Por que a umbanda sofre ainda tanto preconceito O que será que falta para nós sermos mais respeitados Quais são os problemas que realmente encontramos dentro de um terreiro de umbanda e o que será que você pode fazer para resolver essas questões tem polêmica nesse vídeo tenha certeza Bora pro [Música] vídeo um salve com muita alegria família uma de boa o dia abençoado por o lorum e os orixás que nos permite estar aqui eu estar entrando aí tirando uns minutinhos da sua vida pra gente poder trocar uma ideia sobre Umbanda e esse tema de hoje é
fundamental que a gente fale muito sobre esse assunto como é o começo do nosso vídeo eu peço nesse momento que todos os orixás e guias derramem o mais puro Aché sobre você que quebre todo o mal que esteja com você que o mal caia por terra e que você receba todas as energias nesse necessárias para restabelecer o seu equilíbrio e a sua felicidade bom galera e que já que a gente quer todo mundo ser feliz eu peço felicidade para você você pede felicidade para nós deixa o like esse like é fundamental para continuarmos trazendo conteúdo
gratuito aqui para vocês no YouTube Ok vamos começar o vídeo Contando historinha vocês gostam de historinha né essa é uma história bem interessante uma vez eu fui convidado para fazer parte de um culto ecumênico dos formandos de uma faculdade de direito aqui da minha cidade de Sorocaba e quando lá cheguei eu me deparei com um padre e três pastores evangélicos desses pastores um era Adventista um era Quadrangular o outro era ne Pentecostal estavam ali discutindo quem falava em cada parte do culto curioso é que porque eu era sacerdote de umbanda eu tentei opinar mas não
tive direito de voto na minha opinião não valia eles não sei por cargas água não sei se para o bem ou para o mal não sei se houve alguma maldade nisso eles entregaram para mim e falam Aí você faz o encerramento então olhei aquilo Falei pô encerramento para mim tá bom para não criar confusão para não criar conflito já era um culto ecumênico falei tá bom eu fui lá começou o culto cada um falando a sua parte e eu fiquei pacientemente esperando o meu momento para começar a falar e olha pessoal eu me preparei né
eu tinha preparado um texto que ligasse espiritual idade com a profissão na missão de vida que as pessoas têm e tal e quando eu fechei quando fui acabar eu falo assim nesse momento eu peço que eu e todos os meus colegas sacerdotes aqui na mesa que cada um imponha a sua mão cada um sobre seu rebanho e que aplique uma benção e eu pronunciei as palavras da Benção eu não preciso nem falar que os caras se pudessem deixar o braço cair né cortar o braço fora porque eles ficaram muito não acreditavam F que eu tava
fazendo isso com eles e o que aliás eu achei uma coisa muito boa muito natural eles levaram pelo lado errado o que que acontece foi muito bonito encerramos em Alto Astral aquela coisa linda acabou eu desci da mesa e as pessoas que estavam ali pres presentes tinha me procurar e falava assim nossa mas você é da Umbanda mesmo e eu falava sou né nossa eu não sabia que a umbanda era uma religião tão bonita se por um lado eu ficava feliz porque isso dizia que o meu desempenho tinha sido bom como um bandista eu fiquei
muito ofendido com esse tipo de coisa eu acho que apesar de do elogio fica um que de preconceito né tipo assim não sabia que a umbanda era uma religião tão linda todas as religiões TM sua beleza dá impressão que nossa religião é um lixo que é ralé e a pergunta persiste Até quando vamos passar por isso os umbandistas Nós umbandistas ainda somos muito mal vistos e quer ver só como é que é se você você vai numa entrevista de emprego coloca na ficha ali que você é um bandista as suas chances de conseguir um emprego
já diminuem se você posta nas redes sociais alguma coisa sobre Umbanda quase que sempre alguém vai deixar de te seguir se uma pessoa quer frequentar a umbanda e a família não é da religião a família se junta para não permitir que esta pessoa frequente a religião de umbanda e infelizmente a gente tem essas informações de inúmeras invasões e depredações de terreiros de umbanda por todo o Brasil e nesse vídeo eu quero falar um pouco sobre os erros que nós umbandistas cometemos e falar sobre o que podemos e devemos fazer para melhorar tudo isso agora você
conta para mim você já passou discriminação por falar que é da Umbanda já perdeu amizades pessoas da sua família pararam de falar com você coloca aqui nos comentários a sua história e tenha certeza que eu estou lendo e dando like em tudo e só para começar com a com a história da discriminação quando eu entrei na Umbanda em 1996 eu ouvia dizer que umbanda é circo de pobre e tenho a certeza que de tudo que eu ouvi no meu começo da Umbanda Essa foi a bobagem mais levinha que dá para aceitar de tudo que eu
