Patrística - Aula 3/8 - Marcos Granconato

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Escola Charles Spurgeon
Pregações em Áudio, Vídeo e Texto Curso de Teologia Online: http://www.escolacharlesspurgeon.com.b...
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desculpem o atraso é o trânsito de fortaleza que preso no engarrafamento ok então ontem na nossa aula nós falamos sobre os pais apostólicos dissemos que são oito né e os pais aí é uma curiosidade os pais após toques porque é uma designação que abrange documentos na epístola do gueto pistola de barnabé pastor de ervas são documentos de daqui são documentos e recebe a designação de paz paz apostólicos nós vemos aí as a contribuição dos pais literatura simples a été uma até teologia mesma tecnologia dos pais apostólicos é bem bem simples minha preocupação com o ensino
ser éticos especialmente o pastor de ervas também o o o problema que aflora bastante nos pais apostólicos é o problema da do da judaização da igreja você percebe isso nas cartas de inácio de antioquia judaizar que ajudará izar é é seguir naquele naquele problema naquelas falhas que o apóstolo paulo crítica na carta aos gálatas prática da circuncisão guarda de dias e restrições alimentares alimentares você percebe que isso existe nesse tempo na igreja como existe hoje né hoje também existiu o judaizar o cristianismo judaísmo lado você vê isso adventista do sétimo dia claramente temas ligados à
liderança da igreja e sua liturgia especial intensidade daqui mas não só no dia da queima inácio fala disso também ênfase na perseverança durante as perseguições e na pureza então a marca que nós falamos que está presente em todos os pais e os pais eles não não conseguem conceber uma reflexão teológica a parte da santidade isso isso é ausente nos pais os pais da igreja eles valorizam valorizam duas coisas que hoje nós não temos valorizado muito eles valorizam muito a espiritualidade a vida do intérprete note bem a espiritualidade não só dos crentes em geral isso eles
exigem claro eles falam disso nas suas cartas exortando o povo isso nos seus sermões eles eles gastam com a vida deles fazendo isso agostinho foi o da minha vida inteira eu eu repetir as minhas lições para vocês eu condenei os mesmos pecados e vocês continuam praticando os mesmos pecados a minha vida foi essa a alertar vocês acerca da necessidade de mudar ele fala mas é essa ênfase na santidade não é só uma ênfase dirigida aos ouvintes aos seus alunos as suas ovelhas essa ênfase na santidade dos pais em geral é uma infeliz também voltada para
o teólogo para o pastor para o exegeta para aquele que faz a hermenêutica da bíblia e para aquele que faz a omelete que aquele que apresenta a homilia ao seu povo à sua igreja os pais da igreja entendem que uma das ferramentas do bom exegeta é a pureza de vida eles entendem que a falta de pureza de vida a no via nubla o entendimento da pessoa da bíblia o exegeta que não têm uma vida reta de oração de temor de alta ligação de piedade e se é esse exegeta ele não vai conseguir compreender direito a
bíblia ele não vai conseguir ter uma barreira aí ele será como uma pessoa que está com os olhos sujos como alguém que acordou pela manhã e está com aquelas sujeiras nos olhos e não poderá ver a luz do dia corretamente ele pode até ver mas não em toda sua clareza não em toda a sua pureza que a vida dele as lentes da sua vida os olhos da sua vida espiritual estão embaraçados então ele entende que eles entendem que a santidade de vida é fator fundamental para boa existe a santidade de vida é fator fundamental para
a compreensão do texto mas não somente isso a santidade de vida também é importante para para o anúncio para comunicação do texto o homem que não vive uma vida santa ele não consegue comunicar direito à verdade bíblica ele já não vai conseguir detectá la corretamente e pior também não vai conseguir apresentar o pouco que conseguiu detectar então para os pais da igreja à santidade no pastor no teólogo é importante para ele estudar e compreender o que está estudando na palavra e é importante para apresentar aquilo que o estudo se ele não tiver santidade ele nem
entende o que está preocupada estudando e nem consegue comunicar às pessoas o que ele estudou então é uma ferramenta assim como a gente vê nas nossas aulas de hermenêutica não sei quando entra esta matéria aqui no curso mas na hermenêutica nós vemos algumas ferramentas então aparecem lá línguas originais aparecem lá u e introduções aos livros bíblicos né o contexto histórico a situação vital situação de vida conhecer tudo isso são ferramentas que nós enumeramos para hermenêutica os pais da igreja acrescentaria mais uma pureza de vida sem essa ferramenta não tem como entender a bíblia é muito
é um destaque muito interessante que nós vemos nos pais da igreja esse aspecto e outro aspecto importante eu falei dois aspectos além da santidade é o valor que lhes davam para a comunidade cristã a igreja é um valor muito grande pra isso eles entendiam que todo o trabalho deles só fazia sentido dentro do contexto da comunidade eclesiástica então não fazia sentido para eles trabalharem o lojista da teologia ficar em casa estudando lá no gabinete e não descer para ter contato com o povo ensinar o povo transmite para o povo o teólogo livresco o teólogo de
