Marx: o 18 de Brumário de Luís Bonaparte e a Primavera dos Povos de 1848

22.1k views13780 WordsCopy TextShare
Se Liga - Enem e Vestibulares
CONHEÇA NOSSO CURSO COMPLETO: http://www.seliga.com.br SIGA A GENTE NO INSTAGRAM: http://www.instagr...
Video Transcript:
fala pessoal do se Lia Professor Daniel Gomes de Carvalho e hoje dando continuidade à nossa série de vídeos sobre Marx nós falaremos de um dos textos fundamentais de Marx que é o texto o 18 braro de luí Bonaparte na verdade esse texto é um texto relativamente tranquilo de ler é um texto bem escrito é um texto límpido é um texto Claro porém ao ler esse texto alguns estudantes alguns estudiosos mais jovens sentem dificuldade justamente porque o Marx recorre remete faz alusão a vários contextos históricos que pra gente hoje não são tão óbvios como talvez era
na época dele que precisam de esclarecimento então nessa aula especificamente eu vou contextualizar bastante falar bastante sobre a primavera dos povos sobre o ano de 1848 para que nós compreendamos a leitura a interpretação que Marx faz desses eventos aliás eh quando eu dei aula sobre esse texto na universidade foi muito curioso né porque eu comecei a aula falando assim com meus alunos ó Pessoal esse é um texto muito legal o 18 Brumário de Lis Bonaparte mas toma cuidado porque eu conheço algumas pessoas do meu meio que não importa o que aconteça no mundo ela vai
lá e cita o 18 Brumário então o político x fez Y Ah o 18 pro Mário então fica acaba se tornando um texto para qualquer momento para todas as estações para todas as horas mas foi curioso que eu disse isso pros alunos para eles tomarem esse cuidado mas ao término da minha aula na universidade eles falaram assim um deles falou assim professor legal mas deu para entender porque que as pessoas adoram Comparar as leituras de Marx do 18 BR Mário com algumas coisas da política de hoje E aí eu quero que vocês assistam esse vídeo
e se quiserem façam aqui nos comentários esses Paralelos essas leituras o que te lembra para que a gente possa então discutir Então vamos lá se liga primeiro ponto importante o que foi a assim chamada primavera dos povos né o historiador Eric hsb diz lá no seu livro A Era do Capital o que em 1789 na Revolução Francesa havia sido levante de uma só nação agora em 1848 foi a primavera dos povos de todo um continente O que foi a primavera dos povos você sabe que alguns dias antes do começo da revolução de 1848 na França
um Pensador que também era Deputado também era político nesse momento Alexi de toqueville no dia 27 de janeiro de 1848 alguns dias antes da Revolução o toqueville ele disse os senhores não percebem que a terra treme mais uma vez ele diz lá na Câmara dos Deputados estamos dormindo sobre um vulcão Sopra o Vento das revoluções a tempestade está no horizonte alguns dias antes toqueville que era um grande Pensador desse momento já percebe que algo está para acontecer na verdade já alguns movimentos já tinham começado na Itália até então toqueville não tá simplesmente fazendo uma previsão
ele tá percebendo e pensando que aquilo que já tinha começado na Itália ia acontecer também em outros lugares aliás em fevereiro de 48 que é o grande momento das revoluções de 48 é também o momento que Marx que estava com 30 anos e engels que estava com 28 publica O Manifesto do Partido Comunista então O Manifesto Comunista ele é publicado no seio da primavera dos povos e em diálogo com a primavera dos povos Então o que foi a primavera dos povos em primeiro lugar é o Robs Bal diz que foi a maior revolução da história
da Europa maior não necessariamente em termos de importância maior mesmo em termos de extensão há movimentos que acontecem em várias partes do do continente europeu né é um movimento que se alastra como fogo na palha vou te dar algumas datas só para provar isso que eu disse ó 12 de Janeiro você tem movimentações acontecendo na sicília 24 de Fevereiro você tem a proclamação da república na França de 48 né 2 de março de 48 você tem revoltas no sudoeste alemão depois em 6 de Março na Bavária 11 de Março em Berlim 13 de Março em
Viena e já também na região da Hungria 18 de Março em Milão e então toma toda a Itália então perceba que se alastra rapidamente por isso que se alastra como fogo na palha rapidamente e aliás afeta tanto regiões do leste europeu quanto regiões do Oeste europeu e por que que isso é importante porque significa que a primavera dos povos as revoluções aconteceram tanto em regiões industrializadas em cidades com mais indústria quanto em regiões mais camponesas tanto em regiões com trabalho livre né a França já tinha abolido a servidão na Revolução Francesa né na época da
Revolução Francesa havia mais ou menos 1 milhão e meio de pessoas em estado de Servidão na França e agora no leste europeu na região da Rússia ou do império austríaco ainda havia Servidão então tanto áreas de trabalho livre quanto áreas de Servidão tanto áreas que eram monarquias constitucionais como a França né que derruba o rei luí Felipe de Orleans quanto monarquias consideradas absolutistas como império então a primavera doss povos aconteceu mais ou menos no que hoje são França Alemanha Áustria Itália República Checa Eslováquia Hungria Romênia Polônia Bósnia Croácia e Montenegro acontece em 39 estados alemães
em sete estados italianos e sobretudo no império habsburgo né no império austríaco na Inglaterra e alguns movimentos como movimento cartista como a própria jovem Irlanda que de alguma maneira fazem parte né desse movimento da primavera dos povos Então veja é um movimento amplo que se que se alastra como fogo na palha que afeta regiões as mais distintas da Europa em nenhuma dessas regiões onde há as revoluções de 48 o governo ficou de pé então em todas algum governo cai mas em todas a revolução acaba derrotada com exceção da França mas mesmo na França depois como
veremos o Napoleão Tero eh acende E aí diz o hsb em nenhuma dessas regiões o governo ficou de pé mas como a primavera o movimento não durou Então veja lendo aqui era do capital do hsb em 18 meses com a exceção da França todos os regimes que as revoluções de 48 derrubaram foram restaurados então primavera dos povos a maior promessa a mais ampla extensão o maior sucesso Inicial imediato e o mais retumbante fr casso então o império austro-húngaro derrota a insurreição de praga em junho de 48 o império austro Húngaro que na verdade era Império
austríaco ainda depois vai virar Império austro-húngaro eh mais para frente eh o império austríaco reconquista a Boêmia os romenos são derrotados pelos russos são derrotados depois pelos turcos na Alemanha e na Itália há movimentos pela unificação e esses movimentos são derrotados e a derrota por movimentos Até em alguns casos populares mesmos pela unificação a derrota dos movimentos populares pela unificação da Itália e da Alemanha abre caminho para que a unificação da Alemanha e da Itália no final das contas seja monárquica autoritária e impositiva quer dizer a derrota de 48 da primavera dos povos na região
do que hoje é Alemanha e na região do que hoje é a Itália que ainda não eram países unificados a derrota da primavera dos povos nesses lugares abre caminho para que no final das contas a unificação não venha exatamente por uma revolução Popular mas seja capitaneada por estados por monarquias embora haja sobretudo no caso italiano ligações com movimentos populares veja na França existe hoje a expressão kantu itar que a gente poderia traduzir como 48-a 48-a na França o kantu itar eh significa alguém que tem uma uma atmosfera utópico romântica um revolucionário né como as revoluções
de 48 ainda envoltas nessa Esfera do Romantismo nessa esfera utópica agora na Itália também tem a expressão fazendo 48 só que em italiano fazer um 48 é fazer bagunça é fazer desordem o que mostra a a a diferença do significado das expressões idênticas nos diz alguma coisa né sobre 48 na Itália e 48 na França e mesmo na França então na França de fato eles proclamam República só que aí os em fevereiro de 1848 só que aí os conservadores vessem as eleições em abril os trabalhadores são esmagados em junho de 48 depois Napoleão é eleito
em dezembro de 48 e a República é lida em 1851 né mas bom algumas vitórias irreversíveis na primavera dos povos que é o caso por exemplo da Abolição da servidão no império austríaco isso de fato é uma coisa profunda estrutural e que vem em 48 bom então a maior revolução da história da Europa é maior ampla extensão se espalha como fogo na palha e é o mais retumbante fracasso e quando a gente tenta pensar nos motivos das revoluções de 48 a gente percebe uma mistura de elementos sociais e até socialistas com elementos também nacionais e
poderíamos chamar de nacionalistas a questão nacional e a questão social Estão ali na raiz desses movimentos em alguns lugares a questão é mais social Talvez seja o caso da França em outros lugares como no leste europeu a questão nacional é mais premente na Alemanha na Itália a questão nacional é mais premente o mnich que era o primeiro ministro da Áustria que acaba derrubado nesses movimentos eh o metn dizia que a Itália era nada além de uma expressão geográfica quer dizer não era um estado e e muitos italianos nesse momento então estão buscando a construção de
um estado né a construção do Estado Então veja Alemanha Itália checos húngaros romenos eslavos no contexto de 48 todos eles estão de alguma maneira lutando contra o império austríaco lutando contra o império austríaco para eles terem sua existência sua autonomia sua unidade Cada um com as suas próprias distinções né você tem alguma as nações que um Historiador chamado Taylor chama de nações históricas né que seria o caso da Polônia ou da Hungria que são nações que algum momento já tiveram alguma unidade política mesmo que precária mas há em 48 o que o Taylor chama de
