Teorias do Currículo - Teorias pós-críticas do currículo: pós-colonialismo

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UNIVESP
Disciplina: Licenciatura Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo Professora: Marcos ...
Video Transcript:
[MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] >> [MARCOS] OLÁ, PESSOAL! ESTA É A VIDEOAULA NÚMERO 15 DA DISCIPLINA 'TEORIA DO CURRÍCULO'. ESTAMOS ABORDANDO AS TEORIAS PÓS CRÍTICAS, E HOJE VAMOS NOS DETER SOBRE UMA TEORIA PÓS- CRÍTICA CHAMADA PÓS-COLONIALISMO.
NAQUELE ENCONTRO EM QUE CONVERSAMOS SOBRE PAULO FREIRE, EXPLICAMOS PARA VOCÊS QUE PARA MUITOS AUTORES CONTEMPOR NEOS PAULO FREIRE TALVEZ TENHA SIDO O PRIMEIRO BRASILEIRO, PRIMEIRO AUTOR BRASILEIRO QUE SE INSPIROU, DE CERTA MANEIRA, NO PÓS- COLONIALISMO AO VALORIZAR O PONTO DE VISTA DE OUTROS GRUPOS NA SALA DE AULA, NOS SEUS CÍRCULOS DE CULTURA. ENTÃO É IMPORTANTE A GENTE RETOMAR ESTA LEMBRANÇA, ESSA LEMBRANÇA CARINHOSA PAULO FREIRE PARA TÊ-LA EM MENTE NA MEDIDA EM QUE A GENTE FOR DESENVOLVER O NOSSO ENCONTRO DE HOJE. BOM, COMO SEMPRE, ESTES SÃO OS OBJETIVOS DA DISCIPLINA, CONHECER AS TEORIAS DO CURRÍCULO, IDENTIFICAR AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS QUE IMPACTARAM AS TEORIAS CURRICULARES, IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DAS TEORIAS TRADICIONAIS CRÍTICAS E PÓS-CRÍTICAS DO CURRÍCULO, COMPREENDER COMO OPERAM AS POLÍCIAS CURRICULARES, E COMPREENDER OS DIVERSOS ASPECTOS ABARCADOS PELO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO.
O NOSSO TRABALHO HOJE SE DEBRUÇA SOBRE AS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS E NÓS VAMOS TENTAR CONHECER E IDENTIFICAR, ASSIM COMO DIZ O NOSSO OBJETIVO, IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DO PÓS- COLONIALISMO; LEMBRANDO QUE À MEDIDA EM QUE A SOCIEDADE FOI SE MODIFICANDO, ESSAS MUDANÇAS TAMBÉM TROUXERAM IMPACTOS NA NA ESCOLA, NAS FUNÇÕES DA ESCOLA, E CONSEQÜENTEMENTE TAMBÉM NAS TEORIAS DO CURRÍCULO. NÓS TIVEMOS AS TEORIAS TRADICIONAIS: O TECNICISMO, ESCOLANOVISMO E A PEDAGOGIA TRADICIONAL; CONHECEMOS AS CRÍTICAS ÀS TEORIAS TRADICIONAIS REALIZADAS PELO CRÍTICO REPRODUTIVISMO, PELOS AUTORES RECONCEPTUALISTAS E NEOMARXISTAS; PELA NOVA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO; PELA PEDAGOGIA LIBERTADORA DO PROFESSOR PAULO FREIRE; E PELA PEDAGOGIA DOS CONTEÚDOS DO PROFESSOR DERMEVAL SAVIANI E JOSÉ CARLOS LIB NIO. NUM NOVO DESENHO SOCIAL, NUMA SOCIEDADE EM REDE, NUMA SOCIEDADE EM QUE OS BENS CULTURAIS FICAM CONCENTRADOS E BENEFICIAM OS GRUPOS MAIS AO CENTRO, QUE OS GRUPOS QUE ESTÃO À MARGEM, OS GRUPOS QUE ESTÃO NAS PERIFERIAS TÊM MENOS ACESSO.