ouvi falar sobre a umbanda agora ol Presta atenção Você já percebeu que terreiro roça barracão de Candomblé não é invadido que templo budista e os budistas em si não sofrem perseguição e que nenhum templo evangélico por mais que seja Claro óbvio que fique nítido que ele engana os fiéis que ele toma dinheiro dos fiéis também não sofre nenhum tipo de depredação não parece que o problema tá na umbanda e em nós umbandistas e você pode est irritado e revoltado agora pensando que eu tô falando um absurdo até porque são as outras pessoas das outras denominações
religiosas que manifestam preconceito que mostram discrimin nação contra Umbanda e contra nós umbandistas tem nada a ver com a gente Hum será que é assim mesmo vamos pensar um pouco na minha vida pessoal eu descobri e aprendi que tudo que eu sofri foi causado por mim mesmo seja de forma direta ou de forma indireta eu causei ou eu permitir que acontecesse aquele mal na minha vida não importa se foi uma humilhação se foi uma injustiça uma reação negativa ou mesmo falta de sucesso nas nas empreitadas da minha vida sempre fui eu quem determinava o sucesso
ou o fracasso agora sabe o que é mais interessante nessa história sabe quem foi que me ensinou essa lição foram os próprios guias da Umbanda sempre que eu reclamava de alguma coisa eles me diziam tá bom não deu certo mas por que que você deixou a energia dos outros falharem o seu caminho o que foi que você fez de errado e na época eu ficava bravo eu ficava revoltado eu ficava irritado porque eu falava assim eu não achava que aquilo nada era culpa minha não tinha nada a ver comigo era culpa dos outros e hoje
muito tempo depois com a lição devidamente aprendida eu faço as coisas na minha vida darem certo eu sei que eu sou responsável por isso e quando as coisas dão errado quando não saem da forma que eu que queria ou da forma que eu planejei eu não fico procurando culpados eu procuro o erro que eu mesmo cometi e olha pessoal tenha certeza que isso dá certo para mim isso dá certo PR os meus filhos de fé e dá certo para Inúmeras pessoas que eu já atendi como sacerdote sem estar incorporado durante toda essa minha trajetória dentro
da Umbanda Então vamos trazer essa conversa aqui pra nossa religião de umbanda onde que a umbanda erra onde é que nós umbandistas estamos errando Quando é que nós vamos assumir a culpa pelo nosso fracasso eu quero colocar aqui enumerar fazer uma lista de alguns erros que nós umbandistas cometemos ou permitimos que aconteçam Vamos começar com erros dos sacerdotes falta de preparo É incrível como tem pessoa que abre terreiro não estuda não se prepara a espiritualidade sabe tudo mas você tem que saber cada coisa que você vai fazer como fazer por que fazer qual é a
origem até para poder explicar ou ensinar para outras pessoas e a falta de preparo que eu vejo em muitos sacerdotes e sacerdotisas da Umbanda é absurda gente que Inventa coisa que não existe para explicar uma coisa que não sabe pessoa que quando o filho vai perguntar a entidade dá uma bronca A Entidade do sacerdote dá uma bronca no filho olha pessoal isso passou do limite tá na hora da gente se preparar você quer que a herand seja respeitada e você sacerdote sequer quer se preparar para a sua caminhada sacerdotal fica muito difícil falta de amor
aos filhos por que que eu falo falta de amor aos filhos às vezes eu conheço gente que meu pai é osmildo que é uma pessoa muito querida ele era pessoa que ele só acudia o filho se o filho tivesse Para Morrer tivesse para perder o emprego tivesse para acontecer uma desgraça No mais ele falava vá pro seu ponto trabalhe que a sua entidade vai ajudar os outros e vai ajudar você também eu vou falar que ele tava errado não mas tem naele momento que você quer conversar com o sacerdote você quer se sentir abraçado você
quer ser acolhido e eu acho que o sacerdote tem ainda mais século XX nós temos que estar disponível para os nossos filhos ouvi-los orientá-los acolhê-los direcionar eles n na vida tanto espiritual quanto na vida material para que eles sejam mais fortes para que eles alcancem felicidade eu vejo muito sacerdotes sacerdotisa tratando o filho de qualquer jeito tratando abad chu obrigando forçando e controlando através do Medo isso não vai funcionar nunca não ensinar a disciplina e o respeito ao sagrado onde não tem disciplina nada vai acontecer direito a própria espiritualidade superior tem regras tem limites eles
