Luciano Subirá - O NOVO NASCIMENTO | FD#28

69.82k views5126 WordsCopy TextShare
Luciano Subirá
Receba nossos conteúdos por e-mail: https://bit.ly/3HZLj9B Assistir Luciano Subira: https://youtu.b...
Video Transcript:
Nossa conversa hoje é a respeito do novo nascimento. Para falar desse assunto, precisamos começar na clássica conversa de Jesus Cristo com Nicodemos. No Evangelho de João, no capítulo três do verso um até o versículo sete.
O texto diz: "Havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este, de noite, foi até Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que o Senhor é Mestre vindo da parte de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que o Senhor faz, se Deus não estiver com ele. Jesus respondeu: Em verdade, em verdade lhe digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Nicodemos perguntou: Como pode um homem nascer, sendo velho? Será que pode voltar ao ventre materno e nascer uma segunda vez? Jesus respondeu: Em verdade, em verdade lhe digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não fique admirado por eu dizer: Vocês precisam nascer de novo. " Bom, falamos no episódio de número 26 a respeito da criação e da queda do homem.
E, partindo do pressuposto que essa verdade já tem sido entendida, e se você ainda não assistiu esse episódio, recomendo que você o faça antes de dar ouvidos àquilo que tenho para falar sobre o novo nascimento. Bom, vamos seguir. A primeira pergunta e o primeiro tópico da nossa conversa e a discussão sobre o novo nascimento é: Por que nascer de novo?
Jesus está dizendo que é necessário nascer de novo, que nós precisamos nascer de novo e que sem novo nascimento não se entra no reino de Deus. Então, isso é fundamental, é inegociável. Mas a pergunta é: Por quê?
Qual a necessidade de um novo nascimento? Por que nascer de novo? Nós precisamos entender que só existe a necessidade de um novo nascimento, porque o problema do homem se deu no primeiro nascimento.
E a proposta de consertar o problema do primeiro nascimento é um novo. Assim como o problema que carregamos, uma natureza pecaminosa foi determinado a partir do primeiro nascimento, a solução de Deus será comunicada a partir de um novo ou de um segundo nascimento. Então, eu acredito que esse precisa ser o ponto de partida do nosso entendimento.
Quando Jesus diz: O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito, Ele está distinguindo o primeiro nascimento, a origem do problema, do segundo nascimento, que nos propõe a solução. Um tem a ver com a carne e garantiu uma natureza que chamamos de carnal e pecaminosa. Mas o segundo, ele nos proporciona a solução e a solução, como falaremos daqui a pouco, diz respeito à mudança de natureza.
Quando olhamos para as declarações da Palavra de Deus, nós percebemos que sempre nós seremos redirecionados a entender que o problema começa a partir de Adão, o primeiro homem. Em Romanos, no capítulo cinco e no versículo 12, a Bíblia diz: "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado veio a morte, assim também a morte passou a toda a humanidade, porque todos pecaram. " Em outras palavras, a Bíblia está dizendo que o pecado do primeiro garantiu o pecado de toda a continuidade da raça.
Essa é uma informação importantíssima. Verso 13: "Porque antes da lei ser dada havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei. No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual prefigurava aquele que havia de vir.
" Nesses versos 12 a 14, que lemos de Romanos cinco, nós temos um claro entendimento: por meio de um a morte entra e passa a todos. Embora no verso 13 ele mostra que o pecado não é levado em conta quando não há lei, e só passou a ter lei a partir de Moisés, A Bíblia diz mesmo assim de Adão até Moisés, a morte reiNOU. Mesmo sobre aqueles que não pecaram, do mesmo jeito que Adão pecou.
Então, como que a consequência do pecado de Adão está no resto da humanidade, que não necessariamente pecou como ele pecou. Nós precisamos entender que Adão é a porta de entrada do problema da humanidade. No entanto, há uma informação importante, eu não vou trabalhar lá agora, mas vamos explorar depois, é a declaração do final do verso 14 de que Adão prefigurava um outro que haveria de vir.
Ou seja, apesar de Adão ter falhado, existe alguma coisa naquilo que Deus lhe tinha confiado, que prefigura aquele que haveria de vir e, como perceberemos no próprio ensino bíblico, isso é uma referência a Cristo. Então precisamos, de fato, compreender qual foi o impacto daquilo que Adão fez. O que isso resultou?
