Olá meus amigos do adventismo Vivo sejam muito bem-vindos a mais um estudo da Bíblia por meio da lição da Escola Sabatina Estamos estudando o evangelho de João e hoje chegamos à lição de número cinco que tem como título entrando em conflito e temos uma obra desafiadora à nossa frente porque a lição nos dirige para lermos e estudarmos e comentarmos e investigarmos dois capítulos o Capítulo 5 e o capítulo 6 do Evangelho de João porém Veja só o capítulo 5 tem 47 versos e o capítulo 6 tem 71 versos os dois capítulos somados correspondem a 100
118 versos Então veja é um texto muito grande é impossível que nós leiamos aqui no vídeo de estudo da lição cada um dos versos e que comentemos cada um dos versos então nós teremos que fazer um recorte e direcionar o nosso foco apenas para alguns episódios Apenas para algumas porções desse texto Então no capítulo 5 vamos examinar o milagre de Jesus curando o o homem enfermo e no capítulo 6 vamos examinar também o milagre de Jesus na multiplicação dos pães e dos peixes e vermos como isso causou o conflito com uma religião estabelecida de sua
época Antes de nós irmos diretamente ao texto eu quero chamar a sua atenção porque existe um fio condutor que está conectando cada um dos estudos que nós fazemos desde a primeira lição Veja isso melhor no slide que vai aparecer agora na sua tela e nós poderíamos expressar esse elemento que traz coesão entre todos os estudos na forma de algumas perguntas e essas perguntas são Jesus possui autoridade Sim é claro que sim mas de onde vem a autoridade de Jesus como ela pode ser comprovada como comprovar a autoridade de Jesus e todos os estudos que nós
fizemos até aqui tem girado em torno desse eixo temático veja só em João Capítulo 1 Jesus é apresentado como verbo de Deus então ele possui autoridade sim porque ele é o verbo de Deus ele é Deus então ele tem autoridade como essa autoridade é comprovada por meio da manifestação Sobrenatural que ocorre no seu batismo quando João Batista realiza o batismo de Jesus o Espírito Santo se manifesta na forma de uma pomba e a voz de Deus é ou vida semelhantemente no capítulo 2 Jesus também realiza um feito Sobrenatural ele transforma água em vinho e logo
em seguida o Capítulo dois fala da Purificação do templo e quando Jesus Purifica o Templo a pergunta que os líderes judaicos fazem é a seguinte que sinal nos mostras para fazeres estas coisas Ou seja é como se eles estivessem perguntando você tem autoridade para fazer isso então prove de onde vem a sua autoridade perceba que tudo que estudamos até agora na lição está girando em torno desse eixo temático João Capítulo 3 como Nicodemos se apresenta para Jesus Rabi sabemos que és mestre vindo da parte de Deus porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes
se Deus não estiver com ele então Nicodemos vai até Jesus porque está impressionado com os milagres e os sinais que Jesus faz os sinais que Jesus faz são para Nicodemos Um fundamento de autoridade e João Capítulo 4 vai justamente contrastar com isso os samaritanos que se convertem a Jesus eles dizem assim já agora não é pelo que disseste estão se referindo a mulher junto ao poço não é pelo que disseste que Nós cremos mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o salvador do mundo os samaritanos diferente dos judeus não pedem
um sinal mas mesmo assim creem porque Jesus dá provas de sua autoridade e messianidade por meio de seu discurso E então nós chegamos ao aos capítulos 5co e se que correspondem ao estudo dessa semana que eles também estão em torno desse eixo temático no capítulo 5 Jesus realiza uma cura no sábado e o milagre em vez de ser celebrado em vez de o milagre ser recebido como prova da messianidade de Jesus o milagre é ignorado e por ter curado no sábado Jesus é considerado transgressor da Lei no capítulo 6 novamente estamos falando de milagre o
milagre da multiplicação de pães e peixes Porém esse milagre que deveria converter as pessoas esse milagre atrai aproveitadores o milagre foi sobrenatural e tinha um propósito espiritual mas o interesse dos que são atraídos é material e por isso outros milagres da parte de Jesus São solicitados então perceba que existe um fio condutor ligando cada um dos estudos que nós fizemos até aqui e tudo está girando em torno do seguinte de onde vem a autoridade de Jesus Como Jesus pode provar a si mesmo como Messias Esse é o ponto em discussão visto isso agora estamos prontos
para começar a leitura de uma porção de João Capítulo 5 a minha Bíblia está aqui e nós vamos projetar o texto também na Tela diz o seguinte passadas estas coisas havia uma festa dos judeus e Jesus subiu para Jerusalém ora existe ali junto à porta das ovelhas um tanque chamado em hebraico Betesda o qual tem cinco pavilhões nestes jazia uma multidão de enfermos cegos oos paralíticos esperando que se movesse a água porquanto um anjo descia em certo tempo agitando-a e o primeiro que entrava no tanque uma vez agitada a água sarava de qualquer doença que
