[Música] [Música] [Música] [Música] seja bem-vindo a mais um programa Bíblia aberta onde Como o próprio nome diz a Bíblia está sempre ao centro do nosso estudo e das nossas conversas ora o nosso programa mais uma vez está disponível portanto no canal 186 da meu assim como no canal YouTube da Novo Tempo Portugal Estamos também presentes nas ondas da rcs na frequência 91.2 na área da grande Lisboa esta semana para a animosidade entre judeus e samaritanos vamos ver exatamente como é que João nos vai relatar esta estas diferenças que ali haviam tanto tradicionais como territoriais como
inclusivamente religiosas ora para nós compreendermos isto faço mais uma vez acompanhar por um ilustríssimo painel de de de comentadores começo por apresentar mais uma vez bo dar as boas-vindas ao Pastor Pedro Esteves Olá Pedro temos também mais uma vez também a pastora Ana dos Santos bem-vinda Ana Obrigada e Hoje ainda temos Portanto o pastor Ruben dos Santos também nos acompanha para este programa bem-vindo Ruben Olá Tiago Olá a todos muito bem Ruben vamos começar por ti hoje porque vamos centrar o nosso estudo portanto no capítulo 4ro de João e neste extraordinário encontro que nós temos
aqui portanto entre Jesus e uma mulher samaritana podemos começar pelo contexto deste encontro E para isso eh vou fazer uma pergunta dupla digamos assim o texto diz que Jesus portanto deixou a Judeia e foi outra vez para a Galileia e era lhe necessário passar eh portanto por Samaria do ponto de vista geográfico era mesmo necessário que ele passasse em Samaria hou havia aqui alguma intenção digamos eh da parte de Jesus e já agora Ruben ajuda-nos também a compreender melhor o contexto do conflito entre judeus e samaritanos que eram tão fortes nesta altura olha eh não
havia nenhuma eh necessidade melhor a necessidade não era geográfica nós percebemos pelo contexto que Jesus tinha outra necessidade de ter outro encontro e o evangelho ou melhor eh todo o ministério de Jesus que nós vemos no Evangelho é é é um ministério de encontros em que ele deseja eh que eh as pessoas o possam conhecer e aqui é mais um desses casos um desses Episódio eh episódios em que nós vemos claramente que h e vemos isso pelos Versículos anteriores eh vemos que Jesus FZ de uma confusão Jesus foge aqui de uma eh de uma questão
que era havia ciúmes Por parte dos os discípulos de João Batista porque os discípulos de Jesus batizavam mais do que os discípulos de João Batista e os fariseus viram este esta esta pequena dissensão e como nós costumamos dizer colocaram a lenha para a fogueira exato eh tentaram tirar partido desta situação e Jesus decide fugir desta confusão e decide então fazer esta viagem da Judeia para a Galileia eh para não era por medo nem por receio era porque esta confusão podia ser prejudicial para para o avanço do seu ministério eh Portanto o texto diz que era-lhe
necessário passar por Samaria mas o mais lógico geograficamente é era realmente eh passar por Samaria mas não era esta h a Eh Ou seja Jesus queria passar por Samaria porque ele tinha outras intenções que era realmente ter este encontro com a Mulher Samaritana porque eh apesar de ser o caminho mais curto eh para ir para da Judeia para a Galileia passar por Samaria era o caminho mais curto os judeus não faziam este este caminho hum os judeus preferiam ir por outro caminho que passava por pereia não se importavam de dar a volta porque havia um
conflito eh tremendo tremendo entre eh judeus e samaritanos e que vem já de de séculos a de de de séculos anteriores portanto convém percebermos Então porque é que se gerou este conflito entre judeus e samaritanos e é interessante Porque além desta Mulher Samaritana ela também tinha outro senão na cultura do primeiro século e que era mulher também e Jesus era um homem e era judeu portanto há aqui alguns contornos que fazem parte do contexto cultural que são importantes Nós também termos em conta então como é que se gerou este conflito entre judeus e samaritanos H
depois da divisão do reino de Israel o reino de Israel era era Unido e no tempo de de Salomão no tempo de Davi eh também no tempo eh de Salomão mas eh posteriormente ao tempo do Rei Salomão nós percebemos que há uma cisão do reino em que eh Jeroboão que era servo de do Rei Salomão eh fica basicamente com a parte norte que ficou conhecido como Reino de Israel Uhum que tinha eh er era composto por 10 tribos e temos Rubão que era filho de Salomão que ficou com a tribo de Judá e a tribo
de Benjamim na parte na parte sul que seria o reino de Judá e é interessante porque um dos Reis de Israel neste caso omri que era o pai de de do conhecido Rei Acabe Ele Decide comprar uma Colina chamada Colina de Samaria a um senhor chamado Semer que há aqui uma relação entre Semer que era o dono desta Colina que se chamava Samaria hh e nós encontramos esta referência em primeira de reis e então há um eh uma substituição da capital do reino do norte que era o reino de Israel que passa ou passou a
ser Samaria porque a nível estratégico e a nível militar convinha que isto fosse assim eh posteriormente Por volta do ano 700 eh antes de de Cristo nós eh vemos que das sucessivas apostasias do povo de Israel vemos que os assírios invadem Israel e levam em cativeiro muitos dos israelitas ou seja estamos a falar do reino do norte o reino de Israel posteriormente há uma colonização e os assírios enviam eh vários povos várias etnias que ficam situadas eh em Samaria eh que que era o anterior Reino de Israel que já não existia e há aqui muitas
culturas muitas etnias há uma mistura étnica nesta região e e há também uma H uma uma mistura e da religião que era a religião Israelita não é a a religião que também era professada pelos judeus mais a sul só que estava a misturada com o paganismo e Aqui começou basicamente este a este ódio entre judeus e samaritanos porque eram irmãos Bastardos que nem eram judeus nem eram israelitas era uma mistura de etnias e e à parte disso havia uma religião que nem era judia nem era pagã também e havia aqui um sincretismo religioso eh ficou