gabinete terá lugar uma torre de fato de marfim encerrado numa torre de marfim aprendendo grandes coisas e se gabando disso é isso não faz sentido para os pais da igreja os pais da igreja foram homens que pastoreava vão eles estavam com as pessoas e ensinavam as pessoas escreviam pra que para as pessoas para o povo de deus então a comunidade cristã eclesiástica dava o contexto dentro do qual eles trabalhavam e é o que dava sentido a tecnologia toda tecnologia no seu aspecto transformador toda tecnologia toda reflexão teológica no seu aspecto purificador santificador transformador do mundo
só se processava nesse aspecto transformador só se processava na igreja de cristo então por isso os teólogos do passado os pais da igreja eram homens da igreja eles são os pais da igreja inseridos na igreja e trabalhando na igreja era um homem que amava a igreja se envolviam com ela protegia uma igreja lutavam por ela ensinava os seus irmãos caminhavam com seus irmãos havia uma preocupação intensa daqueles homens com a igreja santo agostinho se ele recebesse uma carta de um menino de uma criança da igreja ele parava todas as suas atividades ele parava de escrever
os seus tratados teológicos ele parava para responder à carta daquele menino porque ele entendia que a necessidade da igreja estava acima de qualquer outra coisa aquilo era prioridade aquilo era fundamental era o povo de deus clamando ele tinha que alimentar e parava de fazer o que fazer para responder à carta de uma criança se fosse preciso e fezes e fez isso então isso é importante e nós nós que somos pastores ou pastores a informação nós temos que resgatar essas duas coisas que estão perdidas é muito é muito gostoso ser um pastor é é muito atraente
ser um pastor gostoso não é mas é atraente para algumas pessoas que são mais fechadas é é muito atraente para algumas pessoas que são mais introspectivos né desejarem um dia ser um pastor fechado no seu gabinete e dizer eu já ouvi pastores dizendo isso aí eu não sou pastor de visitar eu não sou pastor desenvolver eu sou pastor de púlpito eu sou pastor de gabinete isso esse conceito é inexistente na concepção clássica um dos pais há e parece bonito né dá uma idéia de alguém que é intelectual que não se mistura com o povão é
uma pessoa de uma elite pensante pertence a uma elite pensante mas tudo se torne se o orgulho bobo existe isso o homem que quer ser um pastor um servo de cristo ele tem que dar a sua vida essas duas dimensões que os pais deram à santidade para compreender e comunicar sem santidade eu não compreendo e não como único em segundo lugar ser um homem da igreja um servo da igreja um servo dos servos alguém preocupado em transformar o seu trabalho em pão para que o povo de deus se alimente muito bem aqui aquela falha zinha
lá na dos pais apostólicas na mãe ênfase muito grande na obediência no campus ou teológico aqui é foi a dificuldade que a gente viu os pais apostólicos e agora os apologistas é uma outra classe dentro dos pais século segundo também a palavra apologistas é uma palavra é conectada com a idéia de apologia e apologia todos sabem o que significa na apologia significa a defesa então que é uma patologia está um apologista é um advogado é um defensor não toma cuidado para não para não confundir com o lojista com a projeta que a projeta é uma
designação mais geral você pode ser uma projeta você pode estudar apologética e ser uma projeto e essa essa palavra apologética ela é aplicada qualquer pessoa que defende a fé a rigor todo cristão quando se vê desafiado pelos ataques pelas um bahia a pelos questionamentos dos incrédulos a rigor todo cristão que defende a fé desses ataques é uma projeta agora apologistas no na linguagem teológica apologistas em um campo de significado um campo de abrangência um pouco menor apologistas são estes homens aí escritores cristãos do século 21 lotes veja como veja com uma definição é restrita a
eu sou apologista não tão é um norman gaissler é uma apologia esta não ele é uma projeta apologistas a ele é ele se restringe à dentro dessa definição aqui são as pessoas que estão sem caixa que se encaixam dentro dessa definição por escritores cristãos do século segundo que promoveram a defesa do cristianismo das acusações que lhe eram lançadas pelo povo em geral e por intelectuais pagãos os apologistas apelaram para as autoridades pedindo tolerância em favor dos cristãos então anote nessa definição ah eu queria tirar isso daqui tem como título obrigado e só estava atrapalhando só
quero andar que não posso então é se vocês olharem a definição vocês vão detectar a definição duas fontes de ataque a primeira fonte de ataque você encontra aqui as acusações que lhe eram lançadas pelo povo em geral essas esses ataques que eram feitos pelo povo em geral não eram ataques que dava para levar muito a sério eram fofocas não eram não eram ataques bem elaborados não eram ataques formulados por intelectuais por filósofos por pessoas de má mente é aprofundada na leitura na reflexão nada disso esses ataques que o povo elaborava eram fofoquinhas bobas mas que
