Unknown

0 views7922 WordsCopy TextShare
Unknown
Video Transcript:
O Salmo 128. Se você puder abrir, quero compartilhar com você uma palavra simples. Eu acredito que é a mais eficaz, simples, mas vai ficar um.
. . E aí [Música] G1.
O Salmo 128, versículo 1, diz assim: “Bem-aventurado, ou feliz, muito feliz, é o homem que teme o Senhor e busca andar em seus caminhos. Ele comerá do fruto do seu trabalho; será feliz e próspero. A sua esposa será como uma videira frutífera em tua casa, e teus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da tua mesa.
” Exatamente como será abençoado a pessoa que teme ao Senhor. O Senhor te abençoe desde Sião, para que contemplemos a prosperidade de Jerusalém em todos os dias de tua vida, que alcances a felicidade dos filhos de teus filhos e vejas a paz sobre Israel. Amém, amém.
Esse Salmo é um dos mais conhecidos como o Salmo da família, né? Mas ele é um solo diretamente escrito para o homem. A prova é que o texto diz que tua esposa será como uma videira.
Então, quando o salmista diz que a tua esposa será como a videira, nós acabamos de colocar no centro do Salmo o homem, o homem do sexo masculino. Bom, então essa palavra foi para o homem, é para mim, para você, para os homens, e cabe muito bem, encaixa, eu acredito, nessa noite. E aí, o salmista está dando, primeiro, uma característica, um adjetivo, uma virtude de quem teme ao Senhor e anda em seus caminhos.
Primeiro, ele é feliz, e ele é bem-aventurado. A palavra "bem-aventurado" na Bíblia significa muito feliz, uma pessoa realizada. Então, ele está dizendo: “Olha, quem teme ao Senhor e anda em seus caminhos é feliz, é bem-aventurado.
” Depois, ele continua dando outras características que nós vamos caminhar, mas o primeiro ponto é que ele é feliz. Ele é feliz. Felicidade é diferente de uma alegria momentânea.
Felicidade é um estado de espírito, né? Você pode estar chorando, mas feliz. O apóstolo Paulo estava preso e diz: “Alegrai-vos, outra vez digo, alegrai-vos.
” Ele estava com uma alegria, apesar da circunstância. Não é uma alegria falsa, é uma alegria interna que ultrapassa as lágrimas, ultrapassa o pranto. Bom, então essa alegria que esse homem tem, essa bem-aventurança, ela independe das circunstâncias, porque é uma alegria que entende que o Senhor é o pastor.
E o Salmo 23 diz, no seu escrito original, que Ele fala o seguinte: “O Senhor é meu pastor, e de nada eu sinto falta. ” Porque o Senhor é meu pastor e nada me faltará. Dá para questionar esse versículo, e eu posso perguntar para você aqui: quantos aqui o Senhor Jesus é o seu pastor?
Você crê nisso? E quantos sentem falta de alguma coisa, dinheiro, paciência. .
. eu sou só eu quem tá com fome de dinheiro? Calma, só mamão!
Bom, então às vezes falta alguma coisa. Se eu fizer uma pergunta: se falta alguma coisa, o Senhor é o teu pastor. Então, esse só é mentira, ou você não é ovelha.
Eu poderia questionar isso, mas eu vou querer aqui: você é ovelha. Eu vou me incluir nisso, eu sou ovelha, e o Senhor é meu pastor. E às vezes falta.
Agora, você concorda comigo que mesmo faltando, o Senhor é meu pastor e Ele me supre? E de nada eu sinto falta. Então você pode perder alguma coisa, mas Ele supre essa lacuna.
Então, o Senhor é o meu pastor, e nada sinto falta. Então, a alegria que Ele está falando, esse homem bem-aventurado, ela independe da conta bancária, ela depende das circunstâncias externas. E ele começa a falar o seguinte: “Feliz, né?
Bem-aventurado é o homem que teme ao Senhor. ” E a palavra "temer ao Senhor" é muito mal empregada e, às vezes, mal pregada. É empregada porque o temor do Senhor traz um princípio único de medo.
A primeira impressão que nós temos ao ouvir "temor" é: “Você não tem que ter medo do Senhor! O Senhor não quer que você tenha medo de Deus. ” Você está fazendo uma besteira aí, cara, e Deus vai vir com um raio a qualquer momento e fulminar você.
Você não tem medo, você não tem temor, né? É, por outro lado, eu conheço gente que está aí, né? O cara está com 17 anos, ele não está com minha esposa, está com a vida toda regrada e fala: “Eu estou tudo errado, sim, mas eu tenho temor do Senhor.
” É até melhor de ontem também, não tem mal nenhum! Também os dois extremos são perigosos. E o temor… Ai, eu tenho temor!
Lá dentro, em algum lugar, se abre meu peito, lá dentro tem algum lugarzinho, tem um temor e o outro: “Te mordi, meu Deus! Não respira porque Deus vai me matar! ” Então, esses dois extremos são extremamente perigosos.
O temor do Senhor não é necessariamente esse medo extremo de Deus e nem esse “faço o que eu vivo de qualquer jeito. ” O temor está lá dentro, que eu sei que Deus existe. Não existe um lugar de equilíbrio no meio.
O temor do Senhor não é. . .
É temor primeiro. O Senhor é consultado em tudo. O que é ter medo do Senhor é consultá-lo.
Você vai fazer algo? Pergunta para Deus. E até mesmo o seu.
