se eu morresse amanhã viria ao menos fechar meus olhos minha triste irmã minha mãe de saudades morreria se eu morresse amanhã quanto à glória presente e meu futuro que aurora de por vir e que manhã eu perder a chorando essas coroas se eu morresse amanhã que só o que céu azul que do sinal vá acorda natureza mais louça não baterá tanto amor no peito se eu morresse amanhã mas essa dor da vida que devora a ânsia de glória o dolorido afã a dor no peito e mudez será ao menos se eu morresse amanhã esse poema
é provavelmente o único contato que você teve com a obra de álvares de azevedo o nosso poeta ultrarromântico que marcou toda uma geração mas que nós hoje em dia vemos muito rapidamente em algum momento do ensino médio geralmente com esse poema talvez algum outro e um breve resumo biográfico bastante sem graça de uma vida que na realidade foi intensa e que inspirou gerações depois dele hoje começando de vez a nossa série medo imortal vamos falar sobre o mais antigo de todos os patronos da academia brasileira de letras álvares de azevedo 20 anos muito bem vividos
que deixaram uma marca incomparável na nossa literatura se chegar a uma outra homem se eu não quero pois ele é verdade no largo de são francisco pois ele está com vontade no nó do tesouro vamos começar então estou muito entusiasmada de poder trazer para vocês esse escritor tão importante numa de suas obras menos conhecidas que é a antologia de contos noite na taverna publicada postumamente em 1955 álvares de azevedo vale lembrar morreu em 1852 um pouco antes de completar 21 anos de idade então ele não tinha como ter tido idéia da importância da influência desse
seu livro sobre gerações de jovens e adolescentes durante o século 19 tudo envolvendo a biografia desse homem desse rapaz envolve mistério lendas ele nasceu na cidade de são paulo em 1831 claro que existe uma lenda a respeito disso dizem que a mãe dele deu à luz à álvares de azevedo que se chamava manuel tal apelido dele entre os amigos era maneco mas a gente conhece como o preço de venda dizem que a mãe dele deu à luz dentro da biblioteca da faculdade de direito que então era recém criada eu sei eu estudei lá eu sei
de cor ela foi criada em 11 de agosto de 1827 por dom pedro 1º essas coisas a gente de fora do primeiro ano de faculdade claro que isso é só uma lenda a mãe dele não deu à luz a ele no meio da biblioteca mas a história que se conta porque ele era idolatrado na faculdade eu mesmo que estudei por lá quase 200 anos depois 180 anos depois eu via pelos corredores placas homenagens álvares de azevedo é um grande orgulho daquela faculdade por muito tempo ele foi um grande ídolo dos estudantes ele apesar de ter
nascido em são paulo passou a infância e adolescência no rio de janeiro na corte onde ficava a capital do brasil ele recebeu boa educação a família dele era dono de terras e ao invés de mandar seu filho estudar direito em coimbra como faziam antigamente quando não havia faculdade de leis aqui no brasil eles mandaram pra a faculdade mais próxima que ficava em são paulo que naquela época mas o na década de 1840 era uma cidadezinha modorrenta xexelenta pequena província ana ou uma miséria não tinha a efervescência da capital deverá ser um verdadeiro tédio estudar lá
moraleja mas isso não impediu álvares de azevedo de ter transformado são paulo a sua maneira ele fez amizades os seus colegas de faculdade viraram a sua família naquela época não tinha celular você fica falando com seus amigos então ele precisou criar uma nova família que foram os seus colegas de faculdade e era popular entre eles logo o seu talento como poeta como orador a sua inteligência ele era daqueles rapazes prodígio que aprende línguas que era muito conquistador que era muito inteligente logo ele se tornou popular e ele chegou a fundar inclusive ou participar da fundação
de uma sociedade secreta essas coisas acontecendo no século 19 uma sociedade que ganhou uma fama terrível a sociedade epikurean a idéia e se não me parece chique mas na realidade essa sociedade secreta ela aplicava de maneira equivocada os preceitos do filósofo grego epicuro que dizer que da vida nós temos que extrair o máximo de prazer ele não estava falando de orgias bebedeira mas era exatamente isso que a sociedade seppi coreias mundo afora sempre formadas por estudantes acabavam interpretando da filosofia de epicuro então essa sociedade existiu ele fez parte dela e viveu se em histórias de
