depois de adorarmos com nossas vozes e com coração agora vamos ouvir o que a palavra de Deus tem a nos dizer na mensagem especial de hoje que tem a ver com o segredo do Templo de Jerusalém Logo no início você pode ver aí o que é um resto uma ruína arqueológica das escadarias mesmo do próprio templo da época de Jesus por onde Jesus e os discípulos andaram e falando dessa realidade Ah vamos ver o que o texto de Marcos 11 tem a nos dizer sobre a realidade do templo e quem sabe o segredo do Templo
de Jerusalém o que que nós lemos lá Jesus entrou em Jerusalém dirigiu-se ao templo observou tudo à sua volta e como já era tarde foi para Betânia com os 12 no dia seguinte quando estava saindo de Betânia Jesus teve fome vendo a distância uma figueira com folhas foi ver se encontraria nela algum fruto aproximando-se dela nada encontrou a não ser folhas porque não era tempo de figos então lhe disse ninguém mais como do seu fruto e os seus discípulos ouviram no dizer isso nós estamos aqui observando Marcos Capítulo 11 quando a Jesus está em Jerusalém
por ocasião aí do início da época da festa da páscoa e Betânia é bem pertinho de Jerusalém e nessa distância assim da Muralha da cidade até Betânia alguma coisa um pouco mais de 3 km e ele então vê essa Figueira e a figueira Claro é é tem a ver com a nação de Israel e aqui nós vemos Jesus eh no contexto de estar junto ao templo de e dirigir-se ao templo iniciando aquilo que vai aparecer tanto em Marcos como também nos outros Evangelhos eh o juízo e escatológico né quer dizer que se espera alguma coisa
da Nação de Israel como um testemunho de Deus para as outras Nações E isso não está frutificando e aqui com a chegada do Messias o momento de juízo se manifesta e por isso a figueira é aparece aqui nessa continuação de cenário nós vamos ver algo interessante porque logo na sequência chegando a Jerusalém quer dizer indo Betânia pertinho agora voltando pra cidade Jesus entrou no templo é muito importante pouca gente presta atenção nisso como o templo é importante para Jesus né Jesus vai estar lá na ocasião quando ele vai ter 12 anos de idade Ele é
apresentado no templo ele vai nas sempre às festas né você vai ver isso no Evangelho de João com muita eh clareza Jesus está questionando o que se faz no templo mas o templo nas palavras de Jesus é a casa de meu pai né E aí ele entra e ali ele começa a expulsar os que estavam comprando e vendendo derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam Pombas e não permitia que ninguém carregasse mercadorias pelo templo e os ensinava dizendo não está escrito a minha será chamada casa de oração para todos os povos
mas vocês fizeram dela um covio de ladrões é um antro de bandidos né o sentido do termo os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei ouviram essas palavras e começaram a procurar uma forma de matá-lo pois o temiam visto que toda a multidão estava maravilhada com o seu ensino ao cair da tarde eles saíram da cidade então Observe bem é interessante e esse relato aparece em Mateus Marcos e Lucas aparece também em João no capítulo 2is mas em João e aparece um pouco diferente inclusive alguns estudiosos chegaram a a sugerir inclusive que houve dois
momentos de purificação do templo que não é consenso entre eles Talvez João tenha organizado o texto de uma maneira a a focalizar mais os seus propósitos propriamente ditos de qualquer maneira nós vemos Jesus ali no templo nesse momento que é na semana em que vai acontecer a Páscoa nós vamos já ver como é que isso se organiza em termos de cronologia direitinho e ele vai pro templo E qual é o problema o que que Jesus tá fazendo Qual é o sentido do que tá acontecendo aqui o templo que é esse lugar especial essa referência da
presença de Deus entre nós no lugar eh sagrado né naquele lugar que Deus escolhe para colocar ali o seu nome de repente se torna um ambiente imaculado e Jesus quando entra purificando o templo eh Na verdade ele tá eh eh aqui com uma atitude semelhante a de um sacerdote se você ler no Levítico por exemplo como é que O sacerdote entrava para fazer a purificação de uma casa né aqui você evoca essa mesma realidade e o que que acontecia quando nós temos essas festas e as pessoas vão fazer os seus sacrifícios as pessoas vinham de