. . Ou seja, eu o respeito ao ponto de perguntar para Ele o que Ele quer para mim.
Quando eu vou me movimentar, até morreu. Sou um homem que pergunta para Deus o que deve fazer. Quando você está em dúvida, que a Bíblia não fala, você não sabe como se movimentar.
Homens que, por exemplo, vão sair de uma denominação para outra, homens que vão trocar de emprego, vão mudar de cidade e falam: “Estou orando ao Senhor, pedindo uma resposta. ” Este homem teme ao Senhor. Posso ouvir um amém?
Bom, então, temer ao Senhor não é. . .
Temer o Senhor é não é a primeira esposa, e esse primeiro Senhor, ou seja, o Pastor não está vendo; a esposa não está vendo, mas o Senhor está. É uma santa consciência da presença. Eu tenho uma consciência de que Deus está.
Se você acredita que Deus está aqui de verdade, sim ou não? Posso ouvir um “Amém”? Você acredita que Deus está no seu celular quando ninguém está vendo?
O temor do Senhor vai fazer você excluir vídeos ou não, e clicar em sites e aplicativos que você deve clicar ou não. É o temor do Senhor que vai fazer isso. Percebeu?
Então, não tem nada a ver com medo; tem a ver com temor. [Música] O primeiro ao Senhor é não murmurar quando algo sai do meu controle: a porta fechou. Eu temo o Senhor.
Então, não vou mais murmurar, porque eu creio que a porta que Deus abre, ninguém fecha, e a porta que Deus fecha, ninguém abre. Então, se fechou, eu não vou mais murmurar, porque eu tenho temor do Senhor e percebo que o temor do Senhor é muito mais aplicável do que simplesmente uma frase espiritual. Teimoso do Senhor, evangélico, isso demais até.
Mas o temor do Senhor é aplicado todo dia, toda hora. Eu posso aplicar ou não. Um homem que teme ao Senhor, ele é feliz e depois tem frutos disso que eu vou ler, mas eu tô falando só do terror.
O que é o temor do Senhor? Temor do Senhor é ter um equilíbrio entre medo e fascínio ao mesmo tempo. Este lugar entre medo e fascínio é o Senhor, que tem a ira contida, que pode mandar para o inferno, mas Ele é o meu Pai, que eu coloco a cabeça no peito dele.
Este lugar entre medo e fascínio, esse equilíbrio, é o temor do Senhor. [Música] É interessante, né? O que os discípulos estavam no barco e ficaram assustados com a tempestade, aterrorizados com a autoridade de Jesus, ao mesmo tempo em que estavam com medo da tempestade e aterrorizados com a autoridade d'Ele.
Meu Deus do céu! O temor ao Senhor significa andar não só em obediência, mas em honra. Eu tenho duas filhas: uma de 5 e uma de 16.
A minha filha de cinco não anda em honra; ela não sabe o que é honra. A minha filha de cinco só sabe o que é obediência. Se eu pedir seu chinelo, tá resolvido; não tem conversa, não tem acordo.
É sim ou não. Porque não? Porque não!
E quando o filho de 5 anos pergunta “por que não? ”, uma resposta completa para um filho de 5 anos é quase uma dissertação. A história porque não, porque não.
. . Bom, e você fica explicando ao seu filho que não.
O Pastor Zezinho conta uma história interessante: a filha dele, de 4 anos, falou para ele o seguinte: “Pai, seguinte, meu aniversário…” Ele pergunta: “O que você quer, filha? ” Ela responde: “Eu quero um cavalo! ” O cavalo, filha?
Que legal! Mas cavalo, é? “Pai, eu quero um cavalo!
” E nós vamos comprar um cavalo! Ele falou assim: “Filha, nós moramos em apartamento! ” Bom, apartamento é um negocinho.
Filha, como é que eu vou. . .
“Não, pai, eu já pensei em tudo! Nós vamos botar o cavalo na sala, nós vamos amarrar o cavalo no lustre, eu vou botar uma graminha, tirar o tapete e cortar grama, e o cavalo vai ser criado na sala! ” Pai, filha de 4 anos querendo botar um cavalo na sala.
Aí o Pastor Zezinho, “Não, filha, não dá para botar o cavalo na sala! ” “Porque, pai? ” Por quê?
Eu não vou explicar para crianças de 4 anos que não dá para trocar. Ela vai entender? Vai entender?
Não vai! Então, por que não? Aí ele foi olhar para Deus e disse: “Olha, Deus, a minha filha que engraçada querendo botar um cavalo na sala.
” E eu respondi: “Porque não, né, Deus. ” Aí Deus me respondeu: “Por isso que eu respondo ‘porque não’ para ti também! ” E quantos aqui já perguntaram alguma coisa a Deus que não fala nada?
“Porque cavalo na sala? ” E você vem com umas ideias com Deus! Deus já tá vendo: “Senhor, minha esposa, minha esposa, ela tá passando…” Olha, de Deus, né, Senhor?
Gente, negocinho aqui, ó: três notas falsas? Dobre! Aí você está lançando, não!
Porque não? Aí Deus nem responde. E nós temos umas ideias: “Deus, me usa, me manda para dar coisas que se converterem!
” Depois ele quer ir para a África; pega! Na África, e os fora? “Não, por quê?
” Porque não. “Nem lavar louça para o seu pai? ” Aí, se você nem curte nem o seu pai, sua mãe, ficou para ficar pregando, você vai morrer lá, cara!