ainda mais H aguçada açar deste conflito quando depois do que tiver em Babilónia eh o povo judeu tenta reconstruir o Templo de Salomão e havia os samaritanos que não queriam que que que esta reconstrução fosse levado a cabo e então ao longo dos séculos foi criada aqui um uma e um conflito H entre e oos judeus eh e os samaritanos H os samaritanos também tinham um monte e em que adoravam a Deus que faziam o seu lugar de culto que era o monte de Gerizim H E então e Este era o contexto havia ódio de
Parte parte a parte os judeus consideravam os samaritanos seres humanos de segunda classe exato Ah e é Neste contexto que nós temos Jesus um judeu homem uhum a querer e ter um encontro é era-lhe necessário passar por Samaria Porque ele queria precisamente conhecer uma mulher uhum Samaritana eh que eh Neste contexto era algo completamente proibido aos olhos da sociedade e ainda assim vemos que Jesus eh quer ter um encontro com esta mulher que era também Samaritana Exatamente é interessante que exatamente essa questão que tu explicaste e muito bem eu agradeço a questão do templo se
carar por isso também a questão do templo vai surgir depois no meio desta conversa entre Jesus e esta esta Samaritana ex exatamente onde é que se pode adorar Afinal a Deus não é verdade muito bem Ana Jesus portanto vai eh pegar no contexto da água e do poço portanto onde se encontravam e vai introduzir esta mulher um conceito que é o conceito da água viva eh de que é que se trata de facto esta oferta eh como é que este conceito se aplica à vida espiritual dos cristãos ainda hoje todo este todo esta este encontro
de Jesus com esta mulher é muito peculiar em vários aspectos que o Ruben já mencionou alguns o facto de ser mulher samaritana mas também o próprio diálogo entre os dois eh é bastante à primeira vista é bastante estranho uhum porque nós percebemos que a mulher samaritana está por um caminho e Jesus está aí pelo caminho completamente oposto e a e quando nós falamos na questão da água da água viva ou da água da vida que que que Jesus está a propor é interessante Porque isto vem num contexto do próprio Jesus pedir água hum eh nós
percebemos e se lermos João Capítulo 4 que Jesus se senta no poço que está lá sentado e que vem esta mulher tirar tirar a hora de maior calor água porque era uma fugitiva da sociedade eh por causa da vida que levava Então ela prefere ir a essa hora para fugir de toda a gente não ser vista e estar na sua paz mas é aqui que Jesus está E Jesus vai ter uma primeira aproximação em que vai dizer dá-me de beber Uhum E esta questão da água viva vai começar com esta expressão dá-me de beber de
Jesus porque vai explotar e por parte desta mulher uma resposta amarga porque ela vai logo a tirar-lhe à cara passando a expressão como é que tu sendo judeu me pedes a minha água sendo eu Samaritana tu não tás a perceber que nós os dois não nos damos de maneira nenhuma e agora é que Jesus eh vai no Versículo 10 de João 4 vai-lhe dizer se tu se tu conheceres o dom de Deus e quem é o que te pede dá-me de beber tu lhe pedirias e ele te daria água viva ou seja esta expressão aparece
Neste contexto e é uma expressão que H que significa água viva ou ág ou Água Limpa água de corrente água que flui e é muito interessante porque aparentemente aquilo que Jesus diz vai contradizer o que ele pediu porque Jesus pediu de beber água e agora está a dizer à mulher que tem uma oferta melhor que é uma água viva tanto é que a reação da própria mulher é então se tu tens água porque é que me estás a pedir água a mim e isto é interessante porque nós percebemos que Jesus está a identificar ao longo
do discurso com esta água viva certo Jesus é esta água viva obviamente que ele está a utilizar uma metáfora está a utilizar pegou na água porque era aquilo que ele tinha à mão e pegou para exemplificar aquilo que ele queria aonde é que ele queria chegar com aquela conversa com aquela mulher mas é muito muito interessante Porque nas palavras de Jesus à Samaritana nós podemos perceber este contraste de caminho porque ela está aí por uma água eh quando Jesus lhe diz água viva e ela diz onde é que está essa água que eu quero essa
água para mim ela está aí pelo caminho eh o caminho de vida dela o quotidiano dela eu não quero vir a este poço todos os dias buscar água porque é humilhante para mim Uhum Então se tu tens uma água melhor dá-me dessa água e Jesus está a a apresentar um novo caminho completamente diferente Jesus está a mostrar que essa água é ele Eu sou a água viva a água que dá vida e eu sou aquele que pode produzir vida hã produzir vida nas pessoas e A Samaritana sabia que que que Jesus estava a dizer algo
com um impacto muito maior do que aquilo que ela estava a tentar chegar porque o próprio discurso da Samaritana vai mudando ao longo do tempo e vai fugindo às questões e à e à essência do discurso porque por exemplo quando nós percebemos que Jesus não está a falar de uma água do da água do poço mas está a falar de uma água melhor uma água que não é comparável uma água de saciedade momentânea Mas é uma sa que nos dá uma saciedade para todo o sempre e a mulher quando percebe isso começa a fugir da
questão e e é interessante porque esta satisfação permanente que Cristo quer dar ao introduzir-se neste diálogo com uma água que era a necessidade daquela mulher e ele tá-se a introduzir a dizer eu realmente sou a tua necessidade tu tens necessidade de mim eu sou a água viva não só esta água todo eu sou aquele que tu precisas para que a tua vida possa estabilizar e é interessante porque quando nós falamos para nós hoje desta história deste início de história da Mulher Samaritana nós percebemos que nós hoje também temos essa mesma necessidade da mulher claro e
todos nós aqui temos necessidade de água primeiro porque é necessário para a nossa sobrevivência física mas também temos necessidade desta água viva que Cristo apresenta como sendo ele mesmo porque só em Cristo é que nós encontramos H é que nós encontramos a paz é que nós encontramos o bem-estar e a satisfação total da nossa existência a nossa plenitude de existência nós encontramos em Jesus e fora dele nós não conseguimos encontrar isso mesmo por isso nós encontramos para uma renovação da nossa vida para um novo caminho que Jesus queria apresentar à Aquela mulher e apresentou mas
