e aí gente também sejam bem vindos a mais um vídeo do parabólica eu sou pedro rennó professor aqui do parabólica sábado é a aula de história da arte olha só gente vamos fazer o seguinte vocês já viram título é um título bem legal de se estudar é um título bem complexo é um título o tema de hoje que é o barroco é muito importante não só para quem gosta de história da arte mas pra quem for tentar fazer um vestibular porque de fato é um dos temas bem cobrados no vestibular está então você já se
inscreve no canal curte esse vídeo se você acha que ele vai te ajudar de alguma forma ajuda sempre o canal acrescenta em vídeo todo dia história geral história do brasil filosofia sociologia tem história da arte aos sábados muito bacana né olha só a outra coisa importante que eu quero falar para vocês essa aula de hoje esse vídeo sobre o barroco a gente vai falar das características do gerais principais do barroco alguns artistas que a gente vai trabalhar aqui eu trouxe uma seleção de obras de arte bacana que eu vou passando pra vocês têm um cara
que começou numa brincadeira ou sei lá o quê agora né na hora que eu fui gravar é normal isso tô acostumado e eu quero que você também se acostume com isso não vou fechar a janela e e que eu tenho que está falando aí olha só só que estudar barroco é um movimento tão importante e tão interessante acho que não dá para a gente estudar barroco apenas em um vídeo hoje sábado então acho que seria um desperdício por exemplo a gente não pegar alguns artistas do bairro e fazer vídeos específicos sobre eles por exemplo três
aqui que eu selecionei assim que acho que a gente tem é que eu vou mostrar a eles hoje mas eu quero fazer vídeos específicos sobre vida sobre a obra então como caravaggio rio branco e o velasco está possivelmente e também a gente precisa de um vídeo sobre o barroco brasileiro tá porque ele também há diversas pessoas é às vezes acham que barrou o brasileiro se limita a a minas gerais a ouro preto nosso cara tá pesado ali né foi só começar pleno sábado se limita a aaa ouro preto na verdade existem características específicas do barroco
de pernambuco no barroco de o de minas gerais e da bahia de são paulo que anterior inclusive o barroco de minas gerais que são bem diferentes então gente também vai fazer uma aula sobre o barroco brasileiro então não se preocupem tá vamos lá então o contexto histórico o barroco surgiu a última aula a gente falou do maneirismo que o maneirismo esteve ligado de fato uma crítica até ao catolicismo é um maneirismo ele tinha até uma proximidade com o protestantismo então é meio que comum a gente saber que o barroco vai ser uma resposta a esse
maneirismo a essa ao que a a igreja está passando em fingir que tive que fechar a janela vai ficar mais calor a investigadora na cara mas porque o barulho estava incomodando demais eu tava vendo aqui ele estava saindo bem ruim daqui acho que consegui minimizar um pouco enfim mas o barroco voltando ao assunto o barroco é um movimento que ele vai durar e principalmente aí o século 17 tá aí começa aí mais ou menos em 1601 e vai até os 1700 no século 17 que a gente está falando e ele é de fato ligado aos
interesses da igreja católica no projeto lá da contra reforma que tinha sido no século passado que foi tirado pelo concílio de trento é uma maneira que a igreja católica tem através da arte através do tem gente que quebrou alguns historiadores vão definir de fato barroco ele não é só a arte ele é meio que um estilo de vida uma forma de se viver no século 17 só que que ele isso cabe à arte então cabe literatura cabe às artes plásticas né as artes visuais o teatro ea falar cinema cinema não arquitetura mas a gente hoje
vai se limitar a arte está porque é uma arte das artes visuais porque é o nosso curso aqui então barroco ele ele é um e meio de uma estratégia da igreja católica do catolicismo para poder lidar com o avanço do protestantismo o ele faz parte sim de um processo de de de tentativa de se manter manter o status da igreja católica certo ele está ligado ao que a gente vai chamar de contra a reforma e as suas características elas são ligadas a isso elas são bem importantes o termo barroco ele nem sua origem ele significa
pedra irregular ou imperfeita que eu estou querendo dizer ele tem influência de outros movimentos que vieram anteriormente só que ele traz uma coisa nova é primeiro ele tem influência daquela fase do classicismo italiano do renascimento tem por conta do discurso esforço pra quem não sabe é uma tentativa de se chegar ao real retratar o real proximidade do real excurso e ele também tem uma influência do maneirismo principalmente nas formas exageradas nas expressões tá e daí saiu barroco tais saiu barroco que vai ser uma uma tentativa de buscar um discurso na figura da uma proximidade do
real mas também uma expressão muito forte que vinha do maneirismo e as principais características do barroco elas são bem claras para a gente são as expressões fortes das figuras retratadas bem forte mesmo a gente tem também a um culto ao pessimismo que vocês vão entender porque o culto ao pessimismo quando ocorra conforme a gente falando aqui mostrando obras a gente tem também um alto contraste sabe um contraste bem forte e destaca a é aquela relação entre o claro eo escuro que no maneirismo já era presente mas no bairro que tinha falado na última aula e