. . NESSE DESENHO SOCIAL, EM UMA SOCIEDADE QUE É DESIGUAL, MULTICULTURAL, PROFUNDAMENTE SEGREGADA.
. . NESTA SOCIEDADE COM GRANDE IMPACTO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, E EM UMA SOCIEDADE QUE SE ANUNCIA DEMOCRÁTICA É QUE AS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS PROCURAM OFERECER UMA OUTRA MANEIRA DE ANALISAR ESSE CONTEXTO, ANALISAR O DESENHO SOCIAL.
COM AUTORES BHABHA, E BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS NÓS TEMOS ELEMENTOS PARA PENSAR NO PÓS-COLONIALISMO. ENTÃO, BHABHA TEM UMA OBRA FUNDAMENTAL É UMA OBRA QUE DÁ CONTINUIDADE A AUTORES, TAMBÉM AUTORES DO CHAMADO TERCEIRO MUNDO; DÁ CONTINUIDADE À DISCUSSÃO QUE ELES COMEÇAM, E TRAZ ELEMENTOS PARA A GENTE PENSAR BEM O CONTEXTO QUE NÓS TEMOS COMO CONTEXTO QUE NÓS VIVEMOS, SOBRETUDO NOS PAÍSES DE TERCEIRO MUNDO SEGUE COLONIZADO, NÃO MAIS O PONTO DE VISTA OU, NÃO SOMENTE DO PONTO DE VISTA ECONÔMICO, MAS PRINCIPALMENTE DO PONTO DE VISTA CULTURAL, ESSA OBRA QUE INFLUENCIA A NOSSA CONVERSA AQUI HOJE SE CHAMA 'O LOCAL DA CULTURA' E BOAVENTURA SOUSA SANTOS, QUE É UM SOCIÓLOGO PORTUGUÊS, QUE CONHECE MUITO BEM O BRASIL, JÁ ESTEVE NO BRASIL MUITAS VEZES, ESTE ANO MAIS UMA VEZ PARTICIPANDO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS E NÃO ACADÊMICAS, ELE FEZ UMA PESQUISA MUITO IMPORTANTE AQUI NO BRASIL, E BOAVENTURA SOUSA SANTOS TEM DOIS, TRÊS CONCEITOS IMPORTANTES QUE VÃO NOS AJUDAR A PENSAR AS PEDAGOGIAS INSPIRADAS NO PÓS-COLONIALISMO, VÃO NOS AJUDAR A PENSAR EM UM CURRÍCULO PÓS- COLONIALISTA, VÃO NOS AJUDAR A PENSAR EM UMA TEORIA CURRICULAR INSPIRADA NO PÓS-COLONIALISMO. O TRABALHO DE BOAVENTURA SOUSA SANTOS, ELE TEM VÁRIOS TRABALHOS FAMOSOS, A GENTE VAI PENSAR EM UMA OBRA ESPECÍFICA, UMA OBRA MAIS RECENTE CHAMADA 'EPISTEMOLOGIAS DO SUL'.
