já é tempo então vamos dar início a nossa segunda aula o seu momento de oração agora vai celeste em nome de jesus nós damos graças ao senhor pelo dia que o senhor fez e pela oportunidade que o senhor nos dá di refletir a respeito da realidade da existência do pensamento a partir da tua verdade deus pedimos à luz do senhor será para os olhos do nosso entendimento do coração que o senhor nos deus na capacidade de discernir e julgar todas as coisas que a mente do senhor jesus se manifeste na nossa inflexão sobre a realidade
e no julgamento pra separar mas aquilo que é bom eo que vem do senhor de tudo aquilo que não vem do senhor nos dá ao deus de discernimento desgraça do segmento em nome de jesus amém então gente vamos seguir em frente com a nossa jornada a respeito do pensamento de herman dói verde então o que a gente fala um pouco de aspectos biográficos falamos sobre a vida dele sobre seu projeto intelectual e terminamos concluímos com a sua é a sua morte então examinamos assim de forma bem abrangente a jornada inteira do seu trabalho da sua
vida e hoje a gente vai entrar de forma mais é é é específica nos temas centrais da filosofia de doyle eu pontuei algumas coisas ao longo da reflexão de ontem mas hoje a gente vai examinar de perto as idéias então hoje o a discussão vai ser um pouco mais abstrata resolver isso como mencionei na aula de ontem nós começamos com uma biografia seguimos hoje para a sua crítica transcendental ea sua objeção à autonomia ao dogma da autonomia religiosa da razão depois a gente vai falar sobre a sua reconstrução da história da cultura ocidental e vamos
ainda tratada a sua teoria das modalidades das entidades sua visão sobre teologia filosofia e antropologia filosófica um pouquinho de cada coisa mas a onda de hoje é muito importante pra cada um pegar uma tem uma ideia de qual é o método que dói ver desenvolveu que quero lembrar também que ontem eu mencionei isso que o dólar está lá é procurando é desenvolver eu usei a expressão é é um organismo né organon para usar a expressão grega que é um conjunto de ferramentas que a gente vai empregar na crítica do conhecimento e na crítica das ideias
então é quando o e aristóteles na verdade não produziu esse livro nele ele tinha uma série de textos a respeito de lógica sobre as categorias e posteriormente esse material foi reunido próprio elenco produza essa obra que hoje você encontra aí é 11 história da filosofia sempre estuda que é o o órgão o neo organon que esse conjunto de ferramentas eu mencionei também que francis bacon propôs um é 91 organo o novo conjunto de ferramentas quando a gente estava na aurora da revolução científica e ele propôs então uma outra abordagem diferente da abordagem metafísica escolástica uma
abordagem mais imperialista pra as ciências então eu usei isso só com uma analogia isso é uma discussão realmente que o dof já presente nesses termos mas eu acredito que é bem isso que ele está fazendo com ele desenvolve o seu sistema de filosofia é construir um conjunto de ferramentas críticas pra que a partir de um ponto de referência cristão a gente tenha condições de julgar o nosso pensamento de julgar teorias e de é desenvolver uma compreensão realmente científica e interdisciplinar do da realidade a mais a partir como diz um ponto de referência cristão eu isso
foi uma inovação eu disse isso em relação ao que caipira e outros líderes neo calvinista já tinham feito eles tinham iniciado esse trabalho de um contato renovado com a cultura é moderna numa situação é é pós iluminista depois da revolução francesa então novos desafios surgiram na europa e caip e com seus associados e introduziram este movimento de reforma do cristianismo protestante pra é responder às novas demandas agora entre as os desafios desse projeto existe esse desafio particular que é como a gente constrói essas ferramentas críticas pará é o pensamento cristão avançar e aprofundar e amadurecer
e dói ver já assumiu essa tarefa então isso o assunto basicamente ontem dá um pouco desse contexto histórico e das razões porque dói decidiu se envolver com esse projeto então hoje nós vamos a entrar mais é profundamente nas idéias de jóias vamos falar um pouco mais sobre contexto intelectual será importante para a gente entender algumas categorias que ele usa vamos é problematizar o dogma da autonomia da razão e então entrar na crítica transcendental que foi desenvolvida por dodói veja não falando um pouco sobre o contexto intelectual algumas observações sobre essa situação a partir da qual
o pensamento do doi de surgiu é eu vou retomar algo que eu falei ontem de um outro jeito de uma forma mais gráfica e isso aqui depois vai ser disponibilizado para quem tiver dói ver vollenhoven como nós mencionamos foram os fundadores desse projeto filosófico da filosofia da idéia econômica e isso é tá esse sistema de pensamento tem uma genealogia então nós temos antes de calvino a gente poderia ter colocado aqui agostinho não é necessário mas nós temos então calvino caip ii e dói de vôlei rodríguez nomes muito importantes nessa tradição intelectual que a gente chama
de meu calvinismo naturalmente calvino não era nem o calvinista mas é enfim toda essa reconstrução do pensamento em formato baseado no que ele produziu antes é como eu mencionei ontem groen vampires ter e foi o fundador do movimento anti revolucionários foi também muito influenciado pelo pensamento é de calvino ele é um reformado e o próprio van princesa teve uma influência importante sobre caip na proposta antirrevolucionária que capta vai desenvolvê e amadurecer um outro nome muito importante nessa genealogia é herman bava em alguns você deve ter ouvido falar é graças a deus a série d a
sua teologia é dogmática foi traduzida para o português está disponível e o ba vi que é absolutamente central em toda essa discussão sobre a teologia um pensamento meu calvinista bahrein foi realmente o sistematizador é da do pensamento nem o com vinícius do ponto de vista do gmat cuê em base em que aparece o tema de que é o que a gente o que dói falar depois motivo base do da fé cristã que é o esquema criação que é de redenção esse esquema naturalmente muito mais antigos há algo disso a gente encontra lá em irineu é
mais base em que artigo usa esse princípio como uma chave para distinguir o pensamento reformado de outras concepções ideológicas e ele usando o credo apostólica como referência fala então sua criação por deus ea redenção por meio da obra de jesus é e e criação queda e redenção é por meio da obra de jesus e consumação também é por meio da obra de jesus e do espírito santo então ele ele sintetiza esse motivo cristão se referindo ao motivo é aos temas da criação que é de redenção e relacionando isso com a fé tributária isso aparece várias
