35. Antioquia da Psidia (At 13.13-41)

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Augustus Nicodemus
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Video Transcript:
Irmãos vamos abrir a escritura no livro de Atos Capítulo 13 por gentileza deixe a sua Bíblia aberta aí no verso 13 nós vamos tentar ir até o verso 41 é uma porção longa Não sei se nós vamos conseguir mas o alvo é esse aqui nós vamos fazer a expulsão desse relato do testemunho de Paulo na cidade de Antioquia da psídia nós vamos orar mais uma vez pedindo que o Senhor nos ilumine na compreensão da sua palavra de que maneira ela se aplica aos nossos corações hoje sim o pai nós somos felizes com Jesus nosso senhor
E também porque o Senhor nos dá oportunidade de aprender mais sobre ele agora quando abrimos a escritura Onde nós encontramos a revelação acerca do teu filho nós pedimos que o senhor ilumine o nosso entendimento não somente para compreender o que Lucas o autor desse livro tinha em mente quando ele escreveu guiado pelo Espírito Santo mas para que também nós vejamos as implicações para os nossos dias danos a tua graça nessa noite mais uma vez pedimos no nome de Jesus amém queridos eu sempre começo Lembrando que é que nós vimos Na mensagem anterior para deixar em
contexto aquilo que nós vamos falar essa é uma regra fundamental quando você está fazendo uma exposição em série porque nem todo mundo tem oportunidade de acompanhar toda a série então é provável que haja pessoas aqui nessa noite que não estavam segunda-feira passada então por isso sempre é bom a gente recapular tanto para aqueles que não estiveram na segunda-feira passada como aqueles que estiveram porque eles podem relembrar aquilo que foi estudado e ter em contexto o que nós vamos ver nós vimos como o espírito santo separou Barnabé e Saulo para a primeira viagem missionária entre o
gentios saindo lá da cidade de Antioquia da Síria e guiados pelo Espírito Santo Barnabé e Saulo chegaram até a ilha de Chipre que era terra natal de Barnabé e depois de percorrer a ilha toda pregando o evangelho nas sinagogas eles finalmente chegaram na cidade de pafus no outro extremo da Ilha que era capital do governo e lá Encontraram o governador da Ilha um homem chamado Sérgio Paulo que era proconcio e que estava desejoso de ouvir a palavra de Deus só que os missionários ali eles são confrontados pela oposição de um falso profeta chamado bar Jesus
ou elimas que durante alguns anos havia se aproximado do Procurador e o dia enganado iludido com as suas mágicas com as suas feitiçarias e o ocultismo que ele praticava quando Paulo percebeu que ele se opunha a que Sérgio Paulo ouvisse a palavra de Deus então Paulo cheio do Espírito Santo pronunciou juízo de Deus sobre aquele Filho do Diabo que fica cego na hora ali numa demonstração extraordinária do Poder de Deus do Deus que Paulo pregava acima dos Deuses que seja o Paulo conhecia e que ele ama certamente pregava E aí o proconcurso crê no evangelho
de Cristo diante da evidência desse evento Sobrenatural E hoje nós veremos como os apóstolos saem dali e eles prosseguem para a Ásia menor Até chegar na sinagoga de Antioquia onde Paulo prega o seu primeiro sermão escrito conteúdo está transcrito em detalhes aqui no livro de Atos Nós lemos então no verso 13 a 15 inicialmente Paulo e Barnabé chegam em Antioquia da psídeo e navegando de pafus onde aconteceu todo esse incidente que eu acabei de narrar Paulo e seus companheiros viajaram a pele da panfília João porém deixando voltou para Jerusalém Mas eles saindo de pérj chegaram
Antioquia da psídia no sábado Entraram na sinagoga e sentaram-se depois da leitura da lei dos Profetas os chefes da Sinagoga mandaram dizer-lhes irmão se vocês têm alguma palavra de consolo para o povo fale bom terminado o tempo de testemunho de Paulo e Barnabé lá na ilha de Chipre eles entendem que devem continuar a viagem missionária e eles navegam saindo de chifre rumo a Noroeste para a costa da Ásia menor e lá desembarcam e caminham perto de 19 km até chegar numa cidade chamada pege na província da panfília Como diz aí o verso 13 que atualmente
é a região centro-sul da Turquia e lá nessa cidade de peji por motivos que não são declarados aqui João Marcos que era sobrinho de Barnabé e que vinha acompanhando Paulo e o seu tio a essa altura resolve voltar para Jerusalém mas não temos ideia do motivo Pode ser que ele se sentiu inadequado para viagem Pode ser que ele discordava daquilo que Paulo estava pregando Pode ser que ele sentiu saudades de casa ou qualquer outro motivo que nós não sabemos o fato é que mais tarde Paulo vai se ressentir de que ele tenha feito isso Paulo