POIS BEM, COMECEMOS, COMO SEMPRE, NESSE CONJUNTO NESSE BLOCO, DE AULAS DEDICADO A ESTUDAR AS TEORIAS CURRICULARES PÓS-CRÍTICAS, COMECEMOS COM UM CASO NÃO TÃO COMUM, MAS, QUE SIM, ACONTECE EM MUITAS ESCOLAS. EM MUITAS ESCOLAS ALGUNS PROFESSORES E ALGUMAS PROFESSORAS RECOMENDAM, ORIENTAM A LEITURA DE UMA OBRA CHAMADA - ENTRE OUTRAS - DE UMA OBRA CHAMADA 'QUARTO DE DESPEJO' DA NOSSA QUERIDA CAROLINA MARIA DE JESUS; AO PROPOR ESSE TIPO DE LEITURA, OS JOVENS QUE ESTÃO LÁ FAZENDO ESSA LEITURA, FUNDAMENTAL 2 OU DO ENSINO MÉDIO, ESTÃO FAZENDO A LEITURA, ESTÃO ACESSANDO A NARRATIVA, UMA NARRATIVA, UM DISCURSO DE UM DETERMINADO SEGMENTO QUE NÓS DIFICILMENTE OUVIMOS, UM DETERMINADO SEGMENTO DO QUAL NÓS CONHECEMOS SÓ DE LONGE, MUITOS DE NÓS, NÃO TODOS NÓS, MAS MUITOS DE NÓS, MUITOS E MUITAS DE NÓS CONHECEM AS EXPERIÊNCIAS DE VIDA DE UMA PESSOA QUE MORA EM UMA FAVELA, OU COMO ATUALMENTE NÓS FALAMOS EM UMA COMUNIDADE POPULAR, A PARTIR DA NARRATIVA DO DOMINANTE, A PARTIR DA NARRATIVA, NESSE CAMPO TEÓRICO, DO COLONIZADO. PARA O BOAVENTURA SOUSA SANTOS, MESMO EM UMA MESMA CIDADE, MESMO EM UM GRANDE CENTRO COMO MUITOS DE NÓS RESIDIMOS, NÓS TEMOS O SETOR DA METRÓPOLE E O SETOR DA COLÔNIA, O SETOR MAIS BENEFICIADO, QUE RECEBE MAIS INVESTIMENTOS PÚBLICOS, A REGIÃO MAIS ENRIQUECIDA DA CIDADE, E A REGIÃO MAIS HUMILDE, A REGIÃO MAIS DESASSISTIDA, A REGIÃO ONDE TUDO FALTA, A REGIÃO ONDE O BRAÇO DO ESTADO PRATICAMENTE NÃO CONSEGUE ALCANÇAR, NÃO CONSEGUE LEVAR ATÉ LÁ POR DETERMINADAS RAZÕES QUE AGORA NÃO VEM AO CASO PROBLEMATIZAR, MAS QUE VOCÊ SABE MUITO BEM DO QUE ESTOU FALANDO, OS BENEFÍCIOS NÃO CHEGAM PARA TODOS, PARA TODO MUNDO.
VOCÊ TEM CIDADES MUITO GRANDES EM QUE UMA PARCELA GRANDE DA POPULAÇÃO NÃO É ABASTECIDA POR ÁGUA ENCANADA, E NEM DESFRUTA DOS BENEFÍCIOS DO SANEAMENTO BÁSICO. ENTÃO, VOCÊ TEM CIDADES ONDE ESSA PARCELA, NESSA PERSPECTIVA QUE NÓS ESTAMOS TRABALHANDO, ESSA PARCELA REPRESENTA 60, 70, 80 POR CENTO DA POPULAÇÃO DA CIDADE. NÓS CHAMARÍAMOS, A PARTIR DESSA TEORIA QUE NÓS ESTAMOS OLHANDO, NÓS CHAMAREMOS AÍ, COM A LICENÇA DO BOAVENTURA SOUSA SANTOS, DE METRÓPOLE E COLÔNIA, OU SEJA, A METRÓPOLE PRODUZ NARRATIVAS SOBRE COLÔNIA; A METRÓPOLE, O COLONIZADOR PRODUZ NARRATIVAS, PRODUZ FORMAS DE SIGNIFICAR O COLONIZADO.
ENTÃO, EM UMA TRAJETÓRIA ESCOLAR COMO MUITOS DE NÓS TIVEMOS DIFICILMENTE NÓS ACESSAMOS OBRAS DESTES SETORES, DIFICILMENTE NÓS ACESSAMOS AS POESIAS DESSES SETORES, DIFICILMENTE NÓS ACESSAMOS AS CIÊNCIAS QUE ESSES SETORES. . .