estava a apresentar à aquela mulher ele acaba por apresentar para nós hoje hum e demonstra que nós hoje também temos acesso a essa água viva que é ele Claro e ele quer fazer em nós aquilo que ele estava disposto a fazer naquela mulher que cada um de nós seja fontes de água viva porque a origem da nossa água é Cristo é Cristo portanto é é um convite que se estende eh por séculos e séculos e chega até nós porque é um convite pessoal que Jesus também nos faz Ora bem Pedro hum este diálogo entre Jesus
e Samaritano portanto acaba por ter um foco eh mais tarde depois sobre a verdadeira adoração Não é verdade eh podemos ler até alguns Versículos em João Capítulo 4 dos versos 19 ao 24 repito portanto João 4 do verso 19 ao 24 Portanto o Senhor Jesus disse à mulher veio aliás senhor disse-lhe mulher vejo aqui que tu és profeta depois no verso 20 assim aqui é diz-nos nossos pais adoravam neste Monte vós entretanto dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve Adorar disse-lhe Jesus mulher podes crer que a hora vem quando nem neste monte
nem em Jerusalém adorar é o pai vós adorais o que não conheceis vós nós adoramos o que conhecemos porque a salvação vem dos judeus Mas vem a hora e já chegou em que os verdadeiros adoradores adorarão o pai em espírito e em verdade porque são estes que o pai procura para seus Adoradores e finalmente verso 24 Deus é espírito e importa que os seus Adoradores o adorem em espírito e em verdade Ora bem Pedro o que significa e como é que nós podemos portanto neste princípio de que a verdadeira adoração não não depende de lugares
ou espaços físicos Mas acontece em espírito e em verdade poes explicar-nos isto esta expressão de Jesus é muito significativa muito interessante também tem vários ângulos na verdade de análise Claro não podemos dizer que haja aqui uma única resposta para uma expressão tão abrangente mas com certeza para já no contexto específico desta conversa como Evidente não é mas também dentro do que é esta grande universalidade da ideia de adorar a Deus não há dúvida que há lições aqui muito importantes exatamente duas ou três notas então que eu gostava de deixar dizer que a expressão adorar em
espírito e em verdade ela vem em consequência de uma primeira afirmação que Jesus faz que é muito significativa e que é sobre Deus que é a expressão Deus é Espírito O que quer dizer que Jesus vai conectar na sua afirmação estas duas ideias é porque Deus é Espírito que ele tem que ser adorado em espírito e em verdade em verdade é por isso que o ponto de partida para compreender bem esta ideia e portanto entender o conceito de adoração a qual Jesus nos está a expor aqui é compreender bem o que é que significa Deus
ser espírito uhum porque Deus ser espírito numa primeira abordagem significa que Deus não é do domínio do material é do domínio do espiritual portanto a dimensão metafísica de Deus e faz parte da sua essência é uma questão ontológica como se diz assim mais na teologia que é a natureza de Deus é uma natureza espiritual uhum a primeira consequência para percebermos isto lá está de uma maneira um pouco mais V prática ou pelo menos mais próxima de nós é que Deus não está dependente como nós estamos das contingências de ter um corpo por exemplo as contingências
de ter um corpo são por exemplo que eu só posso estar aqui neste momento porque eu não consigo que o meu corpo esteja em dois l ao mesmo tempo Deus não está limitado por essas contingências mas também tem depois a a a contingência que já não é do domínio físico é a contingência de eu ter lutas e dificuldades carnais porque a minha carne ela contende comigo mesmo que eu tenha vontades mais espirituais podem ser as necessidades básicas que eu tenho que suprir na minha vida portanto essa a luta para suprir essas necessidades também não as
tem porque ele está num domínio espiritual o que é certo é que se Deus é Espírito nós não podemos afirmar sobre Nós seres humanos que somos espírito porque não Somos por isso é que tantas vezes a bíblia o apóstolo Paulo que explora muito a dimensão do corpo como um dos conceitos teológicos muito importantes para compreender o ser humano que é aqu toda aquela área da antropologia não é que é quem somos nós como seres humanos e portanto quando nós perguntamos quem é Deus perguntamos quem sou eu como homem a principal ou a primeira diferença é
que Deus é Espírito E eu não sou por isso é que nós estamos dependentes do conceito de corpo ou de carne no entanto há uma coisa que nós sabemos que Deus criou noos a sua imagem Hum E conforme a sua semelhança diz diz o livro de Génesis a minha interpretação deste facto é de que nós não somos espírito mas nós estamos habilitados a ascender às coisas espirituais hum é uma das consequências de ter sido criado à imagem de Deus hum basta pensarmos nisso outros seres vivos como os animais diversos animais que até podem ser seres
super inteligentes eles têm cérebro e têm faculdades e capacidades mas nós sabemos que segundo o relato da criação o que nos distingue essencialmente e portanto ontologicamente o que nos distingue dos dos animais do resto da criação é que eles não foram criados à imagem de Deus Logo eles têm a dimensão física a mesma limitação que nós e tem tendências carnais necessidades como nós só que eles não conseguem ascender a nada do universo espiritual porque eles não têm a imagem Divina a imagem em semelhança de Deus foi a capacidade dele ter deixado em nós algo que
lhe pertence Deus é espírito e nós podemos ser espirituais podemos ascender às coisas do Espírito se quisemos dizer noutra linguagem sei que estou a fazer aqui um caminho um pouco à volta mas na verdade é para mim é muito importante como como um dos elementos chave para compreender Então esta ideia de que na Adoração o que é que acontece quando nós estamos em Atos em momentos ou em formas que permitem adorar a Deus nós conectamos a nossa dimensão espiritual com aquilo que Deus é Espírito por isso é que podemos dizer assim adorar é aceder a