tivesse é esse o quadro que Jesus encontra uma espécie de piscina ao redor da qual estão ali dezenas quem sabe centenas de doentes esperando por um milagre esperando a água se mover note o seguinte na sua Bíblia o texto do verso 4 que contém a explicação de como o milagre acontecia de que a água se mexia ao ser tocada por um anjo esse texto do verso 4 aparece entre colchetes e isso indica que provavelmente o texto do verso 4 é uma adição posterior ao texto bíblico e de fato isso parece fazer sentido porque o que
é narrado aqui aá muito se assemelha a uma espécie de crença popular um anjo toca a água e o primeiro que entra na água é curado Por que nós podemos dizer que isso é uma crença Popular porque a a doutrina que é ilustrada aqui no verso 4 não se parece uma doutrina bíblica de amor de Misericórdia a doutrina que aparece aqui no verso 4 parece algo que hoje nós chamamos de Darwinismo Social O que é o Darwinismo Social é tomar a teoria da evolução das espécies de Charles Darwin segundo a qual o mais forte o
mais apto sobrevive e é selecionado pela natureza é nós tomarmos essa teoria e aplicarmos ela à sociedade então quem prospera na sociedade quem obtém os melhores resultados na sociedade ou num grupo de indivíduos é o mais forte é o mais apto é o mais preparado porque o verso 4 aqui parece fazer referência a isso que hoje nós chamamos de Darwinismo Social porque nesse esquema aqui de um anjo tocando a água e o primeiro que entrasse na água fosse sarado nós estamos dizendo que apenas receberá a cura aquele que for o mais apto aquele que se
adaptar melhor a esse desafio mas não parece ser isso o que a Bíblia ensina a Bíblia ensina que jesus veio salvar exatamente a a aquela ovelha desgarrada a que foi menos apta para ficar no aprisco e se proteger Jesus vem para salvar e ajudar o que é mais fraco O que é mais pecador o que está mais desesperado então o verso 4 parece narrar uma crença Popular que ia na contramão dessa concepção que nós temos na Bíblia de um Deus compassivo misericordioso exatamente com aquele que é mais necessitado com aquele que mais precisa do seu
auxílio então aqui no verso 4 nós temos uma crença Popular o texto bíblico está narrando essa crença sem necessariamente aprová-la sem necessariamente end doá-la está explicando como as pessoas da época acreditavam verso 5 agora continuando a leitura estava ali um homem enfermo havia 38 anos Jesus vendoo deitado e Sabendo que estava assim há muito tempo perguntou queres ser curado Que pergunta Jesus vai fazer essa é uma pergunta provocativa que queria sondar o mais profundo do coração do homem mas o homem não percebe a profundidade da pergunta e acha que Jesus está falando ali do desafio
de entrar na água primeiro tanto é que no verso 7 ele responde respondeu-lhe o enfermo senhor não tenho ninguém que me ponha no tanque quando a água é agitada Pois Enquanto eu vou desce outro antes de mim então Jesus l disse levanta-te toma o teu leito e anda que fala desafiadora não foi essa para aquele paralítico alguém vem e faz para ele uma pergunta cuja resposta aparentemente é óbvia e em seguida dá uma ordem levante levanta-te toma o teu leito e anda mas por alguma razão por alguma convicção aquele paralítico ele se apodera da palavra
de Jesus ele exerce aquele primeiro impulso muscular de tentar se levantar e diante daquele primeiro impulso de fé todo seu corpo se regenera sua musculatura se regenera e ele sai de lá andando feliz animado satisfeito louvando a Deus porque um milagre se tinha operado na sua vida veja como o verso 9 narra imediatamente o homem se viu curado essa palavra imediatamente contrasta com os 38 anos de enfermidade 38 anos 38 anos muito tempo mas bastou Jesus entrar na vida dele e imediatamente ele foi curado o homem se viu curado e tomando leito pôs-se a andar
e aqui João introduz na próxima frase aquilo que vai ser o o tópico de discussão dessa história e aquele dia era sábado por isso disseram os judeus ao que fora curado hoje é sábado e não te é lícito carregar o leito ao que ele lhes respondeu o mesmo que me curou me disse toma o teu leito e anda e nós vamos agora nos concentrar nesses versos por quê Porque o homem que foi curado foi acusado de fazer uma coisa ilícita que era carregar o seu leito no dia do sábado e se Jesus que o curou
ordenou que ele carregasse o seu leito e se carregar o leito era algo ilícito logo Por conseguinte Jesus também fez algo ilícito não apenas realizando um ato de cura um ato de medicina de tratamento médico mas também incitando ele a cometer o ilícito de carregar algo no sábado vamos examinar isso com mais atenção então fique de olho na tela nós vamos inserir os slides agora os judeus disseram ao homem que fora curado hoje é sábado e não te é lícito carregar o leito a pergun é existe algo na lei de Deus alguma proibição sobrecarregar o
