até 1888 eram os trabalhadores escravizados mas trabalhávamos a partir daí somos vistos como preguiçosos que não gostamos de trabalhar vários o racismo institucional existe né e atua dessa forma na vida das pessoas negras porque existe o racismo que foi estruturado ao longo do final do século 19 até o que a gente presencia hoje nós tínhamos até 1888 um regime de escravidão uma escravidão que era justificada através de teorias científicas que dizia não é que os negros eram de raça inferior e por conta disso a possibilidade de você escravizar pessoas e abaixo de tortura é de
muita violência porque a escravizar ação é isso [Música] quando o brasil percebe é o estado brasileiro percebe que não vai ter jeito que ele vai ter que acabar com a escravidão ele começa a tomar uma série de medidas inclusive legislativas para possibilitar marginalização de homens e mulheres negros e negras a gente pode começar por exemplo com a lei que proíbe os negros de estudarem o ato de império de 1834 era um ato de império que impedia os negros era proibido que os negros estudado em 1850 você tem a edição do ato de império que eles
chamam de lei de terras as pessoas são proibidas de comprar as terras principalmente os negros e indígenas aí você caminha mais um pouco você tem em 1888 a de áurea em 1889 a proclamação da república e já a partir daí o estado brasileiro começa a pensar tá bom e agora quem é que vai trabalhar pra gente [Música] os seres humanos é uma espécie só ele pode ter nascido na mão olha ele pode ter do pólo norte do japão estados unidos ou na américa latina o coração eu mesmo o fígado ou mesmo a única diferença que
existe é a loja de sua não ou o branco é a partir daí somos vistos como preguiçosos que não gostamos de trabalhar vazios nas mulheres são vistas como prostitutas como eh eh eh eh e personalizadas né é um naco beira então já pensando nisso ele já começam a trazer os europeus a principalmente alemães e italianos para substituir a mão-de-obra muitos desses europeus vêm para o brasil já recebendo um pedaço de terra algum dinheiro e animais e o que acontece com essa massa de homens e mulheres negros e negras após a abolição da escravatura sem terra
sem educação e sem trabalho em 1890 é república não é tenho as suas primeiras leis penais dentre elas a lei de vadiagem os negros que eram encontrados sem trabalho na rua poderiam ser presos e você tem a lei do capoeira que proíbe os negros de jogar em capoeira ou de manifestar as suas culturas na rua porque o na verdade o intuíto além de proibir essa manifestação dessa manifestação era proíbe o agrupamento o ajuntamento de negros nas ruas e é por isso que a gente fala hoje que a gente tem o racismo que ele foi estruturando
os [Música] é preciso inclusive que se veja o trabalho que o ministério público dê pmam bucco 10 sobre racismo institucional mostrando com o nosso poder de polícia sempre foi voltado para manutenção do status copo de quem segue os mandamentos da cartilha européia branco cristão mas acho que há uma justificativa ao processo ideológico por trás de ter as prisões brasileiras abarrotada de janeiro de ter uma maioria de pobres no país negros esse é um projeto só do próprio grupo comandante [Música]