SEGMENTOS DA POPULAÇÃO PRODUZIRAM. POR ISSO, NESSAS ESCOLAS, EM CASOS NÃO TÃO COMUNS, NESSAS ESCOLAS QUANDO A OBRA DE CAROLINA MARIA DE JESUS, A OBRA DE UM RAPPER, A OBRA É DE UM JOVENZINHO QUE ESCREVEU UM DIÁRIO, A OBRA DE UMA PESSOA DO CHAMADO TERCEIRO MUNDO, A OBRA DE UM AUTOR MENOS CONHECIDO, A OBRA DE UM REPRESENTANTE DE UM GRUPO MINORITÁRIO, QUANDO ELA É ACESSADA - EU ESTOU DIZENDO A OBRA PENSANDO NO DISCURSO, NO PONTO DE VISTA, NOS CONHECIMENTOS, SABERES, NAS REPRESENTAÇÕES DESSE GRUPO - QUANDO ELAS SÃO COLOCADAS EM EVIDÊNCIA E SÃO ACESSADAS, NÓS ESTAMOS, PORTANTO, ADOTANDO UMA POSTURA PÓS-COLONIALISTA. O QUE NÓS CONHECEMOS MUITO BEM SÃO CURRÍCULOS COLONIZADOS COM OS SIGNIFICADOS DE DETERMINADOS GRUPOS SOCIAIS, DOS GRUPOS COLONIZADORES, DOS GRUPOS DOMINANTES.
POR ISSO QUE O PÓS-COLONIALISMO PROPÕE, ELE SE PROPÕE A ANALISAR AS NARRATIVAS QUE CONSTROEM O OUTRO. POR QUE NÓS PENSAMOS O QUE PENSAMOS DE DETERMINADO GRUPO SOCIAL? PORQUE DETERMINADOS FILMES QUE NÓS ACESSAMOS, NA INTERNET, NO CINEMA, NA TELEVISÃO, VÃO PRODUZIR DETERMINADOS SEGMENTOS DA SOCIEDADE, VÃO PRODUZIR PESSOAS DE OUTROS LUGARES DO MUNDO DE UMA CERTA MANEIRA.
TODO MUNDO AQUI PASSOU PELA ESCOLA, SE VOCÊ ESTÁ VENDO ESTE VÍDEO VOCÊ PASSOU PELA EDUCAÇÃO BÁSICA, E NA EDUCAÇÃO BÁSICA VOCÊ ACESSOU DETERMINADAS NARRATIVAS SOBRE A POPULAÇÃO ESCRAVIZADA, E LÁ NA EDUCAÇÃO BÁSICA VOCÊ ACESSOU DETERMINADAS NARRATIVAS SOBRE A POPULAÇÃO QUE ESTAVA AQUI NO BRASIL, OU NAS TERRAS QUE HOJE A GENTE CHAMA DE BRASIL, ANTES DOS COLONIZADORES CHEGAREM. E OLHA COMO ESSAS NARRATIVAS NOS AJUDARAM A COLOCAR ESSA PESSOA - QUE NESSA LITERATURA A GENTE ESCREVE 'OUTRO' COM LETRA MAIÚSCULA - NOS AJUDARAM A PENSAR NESSA PESSOA DE UMA DETERMINADA MANEIRA COLOCANDO-A NO LUGAR DE INCAPAZ, DE MARGINAL, DE ALGUÉM QUE PRECISA SER TUTELADO, DE ALGUÉM QUE SE VESTE DE UMA MANEIRA DIFERENTE, DE ALGUÉM QUE FALA DE UMA MANEIRA DIFERENTE, DE ALGUÉM QUE TEM UMA RELIGIÃO QUE NÃO É NOSSA, OU SEJA, COMO NÓS VAMOS PRODUZINDO ESSE OUTRO, O PÓS-COLONIALISMO NOS AJUDA A ENTENDER COMO ESSE DISCURSO É CONSTRUÍDO; O PÓS-COLONIALISMO NOS AJUDA A ENTENDER COMO ESSE DISCURSO CONSTRUÍDO VAI LEGITIMANDO A AUTORIZAÇÃO, VAI ME AUTORIZANDO A SEGUIR COLONIZANDO, A SEGUIR INVADINDO, A SEGUIR DOMINANDO, A SEGUIR CONTROLANDO, A SEGUIR EXPULSANDO, A SEGUIR ELIMINANDO. O PÓS- COLONIALISMO TAMBÉM ANALISA AS NARRATIVAS DOS POVOS COLONIZADOS; O PÓS-COLONIALISMO SE PREOCUPA COM A MANEIRA COMO AQUELES GRUPOS PRODUZEM A SI PRÓPRIOS E PRODUZEM O MUNDO.