nações não históricas quer dizer que jamais tiveram qualquer unidade política e que nesse momento em 48 estão reivindicando autonomia né estão reivindicando autonomia em 48 há projetos mais radicais então na França gente pedindo a república democrática na Alemanha na Itália e na Hungria gente pedindo a república democrática e há projetos mais moderados há gente que está pedindo só uma constituição tem gente que está pedindo só que o império austríaco seja um império multinacional né no sentido que reconheça autonomias de vários povos então há projetos que dizem respeito à autonomia nacional ou à Independência ou a
questões sociais ou mesmo questões socialistas cuidado o Marx em 48 ainda é muito jovem então quando a gente fala em socialismo em 1848 é socialismo naquele sentido que o toqueville fala no texto dele sobre 48 pessoas que acreditam que não basta mudar o governo a política é preciso mudar também a sociedade é esse o sentido da palavra socialismo em 48 hoje quando eu falo em socialismo alguns de vocês pensam no sentido do Marx né de transição pro comunismo de tomar os meios de produção e coisas assim mas nesse contexto de 48 socialismo era uma palavra
mais genérica para pessoas que acreditavam que era necessário também mudar a sociedade e não só mudar a política ou o governo tá H então Democratas sociais e mesmo socialistas entre os Democratas sociais e socialistas o kutz na Hungria O ledr Roland o Luis Blan e o prudon e o August blanqui na França o pon que depois é associado à tradição anarquista né enfim embora ele não se coloque nesse momento como anarquista o próprio Marx o jovem Marx nesse momento na Alemanha o próprio bakunin então é uma revolução que que na verdade são várias revoluções que
envolvem questões distintas e realidades distintas mas há uma unidade no sentido de que elas são simultâneas né de que é uma explosão simultânea e e rsball fala isso muito bem o Marx também escreve sobre isso Nesse contexto quando Como surgem Algumas propostas radicais Democratas sociais ou mesmo socialistas em 48 fica muito claro como liberais mais moderados e conservadores que em outros momentos Campos opostos das revoluções se aproximam né então por exemplo na França eles proclamam a república após derrubar o luí Filipe de oleã e vários republicanos que eram mais moderados que eram mais liberais se
unem a a inclusive monarquistas para reprimir movimentos de trabalhadores em junho né O Conde de cavu lá em Piemonte na Itália eles ele disse em 1846 se a ordem social chegar a ser genuinamente ameaçada se os grandes princípios sobre os quais ela repousa vierem a estar diante de um sério risco Então muitos oposicionistas muitos republicanos vão se aliar ao partido conservador então isso foi dito né Por um por um desses por uma dessas pessoas que atuam em 48 eh então de fato alguns historiadores dizem que 48 foi um ano importante para o movimento Liberal deixar
de ser o movimento revolucionário né se o liberalismo em 1830 ou antes foi um movimento revolucionário contra monarquias absolutistas chamadas de absolutistas né em outros vídeos aqui do seiga a gente já problematizou esse termo absolutismo Mas enfim eh se se em outros momentos o movimento Liberal foi um movimento revolucionário por se opor ao antigo regime agora há uma camada cada vez maior de liberais que se aliam que se ajuntam ao ao flanco conservador ao campo conservador deixando de ser revolucionário ao mesmo tempo Há muitas monarquias que para garantir a sua própria sobrevivência passam a adotar
algumas reformas caso do império austríaco como eu falei para vocês tá passam a adotar alguns elementos do pensamento liberal ou alguns elementos do pensamento nacionalista e aí diz o o hsb o período após a repressão da primavera dos povos o período entre 1848 e 1870 é um período flagrantemente conservador na Europa então após a brutal repressão de 1848 a gente tem algumas décadas conservadoras até que nos anos de 1870 você tem a comuna de Paris o crescimento do sindicalismo e já um outro movimento né o hsb tem uma metáfora maravilhosa para falar sobre isso né
O Rob fala assim a revolução nos anos no final dos anos 40 né nos anos 50 e 60 ela é como as serpentes na Inglaterra existem serpentes na Inglaterra até que existem mas São muito poucas são uma parte muito pequena e aí Robs B diz a revolução nos anos de 1850 e 1860 né no século X são como serpentes na Inglaterra raras Existem poucos tá e o Marx e o engels escreveram bastante sobre isso né nesse momento o no artigo o movimento revolucionário na Itália eles disseram o principal resultado das revoluções de 1848 não é
o que os povos ganharam mas o que eles perderam e eles perderam As Ilusões quer dizer eh eh e o hsb compra essa essa leitura do Marx e também pensa a partir dela né que 48 foi movimento fundament foi um momento fundamental paraa burguesia deixar de ser uma classe revolucionária e se tornar no sentido político pelo menos uma classe conservadora claro que há uma uma um pensamento uma ideia marxista do capitalismo como um um um sistema revolucionário no sentido de que ele está constantemente revolucionando as formas de produção as forças produtivas etc etc mas aqui
há um posicionamento da burguesia no campo antirrevolucionário no sentido de contrário À Revolução proletária né A Revolução dos trabalhadores Então é isso que eles querem dizer com a perda das ilusões tá é isso que eles querem dizer com a perda das Ilusões O engels no final da Vida em 1895 quando tem uma sai uma edição da luta de classes na França que são um conjunto de textos do Marx sobre esse período e o engels faz um prefácio lá no final do século XIX em 1895 e nesse prefácio o engels diz ó a história não deu
razão a nós nem a quem pensou de modo semelhante Então engels disse quando eu era jovem lá em 1848 tava na minha no final dos meus 20 anos né da minha década dos 20 anos eu errei na minha avaliação a gente errou a gente achou que em 48 a Europa já estava madura pra revolução socialista e depois que nós vimos o avanço do capitalismo entre entre os anos de 1848 e 1870 a gente percebeu que a que a Europa ainda não estava madura por uma revolução socialista que isso ainda levaria tempo então é isso que
eu queria falar para vocês sobre um contexto geral a respeito de 48 agora vamos falar especificamente de como foi 1848 a revolução na França agora que vimos como foi a primavera dos povos de maneira geral genérica algumas das suas grandes características agora vamos entender vamos entender mais detalhadamente a partir do que aconteceu na França só Vamos retomar um pouco uma cronologia da história da França até pegando algo que a gente viu em outros vídeos aqui não se liga entre 1789 e 1799 nós temos a Revolução Francesa né na periodização clássica da Revolução Francesa entre 1799
1814 e 1815 a era napoleônica então a Revolução Francesa luí XV é morto depois a a era napoleônica Napoleão faz o império acaba derrotado bom depois da era napoleônica o assim chamado congresso de Viena Restaura a família bbon na França então luí XV tinha morrido mas o irmão mais novo dele com o nome de luí XVI o antigo Conde da Provença assume como novo Rei da França como luí XVI então 1815 a a restauração dos borbons o Luís XVI governa de maneira ali relativamente moderada com com a existência de uma constituição e etc relativamente moderada
também não tô dizendo que ele era um grande Democrata tá bom após a morte de Luís XVI o outro irmão do Luís 16v decaptado Carlos x o o antigo Conde de Artois se torna o novo Rei da França e Carlos x era um Ultra realista o Carlos x faz coisas como tentar nobres que teriam sido prejudicados pela Revolução Francesa e coisa assim e o governo de Carlos x Enfim engendra uma grande reação que termina numa revolução em 1830 1830 há uma revolução na França mais uma revolução na França que é a revolução de fato daquela
pintura do eugen de la croa né a liberdade guiando o povo essa pintura às vezes é associada à Revolução Francesa e ela é da Revolução Francesa mas da Revolução Francesa de 1830 né embora ela faça referências Claro a Revolução Francesa de 1780 39 então em 1830 luí Felipe de Orleans é o novo Rei da França um monarca constitucional o pai do luí Felipe de Orleans o Felipe igualdade o Felipe galit havia sido um defensor da Revolução Francesa no começo depois ele acaba decaptado então era o monarca constitucional de uma família já defendia uma Monarquia Constitucional
moderada Luiz Filipe de oleã fica conhecido na história como Rei Burguês Ele é Rei da França entre 1830 e 1848 ele troca o traj real pelo térm agravar né e a revolução de 1830 ela foi sentida na França nas palavras do Vítor Hugo um dos maiores talvez até o maior escritor francês desse momento Victor hiig o Vítor Hugo né o Vítor Hugo chama a revolução de 1830 de a revolução pela metade uma espécie de jornada dos logrados porque havia muita expectativa e o que vem é um governo mais ou menos é um governo meia o
governo pela metade então por exemplo a revolução de 1830 consagra na França o voto censitário E aí o discurso oficial do governo sobre isso era gente o voto censitário quer dizer o voto por renda só quem tem mais dinheiro pode votar é um voto Universal basta que vocês se enriqueçam que aí todos vão poder votar hre sevu enriqueçam se né e eh vocês aí bom evidentemente na década de 1840 se desenha uma oposição cada vez mais forte ao Luiz Felipe de orlean essa oposição é materializada na política dos banquetes né feitos como forma de oposição
E aí em 14 de janeiro de 1848 o ministro do luí Filipe de Orleans o braço direito do luí Filipe de Orleans que era o Guizo que era o filósofo e Historiador francês o Guizo proíbe os banquetes o banquete de 14 de janeiro é remarcado pro 22 de fevereiro e também é proibido mesmo assim apesar da proibição real e do Guizo contra os banquetes a população são Operários estudantes vão pro Cartier latan que era ali que é uma região ali de Paris é onde eles se concentravam estudantes etc etc 23 e 24 de fevereiro de
1848 são erguidas barricadas na França o rei chega a convocar um Marechal que tava lá na Argélia a França tinha invadido Argélia na década de 1830 e vai impor uma colonização brutal contra a Argélia vários massacres na Argélia enfim é uma história terrível que a gente pode falar em outros vídeos se você eles quiserem ele convoca o Marechal francês que estava fazendo a repressão contra os argelinos para fazer a repressão contra os trabalhadores da França contra os revolucionários da França bom no final das contas eh não dá certo inclusive há soldados que se juntam aos