tinha um efeito devastador como qualquer fofoca tem o quais eram as fofocas dizia o seguinte olha os cristãos eles é são pessoas que nós devemos evitar porque eles na verdade eles realizam certas cerimônias secretas e se você estiver presente nessas cerimônias secretas você pode se tornar cúmplice de certos crimes que eles praticam nessas cerimônias secretas por exemplo a a ceia do senhor a eucaristia era celebrada na igreja sempre pelo grupo restrito de cristãos visitante não participar vá é da eucaristia era uma reunião mais fechada eu dizia o seguinte olha nessa cerimônia sair eles eles eles
confessadamente eles comem carne e bebem sangue comem carne e bem carne humana e bebem sangue humano então se você for uma reunião cristã o que vai acontecer num dado momento alguém vai trazer uma criancinha e farinha e vai colocar aquela criancinha sobre a mesa e vai matar criancinhas vai misturar o sangue daquela criança com farinha e todos vão devorar aquela criança e se você estiver lá naquela reunião você vai ser considerado cúmplice desse crime e outras coisas você nota como eles se chamam de irmãos pois é eles são irmãos mas eles praticam relações sexuais entre
si logo eles praticam incesto então num dado momento da reunião as luzes se apagam eles faziam uma os cristãos tinham por costume fazer refeições juntos nós nós vemos isso inclusive é na carta aos coríntios os cristãos faziam festas na epístola de judas também isso é mencionado quando ele fala dos falsos mestres que se banquetearam juntamente com os cristãos em qualquer recato era muito comum antigamente na igreja antiga fazer uma refeição todo mundo participava aquela refeição juntos ea ceia do senhor era celebrada num dado momento o pastor parava refeição pela irmãos os paraguaia com o nosso
banquete e vamos celebrar a ceia pois bem nessas refeições nestas festas de amor eram as festas de hp essas festas os pagãos diziam que eram festas em que os cristãos num dado momento apagaram as luzes e se entregavam a orgias imagine o que isso fazia com a cabeça das pessoas que nunca tinha ouvido falar da igreja que ouviu falar no cristianismo e que ouviu esses boatos mais outras coisas eram ditas também dizia o seguinte olha nossa cidade os pagãos diziam nossa cidade tem seus deuses protetores assim como no brasil não tem um tem a sua
protetora na aparecida protetora brasil não é isso que dizem os pagãos que dizem por aí os neopagãos né aparecida é protetora é do brasil o padre cícero é protetor de alguma coisa alguma uma cidade e também não seja um território de juazeiro protetor de juazeiro enfim a os pagãos eles tinham os seus deuses protetores e o que acontece então se você não adorar se esses deuses protetores esses deuses parariam de proteger a cidade então viriam fome seca praga peste doença terremoto e não das ações tudo isso acontecerá na cidade então aconteceram estava lá na sua
cidade de hilla cidade pagã de repente a acontecer um terremoto ou uma inundação uma tragédia natural imediatamente ele dizia o seguinte olha os deuses da cidade não estão contentes com a cidade mas porque os deuses da cidade não estão contentes com as idades se nós temos a dourado esses deuses conforme ele prescreve resposta é muito simples tem um grupo aqui na cidade que não adora esses deuses e é por isso que os deuses estão trazendo desgraças para nós a causa dessas desgraças é um grupo kizomba desses deuses ensinam esse grupo ensina que não se deve
adorar esses deuses provocam assim a ira desses deuses ea gente aqui paga o pato tertuliano fala na sua apologia ele falou o seguinte chove se o tempo está feio né não está aquele dia bonito né se o tempo está feio a culpa dos cristãos ele escreve na sua apologia se chove a culpa é nossa se o rio transborda a culpa é nossa qualquer coisa ruim que aconteça na cidade a culpa é nossa háháhá as mulheres as mulheres querendo pendurar roupas no varal não podemos gravar chovendo elas falavam assim jogam esses lei e joguem esses cristãos
para os leões era o que dizia jogam esses cristãos para os leões tertuliano brinca tem um dom quanta gente para o leão nem comer não dá conta de tanta gente e é com isso então as coisas ataques então o povo criava rancores contra os crentes mas tudo bem e daí minha vizinha tem raiva de mim que eu sou crente também usar ela e minha vida a vida dela o pessoal do meu emprego lá rendimento também samba de mim alguns até me persegue ma ele sabe eles leva a vida dele e eu a minha sei lá
acho que isso é que diferença isso faz pra nós pra você talvez não faça diferença mas o problema é que quando um cristão era levado a julgamento o julgamento não era dentro de uma sala fechada o julgamento é aberto ao público a multidão toda e assistir o julgamento e quando a multidão via que era um cristão que estava sendo julgado a multidão começava a pressionar o magistrado e começava a gritar morte aos ateus morte aos ateus ateus quem eram os cristãos que não criam os deuses e o magistrado muitas vezes queria libertar o cristão mas
a pressão popular impedia isso estão no final das contas essas fofocas todas redundaram em norte sem condenações por que o povo com raiva dos cristãos pressionava as autoridades juízes que dava sentença de execução contra então esse é o problema então os apologistas perceberam olha essas fofocas que estão fazendo os bombeiros estão falando aí no final das contas o preço é caro no final das contas essas bobeiras sem fundadas que estão espalhando por aí em engendrar um ódio tão grande sobre o povo que fazem com que o povo pressione os magistrados e quem paga o pato
