é uma alegria passar essa manhã de domingo com todos refletindo sobre essas luzes da doutrina espírita né hoje nós vamos falar de um tema muito difícil falar das aflições E por que que eu considero difícil falar desse tema é porque precisamos tomar um cuidado muito grande para não banalizar a do semelhante muitas pessoas no mundo hoje enfrentam dores visíveis dores fruto de calamidades dores que são fruto de desafios Concretos e objetivos e não podemos também desconsiderar as dores da Alma dores invisíveis que parecem não ter uma causa que parece não ter uma relação Direta com
a vida da pessoa de qualquer maneira toda a dor precisa ser considerada toda a dor precisa ser acolhida o primeiro movimento que o Cristo nos recomenda é o movimento do reconhecimento e da aceitação de que dói de que estamos sofrendo de que estamos aflito o primeiro movimento nunca é o da compreensão primeiro nós acolhemos a dor aceitamos a dor para no momento posterior compreendermos as causas é por esta razão que o espiritismo não é chamado de o esclarecedor prome podia ser né espiritismo o esclarecedor prometido não o espiritismo é conhecido como o consolador prometido então
primeiro nós somos acolhidos consolados envolvidos na compaixão divina e por que tô pontuando esse ponto o tema paraa Nossa reflexão dessa manhã é justiça das aflições bom aflição todo mundo aqui conhece não precisa explicar Justiça sim talvez a gente tenha que refletir um pouco mais sobre os nossos conceitos de Justiça Especialmente quando nos refer a justiça divina que jamais deve ser confundida com a justiça humana e eu vou contar uma história para mostrar a diferença um dos casos mais desafiadores que a justiça humana colocou em minhas mãos foi um caso de um grupo de assaltantes
ou uma família durante um mês numa cidade relativamente pequena durante um mês eles examinaram a rotina do pai de família a rotina dessa mãe de família um casal que tinha uma filha de 4 anos de idade e descobriram o horário que o pai saía para trabalhar Descobriram que essa mãe não estava trabalhando porque com a criança pequena ela prava idade uma série de afazeres Então ela ficava em casa com a criança e o marido saia em determinado horário e voltava em determinado horário quando num certo dia esse pai de família saiu para trabalhar eles pararam
na porta da casa com uma caminhonete dois ficaram do lado de fora um ficou vigiando na porta o outro entrou com uma arma pediu para que a dona da casa ficasse num canto com a criança de 4 anos então eles começaram a roubar tudo foram na gaveta levaram joias levaram eletrodomésticos E ela ficou num canto com uma criança abraçadinha com a criança enquanto ele esvaziava a casa levando todos os bens materiais de valor assim que ele pegou todos os bens e colocaram na caminhonete Ao invés dele entrar na caminhonete e ir embora ele voltou deu
um tiro na cabeça da mãe e um tiro na cabeça da criança de 4 anos de idade e esse caso então veio a jri e eu era o julgador humano do caso Então me me lembro com muita dor eh do momento em que esse marido clamava com toda a razão né e com com muita comoção eh que ele exigia que a justiça fosse feita qual Justiça eu pergunto a todos aqui qual justiça porque prender esses criminosos vai devolver a esposa e a filha não matar os criminosos vai devolver a esposa e a filha cortar os
criminosos em pedacinho vai devolver não vai então o que que isso significa que a justiça humana não é capaz de fazer a justiça completa a justiça humana não tem poderes para concretizar a justiça absoluta Então esse é o primeiro ponto nós temos que refletir a justiça humana é justiça paliativa Então nesse caso julgamento foi conduzido com toda responsabilidade com todo o Rigor as pessoas foram presas por quê Porque essas pessoas precisam ser isoladas socialmente porque se elas não forem isoladas socialmente elas vão continuar assassinando outras famílias mas isso fez Justiça ao caso devolveu a criança
devolveu a esposa não não então nós temos que compreender os limites da Justiça humana e esse é o primeiro deles mesmo que você coloque um anjo com os recursos da Justiça humana ele não consegue realizar a justiça integral a justiça perfeita porque a justiça perfeita é aquela que repara todo o mal todo o mal ela só é perfeita se ela reparar integralmente o mal esse é o primeiro ponto segundo ponto e eu prometo essa única notícia que eu vou dar hoje todos aqui estão encarnados num mundo de expiação e provas então isso significa que você