vezes na do trabalho de de baguim evento hoff foi um especialista é embalagem que se o doutor a sua tese de doutorado sobre ba vi observou que uma visão assim mais aguçada sobre a constituição reformada de da relação de crianças entre a natureza graça está no centro do pensamento de bagagem que ele tem ele escreveu uma tese sobre isso tem um livrinho mais resumido sobre natureza e graça do pensamento de bairro que não tem disponível em português e inglês mas o veneno ralf mostrou isso que é o esquema criação que é de redenção de se
distinguir do do pensamento católico romano porque afirma que a graça não é em primeiro lugar com uma elevação da natureza para as pra atingir o sobrenatural mas em primeiro lugar a renovação da própria natureza e e se esse tema teológico de que de uma unidade plena de natureza e graça ele está na raiz do meu calvinismo a idéia de que a graça de deus não envolve não não tem como propósito nos remover da natureza ou acrescentar novos uma capacidade sobrenatural mas restaurar a natureza que foi atingida pelo pecado pra que ela opere como deus é
designou desde o princípio esse motivo da unidade de criação e redenção é o motivo central no pensamento de base e claro está presente antes em caipirinha e calvino mas embalagem está muito mais explícita e essa ideia central vocês vão reconhecer por exemplo lendo lendo a morte da razão de prancheta em que ele quando eu falar sobre atos sobre a reforma protestante com o título do capítulo é a unidade natureza e graça então esse é um tema base em quê ano e um bar em que influenciou então muita gente tá é nós vamos falar mais sobre
ele posteriormente caipira também teve influências no seu no desenvolvimento da sua ideia de cosmovisão é de frans van badá editei particularmente é essa idéia de uma visão de mundo e da vida né que o termo alemão que o empregado para se referir a isso era velho chão então kuiper toma esse termo que tinha já uma história do idealismo alemão e aparecem de uti e emprega esse termo para descrever o seu projecto de de um cristianismo como uma cosme o cosmovisão completo que aparece no livro é o calvinismo é o próprio calvino influenciou muito um outro
teólogo que não é da tradição do calvinismo de mj o teólogo escocês estou aqui porque o game só foi o primeiro é protestante assim é conhecido no contexto reformado a tomar a idéia de weldon acham a idéia de visão de mundo e da vida de cosmovisão e empregar para explicar que o cristianismo é uma bill cosby visão então ele escreveu um livro sobre a visão do mundo é visão cristã é de deus e do homem e esse livro em que ele apresentava o cristianismo como sistema total em que todas as dimensões da doutrina está organicamente
conectadas e teve influência sobre caip o caio já tinha desenvolvido todo o seu projecto na holanda e quando ele foi convidado para dar sugestões eléctricos na américa do norte no seminário de princeton na viagem de navio o peter reze não demonstrou isso num estudo que ele fez sobre a sobre o aston eléctricos não é que este livro calvinismo na viagem de navio para a américa do norte ele leu james hora e ele reconheceu nesse tema da cosmovisão um tema chave ou uma palavra melhor dizendo muito adequada para descrever todo o seu projeto sua visão sobre
a integralidade do do cristianismo e sobre as implicações da fé reformada para os vários campos da vida então quando ele leu de episódio ele pegou esse termo e daí então surgiu a a essa apresentação da fé reformado como mobil cosmovisão quando ele chega o sinal de cristo pra dar as palestras sobre o calvinismo lexon kelvin mesmo ele já emprega esse termo e depois ele é consagrado né então no claro que no contexto americano o tema é o ouviu e em português no português portugal às vezes ser traduzido como mundivisão é uma divisão nos foi muito
bem né pegou aqui no brasil o tempo cosmovisão para traduzir esse tempo então assim isso é importante pra em termos de contexto intelectual é um outro pensador que teve uma influência significativa foi thomas reid um filósofo é também escocês que um dos pais do do chamado realismo do senso comum um thomaz reis também teve influência importante ele influenciou na américa do norte arsn rod eo leite e toda a teologia de princeton é muito influenciada pelo pensamento thomas rede duas vezes também influenciou bava em da epistemologia do ba vi que era uma espécie de realismo crítico
e isso também é significativo que dói ver te vi que isso é dog de voleibol e tiveram que pensar bem se eles rompiam ou não com realismo do senso comum de thomas rede depois vão ver que tantas vezes e influenciou os outros com algumas outras pessoas bem importantes mas voltando aqui há dóis por envolver duas influências de fora do pensamento teológico é reformado kant e hansel cante o fundador da filosofia crítica filosofia ocidental a gente vai servir muito a ela eo erro seu fundador do fenômeno então robert minutos em que foi professor é do seminário
esse mister e era um discípulo de é de doi veja escreveu um pequeno artigo em que ele defende que o método de doi vigia um método é fenomenológico então isso é pra quem se interessa por pesquisar mais essa questão filosófica então aparentemente há uma influência metodológica de hansel sobre dói ver agora kant e o'neal campeã nismo é um contexto é fundamental para entender dói ver a gente vai falar rapidamente sobre isso daqui a pouco mas então o pensamento alemão é uma das fontes duas fontes das categorias e dúvidas dos problemas que os jovens procuram lidar
são a tradição nem o calvinista ea filosofia alemã quem gosta mais filosofia analítica que é filosofia preferida por exemplo na américa do norte da inglaterra é têm geralmente dificuldade de acompanhar doses porque o seu estilo filosófico é o pessoal chama de continental é um estilo filosófico que era como uma ave na na alemanha na holanda na frança é uma forma de abordagem chamada filosofia continental e você tem essa outra tradição filosófica que é muito forte no mundo contemporâneo que essa tradição anglo saxônica da filosofia analítica e e tem pensadores cristãos que trabalham mais no estilo
analítico então acho que já perguntei pra vocês que quem já é ouviu falar de algo implante liga alguns ouvir falar de plantão filósofo cristão muito bom muito fera contemporâneo discípulo de thomas reid discípulo de thomas leite se você procurar a internet talvez se encontrem as fotos do dia em que ele é plantio se aposentou e ele curiosamente no dia da aposentadoria fizeram praia de brincadeira uma coroa zinha é e na coroa trazia o nome de thomas hardy então é como se fosse o o rei dos reis de anos então o próprio plantio foi muito influenciado
então pelo é por essa tradição analítica e particularmente pelo realismo de thomas rede mas é uma outra tradição de reflexão outro nome importante colher infantil infantil foi influenciado pela albinismo americano de rhode emei shan mas ele também tem uma influência profunda de base que também a de ascendência holandesa o próprio plantio de ascendência holandesa e teve uma grande sofreu grande influência do pensamento de base em algumas dissertações inclusive defendendo isso que por trás de da apologia infantil que você tem é é teologia dodô renovável que agora também teve um contato com dogs lembram disso eu
