olá queridos alunos professor daniel gomes e nessa aula eu queria falar pra vocês mas é uma introdução fazer um geral sobre um tema que muitos me perguntam que é o tema da pós-modernidade professor como as impostas modernidade bom admite se que haja entre os séculos 14 15 16 teriam surgido as raízes da nossa modernidade com o renascimento a reforma protestante isso que na escola você chama de idade moderna bom aí no século 17 esta modernidade teria avançado com a consolidação dos estados com o capitalismo em gestação com a chamada querela entre os antigos e os
modernos né de kart hobbies uma série de filósofos que dizem terem superado os antigos depois século 18 iluminismo revolução industrial e esta modernidade estaria consolidada no século 19 já com a civilização capitalista urbana burguesa como dizem alguns bom se haveria uma modernidade em gestação lá no século 14 15 16 e consolidado no século 19 alguns dizem que esta modernidade acabou alguns dizem que a partir dos anos 70 deixamos de ser modernos e nos tornamos pós modernos alguns dizem que nos anos 70 prá cá nós teríamos entrado nesta fase da pós modernidade ea idéia desse vídeo
é a gente entender o que que é isso e se isso é de fato verdade se nós de fato somos pós modernos ou se nós somos modernos aula de hoje vai ser dividido em três partes num primeiro momento eu vou falar dos ancestrais dos primeiros que usaram esse ter no pós modernismo com o sentido distinto do atual depois vou falar de quando esse sentido de pós modernismo se cristaliza a cristalização desse conceito e por último eu vou dar uma atenção maior a frase de jackson um teórico norte americano que na linha sem gela opinião claro
que você pode sempre discordar é o melhor teórico da idéia de pós modernidade então vamos lá [Música] olha quando que a palavra pós modernidade foi usada pela primeira vez bom vocês sabem que muitas das nossas palavras contemporâneas curiosamente foram inventadas no mundo de língua espanhola por exemplo a palavra liberalismo já falamos em outros vídeos ela vem de cá diz que é uma cidadezinha lá no sul da espanha lá foi formulada no século 19 durante a luta contra napoleão a palavra liberalismo a palavra modernismo que vocês acham que foi criada na frança na alemanha na verdade
a palavra modernismo pasmem foi criada na nicarágua o primeiro poeta a usar esse conceito de modernismo para designar o movimento artístico foi um poeta chamado rubén darío em 1890 lembro que na faculdade eu conheci o ruben dario a partir de um poema que ele fez para roosevelt não franklin delano roosevelt do rio o teddy roosevelt do piche cmed grande porrete o primeiro a formular a palavra modernismo foi unificar água em si chamado rubén darío ea palavra pós-modernismo também foi fundada no mundo de língua espanhola por um poeta que vivia na espanha chamado frederick jones e
olha que interessante o primeiro pelo uso da palavra pós modernismo é pelo frederico jones no contexto da guerra civil espanhola que estava em gestação como vocês sabem a guerra civil espanhola da década de 1930 opôs por um lado fascistas liderados por francisco franco por outro lado uma coalizão de anarquistas socialistas comunistas liberais anti-fascistas uma coalizão que em muitos momentos teve colisões também mede guerras também nesse contexto frederico jones falou que pós-modernos eram aqueles modernistas que apoiavam os passistas quero mais conservadores também ele vai dizer ao passo que ele vai chamar de ultra modernos aqueles modernistas
mais radicais como garcía lorca é como vocês sabem garcía lorca poeta homossexual foi morto pelos fascistas na guerra civil espanhola continuam anos inclusive ele fala sobre pablo neruda né ele fala sobre o grande jorge luis borges é o hoffe luis borges o o poeta genial escritor e argentina também poeta ele chama de ultra modernistas esses radicais e ele chama de pós modernos esses poetas que vão de um lado mais fascista ele dizer que possam deliberar o passageiro mas veja é um sentido de pós modernismo que não tem nada a ver com o sentido que a