é gente então os apologistas escreveram para as autoridades para os imperadores dizendo olha vocês estão nos condenando com base em fofocas vocês estão nos condenando com base em nitritos então nós vamos dizer para vocês o que realmente nós fazemos isso foi muito importante porque porque os apologistas produzir um documento que mostra como a igreja funcionava na época não são informações muito ricas e muito importantes e quer saber como era a igreja como ela se reunir como ela fazia como é a liturgia da igreja que tinha na liturgia da igreja os seus apologistas porque lá eles
descrevem ao nos dizem que a gente come criança né tá eu vou dizer o que a gente corre ea i mostra lá como era ceia do senhor como eram zinos como eram os cultos como nas reuniões explicando mostram o que era o que era o conteúdo da pregação dos pastores sempre enfatizando a santidade a castidade a retidão moral o o oceano um ser um bom cidadão esse é um argumento muito forte dos apologistas de brasília nós somos os melhores cidadãos do império dos melhores nós somos os cidadãos mais obedientes do império nós pagamos nossos impostos
nós não participamos de coisas que prejudicam o estado nós oramos pelo estado nós oramos por vocês nós somos entre nós estão seus melhores cidadãos e você estamos matando vocês deveriam matar aqueles que nos acusam porque ôôô o que eles nos acusam é exatamente o que eles fazem eles é que matam pessoas eles é que se envolvem em orgias eles é que desonra os deuses eles é que fazem isso eles nos acusam dos crimes que eles praticam de modo que se nós fizéssemos o que eles falam nós não seremos inimigos deles nós seremos cúmplices deles os
apologistas dizem eles são muito inteligentes tertuliano de cartago é muito inteligente mas os apologistas na sua defesa a gente tinha de roma são elas que defenderam a fé cristã com muita inteligência e mostraram a que havia uma avião grandes falácias envolvidas nessas a tolices todas que levantavam contra os crentes agora isso aqui essa outra fonte as acusações que vinham de intelectuais pagãos aqui não aqui aqui as questões eram mais sérias eram acusações teológicas por exemplo que ideia é essa de deus se fazer carne que história é essa que que tolice é essa de ressurreição os
pagãos questionaram isso especialmente a ressurreição porque para filosofia grega dominava a via no pensamento grego a noção de que a matéria isso aqui ó matéria isso é mau na terra não presta é o corrompido isso era muito difundido na filosofia grega para a filosofia grega o corpo físico é a prisão da alma a alma quando se liberta da matéria é um é um grande livramento é um grande livramento a uma se libertar da matéria a alma a alma ruim ela reencarna de novo ela volta para a matéria é um suplício para ela voltar pra matéria
e assim sucessivamente até se libertar plenamente na filosofia grega reencarna inseto a alma humana pode reencarnar até em animais se a pessoa era muito preguiçosa reencarna uma tartaruga a pessoa a pessoa muito trabalhadora reencarnar um jumento e até em hinche os menores a insetos mesmo formiga é borboletas tipo de coisa que entre unisuam a sócrates dizer e falava de almas que não queriam que que relutavam relutavam em ir para o local onde onde seriam castigados e talvez até voltassem e ficavam vagando pelos cemitérios inconformados e apareciam para as pessoas assustando as pessoas através de espectros
horríveis ele fala isso ano no livro a fé dom platão fala colocar essas palavras na boca de sócrates um livro e cd chamado ferro a então filosofia grega abominava a matéria agora você fala de deus se encarnando é deus assumindo a matéria e fala também da ressurreição ou seja as pessoas que morreram as suas almas se libertaram do corpo onde volta a ter corpo então essas questões eram fortemente atacadas pelos filósofos gregos então os apologistas eles tinham que defender essas doutrinas a encarnação do verbo e também a ressurreição dos mortos não você encontra nos escritos
dos apologistas defesas dessas doutrinas especialmente a a a encarnação ea ressurreição de questões também ligadas à anatureza de deus na trindade tudo isso você encontra também os apologistas que estavam servindo diante de ataques contra a racionalidade a da fé não falar da fé fazer sentido uma foto do coliseu hoje essa parte aqui eu coloquei aqui porque nessa época dos apologistas perseguição muitos cristãos morreram aqui no coliseu é aqui essa parte sem aqui ali atrás ali atrás são os lugares onde se sentavam né mas aqui é o que é a arena e havia uma laje em
cima disso que você tem embaixo e embaixo um labirinto onde ficavam as férias as pessoas não há mas aí havia uma laje que caiu que cedeu e ficou assim mas era aí que muitos cristãos eram entregues às feras e mortos o entregues aos espetáculos mais diversos terrível porque a aas autoridades civis pagãs elas usavam também os condenados é para divertir o povo o povo tinha um anseio muito grande por ver sangue por como nós como hoje em dia a gente tem de ver filme né violento né pessoal lá dando 30 do mundo não existem prazer