mencionei que no lançamento da revista filosofia reformata cornélio infantil era um dos editores eram seis ou sete editores vão tiver um deles e houve uma troca muito grande de infantil com com dóis nos primeiros anos de posteriormente houve uma ruptura e muitas vezes o ano de 1981 é colocado como uma marca assim dessa é em que essa divisão ficou digamos mais explícita ela aconteceu anteriormente na verdade eo infantil do antigo vários pensadores aí apologistas tem alguns conhecidos aí como de um frame oban sem é e gente inclusive que está na ativa atualmente como velho oi
traz por exemplo que também é um crítico de dólares mas está nessa tradição e do infantil bom voltando ao plantio e replantio já foi é e influenciando plantio em outras só foi influenciado pela filosofia analítica e eu não mencionei aqui o ruy william harry dia alemã que era professor do calvin colete e era um caipira e ano mais não era um caipira e ano é 2 verdiano ele tinha várias críticas ao dólar e mencionei até aí pra vocês então eles tiveram influência de calvino de caips de base em quê mas também de thomas rede movimento
das suas ideias bom então eu coloquei essa essa é a semana ganhado aqui só para lembrar algumas coisas que eu falei ontem mas é que ontem eu falei muito da vida então aqui o que dá uma síntese de um quem é quem em termos intelectuais e lembrar vocês nesse ponto essas duas fontes ou dois contextos principais de diálogo de doi vez que o contexto dodô teologia reformada e o contexto da fila da filosofia alemã é france chefe por último não podia esquecer de deixar as palestras no passado sobre o francês chez chefe foi a era
aluno do colégio infantil se considerava discípulo do infantil no preço oposicionista mas também teve uma grande influência de hansokumake que por sua vez era discípulo de doi verde hansokumake ele se converteu na segunda guerra mundial na prisão quando estava é no campo de prisioneiros e lá ele conheceu o professor mix que era um é um dos primeiros filósofos informacionais trabalhou junto com o vôlei roven dói ver e perguntou para o mês que ele podia fazer eu estava estudando kant e estava querendo saber se é possível ser um filósofo e ser um cristão ao mesmo tempo
então mixa apresentou dói ver e descobriu que era possível ser um cristão comprometido em ser um filósofo ao mesmo tempo e decidiu estudar filosofia e perguntou qual se com a área do pensamento reformado que estava desguarnecida que não tinha nenhum filósofo tinha trabalhado com ela aí o mix disse para ele olha a área da arte está faltando como o rock marca segundo as palavras de tentou ser artista mas não deu muito certo então ele decidiu ser um historiador da arte e também o filósofo da arte ele produziu uma obra fantástica de teoria estética e estudou
o gante todo o barroco landay estudou jazz americano e fez um trabalho muito legal e razouk máquina ajudou sheiffer no começo do lavre então por causa disso é a uma influência também não abre essa tradição tem uma palestra que o que marca apresentou que tem disponível você encontra talvez até no gabriel dias livre na internet é bom não estou muito certo disso mas enfim essa palestra disponível no lado da holanda gravada ea o título é elegante crychan viu o filósofo uma visão cristã holandesa da filosofia e nessa palestra o o rock marca ele cita o
livro do chefe na morte da razão e comenta que aqueles temas dos do chefe que estão lá estavam presentes antes do livro crepúsculo do pensamento ocidental dodói verde e que o próprio vou ler o próprio verdão o cmac comunicou para labre ajudou comunicar para abrir vários valores dessa tradição é é informacional nem o calvinista só que no labre elas não estão na forma de idéias filosóficas mais de um estilo de espiritualidade mais sintra mundano mais voltado para essa conexão da fé com as diversas áreas da cultura e com a questão da realidade então isso é
observação em 37 hulk makler quando ele encontrou chefe não mencionei isso nas palestras do ano passado é ele ele colocou um problema do chefe por um lado aqui na tradição holandesa e saíram fracos na espiritualidade mais fortes na reflexão crítica sobre a realidade e por outro lado ele vivia no sheiffer uma vitalidade espiritual muito grande que refletivo a igreja americana o cristianismo norte americano mas ao mesmo tempo eo cristianismo americano já não era tão forte nas categorias intelectuais então o que marca propõe assim juntar as coisas né porque não a gente juntar esses dois elementos
a ênfase na espiritualidade e da reflexão e desce essa junção tá na própria origem do lavre nas duas coisas ênfase na espiritualidade e na reflexão então isso é um mapa geral pra gente se localizar dói ver de bola errou em nosso assunto vários filósofos surgiram posteriormente desenvolvendo os insights de idosos de vôlei rover para vários campos aí como filosofia da matemática e da lógica filosofia da física com o professor stolz ou o da filosofia biologia como disse van dame ou é o próprio ea cópia ao funk escrever um livro muito importante sobre isso filosofia sistemática
filosofia transcendental hermenêutica filosófica filosofia da educação é é a filosofia à sociologia com sam the reef por exemplo o próprio tênis trouxe é filosofia da economia com bobby rahal titular é filosofia da tecnologia com egberto esquema então um livro do esquema e foi traduzido recentemente é parte do projeto cristãos na ciência que a gente eu sou o coordenador de conteúdo desse projeto é a gente lançou pela editora ultimato livro fé esperança e tecnologia que eu acho que o primeiro livro assim mais extenso em português sobre cristianismo e tecnologia está disponível desde é o mês de
maio sendo enganado então assim nós temos aí filosofia do direito filosofia da história a questão do neomarxista da filosofia crítica o vanderlei vem trato disso filosofia moral teoria estética epistemologia e assim por diante bom uma situação aqui está no livro crepúsculo do pensamento ocidental num artigo de introdução que eu fiz pra ele herman do iva de reformador da razão o mais importante para uma primeira leitura de dói ver é ter em mente o impacto desses em seu sistema das duas grandes tradições o calvinismo ea filosofia alemã a primeira com sua idéia é ter o nome
cadê lei e o t1 etanol mans ira ea segunda com sua ênfase na crítica e no sujeito conhecedor e compreender com as duas são refundidos a partir da descoberta da visão do ser humano em uma nova filosofia cristã capaz ao mesmo tempo de afirmar a pessoa humana com suas liberdades e demonstrar a inquebrantável conexão dessa liberdade com a lei criadora de deus fez-se um trechinho da introdução que escrevi que está disponível na internet em produção editorial se encontra o pdf dela se eu fizer a busca e radoi reformador da razão é uma boa introdução aí