leito no sábado e a resposta é não quando nós vamos aos 10 mandamentos nós encontramos o seguinte lembra-te do dia de sábado para o santificar seis dias trabalharás e farás toda a tua obra mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus não farás nenhum trabalho então qual é o CNE do quarto mandamento é fazer a nossa obra as nossas ocupações as atividades que nos cabem o nosso ganha pão o nosso trabalho tudo que nós precisamos fazer para a manutenção da nossa vida deve ser feito durante os dias da semana nenhum trabalho deve
ser levado para o sábado nenhuma obra que nós poderíamos fazer antes deve ser levada ao sábado Esse é o sentido do quarto mandamento este homem não estava fazendo um trabalho não estava fazendo uma obra servil no sábado ele estava tirando a cama que por tanto tempo tinha sido ali o seu abrigo na época da enfermidade a lição aqui na parte de quarta-feira ela nos pede para ler duas passagens isso aparece aqui em quarta-feira e a primeira passagem é Jeremias Capítulo 17 a partir do verso 19 e a Segunda passagem é Neemias Capítulo 13 a partir
do verso 15 Essas são passagens do Antigo Testamento que falam explicitamente que era proibido carregar cargas aos sábados e daí alguém pode dizer assim ora mas você não acabou de dizer que não há uma proibição bíblica para carregar um leito no sábado exatamente não há uma proibição esses versos de Jeremias 17 e de Neemias Capítulo 13 eles estão falando de carregar mercadorias que seriam pos à venda no dia do sábado então o que que as pessoas faziam ora é sábado nós vamos para Jerusalém adorar e já que nós vamos para Jerusalém adorar vamos fazer o
seguinte vamos vamos pegar o nosso Camelo e colocar as mercadorias que nós vamos comercializar na cidade depois vamos pegar o nosso jumento e lotário 13 na passagem de João Capítulo 5 quando Jesus cura o homem aleijado não havia o o sentido não havia a obra a atividade de carregar algo para fins comerciais ele estava apenas levando aquele leito em que ele se deitava Então se no antigo testamento nós não temos uma proibição explícita sobrecarregar as coisas no sábado sem fins comerciais de onde então foi retirada essa ilegalidade essa ilicitude que apontam aqui os líderes judaicos
quando eles dizem assim no verso 10 não te é lícito carregar o leito de onde isso veio e a resposta é a seguinte isso veio da tradição dos anciãos que chegou a nós na forma da mishn vamos entender isso melhor Veja a tela a mishná é a primeira compilação escrita da a lei oral Judaica como se fosse um extenso manual de instruções que explica como aplicar as leis da Torá escrita na Vida Prática vamos entender isso ali o texto fala de lei oral e fala de Torá escrita o que que é a Torá escrita é
o pentateuco são os cinco primeiros livros da Bíblia que contém a lei de Deus e os termos da Aliança de Deus com Israel isso está escrito porém havia muitos dos J Deus que acreditavam também na tradição dos anciãos Ou seja que juntamente com as revelações escritas dadas a Moisés foi também dada uma instrução oral e essa instrução oral é a tradição dos anciãos que era ensinada oralmente pelos rabis com o passar dos séculos essas tradições foram se acumulando e passaram a ser escritas e hoje a michin chega até nós de forma escrita Como ocorreu o
processo de transmissão da mná em primeiro lugar ela era transmitida oralmente de mestre para aluno então não era uma escola em que havia livros e anotações não o ensino era oral e esse Ensino oral era também memorizado os estudantes decoravam esses ensinos de como interpretar a lei de Moisés e também esses assuntos número três eram debatidos na nas academias de estudo e Nós já vamos ver exemplos disso aqui relatados no Novo Testamento e por fim número quatro esse conjunto de tradições orais foi compilado editado e escrito a partir do ano 70 a partir da destruição
do Templo de Jerusalém E por que esse conjunto de tradições orais passou a ser escrito por causa das perseguições dos Romanos contra os judeus acabamos de citar a destruição do Templo de Jerusalém no ano 70 e também pelo processo de dispersão do povo Judeu era necessário que aquelas pessoas aqueles judeus que morassem distantes de Jerusalém distantes dos professores mais capacitados tivessem um material escrito para se instruir na interpretação que os mestres de Jerusalém julgavam a interpretação adequada da lei de Moisés e com essa dispersão dos judeus também havia o risco da perda daquele conhecimento a
necessidade de preservar as tradições e o medo que essas interpretações corretas fossem esquecidas é por isso que a michin um conjunto de tradições orais passou a ser escrita e ela chega para nós hoje na forma escrita vamos ver alguns exemplos disso Veja por exemplo o Sermão da da montanha lá de Mateus capítulo 5 Jesus disse assim ouvistes o que foi dito Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo eu porém vos digo Amai os os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem Onde está escrito na Bíblia Amarás o teu próximo e odiarás o