têm uma organização eles têm a própria disciplina onde não há disciplina não há ordem onde não há ordem existe o caos quem gosta de caos é que umba espírito negativo obsessor esse esses gostam de caos espiritualidade superior gosta de ordem e disciplina Então eu acho que um sacerdote tem que ensinar e cobrar disciplina dos seus filhos de fé de todas as pessoas que frequentam o seu terreiro e tem que ensinar uma coisa muito importante que é o respeito ao sagrado Sem respeito ao sagrado não existe nada eu tenho certeza que tem gente que tá assistindo
esse vídeo falando Nossa mas isso era a mínima é óbvio não precisa falar um negócio desse o que eu já vi e ouv de histórias de desrespeito ao sagrado Vocês não tem ideia eu já vi filho de terreiro dando show em frente congá eu já vi casos de pessoas que ficaram grávidas porque tiveram um ato sexual atrás do altar de um terreiro de umbanda tá isso só para começar falar de de de um monte de absurdo espiritual né de um monte de mentira um monte de manipulação Então se onde não tem disciplina não tem respeito
ao sagrado como é que vai ter religião como é que vai ter alguma coisa que é boa como é que vai ter uma coisa que vai transformar a vida das outras pessoas se perder pelo poder e pelo dinheiro existe uma frase que diz né quer saber quem é aquela pessoa dê poder para ela às vezes a pessoa acredita que só porque você é um dirigente um zelador um pai ou mãe de santo sacerdote sacerdotiza você passa a ser a última bolacha do pacote que as pessoas têm que viver para te servir que você tem que
ser reverenciado eu acho isso uma bobagem tão grande uma falta de humildade Quem Deixa o poder subir na cabeça e a outra coisa coisa que me preocupa muito é se perder pelo dinheiro se perder pelo poder já é ridículo se perder pelo dinheiro eu acho um crime espiritual e também material Ou seja é uma afronta a lei de Deus e a lei dos homens também é a ponto de a pessoa começar a inventar problema para vender solução então assim onde tem dinheiro onde começa a se cobrar por trabalho onde se começa a cobrar por atendimento
por assistência não tem mais religião gente vira o comércio e nenhum dirigente vai olhar para as pessoas não vai ver filhos de fé não vai ver pessoas necessitadas ele vai ver fregueses ele vai ver clientes e ele vai pensar quanto de dinheiro eu preciso essa semana Ah então eu preciso achar quro CCO meia d de pessoas que me pague tanto para eu ter o dinheiro que eu quero sem dizer no absurdo da maioria de dirigentes se apossarem no dinheiro do próprio terreiro que eu acho isso um horror erro na condução do terreiro Em que sentido
Márcio porque isso é muito amplo Acho que é em todos gente já fale acabei de falar sobre O sacerdote usar o dinheiro do terreiro como se fosse dele mas o sacerdote não ensina O sacerdote ele não sabe estimular incentivar não ajuda as pessoas a desenvolverem sua mediunidade não ajuda as pessoas a entender que umbanda não é balcão de negócio muito pelo contrário eu conheço sacerdotes que estimulam a ideia de que a umbanda é um balcão de negócio que eu acho horrível e ridículo tudo porque ele cobra né então para ele é um balcão de negócios
né Essa coisa quando eu falo erro na condução é tudo que um sacerdote faz que desvirtua o conceito original da Umbanda que é a manifestação do Espírito para a prática da caridade toda pegar no pé do filho por bobagens às vezes coisas que não tem nada a ver com o terreiro ou criar uma atmosfera de medo e de terror para controlar os filhos de fé sabe eu acho isso tudo de um mau gosto de uma falta de educação de uma falta de respeito ao sagrado Sem Limites e sabe qual que é o problema as pessoas
aceitam isso é o que me dói acreditar que o terreiro é dele não importa quem montou o terreiro Não importa se você é o presidente se você é o dirigente espiritual se você é tesoureiro se você é secreto não importa O terreiro é uma entidade independente ele vai ter grupos que vão controlá-lo durante a vida na terra né mas a a gente só monta um terreiro pra espiritualidade superior a gente não monta terreiro pra gente não é clubinho não é clube de bolinha não é clube da Luluzinha a gente monta um terreiro organiza um terreiro
para que a espiritualidade superior possa se manifestar ali sen não não existe por montar terreiro então O terreiro não é da gente terreiro não é do dirigente terreiro é da espiritualidade superior Se você não entende isso você começa a se sentir dono e quando você se sente dono do terreiro você acha que O sacerdote passa a achar que ele pode fazer qualquer coisa dentro do terreiro porque o terreiro é dele e se for por esse caminho é só Ladeira abaixo não tem como uma coisa dessa dar certo terreiro é da espiritualidade sacerdote que não entende