revolucionários e o rei luí Felipe de Orleans abdica do Trono e busca seu refúgio em Londres ele foge para Londres e é proclamada a segunda república na França a primeira república foi a República lá na Revolução Francesa dos girondinos e depois dos jacobinos como vimos aqui já nos nossos vídeos sobre revolução francesa no canal Essa é a segunda república na França de 1848 nesse vídeo eu vou falar do texto do Marx o 18 brumar de Luiz Bonaparte e o Marx era um comunista mas em 48 também um outro Pensador escreve sobre a revolução de 48
que é o toqueville o toqueville é um Liberal conservador mas é muito legal que o toqueville escreve o texto lembranças de 48 toqueville é um Liberal conservador Marx escreve o 18 primário de Luis bonap parte né um comunista e embora um fosse comunista e outro Liberal conservador eles têm muitas análises que parecem Claro tem muitas diferenças também mas há muitos pontos de confluência entre Marx e toqueville isso é muito legal né o Marx leu o toqueville o toqueville ao que parece não leu Marx né o toqueville já tava mais velho já morre Poucos Anos depois
da de 48 o toqueville nesse texto dele então lembranças de 48 quando ele fala dessa revolução to diz assim o governo parece que não foi derrubado parece que ele caiu né então o governo não foi derrubado ele caiu né ele já tava frágil enfraquecido luí de olas desmoralizado velho etc e aí o toqueville compara a política francesa a um teatro e o Marx faz a mesma coisa no 18 Brumário né o Marx compara a política francesa a tragédia e a farça né que são coisas do teatro e o toqueville também o toqueville diz assim os
franceses sobretudo os de Paris misturam a Literatura e o teatro com manifestações mais sérias do dia a dia da revolução aqui na em 48 a imitação do teatro foi tão visível que a originalidade dos fatos permaneceu escondida quer dizer oev tá dizendo que os caras ficavam tanto tentando imitar o que eles viram no teatro ou seus antepassados da Revolução Francesa que o que tava sendo feito de fato de novo o que era de fato novidade ficou até meio que escondido pelo teatro a teatralidade dos eventos então era o tempo diz o toqueville em que todas
as imaginações estavam borradas pelas cores pesadas que la Martini acabara de derramar sobre os seus girondinos o la Martini participa de 48 é uma das grandes lideranças o la Martini havia escrito um livro sobre os girondinos e na verdade foi o l Martini que inventou o termo girondinos como eu falei para vocês em outros vídeos não existiam girondinos na Revolução Francesa Isso é uma invenção dos historiadores é uma invenção do L Martini e o l Martini dizia que esses republicanos franceses eram os novos girondino né eram os novos girondino Então os homens da primeira revolução
da revolução de 89 estavam vivos em todos os espíritos seus atos e as suas palavras em todas as memórias tudo que eu presenciei em 48 trazia a marca de Tais lembranças sempre eu tive a impressão de que houve mais esforço para representar a Revolução Francesa do que para continuá-la então é uma teatralidade né procurava-se o mesmo calor das paixões de nossos pais mas sem o conseguir não podendo imitar o seu entusiasmo ou sentir o seu furor imitavam seus gestos e as suas poses Tais quais haviam sido vistas no teatro nunca pude levar os atores muito
a sério tudo em 48 me parecia uma desprezível tragédia representada por estries de província maravilhoso esse texto do toqueville sobre 48 é lindo esse livro é um dos meus livros preferidos lembranças de 48 e ele como vê ali uma teatralidade eles dizem que eles estão continuando a Revolução Francesa Mas eles estão fazendo outra coisa na verdade fevereiro de 1848 então eles proclamaram a república na França bom e depois e uma vez proclamada a república e agora lá Martin aquele lá dos girondinos e ledri rolan lá na prefeitura de Paris preparam uma lista de 11 pessoas
para serem um governo provisório um governo por um tempinho só eh depois de 48 Então nesse governo estava o próprio L Martin o próprio ledri Roland Garnier page flocon que era amigo do Marx conhecido do Marx é um operário né um dos primeiros Operários da história a estar no governo o alber um teórico socialista o Louis Blanc né o l Martin e o ledr Roland eles queriam que a França fosse uma república mas não uma república já Jacobina porque os jacobinos nesse momento eram Associados à pena de morte à guilhotina então não era esse que
eles queriam então eles queriam uma república girondina então com voto Universal como queria cond doru girondino uma república mas sem pena de morte né a ideia de uma república girondin então eles proclamam a república e rejeitam o terror para se distanciar dos jacobinos eh instauram O sufrágio Universal masculino Claro não precisava dizer que era masculino né eles só diziam um sufrágio Universal tava implícito que era masculino enfim dentro de uma mentalidade machista que achava que era natural a mulher não votar etc então a proclamação da república a instauração do sufrágio Universal masculino a abolição da
escravidão nas colônias e agora definitiva que a Revolução Francesa tinha abolido a escravidão mas o Napoleão havia restaurado né Agora é a abolição definitiva da escravidão a redução da jornada de trabalho a criação de oficinas nacionais que que eram oficinas nacionais obras públicas de importância secundária como limpeza de estradas cultivo de terrenos baldios é feitas para que o estado criasse trabalho e oferecesse remuneração para as pessoas né Então as oficinas nacionais ficavam sob direção do ministério das obras públicas para gerar emprego combater a pobreza então perceba que apesar dos limites é uma república que se
coloca como uma república democrática claro uma democracia limitada que exclui as mulheres eh mas uma democracia social que abolia a escravidão e que busca garantir emprego para todo mundo isso na época era visto como uma coisa muito radical por muita gente é claro que essas coisas não são estendidas à Argélia a Argélia por exemplo continua sob os auspícios do Ministério da Guerra né Então tudo isso não é estendido a Argélia que nesse momento tá sofrendo ali várias invasões da da França 23 de abril de 1848 são feitas eleições e nessas eleições com voto Universal naturalmente
foram eleitos vários conservadores monarquistas vários legitimistas que defendiam os burbon ou orleanista que defendiam o rei deposto luí Felipe de Orleans mas também foram eleitos à esquerda vários socialistas tá e a maioria dos eleitos em abril eram muitos moderados quer dizer nem socialistas nem monarquistas o lá Martin foi evidentemente o mais votado ele foi eleito em 11 departamentos ele podia se candidatar em vários lugares depois ele tinha que escolher um né o toqueville também foi eleito Deputado né o toqueville foi eleito Deputado pela mancha né de onde ele vinha bom onde tem a cidade né
toqueville que é o nome de uma cidade por isso que el Alexi ou Alexis né Se a gente for ler literalmente eh eh de toqueville bom eh como no Dire Como era na época da revolução francesa no final da Revolução Francesa no diretório eh a França passa a ter então o poder executivo fica na mão de cinco pessoas eleitos pela Assembleia doss deputados argot Garnier page Marie la Martin e ledr rolan bom então é é proclamada da República são feitas eleições a escravidão é abolida você tem as oficinas nacionais o voto Universal etc mas muitos
trabalhadores consideraram isso insuficiente muitos trabalhadores queriam mais né Queria uma república mais social ou até mesmo socialista e aí que em 15 de maio de 48 há uma manifestação em Paris em favor da Polônia e no final essa manifestação em defesa da Polônia pela causa polonesa acaba se tornando uma grande manifestação contra os o curso dos acontecimentos na França contra uma assembleia cheia de cons conservadores e que parecia dar uma guinada conservadora à frente Bom acabou que vários essa revolução essa revolta em Maio de 48 ela é brutalmente reprimida e várias lideranças mais à esquerda
tá como o próprio Albert acabam presos acabam presos é assim como dirigentes de clube mais à esquerda como blany né o blany é o grande revolucionário francês o símbolo da revolução na França no século XIX então a Extrema esquerda perde as suas lideranças e Democratas revolucionários aqueles republicanos girondinos como lá Martine como ledri rolan são acusados de omissão de deixar os trabalhadores mais à esquerda por si próprios bom eh depois em 21 de junho de 1848 com uma assembleia com vários conservadores e vários monarquistas com uma assembleia cada vez mais à direita em junho de
48 as oficinas nacionais são fechadas alegando que elas tinham um alto custo paraa França que elas iam gerar problemas endividamento etc etc só que as oficinas nacionais já já empregavam 100.000 pessoas nesse momento né considerando como um todo o processo bom foi um abandono público deliberado de algo que havia sido recém-criado aí em 23 de junho na praça da Bastilha você tem barricadas lideradas aí por um filho de operário tá e um membro de sociedade secretas que Ero fijor tá então em junho de 48 há uma nova manifestação popular E aí que a Assembleia dos
deputados dá poderes extraordinários para um general que era o general cavanac né inclusive daí que vem o nome do có de Bárbara tem toda uma historinha mas eu não vou contar porque é irrelevante porque a gente quer discutir hoje eh mas eh o general cavanhaque que também havia participar da repressão na Argélia ganha poderes especiais a assembleia aprova estado de sítio na França cinco governantes são depostos na França o cavanhaque assume o poder executivo e a repressão é brutal e são milhares de pessoas mortas e pelo menos 15.000 pessoas presas em Paris e várias delas