pra quem ainda não leu nada a respeito mas o livro que vai ser adotado e que eu recomendo além dessa introdução é o livro contornos filosofia cristã contornos da filosofia cristã de caos beque não é se esse é o livro de que vocês vão ter que resenharam agente livre do caos da editora cultura cristã foi trazido pelo rodolpho amorim que é o brilho do labre também trabalha lá com a gente no lago então esse livro é fundamental é de fácil leitura tá é não é complicado e dividido em capítulos curtos então recomendo muito esse livro
foi considerado e desde que foi lançado como a melhor introdução à régua dói é mais acessível é mais claro a minha introdução ao crepúsculo do pensamento é um artigo pequeno então talvez valha dar uma vida nela antes pra fazer a cama pra onde o contornos gente questões preliminares sobre a crítica transcendental a razão que levou dói ver se a desenvolver essa esse argumento transcedental foi a alegação de que o pensamento científico não pode operar a partir de pressuposições cristãs que é necessária uma alegada neutralidade religiosa então nós vamos começar problematizando isso um pouco ea partir
de um autor até que é um discípulo de dórdio adianta a gente se aprofundar um argumento é transcendental mas algumas definições importantes aqui com a gente o que é racionalidade uma visão cristã de racionalidade a gente deve agir dizer que ser racional significa manter hábitos do pça sicos consistentes com a uma finalidade a pessoalidade do homem não quero explicar o que significa docs santos significa opinião é é uma das traduções né opinião ou crença então quando a gente fala que de hábitos tóxicos essa expressão doc's a cico ela é consagrada no contexto da epistemologia da
filosofia do conhecimento para se referir a tudo que tem a ver com as crenças com a a formação ea manutenção das crenças sobre a realidade crenças variados não só crenças religiosas da gente por exemplo a crença de que a paz é de que é possível fazer cálculos matemáticos a crença de que você é é a sua memória confiável a crença é é as crianças se forma a partir da sua experiência sensorial por exemplo está olhando agora pra mim e você forma somente forma crença de que eu estou presente em fortaleza eu não estou em belo
horizonte estou aqui porque está vivendo então de algum modo você tem um aparelho com o objetivo que produz crenças e através do raciocínio em cima das crenças que são produzidos por esses aparelhos se produz outras crenças e tal então o que seriam hábitos dos ativos são os hábitos na formação de crenças como é que você chega a conclusões e como é que você forma as suas convicções então isso tem a ver com racionalidade tem gente que forma é que crenças e de modos inadequados eu lembro por exemplo de o ter ouvido um senhor dizendo o
seguinte certa ocasião que ele descobriu que é uma batida feita com as raízes de um certo capim era muito bom para o cabelo para fortalecer o cabelo mas qual porque chegou a essa conclusão pelo seguinte é bom essas raízes eram raízes é de um certo tipo de capim e quando elas eram batidas e nada elas podiam ser usadas pra cá e vegetais pra fazer enxerto de plantas por exemplo os restos de galhos de uma árvore pra mim e adubar a terra assim por diante então ele ouviu em certa ocasião que o cabelo tem raiz existe
uma raiz de cabelo seguinte referência se essa batida de raiz de capim serve para fazer as plantas que têm raiz se desenvolverem o cabelo tem raiz então a gente pode usar essa batida para a raiz do cabelo porque é tudo raiz encerrar isso que forrar isso é faltar isso né e conclusão e se esse cap é bom para o cabelo o que é isso é um é uma forma de tirar conclusões mas obviamente errônea né se a gente seguir esse padrão de raciocínio só pra ajudar os irmãos ficaram em dúvida é claro que algumas conclusões
absurdas serem obtidos por exemplo é o tocar fogo às vezes é bom para as plantas né pra para renovar e uma uma região inclusive na caatinga você tem plantas que a queimada faz bem pra ele de repente se depender do tipo de cabelo pode queimar é porque vai crescer mais cabelo lugar é isso que vou fazer analogia que faz bem para as plantas faz bem pro cabelo porque o cabo tem raízes gente obviamente não ea uma série de padrões de raciocínio que a gente emprega que são absolutamente errados muitas vezes a gente precisa tem hábitos
dos ácidos corretos por exemplo usar e usar as leis as regras da lógica e da atenção significado das palavras de uma sequência de raciocínio é um bom hábito do xsara tico buscar evidências empíricas é um bom hábito do doc's a cico agora existe assim vários hábitos várias virtudes são necessárias para a gente aprender a ser racional e entre essas virtudes a gente precisa considerar o respeito à nossa natureza humana chesterton em certa ocasião disse isso que o louco não é a pessoa que perdeu a razão é a pessoa que perdeu tudo a razão que queria
dizer com isso é que um sujeito que é absolutamente lógico a gente pode dizer os seus hábitos do mar do edoxaban riscos perdão mas ele despreza a importância ea relevância de outras experiências necessárias para a vida humana ele acha que só a razão é suficiente por ser humano viver essa pessoa pra excessivamente empobrecida na sua relação com o mundo para produzir juízos racionais válidos o juízo racional não vem apenas do uso da lógica vem de uma relação sadia com akon todo da realidade e claro com a sua própria é natureza humana não tenhamos isso em
mente está com a gente fala de racionalidade ser racional significa que hábitos de informação de crenças que são consistentes com o que nós somos como seres pessoais racionais e assim por diante e nesse sentido a gente pode dizer que não há contradição de fé racionalidade a fé é uma dimensão da natureza humana ea própria razão sempre traz um elemento de fé cae que gostava de escrever isso mas o que estou fazendo aqui apenas lembrando os irmãos do que seria uma visão cristã irracionalidade e até mesmo ecumênica que vai encontrar uma afirmação desse tipo num contexto
protestante num contexto católico romano mas enfim a esse acordo né dos cristãos e que fé irracionalidade não estão em contradição bom contra essa perspectiva de fé racionalidade que a gente pode dizer em termos gerais que a visão cristã existe o dogma central da racionalidade secular o dogma da autonomia religiosa do pensamento teórico o que é isso é a crença de que o pensamento teórico é essencialmente independente de crenças religiosas e de que deveríamos mantê lo independente de interferência religiosa isso é o que a gente chama de dogma da autonomia religiosa do pensamento teórico quando a