gente usa hoje outro a usar segundo segundo o uso da palavra pós modernismo que nós temos notícias foi por um historiador chamado tong anotonini e dói-me ele usou esse termo pós modernismo no seguinte sentido o time disse que o século 19 foi o áudio da burguesia do capitalismo do livre comércio e ele vivia no século 20 uma ascensão dos estados ele dizia a partir da unificação da alemanha nela na década de 1870 então diz o tobi com a unificação alemã com a era meiji né o fortalecimento do estado ea industrialização do japão com a revolução
russa os estados começam a ganhar força o socialismo começa a ganhar força e aérea portuguesa teria acabado ou estaremos numa era pós burguesa portanto pós-moderna ele disse isso lá na década de 1940 o arnold toynbee então são uso da palavra pós-modernismo bem diferente do atual o terceiro uso da palavra pós modernismo foi feito por um poeta chamado george solucione poeta norte-americano muito famoso muito conhecido por quem estuda a área é bom e é a primeira vez na história que a palavra pós modernismo é usada de uma maneira positiva veja o charles aos andes que com
a segunda guerra mundial fascismo tudo aquilo que havia acabado de acontecer a gente usa palavras 52h segunda guerra mundial com 45 dizem que a segunda guerra mundial o fascismo tudo aquilo representa o fracasso da modernidade em fracasso do projeto racionalista humanista e tão charles ouçam diz que a pós modernidade seria uma superação dessa modalidade seria um mundo pós humanista após racional pós ideológico o pós-modernismo para ele seria uma coisa boa quando nós superaremos aquelas antigas expectativas e ilusões da modernidade e pra ele naquele momento específico quem representava essa superação era a china era malvista nery
chega a escrever um poema é um grande poeta que a luz está no oriente claro que depois ele escreve isso nos anos 50 tal mao tsé tung tomar o poder em 1949 é quando a revolução chinesa se efetiva é claro que no futuro as pessoas vão se decepcionar com a revolução chinesa vai vir a revolução cultural chinesa todos os massacres mas naquele momento usando o começo dos anos 50 havia uma esperança daquilo de que aquilo que apresentar um futuro novo pós moderna porque é melhor do que o moderno eo charles johnson era que se inspirava
muito no papo neruda o pablo neruda tem um poema que eles o chamado sobre machu picchu nécib machu picchu e nesse poema o pablo neruda diz assim descobriram mel onde a lavras eu caço entre pedras é como se o pablo neruda buscasse nas ruínas de machu picchu quer dizer aquela civilização antiga valores conceitos idéias éticas para uma nova civilização é buscar no passado raízes para um novo futuro não mais humanista racionalista porque é tudo aquilo fracassou nas guerras e bombas mas um novo futuro então o primeiro uso da palavra pós-moderno positivo mas cuidado ainda muito
diferente da maneira que a gente usa pós-modernismo hoje veja que interessante né como os conceitos são fluidos começa no mundo hispânico depois passa para o mundo inglês depois segundo norte americana e agora vamos projeto o quarto uso da palavra pós modernismo é feito por um egípcio e um estudioso egípcio chamado de rap raça lá na década de 60 e 70 e rápido a sã vai usar um conceito do flu que é o conceito de corte epistemológico mec para a gente falar de uma maneira simples aqui uma mudança nas nossas noções de verdade e mentira de
certo e errado então há uma mudança nessas noções dos anos 60 e 70 e rápido hassan ele confessa ele muda de opinião longo da vida mas em algum momento ele confessa eu tenho raiva 12 e 17 grau de aversão aos ideólogos seculares e religiosos quer dizer errado fazer confessa uma certa raiva das grandes ideologias em todos os aspectos tanto as religiosas quanto às políticas e quando médio vai equivaler pelas grandes ideologias religiosas as grandes ideologias políticas na visão dele elas equivalem quer dizer é mais ou menos na mesma época um pouco antes do caso e
dizer o meu partido é um coração partido na música e ideologia do cazuza a música e ideologia do cazuza feita na passagem dos anos 80 dos anos 90 ela também está nesse clima de um certo desconforto de uma certa desilusão com as grandes ideologias veja época que a união soviética está ruindo nos anos 70 e 80 é quando a união soviética começa um processo de estagnação a chamada era pré de neve mec bréjnev o governante da união soviética quando a união soviética começa o processo de estagnação eu meu partido é um coração partido tenho raiva