inclusive enviadas deportadas para Argélia alguma alguns líderes mais à esquerda como Lui Blan e e Cider tem que fugir para Londres para não serem presos e coisa assim então perceba em maio a revolução aconteceu em fevereiro de 48 em maio e depois pois em junho de 48 a assembleia o governo Republicano o governo Democrata reprime os elementos mais radicais reprime inclusive jornadas de trabalhadores E aí o que que o Marx escreve sobre isso né Estamos pensando aqui a leitura do Marx sobre esse acontecimento lá no 18 brumar de Luiz Bonaparte o Marx diz a república
burguesa se mostra na verdade como um despotismo de uma classe sobre as outras quer dizer somos republicanos e Democratas a até certo ponto tá em outro texto do Marx que ele escreve na nova Gazeta renana o Marx diz assim é o triunfo momentan da força bruta foi comprado com a destruição de todas as ilusões da revolução de fevereiro então a revolução de fevereiro de 48 engendrou ilusões na França de uma república democrática social e a repressão em maio e junho é a destruição dessas ilusões a dissolução de todo Partido Republicano moderado e a divisão da
nação francê em duas os proprietários e os trabalhadores a república tricolor di Marx agora mostra apenas uma cor a cor dos Derrotados a cor do sangue o povo pensou que tinha destruído seu inimigo quando na verdade havia derrubado o inimigo do seu inimigo quer dizer fevereiro de 48 na proclamação da república o povo achou que tinha derrubado o seu inimigo mas derrubou o inimigo do seu inimigo quer dizer o inimigo da burguesia francesa era aquela monarquia então Eles derrubaram a monarquia mas não derrubaram burguesia derrubou o inimigo do seu inimigo mas não seu inimigo que
é a burguesia segundo Marx aí o Marx diz a revolução de junho é a revolução feia a revolução nojenta porque as palavras deram lugar à coisas reais a revolução de Fevereiro é a revolução das palavras dos ideais a revolução boazinha a revolução de Junho aquela que foi reprimida a sangue a ferro e fogo pela burguesia francesa é a revolução que mostra de fato como são as lutas de de classe expõe os interesses antagônicos das classes eh após a repressão em junho de 48 a República francesa faz uma constituição essa constituição elaborada por uma comissão onde
estava marras barot o próprio toqueville eh e bom o artigo 4º do preâmbulo da Constituição de 48 diz assim a República tem por princípio a liberdade a igualdade e A fraternidade é a primeira vez na história que isso se torna lema oficial da França nunca foi na Revolução Francesa agora pela primeira vez a lema oficial eh e a e a República tem por base a família a propriedade e a ordem pública havia uma emenda da constituição que dizia que todo mundo tem direito ao trabalho e essa emenda foi rejeitada por 596 votos contra 187 Então
é isso que o Marx tá dizendo uma república que depois dos Sonhos de Fevereiro vai se mostrando mais burguesa mais conservadora e eles copiam os Estados Unidos e como os Estados Unidos a França passa a ter um presidente da república lá no 18 Brumário o Marx comenta isso e o Marx fala ora eh essa a existência dessa figura do Presidente da República é uma figura meio bizarra por qu num país você tem os deputados o deputado ele representa não o povo como um todo o deputado representa essa cidade esse partido essa região né aqui no
Brasil hoje tem os deputados eleitos por São Paulo pelo Distrito Federal e etc etc então a representação dos deputados da Assembleia é uma representação metafísica diz o Marx porque ele representa este Ou aquele partido esta ou aquela cidade esta ou aquela religião região é o presidente por sua vez ele se apresenta como alguém que representa o povo como um todo com uma relação pessoal é por isso que sempre teremos teremos problemas nas relações entre a assembleia e o presidente porque são Representações intas em eleições distintas E aí o toqueville fala a mesma coisa quando o
toqueville lá nas lembranças de 48 o toqueville diz assim ó o que poderia ser um presidente eleito pelo povo se não pretendente à coroa né o toqueville fala a França é um país com tradição monárquica essa figura do presidente da república na França tende a ser uma figura que vai querer ser Coroado que vai ser um pretendente à coroa bom é então a constituição cria essa figura do Presidente da República são feitas eleições a gente tem como candidato o cavanhaque aquele General que promoveu a repressão em 48 a gente tem como candidatos alguns comunistas socialistas
ou republicanos Democratas como ledri rolan como raspay como la Martini e a gente tem um candidato que é o Luiz Bonaparte que se dizia sobrinho de Napoleão Bonaparte algumas pesquisas recentes mostram que provavelmente ele não era sobrinho de Napoleão Bonaparte Teoricamente ele seria filho da ortan né A ortan Era enteada do Napoleão era filho da era filha da primeira esposa do Napoleão da josefine com o irmão de Napoleão né então luí Bonaparte teria casado com ortan e tido o Luiz buonaparte Mas algumas pesquisas hoje com a alçada dele mostram que provavelmente foi filho da Hans
que uma outra pessoa seja como for independente do do do que aconteceu de fato o luí Bonaparte se apresentava como sobrinho de Napoleão como Napoleão encarnado tá como aquele que traria as glórias de volta e como volta era Universal falar em voto Universal em 48 significa dizer que quem vai decidir quem será o presidente são os Camponeses na França é aí que em 10 de dezembro de 48 luí Bonaparte é eleito presidente da França então alguns meses depois da primavera dos povos a França tem um presidente que é o luí Bonaparte tá que se apresenta
como sobrinho de Napoleão e e Antigos realistas entram no Ministério do Luiz Bonaparte antigos monarquistas Como dy bar como pass como falu como L jun e como o próprio toqueville que se torna Ministro das relações exteriores de Luiz Bonaparte depois o Luis Bonaparte vai vai expulsar esse pessoal do ministério eram pessoas muito inteligentes depois ele ele ele transforma Esse Ministério no ministério mais Submisso né no ministério mais servil a ele próprio e o próprio toqueville nas lembranças de 48 o toqueville admite que ele errou muito né o toqueville admite que ele foi um péssimo político
no final das contas são passagens muito interessantes lá das lembranças de 48 to Ville diz que ele não tinha entendido que o que faz dele um bom escritor não é o que faria dele um bom político que as virtudes de um escritor não são as virtudes de um político que o que faz um bom Capítulo de livro não é o que faz um bom discurso numa assembleia e que ele to kevir não tinha percebido isso na época e que depois mais velho quando ele escreve as suas lembranças ele percebe isso bom e aí o um
Historiador chamado morrice oilon ele resume todo esse processo morrice oilon fala assim ó temos uma revolução em 48 fevereiro de 48 Maio e junho de 48 temos uma reação antissocialista com a repressão contra Maio e junho de 48 em dezembro de 48 não temos mais uma reação antissocialista temos aí uma reação Já antirrepublicano e já pretendente à coroa após então a eleição de Luis Bonaparte em dezembro de 48 os posicionamentos políticos da Assembleia dos deputados ficam mais claros Então a gente tem na Assembleia dos deputados os azuis quem eram os azuis aqueles que defendiam uma
Monarquia Constitucional um governo moderado então eles defendiam as heranças de 1789 a constituição os direitos humanos mas sem os excessos à esquerda então é o caso do próprio cavanhaque é o caso do Tiê Mas além dos azuis que defendiam essa herança alguns monarquistas mas todos constitucionais havia os brancos os brancos eram aqueles que a ainda eram ligados à igreja e defendiam a herança dos borbons eram legitimistas azuis e brancos juntos são chamados na época e são chamados por Marx no 18 pro marrio de Luis Bonaparte de o partido da ordem quer dizer à direita azuis
e brancos o partido da ordem à direita agora à esquerda você tem Os Vermelhos Os Vermelhos nesse momento se chamavam de montanheses fazendo referência à Revolução Francesa embora eles fossem bem diferentes dos montanheses da Revolução Francesa eh então montanharanamontanha18 iam Defensores da República social então alguns eram comunistas como raspay outros eram socialistas como Loui Blan outros eram vagamente humanitários como ledri Roland todos eles acreditavam que a república poderia ser era indissociável da reforma social quer dizer que a forma política republicana só se realizaria com uma transformação social que livrasse as pessoas pelo menos da miséria
extrema tá bom eh esse grupo dos vermelhos eram chamados à época de os demok sock os Democratas sociais os demok sock tá o Marx no 18 Brumário e o toqueville nas lembranças de 48 ambos enxergam os demok sook enxergam Os Vermelhos pelo menos a maioria deles como ingênuos pouco consistentes vacilantes o Marx chama eles de covardes subservientes e pusilânimes ele chama de cter né de corja e o toqueville chega a dizer que eles são bem intencionados eh mas aí o toqueville diz eu não sou Deus Deus eh lê nos corações das pessoas e Deus aceita
a intenção como ato mas eu não sou Deus eu não aceito a intenção como ato por mais que eles tivessem boas intenções as suas ações são uma porcaria são vacilantes mudam de lado não agem como devem é um Historiador francês chamado Moris oilon apresentou uma visão diferente Moris oilon enxergava ele de maneira mais positiva como os ancestrais da social democracia europeia dos anos 70 seja como for a assembleia então está dividida entre o partido da ordem os azuis e os brancos e os demox Os Vermelhos e luí Bonaparte é o presidente enquanto isso lá na
Itália na durante ainda o contexto da primavera dos povos na Itália o Papa pi foi expulso do Vaticano por uma revolução lá em Roma na qual participava o Giuseppe mazini e o ainda não tão conhecido Giusepe Garibaldo eh após a Vitória da direita nas eleições para Deputado em 49 na França o Luiz Bonaparte como presidente envia tropas para auxiliar o Papa contra os revolucionários e por que que o Bonaparte faz isso porque os franceses e e as lideranças de direita da França eram muito católicos então ele faz isso para agradar o partido da ordem faz