isso nem poderia ser sacerdote Na minha opinião exigir dos outros mas não dar o exemplo Esse é o mínimo né gente sacerdote ele eu falo no curso de sacerdócio de fundamentos para sacerdócio eu falo que o sacerdote ele é o baloarte Moral O sacerdote é o grande exemplo a ser seguido ele tem que ter uma vida idônea vida fora do terreiro idônea dentro do terreiro ele tem que ser mais idôneo mais honesto mais correto possível porque se ele demonstra esse exemplo ele pode cobrar e o que eu mais vejo é o contrário O sacerdote faz
o que quer da vida dele mas chega no no terreiro ele quer exigir alguma moral dos filhos sendo que ele não tem nenhuma moral para cobrar nada de ninguém quando é que isso fecha só porque você é o dirigente é só porque a casa é sua mais uma vez né o cara acha que pode fazer o que quiser sacerdote que envereda por esse caminho também gente o final dele é muito triste falamos dos erros do sacerdote vamos falar um pouquinho de nós vamos falar sobre os erros dos umbandistas não levar a sério suas obrigações mediúnicas
pessoal Umbanda é uma religião que nos exige muito compromisso e comprometimento o que que é compromisso compromisso iso é o fato de você saber que deve estar presente nos dias de trabalho em todos os dias de trabalho e nos horários ou até preferência nós que somos trabalhadores que a gente chegue antes do trabalho começar isso é compromisso agora comprometimento é uma coisa muito mais importante muito mais profunda muito mais fechada comprometimento é que você vai sim cumprir com tudo que for necessário se entregar de todas as formas possíveis para crescer se você você é médium
crescer como médium crescer como ser humano e também ser autêntico naquilo que tá fazendo não usar de mistificação mistificação é fingir que tá incorporado ou fingir ou colocar palavras na boca de uma entidade do tipo Ai o meu preto velho tá falando isso e o preto velho não tá falando nada né inventar coisa colocar palavra na boca da entidade então mistificação não leva nada animismo excessivo animismo é quando a entidade está incorporada e atuando verdadeiramente Mas você interfere você corta você atrapalha o tempo todo esse animismo prejudica e daí o que acontece quem sai prejudicado
o trabalho da entidade sai prejudicado você sai prejudicado porque você não consegue Você quer aprender com a entidade e às vezes por tanta interferência você não permite sequer que a entidade te descarregue mas eu acho que fora a umbanda Acho que o mais prejudicado de todos é a própria assistência que saiu dali com uma resposta parcial ou com uma resposta errada para os seus problemas um direcionamento inadequado para seus problemas Olha o tamanho do beo falta de respeito entre doutrinas da Umbanda ai eu faço Umbanda Popular mas eu não gosto de umbanda Sagrada ai eu
faço Umbanda Sagrada mas eu não gosto da Umbanda esotérica eu tô num terreiro de umbanda esotérica mas eu não suporto Umbanda Guaraci pelo amor de Deus Gente pelo amor de Oxalá Que absurdo gente é por isso que eu gosto muito de tudo que eu leio e estudo sobre zéo de Morais o Caboco das Sete Encruzilhadas porque eles foram simples em tudo caboco sete encruzilhadas que foi a entidade que anunciou a umbanda eu vejo muita gente falar hoje em dia Caboco codificou que codificar ele não codificou nada ele só deixou uma frase Umbanda é a manifestação
do Espírito para a prática da caridade se existir um espírito praticando a caridade verdadeira se existir um espírito verdadeiramente incorporado praticando a caridade verdadeira ali existirá a umbanda Não importa se é umbanda esotérica se é dos sete raios se a umbanda é Mirim se é umbanda Branca se é umbanda Popular se é umbanda de almas e Angola Não importa se estiver praticando a caridade claro que alguns rituais algumas práticas do terreiro podem deixar você intrigado ou descontente ou alguma coisa que você não não curta que você não se sintonize Mas se estiver fazendo caridade para
as pessoas gente as pessoas estiverem indo lá e alcançando suas graças e os filhos daquela casa também é um bando e nós devemos respeitar para com esse negócio de ai meu terreiro que é melhor ai meu terreiro que é melhor só para vocês terem uma ideia Às vezes as pessoas chegam lá para pedir minha ajuda dentro do tufra e eu falo assim se for da vontade de Deus se for da vontade de eu chalá que você alcance a sua cura e a solução do seu problema pelo tufra que assim seja se não for peço a
chalar que te prepare o caminho adequado por quê Porque nós não somos a última bolacha do pacote gente eu não posso pensar desse jeito eu eu acredito que o tufra não tem a condição de ajudar a totalmente todas as pessoas porque depende de muitas coisas para você ajudar uma pessoa eu acho que nós temos a obrigação de estar disponível para atender acolher direcionar espiritualmente todas as pessoas mas se isso vai realmente acontecer não depende só da gente eu não fico achando que a minha doutrina meu terreiro é melhor eu acho que nós temos que ter
