oi boa noite sempre vídeos é o falar alguma coisa sobre a chuva molocow que é depende quem fala algumas consideram omolocô como um culto é separado da umbanda outros vem omolocô como algo que tem a ver com banda você vai encontrar as duas posições tanto no mundo acadêmico quanto também entre os que cultuam em que esse orixá ou vodum e falam sobre o maluco é existe uma pessoa que ficou famosa com a questão do molocow que tancredo da silva pinto o chamado tá tancredo que foi visto por muito tempo como o papa da umbanda onde
foi durante anos e anos visto como essa figura do papa da umbanda e eu tinha falar um pouquinho das duas coisas porque quase que impossível eu falar de um molocow sem citar tancredo da silva pinto tá tem que perguntar ligado de forma muito próxima com omolocô ok primeira coisa a tentar entender o momento histórico em que a umbanda se desenvolve e por que que eu molocow acontece e como que o omolocô passa a ter importância nos anos 50 até os anos 70 anos 80 o amor louco começa a entrar em decadência e praticamente desaparece como
omolú como umbanda omoloko ok em que pese terreiros de umbanda do rio de janeiro ter em muitas práticas que são próximas a umbanda omolokô ou ele já não utilizam mais esse nome de umbanda omolokô ou apenas como impacta ok e aqui nós possamos entender a umbanda é muito tivesse ficado é muito rica nós temos umbanda e começa quer a umbanda branca de amanda que a primeira umbanda que se escreve sobre ela no livro de umbanda publicado adiwalde souza d1933 primeira roupa uma notícia publicada o e dali então começam a ver várias obras depois dessa primeira
obra de umbanda mas sempre no começo dessa literatura umbandista ela tinha um único vier nos anos 40 50 60 70 foi foi modificando um pouco e se viesse mas o começo da literatura umbandista é bem específica é na se baseia em que o espiritismo tão somente então toda a literatura umbandista do início da umbanda ela é espírita é porque na espírita é porque é um bando ela tenta estabelecer estabelecer-se como uma religião e por isso como religião ela tinha que ter algum científico algo escrito algo comprovado por isso se utilizou de livros espíritas e da
doutrina espírita para dar a sustentação para essa umbanda o que nasce no início do século 20 o que então isso é o pano de fundo ok então duas personagens e os personagens omolocô então principal tá tendo querido ah tá tranquilo carioca dynasty 1 e em 1905 o e falece em 1989 onde faleceu já bastante esquecido quando ele morre ele estava em casa sozinho quando ele falece e descobre noite amor tô em casa bom então é isso aí é uma questão bastante forte naquilo que ele fez ele foi uma personagem importantíssima para umbanda entre os anos
50 e 70 e no final de sua vida me passa a não ter mais nenhum nenhum tipo de importância para umbanda e em razão do seu discurso muito grande da umbanda voltar-se para a áfrica é como um bando ela passa cada vez mais a buscar um ideal branco o ideal cristão isso desde a sua criação ela faz isso com a briga entre aspas do tancredo com as diversas obras uma disse que existiam ele passa a ser sistematicamente atacado e que pede ele ter colunas semanais um jornal o dia e semanais esse jornal na bibliografia na
biografia do tancredo mesmo citado que é o jornal é a vida operária também um jornal carioca que descrevi ia também artigos nesse jornal o tratamento ele era músico famoso um sambista famoso onde os seus principais é sambas general da banda que grava e ganha muito dinheiro com isso todo dia do que ligar que ele ganha ele gasta para fortalecimento da federação de umbanda daquele cria bom então todo dinheiro que ele consegue com venda de limpeza temporal e assim por diante ele investe na questão da produção de livros ou de cursos no rio de janeiro para
tentar fortalecer essa ideia da umbanda que se volta e retorna na ideia dele para áfrica em que pese os seus livros teriam viés que vai acompanhando as demais obras ou artistas desde o princípio não é aquilo que ele fala muitas vezes naquilo que ele escrevia por quê e ele era analfabeto é por esse motivo aquilo que ele escreve não foi de que escrever a todos os livros dele eu trouxe aqui eu tenho todos os livros do tancredo outros são todos aqui três porque eles são estão muito debilitados se eu ficar manipulando eles vão perder as