Porque não! Aí você fala: “Deus diz que Deus é ruim comigo? ” Então, o temor do Senhor te faz entender que não é não, é sim!
É sim! A espera, o temor do Senhor te faz não murmurar. Bom, então, um homem que teme ao Senhor não fura, e não é porque ele fez isso.
Então é criança. E criança não obedece. Quem teme ao Senhor não anda por obediência, anda por honra, porque quem honra obedece.
Vamos discutir? Nem todo mundo que obedece honra. Eu provo para você.
Eu posso pedir aqui para o presbitério fazer alguma coisa para mim agora, eles vão fazer na minha frente. A gente pode sair ali fora e dizer: “Ridículo! O que ele pediu é nada a ver, ele tá fora, nunca pediria isso.
” É capaz! Ele tá dizendo: “Esse cara era”. Ou seja, ele obedeceu um sim ou não?
Mas meu, porque a obediência pode ser na presença. A honra é na ausência. Bom, e uma pessoa que teme ao Senhor não precisa estar na presença de ninguém para obedecer a Deus.
Então, quem teme ao Senhor e anda em honra na obediência quer um exemplo fácil. Tem pessoas que vêm congregar com a gente que, onde eles estavam congregando, se não desce o dízimo, o satanás estava esperando na porta para furar os quatro pneus do carro. E quem já ouviu isso?
Se não dá o dízimo, vai quebrar o carro e vai para o hospital. Os filhos. .
. quem já ouviu isso se levanta? Sou eu?
A gente se. . .
se você me dá o dinheiro, não! Satanás vai comer a perna do seu filho. Nós vamos.
. . É isso aí.
Não, essas motos. . .
estão aí. Aí a pessoa tá falando: "essa igreja vai fazer a mesma coisa, pegar o dinheiro, vou botar meu nisso, até louco se eu botar nesse dízimo aí". Meu irmão, aí o cara tava.
. . ele chegou aqui na.
. . "Papai, cadê a carteirinha de dízimo?
" Não tem. "Não tem? Eu tenho envelope também.
" Não, não tem! Só quer dizer que eu não preciso dar? Não, eu nunca.
. . mandou, ele já deu alguma vez?
Por honra? É, só deu por obediência. E obediência era por medo, é mais medo do diabo, do inferno, do que por amor a Deus.
Quem teme ao Senhor não caminha por obediência somente, caminha por honra, porque quem honra, obedece. Nem todo mundo que obedece honra um homem. Então, se fala de homem, porque o sal tá falando de homem, de ter medo do Senhor.
O que significa andar em honra? Temer o Senhor é andar naquilo que Ele já falou, ainda que a maioria ande ao contrário. E não é constrói uma arca no deserto.
E como assim, Senhor? Nós estamos no deserto, não chove. Deixa eu dar a ideia, não é legal.
E. . .
Senhor, é tipo eu chegar pra nós, lá no Nordeste, no Ceará, e Deus fala assim: "Compra esqui na neve. " Senhor, estamos no Ceará, não custa chover e nevar! E não leva.
. . Se recebeu uma ordem totalmente contrária à massa.
. . Primeiro, ao Senhor, é obedecer, ouvir a Sua voz e obedecer, ainda que vá contrário ao que a maioria faz.
Aliás, cuidado com a maioria! Cuidado com a maioria! A maioria normalmente grita: “Hosana!
” e depois grita: “Crucifica! ” É a mesma maioria. O primeiro, Senhor, é andar no conselho de Deus, não na opinião das pessoas.
Hoje. . .
ou você não bebe mais? Você bebia, né? Não bebe mais, vem cá!
Você não dá mais aquela escapadinha que nós dávamos? Não, porque eu não ando mais no conselho dos homens, e quando no conselho de Deus. E eu mudei a minha forma de andar porque o conselho mudou.
É, a fonte da sabedoria minha mudou, não está mais no humanismo, no hedonismo e qualquer satanismo, o ismo desses aí. Eu ando dentro dos princípios do meu novo Conselheiro, e o meu novo Conselheiro chama-se Espírito Santo de Deus. E o meu padrão agora, moral ou ético cristão, são as Escrituras, não a sua opinião.
E quando eu me converti, eu tive uma experiência não boa no meu trabalho. Vinte anos no Exército, só tinha, só tem homens. E algumas práticas não são nem contáveis, é incontável!
Não somado de contar, se existe isso. E não vale a pena compartilhar. E quando eu me converti, eu mudei a minha postura, e nem tudo que eu fazia eu passei a fazer mais.
E nem toda forma de tratar as pessoas eu tratava mais. Eu tive que ouvir muita piada, é. .
. muita, não pouca. Ah, e só que eu entendi que comecei a ter menos, Senhor, e eu queria ter uma vida diante de Deus.
Isso me custou, e custou. . .
custou alguns amigos. Só amigos, sim. Porque a gente fala assim: "Se te deixou, porque não era amigo, não era amigo para você.
" Só que não entendeu que agora estava debaixo do outro a minha teoria, o jogo dos princípios e valores que não era mais legal encher a cara e cair. . .
e para cá! Eu não tinha mais graça nenhuma usar droga e ficar muito louco, é que agora eu queria Deus. O que ele.
. . as verdades de Deus para mim, eu queria experimentar essa vida que é prometida nas Escrituras, em abundância.
Eu não queria mais chorar na madrugada, voltando da noite, sem motivo. Não queria mais, queria chorar aquele choro que eu chorei naquele culto. O Senhor me convidou para um culto de uns irmãos, e quando Deus me pegou, eu tava sempre.