está num mundo cujos habitantes São espíritos imperfeitos terceira ordem da escala Espírita terceira ordem depois Leiam com calma a partir da questão 100 do Livro dos Espíritos porque o os espíritos imperfeitos tem 10 classes 10 classes né porque são características marcantes da imperfeição humana 10 classes e o mundo tá povoado dessas classes como espíritos imperfeitos podem realizar um trabalho perfeito como agentes humanos podem entregar um resultado Divino eu pergunto como agentes humanos podem entregar um resultado Divino Ora se nós temos espíritos imperfeitos que são agentes humanos por que depositarmos fé absoluta nesses seres imperfeitos e
isso acontece nós retiramos a nossa confiança do Poder Supremo e depositamos a nossa confiança em seres humanos imperfeitos acreditando que eles vão nos entar entregar resultados perfeitos um ser humano imperfeito vai te entregar resultados perfeitos Essas são as limitações Essas são as limitações da Justiça humana a justiça humana evolui com os homens homens aqui no sentido de espécie humana a justiça humana evolui com os seres humanos aos poucos e se você achar se você pensa que a justiça humana não evoluiu abre um livro de história e estude como era 4000 Anos Atrás a justiça humana
tá evoluindo as leis humanas estão evoluindo falta falta quanto falta um pouquinho é é pouco os mundos são divididos na seguinte ordem mundos primitivos que são aqueles em que não há seres humanos ainda habitando eles Esses são os mundos primitivos depois mundos de expiação e prova onde todo mundo que não sabe usar livre arbítrio tem livre arbítrio depois você tem os mundos de regeneração mundo de regeneração na linguagem de Allan Kardec abre aspas são mundos de convalescença é o pessoal que tá saindo da UTI então ainda tem o que espiar mas descansam das provas e
expiações então é uma turma que já tá pedindo para suspender o livre arbítrio F suspende um pouco Tira esse negócio de mim que eu não sei usar né E já começa a ir mais devagar depois tem os mundos ditosos mundos ditosos onde há um predomínio do bem até o pessoal que já você chama assim escuta que que você tem para fazer hoje não tô com a agenda ali vamos fazer o mal vamos não não cansei né então é um predomínio do bem porque os espíritos já entenderam que é melhor semear no bem ainda que chorando
do que semear no mal mesmo que você esteja sorrindo e depois nós temos os mundos celestes Então as últimas encarnações se dão nos mundos ditosos porque só não há Encarnação nos mundos C Morada dos puros 112 do Livro dos Espíritos puros espíritos que não tendo mais o que espiar não tendo mais provas e não tendo necessidade de encarnar em corpos perecíveis realizam a felicidade Eterna no seio de Deus mundo Celeste e voltando nós estamos nos mundos de expiação e prova então a gente tem ainda que passar paraa Regeneração depois ditoso depois Celeste nós não estamos
nem na metade do caminho ainda nós não estamos nem na metade do a metade do caminho é mundo de regeneração Então você perguntar assim quanto que tem que progredir a justiça humana 70% mais da metade vamos com calma ajustem as nossas expectativas porque o que que eu percebo principalmente o Espírita O Espírita vive num mundo de expiação prova com expectativas de mundo Celeste então por exemplo ele ele quer casar e acha que casou com o espírito puro e tem certeza até completar 7 anos de casamento e entender depois de 7 anos de casamento que tem
que perdoar 70 x 7 né então nós temos que ajustar nossas expectativas mas para falar de Justiça das aflições eu não posso pensar na justiça de seres humanos eu tenho que pensar na justiça da Inteligência Suprema E aí eu gostaria de propor a nossa leitura da questão 879 de O Livro dos Espíritos Kardec Pergunta assim qual ser qual seria o caráter do homem homem aqui no sentido de ser humano qual seria o caráter do ser humano que praticasse a justiça em toda a sua pureza então se eu encontrasse um ser humano que praticasse a justiça