de ver isso aí na época não tinha filme é a realidade é uma coisa muito mais né a e isso exerce uma atração até sobre pessoas inteligentes não é só sobre você pensar quem ela favelado que ela vê não não há pessoas inteligentes e um se sentir atraídas santo agostinho fala de um de um amigo dele que era um homem estudioso intelectual homem de bem e ele foi uma vez assistir à luta dos gladiadores e ele gostou e ficou viciado que tinha ela vê depois abandonou se converteu largo está aí mas ele se sentia traído
de ver aquelas lutas é uma coisa emocionante e tudo mais a coisa e faziam de um jeito que né com representações com uma série de atrações do mais o povo gostava de ver isso acontecer bastante aqui no coliseu coliseu foi construído no ano 80 mais ou menos e a partir daí ele foi usado para isso entre outras coisas só que é a entrada do coliseu a a a igreja católica e instalou uma cruz na entrada do coliseu uma cruz de ferro em homenagem aos mártires naqueles tempos então quando você entra no coliseu a primeira coisa
que você ver uma cruz de ferro em homenagem aos crentes cristãos do passado que morreram e por sua fé ok os seus principais apologistas quem são os apologistas de maior destaque na história da igreja cristã este aqui talvez seja o principal justino mártir olha olha o nome olha o nome da obra que aparece ali primeira apologia segunda apologia essas obras eram dirigidas aos imperadores tem uma outra obra que chamada diálogo com o tri fão triunfam ou trifon ou tri foi em cada livro você vai encontrar uma grafia diferente todas estão certas traduzir nome é difícil
né tenho diálogo com o tri foi o outro fã um outro fã esse diálogo é uma conversa de justino com um judeu e nessa conversa ele ele a defende o cristianismo para esse judeu com quem ele conversa é um livro chato é chato esse lembrete diallo contrição se tiver que escolher uma escolha senão com alê de fato esse livre é cansativo é muito repetitivo ele ele praticamente só justino fala praticamente é só ele que fala o tripão só ficou ouvindo e faz uma pergunta e outra tanto que muitos críticos dizem o seguinte esse diálogo nunca
aconteceu esse triunfo nunca existiu na realidade justino criou esse diálogo aí para expor suas idéias porque o trem são quase não fala nada faltou o triomphant só faz as pontes para justino entrar e fazer o gol o triunfo só faz as perguntas certas e bem convenientes para justino chegar e e da sua resposta exata ali e fazer bonito né então tudo indica que é possível que esse diálogo aconteceu ele usou esse artifício literário pra expor aquilo que ele pensava acerca do judaísmo em contraste com o cristianismo mas é interessante notar isso porque a gente vê
aqui já é na metade do segundo século você vê a distinção entre o judaísmo e cristianismo uma coisa relativamente recente por que por que durante um bom tempo o império romano entendeu que o cristianismo era só uma seita judaica aqui nós já vemos a distensão bem nítida justino defendendo o cristianismo em oposição ao judaísmo ele dá informações interessantes do que os judeus faziam né ele dá informações interessantes sobre a moral dos judeus às práticas das práticas e entre parênteses e morais dos judeus e também algumas medidas que eles tomavam para perturbar a igreja justino coloca
tudo isso é nesse diálogo diálogo com o tripão justino ele ele era ele não foi e não foi padre ele não foi pastor de uma igreja mas ele ia na igreja ele participava da igreja de roma era membro da igreja e ele dava aulas ele tinha uma escola uma escola de teologia justino sempre se percebeu como um filósofo sempre ele não aliás os filósofos na acusavam human tô era o uniforme deles a marca deles era um manto justino mesmo depois de de se converter ele continuou usando o manto dos filósofos lhe o seguinte eu agora
encontrei a verdadeira filosofia que é o cristianismo a filosofia que dá resposta para os dilemas todos que eu sempre busquei a filosofia que me ajuda a ver deus é o cristianismo porque porque justino ele estudou aristóteles ele estudou platão ele e vagou também é batendo de porta em porta e na vinho nas portas de outras filosofias e também conhecer os conceitos históricos então e justino conheceu várias filosofias várias e ele não encontrou as respostas ea satisfação que ele procurava em nenhuma delas ele ele foi um filósofo de várias vertentes ele pertenceu ele isto ele pagava
ele pagava professores filósofos de várias vertentes para darem aula pra ele peregrinou no mundo nas veredas da filosofia procurando respostas para sua vida e não encontrou ele narra no diálogo contrição ele narra que ele um dia estava meditando na praia e ele com ele e ele viu o senhor idoso e ele começou a conversar com o senhor idoso esse senhor era um cristão e esse senhor cristão idoso ele apresentou justino o cristianismo e cristianismo e justino então encontrou no cristianismo a verdadeira filosofia isso é uma questão a e passou a ensinar o cristianismo como uma