respeito com todas as doutrinas praticou caridade tá valendo falta de amor de irmãos de fé mais velho para com os irmãos mais novos eu acho isso um absurdo graças ao xalá nós conseguimos dentro do tufra não existe tanta diferenciação os irmãos mais velhos ajudam os irmãos mais novos Ufa porque era uma pessoa que eu prestava muita atenção nisso nos terreiros pelos quais eu Visitei andei conheci quem é mais velho ele se acha tipo assim olha eu sei você não sabe você tem que pedir benção para mim eu sei nem sacerdote É tem que pedir benção
para mim porque eu sei você não sabe também nunca fez questão nenhuma desse mais velho ensinar aquele mais novo isso tem que parar gente senão a umbanda nunca vai crescer senão os mais velhos vão morrer e os mais novos não vão saber nada os mais velhos tem que abraçar os mais novos tem que ensinar tem que ter paciência tem mais uma coisa os mais novos tem muito para nos ensinar também acreditar que porque a umbanda prega a liberdade que ele possa fazer fazer e falar o que ele quiser olha esse é rapidinho é curtinho é
Vapt Vupt Como diria o professor Raimundo não irmão você não pode fazer o que você quiser você tem que respeitar as outras pessoas você tem que respeitar seus irmãos e terreiro você tem que respeitar o espaço sagrado você tem que respeitar o seu sacerdote T falando dis no terreiro Mas você também tem que respeitar as pessoas mais velhas fora do terreiro claro que elas T que se dar o respeito também Mas você tem que respeitar o seu pai e a sua mãe tem que ter paciência você tem que ser uma pessoa que você tem que
entender que Existe limite para tudo eu vejo Principalmente um pessoal aí na faixa até os 30 anos de idade que chega fala não eu sou da Umbanda mesmo e não gostou não tem problema o que que você ganha com isso isso não tá ajudando ninguém a aceitar melhor Umbanda Mas é só para deixar essa menção não para com isso tá você não pode fazer o que você quiser ou falar o que você quiser seja inteligente aja com sabedoria faça o que tem que ser feito e fale quando realmente for necessário ou importante acreditar que quem
cuida de mim não dorme esse aqui eu quero pegar viu porque olha Deus como me irrita é quem cuida de mim não dorme hein quem cuida de mim não dorme e e eu vou falar para você que fala essa frase que os seus guias realmente não dormem agora eu pergunto será que eles estão felizes será que eles estão satisfeitos ou será que eles estão decepcionados com sua conduta com a sua forma de levar sua vida fica para você pensar mas lembre eles não dormem eles estão 24 horas por dia pensando e agindo sobre você o
que é que será que está merecendo fica para você não aprender com Os guias se não um banda existe da manifestação do Espírito pra prática da caridade os espíritos vêm para curar para libertar e também para ensinar agora o guia tá querendo você não quer aprender o guia fala uma coisa você não faz o guia te recomenda uma coisa você não cumpre Por que que você foi fazer na umbanda Ah é só para quando você quer alguma coisa do guia tá indo nesse caminho é aquela bela história é a mesma coisa que você comprar um
Boeing um avião gigante para fazer uma viagem de 30 km a umbanda ela tem tanta coisa maravilhosa para te oferecer E você tá usando apenas 1% da Umbanda outra coisa para você pensar não respeitar outras denominações religiosas e o umbandista adora falar mal do evangélico adora falar mal do católico o evangélico é a nossa alvo preferido né e assim a pessoa critica o evangélico porque ele vai de terno porque ele fala de bíblia por causa do papo da conversa porque ele critica mas eu vou falar uma coisa para você como é que você espera meu
filho minha filha ser respeitado por alguém se você não respeita os outros Mas isso é tão básico mas pai Márcio ele tá me criticando ele tá falando mal problema dele se ele tá fazendo errado Xangô vai fazer com que ele receba com ou que ele pague pelos seus erros ponto você não pode ser o errado e quanto mais eu acho que isso ainda incita mais as pessoas evangélicos a odiarem né Nós umbandistas graças ao chelar hoje já existem evangélicos de cabeça mais aberta por quê Porque a gente muita gente fala mal deles para quê se