em toda a sua pureza você fala assim esse é justo sem por justo qual seria o caráter desse ser humano aí eles respondem o do verdadeiro justo o caráter do verdadeiro justo agora vírgula A exemplo de Jesus porquanto praticaria também o amor do próximo e a caridade sem os quais não há verdadeira Justiça então se a sua justiça não tiver amor não é a verdadeira justiça se a sua justiça não tiver caridade Não é a verdadeira justiça por quê porque a última lei moral é lei de Justiça vírgula de amor e caridade gente a conjunção
e é soma a lei é de Justiça amor e caridade agora eu vou passar uma receita por favor receita de bolo de cenoura duas cenouras raladas duas xícaras de farinha de trigo uma xícara de açúcar uma xícara de óleo coloca no liquidificador bate por 10 minutos enquanto tá batendo unta a forma com manteiga ou margarina tá todo mundo acompanhando 10 minutos bateu desliga o liquidificador pega a Massa agora por favor tira a cenoura vocês não entenderam Cadê o Eden você consegue tirar querido depois de bater consegue alguém aqui consegue tá então bolo de cenoura tudo
OK agora receita de justiça divina que todo Espírita acha que conhece tudo receita de justiça divina pega o liquidificador não liga ainda não coloca infinita Justiça não é duas xícaras não infinita agora você pega infinito amor coloca no liquidificador agora coloca infinita caridade bate bate meia hora agora o pessoal de trás aí unta a forma desliga o liquidificador agora por favor tira o amor a turma que conseguiu tirar a cenoura por favor ajuda a outra turma compreenderam então por que que você tá tentando separar da justiça divina o amor por que que quando você tá
passando por uma expiação você tá tentando perguntar se isso é justiça se é amor ou se é caridade quando você tá espiando Deus tá sendo amoroso caridoso ou justo hã pegadinha tô pedindo para você tirar a cenoura perceberam perceberam não há distinção a lei é de Justiça amor e caridade você tá separando por quê Deus já bateu no liquidificador Você tá separando por qu ah Deus está sendo justo Ah então você separou a cenoura perceberam gente então quando nós falamos em justiça das aflições nós estamos falando de Justiça infinita amor infinito caridade infinita sabe por
quê Porque nem a justiça humana hoje século XX nem a justiça humana só pune nem a justiça humana já passamos isso nós já passamos há mais de 1000 anos né Antigamente você tá achando que a justiça hoje tá imperfeita eu vou te contar como é que era o método de apuração de culpa o método era assim pegava surg assim fal querido foi você que cometeu o crime não sei então vem cá aí colocar um óo fervendo jogava o indivíduo fala se sair vivo não foi ele todo mundo era culpado não é era assim a investigação
era assim agora tem um que era ótimo que era assim quem cometeu o crime Ah foi a fulana mata a família inteira esse nós não superamos ainda esse método a gente não superou ainda sabe por quê o sujeito comete o crime eu mando ele pra cadeia os filhos de 2 4 5 anos não tem mais o provedor Então as crianças pagam a pena do pai que cometeu o crime mas nós estamos no meio do caminho onde você tá encarnado em que mundo mundo de Então por que que você tá com expectativa de Justiça Celeste Justiça
de mundo Celeste tem que evoluir V ter que trabalhar muito para evoluir as leis para evoluir As instituições humanas para que elas avancem muito na direção das instituições celestes Esse é ponto então diante da aflição nós precisamos pensar o seguinte Será que Deus tá só te punindo não então nós vamos tirar esse conceito agora e vamos lá para Código Penal da vida futura porque tem um código penal na lei Divina tem Claro que tem porque se durante a sua Encarnação você está exercendo o seu livre-arbítrio e você não comete nenhum crime a lei penal Divina
não te atinge você não cometeu crime perceberam então eu casei recebi minha esposa não matei ela a lei penal Divina vai me atingir não minha mulher tá viva agora eu casei matei minha esposa qual lei Divina vai me reger Código Penal da vida futura por quê por qu gente porque você é um espírito criminoso Nossa Arudo como é que você fala isso numa palestra espírita é Chico Xavier pergunta para Emanuel até a Siri ficou doida aqui já p a foto do Chico no relógio o Chico perguntou eman o que que é um criminoso eman falou