longe e e compravam as coisas no templo E aí você tinha o lugar por exemplo mais afastado do do templo onde havia lojas mas as indicações é que as pessoas estavam vendendo até mesmo lá dentro lá no lugar que era chamado Pátio dos gentios e a coisa assim tinha virado de tal maneira eh que o o o o que se deveria estar fazendo no tempo não está sendo feito e aquilo virou um lugar de negócios Então veja é muito possível que o desrespeito o desinteresse eh chegasse a tal ponto porque Jesus também impede que eles
carreguem mercadorias pelo templo é possível que eles até usassem já que o templo ocupa uma área grande na cidade para atravessar de um lugar pro outro para pegar mercadorias lá dentro do lugar que tá dentro daquilo que a gente conhece hoje como cidade velha e a coisa virou uma confusão e é interessante o texto prestar atenção à cadeira daqueles que vendiam Pombas porque as pombas são vamos dizer o sacrifício mais simples que quem usa são os pobres e particularmente as mulheres para suas purificações ah dentro desse contexto ritual então Jesus vai e ele confronto que
tá acontecendo tendo uma atitude sacerdotal e Jesus não faz parte dessa liderança do tempo você imagina como é que deve ter sido essa confusão diante da liderança religiosa que tá ali que é controlada especialmente pelo saduceus quando Jesus faz isso ele vai citar um texto lá do Livro de Isaías onde ele diz a minha casa que é a casa de Deus no caso o Templo de Jerusalém será chamada casa de oração para todos os povos mostrando qual que é a vocação do templo nisso a liderança religiosa fica revoltada e quer tirar a vida de Jesus
e agora você pode ter uma ideia aqui numa reconstrução da cidade na época do novo testamento aí você pode ver onde está o Templo Qual é o tamanho do templo em relação à cidade e onde é que tudo acontece na Jerusalém do primeiro século e pra gente olhar direitinho né esse cenário você imagina que você tem a Jerusalém de hoje olha como é que ela vai sendo percebida Para retomar a visão do templo na época de Jesus né e e como é que acontece Qual é o calendário né Jesus tem a sua entrada em Jerusalém
no domingo a famosa Entrada Triunfal de Jesus né Nós temos aí a a purificação que acontece na segunda-feira isso que a gente acabou de ler aqui em Marcos 11 depois os estudiosos localizam aí um dia de ensinamentos depois quarta-feira parece não haver nada registrado E aí sim a partir de quinta-feira começa a celebração da páscoa do pessar Jesus vai ser preso na quinta-feira à noite e tudo vai acontecer na sexta-feira Como você sabe aí na parte da história mais conhecida quando acontece o julgamento a crucificação E então sexta-feira antes do Por do Sol Jesus é
sepultado E aí nós temos o período da sexta do sábado e do domingo e a ressurreição no domingo pra gente entender quando a gente observa isso estamos falando do templo aqui da época do novo testamento mas é muito interessante observar que o templo Ah vamos dizer assim é uma ampliação daquilo que foi o templo mais antigo e original da experiência de Israel com Deus na sua trajetória histórica e então nós vamos lá pro Tabernáculo e quando você olha pro Tabernáculo como é que funcionava o tabernáculo ele era essa base retangular nós vamos ver isso um
pouquinho mais de perto né Ah com uma área ah aí do pátio com a sua entrada e duas peças principais estavam ali na frente o altar do sacrifícios ou dos ou dos holocaustos né uma bacia de bronze às vezes chamada também de pia de cobre e depois a tenda que era exatamente a tenda chamada do encontro da congregação do contato entre Deus e o homem tendo o lugar santo e o lugar Santíssimo com o destaque para menorá que ficava lá agora a pergunta é por que o tabernáculo de onde vem essa ideia Por que que
Deus precisa de templo Qual é o sentido Qual é o segredo do templo que vai se definir como um dos palcos principais do Ministério do nosso Senhor e salvador Jesus olha que coisa interessante não tá claro para todo mundo mas o templo na verdade e começando com o tabernáculo ele evoca a realidade da criação é como se nós tivéssemos aqui uma espécie de modelo de protótipo que tem a ver com a criação do mundo então a coisa é mais ou menos dividida assim o templo tem uma área grande externa que evoca a realidade do mundo