DAÍ IMPORT NCIA DA OBRA DE CAROLINA MARIA DE JESUS E TANTAS OUTRAS AQUI QUE NÃO TENHO CONDIÇÕES DE FICAR MENCIONANDO, MAS QUANDO VOCÊ OUVE A LETRA DE UM FUNK, QUANDO VOCÊ OUVE A LETRA. . .
QUANDO VOCÊ PRESTA ATENÇÃO NO QUE ESTÁ SENDO COMUNICADO NO RAP, QUANDO VOCÊ PRESTA ATENÇÃO NO QUE ESTÁ SENDO COMUNICADO POR UM POETA POPULAR, POR UM ARTISTA POPULAR, VOCÊ PERCEBE QUE AQUELE DISCURSO NA VERDADE REPRESENTA AQUELE GRUPO DE UMA OUTRA MANEIRA, DE UMA MANEIRA ÀS VEZES DIFERENTE DAQUELA QUE NÓS APRESENTAMOS. E É LÓGICO, NÓS NÃO SOMOS INOCENTES, NÉ GENTE? É LÓGICO QUE NO MEIO DESSE TECIDO CULTURAL, DESSA LUTA CULTURAL, ÀS VEZES ATÉ MESMO ESSES GRUPOS SE APROPRIAM DO DISCURSO DOMINANTE PARA PRODUZIR A SI E AOS SEUS.
ENTÃO, É IMPORTANTE ANALISAR AS NARRATIVAS DOS POVOS COLONIZADOS E PRESTAR ATENÇÃO EM COMO ELAS SÃO PRODUZIDAS, EM QUEM SE BENEFICIA COM A PRODUÇÃO DESSAS NARRATIVAS, E, PRINCIPALMENTE, VERIFICAR SE ESSAS NARRATIVAS DÃO A ESSES POVOS COLONIZADOS O SEU DEVIDO RECONHECIMENTO, O SEU DEVIDO VALOR, O SEU DEVIDO RESPEITO. POR ISSO O PÓS-COLONIALISMO QUESTIONA AS FORMAS DE CONHECIMENTO QUE PRIVILEGIAM O COLONIZADOR, E O QUE A GENTE PODE PENSAR HOJE A PARTIR DESSE CAMPO TEÓRICO? QUE OS CURRÍCULOS TRADICIONAIS, QUE OS CURRÍCULOS TECNICISTAS, AQUELES DOIS MOMENTOS LÁ EM QUE OS CURRÍCULOS ERAM ELABORADOS, SOBRETUDO, A PARTIR DOS CONHECIMENTOS DA CULTURA DOMINANTE, PORQUE ERA A MANEIRA COMO OS CURRICULISTAS DAQUELE MOMENTO PENSAVAM EM INSERIR AS PESSOAS NA SOCIEDADE, ESSES CURRÍCULOS, NA VERDADE, ANUNCIAM FORMAS DE CONHECIMENTO QUE PRIVILEGIAM OS GRUPOS COM MAIS PODER, QUE PRIVILEGIAM OS GRUPOS QUE USAM, QUE SE BENEFICIAM COM DETERMINADAS RELAÇÕES, OS GRUPOS COLONIZADORES NESSE SENTIDO QUE NÓS ESTAMOS USANDO AQUI.
