marcos capítulo 4 nós vamos lendo verso 31 até o verso 34 onde jesus conta mais três parábolas a respeito do reino de deus marcos capítulo 4 de 21 a 34 também lhes disse wen porventura candeia para ser posta debaixo do alqueire ou da cama não vem antes para ser colocada no vereador pois nada está oculto senão para seu manifesto e nada se faz escondido se não para ser revelado se alguém tem ouvidos para ouvir ouça então eles disse atentar no que ouve se com a medida com que tiver desmedidos mediram também e ainda se vos
acrescentará pois ao que tem sido lidar a leal que não tem até o que tem lhe será tirado e disse ainda o reino de deus é assim como se um homem lançar se a semente à terra depois de dormir se levantasse de noite e de dia ea semente germinasse crescer se não sabendo ele como a terra por si mesmo frutifica primeiro eva depois a espiga e por fim o grão cheio na espiga e quando o fruto já está maduro logo se limite a foice porque chegada a ceifa e disse mais aqui assim melhoraremos o reino
de deus ou com que parábola o apresentaremos é como um grão de mostarda que quando semeado é a menor de todas as sementes sobre a terra mas uma vez semeada cresce e se torna maior do que todas as hortaliças e deita grandes ramos a ponto de as aves dos céus do céu poderem alinhar se à sua sombra e com muitas parábolas semelhantes dispunha palavra com fome o permitia a capacidade dos ouvintes e sem parábolas não lhes falava tudo porém explicavam em particular aos seus próprios discípulos oremos mais uma vez pedimos nosso deus a iluminação do
teu santo espírito para compreender as palavras do senhor jesus aqui que chama os conduza na interpretação na aplicação do significado dessas palavras ao nosso coração nesta manhã é que tu receba a glória do teu povo se alegre e atua igreja cresça é o que pedimos em nome de jesus amém queridos todos nós temos muitas perguntas a respeito do reino de deus ou da maneira como é que ele atua aqui nesse mundo de que maneira deus leva avante os seus propósitos e o seu reino de ter aqui um povo redimido para sua própria glória tirar o
diante a humanidade perdida às vezes deus parece agir de forma muito lenta nós outras vezes nem conseguimos discernir o que é que ele está fazendo em outras vezes parece que os nossos esforços são inúteis nós pregamos ensinamos testemunhamos vivemos o evangelho mas há o reino de deus não parece avançar pelo menos de uma forma que não seja visível o compreensível os discípulos de jesus estavam começando a ter essas mesmas perguntas por que jesus havia anunciado que o reino de deus havia chegado e ele tinha dito que era preciso que as pessoas se arrependessem e crescem
o evangelho para entrar nesse reino essa tinha sido a mensagem de joão batista e depois a mensagem do próprio jesus arrependei vos porque chegado o reino de deus foi assim que ele começou seu ministério mas onde estava o reino porque ele não parecia tão visível e porque havia tanta rejeição a jesus ea mensagem do reino de deus apesar dos sinais e prodígios que jesus tinha feito a maioria das pessoas não acreditava na mensagem dele e muito menos que ele era o filho de deus o messias prometido a israel especialmente os líderes da nação judaica rejeitavam
a jesus e sua mensagem é quando jesus então começou a ensinar a respeito do reino de deus usando parábolas que são ilustrações que são com para comparações histórias do cotidiano owen sentadas que tem como objetivo ensinar algum aspecto do reino de deus o alvo de jesus contando essas histórias dia de regra enigmáticas e cujo sentido não é aparente era 1º manter na ignorância incrédula e pecaminosos há aqueles escribas e fariseus ea multidão que não cria nele mesmo e que o buscava e os seguia apenas pelo pão pelos sinais e pelos projetos e para serem beneficiados