das grandes ideologias ele começa a usar esse pós moderno com uma nova visão de mundo que aparece nos anos 60 e 70 está relacionada todas essas nossas desilusões já é um conceito de pós moderno mais parecido que a gente usa hoje e ele usa como exemplo na arte a a a obra de john cage por exemplo john cage tem uma obra que você encontra inteirinha youtube chamado 433 sua apresentação que o john cage fez então essa essa apresentação do john cage é considerada um rapper eminem nelma uma performance ela uma apresentação que teria a ver
com essa nova com a superação do moderno o john cage nessa apresentação vocês assistem a inteira depois ele está jogando com a expectativa daqueles que está assistindo ele está jogando com a impossibilidade do silêncio deve dizer que cada vez que apresentava era uma coisa diferente ele está jogando com a aura criada pelos próprios ruídos quer dizer ele rompe nessa obra com paradigma da arte ocidental isto é a idéia de que a arte ocidental tem que ser uma criação de um artista para apresentar para um público passivo está sendo cumprida com esta nova tipo de arte
que é uma arte pós moderna que joga com a inconstante a circunstância não joga com a anarquia do espírito joga com a idéia de impossibilidade do silêncio a expectativa em seguida nos anos da década de 70 em 1972 uma série de arquitetos lança um livro chamado lan foram as vegas aprendendo com as vegas e nesse livro eles fazem um elogio à las vegas neves fazem uma um certo elogiou a estrutura maneira como las vegas se constrói comparando estão que seria uma arquitetura moderna a uma arquitetura pós moderna e eles dizem assim uma arquitetura moderna eu
vou usar como exemplo a cidade que eu moro brasília tomar quinteto era moderna seja uma arquitetura feita para o homem a nossa arquitetura pós-moderna seria uma arquitetura feita para homens é para os seres humanos e não parece a ideia de ser humano veja brasília seria um exemplo de arquitetura moderna ou seja um grande planejamento racional buscando pensar os movimentos buscando adequar à realidade das nossas grandes projetos das nossas grandes ideologias então isso seria uma arquitetura moderna uma arquitetura pós moderna ela não tem um estilo definido ela é eclética ela joga com vários campos com vara
faz uma mistura de elementos distintos arquitetura pós moderna busca espontaneidade quer dizer por isso é para o homem para os homens em vez de colocar um projeto imposto de cima para baixo ela tenta construir se na espontaneidade do mercado e aí o caso de las vegas las vegas teria sido construída no livre mercado nas demandas na concorrência na espontaneidade no ecletismo ao passo que brasília eu estou usando o exemplo de brasília tá não os autores que você viu aí ao passo que brasília seria um grande projeto racional humanista pensando no futuro las vegas é o
lugar onde não há futuro nem passados eo robert venture um dos autores do livro learning from as vegas ele chega a dizer no momento não no livro que os conceitos de direita e esquerda estão ultrapassados ele chega a dizer que o modernismo está ultrapassado porque modernismo está ultrapassado porque o modernismo depende de um inimigo contra o qual seu por nós somos modernos contra a tradição somos modernos contra os artistas acadêmicos do século 19 somos modernos contra as formas é pesadas as formas e padrões não havendo mais essa tradição devido ao avanço do sistema capitalista não
haveria mais necessidade uma modernidade então o ecletismo a liberdade heterogeneidade o mercado tudo isso seria a característica da arquitetura da criação pós-moderna diferente daquela criação moderna com estilo definido bom esses que eu falei pra vocês são os primeiros usos da expressão pós moderno mas até o momento ninguém fez uma formulação conceitual precisa tá bom até até o momento são o uso da palavra mas ninguém se dedicou a usar essa expressão pós modernismo de forma mais precisa o primeiro a fazer isso foi um filósofo chamado lyota vamos fazer agora então michel livre escreveu uma frase que
