se 10 anos atrás você me dissesse que um dos jogos mais populares da década seria um onde você clica no seu celular para fazer com que um pássaro passe entre canos eu diria para te falar comigo de eu não te conheço mas assim que você me deixasse em paz eu pensaria Não não é possível porque milhões e milhões de pessoas jogariam algo tão estúpido ah mas esse é o segredo estúpido eu não tô te chamando de estúpido Estúpido é o segredo flappy bird é o tipo de jogo que a gente chama de super casual Pensa
no que Candy Crush é para GTA Trap bird é o Candy Crush do Candy Crush Candy Crush por ser um jogo casual precisa ser simples mas ainda assim ele traz uma certa complexidade existem fases Recompensas novas mecânicas que vão sendo desbloqueadas agora flappy Bird tem canos de um pássaro é isso é super simples e o que isso significa que qualquer pessoa consegue entender como o jogo funciona instantaneamente É só abrir o aplicativo e começar a jogar não importa o quão estúpido você seja tudo que você precisa de um par de olhos e um dedo o
cérebro é opcional mas existe um outro efeito dessa simplicidade o jogo fica bem chato bem rápido Candy Crush pode levar horas até começar a ficar realmente desafiadora mas essa mesma curva de dificuldade não pode ser aplicada em um jogo como flappy Bird vai levar um total de 30 segundos até você ficar entediado e é por isso que um jogo Super casual precisa ficar difícil mais rápido do que você fica entediado pensa no seguinte em que outro tipo de jogo você morre A cada 10 segundos é frustrante mas não ao ponto de fazer com que você
queira largar o jogo é uma dificuldade [Música] Então essa é a fórmula um jogo Super casual precisa ser simples e direto ao ponto mais ao mesmo tempo extremamente difícil e o resultado milhões de downloads milhões de dinheiros aparecer na tv e tanto sucesso que vai arruinar a sua vida o que poderia ser melhor que isso bom eu te digo o quê o Candy Crush do Candy Crush do Candy Crush jogos que dão um novo significado a palavra estúpido os hiper casuais [Música] [Aplausos] [Música] Olha se você é um humano no século 21 a chances são
que você já viu uma propaganda de um desses jogos muita gente pode olhar para eles e questionar se eles Realmente são jogos Qual é o meu objetivo aqui onde está o desafio eu realmente existo mas não se preocupa com esse tipo de coisa você não precisa pensar aqui porque a grande inovação dos jogos Hiper casuais foi substituir aquela dificuldade extrema por recompensa Talvez o melhor exemplo sejam esses jogos satisfatórios não existe ganhar ou perder você não tá realmente atrás de uma pontuação maior o objetivo é te dar uma dose barata de dopamina isso é substituído
pelo próximo Você pode e vai ficar entediado eventualmente mas esses jogos não tão atrás de horas do seu tempo tudo o que eles precisam é de alguns minutos e talvez a gente possa chamar isso de jogo talvez não não importa porque antes de qualquer coisa eles são o produto de uma fábrica de propagandas [Música] ninguém sabe dizer se um jogo sobre cortar um bloco de areia vai ser um sucesso o que você precisa fazer a testar a ideia primeiro para descobrir se ele é divertido não desculpa para descobrir se ele parece ser divertido Afinal nada
importa se as pessoas não baixarem o seu jogo e por isso a coisa mais importante do mundo é criar uma propaganda uma Irresistível tudo vale aqui a propaganda interativa é uma ferramenta incrivelmente poderosa já que poder jogar imediatamente continua sendo importante nesse gênero então é claro que poder jogar sem nem baixar o jogo é melhor ainda mas às vezes você não quer que o trouxa o o usuário descubra como o seu jogo funciona logo de cara nesse caso Mentir é uma estratégia totalmente válida Mas isso pode ser perigoso seja criativo mostra um vídeo com alguém
jogando mal o seu jogo para ativar aquele clássico incômodo do imbecil do seu potencial jogador que vai pensar eu posso fazer melhor que esse imbecil que está jogando é uma competição Sem Regras mas não se engane ainda é uma competição e você precisa encontrar algum jeito de se destacar a sua chance são tópicas e por isso É aconselhável adotar algumas práticas comuns da indústria faça que nem a gigante do zíper casuais a Vodu que testa quase 1.000 jogos na App Store cada mês para encontrar em média dois que funcionam antes de investir uma grana pesada