com os dons de cura de jesus o objetivo da parábola parábola era esconder a verdade do reino de deus para aquelas pessoas porque como eu disse essas ilustrações elas frequentemente tinham significado enigmático que não era perceptível pelas pessoas que ouviam pela primeira vez mas por outro lado esse é o segundo objetivo das parábolas de jesus contava era revelar aos seus discípulos exatamente as respostas a estas perguntas a respeito do reino de deus na mensagem anterior por exemplo nós vimos a parábola do semeador que das palavras de jesus é uma das mais conhecidas talvez só perdendo
para a parábola do filho pródigo do bolsa maritano e nesta parábola jesus mostra que o reino de deus é como a semeadura e que a semente da palavra cai no solo de diferentes corações e que portanto produz resultados diferentes em alguns casos não produz nada e com isso essa foi a explicação que jesus deu em particular os seus discípulos com isso jesus explicou porque é que muitos ouviram a palavra e não acreditavam nele e nem os seguiam como o messias o filho de deus agora nós vemos mais três palavras que jesus aparentemente contou no mesmo
dia em que ele contou a parábola do semeador são mais três e ilustrações ou comparações que ele faz a respeito do reino de deus exatamente com o objetivo de explicar como é que o reino de deus funcionou como deus age aqui nesse mundo e ainda para dar explicações aos seus discípulos porque é que aparentemente o reino anunciado ele não está é tão visível ele não parecia uma coisa tão claro a primeira parábola é da candeias daí no verso de 21 a 25 a candeia como vocês sabem é uma lamparina que usa que funciona à base
de óleo e quer um meio mais comum de iluminação na palestina daqueles dias geralmente ela era colocar a novela a dor que era um suporte que tinha na parede da sala ou do quarto onde ela ficava bem visível e dava luz para a todo aquele cômodo toda aquela aquele quarto toda aquela sala jesus diz no verso 21 que o objetivo da candeia ou da lamparina é iluminar ele faz uma pergunta vem porventura a candeia para ser posta debaixo do alqueire ou da cama não vem antes para ser colocada no velador ou seja alguém tem uma
lamparina em casa com o objetivo de iluminar esse é o propósito dela o alvo da lamparina o propósito dela não é se colocar debaixo do alqueire o alqueire era um cesto uma vasilha que era usada para medir a uma quantidade de cereal ninguém pega lamparina e coloca debaixo de uma cesta de um cesto e nem debaixo da cama mas o objetivo da lamparina s colocada no velador para iluminar a todos contudo jesus nos diz no verso 22 por um tempo a lamparina pode ficar oculta e ficar escondidas em que sua luz seja percebido por todos
embora chegará o tempo em que ela finalmente será revelada pois esse é o propósito dela a lamparina existe pra isso se por um tempo se por um espaço de tempo ela permanece oculta e o seu brilho não é visto isso haverá de passar porque o alvo dela de fato é ser manifesto é isso que jesus diz no verso 22 nada está oculto senão para ser um manifesto e nada se faz escondidos e não para ser revelado o que jesus quis dizer com isso em que sentido então o reino de deus é semelhante a uma lamparina
que é feita pra dar luz mas que durante um tempo permanece oculta e velada até que finalmente ela brilha jesus queria dizer então que durante o seu ministério o reino de deus à semelhança de uma lamparina que estava oculta estava parcialmente velado por isso que ele ensinava por parábolas e ditos misteriosos jesus parece uma pessoa absolutamente normal então para muita gente a luz do evangelho à luz do reino de deus era como uma lamparina que estava escondida eles não percebiam a verdade a respeito dela não percebi o brilho a respeito dela essa é a razão
pela qual muitos o rejeitavam por causa da dureza do coração deles deus vê lo encobriu o reino dos seus olhos eles estavam vendo mas não percebiam ouviam mas não entendiam durante o ministério de jesus então o reino de deus era com uma lamparina que estava debaixo do alqueire ou debaixo da cama mas esse é o ponto chegaria o tempo quando o reino de deus seria plenamente revelado e manifesto a todos porque não há nada oculto senão para ser manifesto e nada se faz escondido a não ser para ser revelado aquilo que jesus estava ensinando aos