fé se intromete nos juízos críticos ela corrompe juízos então nós não devemos permitir que crenças religiosas se school no nosso discurso filosófico ou na formulação de teorias a respeito da realidade e assim por diante mas todo mundo aqui também acostumado com esse tipo de perspectiva é sobre las cidade em outras palavras o pensamento teórico é neutro em relação à religião será isso verdadeiro então aqui eu quero lembrar uma objeção que dodd apresentou que é só preliminar mas não deixa de ser importante todas as escolas e discutir várias escolas de pensamento na introdução aí desse trabalho
e problemas transcedentais pensamento filosófico e fala de várias escolas filosóficas opostas e aí diz o seguinte todas essas escolas professam serem infundados unicamente em princípios puramente teóricos e científicos em outras palavras que todos são aderentes da assim chamada autonomia da razão na ciência agora se isso for verdade parece um pouco estranho que elas não tenham sucesso em convencer umas às outras por argumentos puramente científicos então como objeção preliminar ao do evento simplesmente aponta esse fato se é verdade que todas essas escolas de pensamento seculares o que arrombam para si essa firma essa é reivindicação é
de neutralidade se todas são realmente neutros porque não chegam a um acordo porque o acordo é impossível praticamente impossível segundo godoy verde existem pressupostos não examinados que estão além do pensamento teórico e que seria a explicação para é a insolubilidade da divergência de diversas escolas filosóficas e e levantei com uma objeção se fu a essas escolas pensamentos circular puderem mostrar a partir da sua alegada neutralidade do pensamento um acordo fundamental então é a gente pode pensar no assunto mas isso realmente não aconteceu uma suspeita por outro lado pode ser levantada de um pontinho esta é
cristão então eu já mostrei aqui mais uma apresentação inclusive no ano passado esse é um quadro da frida kahlo de 1954 título é o marxismo dar à saúde aos doentes bom quem é é o que a gente tem essa figura então vocês podem ver é só um minutinho é bom esse mesmo vamos precisar disso então como eu disse o título é o marxismo dar à saúde aos doentes vejam só nessa imagem aqui eu sei enxergar a figura do karl marx lá no fundo vejam que dá o rosto do marcos sai aqui uma mão que aperta
o pescoço do tio sam é uma mistura que dá água continua sã e ao mesmo tempo duas grandes mãos se manifestam e compreender a realidade dela frida kahlo realmente ficou doente com é paralítica aqui você tem as mãos e trazendo cura nem os é as muletas caindo e ela tem aqui na mão um livro e esse livro vermelho não é a bíblia a gente não é a bíblia aqui você tem a bomba é um representante da paz é então o que nós temos aqui toda uma iconografia que tem uma uma referência claramente religiosa né e
o título é o marxismo dar à saúde aos doentes então é justificada em muitos momentos a suspeita é do ponto de vista cristão que é o mundo secular não é de fato secular no sentido é que é reivindicado que o mundo secular não é um mundo que abandonou as crenças religiosas mas um mundo que deslocou as crenças religiosas não vou me referir aqui ao trabalho do roi cause mito da neutralidade religiosa é um livro baseado no pensamento de rebordosa mas com uma série de inovações que o professor fauze introduziu esse livro foi publicado pela editora
da universidade notre dame que é onde o plantio já foi professor inclusive bom o que é uma crença religiosa segundo eles são crenças religiosas são crenças em realidades originam antes o realidade não dependentes ou incondicionadas e que rondou ele chama de seus livros de archs isso são crenças religiosas a gente acrescenta e também crenças sobre como o resto da realidade se relaciona com a realidade não dependente então toda crença sobre o que é o incondicionado sobre como as coisas se relacionam com esse incondicionado são as crenças religiosas de alguém daí a gente pode suspeitar que
frida kahlo tem uma religião não pt dão uma relação não apenas científica e racional o marxismo mas também uma relação religiosa com o marxismo na sua esperança é absoluta nem a respeito da revolução e assim por diante bom vejo aqui uma citação de aristóteles está no livro na sua metafísica assim sobre aquilo que pode existir independentemente é imputável a uma ciência e se a tal tipo de coisa no mundo aqui certamente deve estar o divino e ela deve ser o primeiro eo mais dominante princípio é o rói causa representa uma série de exemplos disso mas
é pra o esse é o exemplo principal que abre a discussão é um exemplo de aristóteles porque a idéia de uma teologia filosófica ou da teologia com uma uma dimensão do pensamento metal físico à parte é se é em aristóteles e é interessante que a concepção clássica de rede crença religiosa o perdão a concepção clássica respeito de crença metafísica ou seja de crenças sobre a natureza do ser a origem de todas as coisas é de que é essa essa fonte de todas as coisas é divina então os antigos desde os filósofos é pré socráticos até
aristóteles sempre pensaram nos primeiros princípios como coisas divinas então não havia uma distinção entre crenças sobre deuses por um lado e crenças sobre a realidade incondicionada e não dependente por outro como uma crença puramente secular digamos assim ou puramente filosófica então no pensamento dos filósofos gregos o que é o primeiro princípio ou aquilo que funda a realidade é o divino então é importante ter isso em mente porque de algum modo no nosso mundo moderno a crença religiosa ea crença em uma realidade fundamental de onde vêm todas as coisas foram separados então é por isso que
alguém com pode ser um materialismo dialético por exemplo acreditar que tudo vem da matéria como é o caso da frida kahlo por exemplo ea pessoa não pensar que essa crença seria religiosa porque crença religiosa seria crença em deus deuses então se a gente pensa seguinte já que não creio em deuses então não tenho crenças religiosas muito embora eu trato da matéria como absoluto incondicionado ora se era estoques vice um filósofo materialista hoje dizer isso ele diria não o que o senhor concepção de divindade diferente você entende que o divino é a matéria impessoal claro que
às vezes as pessoas confundem isso porque pensam que crença religiosa necessariamente envolvem a personalidade que se você tem uma crença numa divindade e essa divindade é pessoal então essa crença religiosa mas isso é obviamente falso a gente sabe disso por causa das religiões orientais que tem crenças sobre é realidade não dependente como divina mas não necessariamente atribuem personalidade do nosso sentido então o panteísmo indo por exemplo atribui personalidade a grama afirma que a fonte de todas as coisas e ainda assim atribuir divindade no sentido aristotélico foi cláudia apresenta várias definições de religião que são contemporâneas