no seu marketing outra estratégia é inverter a ordem não perde o seu tempo desenvolvendo um jogo antes disso cria só a propaganda e Vence as pessoas clicam nela é a clássica Pergunta de quem veio primeiro o ovo ou a galinha eu não sei vamos ver qual recebe mais cliques o importante é que é conseguir um alto número de cliques e downloads a cada dólar gasto em propaganda geralmente o certo é gastar um pouco mais para focar o seu alvo se o seu jogo é um simulador de pesca você vai querer mirar em quem se interessa
por pesca se o jogo é frite o play uma boa ideia atrás de usuários que já Se mostraram dispostos a comprar itens em outros jogos mas o público de um hiper casual é a raça humana o hiper casual não discrimina não vê cor nem gênero qualquer mim e todos são bem-vindos não é um hobby não é uma paixão é uma distração Universal enquanto isso faz com que as suas propagandas sejam menos eficientes do que Digamos um jogo de pesca para um público que já é interessado em pesca também significa que o preço por propaganda É
extremamente baixo o que é essencial porque esses jogos não podem depender de microtransações eles são fáceis demais para vender poweramps E por que você compraria uma skin e um jogo que você vai jogar por 5 minutos então como eles ganham dinheiro bom já deveria ser Óbvio a esse ponto é aqui que a conta fica complicada quando você gasta dinheiro com propagandas para ganhar dinheiro com propagandas a sua margem de lucro mesmo nos jogos de maior sucesso fica na casa do centavos e é por isso que você quer que você precisa alcançar o maior número de
pessoas humanamente metafisicamente possível porque se você tiver prestando atenção você pode estar pensando que a desvantagem de gastar tão pouco para apelar para toda a raça humana é que você também não vai receber muito pelas propagandas dentro do seu jogo que empresa vai querer anunciar o seu produto por um público que não tem nenhum interesse específico e é justamente por isso que é tão astronomicamente difícil lançar um hiper casual de sucesso você precisa ganhar mais do que você tá gastando se você mostra a sua propaganda para 10 pessoas e uma baixa o seu jogo bom
você vai precisar mostrar 11 propagandas para essa pessoa para sair ganhando e na teoria isso é muito simples de se fazer é só ter uma manutenção Quanto mais tempo alguém passar no seu jogo mais propagandas essa pessoa vai ver na prática existe um certo probleminha como você trouxe essa pessoa para o seu jogo em primeiro lugar foi com uma mecânica ridiculamente simples e um ciclo constante de Recompensas o que de novo são ótimos métodos para fisgar alguém mas não funcionam na hora de manter o peixe na isca e você não pode simplesmente começar a aumentar
a dificuldade do nada ou tornar o jogo cada vez mais complexo não é por isso que essa pessoa daqui mas então Como você garante que ela continue jogando o seu jogo e continue assistindo propagandas a resposta é não tem como deixa eu te mostrar um gráfico e uma pessoa atraente dançando para você não ficar entediado o eixo X se apresenta os seus gastos ou o quão eficiente as suas propagandas são o eixo Y Mostra o quanto você vai ganhar com cada jogador ou por quanto tempo eles vão ficar no seu jogo e essa é a
linha da morte a regra é que se você ficar acima dela ótimo pode começar a imprimir dinheiro só que o mais provável é que você se encontre nessa sessão aqui e aí não importa se o seu jogo é fantástico Você pode ter criado um novo Super Mario se você lançar esse jogo você morre financeiramente Ok vamos trocar de pessoa que eu já cansei disso aqui agora o gráfico da maioria das empresas parece mais ou menos como esse aqui não é uma vista muito otimista né mas dá um zoom OK agora dá um zoom no gráfico
senhoras e senhores nós encontramos o nosso bilhete premiado Pode não parecer muita coisa mas agora é só aplicar todos os métodos que a gente viu aqui para tornar a sua propaganda mais eficiente aperfeiçoar sua mecânica investir em arte e música para tornar ele um pouquinho mais viciante e aumentar a sua retenção e de repente [Música] ainda não parece nada demais mas essa pequena bolinha representa uma fortuna e por isso que cada vez mais os jogos de celular mais populares são esses hiper casuais em 2019 esses jogos conseguiram 7 bilhões de downloads no ano seguinte esse
número subiu para 12 bilhões em 2021 ele foi para 15 é estúpido mas o futuro é estúpido olha talvez você espere que eu termine esse vídeo falando sobre como zíper casuais são ruins e que eles nem são jogos de verdade mas você não me conhece você não sabe o que vou fazer aí vai um abacates vieram para ficar eles podem não ser glamourosos profundos ou até divertidos mas claramente existe uma demanda para jogos assim todo mundo precisa ser estúpido de vez em quando [Música] [Música]