à nossa volta né por isso que você tem lá a a a a bacia de bronze com água né e o altar que evoca a terra seca e os mares né Nós estamos aqui interagindo com a questão da criação e depois na tenda Você tem o céu visível né que todo o Israelita podia perceber e o santo dos santos é aquele que evoca o ambiente o contexto da Habitação Divina que tem a ver com os céus de Deus né que são inacessíveis às vezes se fala em terceiro céu né de tal maneira que tem essa
essa realidade mas mais do que isso a gente vai ver outras coisas interessantes que aparecem na Bíblia porque ao mesmo tempo isso é muito interessante nessa essa linguagem dupla do texto ao mesmo tempo que a Bíblia fala que tem um Tabernáculo que tem um templo tá claro que o tabernáculo que Inclusive era móvel era desmontado ia de um lugar pro outro é claro que ele não pode conter a divindade é claro que ele não se restringe Deus não pode se restringir aquilo por isso é interessante que ao mesmo tempo em que Deus não só orienta
como ele aceita a construção de um santuário em honra do seu nome esse mesmo Deus vai afirmar o que que o céu e a terra são na verdade o templo do senhor quer dizer essa gloriosa criação eh onde Deus de fato tem o seu trono por isso assim diz o senhor Isaías 66 que tá muito em sintonia também com o final do Salmo 78 ele diz o céu é o meu trono e a terra o estrado dos meus pés que espécie de casa vocês me edificarão é este o meu lugar de descanso não foram as
minhas mãos que fizeram todas essas coisas e por isso vieram a existir pergunto o senhor a este eu estimo a humilde contrito de espírito que treme diante da minha palavra que coisa interessante a gente observar que essa ideia de Tabernáculo e de templo evoca a realidade de céu e terra onde Deus domina agora o que que é interessante quando a gente vê Deus orientando o povo para Celebrar sua presença na construção do Tabernáculo nós estamos tendo uma lembrança da criação mas não só da criação do momento especial de conexão com Deus que havia no Jardim
do Éden é uma retomada do éem olha que coisa interessante a gente vai ver né que nós temos no Éden os querubins que guardam ali né o lugar eh como bem vai aparecer no texto e aqui nós vamos ver querubins no próprio templo no próprio Tabernáculo também nós temos lá fontes de água que saiu do Eden Você lembra lá Eden tem as fontes de água né Eh que aparecem ali o geion o pison né alguns o tigre o Eufrates nós temos o altar porque você vê que Caim e Abel vão oferecer sacrifício a Deus Adão
tem alum contato especial com Deus e dentro você tem lá a realidade das duas árvores olha que coisa interessante muito seguramente uma das árvores que é a árvore da vida tá ligada com o candelabra menorá a própria ideia de árvore da vida evoca isso e tem uma conexão enquanto a outra árvore que tem a ver com o conhecimento profundo a sabedoria infindável aquilo que era né A árvore do conhecimento do bem do mal tem a ver com aquilo que tá na arca da aliança e a gente tem então vamos dizer a a área da Tenda
como evocando o jardim do Ed Qual é o sentido tudo tem a ver com a criação e com a queda a perda da referência que nós temos no Éden quando se constrói o tabernáculo nós temos esse caminho de Redenção do que aconteceu na queda lá atrás então nós temos uma coisa interessante de ligação e conexão entre o Éden e os santuários Olha lá primeiro é que a ideia da Bíblia é que Deus é um Deus único por isso ainda que a gente fale aqui tá a casa de Deus a casa de Deus é um lugar
só é o templo de Deus porque ali está a presença de Deus nesse sentido Adão que tem a responsabilidade de estar ali no éem ele exerce uma espécie de papel no qual ele vai falhar de sacerdote quer ver que coisa interessante Adão é chamado a fazer duas coisas enquanto ele está no éem uma é avad que é trabalhar cultivar E servir Mas essa palavra avad também é servir e cultuar quando você vai ver o tabernáculo O sacerdote tem o mesmo dever ele tem que avad mas não só avad eles têm que chamar chamar quer dizer
guardar cuidar Então os mesmos verbos no hebraico que são usados para Adão é o mesmo que é usado para sacerdote no serviço que ele tem no Tabernáculo assim da mesma maneira Quando Deus anda no Jardim é a mesma maneira como O sacerdote tem que ah a mesma maneira como Deus passeia no meio do povo aparece o verbo rital em hebraico que tem essa ideia do templo único no lugar onde a presença de Deus está presente a árvore da vida como nós dissemos ela é aqui retomada na figura do Candelabro na figura da menorá a árvore