e que ele mostra que elas são realmente falsos porque elas de distinguirem a idéia de um deus ou deuses da do conceito filosófico de divindade bom como essa ilusão se desenvolveu como é que a gente aprendeu a separar crenças em deuses e crenças religiosas é isso não era como eu disse a visão clássica no ocidente não era a visão grega nem a visão greco romana disso com a confusão começa com o cristianismo porque no cristianismo a crença no primeiro princípio que é a realidade divina ea crença no deus pessoal são uma realidade única do cristianismo
deus que é a fonte de todas as coisas é uma pessoa e só ele é deus não existem outras forças outros é personalidades divinas e assim por diante então o que acontece com modernidade foi introduzido uma estratégia de demarcação para poder criar um ambiente secular e eliminar a influência religiosa nas diversas áreas da cultura então essa estratégia de marcação envolveu a rejeição da crença cristã no deus pessoal como ponto de partida para as atividades digamos assim seculares circulares então a modernidade identifica crença religiosa com otimismo gente a razão disso é muito óbvia é que a
modernidade surgiu no contexto tem está a questão é essa esse evento que a gente chama de modernidade começa dentro do contexto tenista do mundo é ocidental cristão por isso a rejeição da crença religiosa é identificada com a perdão a rejeição da crença teísta é identificada com a rejeição da crença religiosa ou em outras palavras crença religiosa e teístas são a mesma coisa no contexto cristão ocidental então por causa disso supõe se que o ateísmo não que não têm crenças religiosas se crença religiosa é a crença no deus te está então a rejeição do deus teísta
é a ausência de crença religiosa olha o que é isso uma ilusão de ótica é simplesmente uma ilusão de ótica porque se o ateísta continua mantendo crenças sobre realidades absolutas em condicionadas a partir das quais a realidade temporal existe e ter continua mantendo crenças sobre o divino no sentido que os gregos entendi o que era estou feliz exemplo na sua metafísica então eu por uma um acidente histórico o ateísmo se pensa freqüentemente livre de crenças religiosas mas isso não é verdade se você trata uma dimensão da realidade como a fonte incondicionada de todas as coisas
é e consequentemente isso é o divino então você tem uma crença religiosa você pode não ter uma religião organizada mas você tem uma crença de natureza religiosa é então gente o ideal de neutralidade da ciência espécie de cortina de fumaça que esconde é do pensador secular os absolutos que governo seu pensamento ele tem absolutos que qualitativamente falando tem a mesma função que a crença religiosa tem mas por não crer numa religião tradicional e não ser cristão ele não nota que a relação dele com essas crenças religiosas ou a relação com os objetos sobre os quais
ele tem essas crenças é religiosa é o herói klauser usman faz uma observação irônica certa altura livre dele que eu acho que é bem esclarecedor alguém pode dizer pra você o seguinte é olha eu não como carne eu não como carne não gosto de carne eu sou um vegetariano bom essa é uma declaração que diz algo sobre o que a pessoa não come obviamente o que ela não gosta e assim por diante mas essa afirmação não diz nada sobre o que a pessoa come o que ela gosta de comer bem e vegetais mas qual é
o seu prato predileto e assim por diante você pode pensar o seguinte que o ateísmo o secularismo é o marfim é uma negação do de crenças religiosas tradicionais e particularmente do terrorismo mas isso não é ainda uma apresentação das crenças do indivíduo é simplesmente a negação de um conjunto de crenças então a gente tem que fazer essa pergunta né e às vezes o hotel está muito preocupado em diesel o que ele não crê e gasta pouco tempo falando sobre o que ele crê que o cristão às vezes vai discutir com ateísta e não percebe isso
nem notei isso às vezes nota mas a pressão às vezes não percebe isso que o ato ele vê o ateu como uma pessoa que não crê não o ateu não creio que você escreva que cria alguma coisa então a gente não foi ao âmago da discussão enquanto a gente só está discutindo o fato do ateu não querendo que eu creio e nós não chegamos a discutir o que ele acredita afinal de contas e com que fundamentos ele tem a sua fé essa é a questão importante então vamos considerar a possibilidade que na modernidade a crença
religiosa não tenha sido dissolvida ela tenha sido deslocada é uma possibilidade colhem danton foi professor no king's college em londres e discutir bastante isso num livro dele chamado the wall é acho que é cadê o ano termine enfim eu vou me lembrar do título é alguma coisa assim mas colhem gana neste livro ele faz essa discussão uma entra nesse tipo nessa mesma questão levantada por causa da altura e ele faz a seguinte observação eu acho que é muito perspicaz os homens abandonaram o deus cristão os homens ocidentais mas eles ainda precisam que alguém realize as
funções do deus cristão então que o homem fez terceirizou esse trabalho distribuiu as funções do deus cristão entre várias forças e várias instituições da sociedade mas elas continuam sendo realizadas e faz parte da crítica cristã do mundo secular a gente procurar observar os substitutos de deus deus não pode ser simplesmente ignorado de acordo com romanos capítulo os homens trocaram a glória de deus pela imagem o executivo bem como diabos quadros e répteis o homem troca de divindade e não pode ficar sem nenhuma crença a respeito do divino e se ele alega que não tem nenhuma
crença a respeito de uma realidade incondicionada fundamental que seria fonte outras coisas de todas as coisas que têm que demonstrar isso isso não é é fácil ou eu suspeito que é impossível demonstrar mas a questão é essa estaria ainda crença religiosa assombrando o pensamento teórico bom aqui entra então a crítica transcendental de ferro doyle eu quero lembrar algumas categorias importante em primeiro lugar o que dói ver diz sobre o sentido da visão de dólares significado é um ser de tudo aquilo que é criado significado ao ser de tudo o que aqui tudo aquilo que é
criado que david quer dizer com isso que há nenhum objeto do mundo real e o próprio mundo como nós conhecemos não tem auto existência muita gente pensa que deus criou o mundo e uma vez que deus tenha criado o mundo o mundo passa a ter auto existência ele está lá o independente de deus independente da mão divina ele tem um centro próprio por assim dizer mas isso não é visão cristã das coisas você celebrou se vai se lembrar que de acordo com o autor é jesus é aquele que sustenta todas as coisas pela palavra do
seu poder então claramente o mundo criado ele tem existência mas ele tem uma existência relativa ele não tem uma existência absoluta ele não subsiste por si mesmo a palavra de deus é que mantém o mundo existindo ora a palavra de deus estabelece uma relação entre deus e as coisas que deus criou isso significa que a causa da existência das coisas é o que elas significam para deus esse é o ponto porque as coisas existem porque é uma palavra divina estabeleceu as coisas então a relação e o sentido que as coisas têm para deus é que