. . quantos nessa história tavam prontos?
Ele para nós, som. . .
DJ Eusébio, as mais nervosas! E muitas vezes amanhã. .
. tá até os passinhos. .
. Record 1 já estava pronta para a night. Aí me convidaram para ir para o culto.
Ó, os créditos ainda. . .
eu não. . .
eu não gostava de crente! Que crente, para mim, eu tinha uma ideia. Eu tinha uma vizinha crente.
. . Oi!
E aí para mim crente era. . .
eu ficava lá no muro, ouvindo os crentes a orar, e eles oravam umas línguas. . .
uns barulhos. Alguém chegava lá e falava: "Ah, tá! " Aí eu falei: "Meu Deus, eles são tudo a se.
. . crença.
" E aí me diziam que se tornava crente, o espírito do Aleluia te pegava! Dead, ficava dando Aleluia! Faz da vida: Aleluia!
Oi? Aqui é que o espírito da Luísa pegou. .
. um. E eu e os meus vizinhos não jogava futebol, porque a bola era a cabeça do satanás!
E sem saber isso, a gente dava uns bicos nela bem. . .
então, jogar futebol, usar bermuda, era do diabo. No calorão, esse campo de calça. .
. eu dizia: "Não quero ser crente. " É, nunca não!
Pode jogar bola, os filhos Dona Lúcia pega e não pode ir, não pode jogar futebol, não pode usar bermuda. Eu falei: "Não, quero ser crente! " Aí o cara me convidou para ir no culto dos crentes.
Falei: "Deus me livre! " Chega lá. .
. tinha um. .
. Cara de bermudas, eram os que a gente diferentes. Falei: "Não é tão ruim assim, é isso.
" Entendi no final, bem no final, e começou a tocar um hino. E mais: eu chorei por uma hora e meia, nem sei o que, não era. Não lembro de mais nada, eu lembro só do meu amigo, que me evangelizou na época.
Ele estava em cima de mim, dizendo assim: "Aceita Jesus! " Eu dizia: "Não! " Estava chorando, mas o melhor choro da minha vida.
Eu lembro até hoje; parecia que a minha alma estava sendo lavada, eu estava vomitando tudo que tinha de ruim de mim. É, mas eu não queria. Jesus era só para os crentes.
Então, eu tinha uma associação na minha mente até mudar isso e entender que Deus não é evangélico. Não é fácil entender que Jesus está acima dessas doutrinas humanas. Foi difícil para mim, mas quando Ele me pegou, eu tive que começar a ter meu Senhor!
Não tem como, é impossível! É maravilhoso! Você viu?
Não é por obrigação nem por medo. Eu não tenho medo do inferno! Tem gente que fala assim: "Aceita Jesus, porque senão, vou para o inferno!
" Não! Eu aceito Jesus porque a eternidade me espera com Ele. Falei uma frase aqui, não sei se é bíblica, mas é da escola bíblica: "O inferno é para mim".
O inferno, que Deus não está lá governando; se Deus estivesse lá, o inferno seria bom se Ele governasse. Ah, entendi! Foi pregado muito Jesus do inferno, que manda para o inferno, para o céu.
E céu e inferno, inferno, inferno! É verdade, a Bíblia fala muito do céu e muito do inferno. É verdade!
Mas quando você encontra o amor de Deus, a pérola de grande valor, tudo fica fosco. E eu, você, nunca mais vamos viver por medo. Você que me ouve, andar com Jesus é maravilhoso!
Aí você tem coragem de dizer, como Paulo disse: "Para mim, é tudo esterco! " Eu não estou nem aí, eu estou correndo para a soberana vocação. E quando está terminando a vida dele, segundo Timóteo 4:7: "Eu combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.
" Eu não estou nem aí, eu estou indo para a eternidade! A convicção que a religião não dá, é a religião não dá! Você pode praticar, vir todo o culto de quinta aqui também; a religião não te dá a convicção.
Você pode ter a religião que você quiser; a religião não te dá a convicção da eternidade. A única coisa que te dá convicção da eternidade é o Espírito Santo e você dizendo: "Foi pela cruz, foi pela cruz, foi pela cruz! " E através dela eu tenho convicção da eternidade.
Foi por Ele, por Jesus, pelo que Ele fez por mim. Acabou! E não é meritocracia!
Cristo classe A, o primeiro senhor é entender isso. O Salmo de número um: "Feliz é o homem" (e aqui homem/mulher, né? ).
O homem e a mulher que não andam segundo o conselho do ímpio, não se detêm no caminho dos pecadores e não torcem para o Corinthians, e antes, o seu prazer está no Vasco da Gama (não está amarrado, hahaha). Olha que interessante: percebeu que é um princípio de caminhada e queda? Deixa eu explicar algo importante: quando a Bíblia fala, se ela não anda no conselho, não anda no caminho, não tem nada a ver necessariamente com pegadas; é um estilo de vida, ok?
Porque não é "andar", tipo "estou andando atrás de Deus", ou "andando atrás do meu amigo lá que não acredita". Não é isso! É conselho, mentoria, estilo de vida.
Então, ele anda nos caminhos de Deus; ele não anda segundo o conselho do ímpio, não se detém no caminho e não se assenta. Ou seja, se você anda no conselho de quem não teme o Senhor, você vai acabar parando no meio do processo. E se você parar, você vai sentar na roda dos escarnecedores.
