Tenhase em mente enquanto você estuda pro próximo concurso do Banco do Brasil. Vamos falar sobre a nota de corte. Eu sou o professor Renato Filipini, sou coordenador pedagógico aqui da Nova Concurso.
Meu compromisso é trazer sempre a melhor informação, mais atualizada para te ajudar aí no caminho rumo à aprovação no seu concurso público, tá bem? para que você não perca nenhum dos conteúdos que a nova traz aqui sempre diariamente para você. Quero convidar você que ainda não tá inscrito, ó, não perca tempo, se inscreva agora no canal da nova.
Não se esqueça de ativar o sininho para não perder nenhum desses materiais, tá bem? Então bora lá falar sobre esse esperadíssimo, queridíssimo, mais uma vez aí concurso do Banco do Brasil, tá bem? Uma das dúvidas que a gente sempre responde, eu sempre tô respondendo, a gente faz uma live, faz ali nas mentorias, nas tutorias, né?
Sempre que a interação, uma das dúvidas que mais surge sobre qualquer concurso em Banco do Brasil não é diferente, é a questão da nota de corte, tá? Então o candidato ele fica ansioso pensando ali, nossa, quanto é que efetivamente eu preciso atingir, qual é, né, a nota que eu preciso fazer para chegar para ver se eu tô com, né, e eh quem tá estudando ali, tá fazendo o simulado, quer ver se alcançou aquela nota totalmente natural, tá? E eu gosto sempre de falar, nota de corte é algo assim realmente muito delicado de se falar.
Tem gente que sai eh fazendo previsões aí. Bem, o que que a gente pode falar de nota de corte? Primeira coisa, o que que é nota de corte, né?
Nota de corte é aquela nota e a mínima, né? Aquela nota que cujo o último candidato ali teve, tá? Qual foi a a nota mais baixa atingida por um candidato e que ele conseguiu ser aprovado neste concurso, tá bem?
Então, olha só, nota de corte, gente. Quando você pega alguns concursos aí que ficam muito tempo sem ter concurso, vou dar um exemplo, né? Concursos que tivemos recentes aí, Correios, Embrapa, CONAB, anos e anos sem ter concurso, bancas diferentes, conteúdos diferentes, nota de corte, ela vira um chute porque não tem, você não tem parâmetros para poder fazer fazer a conta, tá?
Já quando você tem concursos que tem bastante concursos próximos, concursos com mesma mesmo material, mesmo conteúdo programático, mesma banca, né? Sempre costumo dar dois exemplos aí, a PM e o TJ do estado de São Paulo, que tem concursos recorrentes, entre outros. Aí Banco do Brasil, dá para fazer uma uma projeção?
Dá. Banco do Brasil, nós tivemos alguns eh algumas seleções aí próximas umas das outras. dá pra gente fazer uma projeção, né, e e trazer aí, traçar, tá?
Então, olha só, antes de fazer essa projeção, eu quero sempre trazer aqui, lembrar a última informação que a gente tem, o concurso aí para escriturário, né, carreira de nível médio, ah, para as duas nomenclaturas, agente comercial e agente de tecnologia. Previsão do edital é em breve. Por quê?
Porque eh o último edital, que é o de 2022, já esgotou o cadastro de reserva de agente comercial que tinha esgotado primeiro e agora o de agente de tecnologia também já se esgotou. Banco do Brasil tem aí uma demanda grande de ah tanto por eh eh falta de funcionários em várias em várias posições, como também eh a o banco tá reestruturando aí as suas carreiras internas, criando novas novas posições e com isso vai fazer com que aquele pessoal que da e e de da carreira inicial, que trabalha ali no dia a dia, no balcão, atendimento ali ao público, vá a migrando para outras funções e vá surgindo necessidade constante aí do banco tá sempre contratando, ou seja, o banco tem que tá aí com sempre com edital aberto. Hoje o Banco do Brasil não tem mais quem chamar.
Então, eh, para isso, nós temos aí já a banca contratada até dezembro, pelo menos de 2025, o contrato tá feito com a CES Gran Rio. Então, a previsão aí do da das carreiras para nível médio completo, que é as carreiras a carreira de escriturário, né? Agente comercial e agente de tecnologia.