do conhecimento e tem a ver com a Arca da Aliança interessante ser é primeiro rei seis o Templo de Salomão ele é decorado com elementos que nos levam De Volta ao Jardim e lembre-se bem que quando né Eles saem do do Éden ali tem uma referência do lado leste que vai pra terra de node inclusive né e é interessante porque essa ruptura essa separação de Deus leva quando Caim peca por exemplo ele vai para o lado leste vai pra terra de node e isso evoca né E e esse limite da da Pureza da impureza da
presença e do afastamento e vai evocar pra gente por exemplo o lugar onde os que estavam impuros que são gentios então estão por isso que você vai ver lá na frente o negócio chamado Pátio dos gentios e do lado leste você vai ver o monte a ideia do Monte Santo o templo está em cima do monte e mesmo que o Éden não mencione isso quando você lê Ezequiel 28 que é outro texto que fala de Éden e fala lá daquela figura que muitos associam com satanás ou com o rei local mas evoca muito o que
aconteceu com Adão e lá se menciona a relação de Éden com o Monte Santo por isso a tradição Judaica sempre imaginou que o lugar do Éden tá relacionado de alguma maneira com o lugar do templo em Jerusalém e nós temos o quê água e fontes de águas e a ideia aqui muito interessante a ideia essencial e fundamental é que Adão na sua relação com Deus vai falhar nesse papel duplo que tem a ver com a sua função de sacerdote ali que não acontece e numa espécie de papel de sacerdote de rei que era uma coisa
muito conhecida entendida no mundo antigo de exercer um domínio Divino sobre a Terra quando a gente entende isso né Aí você tá vendo só como é que a menorá a gente não para para pensar mas menorá é a cara de um de uma árvore né exatamente dessa figura eh que tem né ali o tronco de onde vem os os Ah todos os os Ramos aí os braços né que evocam essa relação essa ligação com a árvore da vida e é interessante quando o Éden passa pelo que passa a ideia desde o início antes do pecado
é que Adão e Eva deveriam crescer multiplicar-se deveriam dominar a terra Qual que é a ideia a ideia é que aquilo que Deus coloca como responsabilidade na mão do do primeiro casal é que eles deveriam ampliar toda essa relação especial de governo Divino para estender-se amplamente por toda a realidade num caminho na direção para fora por isso não é sem razão que quando se perde essa comunhão a ação e a promessa divina não desaparece o elemento cúltico vai aparecer nós começamos a ver isso na vida de Noé e isso fica forte na vida dos patriarcas
sempre que a conversa que começa com Noé prossegue na vida dos patriarcas existe a expressão eles devem crescer e multiplicar eles devem dominar a terra e três elementos aparecem aqui uma tenda aliás vamos lembrar que a morada Divina acontece também numa tenda né Abraão foi Armando as suas tendas aparece o monte lembra o que acontece com Isaac Isaque vai ser oferecido no Monte Moriá onde é o Monte Moriá é o monte do templo Então essa ideia da tenda do monte e de um altar marcam os momentos cúltico fundamentais Quando você vê Deus agindo na história
a partir desse modelo nesse período patriarcal Até que a gente chega ao grande momento de libertação do povo do Egito quando eles vão ser guiados por Deus e você acompanha o livro de Êxodo a partir do ver capítulo 25 você vê a orientação de Deus nessa retomada daquilo que envolve a criação daquilo que envolve o que foi o Éden na construção do Tabernáculo e aqui você pode ver mais claramente o que está acontecendo como se pode ver no Tabernáculo nós temos aí a manifestação concreta das orientações divinas que nos apresentam essa expressão da presença de
Vina concretamente delineada para que o povo pudesse ter comunhão e nesta aliança que eles fazem com Deus e aí você pode ver então o altar do holocausto pode ver a bacia de bronze o sumo sacerdote O sacerdote comum e a chamada tenda do encontro ou Tenda da congregação que pode ser vista agora aí num ângulo um pouco maior mas é muito importante ver o que temos dentro do tabernáculo observando aí as peças veja aí a menorá Candelabro com sete braços uma peça que tinha aí um peso de um talento de Ouro Puro sem medidas específicas