muitos consideraram em símbolo do que é o pós modernismo deus está morto marx está morto e eu também não estou me sentindo muito bem com essa frase tá bem o espírito da obra de jean françois lyotard obra de 1979 chamada a condição pós-moderna então essa obra é um marco do início dessa nossa concepção ideia conceito de pós modernismo que seria o pós-modernismo para jean françois lyotard notar diz a modernidade foi caracterizada por duas crenças básicas primeiro a crença de que a razão humana pode criar um mundo melhor a crença de que a razão humana de
que o homem pode criar se a si próprio e alterar as coisas ao seu redor saber é poder lembra dessa frase do francis bacon feita lá no século a passagem de 16 para 17 então esta crença de que o ser humano pode alterar a realidade ao seu redor e junto a ela a crença de que a história é uma revelação progressiva da verdade ou seja a crença na idéia de progresso lembra isso começa lá com os humanistas do renascimento de alguma forma mas ganha força no iluminismo do século 18 temos um vídeo arte sobre kant
kant diz no texto que é esclarecimento que o homem é a humanidade está caminhando para o esclarecimento para o progresso da razão para o progresso da ciência então a pós-modernidade seria pra ver fãs anotar uma mudança na condição humana e esta mudança representa em síntese o que começamos a descrer na potencialidade da razão de mudar o real começamos a descrer na idéia de progresso na ideia de que o ser humano pode melhorar a sua condição começamos a descrer nas grandes metas narrativas tão grande traço da pós modernidade e daí atrás do caso seu partido um
coração partido a grande idéia da pós-modernidade seria a descrença nessas grandes narrativas capazes de explicar a totalidade da existência humana e aí vêm todas as crenças vai aparecer pra você na tela essas metas narrativas seriam socialismo retenção cristã progresso iluminista progresso do espírito rebelião ano a unidade romântica ou mesmo racismo nazista o equilíbrio keynesiano todas as idéias daí sejam grandes narrativas boas ou más nós estamos aqui dizendo que é normal mas se não grandes narrativas modernas que tentam dar conta de toda a realidade explicar a totalidade da experiência humana eu queria fazer ao longo do
vídeo alguns alguns questionamentos agora fazer o primeiro porque todo mundo fala é sobre a morte dos ismos etc etc etc minha primeira pergunta pra vocês eu quero ver a resposta nos comentários essa morte dos ismos é uma coisa boa ou ruim porque muitos falam que é ruim a e todos orientados naquela frase deus morreu max morreu não estou me sentindo muito bem mas será porque na verdade sabemos que no século passado em nome dos ismos x10 nazismo socialismo mal smo stalinismo em nome dos ismos muitas pessoas morreram muitas pessoas foram destruídas será que a morte
dos ismos seria uma coisa ruim pois nós estamos agora deles orientados ou será que a morte dos ismos seria uma coisa boa pois agora estamos lidando com a realidade de uma forma mais complexa admitindo a nossa incapacidade de racionalizar tudo real que seria exatamente uma condição pós-moderna você acreditar que o real não pode ser totalmente nacionalizado aliás é por isso fazendo agora o segundo comentário é por isso que as pessoas gostam tanto do limite por isso que emitir apesar de ser um filósofo do século 19 é considerado um filósofo da pós-modernidade um ícone da pós
modernidade porque o limite é um filósofo que vai criticar todos os ismos e vai se preocupar muito com a desconstrução dos ismos néon de se construir esses grandes de energias e paradigmas da história é muito interessante então para aviltar a condição pós-moderna seria o enfraquecimento dessas metas narrativas cuidado quando a gente fala o enfraquecimento das metas relativas a gente está dizendo para todo o planeta a gente está dizendo que isso está crescendo entendeu então quando a gente fala a condição pós-moderna é essa mas ela não está ainda no planeta inteiro embora esteja ganhando força é
e as utopias perdem força tanto que se você pensar nas utopias hoje você perguntar para as pessoas que você quer para o futuro as pessoas têm dificuldade de falar as pessoas dizem que elas não querem associar não quero racismo não quero homofobia não quero estado não quero isso não quero aqui tudo bem surpresas negativas no sentido de o não né mas o que você quer então um traço da condição pós-moderna seria o enfraquecimento das utopias positivas positivo no sentido de bom positivo no sentido de mais das utopias que querem algo para o futuro para utopias