Previsão aí lá nos próximos meses, final aí, segunda metade de 2025, quem sabe no começo de 2026. Lembrando que o Banco do Brasil sempre surpreende a gente, não fala nada e solta o edital na praça, tá? Bem, então, olha só que que nós tivemos aí de concorrência neste último concurso de 2022.
Foram ofertadas no total 6. 525 vagas. Dessas aí, eh, foram 2.
000 imediatas mais 1300 cadastro de reserva para agente comercial, tá? Agente comercial, só lembrando, né? é aquele escriturário que trabalha ali no atendimento ao público, fazendo ali as vendas dos produtos, o atendimento eh do serviços aí do Banco do Brasil, trabalha nas agências distribuídas pelo por todo o território nacional, tá bem?
Esta lista se esgotou em primeiro lugar, a demanda é maior, foram chamados aí os candidatos mais rápido, tá bem? E aí nós tivemos também 2. 000 vagas imediatas e mais 1225 pra gente de tecnologia.
O pessoal que trabalha aí na área de tecnologia da informação, trabalha na parte de suporte ou na capital ou ou em eh Brasília ou na capital de São Paulo também, nos grandes aí centros de posicionamento de dados do Banco do Brasil, tá bem? Eh, nós tivemos aí a reserva de vaga, 5% para candidatos PCD e 20% para candidatos aí, pessoas pretas e pardas. Tá bem, joia?
Essas vagas foram as ofertadas. Como é que foi aí a demanda, como é que foi a procura por esse concurso? Nós tivemos aí cerca de 15 milhão de inscritos.
Natural concurso do Banco do Brasil com as remunerações que paga, com aí a possibilidade de trabalho em vários pontos do território nacional, não seria diferente. Só que daí vamos ler esses números melhor agora, tá? Foram 1.
300. 000 pra gente comercial e ah, pouco mais aí, tá? Mais de 1.
300. 000, né? E mais de 130.
000. totalizando aí o cerca quase eh 15 milhão e de inscritos aí. Então, a a a diferença realmente muito grande aí entre eh eh o cargo aí de agente comercial que que não exige o conhecimento, né, técnico da parte de de informática.
Bastante aí eh discrepante, tá? O número de inscritos, tá bem? Faltosos efetivamente na prova, tá?
47,6% deixaram de eh comparecer à prova o que é uma abstenção dentro do normal, tá? De um concurso grande como este. E aí a gente vem paraa nota de corte efetivamente aí a sua dúvida.
Primeira coisa, nota de corte do Banco do Brasil tem uma característica muito interessante que ele é um concurso que é dividido em regiões, em microrregiões e você se inscreve para determinada microrregião e por conta disso, por por a seleção sair, a lista sair por microrregião, a nota de corte, como consequência varia muito, variou demais de uma microrregião para outra. Olha só, a prova a prova tem um total aí de 100 pontos na prova objetiva, né? Ah, a prova de redação você só precisa fazer o a a pontuação mínima para não ser eliminado.
A a prova valendo 100 pontos. Olha a diferença. Eu peguei dois lugares aqui, um que foi o mais concorrido e o outro onde o candidato entrou com a menor nota.
Então, olha só, a região aqui, olha, a microrregião e número 100, que ela inclui Bfor roxo, cachoeira de Macacu, Itaboraí, Maricá, Mesquita, Nova Iguaçu, Paracambi, Parati, Queimados, a Rio de Janeiro e São Gonçalo. Tá bem? Então essa região ali do Rio de Janeiro, olha só, o candidato que obteve a maior nota, ele tirou 90, ele ele ou eles, né, foram mais de um, 94 pontos e meio de 100 possíveis.
Olha só, a maioria dos candidatos que passou nessa microrregião 100 passou com 80 pontos. Essa foi a média dos candidatos. quanto tirou, né, tiraram os menores, né, as menores notas para ser aprovado dentro da ampla concorrência.