seus discípulos em segredo e dando significado destas coisas em particular um dia seria ensinado abertamente pelos seus discípulos aquilo que no momento estava oculto depois seria revelado e de fato foi isso que aconteceu depois da ressurreição de jesus ea chegada do espírito santo é que a sua pessoa à sua obra o reino de deus ficaram claros os próprios discípulos até àquela altura não haviam entendido corretamente quem era jesus não haviam entendido a razão pela qual ele deveria morrer na cruz a candeia estava como que debaixo da cama e do vereador a e do alqueire mas
agora com a ressurreição e pentecostes ela é colocada no velador os próprios discípulos então passaram a anunciar o mundo com clareza aquilo que jesus lhes tinha ensinado em particular aquilo que o mestre em ao culto dizia pra eles e não dizia para as multidões agora eles anunciavam nos quatro cantos da terra os mistérios do reino de deus eles pregaram por todo o império romano escrever os evangelhos as cartas escreveram sobre a história da igreja que é o livro de atos o apocalipse onde tudo é dito de maneira clara e aberta paulo por exemplo talvez não
tem nenhum deles é como paulo que de todos foi quem mais colocou a lamparina no vereador explicando a obra de cristo a justificação pela fé ea razão da sua morte a necessidade da sua ressurreição e também da sua vinda gloriosa então é esse é o significado da parábola da candeia e jesus termina com uma solene advertência aos seus discípulos no verso 23 se alguém tem ouvidos para ouvir ouça essa palavra foi dirigida primeiros discípulos que seriam os responsáveis por conhecer e transmitir os mistérios do reino de deus e ao mesmo tempo é é uma palavra
pra todos nós que ouvimos a palavra do reino de deus palavras do reino de deus e o ensino do senhor jesus cristo e essa advertência do verso 23 faz a transição para a parte final da parábola da candeia quando jesus então adverte os discípulos sobre o entendimento das parábolas ele diz no verso 24 então jesus lhes disse a tentarem no que ouve se prestem atenção o que vocês estão ouvindo com a medida com que vocês medirem mediram vocês também e ainda se acrescentará pois ao que tem sido lidar a leal que não tem até o
que tem lhe será tirado aqui jesus adverte os seus discípulos aqui prestem atenção e que procure entender as coisas que ele estava ensinando em particular pra eles o significado da parábola das parábolas e portanto do reino de deus ele disse isso porque as pessoas serão julgadas por deus de acordo com aquilo que elas receberam com a medida que tiverem medido os seis serão medidos também aqui jesus está usando a lei da justa retribuição você será medido com a mesma medida que você mediu outro significado é você vai ser tratado por deus de acordo com a
medida com que você tratou jesus cristo de acordo com sua compreensão das coisas do reino de deus deus haverá de tratar você o sentido então é esse que está aí no verso 25 aquele que tem entendimento nas coisas do reino de deus e que entende o ensino de jesus ele vai entender mais ainda e receberá além disso a vida eterna verso 25 ao que tem aqui é o que tem entendimento aquele que compreende as palavras de jesus e o significado do reino de deus ao que tem sido lidar a ele vai ter muito mais entendimento
ainda ele será e ao que não tem final do verso em 5 até o que tem lhe será tirado aquele que não tem entendimento até o que tem que foram aquelas palavras que ele ouviu e não entendeu aquilo lhe será tirado o que jesus está falando então quem essa parábola aqui ela representa o reino de deus é como uma candeia que veio para iluminar o mundo só que por causa da dureza do coração e da rejeição do povo a quem o reino de deus foi primeiro enviado essa luz foi velada o significado do reino de
deus foi transmitido ao remanescente fiel aos discípulos de jesus e jesus deu a eles então a incumbência de trazer à plena luz a verdade a respeito do reino de deus que foi o que eles fizeram depois da morte e ressurreição de jesus ea chegada do espírito santo no dia de pentecostes e essa parábola também nos ensina que no dia do juízo de deus vai nos julgar de acordo com a nossa compreensão do evangelho se você ouviu a palavra do evangelho se você escutou a respeito do reino de deus se você entendeu quem era jesus mais