Se seguirmos a leitura de Romanos cinco, o verso 15 diz: "Mas o dom gratuito não é como ofensa. Porque, se muitos morreram pela ofensa de um só", ou seja, esse problema da morte que reinou começa com a ofensa do primeiro, "muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um homem só, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos! " Então a Bíblia está dizendo que há um primeiro homem que determina o problema de toda a humanidade, mas há um segundo que vem trazer solução para toda humanidade.
O verso 16 diz: "O dom, entretanto, não é como no caso em que somente um pecou. Porque o julgamento derivou de uma só ofensa, para a condenação; mas a graça deriva de muitas ofensas, para justificação. " Então, voltando na ofensa inicial, ela é a raiz do problema.
Verso 17: "Se a morte reinou pela ofensa de um e por meio de um só, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo. Portanto, assim como, por uma só ofensa, veio juízo sobre todos os seres humanos para condenação, assim também por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos, para justificação que dá vida. " Verso 19: "Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornaram justos.
Então, o tempo todo a Bíblia mostra que o pecado, a ofensa, a desobediência de Adão afeta toda a humanidade, e Cristo vem fazer algo específico, que não é só perdoar pecados, mas é resolver o problema que o Adão, o primeiro homem, havia causado. Então, claramente, nós precisamos entender quais são as consequências do pecado do primeiro. Em Romanos, no capítulo oito e no versículo três, a Bíblia diz: "Porque aquilo que a lei não podia fazer por causa da fraqueza da carne, isso Deus fez enviando seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no que diz respeito ao pecado.
E assim Deus condenou o pecado na carne. " Por que Jesus precisou se fazer homem? Já falamos a respeito do assunto no episódio sobre a encarnação de Cristo.
Porque ele precisava vir com o corpo semelhante ao nosso. Quando a Bíblia diz semelhante, a Bíblia diz com semelhança de carne pecaminosa, porque isso Jesus não tinha. Jesus vem sem pecado.
Ele é concebido em santidade e sem pecado. Ele vive uma vida sem pecado. Hebreus 4.
15 diz que ele foi tentado em todas as coisas, mas sem pecar. Segundo aos Coríntios 5. 21 diz: "Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós.
" Mas porque ele precisava de um corpo parecido, ainda que não tivesse o que nós temos a natureza pecaminosa. A Bíblia diz: "Porque Deus iria condenar o pecado na carne. " Por que Deus condenou o pecado na carne?
Porque o pecado entra pela carne e perpetua-se através da carne. Esse é o problema do primeiro nascimento. Então, vamos lembrar como tudo começou.
Deus cria Adão conforme a sua imagem e semelhança. Parecido consigo. Ou seja, o primeiro homem é criado santo e sem pecado.
Com qual propósito? Por que Deus criou o primeiro parecido consigo? Havia uma lei em toda a criação: "e cada um reproduza conforme a sua espécie".
Isso não se limitava a animais e vegetais, incluía o homem. Então, ao fazer o primeiro homem parecido consigo e estabelecer uma lei que na criação cada um reproduz de acordo com o seu modelo, Deus esperava que o restante de nós, as réplicas, todos os seres humanos que procederiam a partir do primeiro, fossem igualmente parecidos com Ele. Isso diz respeito ao que nós podemos chamar do propósito da criação.
Deus santo, sem pecado, cria o primeiro homem santo e sem pecado e esse protótipo deveria reproduzir de acordo com esse modelo, porque é o propósito da criação. Efésios, capítulo um, verso quatro, diz que Deus nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis. Agora, a pergunta a ser feita é: Qual foi o problema criado por Adão?
Embora ele tenha sido criado parecido com Deus, quando ele peca, ele deforma o molde, ele compromete o modelo. Ele era um protótipo, uma matriz reprodutora que deveria reproduzir de acordo com o modelo que foi feito. No entanto, quando ele deformou o modelo com a entrada do pecado, ele ainda está debaixo de uma lei: "Cada um reproduza segundo a sua espécie.