bebedeira de conquistas noites em prostíbulos de tudo que você pode imaginar ele foi um rapaz que sem dúvida viver uma vida bastante boêmia mas não é como costumam dizer os moralistas toda ação gera uma conseqüência esse estilo de vida gera consequências na saúde e muito jovem com 18 19 anos é álvares de azevedo foi diagnosticado com a doença que me cometia quase todos aqueles de vida boêmia naquela época que era a tuberculose é uma doença respiratória que hoje a gente cura com antibióticos mas mesmo hoje tendo tratamento é uma doença disse de tratar você tem
que tratar fazer o tratamento direito tinha tal porque senão a bactéria fique resistente e você morre doença pulmonar mesmo naquela época então não havia nenhum antibiótico então você tinha que rezar para o seu corpo seu forte o suficiente pra combater sozinho a bactéria o que não acontecia na maior parte dos casos então quando álvares de azevedo foi diagnosticado com tuberculose pessoa no fim então meu filho já era meu vou viver mais um mês ou mais uma semana foi dentro desse estado de espírito que ele escreveu provavelmente esse poema que abriu o nosso vídeo se eu
morresse amanhã verei ao menos fechar meus olhos minha triste uma ele começa a fantasiar a sua própria morte tudo isso claro que é consequência do temperamento de álvares de azevedo que sem dúvida era melancólico depressivo e era muito sensível talvez se fosse na virada dos anos 2000 ele teria sido um emo é uma pessoa muito sensível um jovem muito sensível mas ele viveu a primeira metade do século 19 isso significa que os ídolos dele os artistas que ele admirava eram é poetas como o lord byron lá na inglaterra o alfred de museus e e outros
românticos que vieram da alemanha como o chiller como o gate que escreveu os sofrimentos do jovem werther livro que eu desenhei aqui como o hoffmann que escrevia contos fantásticos também bastante românticos como é diga alan poul não eram muitos desses livros que chegavam aqui no brasil mas álvares de azevedo era um desses rapazes prodígio e ele tinha acesso a esses livros nas suas línguas originais no inglês no francês e ele não era somente um boêmio neve era um gênio ele tinha facilidade com línguas inclusive ele traduziu muitos desses livros das suas obras para o português
esses eram os heróis de álvares de azevedo e esse era o clima daquela época o clima ultrarromântico que se manifestou em álvares de azevedo de maneira diferente dos românticos que a gente considera da primeira a base do romantismo que é a poesia ufanista nacionalista que falava da pátria que no caso de josé de alencar tentava encontrar as origens mitológicas do brasil e que portanto escreveu os romances indigenistas como iracema o guarani o ubirajara álvares de azevedo expressou o romantismo da época de outra maneira ao invés de olhar para a nossa pátria recém-criada ao brasil ele
quis dialogar com as influências estrangeiras que aqui no brasil eram completamente novidade o que chegava no brasil em termos de literatura ainda naquela época era literatura portuguesa e ele foi responsável sim por ter trazido essas referências alemãs inglesas e francesas e ter dialogado com elas ele estava naquela cidadezinha xexelenta que era são paulo que na certa tinha 99.9 por cento da sua população analfabeta e ele trouxe essas influências ele se tornou uma figura importante na história da faculdade de direito de são paulo e por consequência uma personagem muito importante na própria história de são paulo
álvares de azevedo trouxe um lustro cosmopolita para aquela cidade que ainda era muito provinciana e são exatamente essas conexões com os países do norte da europa que a gente pode observar que na antologia da editora dark side medo mortal uma antologia como eu já introduzir pra vocês do outro vídeo que seleciona trabalhos em prosa contos principalmente de escritores que tiveram alguma ligação com a academia brasileira de letras na sua fundação álvares de azevedo morreu muito antes da fundação da bl mas ele era tão importante àquela altura no final do século 1897 que ele foi escolhido