os pães da presença o altar do Incenso E somente lá no santo dos santos a Arca da Aliança Veja com os dois querubins que estão na tampa da arca também chamada propiciatório E aí nós vemos como é que esse Tabernáculo se organizava e definia fechando para se formar esse retângulo de 13,5 m por 4,5 M dividido em duas partes coberto aí com as cortinas E aí você pode agora olhar e ver com mais detalhes ainda os textos e a separação do lugar santo do lugar Santíssimo Lembrando que nós tínhamos ali o véu ou a cortina
né esse véu que separava um lado do outro com a figura dos querubins que na verdade evoca mais uma vez a realidade do Éden e o sacerdote funcionava como mediador porque se trabalha a realidade da existência e do Poder de Deus da presença de Deus no meio do seu povo e da realidade eh da queda do paraíso perdido da necessidade de relação com Deus mediante uma maneira de aproximar O Homem de Deus e o sacerdot era esse mediador você pode ver aí o sumo sacerdote com os suus oito vestimentas distintas esse mediador entre o homem
e Deus e é muito interessante a gente começa a perceber aqui esse detalhe interessante da mesma maneira como a proposta desde o início era que o homem crescendo e se multiplicando estendesse esse domínio Divino sobre a terra da mesma maneira aqui agora ora Israel resgatada entre as nações passando por essa Redenção precisava se tornar um reino sacerdotal um reino que espelha a realidade de que Deus é o rei sobre a nação e deve ser conhecido e sacerdotal porque deveria fazer essa ponte entre as nações e você vai ver aqui já no início uma vocação missionária
da proposta que já aparece na ocasião do surgimento do Tabernáculo na Aliança de Deus com Israel e aí você sabe o tabernáculo vai atravessar o deserto junto com o povo vai chegar na terra de Israel ele vai ficar Ah um tempo depois na lugar chamado gilgal quando o povo Entra lá depois num outro lugar chamado guibon e finalmente ele vai ficar estabelecido em siló ou chiló até que chega o momento quando o famoso Templo de Salomão é construído apesar das Diferenças apesar de uns aspectos assim de mudança você pode ver que o Templo de Salomão
ele segue a mesma lógica do Tabernáculo um aspecto interessante é que a bacia de bronze vai virar o mar de Touros como você pode ver aí na figura né com os touros três voltados para cada ponto cardeal mas com um simbolismo semelhante ao que nós temos no Tabernáculo e esse templo que nós devemos entender vai ser o templo construído pelo Rei Salomão conforme primeiro rei 6 verso 1 no ano 966 antes de crist é interessante que o templo é destruído por Nabuco donosor em 586 veja bem olha que coisa interessante Quando Deus trabalha na nação
de Israel e a gente vai ver isso até naquilo que é feito no templo nos Salmos que são cantados desde a época de Davi o objetivo desse reino sacerdotal era a proclamação da realidade desse Deus único e como testemunho às Nações quando se percebe que o povo falhou nisso o povo foi numa direção oposta de começar a copiar os costumes indevidos das Nações por isso o julgamento Divino vem e eles perdem o lugar e perdem o templo e vão ser dispersos entre as nações caminhando na direção digamos assim da impureza do mundo sem o conhecimento
do Deus único quando a misericórdia de Deus se renova e eles voltam depois do cativeiro da Babilônia na época especialmente envolvendo Agu e Zacarias mas claro governo também Zorobabel nós vamos ter a reconstrução do tempo que acontece em 516 ainda que de maneira limitada o Templo de Salomão é pequeno Ele tem a sua base com 9 m por 27 apenas mas ele era muito bonito muito luxuoso né foi feito em parceria com gentios especialmente fenícios da dinastia de irão muito interessante essa ligação né essa oportunidade das Nações virem verem o templo e reconhecerem que tem
AL uma coisa diferente acontecendo nesse reino desse pequeno Israel agora depois quando eles reconstroem já não é grande coisa e é impressionante de uma maneira curiosa um rei mau perverso que está nas mãos de Deus assim como tava na boca do nozor assim como estava os reis assírios assim como estava também o Rei Ciro Herodes o grande o rei e do meu converso aí ao judaísmo ligado aos romanos vai ser usado por Deus por razões políticas para construir reformar e ampliar o Grande Templo na época de Jesus que começa a sua construção Por volta do