" Mas a partir de agora, Adão reproduziria de acordo com aquilo que ele se tornou e não de acordo com aquilo que ele foi criado para ser. Resultado: como o pecado passou a toda a humanidade, como a ofensa de um só se torna o problema de todos? Pela reprodução.
É por isso que lemos no Salmo 51. 5, a declaração de Davi: "Eu nasci em iniquidade, em pecado me concebeu a minha mãe. " Tenho visto algumas pessoas afirmarem: "Não, essa declaração que Davi fez era sobre ele.
Não, não diz respeito a todos os homens. " Eu digo para as pessoas: "É só pular para o Salmo 58. 3: Os ímpios se desviam desde a sua concepção.
Nascem e já se desencaminham proferindo mentiras. " Quando a Escritura nos apresenta essa versão, percebemos que o problema do homem começa com o nascimento, porque a reprodução da natureza de Adão se dá por meio da multiplicação natural. E todo ser humano, nascido desde o primeiro, nasce com a mesma natureza pecaminosa embora esse não fosse o plano original de Deus.
É a partir daqui que nós precisamos entender a declaração de Paulo em Romanos 5, dizendo que o primeiro Adão prefigurava o que havia de vir. Como que Adão pode prefigurar Cristo? Eu sou parte de uma geração que tinha em Adão o maior vilão da Bíblia depois de Satanás.
Na minha cabeça, ele era talvez o maior cúmplice, o maior parceiro que Satanás conseguiu para trazer dano a toda humanidade. E naquela imaturidade de um adolescente lendo a Bíblia, tentando entender como a humanidade se desencaminhou, fazendo perguntas a pastores e líderes, eu dizia: "Se Deus é tão bom, por que o homem conseguiu ficar tão ruim? " E normalmente as pessoas diziam: "Por causa de Adão.
" Mas em vez de explicar como o primeiro protótipo reproduziu, não de acordo com aquilo que foi criado para ser, de acordo com aquilo que se tornou, quando essas pessoas só me diziam: "Por causa de Adão", tudo o que eu conseguia pensar e sentir era uma espécie de desejo de vingança. Eu imaginava chegando no céu, a gente juntando uma "crentaiada" para dar uma coça no miserável do primeiro Adão que azarou a nossa vida aqui embaixo, na Terra. Então, quando eu lia a Bíblia falando sobre Jesus ser prefigurado em Adão, já me dava assim todo tipo de medo de tentar fazer alguma associação.
O que eu demorei para perceber é que a Bíblia não associa Jesus com os atos de Adão. A Bíblia faz uma associação de Jesus e o propósito que foi confiado a Adão, e justamente porque esse falhou no cumprimento do propósito é que Deus precisava de um outro que viesse cumprir o propósito que nunca foi cumprido pelo primeiro. É sobre isso que o apóstolo Paulo fala em primeiro aos Coríntios, no capítulo 15 dos versos 45 a 49.
Nós vamos destacar, em segundo lugar, primeiro falamos sobre por que nascer de novo, e, em segundo lugar, nós precisamos destacar a verdade bíblica, chamada de o primeiro e o último Adão. O apóstolo diz assim: "Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, se tornou um ser vivente. Mas o último Adão é espírito vivificante.
" Eu lembro na adolescência de a primeira vez que eu prestei atenção nesse texto "o último Adão", eu simplesmente parei de ler a Bíblia e começo a questionar: "Tem outro Adão além daquele cara do Éden, o marido da Eva? " E fui perguntar pro meu pai. Falei: "Pai, existe algum outro Adão além daquele primeiro lá do Éden, o marido da Eva?
" Meu pai dificilmente respondia uma pergunta sem fazer outra e ele disse: "Está perguntando porquê? Falei: "Não porque Paulo, em primeiro aos Coríntios 15, no verso 45, fala do primeiro e do último Adão. " Ele me interrompe e diz: "Se a Bíblia fala de outro, é porque tem.
" Então, naquele momento falei: "Reformulando a pergunta: Não quero mais saber se tem. OK, é fato que temos. Quem é o cara?
Quem é esse outro Adão? " E meu pai que nos criou, nos ensinando a pensar e a questionar ele simplesmente se recusa a dar uma resposta pronta e me diz: "Vá conversar com o texto. " Eu digo: "Mas, pai, o senhor já sabe.