folhas que são muito velhos e você dele ela não foram reeditados em que estamos vivos que eu tenho são livros a primeira edição e são muito caros e eu só para ter uma ideia esse livro por exemplo a cabala umbandista ele custa hoje no mercadolivre 4800 reais e no estante virtual r$5000 ser ideia é e normalmente os livros variam entre 200 a r$1000 os livros dele porque não a edição eu como sou muito raros custam esse valor os livros dele é por esse motivo e da falta de divulgação senhor mandou uma loucura que não conhece
muito do assunto não voltando analfabeto o que ele fez então já chegou hoje vai intelectuais quero muito próximos a ele e especial um homem quando mamede de freitas mamede vou levar o sobrenome não é de outro bairro torre freitas esses dois homens principalmente são os que mais o auxiliam para escrever mas muita coisa do que foi assinada como livro dele ele nem sabe o que foi escrito que não leu e colocava o nome dele alguém colocava o nome dele falava quando o senhor nesse livro para que para que as pessoas descem credibilidade a obra e
tem muita coisa que foi escrita não era e o que ele falava o que ele fazia ok preocupação que eu tenho que eu tinha e aí buscar o conhecimento africano que na ideia dele a umbanda fazia questão de esquecer ele se aproximou de muitas pessoas importantes do candomblé e pessoas importantes que vivia no rio de janeiro que a capital federal na época que é luzia embaixada das da áfrica internet amigos seríamos amigos do benin todos os embaixo das africanas e tinha contato o primeiro curso de língua yorubá no brasil que instituiu foi a federação de
umbanda que ele criou que tinha um espaço físico esse lugar tinha curso de várias coisas de língua iorubá tinha curso de língua fon e tirar curso de língua bantu já realmente ajudar as pessoas a compreenderem melhor as heranças que vieram para o brasil para definir as africanas que vieram para cá então veja preocupação que ele tinha por isso mesmo sendo analfabeto ele tinha preocupação de formar pessoas intelectualmente para que pudesse tocar a umbanda na forma melhor então veja preocupação que ele tinha por tudo isso a wikipédia a dificuldade que tinha em poder ler e escrever
ele tinha se preocupasse alto bom além de músico ele era carteiro e essa era a profissão de normalmente kelly durante 35 anos e trabalhou como carteiro e por sua carteira ele andou por muitos lugares e sempre atentando conhecer as nuances da umbanda as nuances daquilo que viver no rio de janeiro momento preto que nasceu no morro do cantagalo no rio de janeiro mais um lugar altamente periférico ele tinha contato com outros cultos anteriores almada especialmente a macumba e o mais que as pessoas conheço a palavra macumba macumba era é um instrumento musical tocado em diversas
ocasiões do rio de janeiro e era um um encontro religioso que existiam em vários pontos do rio de janeiro e ele tinha contrato com a macumba então muita coisa que é umbanda omolokô ou ainda tem vem da sua macumba carioca na qual ele vivia e viver muito tempo ok muitos terreiros que trocavam que eram de uma bomba ao longo do tempo passe ontem o nome é de umbanda buscando uma uma uma conhecimento social e especialmente reconhecimento governamental é porque havia abriu a perseguição clara aos terreiros e especial os terreiros em que um vistos como de
magia negra que era o outro que os pretos frequentavam uma agenda era tinha a ver com a cor da pele não só com a questão da maldade mas a cor da pele era muito destacada por isso o nome de magia negra ok então tudo isso esse caldeirão de factos no início do século 20 tem que ser levado em conta para tentar entender o que que é umbanda omolokô ela vai trazer para nós e por quê que é diferente e é você vai encontrar opiniões diversas sobre o assunto como expliquei logo no começo mais é dificilmente