ano 20 antes de Cristo e esse Grande Templo cujas ruínas você pode ver até hoje da sua base assim da sua dos muros que o cercavam ele é destruído no ano 70 pelos Romanos e a gente vai poder ter uma ideia disso mas olha só que coisa O que que a gente vê então o Templo de Israel era na verdade um modelo uma miniatura do Grande Templo cósmico que deve dominar os céus e a terra no fim dos tempos quer dizer essa ideia de que o reino Divino com a sua ação né de Redenção após
a queda deve crescer deve prosseguir Até que a gente tenha digamos esse templo completo era na verdade um símbolo não apenas do Cosmos presente mas também dos céus e terra que perfeitamente serão cheios da presença de Deus na redenção final e entendendo isso a gente começa a perceber Qual que é a razão de ser desse templo e agora falando desse Templo de Salomão vamos dar uma olhada no detalhe dele qual é a diferença principal quando nós lemos o texto que aparece lá em primeiro Reis Capítulo 7 no verso 48 diz o seguinte o texto além
desse Salomão mandou fazer também esses outros utensílios para o templo do Senhor o altar de ouro a mesa de ouro sobre o a qual ficavam os pães da presença e atenção os candelabros de ouro cinco à direita e cinco à esquerda ou seja 10 candelabros Lembra no Tabernáculo tinha um só eles estavam em frente do santuário interno as flores as lâmpadas tenazes de ouro bacias cortadores de pavio as bacias paraas persão as tigelas incensários dobradiças de ouro pras portas da sala interna isso é o lugar santíssimo e também para as portas do átrio principal e
interessante que tem 10 menorá porque de novo a ideia é que essa realidade Divina expressa ela aponta numa direção externa e aqui essas menorá que são 10 candelabros que totalizam 70 lâmpadas elas simbolizavam as nações reconhecidas em volta de Israel na época de Salomão mostrando o foco de que essa luz divina essa revelação de Deus esse Deus único precisa ser conhecido por todas as nações e essa ideia de que o povo deve ser luz para o genti aparece ali e aí você agora vai ver da onde é que Jesus traz isso Isaías 56 falando do
Futuro que envolve Redenção Divina vai dizer o seguinte os estrangeiros que se unirem ao Senhor para servi-lo para amarem o nome do senhor e prestar-lhe culto todos os que guardarem o sábado deixando de profon e que se apegarem a minha aliança aliança esses eu trarei ao meu o Santo Monte e lhes darei alegria em minha casa de oração seus holocaustos e demais sacrifícios serão aceitos em meu altar pois a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos Então você tá vendo só que a ideia do templo que evoca a criação em Gênesis
que evoca o Éden que tem a ver com esse símbolo do domínio que existe de de Deus e que deve se definir com Plenitude a partir da proposta divina e da Redenção é na verdade um caminho missol nóg desde lá de trás porque essa casa não é simplesmente um templo da Nação Mas é casa de oração e que envolve todos os povos aí você entende o que que acontece quando Jesus entra no templo vai ver que Ah os outros os povos estão presentes os romanos estão ali por trás dessa administração mas não é casa de
oração a coisa perdeu o sentido e a gente tem que começar a pensar isso na nossa vida Qual é a proposta de de ação diante de Deus que eu tenho a minha relação com Deus é é ganhar dinheiro com a venda das Pombas é é é é ter um um um resultado favorável é trabalhar a relação política e econômica com romanos Qual é a razão de seu templo se torna tão rejeitado e odioso que muita gente até abandona Jerusalém algumas pessoas vão pro deserto algumas pessoas não acreditam mais em nada pelo escândalo religioso indevido e
Jesus retoma olha o foco daqueles que servem a Deus e adoram e entender que isso deve alcançar todos os povos e aí você vai ver a grandiosidade numa maquete que restaura o que era esse templo Olha que coisa impressionante Olha a beleza o o edifício principal aí tinha pelo menos umas 45 m de altura e ocupava a área do templo um espaço enorme na cidade de Jerusalém Esse é o famoso templo construído aí sob o governo de Herodes o grande aqui você tem uma área uma uma uma uma foto um pouco mais ampla para ver