meramente negativas que dizem que não querem que a frase do renato russo acho que não sei quem sou só sei do que não gosto bom um outro autor fundamental além de lutar no campo da arte é um ato é um pensador chamado arthur danto quarto tentou ele tem um texto chamado depois do fim da arte e nesse texto ele diz que hoje em dia perde força a idéia de vanguarda de grandes movimentos artísticos ou seja com a gente fala da história da arte no passado a gente pode falar em maneirismo humanismo classicismo romantismo expressionismo impressionismo
e assim por diante mas outro dentro disso hoje em dia não dá para fazer mais isso porque não temos mais grandes movimentos artísticos coerentes temos um pastiche neca uma mistura eclética de vários tipos de arte e ele fala que o grande momento é pop art pop art doente uol você está vendo agora na ela amélie morro vende o ouro é um talvez a obra mais conhecida da pop art então a mary mouro doente órgão seria uma um traço pós-modernos quer dizer a arte passa então a não mais dialogar com idéias de vanguardas mas será uma
mistura de diversos estilos arte passa a incorporar objetos triviais como faz bastante o em uol na parte mas agora eu quero fazer um terceiro questionamento nessa aula quero ver a resposta de vocês aqui nos comentários o terceiro questionamento é muita gente fala sobre o fim das utopias o fim dos projetos e hoje vemos uma condição pós-moderna etc etc etc mas será que em vez de acabarem as narrativas o que existe hoje é a hegemonia de uma única grande narrativa que é o capitalismo hegemônico mercadológico será que na verdade o tornam se enganou votar disse que
a cabo as metas narrativas será que na verdade em vez de acabar as metas narrativas o que temos hoje é na verdade a hegemonia de uma grande meta narrativa que é a coisa do capitalismo do mercantil do que você acha sobre isso porque a partir disso que quero entrar na obra de fred hutchinson em 1982 fred tratou jackson de uma conferência no museu nos estados unidos onde estava as raízes nesta fala que o game só faz o que depois será sobra fundamental pós-modernismo subtítulo a lógica cultural do capitalismo tardio capitalismo tardio ser este capitalismo hoje
que sobreviveu às suas crises tá sobreviveu às suas oposições as suas crises tem que pensar que desde a revolução francesa nunca na história humana à propriedade privada foi tão pouco contestada quanto é nesse momento até os anos 90 sempre teve um lugar sem propriedade privada etc etc nunca tanta gente considerou é um dado natural como na atualidade esse é o ponto de jackson eu queria falar pra vocês uma frase de um outro teórico mas dialoga com isso o chamado slavoj zizek josé muita gente conhece ele tem uma frase que assim é mais fácil para a
gente hoje imaginar o fim do mundo do que imaginar o fim do capitalismo chega numa sala de aula de 5ª série pergunta gente como é que o mundo vai acabar eles vão falar em allen e guerras é catástrofes da natureza etc mas pergunta pra ele uma sociedade não capitalista pós-capitalista diferente da capitalista que funcione é muito difícil pra eles imaginarem então diz o fred jackson o moderno como já está lá na obra da rosa de luxemburgo a modernidade é extrair a sua razão de ser do mundo não moderno quer dizer existe um mundo que não
era capitalista que não era urbano que não era industrial que era tradicional eo moderno fazer uma oposição a este mundo hoje não existem no mundo alternativas concretas fortes ao sistema capitalista a propriedade privada dos meios de produção ao mercado de ações não existe está a ponto de países de mudarem as suas políticas mudarem as suas ações devido à expectativa desta coisa chamada mercado que é transnacional está acima das nações numa mesma gente vê isso no caso da argentina por exemplo recentemente então o pós-modernismo seria cultura seria lógica cultural neste período de enfraquecimento das alternativas ao