não aceitou não não achava que as razões apresentadas na ocasião quaisquer que tenham sido justificavam que ele abandonasse a equipe depois da viagem já ter começado Depois de deixar a cidade de pej Paulo e Barnabé chegam na cidade chamada de Antioquia da Cidia você não deve confundir com Antioquia da Síria a pelo menos 16 cidades nomeadas de Antioquia na região na região da Grécia Então essa daqui é Antioquia da psídea psidia sendo o nome da província do distrito aliás que é uma das províncias da galáxia E essa cidade ficava a 170 km de pele e
era um caminho muito difícil por entre montanhas era uma viagem conhecida pelo perigo representado por salteadores mas Paulo e Barnabé entendem que eles devem penetrar no coração da Ásia menor para pregar o Evangelho até onde eles puderem E aí eles chegam nessa cidade que era uma cidade grande ela tinha o status de ser uma colônia romana o que era uma honra dada a poucas naquela época e também tinha uma comunidade muito grande de judeus ali nós devemos nos lembrar que depois do cativeiro babilônico os judeus se espalharam por todo o império romano alguns ficaram na
Babilônia outros foram para outras Nações e apenas um pouco número reduzido voltou para a Judeia sobre a liderança de Esdras e de Neemias portanto havia sinagogas de judeus Praticamente em todas as cidades importantes do império os judeus Aonde se reuniam onde eles encontravam 10 homens que eram capazes de liderar eles organizavam uma sinagoga e construíam o Templo da Sinagoga e todos os sábados eles ali estavam para fazer a leitura da lei de Moisés e seguia uma liturgia bastante semelhante aquela que nós seguimos em nossas igrejas e Paulo se Valeu desse sistema de sinagogas para pregar
o evangelho ou pelo menos para fazer a ponte para pregar o Evangelho aos Gentil onde quer que que chegavam e assim segundo a estratégia que já foi demonstrada lá em Chipre primeiro Paulo e Barnabé vão a sinagoga da cidade no sábado e se assentam diz aí o verso 14 e depois da liturgia depois da leitura da lei de Moisés e dos Profetas que fazia parte da liturgia da Sinagoga eles recebem um convite dos chefes da Sinagoga para trazer uma palavra de consolo para o povo o povo aqui vocês lembram disso a vocês a duas palavras
em grego para povo palavra demos significa povo em geral e lá os que é uma palavra que significa o povo de Israel então é essa palavra que está sendo usada aqui os dirigentes da Sinagoga devem ter sabido que Paulo era um Rabino ou por informação ou porque haviam se encontrado anteriormente antes do de começar o culto na sinagoga o fato é que ele se dirija Paulo e pede para ele trazer uma palavra de consolo a palavra consolo aqui significa exortação ânimo encorajamento para o povo de Israel para os judeus que ali se reuniam Lembrando que
não eram só israelitas que estavam na sinagoga mas também gentios tementes a Deus como Cornélio Eles não eram judeus mas gostavam do Judaísmo se sentiu atraídos pela moralidade do Judaísmo pela promessa Messiânica e gravitavam ali em torno da Sinagoga mas aí então eles recebem esse convite para trazer uma palavra de exortação ânimo encorajamento e consolo para os judeus que ali estavam juntamente com os tementes a Deus como Lemos aí no verso 15 do verso 16 até 37 nós temos o sermão que Paulo pregou naquela ocasião ele aproveitou a oportunidade para testemunhar que Jesus Cristo é
o messias esperado pelos judeus e o ponto dele no sermão é que isso pode ser demonstrado através do cumprimento das promessas que estão contidas nas escrituras de Israel por isso partindo da história de Israel e de fatos recentes Paulo expõe Jesus aos judeus daquela sinagoga como sendo o esperado Salvador sermão dele tem três partes numa primeira parte ele faz uma revisão rápida recapitulação da história de Israel na antiga aliança depois ele fala do aparecimento de Cristo precedido por João Batista sua morte pelos judeus e por fim a ressurreição de Cristo testemunhada pelos Apóstolos e que
estava sendo anunciado agora por Paulo que Aproveita e os convida a crer em Jesus para serem perdoados Esse é o sermão mais longo de Paulo que nós temos registrado no livro de Atos aliás é o sermão aliás é um sermão que segue aquele paradigma que eu já falei para vocês chamado de kerigma a proclamação da Igreja Primitiva Apostólica a respeito de Cristo que sempre começa com a revisão da história de Israel o aparecimento de João Batista de Cristo os feitos relacionados com a morte de Cristo e sua ressurreição testemunho apostólico e o chamado para o
arrependimento e para fé Paulo segue direitinho essa estrutura aqui vamos ler então de 16 a 37 e depois eu farei alguns Breves comentários nesse sermão que é auto explicativo Paulo levantando-se fazendo com a mão sinal de silêncio disse israelitas de todos vocês que temem a Deus que são os não judeus presentes na sinagoga escutem O Deus do povo de Israel Escolheu os nossos pais exaltou o povo Laos povo aqui Israel durante a sua peregrinação na terra do Egito de onde os tirou com o braço poderoso suportou os maus costumes do povo durante uns 40 anos