isso para agradar os Camponeses católicos porém o artigo 5 da Constituição de 48 eh dizia a república jamais usará suas forças contra a liberdade de outros povos então o ato de de luí Bonaparte foi um ato inconstitucional né Então veja a república foi programada em 48 a constituição é feita o luí Bonaparte é eleito e logo no começo do seu governo ele faz um ato uma guerra flagrantemente inconstitucional a montanha Os Vermelhos os demok propõe o impeachment do presidente e conclamam o povo a apoiá-los Mas lembra que quando o povo fez a revolução em maio
e junho de 48 eh lembra que os demok S não foram ao auxílio do Povo foram omissos e agora eles querem que o povo Vá ao auxílio deles tá o toqueville comenta esse fato toqueville fala assim ó lá em junho de 48 na Revolução Popular o exército não teve líderes quer dizer os parlamentares deixaram o povo lá se ferrar agora em junho de 49 quando eles estão propondo impeachment de Lisboa parte são os líderes que não t exército olha que linda essa passagem do toqueville em junho de 48 o exército não teve líderes em junho
de 49 os líderes não tiveram exército o Bonaparte o presidente disse é hora dos bons estarem tranquilos e dos maus tremerem a retórica do luí Bonaparte é que ele era o bem ele era religião ele era fé ele era a igreja e que os seus inimigos eram mal era corrupção eram os vermelhos bom no final das contas o ledri rolan Os Vermelhos são derrotados alguns presos alguns exilados eles se Ferram vários são expulsos da Assembleia o ledy rolan por exemplo vai ter que se exilar em Londres ele fica lá 20 anos no exílio em Londres
o Marx no 18 Brumário ele escreve assim sobre isso ele diz é claro esses Democratas culparam o povo ah o povo o povo desertou o povo eh eh não fez nada quer dizer quando na verdade foram eles que foram vacilantes naquele momento e o Luís Bonaparte chamava qualquer reformismo qualquer reforminha de socialismo o Marx ele escreve na página 37 lá do 18 margs Bonaparte página 37 na edição da editora bo temp que é uma ótima edição o Marx diz o partido da ordem chamava de socialismo o mais vago o mais qualquer coisa era socialismo aí
imediatamente vocês falam Nossa Professor parece hoje né Hoje a direita brasileira chama qualquer coisa de socialista tá um governo minimamente reformista a direita brasileira tá chamando de socialista e nós Professor Daniel sabemos que não são socialistas são só pequenos reformistas mas a direita brasileira chama qualquer coisa de socialista Só que aí o mar fala uma coisa interessantíssima sobre isso eu queria que vocês prestassem muito muita atenção lá no 18 Primar de Luiz Bonaparte o mar diz assim a direita o partido da ordem o luí Bonaparte chamam de socialista qualquer liberalismo burguês qualquer reforma financeira burguesa
qualquer governo que faz uma reforminha eles chamam de socialista tá eles chamam de socialista construir uma ferrovia construir um canal tá qualquer coisa aí diz o Marx mas quando eles chamam qualquer coisa de socialista não é que eles são burros não é que eles não sabem que não é socialista não é uma mera forma de falar não é uma mera tática a verdade diz o Marx é que a burguesia tinha a noção correta de que todas as armas que ela havia forjado contra o feudalismo contra o antigo regime começavam a ser apontadas contra elas próprias
que todos os recursos de Formação que ela havia produzido se rebelavam contra a sua própria civilização que todos os deuses que ela hav hav criado apostataram dela ou seja a direita a burguesia o partido da ordem o Luiz Bonaparte chamam qualquer reformismo de socialismo não porque eles não sabem que aquilo não é socialismo mas porque eles entendem que qualquer reformismo pode ser radicalizado pode abrir caminho pode ser utilizado pelas classes trabalhadoras para o verdadeiro socialismo para uma reforma verdadeiramente radical né que quando você faz uma reforma ainda que pequena a ainda que básica essa reforma
abre caminho eh para que a própria classe trabalhadora veja nela os instrumentos as armas para sua emancipação mais radical então a burguesia compreendeu voltando a ler o Marx aqui que todas as liberdades civis e todos os órgãos progressistas ameaçavam a sua dominação classista Há um só tempo na base social e no topo político Ou seja que elas haviam se tornado socialistas é assim que a burguesia desvendou acertadamente o segredo do socialismo então quando a burguesia chama qualquer reformismo de socialismo não é porque ela não entendeu é o contrário é porque ela entendeu o segredo do
socialismo ela entendeu que quando a burguesia defende a liberdade ão uma liberdade de expressão liberdade de expressão é uma ideia Liberal não é uma ideia socialista na sua origem mas a burguesia entendeu que quando os liberais defendem a liberdade de expressão essa liberdade de expressão abre caminho para que os próprios socialistas defendam seu projeto mais radical né que as armas que a burguesia forjou contra o antigo regime podiam também ser utilizadas contra elas então liberdade de expressão liberdades individuais tudo isso foi forjado contra o regime pela burguesia mas isso podia ser apropriado pela classe trabalhadora
contra a própria burguesia E aí a burguesia deveria renunciar ao que ela própria criou sensacional esse raciocínio do mar só para terminar a passagem assim sendo quando a burguesia chama de socialismo qualquer reformismo Liberal a confessa que o seu próprio interesse demanda que ela seja afastada do perigo de governar a si própria já voltamos mais à frente para explicar o que que ele quis dizer com essa última frase recapitulando fevereiro de 1848 os franceses proclamam a república derrubam luí Felipe de olean maio junho de 48 a repressão contra o movimento popular dezembro de 48 a
eleição de Luiz Bonaparte junho de 49 a prisão o afastamento a derrota dos vermelhos do dos democ dos montanheses luí Bonaparte agora está apoiado o presidente está apoiado no partido da ordem legitimistas e orleanista como cavanac era alguém muito rejeitado pela população e o luí Bonaparte bonachão e tal tinha um forte apelo Popular a burguesia cerra suas fileiras ao lado de Bonaparte contra o perigo socialista e já falamos agora H pouco que socialismo eles chamavam qualquer coisa ali de socialismo qualquer reformismo do socialismo E o Marx explica Porquê isso acontece bom 31 de outubro então
é quando luí Bonaparte demite aquele Ministério que tava o toqueville tava o Odilon barrot tava o falu um ministério de notáveis de de gênios de literatos embora fossem à direita tal e aí o o o nesse momento então luí Bonaparte rompe com o partido da ordem e agora ele monta um novo Ministério com full com renval que era um ministério mais dócil mais medíocre intelectualmente e mais dócil 10 de Março de 1850 são feitas novas eleições para preencher o cargo dos vermelhos que foram afastados em em em junho de 49 e aí nesse nessas eleições
São eleitos 11 montanheses e 10 conservadores quer dizer tá polarizada a situação entre Maio e junho de 1850 são votadas novas leis com apoio do partido da ordem que acabam com o voto Universal que colocam restrições a voto então o voto Universal durou no final das contas ali de fevereiro de 48 até maio junho de 1850 durou muito pouco bom enquanto Bonaparte enquanto temos essa situação de conflito e polarização o partido da ordem cada vez mais descontente com o autoritarismo de Napoleão de luí Bonaparte o luí Bonaparte passa a se apoiar como fez o seu
tio ou seu suposto tio no exército então por exemplo ele tinha um general que era um dos seus braços direito que era o Santa arman só que o arman não era um general de altíssima patente o que que luí Bonaparte fez enviou o saint-germain para ampliar as suas conquistas na Argélia e o então Bonaparte fez mais guerras na Argélia o luí Bonaparte para ampliar as patentes do saint-germain que era um general golpista que apoiava as pretensões golpistas de luí Bonaparte eh ao mesmo tempo o luí Bonaparte distribui vinho pro exército o Luis Bonaparte distribui salame
pro exército ele forma uma uma guarda que é a sociedade do 10 de dezembro tá o Marx e o Engel fala que o que o luí Bonaparte se apoiava muito no proletariado a Farrapos de Farrapos né o lumpe proletariado uma massa de desempregados urbanos que eram que ao mesmo tempo enfim que estavam ali muitos que moravam nas ruas e que eram pessoas difusas não só em termos de trabalho e organização mas também e junto a isso em termos ideológicos é o lumpe proletariado bom 26 de agosto de 1850 o luí Felipe de oleã o rei
anterior morre em Londres então não tem mais o aquele pretendente à coroa isso enfraquece ainda mais o partido da ordem uma boa parte queria restaurar o luiso de oleas Lu de oleas morre em agosto de 1850 e aí o Bonaparte propõe uma lei que dê para ele o direito de reeleição a reeleição eraa proibida na Constituição em 1850 ele propõe que ele possa se reeleger a Assembleia dos deputados rejeita a emenda a emenda não passa rejeita a emenda que o presidente propõe para poder se reeleger aí o presidente vai ao povo e começa a falar
pro povo que a assembleia não deixa ele governar que a assembleia atrapalha as suas pretensões e ele lembra pro povo as leis da Assembleia para voltar ao voto censitário então o Bonaparte a todo momento se coloca ao lado do povo contra a assembleia que não deixa ele governar que impede ele das suas pretensões E aí com apoio do ministro da guerra com apoio de grandes setores do exército o Bonaparte prepara justamente o seu golpe e o golpe de Bonaparte foi amplamente apoiado por setores da burguesia financeira então o Marx no 18 por marg Luis Bonaparte
cita a economist a economist é a grande revista Liberal do século XIX até hoje é uma grande revista liberal e a economist na sua edição de fevereiro 51 diz vemos de todos os lados que a França pede Tranquilidade e a tranquilidade vem com Bona parte uma outra edição da economist de 29 de Novembro de 51 diz em todas as bolsas de valores da Europa o presidente passou a ser reconhecido como Sentinela da ordem então o Marx Olha que maravilhosa essa frase do Marx Marx fala assim essa essa esse raciocínio do Marx temos uma burguesia no