filosofia é a de uma escola ali os seus alunos e os quais ele dava suas aulas tudo mais quando ele foi condenado porque ele entrou ele caiu na antipatia de um filósofo chamado crescêncio ou crescente o é crescente o crescente e esse filósofo não conseguia superar a argumentação de justino e ficou com inveja de justino e denunciou justino as autoridades como cristão então justino foi chamado às autoridades confessou sua fé e foi morto ele juntamente com seis alunos dele seis alunos estiveram com justino na sua morte que nesse diálogo contrição ele escreve contra a perseguição
uma coisa interessante uma coisa interessante aqui que que é inclusive um que a ascendi inclusive o voto aos nossos olhos para uma discussão que é sempre presente até hoje sem presente a questão é a seguinte é de que modo nós podemos aproveitar o que os não crentes produzem nós podemos tirar algum proveito de frende ou não ou não tem nada em fraude que presta nós podemos tirar algum proveito de de sartre falei ontem e de pastores que lêem mais séria do que do que ao vivo né lei mais nítido que no terra e agostinho amas
nós podemos ter algum proveito denit tem uma verdade emite é uma verdade espinosa tem alguma verdade em anos nos vários clássicos na sócrates platão no estoicismo tem alguma verdade dá para a gente aproveitar alguma coisa dessas filosofias ou não ou não aproveitar nada é tudo lixo chutou fora que não presta pra nada assim na na igreja atual existe esse debate não tanto no campo da filosofia em si especialmente no campo da psicologia você vê os pastores e pastoras salários divididos olha acho que a psicologia não serve pra nada a psicologia secular ela não ajuda em
nada é pagã ela foi construída por mentes ateístas por menezes é que desprezam a deus ela busca soluções somente no homem ela despreza a revelação então o psicologia é absolutamente impossível de ser conciliada com a fé cristã e rejeitam totalmente psicologia outros pastores e assim olha eu sou crente também sou zeloso pela verdade creio na prova de deus mas eu acho que a psicologia tem seu valor eu acho que essa ciência é uma ciência que tem algo a dizer tem algo a contribuir com nos pode nos auxiliar muitas vezes o tratamento de alguns problemas eu
acho que não é assim acho que não precisamos jogar tudo fora eu acho que a psicologia tem aí coisas que podem ser aproveitado assim eu acho que é call od ers e skinner a segundo freud acho que os inscritos desses homens nós vamos encontrar neles algumas sementes de verdade que podem ser úteis na nossa vida nosso ministério não na administração dos nossos problemas acho que é possível sim então nós vemos os pastores divididos nisso aí cada um lá com seus argumentos ali os mais diversificada é meio confuso né ela será que é essa que possam
pôr alguns cães fazem ao procurar um psicólogo vai ter que ser crente juntos os dois né o psicólogo mais crente então juntos dois né pra não correr nenhum risco então tudo isso aí é esse debate é um debate antigo tiver a note e justino justino ele era um filósofo ele ele entende ele entende que a filosofia pagã de platão e aristóteles de outros filósofos ele entende que existem muitas coisas nessas filosofias que são úteis e são verdades verdades que o cristianismo pode aproveitar ele entende o cristianismo não é inimigo dessas filosofias ele entende que essas
filosofias são incompletas são incapazes são ineficazes para para responder às questões primordiais da alma para fazer com que eu me conheça a deus ele tem tudo isso mas ele fala mas não é todo lixo tem muita coisa essa filosofia que nós podemos aproveitar que defende isso aí e qual é a base teológica para isso ele explora o conceito de cristo como logos logos cósmico e o logos espermático cost não guardem esses dois conceitos em justino o logos cósmico e logo sistemáticos o que é o logos cósmico já expliquei ontem lembra que o logos cósmico o
logos cósmico é a alma do mundo não é isso é o que faz o mundo viver funcionar é uma espécie né se for lembrar agora aqui dá da linguagem das testemunhas de jeová né uma força ativa se bem que eles falam isso sem nem saber nada de justyna que são ignorantes em todos os aspectos mas mas a seria logo seria essa é uma força ativa a alma do universo a alma do mundo seria o logos fazendo com que as leis funcionassem fazendo com que é tudo tudo girasse universo não desabasse ok então esse é o
logos cósmico cristo é o logos cósmico é é aquele que sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder ontem base bíblica né colossenses fala isso né que que nele tudo nele tudo subsistir a palavra grega se nesta quinta que significa a a rigor seria literalmente é manter se manter se numa estaca manter-se como que sustentado por uma estaca é como se cristo estivesse sustentando toda tenda do universo então ele é um logos cósmico muito legal isso aí eu concordo com justino que cristo é o logos cósmico hoje o sol não desabou por que alguém
seguro ele lá hoje o marlon invadiu o hotel onde eu tô porque alguém segurou os limites dele né dá até medo se bem que hoje em dia não tá segurando muito né vez em quando passa um pouco e invade o japão em vários lugares mas enfim com todas as catástrofes que a existe uma ordem no universo e alguém que sustenta isso é o logos cósmico é cristo o verbo de deus agora ele também é o logos espermático se o que é isso logos espermático se á a palavra é essa palavra assim como cosmos a palavra