- Vá conversar com o texto. " E eu simplesmente volto a ler, começo tudo de novo: "Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão", na minha cabeça estou pensando: "o marido da Eva, o cara do Éden, se tornou um ser vivente. " As traduções mais antigas dizem: "alma vivente.
Mas o último Adão", variável x, quem quer que seja, "é espírito vivificante. " De repente, eu começo a prestar atenção: "Peraí! Um é um ser vivo, um ser vivente, alma vivente.
O outro é um espírito que dá vida. Um só recebe, o outro comunica vida. " E de repente, eu percebo no texto bíblico que tem a ideia não de mera comparação, mas de contraste.
E aí faz sentido os versículos que vêm na sequência. Vamos ler o verso 46 de primeira aos Coríntios 15 e o 47. "O que vem primeiro", está falando de ordem cronológica de aparecimento, "O que vem primeiro não é o espiritual, e sim o natural; depois vem o espiritual.
" Então a Bíblia está dizendo que o primeiro Adão é natural e que o último é espiritual. De novo, um contraste. Verso 47: "O primeiro homem, formado do pó da terra", como diz Gênesis 2.
7, "é terreno; o segundo homem é do céu. " Outro contraste um é terreno, o outro é celestial. A diferença é que aqui, no verso 47, a Bíblia, se referindo ao último Adão, diz: "o segundo homem é do céu".
Ou seja, quem quer que seja até esse momento que eu estou tentando descobrir o último Adão, a Bíblia o chama de homem. A pergunta é que homem é esse que, em vez de como o primeiro, que é meramente natural, ele é espiritual? Que homem é esse que, em vez de ser classificado como terreno é classificado como celestial?
Ttem que ser alguém que vem do alto, que vem de cima. Um ser que, em essência é espiritual e não carnal. Mas o contraste que é estabelecido no verso 45 é a informação principal Enquanto o primeiro Adão é um ser vivente, recebeu vida, é um ser criado, o último Adão é um espírito que dá vida vivificante, comunica vida.
Ele é Criador. Quem é o único homem que carrega o adjetivo de criador? Cristo.
João 1. 3 diz: "Tudo quanto foi feito foi feito por intermédio dele. Sem ele, nada do que foi feito se fez.
" Eu lembro do momento que eu paro, corro para o meu pai e digo para ele: "O último Adão é Cristo! " E ele me diz: "Ahá! Como quem quer dizer: Estava lá o tempo todo.
Era só você ter prestado atenção no texto bíblico. " É nessa hora que eu fico meio bolado por causa daquela imagem que eu tinha de Adão, do maior vilão da Bíblia depois de Satanás. Digo: "Mas por que vai comparar Jesus logo com Adão?
" Dentro de mim não pode. E meu pai de novo me diz a mesma coisa: "Vá conversar com o texto. " E aí eu volto para o texto onde parei, o 48 de primeiro aos Coríntios 15 diz: "Como foi o homem terreno, assim também são os demais que são feitos do pó da terra; e, como é o homem celestial, assim também são os celestiais.
" Aqui a ênfase não é o contraste, é a comparação. Mas a comparação não é de atos nem de feitos, é de propósito. Com qual o propósito Deus criou o primeiro Adão?
Que ele fosse uma matriz reprodutora. Ele é criado conforme à imagem de Deus, santo e sem pecado, portanto, Adão também é criado santo e sem pecado, com o propósito de reproduzir a imagem que foi reproduzida nele. Logo, todos os demais seres que se multiplicariam, que viriam a partir do primeiro, também deveriam ser santos e sem pecado.
Esse é o plano original de Deus para a criação que não mudou. Mesmo depois da queda, nós vemos Deus falando por meio de Moisés durante a lei: "Sede santos porque eu sou santo. " Ainda que o projeto tenha sido comprometido, Deus está dizendo: "Meu propósito não mudou", mas, obviamente, ele não aconteceria seguindo o curso natural da multiplicação da linhagem do primeiro Adão.
Então, quando Jesus diz para Nicodemos: "O que é nascido da carne é carne", ele está dizendo que toda multiplicação natural e carnal, reproduz seres com a mesma natureza pecaminosa com a qual nascemos, mas que a solução é um outro nascimento. E aqui nós precisamos entender o que é que Cristo veio fazer. Cristo veio cumprir o propósito que o primeiro Adão nunca cumpriu.