você não gosta da doutrina dele da religião deles aliás ótimo deixa eles via deles viva você a sua respeite a opinião do outro a liberdade pai Márcio mas ele tá falando mal me criticando se passar do limite vá na polícia e faça um boletim de ocorrência ponto aja com as ferramentas que você tem ficar batendo boca e falando mal dos outros isso não vai levar lugar nenhum aliás vai levar um lugar sim vai levar a piora do preconceito e da discriminação não entender que você é responsável pelo sucesso do terreiro O terreiro você acha que
vive do quê de sacerdote O sacerdote faz tudo não um terreiro de umbanda depende do dirigente depende dos filhos dos Médiuns dos trabalhadores Depende de muita gente para dar certo você umbandista faz parte é parte importante de fazer isso dar certo você um bandista tem que ajudar a manter o terreiro limpo a respeitar os objetos sagrados você tem que orientar os irmãos mais novos ou gente que tá fazendo errado advertir verbalmente se necessário for cobrar ajudar a criar esse ambiente de respeito ao sagrado de um ambiente elevado um ambiente de força ambiente de poder um
ambiente de luz que deve ter disciplina que deve ter organização e que também tem que ter dinheiro para manter uma estrutura de terreiro que todo umbandista tem que pagar suas mensalidades para manter o terreiro até para não permitir que o sacerdote se perca e queira começar a cobrar por atendento porque não tá conseguindo manter o terreiro o filho de fé de um terreiro um bandista ele tem muitos compromisso gente e ele não percebe ele às vezes fica ali criticando apontando o dedo Mas ele não faz nada pare de apontar os dedos pare de criticar e
se você pode ajudar a transformar a mudar aquilo para melhor Faça a sua parte sen não deixa o terreiro e siga o seu caminho não estudar e não entender o propósito da Umbanda para você é um erro mais comum do que que eu gostaria que fosse verdade as pessoas vão na umband eles acham que estão ali para serem curados para serem libertados para conversarem com as entidades isso tudo é verdade é mais uma vez você tá vivendo só três 4 5% da Umbanda você não entende que a umbanda tem muito a te oferecer tem uma
transformação pessoal para te oferecer vai aumentar sua inteligência e sua sabedoria vai aumentar a sua nível de felicidade a sua alegria ou sua realização qualquer religião só existe para fazer da sua vida melhor e a umbanda é a mesma coisa mas você não vai ter gar som espirituais você toca o Sininho eles vão correr para fazer as coisas para você você tem que fazer isso você tem que aprender com eles Você tem que perguntar para eles você tem que estar disponível à disposição da espiritualidade é você quem faz a cirurgia eles só vão ensinar você
a fazer essa operação mas não fica esperando gente essa mania de de tudo é ai quando eu preciso eu peço não a a mudança tem que ser contínua e para isso estudo é fundamental quando você enquanto você não consegue entender a umbanda você não cresce você não se desenvolve você não melhora você não evolui e agora vamos falar um pouco dos erros das pessoas que frequentam os terreiros que não são umbandistas mas são a famosa assistência vamos falar sobre erros da assistência não respeitar o terreiro como templo religioso assistência que chega no terreiro só falta
aí de biquíni ou de Sun começar pelo básico tá começar pelo básico não vai com uma roupa apropriada para um templo religioso não faz silêncio quer comer durante a condução dos trabalhos espirituais já vi gente jogar comida e e lixo no chão de terreiro trata o terreiro como se fosse não sei acho que a casa dele deve ser assim tá ele faz deve ser uma bagunça um lixão mas não trata o terreiro como espaço religioso fim do mundo isso acreditar que os guias vão resolver todos os seus problemas não o guia não tá lá para
resolver o teu problema ele tá lá para ajudar você a resolver o seu problema ah vai dar o apoio que você precisa e a orientação que você precisa mas quem faz a coisa acontecer é você se for esperar do guia esqueça o guia vai quebrar todo mal Abrir teus caminhos de ficar do seu lado para que o mal não corte sua vida mas quem vai andar quem vai realizar quem vai fazer é sempre você acreditar que pode impedir o mal a alguém inclusive confundindo isso com justiça né só tem gente que fala não o meu
ex-marido ele foi ru eu quero que ele pague porque isso é justiça Nossa você agora vir no juiz você virou sei lá promotor juiz Carrasco tudo ao mesmo tempo não você não deve pedir o mal nunca e parabéns para todos os médiuns que permitem que suas entidades da forma corriqueira cada linha tem a sua forma de fazer de eles D sabe dá aquele puxão de orelha na pessoa a pessoa vai pedir o mal achando que a justiça ou pde um mal del liberado mesmo eu não gosto sabe eu quero que aquele meu colega de trabalho