teu inimigo em lugar nenhum no antigo testamento nós nós encontramos Amarás o teu próximo mas esse odiarás o teu inimigo não está escrito em parte alguma da Bíblia isso vem da tradição oral dos anciãos é por isso que Jesus diz ouviste O que foi dito pelos antigos eu porém vos digo Jesus está dizendo embora essa tradição oral esteja consolidada eu estou vindo aqui para dizer que ela está errada essa é a interpretação errada essa é a compreensão errada da lei de Deus não é para odiar ninguém não é para odiar nem mesmo os inimigos outro
exemplo Marcos Capítulo 7 verso 5 interpelaram os fariseus e os escribas Por que não andam os teus discípulos de conformidade com a tradição dos anciãos mas comem com as mãos por lavar então aqui Jesus é confrontado Por que os seus discípulos não seguem os rituais de purificação da tradição oral dos anciãos Jesus aqui mostra novamente que ele rejeitava essa tradição oral outro exemplo Mateus capítulo 15 versos 5 e seis vós dizeis se alguém disser a seu pai ou a sua mãe é oferta ao Senhor aquilo que Poderias aproveitar de mim esse jamais honrará o seu
pai e a sua mãe e assim invalid dastes a palavra de Deus por causa da vossa tradição esse texto de Mateus faz referência ao Instituto do corban o que era quando os pais ficavam idosos e precisavam do apoio financeiro do filho quem sabe precisavam de um imóvel de algum bem do filho para e que eles tivessem uma velice melhor que eles fossem amparados o filho poderia não dedicar esse seu bem ao cuidado dos pais se ele votasse o bem como destinado ao serviço do templo e então o filho dizia isso é corbã eu não posso
fornecer para vocês meus pais que estão idosos e Jesus está falando isso é a tradição de vocês mas isso é contrário à lei de Deus que tem o mandamento honra o teu pai e a tua mãe então para cumprir a tradição vocês estão violando a lei de Deus então Aqui Nós Temos vários exemplos da vida de Jesus em que ele se depara com a tradição dos anciãos mas ele rejeita Jesus não se submete à tradição dos anciãos E por que nós estamos falando de tudo isso porque entender a michina entender a tradição oral lança a
luz sobre esse relato de João Capítulo 5 em que carregar um leito durante o sábado é considerado uma ilegalidade uma ilicitude veja aqui na tela o seguinte a a mishná no Tratado shabbat número 7 ela lista as principais categorias de trabalho que são proibidas no sábado e diz assim as categorias principais de trabalho são 40 menos uma ou seja 39 trabalhos que são proibidos ao sábado e começa ali número um semear número dois arar número três colher amantar debulhar joeirar e assim sucessivamente e o número 39 das condutas proibidas é justamente transportar entre domínios ou
seja transportar coisas no sábado é ilícito segundo esse tratado da mchn mas não para por aí vamos avançar Porque esse mesmo tratado Shabat número 7 ele diz que existe uma quantidade de coisas que você pode transportar no sábado veja as quantidades como são definidas palha você pode transportar a quantidade que cabe na boca de uma vaca se você ultrapassar esse limite Então você é culpado forragem a quantidade que cabe na boca de um camelo feixes a quantidade que cabe na boca de um Cordeiro e assim sucessivamente para a alimentação humana a quantidade que se podia
transportar no sábado era o correspondente ao tamanho de um figo se você excedesse essa quantidade de alimento você seria culpado de violar o sábado por transportar coisas e ali no na parte oito desse mesmo tratado está a medida para os líquidos vinho você podia transportar a quantidade suficiente para mistura em um copo Leite a quantidade de um gole Mel a quantidade suficiente para aplicar em uma ferida água a quantidade suficiente para diluir um colírio se você carregasse mais do que isso você seria culpado por transgredir o sábado na modalidade de transportar uma coisa em medida
superior à permitida e daí a reflexão que nós fazemos é Em que parte da Bíblia essas quantidades foram definidas em nenhuma parte isso é fruto da suposta sabedoria humana Deus não legislou dessa maneira foram os homens os líderes judaicos que fizeram essa legislação mas vamos seguir aqui na michin que fica interessante quando nós chegamos no número 10 onde se diz assim aquele que transporta um pão para o domínio pú pú é responsável Ou seja é culpado cometeu o ato ilícito porém se dois o transportaram estão isentos se um não podia transportá-lo e dois o transportaram