conhecida é cosmos mundo né a gente fala muito hoje e cosmovisão na visão de mundo a a palavra cosmos é conhecida também a palavra esperma também conhecida a palavra esperma esperma significa semente e nós usamos nesse sentido também né nós aplicamos de sentido também à espera nem sementes e mente masculina espera é cristo cristo é o logos espermático sons o que significa isso significa que cristo cristo faz com que em cada homem em cada pessoa que venha o mundo exista existam sêmen de solo esperma aí existam sementes de verdade ok todas as pessoas que vêm
ao mundo recebem sementes de verdade joão diz assim é ele é a luz que ilumina todo homem que vem ao mundo não lhe dá alguma alguma iluminação para e não é a salvação aí não é a salvação porque não salvar todo homem que veio ao mundo o texto fala de outra coisa ele ilumina todo homem que vem ao mundo com o sentido disso ele concede a todo homem sementes de verdade que esses homens podem cultivar e desenvolver então isso explica para justino porque platão conseguiu desenvolver pensamentos verdadeiros sem ser crente ele tinha um logos espermático
se ele tinha sementes de verdade que o próprio cristo plantou nele agora há um sentido portanto que os cristãos são superiores a platão porquê porque os cristãos não tem só o logos espermático se os cristãos têm o próprio o próprio cristo o próprio logos então você é superior a platão orgulhem platão só a sementinha eu tenho próprio logos provérbio tenho e não por causa dessa concepção justino a aceita muitas coisas dos filósofos como verdadeiras aceito branco o problema com problemas eu dizer que que platão encontrou certas verdades e as esposas e se trouxermos para hoje
na visão de justiça ele diria o seguinte qual é o problema se eu disser que muita coisa que foi de falar a verdade qual é o problema se eu disser que muita coisa que espinosa falou a verdade qual o problema se eu disser aqui muita coisa aqui é karl marx falar a verdade o problema se eu encontrar alguma semente de verdade nos seus escritos isso é só uma evidência do doutorando logo sistemáticos e que deus concede na sua graça comum sementes de verdade a todas as pessoas que têm um cinto da criação dele ea graça
comum se estende às pessoas todos então é essa concepção a concepção interessante se você acolher isso você acorde isso você fazer o que você vai você ae é buscar a verdade semente de verdade em tudo que você lê agostinho chamava isso de despojar os egípcios se lembra do deus câncer do egito eles fizeram vamos sair do egito vamo vamo mais uma vamos levar o que dá pra aproveitar e levar o tudo não tinha o egito não tinha tem o egito vamos pegar pra nós e levaram tudo então é essa essa noção aplicada teologia seria assim
tem ouro no paganismo em ouro tem ouro negro no meio desses escritos pagam os escritos de de ateus em créditos em ouro lá vamos pegar esse ouro por que a senhora não é deles esse ouro do logos e logos é nosso toda a verdade a nossa pegada e volta ok e aí a parte final o cristianismo é mais elevada de todas as filosofias está confuso tudo isso precisamos dos pais é dos pais ressuscitar os pais né precisamos exercitar porque eles têm muito a nos a nos oferecer vamos dar né eles podem nos ajudar a formar
nossa opinião isso o brasil tem opinião de tudo sem pensar você chega pro brasileiro e pergunta qual é a opinião dele sobre a a a bolsa de valores de nova york ele eu acho que essa boa só tem que vender logo essa bolsa que essa bolsa é um material muito ruim ele tem opinião de tudo sem saber o que está falando isso é trazido para o evangélico também vocês não têm noção meus meus alunos de 2º ano teologia eles são os teólogos mais completos que eu conheço que eles sabem tudo tudo ele chega para aquela
pastor eu tenho a minha opinião formada sobre esse assunto sério você tem então public porque faz dois mil anos que estamos procurando uma resposta para a questão você vai entrar pra história é o neo pai da igreja usa um fenômeno você é um grande fenômeno porque em 2000 anos de teologia nós não conseguimos ainda encontrar uma solução pacífica para isso e você no primeiro semestre elogia você tem a solução própria convicção formada olha parabéns ou você é um gênio você é muito burro ou como origens falava um santo ou idiota um santo ou idiota eu
acho que sei o que é então os pais da igreja nos ajuda nos a nos proteger desses pensamentos e refletidos ea vermos as coisas usando mais ferramentas faz sentindo adotando logo se permite cortes se faz então eu posso ler outras coisas e descobrir coisas importantes se não faço então não faz sentido não vou perder meu tempo isso vai mudar minha conduta vai mudar minha postura acadêmica é muito bem a atenágoras de atenas notinha aqui outra patologia atenágoras de atenas a ele escreveu veja o nome olha que como isso reflete a noção do apologistas meu conceito
apologistas a súplica em favor dos cristãos é dirigida veja quem ele dirigiu a súplica ao imperador marco aurélio marco aurélio era um filósofo marco aurélio era o imperador estóico é um dos melhores operadores que já existiram foi marco aurélio vocês assistiram aquele filme o gladiador assistir o gladiador sabe aquele imperador que morre no começo que o cômodo mata ele com travesseiro aquele aquela imperador morrer acredita nada disso nem o cômodo morreu porque o russell crowe foi lá e matou ele num cômodo morreu envenenado tem nada a ver aquela história estão aqui mas tem muita coisa