você vai falar que eu mando uma loucura um culto de nação essa é a história que se conta que é o cantor colocou lá vem da tradição do lunga kyoko faz parte uma um grupo é ético do nome do grupo vai ter o maior dos que os bantos então esse número daqui oco era um grupo que vivia à beira de um rio onde hoje se chama angola e que esse grupo humano de pessoas escravizadas é o brasil trouxeram a sua prática é isso historicamente comprovado não um é um é um mês que eu queria adicional
que também assim como umbanda também nasce com o velho que também não é verdade é um mito operacional a mesma coisa também acontece com banda malocou quieta ali da pergunta que eu ia ter uma figura principal que é maria batalha ó essa teria sido a primeira mulher que teria iniciado o teu molocow seu maria batalha é a primeira pessoa do culto omolokô e dela veio vindo as demais as demais classificações do omolocô depois bota molocow como um culto sistematizado no brasil e sim mas qual que é o problema principal de tudo isso o problema pode
ser tudo é o mundo acadêmico esse é um mundo acadêmico começou a criar uma série de de questões e de preocupações e a umbanda se aproveitou desses acadêmicos para criar uma série de regras dogmas histórias para que umbanda existe se eu continuasse existindo é porque como é que você vai ter uma religião que não tem uma criação em que lugar vocês tem que ter um mito queria achou não como você vai ter uma religião ser um livro sagrado que faça com que ela exista por isso é umbanda usa como os livros é de teoria religiosa
os livros de quem do allan kardec é isso no congresso de 41 o primeiro congresso o nome dele congresso é espírita de umbanda essa é o nome do congresso por que umbanda ela é espírita no começo dela ela tem que ter essa o nome espírita para que ela fosse aceita e aí nesse congresso estabeleceu-se que os livros teóricos da umbanda seriam os livros allan kardec e estabeleceu os seus como teoria isso vai sendo desenvolvido cada vez mais e como passar do tempo ea influência de outros grupos intelectuais na umbanda começou-se a colocar na umbanda o
sismo e especial ocultismo da blavatsky e ocultismo de patins e de fácil deve e outros aconteceu no século 19 e 18 da europa que vem pro brasil com os cultistas que faz também a colocar isso na umbanda a equipe também influenciam de forma muito profunda não sou tancredo mas também as pessoas que estão que estavam com tancredo tem um se você pegar as obras do tancredo você vai ver muitas teorias que se baseam no cultismo europeu do século 19 bom graças aos intelectuais de umbanda o que vamos buscar isso ok então lá só para não
me perder eu fiz algumas anotações um pouquinho só em uma canção teu é de dizer que tu vais né gilberto freyre são é um dos principais etnólogo antropólogo e pagadores é tudo mais do brasil escreve é casa grande e senzala que o livro fundamental para muitos teóricos da psicologia brasileira que fala do povo miscigenado o que é o brasil se miscigenou que o brasil é um país mestiço e que por ser mestiço não há no brasil racismo no brasil problema é entre homens e mulheres porque nós somos um povo bacana legal gente boa e por
isso aqui o racismo não é igual americano o nosso aqui é diferente é mas soft é mais light então te bateu foi nesse do século 20 começa a falar sobre isso e isso pode utilizar de muitos círculos e começa a enxergar que é umbanda ela é a reunião de três grupos diferentes para o único que o único sentido que é o aporte religiosa e essa religião de umbanda seria essa construção que estaria passa as três ou três grupos indígena branco e preto o necessariam e fariam uma o final da evolução humana como um todo mundo
neste isso é mas não teria mais divisão entre pretos brancos e indígenas todo mundo tiver moreno fica bolo porque eu to tipo de ideia tá essa uma teoria freiriana que vai ser um repetido que eu muitas pessoas ao longo do tempo ok e também sempre vai se colocar como o branco europeu como o líder disso tudo é um graças ao branco graças europeu isso seria levado a efeito porque o branco civilizador que taria aí as luzes da europa para o povo brasileiro que tinha a má influência entre aspas mais influência da tradição africana precisava ter