são responsáveis e o Rabi chimon os isenta aquele que transporta alimentos menos que a medida em um recipiente está isento também pelo recipiente pois o recipiente é secundário a ele agora veja o finalzinho desse parágrafo o vivo na cama está também pela cama pois a cama é secundária a ele e aqui nós chegamos em uma parte da tradição dos anciãos que está diretamente relacionada à nossa história aqui de João Capítulo 5 se uma pessoa fosse carregada em sua cama no dia de sábado e se ela estivesse viva não haveria transgressão não haveria ilegalidade agora se
ela estivesse morta ou seja se um cadáver fosse carregado no sábado haveria uma ilegalidade então é dessa porção da tradição dos anciãos que é retirada a condenação por esse homem carregar o seu leito por esse homem não estava sendo carregado no leito esse homem que era doente momentos antes agora carregava o seu o seu leito então a condenação para ele é retirado de uma leitura contrário senso dessa parte da tradição dos anciãos agora para eu esclarecer e para você não confundir esse texto que nós acabamos de ver na tela ele ainda não estava escrito nos
dias de Jesus mas ele se refere a uma tradição que já existia nos Liv nos dias de Jesus de forma oral e veio a ser escrita anos depois depois da destruição do Templo de Jerusalém no ano 70 você entendeu então é dessa porção que os líderes judaicos tiram a sua condenação ao que Jesus fez e ao que o homem curado fez de carregar o seu leito e como essa história se desenvolve vamos avançar lá para o verso 16 e diz assim e os judeus perseguiam Jesus porque fazia estas coisas no sábado e quando vamos ao
livro O desejado de todas as nações ali é dito é esclarecido que Jesus então foi citado Jesus foi intimado Para comparecer diante do sinédrio já explicamos o que é sinédrio na lição de número três era a mais alta Corte dos judeus e Jesus então é chamado para dar explicações lá da ilegalidade que ele havia cometido com aquele homem e para vermos as palavras que Jesus dirige ao sinédrio vamos avançar lá para o verso 37 Jesus estava diante daqueles mesmos que na ocasião da Purificação do templo pediram a ele que sinal nos mostras para fazeres essas
coisas e Jesus começa a fazer vários Milagres vários sinais e quando ele faz um grande milagre de uma cura agora os líderes querem puni-lo querem tratá-lo como se ele fosse um bandido então Jesus agora em vez de responder essa acusação ele não se ampara em milagres em sinais Jesus vai buscar um outro fundamento para sua autoridade uma outra razão para a sua legitimidade e essa razão é justamente a Bíblia as escrituras que testificam dele vamos ver aqui verso 37 Jesus está falando para o sinédrio o pai que me enviou esse mesmo é que tem dado
testemunho de mim jamais tendes ouvido a sua voz nem visto a sua forma Jesus está falando eu não vou mais me amparar nos milagres que eu realizo para tentar convencer vocês eu vou apelar agora para um outro fundamento para algo exterior que me legitima e esse algo exterior que me legitima é o pai verso 38 também não tendes a sua palavra ou seja a palavra do Pai Permanente em Vós porque não credes naquele a quem ele enviou o que Jesus está falando é o seguinte a evidência de que vocês não creem na Bíblia que foi
inspirada por Deus o pai é porque vocês não me aceitam uma vez que eu sou enviado do pai e agora nós chegamos no verso 39 aquele verso tão conhecido que diz assim examinais as escrituras porque julgais Ter nelas a vida eterna e são elas mesmas que testificam de mim note o seguinte aqui esse verbo examinais ele não é uma ordem como se Jesus estivesse dizendo assim no imperativo examinem vocês as escrituras Não essa essa é uma leitura incorreta Jesus está narrando o que os líderes judaicos faziam os líderes judaicos se gabavam de examinar as escrituras
essas porções da mná que nós vimos anteriormente são evidências disso eles pegavam a lei de Moisés e tentavam a a quebrá-la e tentavam examiná-la nos mínimos detalhes é por isso que Jesus está narrando o comportamento deles examinais as escrituras porque julgais Ter nelas a vida eterna isso os líder judaicos faziam corretamente de fato encontrar a vida eterna se dá por meio do Deus do Messias que apresentado nas escrituras porém Jesus termina o verso dizendo assim e são elas mesmas que testificam de mim verso 40 Contudo não quereis vir a mim para terdes vida ou seja
Jesus está dizendo Esse estudo minucioso que vocês fazem das escrituras não está levando vocês a nada porque esse estudo não está indo a mim como Messias vocês estudam tanto e não são capazes de discernir o sentido Claro das escrituras que é o sentido que eu ensino que a maneira como eu me Porto para ensinar o povo vocês estudam tanto as escrituras mas não são capazes de entendê-las e ainda nesse mesmo assunto podemos avançar lá para os versos finais do Capítulo 5 verso 45 Jesus diz assim não penseis que eu Eu vos acusi perante o pai
