♫ Lá, lá, lá. . .
lá, lá, lá. . .
Oi Professor Albert, professor Albert. Lembra que o Sr. ficou de explicar porque o carbono é tão importante na nossa vida.
Ahhh, sim! É muito, muito importante. Quase tudo que a gente come tem carbono e um quinto do nosso corpo é carbono.
Ele é vital para todos os seres vivos. Puxa vida! De onde vem todo esse carbono?
Ele vem de uma reação química extraordinária, que só acontece porque existe a luz do Sol. Do Sol? !
Ai, ai, iai. . .
Agora, o Sr. vai ter que explicar essa história direitinho. ♫ Essa reação química se chama fotossíntese e é o começo do ciclo do carbono.
- Oba, oba, eu sempre escuto falar dessa fotossíntese e não entendo direito. - Então vamos lá, Saturnina. As plantas recebem água do solo, que é H2O e capturam o gás carbônico do ar, que é o CO2.
Durante o dia, a luz do Sol que bate nas plantas realiza essa incrível transformação química nas suas células. A água e o gás viram oxigênio, O2, que é liberado no ar, e glicose, C6H12O6, que é o alimento para elas crescerem, que contém o carbono. - Que legal, é isso então a fotossíntese?
E sem o Sol nada disso aconteceria, né? - Exatamente, Saturnina. - E como o carbono vai parar dentro das pessoas?
- Como os homens comem plantas e animais, o carbono do nosso corpo vem daí. - Aaaah! Preciso explicar também que os animais se livram de parte do carbono, na forma de gás carbônico, quando soltam o ar da respiração.
E as plantas fazem isso durante à noite. Outra coisa interessante é que tanto as plantas, quanto os animais que morreram durante milhares de anos, transformaram o carbono de seus corpos em combustíveis fósseis: carvão, petróleo e gás natural que estão debaixo da terra hoje. - Entendi!
Que interessante mesmo! E como acontece o ciclo do carbono? - Boa pergunta, Saturnina.
As plantas estão na base desse ciclo, muitos animais comem plantas, muitos animais comem plantas e animais que comeram plantas. O carbono vai passando de um para o outro. Quando os animais devolvem para o ambiente o gás carbônico da respiração e as plantas fazem o mesmo durante à noite, o ciclo se fecha.
- Aaaah, sei. Professor, vê se eu entendi direito! Esse gás carbônico que as pessoas e animais soltam, então, volta para o ar e recomeça o ciclo?
Fotossíntese etc. Exatamente, mas tem uma coisa que tem preocupado todo mundo. O gás carbônico que está no ar, não vem só das plantas e animais.
As queimadas, as indústrias, os carros, vem soltando muito mais gás carbônico no ar do que as plantas, através da fotossíntese, podem transformar em oxigênio. E o que vai acontecer? O que já está acontecendo, Saturnina.
Muito triste! Ai meu Deus! E o que podemos fazer, Professor?
Aprender a contribuir para melhorar a situação. Cada um de nós tem que conhecer a "Pegada de Carbono". "Pegada de Carbono".
Isso mesmo, Saturnina. Mas eu explico no nosso próximo encontro. Hummmm!