a limpeza branca do homem europeu e aí 17 tem que isso aconteça melhorou quando os mouros foram até a pena eu cai houve a miscigenação entre mouros portugueses e espanhóis então isso era mais no brasil uma repetição dessa história anterior oque é e esse psn brasil sincrético né é que vai fundamentalmente influenciar toda a literatura umbandista desde o seu princípio veja a própria expressão espiritismo de umbanda aponta claramente para o ideal conciliatório tentando anular as diferenças entre doutrina de kardec e as práticas mágicas afro-ameríndias porque se você pega o espiritismo ele é contra magia é
porque não tem como científico schiele a ideia espírita é do cientista por isso no começo da deles e os usavam um avental guarda-pó como se fossem cientistas as reuniões eram com guarda-pó bom então é esse o aspecto do cientificismo que queria dar-se ao espiritismo então é isso seria conciliação de todos os as pessoas né então os primeiros tempos de umbanda tentar uma conciliação entre o cientificismo espírita ea manipulação de elementos materiais com fins mágicos herança africana e indígena assumida pelas macumbas então enquanto eu tinha nas macumbas cariocas atende a preocupação com a cura e o
que é malho sobremesa a cura do física mental preocupação das macumbas era começa qualquer a preocupação de espiritismo de orientar de doutrinar tão chamavam o espírito obsessor que algum dia que a gente nunca foi no espiritismo que nunca foi só você que não sabe então como é que é chama lá o espírito e algum médico que incorpora e os demais vamos doutrinar né isso vamos falar está fazendo aqui não faça mais isso vá para luz então isso é o que é o espiritismo e umbanda para tentar juntar a magia indígena e negra com essa questão
e da doutrinação espírita e se você vai encontrar até hoje nas um bandas no brasil em que um médico de transporte puxa o obsessor do obsidiado e começa a orientar mais depende do terreiro da bronca orientar proteger e ficar ali uma pessoa precisa de uma pessoa então essa umbanda tenta juntar essas duas coisas magia africana e indígena com a ideia científico do espiritismo o lourenço braga e comentando o congresso de 41 defende que a umbanda surgiu no brasil justamente para socorrer as vítimas dos mares frutos do galo evolutivo em que se encontrava a terra para
desfazer o mal praticado pela disseminação das práticas da magia negra uma herança africana é a única coisa que eu tenho que fazer acabar com uma coisa ficar porque é isso que trouxe o mal para a terra brasileira segundo o autor a umbanda para melhor chegar objetivos neutralizar o mal adotou as mesmas práticas existentes nos rituais de magia negra a fim de ter mais sucesso como os espíritos a eles habituados está escrito e não é a criação do mario falando oi e aí ele fala ele tem um livro dele que ele fala é decidiu chamar-se umbanda
e quimbanda é de 41 esse livro aí ele fala um monte de porcaria de uma áfrica que ele não conhece mas que ele imagina que seja que são tribos todo mundo pelado o instituto aplicações a todo tempo hoje trânsito entre si só fazendo orgias e fazendo maldição muito o outro é sempre mais em frente da áfrica mais um pro outro ponto feitiços então essa imagem que essa pessoa tenta aqui escreve isso que a umbanda nasci para acabar com isso a esperança dos africanos que faziam sua vida lá e aí também fala o próprio os próprios
autores da umbanda como é só falar que é todos os problemas fala de homossexualismo de esfriou comportamental sexual e outros mais se devem aos negros que está escrito gente não pode falar e não é só um granda literatura de umbanda que existe então veja o que que tá acontecendo nos anos 20 e 30 e 40 no rio de janeiro com as válvulas que estão escritas da crítica a qualquer herança africana a todos os cristãos católicos que depois chassi é se alinham com uma prática espírita kardecista e aí g1 e aí e aí a dica é