Deus é aceder a Deus através da sua linguagem que é a linguagem espiritual Adorar É tudo aquilo que me permite aproximar-me da presença de Deus ora muitas vezes nós quando estamos por exemplo em adoração na igreja vamos dar um exemplo concreto nós utilizamos aí muitas vezes a a expressão ao estarmos aqui na presença de Deus mas nós não vemos Deus como é que sabemos que ele está lá ou porque é que podemos afirmar que ele está ou dizer sentimos a presença de Deus aqui Temos vários hinos por exemplo que muitas vezes se cantam nas igrejas
que fazem referência a essa ideia de Deus está presente ou invocamos a sua presença mas nós não estamos a ver nós não estamos a ver porque ele é espírito mas nós conseguimos discernir a sua presença a adoração é todo o instrumento ou todo o meio que permite fazer essa conexão entre a espiritualidade Divina que é a sua pessoa porque em Deus a espiritualidade Este é o ponto em Deus a espiritualidade não é uma dimensão de Deus Deus é Espírito em nós a espiritualidade é uma dimensão da nossa vida nós somos outras coisas também então a
adoração é um instrumento de conectar o que nós somos à aquilo que Deus é talvez por isso a música Nós temos aqui um músico aqui à minha frente eu sou só um curioso da música mas nós temos mas adorar através da música Somos todos aí não há fronteiras não é não há formação nem criativos somos todos adoradores que é na verdade o tema deste texto a que estamos a focar-nos aqui a música é um bom exemplo e um instrumento que está criado uma forma artística que nos permite ter uma perceção mais clara de como é
possível estar na presença de Deus por isso é que a experiência musical muitas vezes é do domínio do transcendente quando usamos aquele aquela forma algo se passa em nós nós arrepiamos noos nós choramos nós emocionamos noos parece que algo acontece certas músicas levam-nos para certas experiências esp rituais que parece que sem a música não conseguimos ascender porque a música está e nós podemos acreditar que é isto foi criada por Deus precisamente para que ela sirva esse propósito é um instrumento de conexão entre o cnal o material porque a música é feita por nós é feita
por homens tem uma dimensão física consegue-se medir as ondas ou ou vamos lá as pautas escreves Aquilo é uma coisa concreta mas quando experimentamos aquela música quando a cantamos ou ouvimos de repente o nosso espírito é elevado Hum e fazemos essa ligação ora tudo toda esta explicação eu vou terminar que estou a apresentar aqui consegue talvez realizar melhor esta ideia de que o que Deus que Jesus estava a dizer à Mulher Samaritana é de que para ascender à presença de Deus não é se é lá no mundo guer isimo ou se é em em Jerusalém
esse não é o ponto porque Deus sendo Espírito está em toda a parte Hum e pode ser acedido por todas as pessoas que é aliás uma das dificuldades que muitas vezes nós no domínio religioso temos que é nós achamos que a nossa música ou a nossa igreja ou a nossa forma de adoração é que nos permite aender a Deus só que Deus é Espírito el Deus não está no nosso estilo de música Deus não não está no estilo da nossa igreja nós podemos estar habituados ou gostar de ter uma igreja que é tipo uma capela
Mas vamos a outros lugares do mundo onde a igreja não tem aquela forma a nossa tendência natural é dizer assim hum aquela igreja assim Redonda aquilo não deve dar para adorar a Deus porque o telhado tem que ser de uma certa maneira ou ter um sino esquecendo-nos Portanto o que Jesus está a dizer isto aplicado hoje a nós é que não é na forma da tua igreja não é na cor com que pintas as paredes da igreja não é no tipo de instrumento Ou nem na na forma da música ou seja o que for porque
Deus é Espírito Há muitas formas de o poder adorar hum desde que essa conexão profunda e verdadeira ou seja acent em factos em revelação não em sentimentos ou emoções é possível aceder a Deus quando usamos este caminho e eu acho que em palavras tão simples mas Profundas foi isto que Jesus tentou dizer muito bem havia alguém que dizia e aliás um colega nosso que a quem foi perguntada a pergunta qual é a linguagem que se vai usar no céu ele respondeu é música de maneira que sem dúvida que nós há muita coisa que nos transcende
ainda e que enfim temos que nos certificar que lá estamos para depois descobrir Exatamente tudo isso não é verdade Muito bem quero convidar-vos a todos amigos para não se afastarem para ficarem por aí porque temos uma oferta muito especial para si Vamos mostrar-vos então a oferta que temos para vós esta oferta que você não vai querer perder é um novo guia de estudo que se chama eu creio revelando a palavra de Deus para aqueles que têm perguntas com por exemplo sobre o batismo sobre o céu sobre a segunda vinda de Jesus os sinais da segunda
vinda é uma pergunta que tem sido muito eh muito muito muito presente eh nestes dias que vivemos sobre a lei de Deus por exemplo será que é importante ainda guardar a lei de Deus pois bem então você não vai querer perder então este guia de estudo que nós queremos fazer chegar até si por um preço que não pode negar é gratuito de maneira que basta então contactar-nos através da linha do número 933 9392 91 tome nota 933 93 9291 e basta então solicitar este manual de estudo que vai querer ter para si para os seus
amigos para a sua família para partilhar com alguém que acha que também tem algum interesse em ter resposta vindas a partir da palavra de Deus da Bíblia muito bem meus queridos amigos Vamos então voltar ao nosso estudines h e vou já começar então novamente ali pelo Ruben H Depois deste diálogo que nós temos estado aqui a a a a estudar entre entre Jesus e a Mulher Samaritana nós vamos encontrar uma afirmação que é muito significativa e vamos lê-la em João no capítulo 4 nos versos 25 e no verso 26 mais uma vez Então vamos ler
no em João 4 no verso 25 e 26 onde no nos diz o seguinte eu sei respondeu a mulher que há de vir o Messias chamado Cristo quando ele vier nos anunciará todas as coisas verso 26 disse-lhe Jesus eu o sou eu que falo eh contigo Ruben como é que se pode entender que Jesus tem escolhido revelar-se como Messias a uma mulher samaritana e não a um líder religioso por exemplo a uma multidão ou até mesmo aos seus próprios discípulos não é verdade o que é que isto nos diz sobre a sua missão e até