será dado a você e com isso a vida eterna mas se você apenas ouviu essas palavras até o que você tem que são essas palavras eram tiradas no dia do juízo ou seja você não receberá a recompensa da fé e muito menos é a graça de entender quem é jesus e de conviver com ele e em outras palavras a condenação é o que espera portanto quem tem ouvidos para ouvir ouça a luz está brilhando à luz do evangelho está diante de nós atentai no que ouve a segunda parábola de jesus contou nesse mesmo dia ainda
respeito reino de deus é conhecida como uma parábola da semente está no verso 26 até o verso 29 a ti jesus compara o reino de deus outra vez a uma semeadura e ao crescimento da semente na terra aquele descreve o processo normal de semeadura crescimento e colheita que era muito familiar aos moradores da palestina os judeus eram uma sociedade agrícola eles dependiam muito da plantação da lavoura então eles entenderam perfeitamente que jesus estava fazendo aqui o jesus dizendo jesus então comece a parábola dizendo o reino de deus é assim então propósito dele com essa história
que ele vai contar é ensinar alguma coisa a respeito do reino de deus o reino de deus portanto é semelhante ao que já que ele narra aquele processo de semeadura primeiro é semelhante é um homem que semeia as sementes no seu campo 26 depois no verso 27 ele diz que a semente germina e cresce a terra por si mesmo faz o seu trabalho no verso 28 ele diz que a semente vira talo depois vira espiga e depois uma espiga cheia de grãos verso 28 então o semeador ele passa a foice e colhe os grãos maduros
verso 29 o que jesus quis ensinar com isso em que sentido o reino de deus é semelhante a esse processo de semeadura a resposta que nós dizemos é a resposta que nós temos está eu creio no verso 27 onde duas coisas são ensinadas é incerto diz assim é como se ele dormisse se levantasse de noite de dia ea semente germinasse crescer se não sabendo ele como há duas coisas que jesus destaca aqui primeiro que a semente germina e vira espiga através de um processo natural que obedece leis naturais e que funciona independentemente se o homem
está acordado para dormindo é como se ele dissesse o reino de deus está agindo quer você esteja dormindo que você esteja acordado deus está operando no mundo e ele está fazendo isso através das leis que ele estabeleceu a gente nos é dada a responsabilidade de semear mas a frutificação segue leis que deus estabeleceu e essas leis funcionam mesmo quando você está dormindo segunda coisa é que o homem não sabe exatamente como isso acontece como jesus diz um verso 27 final do verso não sabendo ele como há um mistério tudo isso mistério da vida como é
que uma semente ela produz fruto pela germina ela cresce depois ela desabrocha produz uma espiga cheia de grãos a todo o mistério da vida e da providência de deus atuando aí e nós sim o homem um semeador jesus diz ele não sabe como essas coisas acontecem esses são os dois pontos de comparação primeiro que o homem está dormindo enquanto isso a semente está germinando e e as forças naturais estão em operação e segundo que ele não entende exatamente como essas coisas funcionam e aqui está então que jesus quer dizer com relação ao reino de deus
a semente é a palavra de deus e o semeador é aquele que ensina e prega a palavra às pessoas de uma forma que nós não sabemos deus faz a semente da palavra germinar nos corações nós não sabemos como deus faz isso não sabemos quando ele vai fazer e não sabemos como ele vai fazer mas a palavra que é semeada nos corações deus a faz frutificar de acordo com o seu querer e de acordo com sua vontade ele faz isso pelo seu próprio poder nele não precisa de nós para fazer com que a palavra de deus