no deserto e havendo destruído sete nações em Canaã deu essas terras como herança ao seu povo tudo isso levou cerca de 450 anos depois disso lhe deu juízes até o profeta Samuel então eles pediram rei e Deus lhe deu Saul filho de quis da Tribo de Benjamin e isso durante 40 anos e ter tirado Saul levantou-lhes o Rei Davi do qual também dando testemunho disse achei Davi filho de Jessé homem segundo o meu coração que fará toda a minha vontade da descendência deste conforme a promessa Deus trouxe a Israel Salvador que é Jesus antes da
manifestação dele João pregou um batismo de arrependimento a todo o povo de Israel quando João estava completando a sua carreira disse quem vocês pensam que eu sou eu não sou aquele que vocês esperam mas depois de mim vem aquele de cujos pés não sou digno de desarmamento desamarrar as sandálias irmãos descendência de Abraão e todos vocês que tem a Deus a nós foi enviada a palavra dessa salvação pois os moradores e as autoridades de Jerusalém não Conhecendo Jesus nem as palavras dos Profetas que são lidas todos os sábados cumpriram as profecias quando condenaram Jesus e
embora não achasse nenhuma causa de morte pediram a Pilatos que ele fosse morto Depois de cumprir em tudo que estava escrito a respeito dele tirando do Madero puseram em um túmulo mas Deus o ressuscitou de entre os mortos e durante muitos dias ele foi visto pelos que eu tinham acompanhado da Galileia para Jerusalém os quais são agora as suas testemunhas diante do povo e nós anunciamos a vocês o evangelho da Promessa feita aos nossos pais como Deus a cumpriu plenamente a nós seus filhos ressuscitando Jesus como também está escrito no Salmo número 2 você é
meu filho eu hoje eu gerei você e quanto ao fato de que o ressuscitaria dentre os mortos para que jamais Voltasse a corrupção Deus o expressou dessa maneira e cumprirei a favor de vocês as santas promessas feitas a Davi por isso também ele diz em outros salvos não permitirás que o teu santo veja corrupção porque tendo Davi no seu tempo servido conforme o plano de Deus morreu e foi sepultado ao lado de seus pais e viu corrupção aquele porém a quem Deus ressuscitou não viu corrupção Esse é o sermão de Paulo a última parte é
o apelo que ele vai fazer aos judeus de Antioquia vamos ver rapidamente as partes desse sermão que seguem aquela sequência que eu já observei para vocês primeiro lugar Paulo começa falando primeiro ele se dirige ao judeus e tementes a Deus que estão nas sinagoga faz um sinal com a mão para pedir silêncio chamar atenção e aí ele começa ele começa com a escolha de Israel como Deus escolheu soberanamente o povo de Israel como Deus fez com que esse povo crescesse lá na terra do Egito se multiplicasse e como Deus o libertou com braço poderoso através
de Moisés livrando o povo da escravidão que havia suportar durante alguns séculos em seguida isso aí no verso 16 e 17 depois no verso 18 Paulo menciona como Deus suportou os maus costumes dos judeus durante 40 anos no deserto 40 anos Deus suportou a incredulidade a dureza de coração e a rebelião daquele povo apesar disso ele diz aí no verso 19 até o verso 20 Deus destruiu sete Nações na terra de Canaã e deu aos judeus a posse da terra conforme ele havia prometido 450 anos atrás Abraão e esses 450 anos são contados 40 anos
no deserto 400 Anos de Escravidão no Egito e mais ou menos 20 anos que foi o tempo da guerra da Conquista sobre Josué 450 anos o ponto de Paulo aqui é essa reação de incredulidade dos judeus diante da Escolha libertação da parte de Deus e a entrega da terra apesar de Deus ter feito todas estas coisas era um povo que tinha maus costumes e que Deus tinha de suportar apesar de toda misericórdia que foi mostrada para eles a segunda parte da revisão histórica entra agora na história do juízes do verso 20 até o verso 22
Paulo fala como Deus levantou depois que eles Entraram na Terra Deus levantou juízes para liderar o seu povo até Samuel que foi o último juiz profeta homem de Deus aí no verso 20 depois disso Deus levantou Reis e aquele entra no período da Monarquia e ele deu o Reis ao povo conforme o povo pediu a princípio Deus Saul que era filho de quis que durante 40 anos governou sobre Israel mas depois Deus o tirou por conta da sua desobediência Lembrando que Saul tinha sido a escolha do povo de Israel e no lugar de Saul Deus
lhe deu Davi verso 22 e o próprio Deus deu testemunho a respeito de Davi dizendo duas coisas primeiro que ele era um homem segundo o seu coração ou seja o tipo de pessoa que Deus queria e segundo que Davi Faria toda a vontade de Deus em contraste com Rei Saul mais uma vez aqui o contraste o ponto do apóstolo Paulo é entre a escolha mundana de Israel por um Rei pela aparência que era Saul e que no fim se mostrou desobediente quanto mais e Davi que era um menino e que foi escolhido Não pela aparência