mesmo o alcance do ministério Jesus aqui Tiago nós vemos claramente h o caráter de Deus primeiramente porque nós vemos a imparcialidade de Deus uhum há uma expressão muito utilizada na Bíblia que que é que Deus não faz acepção de pessoas eh nós centramos esta afirmação na pessoa de do apóstolo Pedro mas esta Esta é uma frase transversal a toda a Bíblia e que vem desde eh o pentateuco em Deuteronômio a vai se repetindo ao longo da Bíblia e parece que é o apóstolo Pedro que realmente percebe o que é que queria dizer com aquela visão
que acontece também num contexto de falar do Evangelho a a a gentios e nós percebemos aqui claramente esta imparcialidade de Deus que se baseia num princípio que resume a essência do próprio Deus que é o amor Hum porque se Deus não amasse ele não queria alcançar ele não queria chegar perto o ser humano que está de costas voltadas para Deus e isso Vê vê-se desde Génesis quando Adão e Eva pecam não é a humanidade que vai ter com com com Deus é precisamente o contrário é Deus que vem e que diz onde estás portanto nós
vemos aqui Deus e eh neste caso na na pessoa de Cristo que também é Deus h a querer alcançar a querer chegar perto e é interessante também ver desde o lado da e ou desde a perspectiva da mulher o facto de que ela tem conhecimento das profecias ela diz claramente eh que eu sei que o Messias vem e quando ele vier nos anunciará tudo e depois Jesus dá aquela expressão eh célebre que que responde aou eu sou ou eu eu serei o que serei de de eh quando fala a Moisés Quando Moisés tem tem receio
do que vai acontecer no futuro Deus diz não te preocupes eu serei o que serei não éum que é eh também tem tem o seu equivalente no grego que é egoica que é o eu sou e Jesus revela-se a esta mulher e isto desde o ponto de vista H SU triológico também M lógico mais da perspectiva do ser humano nós percebemos que eh o sacrifício que jesus veio fazer ele não é elitista ele não pertence a uma aet Ária e ele não está cingido a um status social e ele é universal hum refiro-me ao sacrifício
a salvação também é para todos mas depende da da decisão de cada um h mas o sacrifício de Cristo é universal Jesus veio salvar todos os pecadores todos os seres humanos são pecadores não é e o próprio Jesus eh diz no Evangelho de Lucas que o filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido todos nós estamos perdidos eu não sei se alguém pensa que não está perdido todos nós estamos perdidos ha e esta este estado de perdição este estado de necessidade de salvação por meio de Jesus Cristo h remete-se a todas
as pessoas sejam homens sejam mulheres sejam ricos sejam pobres eh eh todas as pessoas necessitam da Salvação em Jesus portanto ao nível do ponto de vista de salvação e o sacrifício que jesus veio fazer é universal por isso ele ele também tem este interesse de eh de se eh manifestar a uma mulher mulher essa que também era Samaritana considerada eh de segunda classe pelos pelos judeus outro aspecto que eu acho muito interessante tem a ver também com o sacerdócio Universal mais ao nível da da da missiologia porque H É certo que Jesus do ponto de
vista da sua missão Jesus veio eh para salvar todos seus pecadores mas quando há um encontro com Cristo todos nós fazemos parte desta desta missão que Jesus nos incumbiu e eh é curioso perceber que todos estão aptos para esta missão e Jesus incumbiu também de forma indireta esta mulher a que ela pudesse falar também eh às pessoas que ela conhecia neste caso aos samaritanos porque no encontro que nós vemos ela volta para para Samaria volta para a cidade fala de Jesus fala de que encontrou alguém que sabia tudo a respeito da da da sua vida
fala que encontrou o Messias e vemos que de uma pessoa só grande parte da cidade veio ter com Cristo e e convidou Cristo a a a ficar uns dias na sua cidade para eh conhecer mais a respeito do Messias agora o facto de esta mulher ser mulher ser Samaritana também eu consigo eh perceber aqui também uma tentativa de de Cristo voltar a colocar a mulher num papel igual ao do homem como ele próprio na criação o fez desde o início há pouco o Pedro falou de de sermos feitos à imagem de semelhança de Deus eh
e nós vemos precisamente isso em Génesis 1 26 e 27 em que a imagem e a semelhança de Deus não se refere a um géo somente não não se refere a a homem às vezes nós fazemos uma leitura superf da Bíblia e vemos lá que o homem foi feito à imagem de semelhança de Deus mas esquecemo-nos para já não Lemos bem o a palavra em si que é e Adam que também se refere à humanidade mas esquecemo-nos de ver o versículo um pouco mais à frente que que que diz que macho e fêmea os criou
ou seja eh o ser humano só atinge uma plenitude de imagem e semelhança de Deus quando está H em género masculino e em género feminino Ino e é curioso ver esta esta H tentativa sempre ao longo da da história eh do pecado na terra de Deus de tentar igualar a mulher h e igualá-las coisas fossem diferentes eu não estou a dizer que foi da vontade de Deus estou a dizer que que as coisas aconteceram assim H vemos que há leis levítica em que Deus Tenta mais uma vez hã proteger H as pessoas mais eh frágeis
da sociedade seja mulheres seja escravos seja crianças há uma tentativa de de repor de repor esse desequilíbrio vemos Jesus com os fariseus eh quando os fariseus vê eh junto de Cristo em Mateus 19 a falar a respeito das cartas de divórcio das cartas de repúdio já num contexto de supremacia nota-se ali que que eles vão falar das mulheres quase como um objeto e é interessante a resposta de Cristo que é não vistes como era no princípio ma e fêmea os criou eram feitos à imagem semelhança de Deus e era uma carne somente ou seja Jesus
não responde Tanto à questão do divórcio em si mas tenta rapidamente igualar o papel da mulher e isto é interessante porque depois o apóstolo Pedro numa das suas cartas ele diz claramente que todos nós somos povo eleito eh Nação santa e sacerdócio real O que quer dizer no que toca à liderança espiritual no que toca à missão no que toca h a sermos ferramentas nas mãos de Deus e e líderes seja de que forma for hum não existe género masculino nem existe género feminino e Nós aprendemos aqui que Jesus precisa de todos seja em que