Cristo entra nesse mundo exatamente como o primeiro Adão entrou, santo e sem pecado. A Bíblia diz que ele vem em semelhança de carne pecaminosa, mas sem pecado. O anjo Gabriel anuncia a Maria: "o ente santo que de ti há de nascer".
Um corpo concebido pelo Espírito Santo, que não carrega a natureza do primeiro Adão, que não vem pelas vias convencionais de multiplicação do primeiro Adão, mas vem por intervenção direta de Deus, trazendo a natureza divina. Aliás, um corpo é formado para um ser, como já falamos em episódios anteriores, preexistente, habitar no nosso meio. E aqui nós precisamos entender que Jesus entra santo e sem pecado.
Com qual finalidade? Aqui nós temos que mexer na essência do Evangelho, porque as pessoas falam da obra de Cristo na cruz, de salvação quase como se fosse mera e simplesmente perdoar pecados. Ei, a Bíblia nos garante que Jesus veio para fazer algo muito maior do que apenas perdoar pecados.
Jesus veio para gerar seres semelhantes a si. A essência do evangelho de Jesus Cristo é a reprodução da imagem de Jesus em nós. Romanos 8.
29 diz que "aos que dantes conheceu, também os predestinou, a fim de que fossem conformes à imagem de seu Filho, Jesus. " Em primeira de João, capítulo dois, verso seis, a Bíblia diz: "Quem de estar nele, em Cristo, deve andar como ele também andou. " Em primeira de Pedro 2.
21 a Bíblia diz que ele nos deixou um exemplo, a fim de que a gente siga as suas pisadas ou, dependendo da versão, pegadas. Traduzindo: andemos como Ele andou. Em primeiro aos Coríntios, no capítulo 11, no verso um, Paulo diz: "Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo.
" Cristo é o modelo a ser imitado. Ele é o padrão a que nós devemos obviamente nos ajustar e manifestar. E seguimos olhando as declarações da Escritura.
Filipenses 2. 5: "Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus"; Efésios 4. 13: "Até que todos cheguemos à estatura do varão perfeito, Cristo Jesus"; segundo aos Coríntios 3.
18: "O Espírito nos transforma de glória em glória na imagem do Senhor. " Então, precisamos entender que a essência do evangelho é a transformação na imagem de Jesus. E para que Jesus reproduza a sua imagem, nós precisamos entender.
Temos que nascer Dele, porque reproduzimos a imagem do primeiro Adão por conta do nascimento que tivemos via Adão e reproduziremos a imagem e a natureza do Senhor Jesus por meio de um outro nascimento que não é carnal. Quando Nicodemos pergunta: "Senhor, o que é nascer de novo? Vou entrar no ventre de mamãe?
Vou dado à luz outra vez? " No momento que Jesus diz: "Ei, Nicodemos, o que é nascido da carne é carne e o que é nascido do Espírito é espírito", Ele está dizendo que o novo nascimento é algo espiritual, porque o primeiro Adão é natural. Então ele reproduz por vias naturais.
Mas o último Adão, Cristo, é espiritual, então ele reproduz espiritualmente. Eu imagino que se Jesus fosse dar uma resposta mais clara e detalhada a Nicodemos, seria mais ou menos nos seguintes termos: "Nicodemos, se houvesse uma possibilidade hipotética de você voltar no ventre de mamãe", porque com esse tamanho não dá e não teria nenhuma forma de acontecer. Mas, hipoteticamente, vamos pensar: "Nicodemos, se houvesse um jeito de voltar em mamãe e nascer de novo todas as vezes que você entrasse nesse mundo, você estaria vivendo um loop, uma repetição.
Você voltaria exatamente do jeito que nasceu a primeira vez". Ou seja, nascer do jeito que determinou o problema só repetiria a situação do problema. Então, agora é necessário um nascimento diferente, que proporcione o quê?