uma lição de cano sequer são os descendentes de cam que foi amaldiçoado por deus por isso que são pretos da maldição especificamente da na cor da pele se tornou preto porque foi deus amaldiçoou tipo então isso a lista de discussão do princípio feminino na igreja católica tem que ser num outro momento a gente poder discutir isso daí porque tem outras questões amei dessas que também o assunto bom discutido porque a a controle sismo ele se macia mas kula cheia máscula completamente e também se abomina o princípio feminino isso acontece mas tem que ser uma outra
volta a discussão sobre o assunto não me dá para falar isso agora aqui que é no teu muito amplo e precisa realmente entender o processo em que a igreja se desenvolve na questão especialmente sexual ok também fala dessa questão dos intelectuais de umbanda que tem que se alinhar custa do novo um vargas tenho muitas das coisas que é umbanda inscreve nesse começo ela vai se alinhar é de vargas inclusive um documento que é enviado para chorar chat do documento e aí e aí e aí e aí g1 e o e aí e aí o júnior
tu tá dizendo aqui a pesar para vocês algumas coisas que não seco discutir e novamente um lugar nenhum tomar a um documento que foi escrito em 44 que foi enviado ao chefe de departamento federal de segurança pública o coronel do exército nelson de mello e tem como esse documento foi enviado pela federação espírita de umbanda criada por quem usar o filho de moraes então essa federação criada mandar um documento para brasília para este órgão departamento federal de segurança pública objetivando apresentar o projeto de criação de um órgão unificador da banda chamado união espiritualista de umbanda
de jesus oi e aí esse documento foi enviado para um parecerista que emitirão pareceres sobre esse essa representação de si da febre da fiel para falar sobre isso e aí esse cara azevedo que era umbandista escreve a umbanda plêiade de seres superiores fraternos tem por missão principal a defesa dos seres terrenos contração maléfica invisível aqui em banda é realmente é a prática da magia negra dos catimbozeiros profissionais consoante afirmam os signatários memorial do documento que foi enviado contrapondo-se a ela a umbanda puxa player de benéfica respeitabilíssima digna de aplausos e de ser prestigiada pela autoridades
está reunida na denominada linha branca de umbanda linha branca isto é oposta a negra e nem ser mais específico do que isso aí né assim como o médico prescreve ontem tóxico curador do organismo intoxicado a linha branca pratica atos de neutralização do exercício maléfico da linha negra no nível o resto já deu foi suficiente para entender como é que funciona e aí ele continuou próprio parecer parecerista a umbanda exerce no mundo invisível com uma atividade equiparável a da polícia e da justiça o que é que vocês veem comum que não colocam a sempre que o
exu é o policial da umbanda então são é uma construção que gosta no trem então nesse mesmo sentido agora para para terminar essa entendimento do momento histórico eu vou ler esse esse palavra porque importante é e cadê os intelectuais feliciano se frente o estado energia do estado elegendo o estado do locutor privilegiado para viabilizar os interesses os intelectuais da umbanda não tiveram problemas em chegar ao estado novo e tá dura de vargas apesar da propalada repressão dentadura regiões brasileiras em um momento em que o estado brasileiro a perseguir um duplo objetivo a firmar-se como lugar
por excelência da resolução dos conflitos sociais em pedir que a sociedade se mobilizasse para resolvê-los por que que cê do estado e não das pessoas e sexuais de umbanda procurar um encaminhar suas demandas para o que é considerado o cérebro da nação o pactuaram assim com a obra de desmobilização que de modo mais visível a partir dos 35 com a lei de segurança nacional tentaram dificultar por todos os e-mails a organização da sociedade por isso os terrenos eram mal vistos o que ideia não quer o quê que é da comunidade organizada o que pessoa se