função sejaum para poder testemunhar a respeito de Jesus como Messias de Jesus aquilo que é o eu sou aquilo que é é o Deus que se apresentou a Moisés no antigo testamento e portanto vemos claramente eh Jesus a a a dizer que o Evangelho é para todos e o Evangelho é também para ser levado por todos e alcançar a toda a gente exatamente eh e dá uma impressão que vai ser isso exatamente o que vai acontecer já a seguir não é verdade Ana portanto este encontro não é verdade que o Ruben já fez aqui esta
referência desta nesta perspectiva eh portanto vai ter um resultado imediato e nós vamos ler então agora portanto em João no capítulo 4 versos 28 ao 30 portanto a partir do verso 28 até o verso 30 diz o seguinte quanto à mulher deixou o seu cântaro foi à cidade e disse a aqueles homens vindo comigo e vê de um homem que me disse tudo quanto tenho feito será este porventura o Cristo saíram pois da cidade e vieram ter com ele eh e mais à frente Portanto o verso 39 até ao verso 42 diz-nos então o seguinte
muitos samaritanos daquela cidade creram nele em virtude tudo o testemunho da mulher que anunciara ele me disse tudo quanto tenho feito vind depois os samaritanos ter com Jesus pediam-lhe que permanecesse com eles e Ficou ali dois dias muitos outros creram nele por causa da sua palavra e diziam à mulher já agora não é pelo que disseste Nós cremos mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o salvador eh do mundo Ana de forma surpreendente esta mulher vai tornar-se digamos numa grande missionária eh mas come com a sua própria história portanto que
princípios é que nós podemos aprender sobre o testemunho pessoal com esta história esta este encontro é realmente fascinante Como dizia o Ruben há pouco e porque nós percebemos que de um de uma posição de Eu estou bem quero estar aqui estou sossegada esta mulher de repente todas as barreiras o seu muro desfaz completamente E ela sente-se como naturalmente atraída para este homem ao ponto deste homem lhe revelar que era o próprio Messias Isto é muito interessante porque quando esta mulher que foi de propósito buscar água volta para a cidade vai sem a água que foi
buscar porque o texto bíblico diz-nos que ela deixou o cântaro tal era o entusiasmo que ela trazia com ela de eu encontrei alguém que realmente faz a diferença e fez a diferença na minha vida e o impacto do testemunho pessoal é que nós não podemos falar de algo vazio porque se eu Vou partilhar a minha fé com outros mas eu não tenho nenhum encontro com Cristo para poder partilhar os outros vão notar que o meu testemunho é vazio ou é um testemunho de memória ou é um testemunho de de outros porque eu ouvi dizer que
Jesus faz isto ou que Jesus fez aquilo esta mulher quando entra na cidade ela relata o que Cristo fez na vida dela então o primeiro o primeiro princípio que nós podemos tirar desta história é que um testemunho pessoal poderoso é aquele que realmente é pessoal realmente é meu e isso consegue impactar os outros porque os outros veem que eu vivi os outros percebem que eu experimentei os outros sabem que eu tive este encontro com Cristo se nós partilharmos aquilo que não vivemos exato não faz sentido outra outro ponto importante na na neste testemunho pessoal é
honestidade desta mulher porque quando ela volta à cidade ela tá a dar o seu testemunho mas ela podia ter omitido partes Ela podia não ter dito venham ver este homem que está ali no poço e diz que é o m ela podia ter ido logo mas ela vai dizer que me disse tudo quanto eu tenho feito ou seja ela fica numa posição vulnerável Mas é uma posição que ela sabe que é controlada por ela porque ela tem algo que impactou a vida ao ponto de saber que dali para a frente Será diferente há uma transformação
daquele encontro para a frente e o próximo ponto é a questão que nós vimos eh no estudo da semana passada que foi aquele do vind vede hum há um convite pessoal ou seja não não não não basta eu estar a argumentar e a contar e a relatar somente eu quero que tu experimentes também é aquilo que eu vivi e quando ela chega e pacta pela sua história aquela que andava pelas sombras do meiodia de repente entra na cidade publicamente Fala alto grita se for preciso para chamar a atenção alo que nunca iria acontecer de outra
forma e ela faz isso e as pessoas pensam não algo teve que acontecer para que esta que fazia isto isto e isto de repente estarse a abrir de uma forma e expor-se tão publicamente então e ela vai convidar vind Vede Venham comigo experimentem e quando e quando eles fazem isso diz-nos no Versículo 39 que muitos foram e acreditaram por causa do testemunho daquela mulher Mas é interessante que o impacto individual que nós temos nos nossos testemunhos também trazem impactos coletivos porque outros ouvem os nossos testemunhos só que esses outros não podem ficar somente pelo testemunho
do primeiro hum da origem tem em que eles mesmos buscar os seus testemunhos e aquilo que nós vemos com esta mulher e na experiência desta mulher é que estas pessoas com o passar do tempo a ouvir Jesus porque nós percebemos que Jesus ficou lá dois dias então ele teve que falar bastante e interagir e estar lá presente sem dúvida isso fez com que eles dissessem no Versículo 42 Nós cremos nele não somente pelo que Tu disseste ou já nem é pelo que Tu disseste mas porque nós Vivemos um encontro com Cristo quando nós nos disponibilizamos
quando nós temos a coragem de dar o passo em frente de de querer também conhecer o que os outros dizem porque aquilo que os outros dizem realmente é bonito e realmente toca o nosso coração mas só é possível transformar a nossa vivência o nosso dia a dia quando nós também vivemos ela no uma autora Cristã americana ela vai dizer que todo o verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como missionário E o que e o que recebe torna-se doador ou seja esta mulher experimentou isto quando ela realmente se tornou um uma discípula de Jesus quando