Uma natureza diferente. Então, no verso 48, nós lemos: "Como foi o homem terreno", um padrão, um protótipo que multiplica de acordo com não o que ele foi criado para ser, mas com o que ele se tornou, a Bíblia diz: "Como foi o homem terreno, assim também são os demais que são feitos do pó da terra". Todos os demais são parecidos com Adão, inclusive na natureza pecaminosa.
Mas a Bíblia diz: "como é o homem celestial, assim também são os celestiais. " Qual o propósito do novo nascimento? Reproduzir a imagem de Jesus.
Olhe o verso 49 de primeiro aos Coríntios 15: "Assim como trouxemos a imagem do homem terreno, traremos também a imagem do homem celestial. " Ou seja, o cerne do evangelho, que é a reprodução da imagem de Jesus em nós, que é a imagem de Deus, ele pode acontecer a partir do novo nascimento. Em João 14, Jesus diz: "Quem vê a mim, vê o Pai.
" Muitas vezes as pessoas estão tentando imaginar que naquela declaração Jesus está falando a respeito da sua divindade. Particularmente, eu creio que ele está defendendo justamente o fato de que, enquanto homem, ele reproduziu a imagem do Pai na terra, aquilo que todos nós devemos fazer. E precisamos perceber que tudo isso se torna possível a partir do novo nascimento.
Então, em terceiro e último lugar, eu quero que a gente possa pensar em termos práticos: O que é o novo nascimento? Já vimos que não é apenas um recomeço sem culpa, porque fomos perdoados dos pecados e não estou negando o perdão nem a remoção da condenação que a Bíblia claramente nos apresenta em Romanos 8. 1: "Nenhuma condenação mais há para aqueles que estão em Cristo Jesus.
" Mas nós precisamos entender que, mais do que alguns efeitos colaterais, como o perdão, a remoção da culpa, qual é a essência do novo nascimento? É o recebimento de uma nova natureza. A Palavra de Deus fala, em outros textos, a respeito do novo nascimento com uma outra linguagem.
Então, por exemplo, em Tiago, no capítulo um e no verso 18, a Bíblia diz: "Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas. " Como o primeiro Adão, a primícia de tudo, criado antes da queda, reproduzindo Deus, nós, segundo o querer de Deus, fomos gerados pela palavra da verdade. A semente da Palavra entra e ela vem produzir um efeito que é espiritual.
Quando olhamos para a declaração do apóstolo Pedro, em primeira de Pedro, no capítulo um, no verso 23, que diz: "Porque vocês foram regenerados não de semente corruptível, mas de semente incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. " De novo, entendemos que a Palavra proclamada tem o poder de entrar e produzir esse efeito de regeneração. O que é regeneração.
? Tiago diz: "Ele nos gerou. " Pedro está dizendo: "Ele nos regenerou", que significa "gerar de novo", um novo nascimento.
E sempre que a Bíblia está falando do novo nascimento, ela relaciona isso com uma semente. Aliás, falando em semente, quando vamos para a primeira de João, no capítulo três, no versículo nove, a Bíblia diz: "Todo aquele que é nascido de Deus", e esse "nascido de Deus" não é só um nascido do Adão, é o novo nascimento, "não vive na prática do pecado, porque nele permanece a semente divina". O que nós precisamos entender é que, em essência, o novo nascimento nos proporciona uma nova natureza.
Que natureza é essa? A natureza de Deus. Em segunda de Pedro, no capítulo um e no versículo quatro, a Escritura diz Por meio delas, ele nos concedeu as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vocês se tornem coparticipantes da natureza divina, tendo escapado da corrupção das paixões que há no mundo.
" Ou seja, a Bíblia fala de participar da natureza de Deus, escapando da corrupção das paixões que há no mundo. Há uma nova natureza que vem para suplantar a velha natureza. Isso não significa a eliminação, o desaparecimento da velha natureza.
Eu tenho entrado em contato com muitas pessoas que se desviaram do evangelho e quando estamos pregando o evangelho os olhos de muitas dessas pessoas se enchem de lágrimas, eles falam com saudade daquele momento bom e normalmente eu pergunto: "Se era tão bom, porque é que você abriu mão? " E a maioria deles diz: "Porque eu duvidei da minha experiência. " Eu digo: "Mas como duvidou da sua experiência?