da parte de cima aquilo que enve né a área propriamente de onde está a construção do templo e para entender isso um pouco mais vamos dar uma olhada aqui num cenário de quem vê a construção do lado leste Jerusalém é uma cidade montanhosa quem tá no lado oriental da cidade no Monte das Oliveiras tem essa visão ou tinha essa visão Como Nós já mostramos aqui e você tá vendo aquilo que é o antigo Monte Moriá mita muitas vezes referência ao Monte Sião antigo e aqui você vê o quê então você vê essa área externa grande
maior que é o pátio dos gentios é aí que o pessoal tava fazendo a bagunça exatamente no lugar né onde tinha sido designado para aqueles de Fora poderem se aproximar para conhecer o Deus único que perdeu seu propósito e virou uma espécie de ambiente de exploração das pessoas depois internamente depois da primeira porta que muitos entendem ser a porta formosa entrava o lugar que era o pátio das mulheres e depois no segundo no segundo portão subindo uma escada havia uma porta chamada porta de Nicanor e lá estava depois dela o coral Levítico os homens judeus
podiam entrar e finalmente a construção do Templo que é paralela à tenda onde estava o lugar santo e lugar Santíssimo que que coisa impressionante que símbolo concreto manifestando a realidade gloriosa poderosa Redentora do Deus único na história humana trazendo vida perdão salvação e mostrando quem ele é diante disso a gente ainda pode ver a área aí tá vendo como era grande o pátio dos gentios imagina que confusão realmente deve ter sido esse momento de Jesus Diante daqueles cambistas e trocadores de dinheiro já que o pessoal vinha de fora e tinha que trocar dinheiro e a
coisa tava acontecendo aí e aí a gente chega na caminhada quando Jesus vai dizer que não ia ficar Pedra Sobre Pedra da mesma maneira que Jeremias disse juntamente com Miqueias em relação ao templo quando ele foi destruído Jesus aparece como um profeta análogo aos profetas verdadeiros e você tem aí essa foto mostra o que os romanos fizeram quando destruíram o templo até hoje as pedras que caíram no momento da destruição aí no final de Julho começo de agosto do ano 70 no dia 9 de ave do calendário hebraico esse elemento escatológico aparece aí e é
muito importante a gente entender isso e entender por quê Porque Deus tinha dito e tinha já avisado que essa realidade do templo que tem a ver com o domínio e com a habitação Divina entre nós tem um cumprimento futuro especial e sabe onde é que aparece isso em Ezequiel um texto que a gente quase não lê muito quando você lê Ezequiel depois do Capítulo 40 ele vai falar de uma Redenção porque Ezequiel mostra o que aconteceu com a destruição do templo e fala de uma restauração e reconstrução futura que os estudiosos até até discute em
que medida ela pode ou não ser mais ou menos literal e nesse momento a gente vê então que a hora da intervenção divina traz um julgamento que interrompe o que o templo está fazendo e o Novo Testamento nesse Alvorecer escatológico vai trazer para nós o quê uma ideia muito interessante significativa que vai trazer essa ideia do templo mais aproximada ainda com com esse compromisso missionário da Bíblia Olha só Jesus vai dizer um negócio interessante quando ele fala em João 2 por exemplo que esse tempo que levou 46 anos para ficar como ele está Ele diz
que em três dias ele haveria de Reconstruir o tempo fazendo referência ao seu corpo e ele vai aparecer para nós como aquele verbo que tabernaculou entre nós ele templi ficou porque ele é Deus conosco ele tem a ver com essa habitação por isso olha que coisa bonita depois você presta atenção com detalhes e veja e leia o que o Evangelho de João vai falar quando Jesus diz eu e o pai somos um Eu sou o caminho eu sou o pão da vida eu sou a luz do mundo eu sou uma fonte de água água da
vida ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo ele é a porta tudo isso é evoca o tabernáculo e o templo ele é o nosso propiciatório o mediador o sustento o guia purificador o redentor isso tá ligado com as peças que estão lá então nesse sentido Cristo é o novo templo e mais do que mais impressionante vai aparecer é que como a igreja é o corpo de Cristo que que acontece agora nós somos esse novo templo Agora presta atenção é muito comum a pessoa falar não eu sou o templo do Espírito