E você vai sentar! Ou seja, um processo de andar, parar e cair. Quando você anda fora do temor, escute, é um processo!
Você não está percebendo, mas você vai parar, sentar e cair. Mas o seu prazer está na lei do Senhor; ele anda nos seus caminhos. Andar no caminho é consequência de meditar, de andar com Deus.
"Lâmpada para os meus pés é a palavra de Deus. " Ou seja, andar com Deus é andar no que a palavra diz! Isso não é retórica evangélica e religiosa; a Bíblia não é um livro de regras!
A Bíblia são sinalizadores do próprio Deus para a gente caminhar sem chocar com outro carro, sem bater. É igual a lei de trânsito; é para zelar por ordem, organizar o ser humano. E, romanticamente, eu gosto de dizer que a Bíblia é uma carta de um pai para os seus filhos.
A Bíblia não é um livro de regras chato! A Bíblia é um lugar maravilhoso cheio de valores e princípios aplicáveis. É claro que a Bíblia exige castigo.
Meu filho lá no canto, em cima do milho, lendo a Bíblia: "Meu Deus, o livro, eu vou ficar com raiva dele! " A Bíblia tem até raiva do milho. E a Bíblia!
Eu quero abrir. . .
ficou chata! Se você não decorar, você vai ver! Vai para o chinelo e, depois, você cresce, não quer saber dela.
É, mas a Bíblia manda perigosa: "Aquele que vai para a guerra sem conselho pede a guerra. " E a Bíblia fala que os melhores planos, sem conselho, podem se frustrar. Olha que coisa maravilhosa: a Bíblia dizendo que você deve tomar conselho com pessoas.
E aí vem o Senhor, lá da empresa, um bilionário, dizendo três regras. Básicas para prosperidade. Regra um: tome conselho.
Já fala isso! Ah, tá que a gente não. .
. A gente ouve o Senhor. Cara, é o dono da empresa!
Não, não, ele deve ter algo para dizer. A Bíblia não tem nada para dizer. Salomão não tinha pouca coisa para dizer.
Salomão diz assim: "Cuidado com a mulher adúltera! Com cuidado! Os lábios dela engano você e aquele que entra no caminho dela é como um boi que vai para o matadouro.
Vai perder filhos, honra e dinheiro". Precisa desenhar! E eu não vou perguntar quem já pegou esse caminho.
[Música] E aí, né? O Senhor tá falando. Eu tenho mesmo, e olha, não tô nem falando, só tô repetindo.
Ah, entendi! Esse é um aço. Então, aí você fala: "Eu não quero saber".
Não tem problema! Eu só quero ir. Você pegou um refrigerador, pegou o notebook e foi para Osasco, e o manual?
A beleza era 110, botão 220. E aí, você forma na garantia? O Deus!
Você não lembra, não, né? Para que eu botei na tomada? Não leu o manual?
Compra outro! [Música] Os itens, a Bíblia, o manual ali antes de usar. Oi!
Leia o manual. E aí, é bom! Meu manual tá lá no norte.
Teve um testemunho interessante. Um pastor tava tendo relação sexual com vários membros, irmãs da igreja, e com base bíblica. E ele leu em Oséias: "Vai, adúltera".
E aí, ele deu: "Vai, adultério". Ele chegou para o irmão: "Ó, eu tô falando, vai, adúltera! E Deus falou que ia com você!
" E o pior não é isso, o pior é o marido. A lei diz: "É verdade". Ah, "é verdade, uma camassada de pão".
E você? "É verdade, vara, sinta chicote de verdade, uma ova! " E aí, o pastor passou por um, passou por dois, e aí foi uma reportagem lá.
Faz você passar vontade, passou na prisão. É, mas pastor aqui tem acento. É, vai, adúltera!
E aí, o pastor é. . .
E aí, é. . .
Se fosse eu, cabeça? Cabeça, cabeça para um lado. E é importante você ler o manual.
Então, quando você lê o manual e sabe mais ou menos, e tem uma noção do que o Senhor fala a respeito de algo, quando alguém traz algo que é contrário ao que Ele diz, você tem um alerta. Então, o que teme ao Senhor e medita nas escrituras. E ele disse: "Fruta do trabalho".
Ele olha que a Bíblia fala: "Guarda essa frase". Eu não peço para Deus abençoar seu caminho. Antes, no caminho d'Ele, eu resolvi: "Amém!
Deus abençoa os meus caminhos, não andando d'Ele, que já tá abençoado". Para de inventar coisa e comerá do fruto do seu trabalho. Quero uma palavra.
Você, o homem que teme o Senhor, sempre tem um trabalho! Oi, gente! Abençoar sua palavra, quando você.
. . serviço, sempre tem um trabalho.
Eu tô falando emprego, que tem gente que não quer trabalho e emprego. Estou no trabalho. Há sempre um trabalho, sempre trabalho!
Porque fala que "aquel comerá do fruto do seu trabalho". Então, se o homem que teme o Senhor vai comer do fruto do seu trabalho, é porque ele tem um trabalho! Então, eu te abençoo.
Você que teme, meu Senhor, ou você quer passar? ! A partir de hoje, você vai ser abençoado, você vai ter trabalho, sempre!
E você vai ter trabalho. É igual à melhor forma de prosperar no reino de Deus: fazer campanha, até de semana, o envelope rosto 300 reais, campanha da vara ungida ou da meia. Não!