frutifica no coração das pessoas que estejamos dormindo ou acordado trabalhando deixando de trabalhar a palavra de deus germina nos corações e deus como eu disse faz isso usando meios e causas secundárias o propósito de jesus aqui com essa parábola era encorajar os discípulos diante da rejeição que jesus e eles estavam recebendo da grande maioria dos judeus o que jesus quer dizer é que o reino de deus haverá de crescer inevitavelmente e que nossa tarefa é semear mas o crescimento é de deus e deus faz o seu reino crescer de maneira misteriosa que nós desconhecemos não
sabemos que não podemos prever e via de regra não podemos nem ajudar contudo o resultado final está garantido haverá uma colheita o homem vai passar a foice e vai colher o grão maduro pode ser que não pode ser que aquele que colha não foi o mesmo que semeou e talvez aquele que semeou não vai ter o privilégio de colher mas deus usa os instrumentos que ele tem para levar avante o seu reino ea quem ele quer o que importa para nós esse é o ponto da parábola que a colheita é garantida eu não sei como
deus age no coração de vocês eu não sei no coração de quem ele está agindo enquanto estou pregando que semeando a palavra aqui eu não sei que métodos e maneiras deus usa para falar fazer essa palavra frutificar mas uma coisa eu sei o reino de deus embora no momento e pareça misterioso desconhecido invisível mas ele está em operação deus está agindo silenciosamente imperceptivelmente assim como a sementinha cresce durante a noite e durante a madrugada enquanto o homem está dormindo deus está agindo e nós queremos nisso e essa é a nossa confiança a terceira parábola de
jesus naquele mesmo dia sobre o reino de deus está no verso 3132 é conhecida como a parábola do grão de mostarda é a terceira na sequência na verdade seria quarta é porque a primeira foi a parábola do semeador então seria quarto jesus começa com a pergunta para atrair a atenção do povo peço 30 ac assemelhar emos o reino de deus ou com que parábola o apresentaremos jesus quis atrair a atenção do povo fazendo essa pergunta e em seguida ele mesmo responde ele compara o reino de deus é um grão de mostarda verso 31 é como
um grão de mostarda que quando semeado é menor de todas as sementes sobre a terra na verdade o grão de mostarda não era a menor semente que não é a menor semente que existe mais na palestina daquela época para o judeu era considerada como sendo a menor de todas e jesus então está tratando de acordo com o conhecimento que eles têm jesus está usando aqui aquilo que o povo falava e acreditava em seguida jesus diz o verso 32 uma vez semeada ela cresce e se torna maior do que todas as hortaliças e deita grandes ramos
a ponto de as aves do céu poderem alinhar se à sua sombra embora a semente de mostarda fosse minúscula depois que ela brotava e crescia formava uma árvore era uma amostragem é uma hortaliça mas depois de crescer se torna uma árvore grande o suficiente para abrigar pássaros em seus ramos e homens debaixo de sua sombra ela pode chegar a até quatro metros de altura muito frondosa e com muitos galhos e tudo isso de uma sementinha minúsculo qual o ponto de jesus aqui eu acho que essa comparação é mais evidente do que a palavra da candeia
né por exemplo que das 4 é mais complicado é evidente que jesus está dizendo que o reino de deus tem pequenos princípios ele começa como a semente de mostarda ele começa pequeno mas depois ele se torna grande e acolhe muita gente talvez jesus aqui esteja se referindo à entrada dos gentios' na igreja a árvore frondosa na qual muitos pássaros vem fazer ninhos quem sabe ele se refere aos povos que haveriam de ser agregados ao reino de deus uma vez que os judeus o rejeitaram e com isso jesus deseja explicar aos seus discípulos porque é que
o reino parecia pequeno e insignificante diante da rejeição é que ele recebia ele queria encorajar os discípulos a perseverar e confiar que deus haveria de trazer o seu reino sobre a terra e que eles estavam apenas no começo aquilo que jesus estava fazendo com seus discípulos era apenas o começo era apenas a pequena semente de mostarda lançada à terra mas um dia ela se tornaria uma árvore frondosa com isso jesus aponta para o fim dos tempos a vinda do senhor jesus quando eu estiver terminado aqui a sua obra quando seu reino vier em plenitude quando