mas pelo Desejo e pelo pelo Desejo de Deus e pelo seu coração consagrado a Deus e que foi através de Davi que veio o Messias que agora o ponto de Paulo no verso 23 do Rei Davi Deus trouxe o Salvador a Israel Jesus Cristo ou seja Paulo começa lá com a escolha de Israel contando a história do Egito depois a saída o tempo no Deserto o tempo dos juízes tempo da monarquia até chegar no Rei Davi e agora ele tá pronto para introduzir o que ele realmente quer dizer que é apresentar Jesus como sendo o
cumprimento das promessas que Deus havia feito aos patriarcas e a Davi que um dos seus descendentes haveria de ser um Messias o salvador do mundo aquele que se assentaria no trono para sempre e em quem seriam benditas todas as nações da terra Esse é a declaração de Paulo aí no verso 23 da passagem de maneira muito direta da descendência de Davi conforme a promessa Deus trouxe a Israel o salvador que é Jesus o foco de Paulo continua sendo na fidelidade de Deus em cumprir as suas promessas em contraste com a atitude dos judeus para com
o seu Deus antes porém que Jesus se manifesta Deus levantou João Batista verso 24 a 25 e João começou a pregar no deserto batismo de arrependimento Ou seja que as pessoas se arrependessem e fossem batizadas para serem batizadas em demonstração de que estavam de fato convencidos dos seus pecados e Paulo diz aqui que João pregou a todo Israel e que ele apontou para Cristo ao terminar a missão a inclusão de João Batista aqui é importante porque todos os judeus inclusive aqueles que estavam lá em Antioquia da piscina conheciam a história de João Batista João Batista
se tornou um profeta famoso em todo Israel e ele era aceito pelo povo em geral Paulo puxa o testemunho de João Batista para corroborar o que ele tá dizendo que Jesus é o filho de Davi que Jesus é o messias e ele conta aquele episódio que está registrado no Evangelho de João que os judeus foram perguntar João se ele era o Messias E João disse eu não sou não eu não sou o Messias mas ele está vindo depois de mim ele é muito mais poderoso do que eu eu não sou digno nem de desatar as
sandálias as alpercatas dos dos pés dele e o ponto de Paulo continua sendo o mesmo não é a graça de Deus sempre encontrando a dureza dos judeus Porque os judeus os líderes judeus eles rejeitaram a mensagem de João Batista eles não se deixaram batizar e eles não se arrependeram e agora Paulo chega no no centro da sua mensagem que tem a ver com a rejeição e a crucificação de Jesus aí do verso 26 ao verso 29 e aqui que ele faz o seu primeiro apelo aos judeus que o estavam vindo vocês devem imaginar a figura
não é assim agora reunida o apóstolo Paulo sentado porque esse era o costume dos rabinos quando ensinavam um rolo da Lei aberto onde tinha sido feito as leituras anteriores e ele fazendo a exposição talvez eventualmente aqui acolá abrindo em algum lugar o rolo da lei para justificar aquilo que ele estava fazendo com certeza ele vai fazer isso mais para frente e agora ele para o que a exposição que ele tá fazendo para fazer o primeiro apelo aos judeus na sinagoga que está indo verso 26 irmãos descendência de Abraão e todos vocês que temem a Deus
a nós foi enviada a palavra dessa salvação Deus enviou a palavra dessa salvação a nós palavra que começou lá quando ele escolheu Os descendentes de Abraão para com eles fazerem uma aliança Perpétua que começou lá quando tirou esse povo do Egito suportou seus maus costumes durante 40 anos no deserto e isso levantou juízes e Reis segundo o seu coração tá descendência de Davi veio esse que é o prometido Então essa é a mensagem que eu tenho para você esses queriam que eu trouxesse uma palavra de exortação de ânimo e de consolo aqui está ela Deus
cumpriu a sua promessa essa promessa é para nós a vocês está sendo anunciado o cumprimento da palavra de Deus que então vocês não sejam como judeus de Jerusalém e aqui veja o contraste mas no verso 27 eles não conheceram a Jesus quer dizer eles não reconheceram quem era Jesus Apesar de todas as evidências que Jesus havia dado de que ele era o Messias o filho de Deus especialmente os sinais e prodígios eles não reconheceram que era que Jesus era o Messias porque eles não entendiam as escrituras diz o apóstolo Paulo apesar de lerem as escrituras
todos os dias verso 27 os moradores e as autoridades de Jerusalém não Conhecendo Jesus não conhecendo aqui é não entendendo quem ele era e nem compreendendo as palavras dos Profetas que são lidas todos os sábios na sinagoga cumpriram as profecias quando condenaram Jesus que vocês não sejam como esse judeus incrédulos que o condenaram que condenaram o filho de Davi aquele que foi enviado de Deus mas a vocês é trazida é trazida anunciada essa palavra da salvação agora e ao fazer isso mais uma vez vocês percebem aqui a semelhança do que está sendo dito por Paulo