dependem uma da outra e vez em comunidade isso era mal visto e aí e os conflitos os jogos interesses individuais ou grupais serão apregoados como existentes fora da umbanda e nos procedimentos mesquinhos da magia negra propondo atualizar activamente os conflitos imputados a macumba ao candomblé ea quimbanda é um isso é o que nós víamos quando começa a guarda omolocô dá um grito contra as tem um bando de louco é um berro feita feito contra isso tudo ah entendi o dd44 o concurso da guerra da segunda guerra mundial antes de guerra mundial futebol então é o
nome iniciático e tancredo eram dois nomes que ele tinha que ele usava um chamava-se foi o que tu olor o fé nome em yorubá ou outro nome oxossi tira é o nome daquele usava tanto no lugar que o mundo no outro oh que estranho que é bem estranho porque o meu louco você vai encontrar diversas teorias que falam do nome molocow então eu posso separar a romã e louco e oque são nomes que se separam uma é o nome é uma palavra eu no bairro quer dizer oi filho o louco louco é uma divindade do
panteão jegy tô aqui no ponto de ouro ba recebe o nome dele a iroco o porém louco para hoje ele recebe oferenda incorpora tudo mais para orubá piroco não incorpora no brasil olhando corpóreo mas interagem fora é um ser que mora na árvore louco que você oferece coisas perto do mais no brasil e incorpora no médium iniciado no candomblé na áfrica não louco incorpora na áfrica também é um orixá da árvore virou com mais chama-se louco ok então podia pensar como filho girou com os filhos de louco na ideia de que louco representasse o louco
representasse a e não não representasse a floresta então omolocô pode ser filhos da floresta o ok então essa é uma principal interpretação que se dá o nome é essa não sei a e ninguém pode afirmar que seja uma coisa ou outra eu tô dizendo que é existe essa interpretação ok nunca o seria viver e claro que é essa é a verdade tá então se é um nome é george outro nome é yorubá o porém ele fala dos luz aqui o que é engordando o quebranto então veja tá até na colocou tem todas essas questões que
devem ser discutidas das influências que omolocô sofre das três etnias principais tiveram para o brasil o problema o barco urgente e o povo tudo bom e o povo bantu ok é tão dizendo tinha esse nome é wikipédia ele tinha nome de batata em alguns dirão que tá tá né tá tá é tata o que tá até um cargo sentir o tal do candomblé angola mas é uma palavra bantu que se escreve corretamente assim porque se tem essa pronunciar dupla tata tata do que o ar mais longo fica dizer o que fala joice não atualizar o
bar você vai encontrar a babá e oque é o mesmo função tanto eu posso chamar por exemplo um mais velho só o mais velho mas vai do que eu de batata ou de babá não importa porque os mais velhos sempre vão ser vistos como o pai que o pai eu que ensina que educa e assim por diante então eu posso ter um tio e eu chamo meu tio de babá ou de trata e não é só uma questão seja do tal mas também não questão do costume dos povos africanos ok que lá questão a questão
da questão da família ela é muito mais ampla do que nós se conhecemos pai-mãe-filhos avô avó essas ligações diretas o tio passa a ser visto como o pai a tia vista como mãe a vizinha é vista como mãe se ela cuida das crianças enquanto os pais estão trabalhando ela vira a mãe também é bem mais amplo entendimento da tradição africana em relação a nossa tradição ocidental pois não é sim o professor também é pai babá mesma coisa a ideia do que oriente aqui é dupla não sou do pai carnal que mas também que me orienta
como o babal tá ok bom então veja o que até nessa construção do tancredo fica difícil entender por que que aconteceu isso bom ele declara o tancredo que ele cria uma federação chamada confederação umbandista do brasil que ele cria isso em 1950 o que ele queria essa federação ele foi iniciado em 1900 o que 18 e ele foi iniciado ok e quem o iniciou chamava-se tata oi carlos guerra o telefone ciado o messenger então me já tinha já um tempo um tempo de santo já bastante antigo para falar alguma coisa além disso como eu falei