quebre a perna nunca mais vai trabalhar que eu quero o lugar dele eu quero quero ser promovido se você tá indo na umbanda fazer isso Coitado de você que o mal que você pedir que que acontecer de alguma forma tem algum terreiro que eu não diria nem que é umbanda tá faz mal para alguém errado quem pediu errado quem fez todos a verão de pagar ah não mas eu sou médium eu faço o que eu quiser eu não pago nada boa sorte segue nesse caminho a gente se encontra no plano espiritual aliás espero que não
nos encontremos tá de verdade você vai est no lugar e vou estar em outros não significa que eu vou est lá no lugar lugar bom mas no lugar menos pior que o seu eu garanto que eu acho que eu vou tá buscar a umbanda apenas como última alternativa tem uma história que que eu acho que eu já contei aqui uma vez uma pessoa me ligou conversou com uma pessoa do terreiro pediu quase que implorou para eu falar com ele ligi eu liguei pra pessoa falei o que que eu posso ajudar não é que o senhor
é pai de santo né Falei sou sim senhor Então é porque eu tô com problema na justiça eu corro o risco de perder a casa da minha avó o senhor vem no trabalho e tal né que a gente vai ver o que pode ser feito então mas o leilão é amanhã falei pera aí é quanto tempo esse processo tá correndo Ah agora tá fazendo 6 anos em 6 anos você não fez nada a a história é que a avó dele era fiadora dele ele fez um negócio e não pagou subiram né Foram contra a avó
e estavam tomando a casa da avó e a casa da vó já tava sendo leiloada um dia antes do leilão Olha gente eu falo para você a umbanda faz milagre mas fo uma pessoa que só vai procurar Umbanda só para isso no nos 57 minutos do segundo tempo depois que o juiz o juiz já tá com apito na boca para pitar Não faça isso gente procura Umbanda como alternativa sim não como a última alternativa isso costuma não funcionar e sempre que a banda Pega um um um problema no começo a chance de solução é muito
maior não colaborar com a manutenção financeira do terreiro isso é um negócio polêmico a gente não cobra nada da assistência mas a assistência também não dá nada voluntariamente né Eu acho isso muito triste com esses terreiros que tem caixinha de doação você abre lá o cara abre toda semana não tem uma moeda lá dentro sabe eu acho isso muito triste eu conheço pessoas que doam produtos de limpeza copos descartáveis Conheço gente que D dua vela isso acho legal mas de alguma forma colabore com o espaço que te ajuda quando você precisa você só vai lá
e tira você só vai lá e tira você só vai lá e tira Será que você nunca pode dar nada não pode doar r$ 5 R 10 pro terreiro eu acho que absurdo mas isso que eu falo O sacerdote não pode cobrar isso não pode mas pedir donativos e pedir doação Eu acho que o sacerdote pode Acho que pela falta de noção de quem frequenta os terreiros de umband outro erro da assistência acreditar que os médiuns e Os guias estão à venda tem gente que tem um pouquinho de dinheiro ou até tem muito dinheiro chega
no terreno não quer ficar em fila quer atendimento Vip ele vai lá ele fala com o dirigente com o médium ele chega para médium assim você pode passar o seu celular para mim e eu pergunto para quê não pra gente que eu tiver alguma dúvida eu falar com você sabe o que a pessoa quer toda vez que ela precisar ou ter ou tiver uma dor de barriga ela quer falar com o dirigente ela quer falar com o médium ela acha que tá todo mundo tá à disposição dele a hora que ele quiser ele paga não
tem problema pode P preço que eu pago não gente se você tá indo por esse caminho você vai encontrar espíritos médiuns que se vendem por dinheiro são cois são tão médiuns ruins quanto guias negativos são obsessores são espíritos ruins porque Espiritual do lado superior não se vende por dinheiro e um médium que tem o mínimo de direcionamento moral também não se vende por dinheiro então se você tá encontrando lugar que tá pagando e tá fazendo Cuidado você tá indo para um caminho muito perigoso e é óbvio que eu poderia citar aqui muito mais problemas e
tantas outras situações conta para mim aqui nos comentários Qual é o erro que você acha mais absurdo ou se eu esqueci de falar alguma coisa qual outra situação que você também acha absurdo que eu não falei coloca nos comentários que eu vou ler tenha certeza disso mas tem aquela coisa né Mais uma vez você pode estar pensando ah eu não tenho nada a ver com os erros dos outros ai você jura mesmo quem sabe pensar assim seja o maior dos nossos problemas lembre-se Nós aceitamos ou permitimos ou damos forças para esse absurdo de alguma maneira