é o seu âmago se você é buscar o ângulo das coisas para saber como elas podem existir você não encontra uma substância alto existentes você encontra a palavra divina sustentando a existência das coisas então tudo é sentido a realidade mais íntima de todo mundo criado e da própria matéria é o sentido que aquilo tem na relação do pai com seu filho jesus como está escrito em colossenses que todas as coisas foram feitas por meio de jesus e para jesus então o mundo tem um sentido mais um assento nesse sentido está fora do mundo a gente
deve dizer que o mundo foi feito por causa de jesus não é isso que a gente fala se o mundo foi feito por causa de jesus você não vai encontrar o acento final do sentido das coisas olhando para as coisas você pode descascar o sentido do mundo com uma cebola você não vai encontrar nada no final se você for removendo as camadas pelo menos nada que seja criado esse é um ponto mas existe a palavra divina que sustenta todas as coisas então ser das coisas é o significado e isso significa então própra dói vez que
quando você faz uma um estudo crítico das estruturas da realidade você não vai descobrir uma substância alto existentes o que você vai descobrir são as relações que as coisas têm umas com as outras e com deus é isso você vai descobrir esse é digamos assim o tutano da realidade esse é o tutano da realidade não claro claramente é uma forma de ontologia que é bem diferente da metade física tradicional é que fala de essências de substância e assim por diante é uma outra coisa importante é ter em mente é que de acordo com com drivers
é a gente experimenta o sentido de forma diversificada porque a gente percebe que há vários níveis vários objectos várias relações e elas não são todas idênticas então nós vamos falar mais sobre isso durante o curso aqui mas é novamente fala sobre as várias modalidades do sentido e é ele usava a imagem do prisma para escrever é a visão essa visão das coisas então o can que depois aproveitou isso muito foi bota altíssima do economista é encenador cristão tá viva ainda tem até um livro dele ser traduzido agora capitalismo progresso e deve ser lançado no ano
que vem o que ele fala sobre é pensamento econômico a partir da data da edição é como o nome indica é parte da filosofia econômica mas ele gostava de dizer o seguinte que o mundo é multicolorido pensa dessa forma o mundo é multicolorido e essa diversidade de cores que são os vários sentidos que a experiência humana tem toda essa diversidade de cores está concentrada em um ponto que é o coração agora o que é que é produzir essa refração do sentido cósmico que as coisas têm um sentido unificado para deus mas a gente experimenta as
coisas assim com uma diversidade de sentido de cores de de valores e assim por diante mas pra deus está unificado o que faz o sentido cósmico se refrata em várias cores é o tempo então é o tempo que faz a diferença em cada livro de sentido da experiência humana existe uma ordem própria de duração e que reflete uma digamos assim uma forma da temporalidade isso aqui é um pouco abstrato mas o importante é ter em mente é a a essa altura é a metáfora que dói de usa a metáfora do prisma tenham isso em mente
então pra deus todo sentido está unificado da ponta pra ele mas na nossa experiência temporal o sentido está refrata duet um espectro de cores ea gente vai falar sobre esse espectro daqui a pouco suas modalidades da experiência temporal bom é é ainda como introdução à crítica transcedental a gente tem que explicar o que significa transcendental o que significa isso filosofia transcendental é um estilo de aproximação filosófica é a investigação das condições de possibilidade da experiência e do conhecimento fazer uma analogia que só pra vocês compreenderem você é bom vamos pensar que você que usa óculos
em vários aqui que usam óculos acho que é uma boa analogia eu tô aqui com o meu óculos o meu óculos permite que eu enxergo e vocês sem óculos eu enxergo só alguns talvez alguém na frente quem tem miopia grave devem se afastar esse aperto mas com óculos você consegue enxergar quando você está usando óculos você não se preocupa com ovos quem está acostumado a usar com óculos fica inconsciente de que usa obras a alguns de vocês já tiveram depois por você sair mas alguns de vocês já tiveram a experiência de sair procurando óculos não
sair de casa eo foco estava no rosto perguntar alguém levantou a mão aqui então é você que já teve essa experiência não é curioso isso que o óculos ele se torna quase uma parte de você então vocês fiquem inconscientes dele e essa altura você se esquece de que está usando óculos mas você pode parar para examinar um óculos então a despeito da miopia você pode retirar o óculos e observado esse tá sujo ver se os parafusos tão é do lugar se ele está muito bom ambos se arranhou e assim por diante você pode examinar o
óculos não pensa o seguinte o óculos funciona como uma condição pra a visão é uma condição de possibilidade para a visão no caso de quem é míope agora vejo que o óculos você é consegue retirar a examinar não consegue fazer isso você consegue olhar as coisas usando óculos ea certo momento se pode parar de olhar para as coisas e olhar para o óculos você pode fazer isso é mais difícil fazer isso com os olhos é bem difícil na verdade não tirar os olhos examinado nos pra fazer mas você enxerga todas as coisas com os olhos
e você enxerga os olhos ao mesmo tempo que você enxerga as coisas e é claro que você pode criar recursos artificiais então o homem inventou o espelho com o espelho você consegue olhar nos seus olhos ainda que de forma limitada então pensa no seguinte nós temos 11 uma série de aparatos que são as condições de possibilidade para nós temos experiências da realidade o óculos é um aparato artificial agora o olho é um aparato natural que é uma condição de possibilidade para a visão agora essa condição de possibilidade por sua natureza é está além da análise
você tem que preço por essa condição inclusive para pensar sobre ela mas você não consegue além dela então você pode realmente examinar os olhos no no espelho mas você não vai conseguir examinar o fundo dos seus olhos ou a articulação a ligação neural dos olhos é é sem destruir os olhos do processo se você tentar fazer isso vai ficar cego então a gente pode fazer uma analogia com isso é como se os olhos fossem uma condição transcendental a estrutura dos olhos fosse uma condição transcendental para a visão é uma condição de possibilidade o óculos serve
um pouco pra isso no caso dos olhos e isso é muito mais radical é uma condição de possibilidade para a visão você pode usar os olhos pra enxergar os olhos mas você não pode fazer nada sem os olhos e termos visuais é uma condição de possibilidade então que a filosofia transcendental faz ela faz o seguinte é um esforço de tentar encontrar quais são as condições de possibilidade do pensamento o que torna possível pensar na maior parte do tempo a gente pensa sobre as coisas como a gente olha as coisas a gente pensa a gente forma