JÁ EXPLICAMOS QUE O BOAVENTURA ENTENDE QUE AS PESSOAS QUE ESTÃO MAIS AO CENTRO SE COLOCAM NA CONDIÇÃO DE COLONIZADORES, DE METRÓPOLE, ENQUANTO AS PESSOAS DAS PERIFERIAS ESTÃO NA CONDIÇÃO DE COLONIZADOS. BOM, E FINALMENTE O PÓS-COLONIALISMO A PARTIR, PRINCIPALMENTE, DA CONTRIBUIÇÃO DO BOAVENTURA SOUSA SANTOS E DO LOCAL DA CULTURA, AJUDAM A ENTENDER POR QUÊ QUE EM DETERMINADAS NARRATIVAS, POR QUÊ QUE EM DETERMINADAS FORMAS DE CONHECIMENTO, POR QUÊ QUE EM DETERMINADOS SABERES FORAM SIMPLESMENTE ELIMINADOS, APAGADOS. O QUE ACONTECEU PARA QUE DETERMINADAS FORMAS DE VIDA, SIMPLESMENTE, DESAPARECESSEM DETERMINADOS ESTILOS DE VIDA, DETERMINADAS FORMAS DE EXPLICAR A NATUREZA, A SOCIEDADE, AS RELAÇÕES ETC DESAPARECERAM.
A QUEM INTERESSA ELIMINAR ESSES CONHECIMENTOS? POR QUE ESSES CONHECIMENTOS FORAM ELIMINADOS? NO LUGAR DISSO, O QUE SOUSA SANTOS PROPÕE É QUE O CURRÍCULO SEJA RECHEADO POR VÁRIOS CONHECIMENTOS, O QUE ELE VAI CHAMAR DE 'ECOLOGIA DOS SABERES', OU SEJA, O CURRÍCULO QUE CONVIVA COM DETERMINADAS.
. . COM VÁRIAS REPRESENTAÇÕES, COM VÁRIAS FORMAS DE EXPLICAÇÃO, COM VÁRIAS NOÇÕES DE CIÊNCIA, E AQUI NÓS ESTAMOS ENTENDENDO AQUELAS PRODUZIDAS PELOS GRUPOS SOCIAIS DOS MAIS VARIADOS.
ENTÃO, SIM, A NARRATIVA ELABORADA POR CAROLINA MARIA DE JESUS, A NARRATIVA ELABORADA PELO JOVENZINHO QUE ESCREVE UMA POESIA, QUE ESCREVE UM TEXTO, QUE ESCREVE UM CONTO, QUE ESCREVE UMA DESCRIÇÃO; A NARRATIVA ELABORADA POR OUTROS GRUPOS SOCIAIS, A NARRATIVA ELABORADA PELOS IDOSOS, NARRATIVA ELABORADA PELAS PESSOAS QUE ESTÃO NA CONDIÇÃO DE CÁRCERE, A NARRATIVA ELABORADA PELAS PESSOAS QUE ESTÃO NA CONDIÇÃO DE TRABALHADORES BRAÇAIS, OU SEJA, TODAS ESSAS VISÕES DE MUNDO PODEM CONVIVER. NO CASO AQUI, EM UMA PERSPECTIVA PÓS- COLONIAL, A VISÃO DO COLONIZADOR PRECISA CONVIVER COM A VISÃO DO COLONIZADO. O COLONIZADO TEM MUITO A DIZER, O COLONIZADO TEM MUITO CONHECIMENTO A APRESENTAR, E O SONHO DO COLONIZADO, NESSA PERSPECTIVA, NÃO É SE TORNAR O COLONIZADOR, O SONHO DO COLONIZADO É QUE SEUS VALORES, SEUS SABERES, SUAS FORMAS DE SE REPRESENTAR SEJAM ACEITAS, SEJAM LEGITIMADAS, TENHAM SUAS EXPLICAÇÕES CONSIDERADAS TAMBÉM NA EXPERIÊNCIA CURRICULAR.