se o seu sacerdote erra de forma absurda não adianta brigar com ele não adianta falar mal saia peça licença e sai saia vai embora V procurar outro espaço que que permita cultuar a Umbanda de uma forma positiva mas ficar lá e iando e brigando e causando problema não vai resolver quando é que esse pai do Santo vai aprender quando não tiver mais ninguém para ele pastorear quando tiver ninguém mais para manipular aí ou ele perde tudo ou ele muda se você é um bandista seja trabalhador ou médium cumpra suas tarefas com amor comprometimento e respeito
ao sagrado Aprenda com Os guias e procure a sua transformação pessoal deixa a umbanda transformar e melhorar a sua vida a umbanda tá aí para isso já quanto as pessoas da assistência cabem aos umbandistas e sacerdotes orientarem e cobrarem por posturas mais adequadas a um templo religioso fazer com que eles sintam que ali é sério que ali não é brincadeira que eles não podem fazer o que eles querem ali porque se a assistência vem de fora para se tratar e eles podem el Vocês deixam eles fazerem o que eles quiserem eles vão sair de lá
e vão falar mal do seu terreiro por mais que eles tenham alcançado a graça por mais mais que eles sejam ajudados eles vão sair e vão falar mal então cabe a nós umbandistas orientar e disciplinar esse pessoal não precisa ser truc lento mas eles têm que entender que a umbanda é uma religião que é maravilhosa como tantas outras religiões que existem existe para modificar a vida das pessoas não para resolver o problema das pessoas para transformar a vida das pessoas numa vida melhor e é importante que a gente possa instruir orientar e disciplinar o povo
da assistência desde a hora que ele cheg na porta ou no portão do terreiro Fundamental e olha pessoal não tô aqui sabe sugerindo uma Caça às Bruxas mas toda vez que eu desperto alguém pra verdade eu torno muito mais difícil o trabalho de quem quer desmoralizar a Umbanda de quem quer fazer errado de quem quer se aproveitar das pessoas para tomar dinheiro delas eu torno mais difícil a vida de quem quer enganar quem quer mistificar quem quer mentir sobre a espiritualidade porque que é só assim a verdade vos libertará desmistificar a umbanda é a maior
e melhor vacina que nós podemos aplicar nas pessoas e esse é o verdadeiro motivo pelo qual a umbanda não é respeitada é porque os próprios umbandistas não respeitam a religião e não conseguem se unir em torno do mesmo objetivo e aqui eu tô pedindo uma coisa bem simples Faça a sua parte e quando puder ajude os seus irmãos a despertarem para a verdade também enquanto não fizermos a nossa faxina interna enquanto não fizermos a nossa lição de casa não podemos cobrar e nem exigir respeito das outras pessoas ou de pessoas de outras religiões e no
dia que nós conseguimos mostrar esse amor essa união e esse equilíbrio quando conseguimos nos unir em torno de um mesmo objetivo que é a nossa religião de umbanda será cada vez mais difícil encontrar episódios de desrespeito ou de discriminação para com a nossa religião galera gostou do vídeo Coloca sua opinião nos comentários e teve pergunta ficou em dúvida também coloque as suas perguntas aqui nos comentários porque a equipe também tá lendo e separando e a gente tá respondendo essas perguntas em muitos ptds Nossos programas de segunda quarta e sexta fica ligadinho que você muitas vezes
vai ter sua resposta respondida por ali e Pessoal agora é o finalzinho final do final mas ainda dá tempo de você fazer a sua matrícula para o curso umband de boa de fundamentos para o sacerdócio e logo logo Nós já estamos parando com a campanha de matrículas tá gente se você tá pensando em fazer esse curso um curso de 2 anos e meio importante com 906 páginas de apostila com mais de 250 blocos de aula com muito conhecimento informação para você e muita coisa prática é agora porque senão é só no ano que vem entra
em contato com o Newton aqui pelo DDD 15981 19161 manda sua mensagem de WhatsApp pode seguir o QR Code ou desce no primeiro comentário fixo que tem um link que vai direcionar você também pro WhatsApp do Newton sua mensagens tá pessoal eu vou ficar aqui esperando e pedindo a você sempre me dê a honra de ser o seu professor você sabe o que eu quero eu quero que você fique de boa Meu Pai Oxalá peço a voz com todos os orixas com todos os excelsos guias da Umbanda que abençoe a nossa religião que abençoem os
umbandistas para que possamos nos dedicar e fazer da nossa religião de umbanda uma religião cada vez mais bonita cada vez mais Luminosa que a gente possa levar a umbanda a um ponto que ela realmente merece e que nós possamos tornar a umbanda uma religião mais respeitada e mais admirada por todas as pessoas que nos olham que nos observam é isso entendeu nós fazemos parte nós podemos fazer na nossa parte mudar tudo isso Que Oxalá te abençoe hoje e sempre até a [Música] próxima vai [Música]