ela entendeu que aquele homem era capaz de transformar a sua vida e foi capaz de transformar a sua vida ela quis dar dar essa mesma experiência à sua à sua população muito bem quase podemos dizer Ana que foi transformar uma experiência em segunda mão numa experiência em primeira mão Sem dúvida é verdade muito bem obrigado Ana Pedro uma última perguntinha para ti agora H nestes dois últimos episódios nós e estudamos alguns encontros digamos assim não é verdade H desta Mulher Samaritana no último episódio com Nicodemos eh Será que João tinha alguma intenção ao ter incluído
estas duas histórias que nenhum dos outros Evangelhos Na verdade relataram eu acredito que sim Tiago que há uma intencionalidade de João na escolha destas duas histórias eh muito escritas numa narrativa focada no encontro e na dinâmica dos diálogos e dos temas portanto há aí muitos paralelismos Acredito até obviamente que isto é uma convicção vá por dedução lógica vá não é por nenhuma evidência qualquer mais do que isso mas parece não ser casual estarem escritas de forma consecutiva não é em dois capítulos porque João não escreveu o capítulo trê e o capítulo 4 João escreveu um
texto no fundo é isso é um texto não é um é um evangelho como lhe chamamos Portanto ele ele a narrativa do texto as histórias São escritas uma a seguir a outra e nessa perspectiva parece mais ou menos Óbvio dizer que ele é que escolheu escrevê-las juntas nós quando as Lemos em conjunto percebemos que há uma dinâmica temática nestas histórias que parece induzir que João quis ainda nesta fase inicial do seu evangelho deixar alguns pontos Claros porque há temas aqui muito importantes Aliás o que nós tivemos a fazer hoje aqui e ainda no último episódio
fizemos a propósito de Nicodemos é perceber que por trás destas histórias destes diálogos há temas muito profundos e eu acho que João também condensou aqui alguns temas muito importantes Mas em vez de escrever sobre eles ou relatar um discurso de Jesus contou estas duas histórias porque com certeza na perspectiva de João elas são mais do que suficientes para dizer estas coisas tão importantes ainda o Ruben falava a propósito das palavras que Jesus disse isto no último episódio não é Nicodemos como um dos textos chave João 3:16 não é porque Deus amou mundo tal maneira que
deu o seu filho unigénito e agora vamos encontrar aqui afirmações absolutamente decisivas por exemplo sobre a questão de da água viva ou mesmo sobre a duração Como já falávamos portanto há um conjunto temático aqui nestes dois capítulos que é muito forte e que é muito interessante até do ponto de vista literário do estilo de escrita é muito interessante que o João tenha escolhido mostrar aou falar desses temas e até por Jesus a dizer esses temas mas no contexto de histórias não dá uma dimensão narrativa que é muitíssimo interessante agora aquilo que que eu acredito mesmo
que claramente estas duas histórias escritas aqui em conjunto ilustram elas não são ilustrações que são encontros reais Mas elas ilustram de uma forma viva aquele grande objetivo que o próprio João depois no final do livro declarou como sendo o seu objetivo eu tenho a impressão estou a fazer aqui um exercício de memória porque nós vamos gravando estes episódios consecutivamente e mas eu acho que quase em todos os Episódios até aqui n algum momento citamos o texto de João 20 31 Hum quando João resume um bocado a ideia e o objetivo do Evangelho quando diz ok
estas coisas que eu escrevi escrevi com este objetivo que os leitores creiam que Jesus é o Cristo é o Messias é o filho de Deus mas depois vem o objetivo maior porque crer ainda é uma coisa Se quisermos do domínio Vado intelectual pode ser uma coisa apenas uma convicção Claro não é só Ok eu quero que vocês creiam com isto que eu escrevi que Jesus é o filho de Deus mas há um objetivo depois prático para a vida que é que Crendo tenhais vida em seu nome é muito interessante fazer este este exercício de ler
o evangelho de João constantemente à luz deste objetivo que seria fazer a pergunta como é que estas histórias estes encontros ou estes discursos qualquer momento que seja como é que eles estão a servir a este grande objetivo de que as pessoas alcancem vida em Jesus ora embora tanto a Ana como o Ruben aqui já se referiram a essa ideia uma espécie de inclusividade não é que há aqui no evangelho gostava de fazer aqui uma lista literalmente listar uma coisa muitíssimo interessante quando lemos estas duas histórias em paralelo se as compararmos ler mesmo que é fazer
aquela leitura sinótica embora não não é a mesma história mas Tentando ler as duas histórias em comparativo e vamos encontrar uma coisa muito interessante é que no contexto nos detalhes desta narrativa não há praticamente uma coisa que seja comum seja todo o ambiente e o contexto da história são completamente antagónicos e é aqui que eu acredito que há uma grande intencionalidade eu vou dar aqui alguns exemplos vocês atém podem se quiserem ajudar com a lista eu talvez não a fiz totalmente exaustiva Mas vamos a isso de um lado estamos agora a falar da história da
Mulher Samaritana temos uma mulher o encontro entre Jesus e uma mulher e do outro temos Jesus e um homem a vez seja eh o antagonismo mais básico não é são os dois géneros que existem é um homem e é uma mulher mas também temos o encontro com uma Samaritana uhum e um judeu do mais judeu que há um homem que tá ali mesmo no centro da religião um fariseu portanto duas identidades hoje o Reno fez aqui uma explicação muito boa sobre o conflito e e a diferença entre estas duas estes dois povos portanto temos uma
Samaritana e temos um judeu mas depois a todos os níveis quer dizer nós temos de um lado um homem rico abastado do uhum não é porque estar no cedro implicava isso mesmo aliás depois nós temos evidências mais tarde que Nicodemos vai estar por exemplo no sepultamento de Jesus e percebemos é um homem poderoso é um homem rico e aqui estamos a falar de uma mulher da classe pobre da classe mais baixa uma mulher que vai buscar água nem sabemos bem como é que ela obviamente eh o que é que ela fazia para sobreviver mas o