conceitos a gente ler livros e assim por diante mas sim certo como altura você pode parar pra pensar sobre as estruturas do pensamento o que torna o pensamento possível o que são as leis da lógica porque a nossa mente é capaz de trabalhar com as leis da lógica final de contas ea experiência sensorial porque a gente consegue ter experiência sensorial e formar conceitos nacionais sobre essas experiências então isso é o que a gente chama de exame transcedental das condições do conhecimento é um tipo de filosofia que tenta encontrar por assim dizer o teto tocar o
teto e as paredes e descrever qual é o ambiente hostil o limite do ambiente e cognitivo da experiência humana gente isso é o que chamo de filosofia transcendental tem nada a ver com a meditação transcendental está não tem nada de místico é uma abordagem filosófica o método o pai do medo do transcendental do flu também às vezes chamado de filosofia crítica é emmanuel kant 1724 1804 escreveu as famosas críticas nem a crítica é da razão pura que é a mais é conhecida inscreveu sua crítica estética nem a sua é é crítica do juízo escreveu é
a crítica da razão prática então é bem conhecido por esse sem idéia da filosofia como crítica né mas o que ele quer dizer com isso ele ele pensa quando pensa filosofia crítica ele pensa sobre a filosofia que está ciente das suas estruturas ou sobre o pensamento que está ciente das suas estruturas então um pensamento realmente crítico é um pensamento que possui a si mesmo isso é muito importante se eu fosse fazer analogia mencionei ontem é pense a irna nas razões por que você acredita em uma coisa é de repente é você aprendeu sobre história do
brasil você aprendeu que é no ipiranga é nas margens do rio ipiranga foi feita a declaração de independência do brasil e se ouviu isso a certa altura e sempre acreditou nisso que eu vim porque sua mãe falou que sou professora falou e aí a certa altura geralmente no no primeiro grau mesmo é um professor de história levanta a questão olha a aparentemente essa narrativa da declaração da independência que é vezes pintada como esse momento heróico em que o pedro primeiro decidiu né lutar realmente pela é pela independência do brasil que isso é uma construção é
romântica na verdade não foi bem assim que a coisa aconteceu e muita gente já teve experiência na escola nem ouviu esse questionamento e de repente você se faz essa pergunta porque eu acreditei nessa história essa história tem fundamento tem algum fundamento vai descobrir que na verdade existe é uma divergência a respeito do assunto então não é um consenso absoluto de que esse evento não aconteceu mas é a maioria dos professores de história diz que isso é parcialmente inventado um ponto aqui é que na experiência de acreditar por um tempo alguma coisa de repente duvidado aquilo
nessa experiência você descobre que você precisa saber por que você acredita e não simplesmente acreditar você precisa saber os porquês e você começa a fazer essas questões então é quando você pergunta o porquê da crença você de certa forma está possuindo a si mesmo porque você não está permitindo que uma crença seja por assim dizer é introduzida o colocado na sua mente sem sem a sua avaliação critica os em seu julgamento pessoal então você pode adotar uma série de crenças porque as pessoas colocam pra você mas a certa altura você pode dizer olha eu preciso
ser senhor dos meus processos cognitivos eu preciso ser senhor do meu edifício de crenças e para o senhor do edifício de crenças eu tenho que colocar os tijolos eu tenho que aprender a construir se difícil eu não posso deixar que os outros construam pra mim eu tenho que aprender a construir então o cante via isso como um traço do iluminismo o homem possuía a si mesmo e se tornar responsável pelo seu sistema de crenças e para isso ele precisa de um pensamento crítico nesse sentido é então o cante fala sobre outro ponto importante ele fala
na visão dele haveriam duas fontes de pra todo o conhecimento para todos saber ele promoveu uma síntese do racionalismo dogmático é que é acreditava ser possível filosofar sobre a natureza do homem sobre a realidade de deus sobre a moral e assim por diante que são realidades que não são olímpicas e o empirismo cético e representado o rio me que dizia que você não pode pensar racionalmente sobre nada sobre qualquer coisa que esteja além da experiência empírica peça é duas visões que combate estava em conflito na época de kant e cante criou um sistema de filosofia
que de certa forma sintetizou e superou o racha a um conflito de racionalismo empirismo ele fez ele distinguiu entre essa realidade numérica dos números ou seja das coisas em si mesmas da alma é deus ah ah ah o infinito e tratou essas realidades assim talvez exista mas nós não temos acesso empírico essas coisas então isso no máximo são idéias que a gente reguladoras que a gente emprega no pensamento e na moral mas só isso na visão dele todo o conhecimento que existe é o que é fenômeno ou seja o que vem a você na experiência
empírica agora o que é isso que venha você na experiência empírica não é simplesmente um são simplesmente os dados da experiência é bruta digamos assim é uma síntese das categorias da razão com experiência empírica então isso foi a chamada o chamado giro copernicano da filosofia que o cante alegava ter introduzido enquanto havia uma discussão sobre como vêem a experiência de conhecimento o cante argumenta que a experiência de conhecimento acontece dentro do sujeito a partir do sujeito é o sujeito a é o sujeito no caso o self é onde o indivíduo humano mas sim nas suas
no seu centro nacional ele aplica categorias a priori da razão aos dados da experiência empírica e sintetiza isso então isso forma todo o conhecimento que nós temos da realidade essa é a tese de candidatos que é todo saber tem essas duas fontes isso relembra claro algo que a gente conhece do pensamento grego antigo quando se fala sobre as formas racionais e a matéria e todo mundo empírico cedo resultante dessa síntese de de formas racionais eternas com a matéria tem alguma relação com isso sem dúvida nenhuma esse é um problema antigo mas encante essa síntese acontece
no sujeito não é um demiurgo que fez essa conexão como acontece em platão é no sujeito que acontece essa conexão em que as categorias é analíticas da razão são e sintetizadas com os dados brutos da experiência empírica e isso forma então toda a experiência cognitiva é que nós temos é nós vamos falar um pouco mais sobre isso é quando a gente foi entrar agora no nos problemas transcendentais que dói ver este levantou inclusive em relação ao cante mas isso vai ser depois do nosso intervalo