no bairro com isso aumenta isso multiplica e nós temos também o culto à morte justamente o pessimismo quanto à morte eles são importantes porque o barroco ele tenta tocar na ferida dos pecadores certo em que sentido ele tenta mostrar que se você é um pecador se você é um pecador você vai se lascar acabou a tua vida que você vai pro inferno então ele tenta mostrar isso então a expressão s uma expressão de terror de pessimismo de melancolia sabe e cultua morte perto da morte o que você vai fazer se vai continuar pecando você vai
seguir o cristianismo católico certo inclusive eu procurei que nem doido não achei porque é bem difícil de achar obras que estão por exemplo as cidades mineiras históricas eu tô em belo horizonte o pertíssimo de várias cidades históricas eu pretendo já falei pra vocês fazer vídeos nessas cidades históricas de ouro preto perto daqui de belo horizonte a gente tem que saber a que é um negócio interessante sabará você tem até pinturas chinesas dentro da nossa capela nossa senhora do ó porquê china é e brasil tinha algo em comum macau na china era colônia portuguesa então você
tinha a arquitetos artistas chineses que vinham para cá durante a colônia também mas enfim mas em ouro preto isso não é só em ouro preto e tem outras cidades mineiras têm outras cidades do brasil têm outro outros locais no mundo em vários movimentos artísticos você tem aquela famosa a famosa temática da da morte do justo da morte do pecador que tem uma série uma uma série não 11 na sequência de dois quadros que um mostra a morte do justo e outra morte do pecador em ouro preto você tem né o pecador ele cercado de demônios
em volta e o justo morrendo em paz é difícil achar a internet tá essa obra é não pode não se achando não pode fotografar acho que ele está no museu da inconfidência em ouro preto também não pode fotografar la por questões enfim museológicas né e eu achei uma queda da igreja de do senhor do bonfim em salvador que é pra mostrar um pouquinho eu achei a morte do pecador na igreja do senhor do bonfim vocês podem perceber que existem demônios em torno tá eu eu de fato há características dessa obra que ela é uma barroco
não tenho certeza porque essa da silva morreu não conheço essa obra apesar de ser uma notícia nome deve ser uma igreja barroca mas é bem essa temática do culto à morte que estou falando para vocês é bem essa temática como por exemplo você pega o rio brando e vê-la aula de anatomia olha só interessa tacutú ano a morte paulo vai ser o seu destino e reparem bem no contraste olha só que interessante então a expressão do barroco a idéia de brincar com a morte é muito presente sabe é muito presente é muito significante pelo momento
você nem me lembre se não se separa aí o sujeito do objeto a arte está inserido em um processo de sociedade está dentro de um contexto histórico o contexto histórico que o bairro está vivendo na europa principalmente é o contexto da contra reforma católica quando a gente vai fazer o vídeo história do brasil a gente vai ver por exemplo que o barroco mineiro ele se desenvolveu principalmente no século seguinte então muitos vão trabalhar com não mais barroco e rococó mas eu não quero que se preocupem com isso tá porque o barroco de minas gerais especificamente
ele se desenvolve mais no século 18 que já é o século que na europa o barroco já está sendo já o rococó já está entrando em cena enfim gente isso é muito interessante então por exemplo você tem obras aí pra mexer com a expressão por exemplo você tem o velasquez espanhol diego velázquez você tem aí a infanta dona margarida de áustria essa não está necessariamente mexendo com o culto à morte mas olhe pro alto contraste com o velasquez coloca só pra constar infanta ou infantis significa filho de rei armas que não vai necessariamente herdar o
trono então um infante é príncipe em linhas gerais aqui pra gente discute o retrato do anão francisco lizcano e weah velasco também acho muito bacana essa obra sabe por que eu acho interessante essa obra do elástico porque há uma expressão não se repara que não são sobras religiosas porque o barroco não é é um estilo de vida também um momento que se vive em alto contraste e tem uma expressão do anon é estudos que a gente pode definir sobre essa obra eu gosto muito é o anão segurando um passarinho para quem não sabe eu já
falei isso em vídeos antigos aqui no canal se eu não me engano quando nem era vídeo aula ainda que a não o velasquez ele foi um pintor da corte luís cardoso do 2 14 do felipe quarto nos 14 nada felipe quarto certo da espanha então os anões naquele determinado período e muitas vezes eles eram utilizados como brinquedo para as crianças para os infantis dos filhos do rei sabe então eles tinham que divertir a família real e aí nesse caso nessa cultura que o velasquez faz um anão triste você pode reparar que ele tabelando cólico é
ele está segurando um passarinho é como se ele estivesse segurando a sua própria liberdade olha só que coisa mais é tensa de se pensar um dos principais a ikea a gente tem que é o caravaggio néné o michelangelo caravaggio italiano nós temos aí a crucificação de são pedro são jerônimo que é bem interessante reparem bem no alto contraste que a gente está falando em fim à dúvida de são tomé olha o contraste e olhe repare que são tomé o famoso eu só acredito vendo colocando o dedo na chaga de cristo é porque isso é interessante