e aquele sermão de Pedro lá no dia de Pentecostes como a soberania de Deus se concretiza através das decisões livres dos homens os judeus rejeitaram a Jesus porque eles quiseram rejeitar a Jesus tanto é que Paulo os Condena aqui mas ao fazer isso eles estavam cumprindo o plano eterno de Deus que era que o seu filho deveria ser rejeitado pela liderança Judaica pelo seu próprio povo ser crucificado e ressurreto ao terceiro dia então os judeus no final acabaram cumprindo as promessas a revelação que Deus havia feito do que haveria de acontecer através dos Profetas de
Israel eles não conheciam por isso condenaram Jesus a morte através dos Romanos e mesmo que não encontraram causa de morte verso 28 pediram que Pilatos matasse e depois o tiraram do Madeiro e o sepultaram tá aí no verso 29 e é uma lembre que foram os discípulos de Jesus que tiraram Jesus do Madeiro e sepultaram Jesus Mas lembre que no meio tinha dois fariseus José de Arimatéia e Nicodemos então Paulo coloca como se fosse os judeus que tinham feito isso mataram crucificaram né mataram penduraram no Madeiro depois tiraram o corpo e sepultaram é verdade que
quem tirou o corpo e sepultou foram dois judeus que criam em Jesus mas eram judeus de qualquer maneira faziam parte do povo e com isso sem saber eles cumpriram todas as escrituras a respeito do Messias como está no verso 27 eles cumpriram as profecias E como tá aqui no verso 29 cumpriram tudo que estava escrito a respeito dele isso Paulo está pregando ali na sinagoga em Antioquia da piscina ou seja qual é o ponto dele aqui assim como os judeus antes deles os judeus de Jerusalém demonstraram incredulidade e dureza de coração diante das promessas de
Deus diante das escrituras diante de todas as evidências que Deus tinha dado de que Jesus era o cristo filho de Davi o filho de Deus próximo ponto de Paulo aqui no sermão seguindo aquela sequência que eu já falei para vocês é a ressurreição de Cristo porque a mensagem cristã não para na morte de Cristo na cruz pelos nossos pecados ela continua e vai mais além do verso 3037 Paulo diz que Jesus não ficou morto na Sepultura mas Deus o ressuscitou o verso 30 Deus o ressuscitou de entre os mortos Paulo disse que ele foi visto
por seus discípulos vivo depois ressurreição aqueles que tinham andado com ele na Galiléia e que foram com ele para Jerusalém onde onde tudo isso aconteceu e que agora eram testemunhas da sua ressurreição diante do povo tá aqui a diferença provável entre Barnabé e os 12 e Paulo Paulo diz que os discípulos que eram os 12 apóstolos de Cristo lembrando sempre da substituição de Judas eles eram testemunhas da Ressurreição de Cristo e era isso que fazia um Apóstolo e Paulo fala deles quase que como Paulo não fosse um Apóstolo né porque ele diz aqui ele apareceu
entre os seus discípulos que agora são suas testemunhas diante do Povo Paulo também tinha visto Cristo ressurreto no caminho de Damasco e ele era testemunha diante do povo a respeito disso só que ele tava ali com Barnabé que não não era um Apóstolo no sentido nesse sentido estrito do termo por isso que ele faz essa distinção entre os 12 que estavam lá em Jerusalém dando testemunho da Ressurreição de Cristo e ele Barnabé que estavam ali trazendo aquela palavra para os Judeus essa era a mensagem que Paulo estava anunciando ali na sinagoga a boa notícia que
havia sido trazida agora vs 32 nós anunciamos a vocês o evangelho a boa notícia da Promessa feita aos nossos pais como Deus a cumpriu plenamente a nós seus filhos ressuscitando Jesus a partir daqui Paulo vai citar três passagens das escrituras que provam a ressurreição de Cristo no contexto judaico onde as escrituras eram consideradas como inspiradas e como sendo a infalível palavra de Deus a primeira passagem que Paulo apela é o Salmo 2 que diz assim no verso 7 o rei diz proclamarei o decreto do Senhor ele me disse você é meu filho hoje eu gerei
você Paulo interpreta essa palavra de Davi esse Salmo de Davi essa palavra de Deus você é meu filho hoje eu gerei você como uma referência a ressurreição Você é meu filho eu hoje gerei você eu tirei você da Morte e da Sepultura e isso justifica isso vindica autentica que você é meu filho a ressurreição de Jesus dentre os mortos é a vindicação é a confirmação é autenticação que Deus colocou em Jesus e que ele é de fato o seu filho outras pessoas haviam ressuscitado Mas elas morreram como Lázaro Jesus é o primeiro e o único
até agora que ressuscitou dos mortos e continua vivo para todo sempre Isso prova que ele é o filho de Deus e é isso O que o Salmo 2 está dizendo a outra passagem que Paulo cita está em Isaías 55 verso 33 onde Deus falando pelos profetas diz que vai cumprir as promessas que havia feito a Davi e aí ele cita mais um Salmo para dizer que Promessa é essa salmo 16 verso 10 quando Davi disse assim não deixarás a minha alma na morte nem permitirás que o teu santo veja corrupção Paulo aqui explica que Davi
