No vídeo de hoje, a gente vai falar sobre como é que eu identifico se um passe foi bom, se um passe foi ruim, se um passe foi mais ou menos. Como é que a gente dá nota para esses passes, para gente saber se a gente está no caminho certo ou não. Fica comigo.
Fala Volleyball Family, tudo beleza? Roberto falando. Galera vamos pensar numa coisa.
Vocês já ouviram provavelmente alguém falando: bom passe, mal passe, quando você faz aquele passe. Mas como é que a gente consegue saber se um passe foi bom ou se um passe foi ruim? "Ah Roberto é tranquilo.
É só, a bola foi na mão do levantador foi bom passe, se não foi, não foi". É mais ou menos, tá? Existe na verdade um padrão, se eu posso dizer assim um padrão, mas a gente determinava o passe como passe A, passe B, passe C e passe D.
O quê que são esses passes? É como eu qualifico. Então por exemplo um passe perfeito é o passe A.
O passe B é um bom passe. O passe C é aquele "ãããã". .
. O passe D em hipótese nenhuma. O quê que acontece?
Um bom passador é aquele que coloca a imensa maioria dos seus passes como A e B. "Ah está bom Roberto, já entendi. A é o melhor, vai B vai caindo, C, D.
. . é isso?
É isso, só que como é que eu consigo observar na quadra, de uma maneira mais palpável, o que é um passe bom ou não? Eu vou fazer, vou mostrar umas imagens para vocês, determinando onde é que era qualificado como um passe bom, um passe intermediário e um passo ruim, enfim, o A, B, C e D. Dá uma olhada aí.
Bom galera, se vocês repararem, olha só: a gente tem sempre duas vertentes para interpretação se um passe é A, B, C ou D. Então para eu considerar um passe A, a bola tem que vir acima da área da antena no passe. Tranquilo?
Isso é um passe que vai vir suave para o levantador. Ele vai ter tempo de olhar e fazer sem muita preocupação. O passe B com relação a altura é quando ele vem entre a fita superior da rede e o topo da antena.
Então, a bola vem naquela região dali. Ela chega na posição do levantador mais ou menos naquela altura. Bom, o passe C é quando ele vem na rede.
Então ele vem da fita superior da rede, até a fita inferior da rede. Então é aquela bola que é passada baixa, mas vem naquela região. O levantador ainda pode meio que se agachar e conseguir efetuar o levantamento ou até fazer um passe de manchete.
E tem o passe D que é o passe que vem abaixo da linha da rede, que na verdade é a pior coisa que pode acontecer, né? Assim, a gente tem que evitar isso ao máximo. Se a gente agora for olhar para outra metade da tela, a gente vai ver com relação ao posicionamento da quadra.
Eu tenho a posição A, que é o passe perfeito, é na área onde o levantador tem que estar, está vendo? Ele pode, ele se move muito pouco dentro da área. Imagina, um passe A na área A é maravilhoso!
Eu tenho com relação ao posicionamento de quadra o passe B, que é uma area um pouco maior do que a parte A No passe A e no passe B, ele ainda tem alternativas de todos os tipos de ataque. Ele consegue atacar na entrada, consegue atacar na saída, consegue colocar bola rápida. Então o passe A e o passe B são os que proporcionam ao levantador as melhores alternativas, na verdade todas as alternativas de ataque.
Com relação ao posicionamento de quadra, o passe C. O passe C, ele tira o ataque rápido de meio. É muito difícil o levantador conseguir colocar um ataque rápido de meio com um passe C.
Então você já tira do levantador algumas alternativas. Mas por exemplo: no passe C, se o levantador for muito habilidoso, ele consegue ainda assim com um jogo de corpo enganar o bloqueio adversário e ainda consegue imprimir uma certa velocidade. Não é a velocidade do passe A e do B, mas ele ainda consegue imprimir uma certa velocidade, tanto pela ponta, quanto pela saída de rede.
Bom, e o passe D é aquele passe que não tem muito o que fazer. Ele vai jogar a bola para o alto, né direcionando, claro, para as duas pontas da quadra, mas é um é um levantamento que não vai ser um levantamento rápido, é um levantamento altamente previsível E o bloqueio vai chegar junto. Vai ser um bloqueio triplo provavelmente muito bem encaixado.
Essa é a mais ou menos a configuração com relação à qualidade do passe. A gente sempre tem que tentar buscar o passe A. Mas o excelente o passador é 95% das vezes no passe A e no passe B.
Tranquilo galera? Bom, tendo uma noção aí vocês já sabem como é que vocês podem melhorar e o quê que vocês tem que fazer no passe de vocês para tentar chegar ao nível A e ao nivel B. Seja direcionamento de posição de quadra, seja a altura do teu passe.
Agora segue aí, eu separei alguns trechinhos do torneio que a gente participou tem pouco tempo. Separei alguns passes que a gente efetuou. Alguns bons, alguns ruins.
Mas eu coloquei aqui para vocês verem numas situações de jogo, como é que eles se aplicam. Tranquilo? Vamos lá.
Vamos pro vídeo. Bom galera, interessante né, essa questão da gente poder colocar como passe A, passe B, passe C, essa questão da posição na quadra, essa questão da altura. Legal né?
Você já conhecia isso? Se conhecia ou se não conhecia né, dá um like no vídeo, não custa. Dá um like no vídeo, se inscreve no canal, compartilha com seus amigos que gostam de vôlei.
Vai lá, bota lá o sininho das notificações para você ficar sabendo quando eu botar um vídeo novo, beleza? Bom galera, o vídeo de hoje foi esse. Espero que tenham gostado.
Espero que tenha ajudado a vocês e até a próxima!