todas as nações serão juntadas diante dele quando jesus virá para ser recebido em glória pelo seu evitaremos um novo céu e uma nova terra onde habita justiça mas agora é como se nós estivéssemos jogando sementes de mostarda pequenininhas pequenininhos marcos terminar essa parte dizendo que jesus ensinava o povo somente através de parábolas verso 33 com muitas parábolas semelhantes dispunha palavra conforme permite a capacidade dos ouvintes e sem parábolas não falava nada porém tudo explicado em particular aos seus próprios discípulos o que nós podemos aprender então queridos fechando aqui essa mensagem o que podemos aprender sobre
o reino de deus que essas paradas nos ensinam o reino de deus é o seu domínio sobre a humanidade ea execução do seu plano de redenção aqui nesse mundo aprendemos que deus atua através de instrumentos de pessoas que são os semeadores os que trazem a candeia ele faz isso usando meios e causas que ele mesmo estabeleceu para alcançar os seus objetivos uma lição importante também que nós vemos aqui é que a atuação de deus nesse mundo é freqüentemente invisível imperceptível aos olhos humanos e só é perceptível mediante a fé somente os olhos da fé conseguem
discernir a ação de cristo aqui nesse mundo outra lição é que o reino de deus às vezes parece ser pequeno insignificante inferior comparado com movimentos mundiais correntes tendências humanísticas e materialistas que influenciam e domina o mundo moderno quando a gente pensa no no cristianismo como uma força comparada com as demais forças que moldam a sociedade ocidental na costa nos inseridos não dizemos realmente é como uma semente de mostarda os cristãos perseguidos rejeitados os utilizados em todo lugar mas essas três parábolas nos ensinam a mesma coisa a candeia vem para ser colocado no vereador e não
tem nada oculto que não seja revelado não tem nada encoberto que não seja manifesto a semente é pequena mas a árvore que ela produz é grande e frondosa ele jogará na terra e nós não sabemos como funciona mas deus está agindo que nós estejamos dormindo acordados ou seja o resultado final é esse que a vitória de deus é certa o seu reino a ver a devir e nós podemos confiar e aguardar nisso e termina com essa pergunta se você entende isso se você já entendeu o reino de deus se você já compreendeu que deus está
agindo nesse mundo imperceptivelmente de maneiras que nós não entendemos através das notas quem sempre a palavra é um instrumento através da sua palavra chamando pessoas mudando vidas e de uma forma muito discreta muito sutil exigindo que nós criamos que nós nos submetamos e que nós tenhamos esperança que nós não desanimemos que nós entendamos isso que o reino dele nesse mundo nunca terá a unanimidade do mundo mas a sua perseguição seu ódio e as suas hostilidades e que ser cristão representa isso também não desanimemos irmãos portanto diante das dificuldades que sempre existiram no nosso trabalho no
reino de deus às vezes deus parece devagar demais às vezes a gente não sabe exatamente onde deus quer chegar mas nós podemos confiar que ele está no controle de todas as coisas e que a vitória final é certa para a glória dele a alegria do seu povo oremos deus amado bendizemos o teu nome porque nós nos é dado conhecer os mistérios do reino de deus para os de fora parece tudo conversa conversa fiada um homem pendurado numa cruz viver uma vida santa reta crer na segunda vinda do senhor jesus e que tu estás no controle
de tudo para o mundo tudo isso é loucura mas nos é dado conhecer pela tua graça os mistérios do reino nós pedimos que o senhor nos conforte o coração que nós tenhamos um quadro maior em vista sempre para que nós não desanimemos diante das dificuldades provações que nos assola mas que nós permanecemos firmes no propósito de servir até o dia da grande colheita quando a árvore frondosa abrigar a todos aqueles que são deus é o que nós pedimos por amor de jesus amém