Chico qualquer um de nós que foi descoberto porque hoje você pode falar assim não matei ninguém nessa vida né não envenenei ninguém olha gente não brinca com não brinca com lembrança de vida passada não brinca com isso que você vai ter um golpe na sua autoestima cuidado cuidado então no código penal da vida futura Kardec nos ensina que a justiça amor e caridade porque a lei é di Justiça amor e caridade bateu no liquidificador não separa mais ela usa de três componentes para realizar a justiça três componentes arrependimento reparação do Mal expiação homens eu achei
que era só expiação não o livro O céu e o inferno o céu e o inferno item Código Penal da vida futura três elementos estão presentes na lei de Justiça amor e caridade Justiça amor e caridade alguém aqui já leu o Livro dos Espíritos em hebraico não em hebraico seria mais fácil porque ao invés de você escrever assim ó lei de Justiça vírgula de amor e caridade o título seria Torá seak que lei em hebraic Torá sak é justiça amor e caridade é uma palavra só t o justo o justo no velho testamento é quem
exerce Justiça amor e caridade por isso que a terra só conheceu até hoje um justo um só um Jesus Cristo justo completo Então vamos lá arrependimento reparação e expiação então então é o seguinte você é livre para se relacionar com quem você quiser do jeito que você quiser desde que você não faça nenhum mal à pessoa que você está se relacionando com ela aí você começa a relacionar tá relacionando fala assim acho que eu vou prejudicar essa pessoa e exercendo o seu livre arbítrio que que você faz prejudica a pessoa que você tá relacionando com
ela querem que eu dê exemplo Então você mata a pessoa envenena trai abandona Por quê você tem livre arbítrio você tava meio sem o que fazer tô à toa mesmo né Deixa eu prejudicar essa pessoa que tá unida comigo né é assim que funciona gente então qual a primeira coisa que a lei de Justiça amor e caridade precisa fazer te educar educar de que o uso que você fez do livre arbítrio Foi errado você não usou bem o livre arbítrio porque senão que que você faz troca de companhia e arruma outra pessoa para você prejudicar
não é então o primeiro elemento da lei de Justiça amor e caridade é arrependimento mas eu não gosto muito dessa palavra em português eu gosto mais da palavra que tá na Bíblia Hebraica e no Novo Testamento a palavra que tá lá é T shuva porque o que a gente aprendeu é o seguinte o sujeito tá lá na extremo oção na hora que você tá morrendo todo mundo é espírito puro aí senhor fazer se tu tá arrepende arrependo arrependo de tudo arrepende de tudo que você roubou arrependo arrepende de quem você matou T arrependo demais arrepende
a a gente acha que arrependimento é ai arrependi não a palavra em hebraico é t shuva t shuva é voltar para o caminho reto isso é te chuá então o primeiro movimento que a lei faz com com a gente ela chega e fala assim escuta aqui não tá legal esse caminho que você tá andando nele esse caminho que você escolheu tá muito errado aí você fala assim ah mas eu tô achando bom Você lembra do alo da Compadecida o aa Compadecida sujeito aquele chapeuzinho de cangaceiro a ponta esping era um padre aí ele tira o
chapeuzinho e fala assim lembra disso né dá um azar matar Padre aí o padre fala sobretudo pro padre não é perceberam de que lado da esping você tá daqu puxa o gatilho ou daqu recebe a b porque se você tá do lado que puxa o gatilho não dói dói não não dói então o primeiro movimento da lei de Justiça amor e caridade ou s daak é te chuv T chuva é voltar para o caminho corrigir o desvio tem nada de ai arrependi não adianta filho vem com essa conversa fiada ai arrependi arrependeu mesmo muda de
caminho não vem com conversinha muda de caminho tem chuar Voltei pro caminho eu tava desviado Voltei pro caminho acabou não voltou pro caminho aí agora a lei de Justiça amor e caridade vem com o relatório o relatório do dano causado relatório do dano causado então a lei Divina levanta todos os danos que você causou todos os anos né então eu lembro tava fazendo um interrogatório Assis de um preso falei falei assim eh foi você que matou né as pergunta boba né Ele respondeu fui falei gente gente primeira vez que eu vejo isso fui falei você