que esse Salmo não se refere a Davi porque Davi morreu foi enterrado ali em Jerusalém e o corpo dele apodreceu foi corrompido mas se refere a Cristo que morreu foi sepultado e o seu corpo não apodreceu porque ele ressuscitou de entre os mortos e uma vez feita toda essa argumentação isso é mão de Paulo deve ter Dourado assim uma hora mais ou menos né uma hora e meia alguma coisa assim porque aqui nós temos só uma espécie de resumo não é não pode ter sido só isso porque nós lemos isso aqui em que em 3
minutos 4 minutos a gente Lê isso aqui então isso aqui é uma é um resumo que Lucas fez de toda a exposição que Paulo tinha feito lá na sinagoga quando Paulo termina essa exposição ele agora faz um apelo né um apelo Não no sentido como ele é usado popularmente aqui mas vocês vão ver tá aqui o apelo que Paulo faz o verso 38 a 41 38 a 41 depois de terminar toda essa exposição ele diz assim portanto meus irmãos saibam que é por meio de Jesus que a remissão dos pecados é anunciado a vocês saibam
disso que a remissão de Pecados o perdão de Pecados que vocês tanto desejam que vocês aguardam que foi falada na lei de vocês prefigurada nos sacrifícios oferecidos na Páscoa e no yom kipur no dia da expiação sacrifícios oferecidos todos os dias duas vezes pelo menos no tempo o perdão de Pecados anunciado por Deus agora é oferecido a vocês como ele diz aqui por meio de Jesus Cristo é em Jesus que Deus perdoa pecados e ele continua no verso 39 e por meio dele tudo que crê é justificado olha agora ousadia é justificado de todas as
coisas das quais vocês não puderam ser justificados pela lei de Moisés agora imagina Paulo dizendo isso assim agora vocês não podem ser justificados pelo cumprimento da lei de Moisés vocês nunca foram vocês estão iludidos vocês nunca compreenderam que a lei aponta para o Messias para o sacrifício do Messias que os sacrifícios apontam para isso que as festas religiosas apontam para isso que as leis de etárias civis litúrgica de Israel apontam para isso vocês nunca puderam poderiam ou serão justificados pela guarda dessas leis porque elas apontam para Jesus Cristo Filho de Davi que morreu mas ressuscitou
conforme as escrituras Então eu estou oferecendo a vocês em nome de Jesus o perdão de Pecados e a justificação mediante a fé em Jesus o evangelho de Cristo porque pelas obras da Lei vocês não podem ser justificados e essa declaração ração aqui do verso 38 a 39 ela é tomada pelos estudiosos como uma evidência de que esse sermão era genuinamente Paulino porque é muito semelhante é o que dito na carta aos romanos e na carta aos Gálatas e era o tema Predileto de Paulo a justificação pela fé sem as obras da Lei então o surgimento
aqui no sermão dessa doutrina com tanta clareza é mais uma evidência de que foi Paulo mesmo né que pregou isso aqui e Judas foi perdão Lucas foi fiel Quando Ele registrou o sermão de Paulo e ele termina o seu apelo com uma advertência que tá aí do verso 40 até o verso 21 Portanto tem um cuidado para que não aconteça a vocês aquilo que os profetas disseram e aqui ele faz uma citação do profeta Habacuque profeta Habacuque Capítulo 1 verso 5 vejam ao desprezadores fiquem maravilhados e desapareçam porque no tempo de vocês eu realizo obra
tal que vocês não acreditaram se alguém lhes contar cuidado que não aconteça com vocês isso que o profeta Habacuque havia dito que Deus vai fazer uma obra tão extraordinária que os desprezadores não vão acreditar em outras palavras que não aconteça com vocês o que aconteceu com os judeus de Jerusalém Deus fez no meio dele aquelas obras extraordinárias Mas eles rejeitaram tudo isso eles não compreenderam quem era Jesus e portanto eles trataram Jesus com desprezo e eles não receberam aquilo que seria sua própria salvação Cuidado então vocês judeus de Antioquia da psídia que estão me ouvindo
aqui e Vocês que são tementes a Deus cuidado para que esse juízo não caia sobre vocês não caia sobre vocês porque essa é a palavra de Deus Essa é a mensagem do Evangelho queridos O que é que nós podemos aprender dessa passagem Tão rica que serão extraordinário nós temos aqui e você percebe desde cedo que é expositivo né ele expõe a palavra de Deus é isso que o pregador tem que fazer é pegar a palavra de Deus e trazer o significado da palavra de Deus para o povo mas o que que nós podemos aprender eu