capitalismo nesse período em que praticamente não há no mundo nenhuma alternativa séria o capitalismo gente tem lá a coreia do norte coisas que pouquíssima gente defende tá é um é o pós modernismo pós-modernismo seria um momento onde o horizonte existencial estaria estreito eu quero mostrar para vocês uma propaganda da coca cola que foi lançada na época da queda do muro de berlim dá uma olhada aí a propaganda diz apenas um desses lançou uma campanha e que conquistou o mundo então júlio césar não conseguiu lenny não conseguiu napoleão bonaparte não conseguiu quem conseguiu foi a coca
cola quer dizer é isso o pós-moderno neste momento no capitalismo nacional onde a expectativa de futuro está estreitada onde a idéia de um ano de um novo sistema de uma outra coisa está estreitada um outro autor chamado terry e ganha tom eu vou colocar aqui no na descrição várias sugestões de textos vídeos pra você se aprofunda o 'cotão' disse não é só a mudança do capitalismo é também um fracasso de várias experiências então fracasso do mal mesmo com os massacres que vem com a revolução cultural dos anos 60 é o mas o fracasso da união
soviética com a estagnação da era bréjnev o fracasso das guerrilhas latino americanas com o que acontece depois que a ditadura cubana todos esses fracassos a primavera de praga de 68 foi uma tentativa de criar um socialismo democrático que fracassou todos esses fracassos tudo isso contribui para este clima onde nosso horizonte existencial está estreito onde essas grandes utopias fracassam não porque não há mais o tobias mas porque a hegemonia de uma única narrativa que a narrativa do capital no mercado esse é o essência do argumento do fred hutchinson vamos ver agora uma comparação que ele faz
de uma arte moderna e marte pós-moderna à sua esquerda você vê uma pintura moderna o par de sapatos de van gogh e 886 à sua direita você vê uma pintura pós moderna do sapato sair do henry wall de 1980 então o que seriam os sapatos do hung o modernismo para você entender estes sapatos você tem que entender o que está fora deles que é o trabalhador deixou e sapato então esse sapato é um significante né que remete a um significado profundo remete ao trabalhador remete a dureza do dia-a-dia a pintura de van gogh não é
superficial ela tem uma dialética entre a aparência que mostra uma coisa ea essência que a outra já a pintura domingo o álbum segundo a interpretação do time som seria imagem por si própria se o fetiche da imagem a imagem aparecendo como célula jet gerar se a si própria não é à toa que ela negativo de uma foto enquanto van gogh seria o atual autoral o spray sirvo o profundo o órgão seria o superficial o imagético o simulacro a falta de profundidade que é exatamente esta condição pós-moderna na ausência das grandes utopias alternativas diz o fred
hutchinson nós temos uma situação em que tudo o que sobra são as utopias negativas e também as utopias privadas não tobias coletivas a extinção diz que cada mercadoria ela tem se uma promessa de utopia promessa que logo vai se frustrar então por exemplo agora você vai ver uma imagem de uma propaganda famosa e antiga mais famosa é a propaganda da joalheria natan então um homem oferece uma joia para sua esposa e quando esse esposa abre a jóia provavelmente uma aliança aos olhos femininos este homem passa a ser bonito uma propaganda terrível como vocês devem estar
pensando agora uma propaganda que diz que o olhar feminino depende da mercadoria toda a mercadoria está prometendo uma utopia então no mundo onde as utopias estão enfraquecidos no mundo onde parece que não há outros projetos além deste que existe tudo que resta é você se contentar com que a mercadoria ti proporciona e não há nenhuma alternativa e não há ética e não há razão se não fora deste mundo das mercadorias e é por isso nessa ausência de perspectiva de futuros que vemos coisas assim as pessoas dizem que a educação que a escola é serve para
nos inserir no mercado de trabalho na vida no mundo eu estou criticando quem defende isso tudo que estou dizendo é essa sua concepção de escola não é uma concepção transformadora você não está dizendo que nós vamos educar alguém para mudar e melhorar o mundo mas apenas para se inserirem se adaptar à realidade já existentes veja que é uma concepção não utópica de realidade de um mundo não é uma concepção que pensa em transformação e aí diz jackson com o enfraquecimento da ideia de futuro enfraquece também a idéia do passado histórico e nos tornamos pessoas melancólicas