quem vos acusa é Moisés em quem tendes firmado a vossa confiança porque se de fato cress em Moisés também creria em mim porque ele escreveu a meu respeito se Porém não credes nos seus escritos como crere nas minhas palavras isso aqui deve ter irritado profundamente os líderes judaicos porque eles tinham Moisés em tão alta conta eles queriam e e descrições min os as da lei de Deus do que deveria ser feito de como não deveria ser feito mas Jesus está dizendo vocês na verdade são transgressores do que Moisés dizia porque Moisés profetizou ao meu respeito
e nós falamos disso na lição da semana passada quando tratamos da Mulher Samaritana ela fez uma referência a Deuteronômio Capítulo 18 Quando Moisés disse que Deus suscitaria um profeta semelhante a ele e o povo deveria ouvir esse profeta foi Moisés que fez essa profecia de que viria um outro Profeta e esse profeta mencionado emem Deuteronômio Capítulo 18 é justamente Jesus então Jesus está falando como vocês podem aceitar Moisés e rejeitar a mim se eu sou aquele grande profeta de que Moisés profetizou que viria e vocês deveriam dar ouvidos a mim e Jesus termina dizendo assim
se Porém não credes nos seus escritos como crereis nas minhas palavras e nós vamos pegar esse texto e vamos fazer uma aplicação a nós você percebe o que está acontecendo aqui Jesus faz um milagre público esse milagre não apenas é desprezado mas esse milagre também é criminalizado E por que isso acontece porque o estudo da Bíblia que deveria levar até Jesus foi ignorado foi deixado em segundo plano ou mesmo que eles estudassem com muito afinco não era um estudo que promovia a convicção do Espírito era um estudo para engrandecimento próprio para eu me tornar mestre
ao saber expor partes difíceis da Bíblia a ao concretizar eh ordens que Deus deixou de maneira genérica não era um estudo que mudava o coração introduzia pureza no coração então por esse estado de estudo da Bíblia o milagre que Jesus fez não é recebido e veja como isso se conecta com uma história que nós estudamos no trimestre passado que é a parábola do rico e do Lázaro o que o rico pedia para o pai Abraão Quando ele estava ali sofrendo o calor das chamas ele dizia assim pai Abraão mande que Lázaro ressuscite e vá avisar
os meus irmãos para que eles não venham parar aqui inadvertidamente também e o que que Abraão diz ali para o homem rico eles têm Moisés e os profetas se não ouvirem Moisés e os profetas não acreditarão em alguém que ressuscite dos Mortos isso é o mesmo assunto de que Jesus está tratando aqui quando a Bíblia não é estudada quando a Bíblia não recebe o crédito que ela deve receber quando nós não abrimos o nosso coração ao estudo da Bíblia custe o que custar o nosso coração se torna duro e empedernido e mesmo um milagre não
é capaz de nos atingir porque nós nos fechamos a grande revelação de Deus que é a sua palavra então cuidado porque quem não se deixa convencer pelo estudo da Bíblia não será convencido por milagre algum muitas pessoas alimentam aquele pensamento o seguinte Ora eu conheço algumas histórias da Bíblia mas eu não preciso gastar tanto tempo horas estudando eu já sei algumas histórias sei que Jesus é o Deus verdadeiro eu para que mais do que isso quando o final do desse mundo chegar eu vou ver aquelas manifestações Sobrenaturais na natureza eu vou saber que Jesus está
preste de a voltar e eu vou tomar partido com os seguidores de Jesus e vai estar tudo certo não não é assim e esse episódio de Jesus nos ensina que não será assim porque quem não abraça a Bíblia como sua regra de fé e prática quem não tem uma postura de humildade diante da Bíblia não será convencido e convertido por nenhum milagre por nenhuma ocorrência Sobrenatural Então essa pessoa que até tem algum conhecimento da Bíblia e acha que não precisa se aprofundar que não precisa de mais estudo que não precisa de mais comunhão quando as
cenas Sobrenaturais do fim do mundo estiverem ocorrendo ela não se convencerá de que aquilo é sobrenatural de que aquilo é miraculoso e ela procurará uma explicação científica uma explicação naturalística para que as coisas Porque se ela não se aproveitou da Bíblia em tempos de paz em tempos de crise mesmo o milagre mesmo a manifestação Sobrenatural será rejeitada porque o coração foi endurecido então meu querido amigo faça da Bíblia o seu livro de estudo diário o seu livro de meditação o livro que paute a sua vida nos mínimos detalhes vá esse livro Como você se dirige
ao copo d'água quando está muito tempo com a garganta seca e deseja e acabar com sua sede como quando você está muito tempo sem comer e vai tomar a sua refeição isso aqui tem que ser aquilo que te dá ânimo aquilo que norteia a sua vida Aquilo em torno do qual a sua vida gira porque se você não estiver familiarizado com a palavra de Deus as cenas Sobrenaturais não poderão amolecer o seu coração essa é a aplicação prática que nós retiramos aqui do Capítulo 5 Ok vamos seguir agora para a segunda porção João Capítulo 6