A melhor forma de prosperar no reino de Deus é trabalhando com dignidade. Para fazer uma mesmo, não! O segredo da prosperidade é andar em generosidade, andar conforme as escrituras, mano!
E ele disse que não comerá do seu trabalho. Sempre, Deus sempre dará uma forma de sustento e provisão para a casa de um homem que teme ao Senhor. A desfrutar, a desse trabalho, saboreia seu ganho.
Eu vou te dar um conselho agora. O conselho pessoal não está necessariamente na Bíblia dessa forma. Vou te dar um conselho pessoal, em nome de Jesus: desfrute do suor do seu rosto!
E eu tô falando para uma cultura italiana. Ah, eu sou descendente de italiano. Eu sei, eu sei como tá lindo.
Pensa, o italiano. Ele só é feliz se tiver dinheiro guardado. E se ele não tem dinheiro guardado, ele é um homem triste.
Ele pode ter tudo e tá tudo bem, mas tem que ter dinheiro guardado. E deixa eu abrir um parêntese: não tenho nada contra ter dinheiro guardado por um momento de necessidade. Não tenho nada contra, por favor!
Isso é organização financeira pessoal. Mas, em nome de Jesus, e se você tem dinheiro guardado, seu filho tá precisando de algo, ou quer fazer um passeio, jantar num lugar melhor, e você fica medindo com dinheiro guardado, eu te repreendo, avarento! E eu não tô falando para pegar esse dinheiro e dar na igreja, não!
Eu tô falando para ser um saco, a sua esposa usar com seus filhos e desfrutar do suor do seu rosto. O homem que teme ao Senhor desfruta do seu trabalho! Eu posso ver amanhã ou não.
Às vezes, encontra os irmãos, haja Gramado! É tão bonito, né? Parceiro, nunca fui em Gramado.
Fica. . .
Foi Gramado? Não, porque. .
. não porque é pecado, né? E aí falou com a esposa: "Nunca fui, meu sonho!
" Pastor, acabou, né? Acabou! Acabou!
A conversa acabou. Aconselhamento aqui! Ficou a mulher tem um sonho pra ir em Gramado, é muito!
1500 é, faço uma semana top das galáxias lá. Aí, pra trocar de carro, tem dinheiro para comprar chuteira de 600, é do Neymar nova, ele tem dinheiro pra comprar um iPhone 12, contas sem dinheiro. E aí, o videogame, não duvido!
Ninguém compra aqui. Ah, tá saindo, sim, porque eu tô sabendo. Curta 5, conta, né?
Que eu tô sabendo e nunca levei de força para Gramado. Deixa de ser tolo, se tu não levar, quem vai levar? Ah, entendeu?
Pega dinheiro, aceita. [Música] E aí, tá dizendo que a minha esposa me trai? Não, talvez você vai perder o seu casamento e não desfrutou.
E tá lá o dinheiro guardado, embora ele depois, tu quem quer perder primeiro? [Música] E eu acho interessante: às vezes um casal se separa, o homem e a mulher vão lá primeiro para a academia. Bem, o que você faz?
Você prova para academia, porque também gordinho tá, mas largar tá me abandonado. Tu não presta atenção, porque tem que separar para fazer isso? Por que que não se cuida?
Por que não fica bonito um para o outro? E aí, depois troca de carro, aí acha uma namorada ou namorado, aí vai para Gramado. E por que que não fez isso com a esposa?
Um homem que é sábio, ele desfruta do seu trabalho. Em nome de Jesus, pega sua esposa, vamos para Gramado final de semana! Mas só tem mil, guarda.
Vamos tomar os meus e depois, depois de usar mais mil, de guarda. E aí, e enquanto entendendo que eu tô falando, às vezes ficam mendigando e não desfrutamos. Gente, em nome de Jesus, desfrute!
Desfrute! E eu falo para as mulheres: às vezes, sabe aquele cristal, aquele jogo de cristais que ela ganhou no casamento? Tá lá guardado, tá Monte Cristo usar quando você morrer, e as bodas do cordeiro.
Para quê? E aí, o que é um momento especial? Eu vou te dar um momento especial para usar aquele cristal, usar aquela panela, usar aquele trato muito especial!
Você, sua esposa e os seus filhos à mesa. E me diz, tem momento mais especial que esse? E tem momento?
Não, não tem mais especial que quando, hoje à noite é e amanhã, meio-dia, bom. Então, a mesa é o que o texto continua dizendo: "depois de seus filhos, serão como rebentos da oliveira. " À mesa, em nome de Jesus.
[Música] O sistema. A esposa pediu um presente caro, porque a minha esposa gosta de carinho. Tudo que é carinho a mulher gosta, de carinho.
Tudo que vou, carinho, ela gosta. Baratinho, ela não gosta. Se ela pedir um negócio aqui para mim caro e a farra?
Tira tanto! Isso foi raio, podia ser mais barata. É, mas ela aniversário de casamento, Eva, Senhor!
É, né? Não é todo dia que comemora. Falei: Jesus, vem comigo fazer conta.
Já tá com um boi italiano! Hahaha! Doze vezes.
É, e aí, o bonde? Doze vezes que a gente morre e fica tudo alguém pagar a. .
. E furar? Quero essa, aquela que é sim, mas tem essa aqui na promoção.
Ela pediu essa, essa aqui é uma escola, a parcela tal. Comprei. Eu já paguei, desfrutei e eu escutei.