nem um cara que tinha muitos contatos muito conhecimento ele tinha uma amizade muito próxima comando ao senhor estás mais importantes do candomblé no brasil que era mais senhora e a senhora é uma das principais vou deixar de qual terreiro ilê axé opô afonjá o que nasceu início do século 20 no rio de janeiro e logo em seguida foi para bahia é o contrário vale a pensa que o povo já nasceu na bahia e depois criou um outro povo já no rio não o povo já nasceu primeiro no rio de janeiro e depois criou se eu
for já na bahia ok o segundo a biografia e aquilo que tancredo falava ele veio de uma família que sempre foi de pessoas ligadas à questão espiritual oi e a sua família teve várias envolvimento dos diferentes então o avô dele fundou os blocos carnavalescos avança treme terra e cordão místico e a tia dele chamada olga utilizava uma fantasia de rainha ginga é bom ele fundou depois da federação no rio e outros lugares também oi e a segunda ele fala que era para preservar as pessoas ea perseguição das polícias né foi a polícia ainda era um
vários vários que existiam mas vamos dizer no geral como polícia e é o delegado de polícia era o chefe da polícia a a força pública ou a guarda era espera subordinada ao delegado ou a figura do delegado alcance delegado da polícia civil havia outra figura que era o chefe de polícia e a força pública os militares entre as quaes respondiam delegado ok e aí e também na história deitada até por tancredo a tia olga ela incorporava ela ele dá para xangô e não determinar o dia xangô se manifestou e falou para ti tancredo criar se
a federação federação de umbanda aí não tem muito mais isso xangô fala e isso é alguns círculos e candomblecistas vai ficar crítica ao extremo orixá fala ah tá orixá fala desde sempre que ocorre no brasil algumas diferenças ações aconteceram e orixás foram de falar aí ele só fala depois em que o iniciado recebe os sete anos e o orixá passa a falar é um ritual te mandou de fala em que orixás se manifesta ok mas orixás na áfrica fala conversa bate-papo discute da da orientação normal como se fosse entendia eu abri o olho bruxa na
áfrica não fica assim não ele tira normal fala conversa ver o olho te beija te abraça é o porque ele é um cheiro antes extra o seu que está manifestado o que é a ideia aqui do brasil diferente muito diferente sobre isso pela pelas questões que envolveram porque com as misturas étnicas ea umbanda passa por isso a umbanda é um constructo bantur o museu do barro e o banco um eu tinha muito mais proximidade com o culto aos ancestrais do que eurobahn você faz esse digo assim é de manifestação e central de incorporado tio-avô paio
pessoas da tribo guerreiros que falavam comentavam igual fazendo umbanda e isso não tem erro pano tem isso era ser o buzz e o seu quase diminuto quem faz esse papel é o orixá é o orixá que tem esse papel de falar e dá bronca não só deixar mas também bumbum também faz isso que vocês tal de vernizado da comunidade que também que fala para as pessoas e dá bronca e corrigir os erros da comunidade bom além disso o tancredo do fundo a união de escola de samba oi e da união brasileira de compositores então veja
a importância dele como músico e como músico de samba e aí vamos indo lá é como eu falei que ele tinha muita muito próximo de uma senhora ou sumiu a que foi a terceira lixado ele achei a pouco já é o tancredo construiu uma estátua em homenagem à mãe senhora no rio de janeiro que se chama imagem da mãe preta uma senhora até no busto dela no rio de janeiro tem tanto a admiração que ele tinha por ela o tancredo como eu falei tinha uma uma coluna no jornal o dia o link discutir a vários
assuntos sobre umbanda omolokô sobre vários assuntos e o principal que ele gostava muito de fazer era rebater os inscritos que eram feitos por mata-mata silva e outros autores da umbanda branca do jornal folha de umbanda se não me engano jornal que era do da federação do célio eu escrevi há muitas coisas ele rebate a isso jornal de umbanda que rebate o jornal de umbanda 223 de moraes e da federação que ele dirigia o jornal era semanal também então uma esperava publicar o jornal para falar dos artigos que estavam jornal do outro e debatendo discutindo isso
era a diversão dos carros a e é uma poder meter comprei agora para ter ponte gravar a segunda parte para não ficar uma hora e meia e aí