como patrono patrono de uma das cadeiras ele era um dos inspiradores mesmo tão jovem ele já tinha consolidado seu nome como um dos grandes autores da literatura brasileira e virou patrono de um dos assentos da aml hoje em dia é lógico a gente conhece mais a obra poética reunida por exemplo no volume a lira do vinte anos mas a obra em prosa que você encontra que integralmente chamada noite na taverna esse sim foi o livro mais influente mais efervescente mais popular que passava de mãos em mãos nos colégios nas faculdades que alimentava a imaginação da
juventude e que fizeram de álvares de azevedo uma verdadeira lenda da cultura nacional formalmente ele é uma novela que é aquele formato literário que se situa entre o conto que é muito breve e o romance que é mais longo mais sofisticado dividido em capítulos ele é uma novela moldura usar aquele recurso da literatura que a gente encontra no de cameron ou mesmo nas mil e uma noites ele tem um pretexto uma narrativa moldura vários personagens que se reúnem e cada um começa a contar uma história cinco amigos que estão bebendo numa taverna locar suca sus
estão pra lá de bagdá e começam um a contar aos outros histórias bem horripilantes como se fosse uma espécie de competição o interessante é que nenhum desses amigos têm nomes portugueses ou brasileiros todos eles têm nomes estrangeiros é que lembram o alemão que lembrou o italiano eles chamam de ram chamam-lhe honra de naro tem um nome italiano soyo fieri porque as influências que chegavam as histórias góticas de terror que álvares de azevedo gostava de ler sim passavam nesses países que pra ele devia alimentar a imaginação então o que ele quis foi escrever uma história aos
moldes daquelas que ele gostava dele existem muitas referências é até meio difícil de se localizar eles falam de muitos autores filósofos artistas as notas de rodapé dão uma ajuda mas se você não tem conhecimento prévio nenhum sobre os autores do romantismo alemão ou sobre alguns dos nomes importantes da filosofia antiga e moderna talvez você se sinta confuso no capítulo inicial que é o que abre a história que reúne todos eles numa taverna como eu falei lo cascio né tomando vinho se enchendo de mim era vinho que eles tomavam né eu duvido fosse aqui no brasil
estariam tomando cachaça mas como essa história se passa em algum lugar da europa está novinho mas apesar de ser um pouco difícil o primeiro capítulo a capítulo de abertura que funciona como uma espécie de prólogo eu insisto que você deve tentar ultrapassar esse capítulo porque a partir do próximo a gente já começa às narrativas de cada um dos cinco amigos e essas histórias são independentes cada uma delas pode ser lida no momento diferente da sua vida e todas elas vão te chocar pela ousadia pela torpeza e pela perversidade dos atos cometidos pelos protagonistas pense quais
são os piores crimes que você consegue imaginar é assassinato está lá em sexto tá lá é aborto tá lá é canibalismo tá lá é necrofilia tá lá acho que é por isso que a álvares de azevedo não se animou a publicar este livro em vida essas histórias contadas por esses cinco amigos são de uma ousadia de uma imoralidade que são chocantes até mesmo pra nós leitores do século 21 imagine então para os leitores da época dele a década de 1840 mais ou menos deveria ser um escândalo seja como for ele não publicou aquilo em vida
esses textos talvez ele distribuído entre amigos coisas assim fosse uma coisa interna né foi só depois da morte de liz uns três anos depois da morte dele é que o texto ganhou o público e à princípio a crítica foi devastadora a maioria dos estudiosos que criticavam queriam nos jornais fez críticas considerando a obra baixíssima imoral péssimo exemplo que corrompe de juventude eu tive oportunidade de ler um comentário feito pelo machado de assis que então na metade do século ainda era jovem mas já escrevi em jornais já fazia crítica literária e ele faz diferente dos seus