tirei aqui cinco pontos que eu queria trazer para consideração de vocês primeira coisa que nós podemos aprender dessa passagem é que Paulo considera que a ressurreição vão voltar Paulo considera que a morte e a ressurreição de Cristo é o cumprimento pleno das promessas que Deus fez aos pais Abraão Isaque e Jacó e Davi tudo que Deus prometeu Abraão Isaque e Jacó e a Davi se cumpre na morte na ressurreição de Jesus Paulo inclusive usa o termo aqui como Deus cumpriu plenamente as promessas eu digo isso porque existe uma corrente muito forte no meio evangélico que
diz que Deus ainda resta cumprir uma série de promessas a Israel Deus ainda tem um monte de promessas para cumprir a Israel não parece ser isso pensamento do apóstolo Paulo o apóstolo Paulo tá dizendo aqui que todas as promessas receberam cumprimento pleno na ressurreição de Cristo se não vejamos o que que Deus prometeu Abraão na sua descendência seria um benditas todas as nações da terra cumpriu cumpriu Jesus é aquele em que Nações de todo mundo são abençoados eternamente com perdão de Pecados e a vida eterna cumprido O que foi mais que Deus prometeu Abraão que
dele viria alguém viria um descendente que se assentaria E aí não é só Abraão né A promessa vai sendo evoluída até chegar em Davi que é descendente de Abraão Deus disse a Davi que dele sairiam descendente que se assentaria para sempre no trono de Israel Jesus Cristo quando morreu e ressuscitou ele sentou no trono do universo Então quem pode o maior Quem compra o maior cumpre o menor se a promessa era sentar no trono de Israel aquele que senta no trono do universo compre isso com sobra Jesus está reinando é assim que o novo testamento
se refere a ele ele está sentado no trono do universo e ele governa ele guia a história para a consumação que Deus planejou Ele é senhor quando ele ressuscitou dos Mortos ele disse aos seus discípulos todo poder me foi dado no céu e na terra e ele subia aos céus e sentou-se à direita da Majestade nas alturas Então essa promessa foi cumprida também a promessa da terra já foi cumprida Desde o tempo da Conquista Quando Deus entregou a terra aos judeus conforme ele havia prometido várias vezes no livro de Josué é dito Deus cumpriu todas
as palavras que havia prometido a respeito do da terra e mais do que isso nós somos feitos herdeiros do mundo né quem é Herdeiro do mundo herdeiro também da Palestina de Canaã nós somos feitos em Cristo Jesus herdeiros de Deus herdeiros de Deus em Cristo Jesus toda nova criação é Nossa e nos pertence não há uma única promessa que Deus tenha feito que não tenha sido cumprida na ressurreição de Cristo e na ascensão entronização dele a contudo e eu vou adiantar uma coisa aqui que não tá não tinha planejado falar isso mas eu acho que
é bom falar essa altura a contudo uma única coisa uma última coisa que eu creio que Deus ainda vai fazer com Israel étnico né porque nós somos o Israel espiritual a igreja é a continuação espiritual de Israel mas existe ainda uma coisa que eu creio que Deus vai fazer com o judeu descendente de Abraão é Tecnicamente falando é aquilo que Paulo fala em romanos quando ele diz assim Romanos Capítulo 9 que todo Israel será salvo e eu creio que a referência ali é ele diz assim virar o redentor ancião e todo Israel e apartarar Jacó
de suas iniquidades e assim todo Israel será salvo eu creio que ali o apóstolo Paulo tá falando que próximo da vinda de Jesus os judeus que estiverem vivos Ele se converterão em massa ao evangelho de Cristo a conversão dos judeus próximo à vinda de Cristo era uma esperança inclusive dos puritanos que oravam que tinham oração na liturgia deles pela conversão dos judeus porque eles entendiam que isso eram dos sinais que haveria de preceder a chegada do Senhor Jesus eu sou dessa opinião eu creio que próximo da vinda do Senhor Jesus judeus em massas descendentes de
Abraão por amor Abraão Deus vai chamar muitos judeus para a fé em Cristo Jesus atualmente os judeus na sua grande maioria não creem que Jesus é o filho de Deus então meu primeiro ponto é esse aqui que Paulo considera que a ressurreição de Cristo é o cumprimento das promessas feitas Abraão e aos seus descendentes segundo ponto aqui creio que ficou muito claro aqui com todas as letras que a salvação nunca foi pela lei de Moisés tem pessoas tem irmãos que acham que no antigo testamento a salvação era pela lei e que no Novo Testamento a
salvação é pela graça como se Deus tivesse dois modos de salvação a salvação nunca foi pela lei Paulo diz isso nas sinagoga de Antioquia da piscina com todas as letras vocês nunca foram justificados pela pelas obras da lei a justificação é mediante a fé em Cristo sempre foi da mesma forma no antigo testamento a salvação era pela fé no Messias que haveria de vir e que estava prefigurado nos sacrifícios nos holocaustos nas ofertas de Israel hoje nós somos salvos pela fé no Messias que já veio tanto no primeiro caso como no segundo a salvação é