a idéia de história é de uma uma formação do mundo atual você procurar no passado as raízes do presente a idéia de você entender cada época a partir dos seus próprios conceitos se enfraquece e o que sobra é o retrô história e retrô são coisas distintas então vocês estão vendo a imagem do rei leão que foi um dos filmes mais vendidos da história este filme é uma releitura de um filme anterior então de emissão diz nesse mundo onde a gente se sente impotente de criar um novo futuro a gente toda hora se refugia no passado
na melancolia isso é o retrô retrô não é história o retrô essa busca no passado no passado fragmentado por dar algum para dar algum sentido à sua vida para dar algum sentido é esse presente e é por isso que na visão de jackson claro que você pode contestar isso sempre na visão de jackson é com essa descrença em grandes projetos para o futuro as pessoas se refugiam nas identidades então o fato de estarem crescendo esses movimentos ligados à sexualidade ligados ao gênero ligado à maneira como você se veste esse movimento é fragmentado em vez dos
grandes movimentos de classe de ideologias seria símbolo da pós-modernidade mundo da fragmentação o mundo da hegemonia das imagens agora você vai ver um outro artista é um artista sul-coreano morto há pouco tempo chamado no jump bike então agora você está vendo uma primeira imagem de uma mulher tocando violino só que esse violino na verdade são imagens você dá uma olhada que você vê que imagens são essas quer dizer no mundo pós moderno a imagem aparece com uma própria realidade confunde se com a realidade nem os homens nós todos nós inclusive eu nas redes sociais nos
vendemos como uma imagem criamos uma imagem de si mesmos e essas imagens que criamos de nós mesmos a casa acabam se sobrepondo que nós somos isso acontece até mesmo com as religiões agora tá parecendo pra você aí uma outra obra do nand um pai que vocês estão vendo aí um buda filmado e vendo se a si mesmo a própria religião submetendo se a esses padrões de imagem de mercado ea gente vê um fenômeno do século 21 em nome da religião fast food um aluno me perguntou o professor você acha que hoje a época do ateísmo
eu respondi para ele claro que você pode discordar o amigo eu não acho que é uma época de ateísmo eu acho que é uma época de religião fast food de pegar vários elementos de várias religiões que nos interessam e fazer quase que uma religião pessoal uma religião quase que sem compromisso agora você está vendo mais uma imagem que a cena de um filme do de futebol chamada médico feature nesta cena desde boa aparece assistindo 57 televisões ao mesmo tempo pra que tanta notícia não vivemos apenas numa época de onipotência das imagens mas também numa época
de onipotência das informações existem inclusive alguns autores do presente que falou num post modern conservatism quer dizer um conservadorismo pós moderno e que ele esquece pode discordar sempre que eles querem dizer que esse termo eles dizem o seguinte ó nesse mundo de ausência de grandes verdades de utopias alguns políticos pelo mundo estou aproveitando este contexto pra criar em verdades alternativas que o servem então conservadorismo pós moderno se ele aproveitar se desse clima de imagens de informações esse clima no qual a gente sente um pouco desorientado e perdido para impor verdades alternativas que servem ao estado
ea projetos de poder esse seria o conservadorismo pós-moderno a aproveitar-se do pós-modernismo para se manter no poder mais uma imagem pra vocês agora você está vendo a imagem de um shopping e muitos autores colocam shopping exatamente como exemplo desse clima pós moderno shopping é o lugar onde você se sente desorientado né eu pessoalmente me sinto né quando entrou no shopping não sei pra onde ir aí eu me perco não sei que andar que eu tô o shopping ao lugar 100 dias sem noite quer dizer é o presente absoluto sem futuro sem passado um lugar onde