Santo como se o indivíduo isolado AAS do novo testamento não é no indivíduo isolado mas na comunidade do Povo de Deus e levando em consideração as pedras que a gente vê da grande construção primeira Pedro 2 vai falar à medida que se aproximam dele a Pedra Viva rejeitada pelos homens mas escolhida por Deus e preciosa para ele vocês também estão sendo utilizados como Pedras Vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio Santo oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus por meio de Jesus Cristo pois assim é dito na escritura Eis que eu ponho em
Ciel uma pedra ang olhar escolhida e preciosa e aquele que nela confia jamais será envergonhado Então veja que coisa interessante no momento escatológico da chegada do Reino de Deus o juízo que cai sobre o templo físico abre um caminho que não necessariamente exclui a história completa do templo físico mais de que Jesus num sentido é o templo e a igreja o corpo de Cristo passa a ser templo da habitação de Deus Trazendo o objetivo último que era exatamente envolver todos os povos nessa história por isso é interessante que essa caminhada da igreja é uma caminhada
de levar as pessoas ao conhecimento do Deus único a redenção e a salvação e a compor essa comunidade daqueles que formam essa grande casa espiritual por isso o foco da igreja é missionário quando você entende a conexão entre as realidades E aí você vai ver o desfecho apocalíptico quando o livro da Bíblia termina dizendo que assim como o Egito fracassou a Babilônia fracassou e Roma vai fracassar ela fala do grande domínio completo do Reino de Deus o desfecho dessa grande quantidade de pessoas desse crescimento e multiplicação completo para atingir Toda a realidade da terra onde
Deus tem o seu trono e o seu domínio absoluto seu templo completo nós vamos ver que aparece de novo o tabernáculo aparece de novo a ideia do templo e aparece a ideia ideia da igreja redimida que é essa Comunidade dos salvos e olha que coisa bonita por isso que é tão legal e interessante estudar a bíblia que que acontece no final do Apocalipse a gente dá um abraço em Gênesis porque o Éden reaparece então o Anjo me mostrou Ufa D terra e Pio na gente o rio da água da vida lembra que claro como Cristal
fluía do Trono de Deus e do cordeiro Trono de Deus Deus é rei o cordeiro a Redenção completa aconteceu no meio da rua principal da cidade aquilo que era um jardim ganhou status de cidade porque a criação encontra-se com a redenção de cada lado do rio estava a árvore da vida oh árvore da vida bom dia está aqui de novo que frutifica 12 vezes por ano uma por mês as folhas da árvore servem para a cura das Nações as nações chegando as nações redimidas para adoração com completa que o senhor da glória merece e esse
templo final é espetacular olha como é que termina o Apocalipse agora lembrando do como é que o desfecho o desfecho volta pra ideia de templo Ouvi uma forte voz que vinha do Trono e dizia agora o tabernáculo de Deus está com os homens com os quais ele viverá Eles serão os seus povos interessante que no grego tá no plural às vezes algumas traduções colocam Eles serão o seu povo e é possível que seja realmente essa diversidade das Nações que adoram diante do cordeiro e que é um povo só composto diversos povos redimidos de toda a
terra O próprio Deus estará com eles e eles será o seu Deus e diante disso O que é que a gente vai perceber tudo caminha pro ponto final da história com o reino Divino chegando a a sua Plenitude porque aquele que é rei reinará para sempre o sacerdócio pleno se dará no sentido que essa aproximação definitiva o nosso Sumo Sacerdote Cristo Jesus nos leva a nossa relação plena com Deus aquilo que é o grande grito mesmo desconhecido do nosso coração que é adoração plena o culto completo acontece nessa realidade dessa Redenção e o grande segredo
do Templo de Jerusalém que a gente talvez não imagine à primeira vista é que é casa de oração para todos os povos por isso que a igreja que adora a igreja que compõe os povos da terra ela é chamada para a grande comissão de anunciar a todos os povos da terra que o rei virá que a redenção plena Chegará e eu quero estar junto com você nessa grande festa com gente de de todos os povos e tribos Diante do Trono do cordeiro porque essa missão será realizada e você é convocado a participar a promulgar e
cumprir a sua parte na grande missão do projeto daquilo que envolve esse templo extraordinário do Senhor Deus que seja ele adorado glorificado para todo sempre amém