porque além do contrário o velasquez está o velasquez não o caravaggio ele dá uma fotografia da obra dele é um negócio que inclusive foi copiada pelo cinema sabe é incrível é muito marcante como eu falei para vocês a gente vai falar de desses artistas em vídeos específicos então talvez eu não tenha sido de fato esteja pensando não trouxe a principal obra x é uma seleção que eu fiz aqui pra gente agora uma coisa que eu quero destacar muito é o venir yohan e honramos venir que é um pintor holandês que eu quero destacar aqui trazer
aqui pra vocês que eu acho muito interessante também é barroco barroco holandesa e nesse caso que a gente está falando e eu acho interessante ele é o cara do famoso quadro moça com brinco de pérola certo que eu acho que é muito bacana é uma moça com brinco de pérola e o venir tem um filme nessa tem um filme sobre sobre sobre a cultura do moça com brinco de pérola que as pessoas às vezes confundem se você já assistiu deixe nos comentários mas o venir ela tem muita gente que acha que esse filme mostra ele
pintando moça nem o quadro famoso moça com brinco de pérola e acredita que essa história real não não é história real é uma é uma tentativa de mostrar talvez como tenha sido pintado moça com brinco de pérola é uma história fantasiosa mas que não deixa de ser lindíssima história com moça do moça com brinco de pérola agora apesar dessa história não ser verdadeira do processo da pintura vale destacar duas coisas importantes no filme fica a dica pra vocês que não assistirem o filme ainda um mostra no filme o veneno usando uma câmara escura para poder
segurar para poder para poder fixar a imagem para poder pintar uma câmera escura é um objeto antigo um objeto da modernidade que alguns vão falar que a terra medieval onde o sujeito entrava dentro dessa câmera escura e conseguir preservar uma imagem que ele viu ali dentro é uma espécie de zoom espécie de fotografia antes do antes do século 19 até certo ele utiliza isso e muitos artistas muitos historiadores da arte identificam que para a obra do venir ser do jeito que ela é pelas posturas que as figuras retratadas estão ele tem deveria ter uma câmera
escura mesmo só que não foi encontrado em seu inventário inventado de óbito uma câmera uma câmera escura no inventário venir após a morte dele os estudos que fizeram sobre a vida dele porém em alguns estudos de história da arte eles são bem lançados a gente eles avance com bastante eficiência muito forte nisso e discutem sempre de fato para pintar do jeito que ele pintava ele possivelmente utilizava uma câmera escura esse é um ponto importante o segundo ponto que é retratado neste filme que eu acho muito legal é que no filme mostra o famoso contraste entre
católicos e protestantes na holanda holanda permite às duas religiões certo permitir só que os católicos eles tinham o pavor eles tinham fazem ojeriza dos protestantes e o filme mostra isso time mostra uma no foco do filme não é esse mas mostra de certa forma alguns conflitos é o contexto que o barroco está inserida no contexto do bairro que está vivendo um certo bom pra finalizar a quebra só fala mais um pouquinho do brasil que a gente falei para vocês que a gente vai ter uma aula sobre o barroco brasileiro que o que eu acho interessante
quando você vai na matriz de ouro preto a matriz de ouro preto é a matriz de nossa senhora do pilar certo ela está lá embaixo ouro preto é a segunda igreja que mais possui ouro no brasil a primeira é a são francisco de assis de de salvador a a matriz de ouro preto a nossa centro pela rua embaixo tem um museu do do pilar né você tem um museu da igreja do pilar e ela não é aleijadinho tá ela é anterior ao período da lead então ela no começo mesmo por ser uma matriz de ouro
preto o que eu acho interessante se destacar que a obra também é muito difícil de achar na internet obras que estão em ouro preto tá é muito difícil achar que você tem anjos segurando pilastras é envolta no nas laterais da igreja e e eu não achei a figura de um anjo mas não era o que eu queria de um de um retrato um retrato de um anjo mas na hora que eu queria de fato que eu lembro que do lado de um lado você tem um anjo um anjo branco segurando a um pilar ele era
forte e robusto do outro lado você tem um anjo de origem africana segurando o mesmo pilastra só que do outro lado e ele é bem fraco ele é meio que caricato sabe ele tem as costelas estão à mostra então o barroco brincar até com isso né se você olha por exemplo as expressões são muito forte você olha por exemplo o cristo lá que está em congonhas do aleijadinho olha a expressão do cristo sabe isso é bem interessante do barroco tá então espero que vocês tenham entendido porque do culto à morte o barroco ele discutir isso
com a pessoa ele discutir isso e aí você vai ser um pecador você vai ser um justo sabe o contraste ele serve pra ele ajuda a favorecer isso é o tema do barroco é trabalhar com o pessimismo a relação entre eu e o mundo eu ea verdade eu eo meu destino isso é o barroco tá eu espero que vocês tenham gostado desses vi esse vídeo certamente foi um vídeo muito bacana ter sido feito as obras que eu passei aí mas a gente vai falar mais barroco especificamente dos artistas tudo bem vou ficando por aqui não
deixe de curtir o vídeo que ajuda demais grande emergente fui