contemporâneos ele negue que noite na taverna seja uma novela sem qualidade nenhuma uma simples cópia mal feita de textos estrangeiros como os inscritos por lord bairro por exemplo mas ele reconhece que o livro tem alguns defeitos de maturidade a um mês é sua de erudição álvares de azevedo tenta é colocar todas as referências de filósofos e artistas e gente que ele conhece e por causa disso o texto acaba ficando confusos em foco como se ele soubesse né talvez ele pressente se que ia morrer cedo ele tenta colocar tudo que ele sabe todas as referências e
tenta colocar tudo na mesma obra é o resultado de um livro erudito de max um livro confuso nas suas referências mas se a gente consegue abstrair disso e se focar somente nos enredos das histórias aí a gente consegue perceber bastante emoção ação e originalidade não importa o que os críticos do século 19 diziam esse livro noite na taverna foi um marco para a juventude brasileira do século 19 principalmente estudantes universitários nos cursos de direito porque naquela época você não tinha muita escolha se você tinha qualquer pendor artístico para as letras ou para qualquer coisa você
fazer direito que não tinha outra opção se você fosse bem nascido pudesse estudar você tinha pouquíssimas opções de carreira ou você ia fazer medicina ou você ia fazer alguma das engenharias que surgiram depois nas faculdades ou você virava padre ou você fazia direito e todos os estudantes que tinham qualquer pendor artístico para escrever tudo acabava onde na faculdade de direito então havia muitos estudantes que assim como eu fazia faculdade de direito sem nenhum jeito pra coisa se interessar absolutamente nada por direito e que aproveitavam a vivência da faculdade pra desenvolver os seus dotes artísticos é
por isso que a álvares de azevedo acabou se tornando um ídolo de uma futura geração de escritores como por exemplo os poetas fagundes varela e castro alves esse sim eu tenho certeza que você já ouviu falar o famoso escritor poeta da abolição que escreveu lindos e épicos poemas é defendendo a abolição da escravatura aqui no brasil e que se transformou talvez no nome tão forte ou até mais forte do que o do próprio álvares de azevedo ele castro alves 1 baiano tinha idolatria pelo seu antecessor poeta paulista então a gente pode concluir que noite na
taverna de álvares de azevedo ele funciona quase como um filme uma tela de cinema em que a gente vê um desfile de cenas com todos os crimes e as piores torpeza imagináveis muitas vezes revoltantes principalmente o tratamento dispensado às mulheres de cada um dos contos os estudiosos ao longo do tempo no século 19 e 20 se questionaram bastante discutiram muito a respeito da originalidade desta obra ou mesmo do bom gosto da saúde mas o que nenhum deles mega nem os defensores nem os detratores mais fervorosos é que este livro teve grande influência sobre a nossa
literatura ele iniciou uma tradição aqui no brasil que infelizmente foi um pouco esquecida e que o século 20 não soube desenvolver tão bem é a tradição da literatura de horror de loucura de delírio e de prazer vale a pena revisitar essa obra revisita esse autor que morreu tão jovem e que deixou esse legado tão interessante na nossa literatura você encontra noite na taverna como eu falei completo aqui dentro do volume medo e mortal da editora dark side essa série que você está assistindo medo imortal vai se dedicar a falar sobre cada um desses escritores reunidos
nesta antologia nós vamos conhecer um pouco da vida deles e vamos conhecer alguns dos seus trabalhos que se dedicam à literatura fantástica temperatura de terror ea literatura especulativa vou deixar o link pra você comprar um medo mortal da dark side aqui na descrição do vídeo se você quiser acompanhar comigo nos próximos episódios você vai conseguir ler autor por autor e conhecer conta por conta um pouco da história de cada um deles vai ser quase um curso intensivo de literatura brasileira do século 19 e virada pro 20 também quero agradecer aos meus padrinhos e as minhas
madrinhas que colaboram com esse projeto ajuda a ler antes de morrer a continuar existindo um beijo pra todo mundo a gente se vê na semana que vem tchau