o os detalhes obviamente implicam uma mulher da classe mais baixa não é não tinha cervos para ir buscar-la água ela às tantas el el que era serva de alguém não é pronto vemos Essa realidade vemos vemos na realidade uma mulher que estava nas margens da sociedade a própria história nos indica que ela Por muitas razões andando de família em família ou de marido em marido portanto era uma pessoa que tinha que estar nas margens da sociedade e do outro lado temos um homem que está vamos dizer nas elites sociais portanto a as pessoas marginais e
as pessoas centrais estão as duas representadas nestas histórias de um lado temos uma mulher de uma moral duvidosa portanto do ponto de vista do que é possível conhecer é o próprio Jesus que a confronta com uma moral duvidosa sobre a sua conduta do outro temos um homem que sendo fariseu e pertencendo ao sinédrio a questão da sua moral aparente que a gente já sabe que a moral é sempre uma coisa mas o lugar que ele ocupava era em princípio das pessoas com uma moral inatacável mas ainda podemos ir a detalhes da da narrativa Nicodemos vai
ter com Jesus à noite portanto a história encontra-se acontece no escuro e a outra história a mulher é ao meio-dia é no sol mais alto não é e a última último elemento que tenho aqui na lista é o facto de que a mulher samaritana sai a correr para contar portanto há um dom ela vai tornar a história pública quando o Nicodemos a história já era secreta e vai com continuar secreto ele não vai para lugar nenhum contar o que aconteceu Uhum é interessante vejam é estes detalhes ajudam-nos a compreender como as histórias Realmente são tão
Profundas a mostrar o quê que Jesus é capaz de comunicar Jesus tem uma mensagem Jesus tem um desafio de mudança Jesus é capaz de fazer as pessoas crescer Jesus tem o poder de chamar pessoas para o seguirem à sua mensagem Não importa quão diferentes essas pessoas possam ser logo o que é que isto nos diz que o Evangelho não é para uma classe de pessoas o evangelho não é uma coisa para as elites o evangelho não é uma coisa para as massas de Gente Pobre e marginalizada embora às vezes e ao longo da história é
Exatamente isto que olhem religiões líderes religiosos eh pessoas céticas em relação à igreja ou em relação à fé hum muitas muitas pessoas tanto dentro da Fé como fora dela o que tentam fazer é precisamente acantonar a fé e o cristianismo ou o cristianismo é só para as elites ou o cristianismo é para os pobres e e para os coitados a tentativa que nós vemos é sempre de acantonar a fé e Jesus não Jesus não não apenas não coloca a fé acantonada para um certo tipo de pessoas como Jesus demonstra que é possível ele falar e
ter uma mensagem para todo tipo de pessoas por isso respondendo agora finalizando à tua pergunta o que esta história as duas histórias fazem e João ter ter tê-las colocad em juntas é enfatizar o quê a universalidade da mensagem do sal da salvação portanto que ela vai desde líderes religiosos até pessoas que são acusadas e atacadas pelo os líderes religiosos portanto em todo o espetro que nós queiramos encontrar neste planeta essas pessoas são chamadas a salvação em Cristo e portanto nós temos aqui um condensado do que é o evangelho muito importante ou seja Pedro certa forma
podemos sublinhar aquele que já falamos aqui em episódios anteriores de um Jesus inclusivista e não exclusivista não é verdade que está à procura de todos aqueles que têm um coração para amar a Deus muito bem meus caros Muito obrigado pela vossa participação eh foi um estudo muito enriquecedor sem dúvida todos nós fomos muito abençoados e certamente aqueles que estão lá em casa também foram abençoados pelo nosso estudo eu gostaria hoje de pedir ao Ruben para nos fazer aqui um pequeno apanhado daquilo que foi o nosso Episódio hoje foi muito rico houve muitas coisas que nós
estudamos Sem dúvida nenhuma eh tu próprio trouxeste aqui muitos elementos preciosos alguns históricos e tudo mais como é que tu nos podes resumir o estudo de hoje hh pegando um pouco nas palavras de de do Pedro que que já foram emão de de conclusão eh somente dizer que eh Jesus e no no querer ter estes Encontros com a h com as pessoas era no sentido de lhes oferecer vida e vida em abundância e neste caso com a Mulher Samaritana h a mulher Sam A Mulher Samaritana eh era no sentido de oferecer-lhe H A água da
vida e para aqueles que nos seguem lá em casa que nos estão a ouvir e a ver h Há muitos perfis seguramente as pessoas que nos estão a ver eh algumas delas são são mulheres outros são homens outros são são pessoas que têm H algum poder financeiro outros nem tanto outros hh são pessoas que que estão numa numas circunstâncias que não são as melhores outras eh têm uma vida eh que neste momento Possivelmente poderão dizer que que se encontram a a viver uma fase positiva das suas as vidas no entanto a extensão do convite de
Cristo é para todas elas hum para pessoas pobres para pessoas ricas para pessoas samaritanas judias a extensão do convite de Cristo é no sentido de Eh que todos nós todas as pessoas que nos estão a ver possam abraçar este convite porque todos nós estamos na mesma condição uhum quer sejamos crentes ou descrentes e a leitura que nós fazemos da Bíblia é que todos nós estamos numa condição de necessidade de um Salvador necessidade de um Redentor e o convite que eu faço que é o convite que Jesus fez à Mulher Samaritana é de que nós possamos
querer beber desta água da vida porque é nos apresentada por Jesus pelo Messias que é o salvador deste mundo sem dúvida Muito obrigado rub muito obrigado também a você que nos segue aí em casa quero apenas relembrá-lo que temos Então esta oferta para lhe fazer uma oferta gratuita este guia de estudo eu creio revelando a palavra de Deus não vai querer ler esta oferta e já sabe que nos pode contactar para solicitar Então esta oferta através da linha do número 933 9392 91 tome nota 933 93 9291 pode também usar esse número para nos solicitar
uma resposta uma pergunta que eventualmente possamos não ter respondido aqui mas teremos todo o gosto Então de contactar exatamente para tentar trazer ainda mais esclarecimento alguma dúvida que possa ter muito obrigado Mais uma vez por nos ter seguido fielmente e já sabe que temos um cont marcado no nosso próximo episódio da Bíblia aberta até lá fique bem e que Deus o abençoe