nós temos a história da multiplicação dos pães e dos peixes e por essa história ser tão associada à classe das Crianças ao rol do berço ao Jardim de Infância parece que isso no nosso Imaginário está assim como um milagre diminuído algo até com um tom meio folclórico infantil Mas pense bem vou destacar aqui o verso o verso que trata da quantidade de pessoas que estavam ali é o verso 10 que diz assim assentaram-se pois os homens em número de quase 5000 só de homens só do sexo masculino 5.000 pessoas haviam também as mulheres e as
Crianças eram muitas pessoas e o fato de Jesus ter provido alimento para todas essas pessoas apenas que quebrando apenas dividindo o pão e o peixe é algo absolutamente surpreendente é algo arrepiante é algo assombroso eu fico imaginando a reação das pessoas ao verem que Jesus dividia a comida e não parava de dividir e continuava e continuava até que mais de 5.000 pessoas puderam se alimentar E ainda sobrou uma quantidade que foi recolhida bem eu quero chamar a sua atenção aqui para os versos que nós vamos ler verso 14 qual foi o resultado desse milagre de
Jesus vendo pois os homens que o sinal o sinal vendo pois os homens o sinal que Jesus fizera disseram Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo novamente lembra-se do eixo temático de que nós falamos de onde Jesus tira a sua autoridade dos sinais dos Milagres que ele fazia Aqui acontece a mesma coisa as pessoas veem a manifestação sobrenatural e miraculosa e creem em Jesus porém note o verso 15 sabendo pois Jesus que estavam para vir com o intuito de arrebatá-las sozinho para o monte porque quando Jesus multiplica o pão e o peixe
as pessoas querem proclamá-lo como rei porque imagina como Jesus não seria absolutamente perfeito do ponto de vista político veja veja o o contexto o cenário com que estamos nos deparando se tem alguém doente Jesus cura se falta comida Jesus multiplica isso permitiria que os judeus tivessem um exército que não poderia ser derrotado por se alguém se ferisse na guerra e Jesus curaria haveria comida em abundância Então já não haveria mais pobreza Jesus resolveria os problemas sociais Jesus resolveria veria o problema do exército Jesus levaria os judeus à soberania política portanto se havia alguém preparado e
com capacidade para ser rei e resolver os problemas das da Nação esse era Jesus porém veja que o propósito de Jesus aqui foi mais uma vez mal compreendido mal interpretado e a lição aqui de uma forma sintética fez um comentário muito certeiro sobre isso veja aqui na parte de terça feira a primeira as primeiras linhas grifadas em azul dizem assim ao tentarem forçar Jesus a ser o tipo de rei que desejavam eles acabaram rejeitando O Reino que ele oferecia comentário muito certeiro por porque nomear Jesus Como Rei político significava renunciar o reino que Jesus estava
anunciando porque o reino que Jesus anunciava e pregava era o reino da Graça era o reino sem a aparência visível era o reino do interior do coração é a introdução no coração de um princípio elevado que traz pureza e santidade então quando eles querem que Jesus seja um rei político eles estão dizendo assim Jesus esse reino que o senhor prega de transformação de coração Esse Reino de implantação da graça no nosso interior isso nós não queremos o que nós queremos é cura de doenças e enfermidades e o que nós queremos é comida em abundância o
que nós desejamos não são as cois coisas espirituais que o Senhor tem para oferecer mas sim os benefícios materiais que nós podemos retirar do seu ministério que situação e a narrativa continua após Jesus realizar esse milagre os discípulos saem de barco mas Jesus não vai com eles quando chega a noite Jesus começa a atravessar de uma praia para outra Jesus anda sobre as águas um outro sinal miraculoso ocorre e Jesus então vai até o barco dos discípulos acalma a tempestade e ele se mostra soberano também sobre os elementos da natureza e então o verso 22
disse que no dia seguinte Ou seja quando amanheceu as multidões procuram Jesus porque queriam ver outros milagres porque queriam ouvir o que ele estava ensinando e ver que Jesus não estava ali e eles começam a Ora se os discípulos partiram de barco antes e Jesus ficou aqui sem barco como ele não está aqui então eles atravessam e vão para outra praia e vem que Jesus está lá e daí eles começam a conversar com Jesus aqui no verso 25 dizendo o seguinte e tendo encontrado no outro lado do mar lhe perguntaram Mestre quando chegaste aqui ou
seja já havia um outro milagre Jesus se transportou de um ponto ao outro do mar do Lago sem ter um barco nós queremos saber o próximo milagre nós queremos saber qual a próxima habilidade de que Jesus é capaz e Jesus discernindo todo esse contexto do desejo deles apenas pelas coisas materiais Jesus responde assim no verso 26 em verdade em verdade vos digo vós me procurais não porque viste sinais mas porque comeste dos pães e vos fartar trabalhai não pela comida que perece Mas pela que subsiste para a vida eterna a qual o filho do homem