matou 17 fou Doutor eu gosto de matar esse não fez o ter chuar ainda entendeu Não não voltou pro caminho o que ele não sabe é que além de voltar para o caminho que é o O arrependimento né é ter chuar é voltar para o caminho certo não é só churumela não adianta você ficar arrependi Oi Deus eu arrependi não não adianta não gaste suas lágrimas volta pro caminho certo isso é o verdadeiro arrependimento depois vem a lista com o mal que você tem que reparar vamos lá você tá dentro de casa mamãe papai mamãe
cuidando de você e você é um adolescente de 32 anos aí mamãe chega Fala filho almoço tá pronto você quer que mamãe Ponha o prato para você fala quero Mamãe tô ocupado jogando videogame né aí mãe faz o prato aí o adolescente de 32 come o prato tá sujo quem lava o prato mamãe na lei de Justiça amor e caridade quem lava o prato é tu é tu repara o mal Quem provocou o mal só que a justiça divina é integral porque ela é o seguinte fala assim filho que que você fez na última tirei
a vida dele de ele fala assim manda entrar a vítima aí entra a vítima esse sem vergonha me matou tirou minha vida tirou meus bens que que que ele fez tirou meus bens quanto que dá isso corrigido com o dólar atual deu tanto corrigiu Qual que é o índice que nós vamos usar de correção inpc tirou a vida tirei a vida que mais não só roubou tudo e tirou a vida e agora agora você vai receber ele como o filho que você tirou a vida dele agora você vai dar a vida e sabe aquela vida
tranquila que você tava programando aquela Encarnação você ia viajar passear agora todo o seu dinheirinho vai ser para ele você vai construir uma grande empresa que vai dar uma renda boa que é tudo que você tá devendo e com 30 anos você vai desencarnar o filho vai herdar você vai vai devolver tudo você tirou gente é perfeita Essa justiça aí quando chega a hora do sujeiro desencarnar ele vem na casa Espírita e fala me explica a justiça das aflições Por que que uma pessoa tão nova quanto eu no auge da vida uma empresa dando esse
lucro desencarnar agora por que que vocês fizeram isso comigo aí o benfeitor fala assim tu tu quer saber de verdade tu quer saber quero Então vem cá Sabe esse filho aqui é esse aqui você fala nossa meu Deus Gente vocês não contaram isso pros outros não né É só eu que tô sabendo isso né Não só entre nós nós não vamos contar nem para ele nem pro filho perceberam reparação mas para terminar que o tempo terminou falta uma mas falta ainda Jesus rado eu já retomei o bom caminho eu já reparei todo o mal ainda
tem tem expiação tem mais um como é que é a expiação a expiação é o seguinte de que lado da pingada você tava de que lado da pingada do lado que puxou o gatilho filho agora nós vamos te pôr do outro lado do lado que recebe a bala mas precisa mesmo precisa filho porque eu a gente tá percebendo aqui que você é um exper em puxar gatilho agora você tem que treinar receber bala não é então por exemplo a pessoa fica expert em trair o cônjuge agora tem que ter experiência de ser traído sabe por
quê para você experimentar ambos os lados e para você distinguir o bem do mal porque a gente tá vendo essa conversinha esse sofismo no mundo tudo pode não tem bem e mal bem e mal é relativo de que lado você tá da espada Geralmente quem tá com essa conversinha tá com lado do que puxa o gatilho porque você distingue o bem do mal quando você sofre o mal você distingue a injustiça quando a injustiça é com você porque quando você tá praticando injustiça você não distingue que é injustiça Parece até que é justo Parece até
que é justo então a lei nos dá a experiência Aí você fica Quando alguém te convida no final do expediente você fala assim Nossa tô com a sede Vamos tomar alguma coisa aí a pessoa de quem você fala assim de ninguém esse negócio de tomar coisa dos outros é horrível não quero então pra gente abrir PR as perguntas Quincas Veloso trabal nasceu em Monte Carmelo trabalhava em Uberaba com o Chico de manhã entraram no escritório de contabilidade dele Levaram tudo não Só levaram tudo como destruíram o escritório depredaram aí ele chegou tudo depredado de noite
era reunião com Chico aí ele chega assim né que que o Chico fez abraçou deu a mão fo fazer a tarefa só consolando só acolhendo perguntou que que foi meu filho aconteceu alguma coisa Ah Chico aconteceu isso isso isso contou a história o Chico ficou em silêncio mais 5 minutos de repente o Chico vira para ele e fala assim ô Quincas é tão bom devolver no [Aplausos]