EVIDENTEMENTE NÃO É NADA FÁCIL, MAS NÓS, COMO VOCÊS JÁ VIRAM EM UM EXEMPLO, TEMOS JÁ À DISPOSIÇÃO NAS ESCOLAS, EM MUITAS ESCOLAS, NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, E NAS NAS MELHORES LIVRARIAS, NA INTERNET QUE A GENTE PODE ACESSAR ETC, NÓS JÁ TEMOS COMO ACESSAR PRODUÇÕES, FILMES, LIVROS, CONTOS, HISTÓRIAS EM QUADRINHO, CLIPES ETC, NÓS JÁ TEMOS COMO ACESSAR MATERIAIS QUE APRESENTAM VISÕES DOS GRUPOS QUE NÓS ÀS VEZES ESTAMOS DESCREVENDO. ENTÃO, NÃO NOS INTERESSA MAIS NARRAR, OS GRUPOS QUE AQUI ESTAVAM QUANDO OS COLONIZADORES CHEGARAM, ESSES QUE NÓS APRENDEMOS A CHAMAR DE INDÍGENAS, QUE A GENTE PODE CHAMAR DE GUARANIS, KAIOWÁS, TERENAS E TANTOS POVOS INDÍGENAS QUE NÓS TEMOS AQUI NO BRASIL, NÃO NOS INTERESSA MAIS DIZER QUEM ELES SÃO, O QUE NOS INTERESSA, A PARTIR DO PÓS COLONIALISMO, É SABER COMO ELES SE REPRESENTAM, SABER DELES COMO ELES PODEM DIZER PRA GENTE. ENTÃO JÁ NÃO NOS INTERESSA MAIS DEFINIR QUAIS SÃO AS BRINCADEIRAS QUE AS CRIANÇAS VÃO BRINCAR NO HORÁRIO DE INTERVALO, O QUE NOS INTERESSA É OUVIR AS CRIANÇAS PARA SABER DO QUE ELAS QUEREM BRINCAR.
ENTÃO QUEM SABE A GENTE JÁ PODE PARAR DE PINTAR A AMARELINHA NA QUADRA, OU NO ESPAÇO, NO PÁTIO DAS ESCOLAS E DEIXAR QUE AS CRIANÇAS PINTEM DA MANEIRA QUE ELAS QUEREM, SE ELAS QUISEREM. QUEM SABE AGORA A GENTE, AO INVÉS DE ESCOLHER OS BRINQUEDOS PARA ELAS, POSSA, EVIDENTEMENTE, CONSULTÁ-LA SOBRE ISSO, OUVI-LA, SOBRE ISSO, E É ÓBVIO QUE ELAS ESTÃO BASTANTE INFLUENCIADAS, SUBJETIVADAS PELA MÍDIA. E É CLARO, NESSA PERSPECTIVA, ELAS PRECISAM ENTENDER COMO É QUE ISSO ACONTECEU TAMBÉM, OU SEJA, SERÁ QUE AQUILO QUE ESTÃO DESEJANDO NÃO É SÓ PORQUE APARECEU NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO?
ENTÃO, NÓS TEMOS MUITO A APRENDER COM O PÓS-COLONIALISMO, E A PRÁTICA PEDAGÓGICA PODE SOFRER BOAS MUDANÇAS SE FOREM CONSIDERADAS AÍ AS EXPLICAÇÕES PÓS- COLONIALISTAS. MUITO OBRIGADO.
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