E já pensando ali na no cadastro de reserva, qual foi a nota do último que foi efetivamente chamado? É funcionário do Banco do Brasil atualmente, tá? Olha só, foi a o a pontuação aqui de 71 pontos.
Então, microrregião 100, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro sempre é uma das mais concorridas. A gente tem que olhar aí, eh, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro são estados que na média, tá, na média, né, quando tem microrregiões varia também dentro do próprio estado, mas na média e quando inclui aí as capitais, a capital Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília são locais bastante concorridos.
Então, o candidato que entrou na última vaga de cadastro de reserva, ele tirou 71 pontos. Olha a diferença aqui quando a gente vai pra microrregião 010, que ela inclui aí no Amapá, né, a as cidades aí de Oiapoc, Pedra Branca, tá joia? Olha aqui, o candidato que entrou na com a menor pontuação.
Vamos pensar aqui que a nota de corte é essa, é a menor nota. Então, Rio de Janeiro, região microrregião 100, 71 pontos. Na 010, a menor pontuação que o candidato entrou foi 56 pontos e me de 71 para 56,5, tá?
Eh, eu podia ficar falando aqui bastante tempo, trazer todas, sempre vai dar curiosidade de ver todas as microrregiões, tá bem? Mas o importante é que você tenha em mente o seguinte, tá? Existe sim uma variação, tá?
Então pode ser aí que você pensa às vezes se você tá numa dessas regiões mais eh de maior destaque, como capital São Paulo, capital Rio, Brasília, tá? às vezes pensar em fazer talvez aí para uma outra localidade, dependendo, né, eh eh da sua da sua realidade ali, por a variação da nota de corte, ela é muito grande. Então, de novo, nota de corte para de forma direta e resumida, foi a nota que o último candidato atingiu, tá?
Eh, e foi a eh classificado. Então, hoje, se você tiver fazendo ali pro Rio de Janeiro, por exemplo, você vai pensar numa nota de corte, tá? pra próxima prova de 100 pontos possíveis tem que fazer ali pelo menos o 71, tá?
Aproximadamente ali, pelo menos isso dali para cima, tá? Porque a nota de corte ela vai variar de acordo com a dificuldade da prova, a a o perfil dos candidatos, a quantidade de faltas, tudo isso influencia. Já se você tiver, por exemplo, numa outra região como a Amapá, você vai ter ali eh eh nessa média aí de ampla concorrência, tá?
média de 56 pontos, 567 pontos. Tá claro que ali tem uma uma variação também. Se você tiver disputando uma vaga reservada, ela tende a ser alguns pontos a menos também, tá bem?
Então, é importante que você eh fique ligado aí o Banco do Brasil no no penúltimo concurso, ele divulgou aí no último concurso a gente tem que ficar atrás correndo para fazer esses cálculos, buscar eh nas listas o banco não entregou tão mastigadinho assim, tá? Vale a pena você fazer uma consulta aí por região. Não dá para ficar num vídeo aqui, não caberia num vídeo de ficar falando região por região, mas o importante é que você sabe que esta nota varia.
Às vezes é interessante você ter uma uma estratégia, se você realmente aí não tiver preso a um local, talvez escolher para uma outra localidade e depois com o tempo vir inclusive aí, tá? Eh, banco abre de quando em quando aí as remoções internas, tá bem? Olha só, para você que tá aí animado para estudar Panc do Brasil, tá na dúvida de qual material usar, de como se organizar, lembrar que nós estamos aí com essa oportunidade imperdível pré-edital, que é o nosso curso gratuito com 95 aulas, 37 horas de duração, já organizado aí dentro de um plano de estudo feito por nossos especialistas, curso gratuito, tá?
Você também tem acesso à tutoria especializada, que é o Tir dúvidas com os professores. Pode fazer o download do material das aulas, tá? Curso feito por professores que são especialistas em carreiras bancárias e ainda tem direito a um certificado de conclusão, caso complete pelo menos 70% do conteúdo.
Eu tô deixando o link para este curso aqui aqui embaixo. Olha só, a hora de começar a estudar pro Banco do Brasil é agora. É um concurso bastante concorrido e se você se preparar bem, você vai aí obter o seu sucesso.