Aleluia! A sabedoria é porque o homem que teme o Senhor, ele desfruta do seu trabalho e ele é sábio. Quero te abençoar em nome de Jesus, que Deus vai mandar provisão para você desfrutar e não para guardar, não para acumular.
Não acumula, ou desfruta! Dá para mim que eu gasto tudo aqui na igreja, dá aqui tudo para mim, que eu gasto tudo. Eu tenho muito projeto, eu faço tudo!
Agora, o próximo projeto: comprar um micro-ônibus, uma van 16 lugares! Amém! Eu vou comprar, porque nós estamos para abraçar um orfanato.
Nós já temos criança, a gente leva e busca, a gente precisa. Nós vamos comprar, 150 mil! E ela tem uma menina.
Aí eu acho que já tá comprada. Em oi, hello! Eu não estou.
. . Eu não duvido que Deus mande uma pessoa só para você, tá aqui ó, vou comprar.
Não tenho medo de mandar isso. Se com pressa, para fazer. Valeu, não foi Deus que deu com teu coração isso aqui na frente?
Não vou ficar. . .
Ai, uma renda extra na sua vida. Sobe aqui, dá testemunho! Não é Deus usou pronto, parede!
E eu não fico ajudando ninguém, porque oferta. . .
Não! Porque quem oferta não oferta para mim, oferta para o reino de Deus. Se fosse uma oferta para mim agora, dá para mim, eu te trato melhor!
Ó, e a Bíblia fala que ele será próspero. Não pertence ao homem que teme o Senhor, que eu falei antes. Ele vai.
. . Tô com medo, fruto do seu trabalho, e ele vai ser próspero.
Ser próspero não significa ter dinheiro sobrando, ser próspero significa ter necessidades supridas! O Salmo de número um deixa claro que a prosperidade: bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor e nessa lei medita de dia e de noite.
Será como a árvore plantada junto ao ribeiro, dá o fruto na estação certa e tudo que ele fizer prosperará! Da palavra prosperar! Prosperar, aquele Salmo 1, versículo 3.
Está alinhado com a vontade de Deus, isso é ser próspero. Por isso que o apóstolo Paulo dizia: eu sei viver com muito e sei viver com pouco, porque eu sou um homem próspero, alinhado com a vontade de Deus. Um homem próspero é aquele que, se tiver bastante, ele vai lá no jantar, que é sem conta.
Cada um de vaca, esposa, jantar lá e ele tá passando aperto, ele vai lá no X-salada. Partidinhas em. .
. Gostinho! Porque com você é mais caro!
Quem já precisou dizer: sem gostinho que é muito caro! E é por quê que. .
. Cê gostinho, a meta três pila! E esses três pilas fazem falta!
E até porque. . .
Não, quanto é que é 50 pessoas? E manda bala e faz média ainda! Vou pagar à vista!
Oi amor, vamos jantar? Ai amor, eu não aguento mais. Tá lá, nós vamos jantar, não lanchar.
É onde, fecha? Os olhos. .
. hum, hum! E aí, a ser próspero é mais do que ter coisas que têm preço; é ter coisas que têm valor.
E volto a repetir: se você tem uma esposa ao seu lado que te ama, se você tem filhos saudáveis, que tem o Senhor, você é milionário. Se você tem amigos, você é rico; se você tem uma fé em Deus inabalável, você é um homem salvo, você é próspero. E aqui, o homem que temos, Senhor, ele é próspero.
Ser próspero é acordar pela manhã com vontade de viver; e ser próspero é deitar, dormir, sem a necessidade de remédios. O que é ser próspero? Ser próspero é ter amigos genuínos.
E quanto à prosperidade, ser próspero também é ter dinheiro sobrando. E eu deixei para o final de propósito, porque realmente tem que dar no final: a sua esposa será fértil; uma esposa fértil é uma mulher feliz, viva, bonita. E eu gosto: eu fiz dois prefácios de dois livros do Spurgeon, Charles Spurgeon.
Eu tive a bem-aventurança de fazer dois prefácios de dois livros dele que foram traduzidos para o português. Em um dos livros, ele compartilha como ele vê a esposa e o marido cristão. Ele usa um exemplo maravilhoso, que eu gosto muito.
Ele usa o exemplo do alpinista que trouxe do alto da montanha fria um pedaço de musgo; um pedaço de casca com alguma coisa verde. Ele trouxe aquele musgo, desceu a serra e o colocou no campo, na janela do paiol dele. E aquele musgo começou a pegar sol, luz, claridade.
De repente, ele começou a soltar folhinhas e galhinhos, e, de repente, soltou uma orquídea e soltou outra flor. Ficou lindo aquele pedaço de musgo! Aquele musgo tinha sementes dentro dele, só que enquanto ele estava lá no alto, no frio, no escuro, em um ambiente de medo, em um ambiente sem encorajamento, de palavras depreciativas, aquele ambiente fazia com que esse musgo não soltasse a vida que tinha dentro dele.
Só que quando ele foi exposto à claridade do sol, ao calor, ao encorajamento, ele soltou as suas flores. Nossas esposas são muito parecidas com esse musgo, e nós podemos gerar um ambiente de medo, desconfiança, rebaixamento, desonra, traição, infidelidade, que fará com que ela não solte suas sementes. E podemos gerar um ambiente de luz, honra, alegria, encorajamento, de vida, onde serão mulheres lindas e cheirosas.