" - "Não, porque eu voltei a sentir o desejo de fazer as mesmas coisas que eu fazia antes da conversão. " E a minha vontade é quase gritar com as pessoas: "E quem foi que te disse que você não sentiria vontade de fazer essas coisas? " Muitos crentes fantasiam que novo nascimento é perder a velha natureza.
Jesus diz: "O que é nascido da carne é carne. O que é nascido do Espírito é espírito. " Em outras palavras, o novo nascimento traz uma nova natureza.
Onde? No espírito. Mas onde estava a velha natureza?
Na carne. E quando eu e você nascemos de novo no espírito, o espírito não desincorporou, não desencarnou, abandonando a estrutura corporal que tem a velha natureza. Logo, nós recebemos uma nova natureza, e esse ser interior, o nosso espírito está preso dentro da velha, que por sua vez, tem uma natureza pecaminosa.
É isso que Paulo diz em Romanos oito, quando ele fala do cativeiro da corrupção. Eu prefiro dizer que isso é uma gaiola. A nova natureza está presa dentro de uma velha que quer pecar e há um conflito, uma briga de natureza.
Por isso que a Bíblia diz, em Gálatas, que a carne milita contra o espírito, o espírito contra a carne. Há uma disputa, e nós precisamos entender que, já que a velha natureza não foi eliminada espontânea, naturalmente nós precisamos fazer intencionalmente. Em Efésios quatro, de 22 a 24, Paulo fala de despir-se do velho homem e revestir-se do novo homem.
Não adianta ter nascido de novo, receber uma nova natureza, se não subjugarmos a velha e não colocamos a nova no controle. Em Romanos, no capítulo oito e eu sei que agora nós estamos indo para extensão e a manutenção do novo nascimento, que é o assunto de santificação que será explorado melhor em outros vídeos, mas em Romanos oito, no verso 5 e 6, a Bíblia diz: "Os que vivem segundo a carne se inclinam para as coisas da carne, mas os que vivem segundo o Espírito se inclinam para as coisas do Espírito. Pois a inclinação da carne é morte, mas a do Espírito é vida e paz.
" Quando a Bíblia fala de inclinar algumas outras traduções falam do pendor, que é sinônimo de inclinação. Agora que estamos diante de duas naturezas, nós precisamos entender a qual delas vamos nos devotar, a qual a natureza nos entregamos e aquela que vai permanecer no controle. A Bíblia diz: "Inclinamos para a carne.
Vamos cogitar. " A palavra "cogitar" ela dá a ideia tanto de "pensar" como de "sentir". Somos atraídos para aquele ambiente e para algo que vai governar a nossa maneira de pensar e sentir, logo, nossas ações.
Mas se nos inclinamos para a nova natureza, e aqui eu quero destacar a importância das disciplinas espirituais uma vida de oração, uma vida de comunhão com Deus, de leitura da Palavra, não como atos que geram nenhum tipo de benção meritória, mas que fortalecem e desenvolvem a consciência da nova natureza. Uma prática de rendição ao domínio de Deus. Isso, de forma prática, vai nos ajudar a nos sujeitarmos à nova natureza.
Precisamos entender que o novo nascimento não é apenas uma experiência que nos permite um novo recomeço. É uma experiência que nos dá uma ferramenta. A nova natureza é potencialmente a natureza vencedora do pecado que eu e você precisamos para jamais viver debaixo da escravidão da velha natureza.
Um dia uma pessoa falou: "Mas pastor, se eu recebi a nova natureza, não perdi a velha, de que me adianta? " Eu falei: "Não fala isso! Quando você só tinha a velha, se era dominado por ela.
Agora que você tem a nova, pela nova, Você pode subjugar a velha. Só não espere que isso seja um processo espontâneo e natural. " Isso precisa ser intencional e nós precisamos compreender o início de tudo, que é o novo nascimento, e como dar manutenção àquilo que Deus começou e, na verdade, como Paulo disse aos filipenses: desenvolver a salvação.
Então falaremos mais nos próximos episódios, tanto sobre essa obra de salvação como sobre a importância da continuidade do que Deus começou em nós e que classificamos como santificação. Que Deus te abençoe e te ajude a entender e viver plenamente essas verdades.