interessante no filme o aquele imperador é o marco aurélio aquele que morre no começo e ele foi o imperador filósofo vocês lembram que no diálogo com o cômodo ele o cômodo fala assim para ele pai você me fez uma lista de virtudes e nenhuma das virtudes que o senhor alistou eu tinha as minhas virtudes não estão na sua lista eles falam eles têm esse diálogo é quando você se de novo para a extensão de ouvir esse diálogo não liga mas isso aí tem muito destrutivo porque porque os os estóicos eles se preocupavam com isso com
listas de virtudes e marco aurélio era um estóico e ele e ele ensinava inclusive a a auto-avaliação o não deixar se levar pelas paixões ou não deixar se levar pelos impulsos os impulsos irrefletidos da alma então a atenágoras dirige esta súplica ele chamando inclusive de filósofo chamando ele de imperador e de filósofo e pede para que ele reconsidere o trato com os cristãos defendendo os cristãos marco aurélio ouviu talvez nem tenha lido talvez nem tenham normal com marco aurélio foi virtuoso em muitos aspectos nesse não foi não demonstrou nenhuma nenhum comedimento nenhum cuidado nesse aspecto
perder uma cópia atenágoras apresenta uma tecnologia a por fática que quer que a teologia afofar ática pelo japão fática é uma teoria de negação de negação aí é assim o exemplo de uma frase de teologia por fática deus é inefável que significa isso o inefável que deus é não descritivo seu ok deus é inepta deus é não diz que deus é a imutável olha ai deus é não mutável deus é impassível ou seja deus é não passível que isso é tecnologia por fática definir deus a partir de nãos e de onde isso vem da filosofia
lembra ontem aula de ontem silvia grega tá sofia grega diz que deus é impassível inefável e mutável e atenágoras acolhe esses aspectos da filosofia grega a e na medida em que eles são é é até onde até onde a filosofia grega não conflita com temas da fé aquilo que eu falei ontem muita gente critica os pais dizendo que eles elevarão a teologia mas isso não é plenamente verdade os gregos rejeitava a ressurreição os pais da igreja foram contra os gregos mas em alguns aspectos da visão teológica dos gregos os pais adotar a impassibilidade foi um
deles que a gente falou ontem que não é legal a deus em do inefável essa essa noção de deus ser inefável realmente ela ela permeia teologia cristã mesmo depois do período os pais que deus é indescritível você vai encontrar isso tem thomaz de aquino no século 13 tomás de aquino vai dizer não dá para você escrever deus descreva a deus você você não pode num certo sentido não pode falar nem que deus existe porque existiram descreve deus as coisas que existem existem no tempo e no espaço deus está acima do tempo e do espaço logo
deus não existe quem é esse pastor na fogueira mas a mas na verdade né é isso chegou a ser dito por teólogos da idade média mas eles não eram ateus é um teólogo os teólogos da idade média que precisa que amavam a deus e os serviã e escreviam acerca dele mas dizem olha há um sentido em que deus não existe porque ele está acima do tempo e do espaço onde as coisas existem então como é que eu falo de deus então eu falo que deus existe eu falei olha eu vou dizer que deus é deus
é o nome dele existo ele é eu sou bom é melhor falar assim ou seja a linguagem sobre deus é difícil nós não e mesmo dizer eu sou não abrange tudo que deus é então a linguagem sobre deus realmente é muito difícil ele é indescritível ele é inefável nesse aspecto está certa teologia apático e até na águas de atenas reflete as a esse aspecto da filosofia grega que o cristianismo acolheu e eu não vejo problema neste aspecto disse ok e aqui a outra o lojista é teófilo de antioquia escreveu três livros ao tônico um correspondente
dele e de antioquia ele defende a criação e ex lille lo porque significa isso a criação do nada né criação do nada só defendo o terceiro livro autonômico defende a criação e rio fala do logos como agente na criação é uma ênfase na teologia do logo os apologistas defendem a teologia do logos porquê porque a teologia do logos é que era atacada pela filosofia grega o logos não se encarna eles defendem que o logo se encarnou na pessoa de jesus de nazaré e ele é um agente foi um agente da criação desse encarnou aparece o
emprego do termo trilhas azevedo trindade mas isso aparece a melhor claramente a nuno tertuliano de cartago que vem depois e também a crença na inspiração do novo testamento é que é muito importante a inspiração do novo testamento porque é importante porque naqueles tempos ainda não havia uma definição muito clara sobre a extensão do cânon dell testamentário quais livros eram eram sagrados um sinal para parar na quais livros eram sagrados quais livros e mais livros vale a pena morrer por eles então não havia uma definição clara acerca disso então a teófilo de antioquia trata desse assunto
também a inspiração do novo testamento quando ele fala é sobre a história da ação de deus é neste mundo é desde a criação até hoje bom a gente continua depois do intervalo
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