pela fé apenas o ponto onde a festa se baseia muda de lugar no tempo a fé dos israelitas ora olhava para o futuro o Messias que haveria de ver e a nossa fé olha para o passado o Messias que já veio a dois mil anos atrás mas Em ambos os casos é pela fé sempre foi sempre foi pela fé terceiro ponto aqui que eu queria destacar é a dureza de coração a incredulidade dos judeus que impediram de ver e reconhecer a salvação de Deus em Cristo Jesus É verdade que Deus Deus a salvação é somente
pela graça de Deus e é Deus quem salva quem ele quer mas também é verdade a mesma Bíblia que diz isso também afirma que pela incredulidade dureza de coração as pessoas se perdem como aqui nessa passagem como aqui no sermão de Paulo Paulo coloca a responsabilidade pela rejeição de Jesus a condenação de Jesus na porta dos judeus foram eles que fizeram isso serão responsabilizados por Deus pela sua dureza e pela sua incredulidade então advertência para que nós sejamos cuidadosos para que não haja em nós um coração endurecido incrédulo que deixa de ver todas as evidências
Claras que a história Bíblia nos apresentam as escrituras nos apresentam e que Jesus é o filho de Deus uma outra um outro ponto aqui importante eu disse que era assim que vou ficar em quatro é que fica claro que não tem diferença entre a mensagem de Pedro e aquela de Paulo e isso aqui é uma aplicação que é um pouco mais acadêmica nos estudos teológicos a pessoas que dizem que tinham dois tipos de cristianismo no início primeiro o cristianismo petrino cristianismo de Pedro que era um cristianismo mais rígido onde os judeus guardavam mais a lei
mantinham a circuncisão os festivais as leis de etárias e onde se tudo girava em torno do templo era um cristãos mas era um cristianismo mas judaizante e Paulo o cristianismo Paulino já era Livre era despojado porque Paulo ministrava entre gentios então eles dizem que a mensagem de Paulo é diferente da mensagem de Pedro Pedro pregava uma mensagem mais Judaica e Paulo pregava uma de liberação da lei de Moisés aqui quando a gente faz a comparação do que Paulo está dizendo com os dois sermões de Pedro que nós já vimos aqui no livro de Atos e
com o sermão de Estevão nós vimos que não tem diferença nenhuma Pedro poderia ter pregado esse sermão Pedro poderia ter pregado esse sermão e segue a mesma estrutura os mesmos argumentos inclusive as mesmas passagens com o salmo 16 e o Salmo segundo para provar o senhorio de Cristo e a sua ressurreição a diferença era de ênfase quando Paulo ia para sinagoga ele podia apelar para as escrituras porque todo mundo lá acreditava na Bíblia mas quando ele tava pregando por exemplo no areópago ele parte da Revelação natural da criação da providência de Deus do cuidado de
Deus com todo mundo então as abordagens são distintas argumentações são distintas mas o Evangelho é o mesmo é o mesmo evangelho Cristo crucificado e ressurreto como sendo a base da minha Redenção da propiciação dos meus pecados e da vida eterna Espero que você crê nisso para sua salvação e que não sobrevivem sobre você o que os profetas disseram vocês vão se maravilhar não vão entender e Portanto vocês não vão crer que Deus nos ajude Amém irmãos enquanto o pastor Cláudio vem aqui à frente para orar por nós eu queria Dizer para vocês que logo depois
nós vamos ter a nossa livraria lá embaixo o nosso café com bolo se vocês deixaram né alguma coisa e essa comunhão preciosa de irmãos de muitas denominações diferentes tá certo Depois da oração do Pastor Cláudio eu queria pedir ao pessoal da técnica que jogasse aqui o congresso de mulheres se tem arte do congresso de mulheres para falar um pouquinho sobre isso E aí nós vamos terminar e vocês me perdoe que eu não vou estar lá embaixo eu tenho uma reunião logo em seguida pastor por favor eu não tô com roupa de pastor não mas vamos
orar só tá valendo Que bom a gente poder ouvir da palavra de Deus se alimentar por ela ele ficado por ela que o Senhor nos abençoe e que o esposa da escritura tenha sido venha sendo muito edificante para vida de cada um de vocês vamos orar ao Senhor pai amado muito obrigado Senhor por tua palavra que nos esclarece que nos instrui que nos edifica muito obrigado pelo privilégio que nós temos de ouvir essa palavra de forma exposta tão Clara ao mesmo tempo tão profunda que nos Fala dessas Verdades da Graça de Deus e do Evangelho
de Cristo Jesus ajuda-nos ao senhor Deus a não somente conhecer essas verdades mas viver essas verdades do nosso dia a dia na nossa vida para que o nosso testemunho e a maneira pela qual a gente se comporta e vive no meio de uma geração perdida possa exalar essas pessoas o bom perfume de Cristo Jesus abençoa a vida de cada um dos meus irmãos e irmãs aqui presentes faz com que a gente possa sair para viver a nossa vida inteiro agrado ao Senhor para tua glória e para edificação de outras vidas é o que nós Te
pedimos com o coração agradecido em nome de Jesus pai amém
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