Como que uma lata de desodorante, ou uma lata de aerossol funciona? Fala Amantes da Engenharia, todo mundo adora a conveniência das latas de aerossol. Elas facilitam a pintura, o polimento, lubrificação, e muitos outros produtos químicos domésticos, de desodorantes e sprays para cabelo a purificadores de ar e detergentes.
Mas o que são aerossóis? Um aerossol é realmente a nuvem de líquido e gás que sai de uma lata, e não a lata em si. Na verdade, para ser estritamente correto sobre isso, um aerossol é uma névoa fina de líquido, ou muitas partículas sólidas minúsculas, amplamente e uniformemente dispersas por um gás.
Então nuvens, neblina e vapor da sua chaleira são todos exemplos de aerossóis, porque são feitos de gotículas de água dispersas por um volume muito maior de ar. A fumaça também é um aerossol, embora, ao contrário desses outros exemplos, que são líquidos dispersos em gases, elas são feitas de partículas sólidas de carbono não queimado ou fuligem misturadas por uma nuvem de ar quente e ascendente. Até velas produzem aerossóis, isso porque o vapor esfumaçado girando acima da chama de uma vela consiste em fuligem e vapor de água dispersos pelo ar quente.
E como funcionam as latas de aerossol? Agora que você sabe o que é um aerossol, pode entender como funciona uma lata de aerossol. Ela é um mecanismo projetado para transformar um líquido, como tinta ou lubrificante, em uma névoa finamente dispersa.
Se você já leu o verso de uma lata de aerossol, notará mensagens como "recipiente pressurizado" e "conteúdo armazenado sob pressão". Do que se trata? Para garantir que algo como um lubrificante saia uniformemente quando você pressiona o botão na parte superior de uma lata de aerossol, os fabricantes precisam comprimir o lubrificante que está dentro da lada com uma bomba ou compressor, um pouco como encher um pneu de bicicleta.
Normalmente, o conteúdo de um aerossol é armazenado de 2 a 8 vezes a pressão atmosférica normal. É por isso que os aerossóis realmente saem quando você pressiona seus botões. Como os líquidos não são compressíveis, bombear algo como tinta líquida em uma lata não vai fazer um aerossol que funcione corretamente.
Felizmente, podemos pressurizar gases muito facilmente. Então, na prática, latas de aerossol contêm duas substâncias diferentes, o produto líquido que você está interessado em liberar, e um gás pressurizado chamado propelente que ajuda a empurrar o produto líquido para fora e transformá-lo em uma nuvem de aerossol. O gás propelente geralmente se transforma em um líquido quando é forçado para dentro da lata em alta pressão durante a fabricação.
Isso faz com que o propelente e o produto se misturem. O propelente volta a ser um gás e evapora quando sai pelo bico e a pressão é liberada. Ele desaparece no ar, deixando para trás o produto no qual você realmente está interessado.
Até a década de 1980, os clorofluorcarbonos ou CFCs eram amplamente usados como propelentes em latas de aerossol, mas foram proibidos depois que cientistas descobriram conclusivamente que eles danificavam a camada de ozônio da Terra. Agora, outros produtos químicos são usados como propelentes, incluindo os gases propano e butano. Embora esses gases não danifiquem a camada de ozônio, eles têm outras desvantagens onde podem ser prejudiciais à inalação humana e são altamente inflamáveis.
Mas não é só isso. Uma lata de aerossol seria totalmente inútil se não houvesse alguma maneira de permitir que seu conteúdo escapasse de uma forma muito controlada. Esse trabalho é feito pela válvula no topo da lata, logo abaixo do botão que você pressiona, que tem uma mola para impedir que ela fique permanentemente aberta.
Quando você força o botão para baixo contra a pressão da mola, a válvula abre e reduz a pressão no topo da lata, permitindo que o conteúdo escape como um aerossol. Solte o botão e a mola fecha a válvula novamente. E como são feitas as latas de aerossol?
As latas de aerossol são feitas de várias maneiras, normalmente de metais que podem conter líquidos e gases pressurizados com segurança. A maioria dos aerossóis domésticos comuns são feitos de uma fina folha de aço revestida com outro material para impedir que enferruje ou reaja com o produto ou o propelente. Tradicionalmente, o revestimento é de estanho, geralmente aplicado por galvanoplastia, que transforma o aço em um material chamado de folha de flandres.
A folha de flandres é enrolada em um cilindro que tem uma parte superior e uma parte inferior soldadas para garantir que a lata seja completamente à prova de vazamentos. Latas ecologicamente corretas estão cada vez mais sendo feitas com revestimentos de plástico ou polímeros em vez de estanho, o que geralmente é mais barato e as torna mais fáceis de reciclar. Outras latas são feitas pressionando um pequeno pedaço de alumínio através de uma ferramenta em forma de anel, chamada de matriz, de modo que um cilindro se forma a partir de uma única peça de metal.
A etiquetagem do produto e as instruções são colocadas na lata de metal por impressão e são obrigatórias nestes itens, isso porque você precisa saber que aquele dispositivo esta pressurizado. Algumas "latas" de aerossol também são feitas de vidro, isso porque teoricamente, ele é um material ideal, porque não corrói nem reage com os produtos, mas ele é problemático, pois pode quebrar sob alta pressão ou se você deixar cair no chão. Se você chegou até aqui, e gostou do vídeo, aproveita para se inscrever se não for inscrito, deixe seu like, e ative o sininho das notificações e se achar nosso conteúdo interessante, considera se tornar membro para nos ajudar a continuar produzindo conteúdo aqui na plataforma e ser lembrado em nossos vídeos.
E se você está em busca de crescimento pessoal e profissional, acesse o QR code aqui do lado ou o link na descrição do vídeo, para ter acesso a várias oportunidades de se desenvolver em várias habilidades que vão fazer um diferencial em sua carreira. E aí, sabia como que uma lata de aerossol funcionava? Tem alguma lata dessas por ai?
Deixa aqui nos comentários que eu quero saber. Aqui do lado tem duas opções de vídeos interessantes que você precisa assistir para expandir seu conhecimento e explorar sua curiosidade. E se você quiser contribuir com a gente, deixe seu like, se inscreva no canal, ative o sininho e considera se tornar membro do canal.