você anda com suas cabeças viradas por um lado para o outro um lugar de adoração do consumo ea duração das mercadorias onde as mercadorias parecem surgir por si próprias né lugar você fica vendo várias mercadorias as quais você não tem dinheiro pra comprar você adora o que você não pode ter então masoquismo ea única maneira de você se orientar neste mundo é submetendo se às autoridades nem aqueles que vão guiar disse um dia as placas então nesse sentido shopping seria uma expressão uma metáfora uma alegoria do que esta condição pós-moderna desorientação que faz você muitas
vezes sentindo se perdido e desorientado submeter se às autoridades para se sentir melhor acreditar e verdades falsas em fake mil euros para dar um sentido à sua vida algum sentido de combate de luta então a pós modernidade tem um perigo ela pode nos levar a governos autoritários ela pode nos levar a governos tirânicos que vão se aproveitar da nossa desorienta são dar um sentido à nossa vida então eu fiz a apresentação bem geral pra vocês sobre o que seria esse tal do pós-modernismo várias visões diferentes pontos distintos de vista distintos para te ajudar você a
pensar mas agora fazer mais um questionamento vocês ficarem ainda mais confusos e é bom que você esteja confuso já estamos tentando analisar o presente que é por definição uma coisa complexa bom a maioria dos meus amigos professores que dão aula comigo na universidade colegas estudiosos a maioria deles talvez até todos os mais próximos a mim não acreditam em pós moderno como assim a maioria dos meus amigos que também estuda meus colegas não acreditam que a partir dos anos 70 deixamos de ser modernos e começamos a ser pós modernos a maioria dos meus colegas acreditam que
ainda somos modernos eu tenho um amigo meu que chegou a dizer pra mim uma frase que eu achei divertidíssima ele falou daniel pra mim essa coisa de pós moderno é uma criação para vender livro editorial se vocês quiserem alguém um autor que defende esse ponto de vista recomendo para vocês marcha burmann que era um professor lao du bronks que escreveu um livro maravilhoso chamado tudo que é sólido se desmancha no ar nesse livro ele defende que ainda somos modernos claro é uma modernidade que se acelera que se transforma aí vocês assim pra mim é um
professor discorda dos seus amigos eu acho que somos pós modernos porque eu acho somos líquidos que tudo é líquido a liquidez etc etc etc separei algumas situações a gente contestar um pouco isso para você pensar sbad que hoje somos líquidos e talvez haja aqui uma citação de ontem de 1580 nos ensaios de ontem desmontem não existe nenhuma existência constante nem do nosso ser nem dos nossos objetos e nós o nosso ser e todas as coisas que morrem vamos escorrendo olhe que 10 e rolando sem cessar então lá na frança do século 16 montem já dizia
que tudo é passageiro tudo é mutável tudo escove tá pra não ficar numa situação outra citação de um dom 1589 a fortuna quer dizer a sorte não é mais diferente variável que a nossa razão nem mais cega e refletida quer dizer aqui 1589 anda dizendo a razão muda o pensamento muda de ideias muda tudo muda muito mais citações 1611 agora entrando no século 17 wilson escreveu tudo está em pedaços desapareceu toda a coerência toda substância e toda relação pai-filho rei súditos são coisas esquecidas estão aqui o texto de 1611 de um autor dizendo às pessoas
esqueceram que a autoridade o que a família tudo está mudando muito rápido uma última para não ficar cansativo mas a gente pode pensar outras também morrell 1.657 a astronomia medicina jurisprudência física ou se não todos os dias vêm do desmoronar os seus fundamentos tudo parece plausível e não sabemos em quem acreditar tudo muda tudo parece verdadeiro eu não sei em quem acreditar essas situações eu tirei do historiador chamado paulo rossi que é também como baixou berna alguém que se opõe à idéia de pós modernidade e ele diz que em toda a modernidade a essa coisa
da incerteza da liquidez essa idéia de que no passado tudo é sólido talvez não passe de uma projeção nossa sobre o passado essa idéia de que no passado a família o estado as ideologias eram coerentes unitárias talvez não passe de uma projeção nossa sobre a família do passado talvez não passe de uma projeção nossa sobre as ideologias do passado o que você acha disso muito obrigado um grande abraço e até a próxima [Música]