Parlamento da França que é contra o Bonaparte uma burguesia parlamentar que é rebelde ao Bonaparte que entende que o Bonaparte desrespeita As instituições quer passar por cima da Constituição quer passar por cima da lei Mas há uma burguesia que não é parlamentar uma burguesia que tá fora do Parlamento burguesia financeira Industrial que entende que um governo autoritário ditatorial nas mãos de Bonaparte seria melhor para essa própria burguesia E aí ele diz a burguesia financeira Industrial Nacional internacional percebe que o domínio político da burguesia quer dizer essa burguesia no parlamento é incompatível com a sua segurança
e a sua continuidade Econômica social antes um fim com terror do que um terror Sem Fim Então veja a burguesia não a parlamentar a parlamentar é rebelde mas a burguesia Francesa e também fora da França apoia um golpe político que acabe com as promessas da própria burguesia as promessas de liberdade de expressão as promessas de Constituição pra manutenção da ordem burguesa capitalista né Eh e esse é o sentido da ideia depois de bonapartismo o Marx não usa o termo bonapartismo no texto da e até eu tenho algum conheço algumas pessoas temo uma discussão na minha
aula lá na UnB que não gostam do termo bonapartismo porque fica parecendo que o Marx quis criar uma lei né que a ideia de bonapartismo daria margem a interpretações dogmáticas sobre o Marxismo eh enfim mas geralmente se se remete a ideia de bonapartismo para esse momento né para esse tipo de de ação bom já volto nisso só para concluir aqui 2 de Dezembro de 1851 era o aniversário da coroação do Napoleão io tá então o o luí Bonaparte já tinha dado golpe e agora o luí Bonaparte então em 2 de Dezembro de 51 distribui charuto
champanhe carne de ave fria salsichão ao alo pro exército o prédio da imprensa nacional cercado por tropas o diretor da imprensa nacional era cúmplice do luí Bonaparte os tambores das legiões foram rasgados para que nenhum oficial legalista quisesse convocar as pessoas para resistência e no final das contas então em dezembro de 51 luí Bonaparte dá o seu golpe os deputados que faziam oposição ou fogem ou são presos então o barrou o remus e o toqueville acabam presos E aí o Bonaparte disse eu saí da legalidade eu saí da legalidade para entrar no direito quer dizer
eu rompi com a constituição com a Assembleia para fazer um governo verdadeiramente Popular verdadeiramente Popular o Marx usa o termo para falar do toqueville do remiz do barrot o Marx chama esse pessoal de cretinos Esses deputados que fizeram resistência contra o Napoleão o Napoleão o Luiz Bonaparte tá fala assim ó vocês do partido da ordem vocês apoiaram o fim do voto Universal vocês apoiaram a repressão contra os trabalhadores vocês apoiaram outros golpes E agora vocês querem se colocar como Democratas vocês que do anos atrás apoiaram um golpe agora estão fazendo oposição a esse tirano se
colocando como Democratas é meio como se o Marx estivesse falando ou ou direita francesa segura que o filho é teu vocês na sua reação antipovo que engendraram esse tirano bizarro que é o Luiz mapat segura que o filho agora vocês querem pousar de Democratas fazendo oposição contra ele aí o Marx usa a expressão na página 107 do do 18 BR marrio na edição da boi tempo cretinismo parlamentar que que são os cretinos parlamentares esses que que reprimiram um povo várias vezes esses que que várias vezes fizeram oposição à democracia agora frente a um tirano que
os ameaça o Luís Bonaparte um tirano bizarro agora eles querem pousar de Democratas republicanos tá o Luís Bonaparte dá um golpe então expulsa o partido da ordem que que fazia resistência ou prende ou obriga os caras a se exilaram e o Bonaparte mostra deferência para com a Igreja Católica Então faz aliança com os padres deferências para com os homens de negócio então estimula o capitalismo estimula a industrialização faz medidas populares viaja pro interior em bordô o chefe do departamento da girond na região de bordeau era o Osman ou hausman o Osman depois vai ser o
prefeito de Paris que vai fazer as reformas de Paris né que vai transformar Paris no que a gente conhece hoje tá o engenheiro que era um dos homens de Bonaparte e o Osman recebe o Bonaparte lá na lá lá em bordeau e lá em bordô o Bonaparte dá um discurso dizendo assim eu quero conquistar a França pra religião pra moral e pra riqueza e aí que no senado da França então o pessoal fazer oposição ao luí Bonaparte já foi retirado no senado havia um octagen um velhão de 80 anos chamado tib odô o tib odô
tinha nascido em 1765 então ele estava no senado nesse momento e ele tinha participado da Revolução Francesa ele tinha sido um jacobino da época do robier e esse tib odô propõe no senado a volta do império bom e aí como teria havido né um um primo do Napoleão Io como houve né um primo do Napoleão io que foi morto em 1814 o Luiz Bonaparte não se autoproclama Napoleão I mas em homenagem a memória desse primo morto se torna o Napoleão io depois é feito um plebiscito em 20 de novembro r. 800.000 pessoas votam sim pela
volta do Império 250.000 pessoas votam não então em 2 de Dezembro de 1852 começa o segundo império Por que que o Marx chama isso chama esse processo o golpe né que depois leva a a a proclamação do império Por que que o Marx chama isso esse processo do 18 brumar de luí Bonaparte o golpe 18 brumario de 1799 foi o golpe no qual o Napoleão se tornou imperador né se tornou primeiro na verdade cônsul e depois vai acabar se tornando Imperador n Napoleão primeiro então 18 braro de 1799 foi o golpe do primeiro Napoleão 18
braro de Lis Bon parte é o golpe desse outro Napoleão emulando golpe do primeiro então o Marx chama de 18 brumo de lisbona parte o gope é lá de 1851 e depois um ano depois em dezembro de 1852 você tem já ele então a proclamação do segundo império Primeiro Império foi Napoleão I Napoleão iiro é o segundo império e aí o Marx diz liberdade igualdade e fraternidade se tornaram Infantaria cavalaria e artilharia com o domínio do exército que apoia o golpe então de novo só pra gente fazer aqui o Marx ele faz um resumo desse
processo que é muito legal o Marx fala assim na Revolução Francesa na primeira de 1789 na Revolução Francesa a gente teve uma Monarquia Constitucional que virou uma república girondina e depois uma república Jacobina então Monarquia Constitucional entre 1789 e 1792 depois a República girondina 92 93 e a república Jacobina 9394 então na primeira Revolução Francesa diz o Marx há um aumento da radicalização monarquia jacobinos eh eh monarquia girondinos jacobinos aqui em 48 foi o contrário em vez da coisa ir ficando mais radical ela vai ficando menos radical quer dizer em fevereiro você tem a queda
em fevereiro de 48 a queda da monarquia os Democratas abandonam os operários em junho de 48 os republicanos burgueses abandonam os Democratas e o partido da ordem abandona os republicanos burgueses entre junho e dezembro de 49 e o exército abandona o partido da ordem em 51 52 né então primeiro os trabalhadores são abandonados pelos deputados de esquerda depois os deputados de esquerda são abandonados pelo partido da ordem depois o partido da ordem abandonado por Luis Bon parte o exército que dão um golpe Luis Bon parte vira Imperador aí o Marx diz é como se a
revolução se movesse numa linha descendente tá com lições e experiências diz o Marx em ritmo escolar em ritmo escolar com lições e experiências diz o Marx em ritmo escolar quer dizer é é um aprendizado ela nos leva a pensar essas coisas tá só só uma coisa que talvez não tenha ficado Clara o 18m de Luis Bonaparte foi redigido entre o final do 51 e o início do 52 quer dizer ele não viu esse processo até o final mas de alguma maneira parecia que o Marx tinha percebido né o caminho que as coisas estão tomando percebido
não porque o Marx fazia previsões fosse a mãe de Ná ou a Márcia sensitiva mas porque o Marx percebe né o caminho a lógica dos acontecimentos para onde eles estão se encaminhando aí o o Marx diz assim na página 144 18 brumar sob o segundo Bonaparte o estado tornou-se completamente independente mas dizer que o estado se tornou independente diz o Marx ele fala isso na página 144 na edição da boit temp não significa que o estado paira no ar esse estado encontra sustento no campesinato independente da Revolução Francesa nas nossas aulas aqui não se liga
sobre a Revolução Francesa a gente falou que uma das heranças da Revolução Francesa justamente é multiplicar a quantidade de pequenos proprietários na França e segundo ele esses grandes essa grande camada de pequenos proprietários na França são grupos que não tinham nenhum fator comum nenhuma União nacional e nenhuma organização política e incapazes de representar a si próprios o seu representante aparece como um senhor que se apresenta como alguém que os protege das outras classes então uma classe fragmentada enfraquecida sem União sem representantes nacionais ela tende a ter a sua representação colocada num senhor autoritário e até
um fanfarrão como Luiz B parte até aqui eu fui contando Então os eventos de 48 a 52 da primavera dos povos até o momento que Napoleão se torna Napoleão io segundo império Imperador da França e fui contando ao longo do processo as leituras que o Marx faz disso né eu quero terminar esse vídeo nesses últimos blocos falando um pouco mais sobre as interpretações do Marx sobre esse processo eu não vou contar como é que foi a vida do Marx nesse momento por que que eu não vou contar porque já tem vídeos aqui sobre isso temos
aqui três vídeos chamado k Marx vida e obra no qual nos quais eu conto né onde o Marx vem para onde ele foi a sua vida os anos de vida quando vai para onde então eu não vou aqui reproduzir quem quiser tem temos aqui esses vídeos eu só queria l lembrar que o Marx a princípio estava na França nesse momento é o Marx acaba sendo extraditado da França por um momento ele foge né ele sai de lá vai pra Bélgica mas em 48 depois da revolução de fevereiro de 48 o flocon revoga a extradição do