vos dará porque Deus o pai o Confirmou com o seu selo aqui Jesus novamente eh ele usa a mesma forma de conversação e de discurso que nós falamos na semana passada a técnica da honestidade radical Jesus não responde o que os outros querem ouvir Jesus responde o que preca PR ser dito Jesus responde colocando o dedo na ferida e apontando o problema deles e dizendo vocês não estão interessados pelas coisas espirituais o que move vocês é a ganância pelas coisas materiais pelo conforto terreno que eu posso oferecer ou que vocês pensam que eu posso oferecer
se vocês estão me seguindo por essa base podem estar certos de que vocês estão errando a minha compreensão a compreensão sobre mim e no verso 28 parece que os ouvintes não dão tanta atenção a essa reprovação e simplesmente para agradar Jesus para continuar a conversa eles dizem assim dirigindo-se pois a ele perguntando que faremos para realizar as obras de Deus respondeu-lhe Jesus a obra de Deus é esta que creiais naquele que por ele foi enviado E por que Jesus fala isso porque Jesus está sendo sistematicamente rejeitado Jesus faz o milagre de curar o homem doente
a 38 anos e ele é ele é rejeitado pelos líderes judaicos e é tratado até mesmo como um criminoso portanto qual era a mensagem que o povo Judeu deveria receber crer em Jesus ali a doutrina em questão não era nemhuma doutrina complexa não era um outro ensino bíblico era simples havia um ponto a ser considerado crer em Jesus aceitá-lo como Messias mas alguém diz no meio da multidão o livro desejado de todas as nações diz que um dos Mestres dos judeus um Rabi um professor de teologia grita assim no verso 30 que sinal fazes para
que o vejamos e creiamos em ti Quais são os teus feitos que situação Jesus acabou de executar uma série de Milagres ele cura o homem enfermo ele multiplica os pães ele anda sobre as águas ele acalma a tempestade e ainda assim é confrontado com alguém dizendo de onde vem a autoridade que você julga ter você é capaz de fazer algum milagre algum sinal algo sobrenatural para que nós creiamos em ti e aqui o conceito que Jesus acabou de falar no verso 29 a obra de Deus é esta que creais naquele que por ele foi enviado
esse conceito aqui é exemplificado na prática quando o povo e representado por esse líder religioso pede um novo sinal ou seja não é de sinal que eles careciam os sinais que Jesus fez eram muitos aquilo de que eles precisavam eram manifestar a crença em Jesus era crer que ele era o Messias enviado então isso nos conduz aqui para a conclusão para a reflexão dessa segunda porção aqui do Capítulo 6 e eu poderia expressar isso da seguinte maneira a sua fé e a sua religião não pode estar baseada em milagres porque o coração humano é enganoso
o coração humano pode ser impressionado por um milagre mas se ele não tiver Um fundamento bíblico forte logo aquele milagre cairá no esquecimento e a fé se enfraquecerá e precisará e clamará por uma outra demonstração fantástica é por isso que a sua vida espiritual a sua fé não pode estar baseada em um milagre Deus usa assim Milagres muitas vezes ao longo da história para provar a sua presença o seu cuidado a sua existência mas a sua fé não pode estar baseada em milagres hoje em dia Muitas pessoas dizem assim Senhor faça tal ato miraculoso e
daí eu vou voltar pra igreja Senhor me dá essa prova e então sim eu vou endireitar minha vida a sua fé e a sua religião não podem estar baseados em milagres porque o coração humano é enganoso um milagre que é feito logo é esquecido e se Então por outros Milagres e a pessoa começa a ter a sua experiência espiritual viciada em acontecimentos miraculosos onde deve estar baseada a sua fé na palavra de Deus você deve tomar as decisões baseados na baseados na palavra de Deus e não A Espera de um feito miraculoso de uma ocorrência
Sobrenatural para conduzir a sua vida se você deve fazer Isto ou Aquilo apresente-se diante de Jesus apresente-se Diante da Bíblia com uma postura de humildade com um coração aberto para implementar na sua prática diária tudo que este livro Tudo que a palavra de Deus ensinar e assim você terá um fundamento concreto fazendo referência novamente às palavras de Jesus você será comparado aquele Construtor que edificou a sua casa sobre a rocha e se a Bíblia for o seu fundamento podem vir as tempestades da vida podem vir as provações as tentações os momentos de crise e você
ficará Fir que essas palavras de Jesus estejam no seu coração e possam dirigir a sua vida os seus pensamentos e as suas decisões que Deus abençoe nesse propósito foi um prazer estudar a bíblia com você e nos vemos então na semana que vem no próximo estudo até [Música] lá di [Música]