Related Videos
Ascending - Tekno-Messiah - Divine Relaxing Dark Fantasy Ambient Music
1:11:11
Ascending - Tekno-Messiah - Divine Relaxin...
Mystical Acoustics
1,174 views
Cláudio Duarte // Jesus e Nicodemos, o novo nascimento em Cristo
1:01:42
Cláudio Duarte // Jesus e Nicodemos, o nov...
Comunidade da Fé Church
128,596 views
Como Alimentar o Espírito Santo - LUCIANO SUBIRÁ
15:04
Como Alimentar o Espírito Santo - LUCIANO ...
PALAVRA DA SALVAÇÃO
212,853 views
Luciano Subirá - A SANTIFICAÇÃO | FD#35
29:52
Luciano Subirá - A SANTIFICAÇÃO | FD#35
Luciano Subirá
71,602 views
O NOVO NASCIMENTO - Hernandes Dias Lopes
33:13
O NOVO NASCIMENTO - Hernandes Dias Lopes
Hernandes Dias Lopes
52,039 views
Luciano Subirá - PREDESTINAÇÃO | FD#33
34:14
Luciano Subirá - PREDESTINAÇÃO | FD#33
Luciano Subirá
155,271 views
Luciano Subirá - O AUTOCONTROLE | SUB12
11:50
Luciano Subirá - O AUTOCONTROLE | SUB12
Luciano Subirá
35,843 views
VOCÊ REALMENTE NASCEU DE NOVO? | Helena Tannure
58:07
VOCÊ REALMENTE NASCEU DE NOVO? | Helena Ta...
Família JesusCopy
56,565 views
Luciano Subirá - A CERTEZA DA SALVAÇÃO | FD#31
30:17
Luciano Subirá - A CERTEZA DA SALVAÇÃO | F...
Luciano Subirá
54,002 views
NOVO NASCIMENTO: UMA NECESSIDADE VITAL! | Rev. Hernandes Dias Lopes | IPP
40:06
NOVO NASCIMENTO: UMA NECESSIDADE VITAL! | ...
Igreja Presbiteriana de Pinheiros
21,925 views
Você está preparado para morrer? - Hernandes Dias Lopes
15:47
Você está preparado para morrer? - Hernand...
Hernandes Dias Lopes
18,770 views
O Novo Nascimento | Reverendo Hernandes Dias Lopes | IPP
34:53
O Novo Nascimento | Reverendo Hernandes Di...
Igreja Presbiteriana de Pinheiros
247,430 views
Luciano Subirá - A CONDENAÇÃO DO INFERNO | FD#25
28:18
Luciano Subirá - A CONDENAÇÃO DO INFERNO |...
Luciano Subirá
74,685 views
Luciano Subirá - SALVAÇÃO SE PERDE? | FD#30
29:41
Luciano Subirá - SALVAÇÃO SE PERDE? | FD#30
Luciano Subirá
117,489 views
JESUS CONFUNDE NICODEMOS | PASTOR CLAUDIO DUARTE
10:38
JESUS CONFUNDE NICODEMOS | PASTOR CLAUDIO ...
Pr Claudio Duarte
19,493 views
Como Deixar o Espírito Santo Dominar a Sua Vida - LUCIANO SUBIRÁ
14:12
Como Deixar o Espírito Santo Dominar a Sua...
PALAVRA DA SALVAÇÃO
344,610 views
Como Conseguir Uma Fé Inabalável - LUCIANO SUBIRÁ
13:34
Como Conseguir Uma Fé Inabalável - LUCIANO...
PALAVRA DA SALVAÇÃO
58,604 views
Por que Todo Cristão Deve Ser Selado pelo Espírito Santo-Luciano Subirá
59:24
Por que Todo Cristão Deve Ser Selado pelo ...
Pregação Poderosa
59,911 views
A IMPORTÂNCIA de Honrar a DEUS Todos os Dias de Nossas VIDAS - Luciano Subirá #pregação2024
54:43
A IMPORTÂNCIA de Honrar a DEUS Todos os Di...
Mensagens De Jesus
106,564 views
IMPORTA-VOS NASCER DE NOVO - Hernandes Dias Lopes
13:28
IMPORTA-VOS NASCER DE NOVO - Hernandes Dia...
Hernandes Dias Lopes
21,357 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com