Marx o flocon que se torna um dos líderes de 48 revoga aí o Marx volta para Paris o Marx chega a participar da pra dos povos na colônia como a gente viu lá naqueles vídeos eu expliquei com mais detalhes E aí o Marx volta para Paris em 49 agora em 49 então o luí Bonaparte já já era Presidente conforme o luí Bonaparte vai aumentando a repressão o Marx acaba expulso da França e aí que aos 30 e poucos anos de idade o Marx vai para Londres e é em Londres que ele mora no resto da
vida então é depois de 48 que o Marx escreve lá o o o capital que o Marx gesta em Londres as suas grandes obras o 18 braro de luí Bonaparte então foi um texto redigido no calor do momento no final de 51 e no comecinho de 52 depois o Marx revisa o texto em 1869 então é um texto de hora é um texto de ocasião e e já antigamente tinha gente que dizia que por ser um texto de ocasião de Hora de caráter meio jornalístico seria um texto menor do Marx tá hoje e eu acho
que tá certo essa atitude atual a gente vê esse texto como um texto importantíssimo tanto para compreender Marx como para compreender esse período então é um texto importante tanto digamos assim filosoficamente para quem quer entender o pensamento de Marx ou os pensamentos de Marx é quanto para quem quer entender 48 49 50 51 tá e 52 também né e eh embora seja posterior eh o Marx começa o texto com uma passagem clássica né E que às vezes é bem mal interpretada porque é ali é mais metafórico do que literal e enfim tem uma série de
coisas eh ele diz assim Hegel observa em uma de suas obras que todos os fatos e personagens de grande importância na história do mundo ocorrem por assim dizer duas vezes eu não vou aqui abordar o pensamento de Hegel né precisaríamos de um tempo com calma para falar isso o que eu queria dizer só para evitar mais interpretações é que essa repetição da história em Hegel não é uma repetição literal tá bom Hegel não tá dizendo que as coisas que acontecem agora vão acontecer de novo lembro que uma vez eu vi uma explicação sobre essa ideia
de repetição em Hegel e é muito mais a ideia de que primeiro existe um César e depois um cesarismo primeiro um Bonaparte e depois um bonapartismo Então não é uma repetição literal não é que eu vou reencarnar e acontecer de novo mas depois eu não vou explicar isso com detalhes aqui né depois a gente pode a gente vai discutir Hegel em outras aulas aqui no Se Liga Mas enfim vamos voltar a Marx Hegel observa que Fatos e personagens acontecem por assim dizer duas vezes e Hegel esqueceu-se de acrescentar a primeira vez como tragédia e a
segunda como farça o caso aqui da a tragédia da farsa É no sentido teatral então o que que é a tragédia no sentido teatral a tragédia grega que o Marx conhecia muito bem o Marx era um grande leitor né de tragédias o Marx era era um grande leitor de Shakespeare a gente falou isso lá nos nossos vídeos sobre Marx eh as tragédias geralmente tratam da luta do indivíduo do Herói contra os deuses contra o Destino contra as autoridades então EDP rei tá a tragédia do EDP rei né a luta dele contra o seu destino da
relação dele com o seu destino a tragédia ela pode ter uma função catártica na Pólis a tragédia trata de Paixões humanas que engendram terror e engendram compaixão agora a farça geralmente tem poucas personagens a farça geralmente é breve a farça geralmente remete a ideia de sátira de caricatura de exagero robespierre foi a tragédia Lui Blan foi a f a montanha dos jacobinos né montanha na Revolução Francesa era jacobinos e outros grupos de esquerda não só jacobinos a montanha na Revolução Francesa foi a tragédia a montanha em 48 foi a fara Napoleão primeiro foi a tragédia
Napoleão terceiro foi a fara veja que não é tragédia e farsa no nosso sentido que você usa no dia a dia né de tragédia como desgraça e farsa como mentira não é isso é são metáforas até atrás tanto que no Livro do Marx e toda hora ele usa a expressão figurino roupagem cena né então é E aí parece muito toqueville né como eu falei para vocês ambos embora sejam diferentes remetem a ideia da política como um teatro e nesse teatro a emulação histórica esconde e mascara o que realmente está em jogo então quer dizer o
fato do Napoleão terceiro dizer que ele é o novo Napoleão primeiro então essa emulação essa representação essa farça esconde o que de fato ele tá fazendo que é uma coisa muito diferente do Napoleão io tá que que é essa coisa que eu falei da burguesia financeira etc etc num contexto muito diferente então 48 é um contexto muito diferente de 1789 e esta representação teatral oculta mascara as diferenças exercendo portanto eh eh é uma função ideológica né exercendo portanto uma função ideológica no sentido marxista de ideologia que já discutimos em outros vídeos aqui do siliga E
aí aí é isso então o que que você tem em 48 como nós vimos aqui na narrativa constitu contra constituição revolucionários constitucionalistas quer dizer os revolucionários da Revolução Francesa quer dizer robier os jacobinos eles falavam que o governo revolucionário não podia ser um governo constitucional que a constituição ela impedia a revolução de acontecer aqui você tem lá L rol querendo ser revolucionário constitucionalista ao mesmo tempo o que é uma contradição em termos tá porque a a ruptura revolucionária Exige uma transformação dos elementos constitucionais pelo menos na na leitura do Marx Então você tem aqui em
48 constitucionalistas contra constituição revolucionários constitucionalistas uma montanha que quer a tolerância que é mais girondina que ja cobina uma uma uma uma monarquia quer dizer monarquistas eleitos pela República uma república que acaba sendo uma infâmia entre monarquistas no final das contas é qual é um dos grandes objetivos desse livro do Marx o 18 Brum marrio de luí Bonaparte o Marx não foi o primeiro a escrever sobre o luí Bonaparte você tinha um texto do Vittor Hugo já citei ele hoje várias vezes chamado Napoleão o pequeno napoleon Le Petit tá nesse texto o Vittor Hugo apresenta
o golpe do luí Bonaparte como fruto de um indivíduo como se o golpe hav se tivesse sido um raio num céu sem nuvens um raio no céu Ciro é uma metáfora que o Marx usa Enfim uma metáfora bastante usada né na história o no texto dele golpe de estado kudet tá o prudon mostra o golpe como resultado de uma evolução histórica precedente o que o Marx quer fazer no 18 Brumário e a gente tentou mostrar essa leitura ao longo da aula de hoje é mostrar que o golp de do 18 Brumário não se explica pelo
luí Bonaparte simplesmente que na verdade a luta de classes na França criou circunstâncias e condições para que um personagem Med e grotesco que é o lisbon parar se tornasse herói durante o texto toda hora o Marx fica zoando lisbon parte até engraçado ele fica mostrando que como Lis Bonaparte era Tosco era grotesco era burro mas o Marx não faz isso por uma questão de humor para ser engraçado embora seja engraçado o Marx fica ressaltando a mediocridade do Luis Bonaparte para dizer que o que explica a ascensão dele não são os talentos individuais dele os talentos
individuais não fazem você se tornar Imperador de lugar nenhum são as condições políticas sociais da luta de classe então a ênfase no lado Tosco do lisbon pararte não é puramente literária ela tem uma função no texto ela tem uma função é aí que o Marx diz a passagem mais famosa do livro que tá logo no comecinho os homens fazem sua própria história mas não a fazem como querem então a história é feita por seres humanos mas os seres humanos não fazem a história do jeitinho que eles gostariam não a fazem sob circunstâncias de sua escolha
e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente legadas e transmitidas pelo passado a tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos então a questão é essa você não vai explicar um fenômeno histórico apenas por o indivíduo Claro os homens fazem essa história não Tá negando isso então não é determinismo não é dizer e que que ele acusa um pouco o prudon de ser é isso se o prudom é mesmo outra questão mas enfim não é determinismo é dizer que há condições históricas que a gente erdou do passado que
a gente não escolhe e que todas as nossas ações estão condicionadas por essas circunstâncias se a gente quiser transformá-las a gente tem que enfrentá-las tais como elas estão então tem aí uma visão importantíssima do Marx sobre a história né E esse é é um dos pontos fundamentais desse vídeo e esse é um dos pontos fundamentais do livro do Marx a revolução de fevereiro de 48 dizia inaugurar uma nova era na história em dezembro de 51 com o golpe de Luiz Bonaparte vem o domínio simples da espada e da batina tudo desapareceu diz Marx como se
fosse uma Quimera diante de uma Fórmula Mágica o sufrágio Universal durou maior pouco tempo parece ter sobrevivido só para redigir de punho o seu próprio Testamento E aí o que que explica então o golpe de Bonaparte aí o Marx faz uma citação muito divertida ele Cita uma anedota uma historieta que teria supostamente acontecido no Concílio de constância e nessa historieta um Cardeal chamado Pierre daí e disse que o único que ainda pode salvar a igreja católica é o diabo a Igreja Católica só pode ser salva pelo diabo o Marx usa isso como metáfora como ilustração
para mostrar sua explicação pro golpe o que acontece é Napoleão io é escolhido pela burguesia para salvar a sociedade burguesa por meio da traição das próprias promessas liberais burguesas despotismo ou anarquia a burguesia naturalmente optou pelo despotismo a questão é simples a burguesia frente ao avanço dos Trabalhadores frente ao avanço das demandas sociais ela apoia governos ditatoriais para garantir o seu domínio de classe mesmo que este domínio que estee governo ditatorial rompa com que essa própria burguesia prometeu liberdade de expressão constituição as promessas liberais então a burguesia percebeu que as armas que ela forjou contra
