outra razão a legitimidade especialmente o seu caráter sagrado né que eu disse expliquei agora há pouco então essa sucessão era complicada porque
ela não era muito bem definidas constitucionalmente mas era de direito do imperador escolherá ainda em vida o seu sucessor isso abriu por uma série de golpes né que ocorreu muito dentro da história do império bizantino então voltando a situação do hilário franco júnior página 35 contudo a ideia de que o imperador eram era em última análise um escolhido de deus deixava aberta a porta para constantes golpes opa parece contraditório né então por que que se o imperador tem esse caráter sagrado portanto escolhido por deus é abre-se a possibilidade para tantos golpes o hilário franco júnior
explica realmente se um indivíduo conseguisse matar o imperador e assim tomar o trono ele era visto como um legítimo pois se acreditava que oi filha tá o feito por ter aprovação divina portanto se o cara é até alguém tentasse matar o imperador e conseguisse ou seja deus permitiu e se deus permitiu era legítimo que essa pessoa que matou o imperador assumisse o trono ao rei só que loucura o fracasso da tentativa porém pela razão inversa era crime de lesa-majestade cumprido rigorosamente com ela vai ficar morte logo por causa daquela que você pressão não é de
se estranhar que dos 107 imperadores existentes na história da televisão tim apenas 34 tinham tido morte natural oito na guerra ou presidente todos os demais tinham sido violentamente destronados assassinados ou mutilados olha só que coisa tão de 107 imperadores 34 morreram na guerra 34 pelo norte morte natural oito morreram na guerra e todos os outros foram destronados ou assassinados ou mutilados o trono estava aberta e excluindo-se apenas os eunucos os homens castrados usados usados geralmente na guarda imperial justamente por sua impossibilidade de ter herdeiros e portanto eunuco as pessoas cara castrado ele não poderia ser
passível de ser escolhido imperador se era regra cego também não podia ser imperador por isso muitos destronados foram utilizados dessa forma curiosamente então ao imperador não podia ser cego e muitos imperadores eram destronados dessa maneira o cara não precisava matar o imperador bastava pegar ele a casos adora falar com junior cita inclusive de esposas de imperadores que cegava os seus maridos ou dividir mães de futuros imperadores é que se agarravam um filho que fosse predileto do seu marido por acreditar que ele não seriam bom imperado é mas para evitar que ele fosse imperador a atual
além de cegos os hereges evidentemente não não aquele que fosse herege declarado não podia ser imperador devido ao seu caráter sagrado hades coisas religiosa era crime político portal não poderia mulheres não poderiam ser imperatrizes não com exceção daquelas que tomaram poder como interajo como como imperatriz o regente por estarem capacitados de era devido à impossibilidade de serem militares os sacerdotes então não havendo possibilidade de de um determinado dor imperador assumir porque era criança porque foi cegado pela própria mãe ou etc e algumas mulheres chegaram ao subir os tronos como regentes até que o imperador é
estivesse apto a ser escolhida e a por fim só pra gente encerrar algumas limitações ao poder do imperador basicamente sob um duas limitações o imperador eram os concílios portanto a igreja e o direito o imperador também estava submetido à lei ok não estava acima da lei não aquele página 36 aquele enorme poder imperial tinha apenas duas limitações estabelecidas pelo costume a primeira era um juramento que o imperador devia fazer quando do seu coração comprometendo-se a respeitar os decretos dos sete concílios ecumênicos e os direitos e privilégios da igreja então para ser coroado imperador ele tinha
que jurar é está sujeito aos concílios e aos privilégios da igreja por decorrência de seu poder sagrado imperador era fonte de todo o direito e o único legislador então a lei encarnada ou seja o imperador ele era o legislador então não existe divisão de poderes que evidentemente é muito recente tendo iluminismo de juntos que é a divisão de poderes entre o poder legislativo executivo judiciário não imperador era e ele ano legislativo porque ele legislação as leis e ele era o executivo judiciário porque ele também era última instância de julgamento das leis então contudo paradoxalmente o
direito representava a outra grande restrição autoridade imperial esta gerava as leis mas estava submetida a elas então uma vez que o imperador criavam uma lei ele estava também submetido a essa própria lei e não poderia criar uma lei e de se fazer essa lei ao seu bel-prazer segundo seus próprios interesses daí a grande importância dos códigos jurídicos bizantino especialmente corpus juris civilis organizados no começo do século 6º por ordem do imperador justiniano falamos dessa corpo jurídico é renovado pelo imperador justiniano esse código foi resultado de uma compilação do velho direito romano parcialmente cristianizado e adaptado
às condições da época meus queridos é isso espero que tenha ficado claro essa essas e não está aqui mais uma vez as referências bibliográficas michelin goodyear e lauro franco júnior espero que tenha ficado claro as colocações dessa aula é na parte da próxima aula então a gente passa a discutir dentro do oriente ainda mais uma outra civilização importante que a civilização árabe a última atualização orientação discutir mais para frente bem na sua frente ao império mongol mas a partir da aula que vem a gente fala de maomé e os muçulmanos espero que vocês estejam bem
e espero que permaneçam bem e até a próxima ao
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