o antigo regime estavam sendo apontadas contra ela quer dizer a burguesia percebeu que as ideias e as instituições liberais ade de imprensa direitos civis sufrágio Universal estavam entrando em contradição com a própria sociedade burguesa então a burguesia sacrifica As instituições liberais para a preservação da ordem econômica capitalista Esse é o ponto Essa é a ideia que depois associado a bonapartismo Claro eh tem toda uma discussão depois de outros teóricos tá sobre bonapartismo Aqui Estou referindo a Marx a gente pode depois discutir isso em outros livros em outras aulas né em outros vídeos se vocês perce
eh eh vocês quiserem sempre peçam aqui embaixo a gente sempre olha Eh então o Marx diz olha que linda essa passagem o regime parlamentarista submete tudo as decisões da maioria como vocês como poderiam as maiorias que estão além do Parlamento querer não decidir se vós que estais no topo do Estado tocais o violino por acaso não esperais que os que estão lá embaixo dancem linda essa passagem linda quer dizer o que o Marx tá dizendo é o os liberais Benjamin constan François Guizo Alexis de toqueville os liberais franceses defendem a liberdade quando eles defendem a
liberdade que que os liberais franceses querem dizer com Liberdade constituição igualdade perante a lei um governo com presos e contrapesos e voto censitário e esse todos esses liberais benjaman costan guizot toqueville não eram Democratas assim e absolutos todos eles defendiam peso e contrapeso toqueville é mais complexo temos aqui um vídeo sobre o toqueville mas o constan e o Guizo são abertamente Defensores do voto censitário Tá agora quando a população população proletária ouve a palavra Liberdade da boca ou da pena dos liberais a população escuta vamos dizer assim com as mãos os pés e o estômago
Então os liberais falam que eu defendo a liberdade só que para esses liberais Liberdade era uma coisa o povo escuta a palavra Liberdade com as mãos com os pés e com o estômago e liberdade para eles vai ser libertar-se da pobreza libertar-se da miséria libertar-se da exploração Esse é o ponto quer dizer eu gosto muito de falar quando eu discuti isso em sala com meus alunos é que para Marx as ideias eh embora elas tenham sido feitas por uma classe embora elas tinham tenham sido feitas para servir ao my classe as ideias nunca São simplesmente
uma expressão dessa classe e nunca São simplesmente podem ser reduzidas com uma expressão determinada imutável dessa classe quer dizer as ideias de uma classe podem ser apropriadas utilizadas para funções Opostas da sua criação para defesa de uma outra classe Esse é o ponto e foi isso que a burguesia percebeu e por isso que ela apoiou o governo lorial maravilhosa o lema de Luiz Bonaparte lembra aí uns coscos do Brasil Claro o lema de Luiz Bonaparte de Napoleão I era propriedade família religião e ordem aí o Marx faz a seguinte brincadeira para salvar a propriedade eles
roubam para salvar a família a bastardia para salvar a religião o perjúrio para salvar a ordem a desordem quer dizer o Marx tá dizendo esses caras defendem a propriedade e em nome da propriedade eles roubam esses caras defendem a família eem nome da família eles traem esses caras defendem a religião em nome da religião eles fazem as coisas mais demoníacas esses caras defendem a ordem em nome da ordem eles fazem a maior bagunça bom não tem como não lembrar né de uns governos que a gente tem aí na América Latina e fora da América Latina
também bom e aí o Marx diz assim na página 149 da edição da bo0 e quando as contradições de seu sistema obrigarem o Napoleão iceo a cruzar o Luiz B na parte que ainda não era Napoleão io ali a cruzar as fronteiras da da francesas ele colherá açoites em vez de lauris quer dizer eh o luí Bonaparte depois Napoleão io diz o Marx ele quer governar meio que acima das classes conciliando as classes o Marx vai voltar nesse ponto quando ele escrever sobre o Napoleão terceo aí já sobre o império lá no texto dele sobre
a guerra civil chamado a guerra civil na França a gente pode falar desse texto em outro vídeo se vocês quiserem mas o Marx fala sobre isso depois o que o Marx tá dizendo aqui é que como o Napoleão terceiro quer se colocar como Acima das classes quer se colocar como benfeitor patriarcal de todas as classes isso é impossível porque as classes estão em contradição o interesse da classe trabalhadora não é o interesse da classe burguesa portanto não dá para conciliar as classes sempre só Na aparência não na realidade eh e não dá não dá diz
o Marx para dar a um sem tirar do outro nas palavras de Marx Então nesse sentido as contradições que vão emergir no governo de Luiz Bonaparte vão obrigar o Luiz Bonaparte a fazer guerra então diante das contradições internas ele vai ter que fazer uma guerra para tentar pacificar a França e aí ele vai perder e aí ele vai perder bom a gente sabe que ele vai ser derrotado né na guerra franco-prussiana enfim isso a gente pode falar em outro vídeo aqui não se liga se você quiserem para terminar quero ler uma passagem do Marx que
tá na página 140 eh do texto 18 Maros de Bonaparte da editura boi tempo e lá o Marx diz assim a revolução ela é radical ela faz a raiz das coisas né como ele já havia definido antes a revolução ainda está percorrendo o purgatório quer dizer ela ainda tá se processando a revolução exerce o seu mistério com método até o dia 2 de Dezembro de 51 ela absolvera a metade dos seus preparativos agora ela se encontra na outra metade quer dizer Primeiro ela fez com que o Parlamento chegasse ao auge do seu poder aí o
Parlamento foi derrubado depois com luí Bonaparte Napoleão io ela fez com que o poder executivo chegasse ao auge reduzindo depois a sua expressão mais pura isolando e colocando diante dos seus olhos como pura acusação para concentrar nele todas as suas forças de destruição e quando ela tiver Consumado essa segunda metade dos seus trabalhos prepar os a Europa se porá em pé e exultará bem cavucado velha topeira tá E esse termo velha topeira se torna né um dos símbolos aí da ideia de revolução tem um teve um jornal de esquerda chamado old Mall né a velha
topeira que é que é a revolução que tá se processando Tá e por detrás do palco desse teatro da política espero que vocês tenham gostado desse vídeo é claro que eu não abordei todos os pontos né do 18 pro máo de Luiz Bonaparte porque eu quero que vocês Leiam o texto né E espero que com esse vídeo acredito né E espero que com esse vídeo a leitura se torne mais tranquila mais fluída exatamente por essa contextualização por essas explicações e bom sempre digam se vocês gostaram do vídeo se o vídeo Foi útil para vocês comentem
compartilhem recomendem para amigas e amigos que possam eventualmente gostar lembrem-se que o se liga a gente tem um site né no qual nós vendemos um curso para vestibulares para ené com lista de exercícios eh elementos ali para resolu de dúvidas para resposta de dúvidas tira dúvidas né e deixa recomendado também para vocês para que vocês mesmo façam ou recomendem para pessoas que conheçam e que eventualmente possam precisar muito obrigado um grande abraço e até a próxima
Related Videos
Marx e a Revolução Francesa | A visão do autor sobre o episódio
48:00
Marx e a Revolução Francesa | A visão do a...
Se Liga - Enem e Vestibulares
9,867 views
Sobre o XVIII de Brumário de Luís Bonaparte
17:07
Sobre o XVIII de Brumário de Luís Bonaparte
Crítica Marxista
55,609 views
HISTÓRIA GERAL #19 PRIMAVERA DOS POVOS
29:41
HISTÓRIA GERAL #19 PRIMAVERA DOS POVOS
Parabólica
210,193 views
Socialismo Utópico e Socialismo Científico: qual a diferença? | Friedrich Engels
49:13
Socialismo Utópico e Socialismo Científico...
Se Liga - Enem e Vestibulares
19,674 views
Marx 200 anos: Uma leitura Histórica e Econômica - Aula com Luiz Felipe Pondé (2018)
27:15
Marx 200 anos: Uma leitura Histórica e Eco...
Casa do Saber
109,120 views
John Maynard Keynes e o Keynesianismo
38:44
John Maynard Keynes e o Keynesianismo
Se Liga - Enem e Vestibulares
62,422 views
Paulo Freire | Resumo | Saiba o essencial
33:50
Paulo Freire | Resumo | Saiba o essencial
Se Liga - Enem e Vestibulares
31,030 views
A ascensão de Napoleão | Nerdologia
9:14
A ascensão de Napoleão | Nerdologia
Nerdologia
582,690 views
KARL MARX | A Infância antes do Comunismo | Vida e obra (1 de 3)
58:26
KARL MARX | A Infância antes do Comunismo ...
Se Liga - Enem e Vestibulares
26,598 views
Adam Smith | Liberalismo, Mão invisível e Sentimentos morais
44:04
Adam Smith | Liberalismo, Mão invisível e ...
Se Liga - Enem e Vestibulares
86,013 views
O 18 DE BRUMÁRIO DE LUÍS BONAPARTE | Luta de classes e materialismo histórico | Episódio #1
33:33
O 18 DE BRUMÁRIO DE LUÍS BONAPARTE | Luta ...
TV Boitempo
8,040 views
REVOLUÇÃO FRANCESA: UM SUPER RESUMO! | #HISTÓRIADASREVOLUÇÕES
17:18
REVOLUÇÃO FRANCESA: UM SUPER RESUMO! | #HI...
Descomplica
111,537 views
Alexis de Tocqueville | Democracia, Ditadura da Maioria e Antigo Regime
40:56
Alexis de Tocqueville | Democracia, Ditadu...
Se Liga - Enem e Vestibulares
48,297 views
11. Karl Marx: prática, história e a construção do conhecimento – Alysson Leandro Mascaro
2:14:48
11. Karl Marx: prática, história e a const...
Escola Paulista da Magistratura - EPM - Oficial
25,441 views
Montesquieu | O Espírito das Leis
34:53
Montesquieu | O Espírito das Leis
Se Liga - Enem e Vestibulares
27,089 views
Karl Marx: Classes Sociais | Sociologia | Prof. Leandro Vieira
46:11
Karl Marx: Classes Sociais | Sociologia | ...
ProEnem - Enem 2024
698,694 views
Socialismo, Comunismo e Estado em Karl Marx | Crítica do Programa de Gotha
58:59
Socialismo, Comunismo e Estado em Karl Mar...
Se Liga - Enem e Vestibulares
23,996 views
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ENTENDER A REVOLUÇÃO FRANCESA
43:13
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ENTENDE...
Parabólica
6,451 views
IV Curso Livre Marx-Engels | Marx, Engels e a crítica do Estado e do direito | Alysson Mascaro
2:18:12
IV Curso Livre Marx-Engels | Marx, Engels ...
TV Boitempo
233,936 views
Karl Marx (resumo) | Filosofia e Sociologia
20:41
Karl Marx (resumo) | Filosofia e Sociologia
Conceito Ilustrado
62,763 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com