Obrigado pelo amendoim, Dirceu, e a mão da Samylla, lindas e cheirosas. E a mulher é o que o marido é. Então, me perdoe: se você acha que a sua esposa está chata, fria, rabugenta, é você.
Se você está colhendo tão somente o que está plantando, é porque a Bíblia está dizendo que o homem que teme ao Senhor terá uma mulher fértil, uma mulher feliz, uma mulher alegre, uma mulher que tem filhos, é uma mulher alegre. Ó, e aqui eu quero abrir um parêntese para a infertilidade natural: muitos homens e mulheres de Deus não têm filhos naturais porque não temem ao Senhor, não são murmureadores, não são gratos, o quanto entende. Talvez hoje pode abrir uma porta de bênção para você, e você entendeu o seu lugar em Deus, e a fertilidade baterá à porta da sua casa.
Os filhos são herança do Senhor. A murmuração gera infertilidade. Eu vou provar para você: Davi estava vindo trazendo a Arca; presta atenção.
Ele vinha dançando e trazendo a Arca, e o vestido, aquela roupa que o homem usava, levantou e apareceram as partes íntimas de Davi. E lá, da vitrine, da janela, Mical, esposa de Davi, começou a murmurar, reclamar, criticar a postura de Davi, dizendo: "Um rei! Que vergonha fazer isso!
" A Bíblia diz que, a partir daquele momento, Mical ficou estéril. É porque a crítica e a murmuração geram esterilidade; a adoração e a gratidão geram fertilidade. É quase entender isso.
Os filhos são como brotos de oliveira; nossa esperança se renova em nossos filhos. Eu vou repetir: nossa esperança se renova em nossos filhos. Quando um filho nasce, nós voltamos a crer, a desejar, a lutar por eles.
Quantos que têm filhos que às vezes nascem até com problemas e os pais buscam força onde não tem para criar, cuidar e amar esses filhos. E com o tempo que passa, ainda que com questionamentos, eles acham a esperança de viver e de lutar para aquele filho. A esperança é por isso que o homem que teme o Senhor vai ter filhos como brotos de oliveira.
Eles são como aquele ramo de oliveira no bico daquela pomba mensageira. Sabe o que eu aprendo aqui? E aqui eu encerro: eu aprendo que o homem que teme o Senhor terá longevidade, legado e missão cumprida, e ele poderá bater as botas, dizendo, como Paulo disse: "Completei a carreira, guardei a fé.
" Que eu fiz, sei o que eu fiz. Sei onde deixei. Estou indo, mas não estou deixando ninguém no vácuo.
Eu sei que eu fiz investir tudo que tinha, os meus filhos. Investi tudo que eu fiz, tudo que eu tinha, nos meus filhos espirituais. Encorajei eles.
É um homem que teme o Senhor; ele vai ver a felicidade dos netos e dos filhos dos filhos. Ele vai ver a felicidade dos netos. Bom, então vou te dar um conselho esta noite: não desista, continue firme, não baixe a guarda.
Deus te deu uma missão: a de ser um homem que teme o Senhor. Um homem que teme o Senhor é um homem que bota o joelho no chão. Um homem que teme ao Senhor é um homem, um gigante de Deus.
Um homem que tem meu Senhor sabe que tem uma família para cuidar, não a sociedade para impressionar. E sabe por que aquele homem anda com aquele carro simples e não trocou de carro ainda? Porque ele tem uma família para cuidar, não a sociedade para impressionar.
Bom, então cuidado! Você está olhando para um homem com carro simples, achando que ele não é um homem de sucesso. Mas ele tem mais sucesso que você.
E, às vezes, você está olhando para um cara com carro importado e você está dizendo que aquele cara é um cara de sucesso, e talvez ele só queira impressionar a sociedade. O que você tem contra carro zero, importado, pastor? Nada!
Se você tem, dá para mim que eu uso. E se você não quer mais, eu uso, não tem problema. Mas não entendo impressionar a sociedade.
Seja um homem que teme o Senhor que você vai mudar uma sociedade. Eu não posso fazer meio disso, não. Você e eu temos que ser homens que tememos o Senhor, e nós não vamos impressionar essa sociedade; nós vamos ajudar a mudar essa sociedade porque nossos filhos carregarão o legado.
Quem quer mudar uma sociedade? E eu gosto de uma frase de Madre Teresa de Calcutá: quando ganhou o Prêmio Nobel da Paz, perguntaram para ela: "Madre, como fazer para promover a paz no mundo? " Não é a paz no Estevo, é a paz de Criciúma, é a paz do mundo.
Como que eu faço? "Volte para sua casa e ame a sua família. " Foi o que ela disse.
[Música] E eu boto as palavras dela em prática. Seja um homem que teme o Senhor. Não, pastor, o que teme o Senhor não é só o cargo eclesiástico que você tem.
Pastor, mas se eu fizer isso, eu posso perder meu cargo. Desculpe a expressão, mas que se dane! Seja um homem que teme o Senhor, e você vai ter uma mesa.
Você vai ter filhos, uma esposa fértil e feliz. Invista na sua esposa. Que barbaridade!
Nenhum homem deve investir em sua esposa, leve-a no shopping e diga: "Amor, escolhe! " E vai orar, ora muito para não entrar em algumas horas. E aí [Música].
Eu quero te encorajar esta noite, tá online ainda? As mulheres vão saber agora, já foi também, não pode saber. Faça se você quiser, senão, obrigado.
São conselhos. Se impressione e desfrute do fruto do seu trabalho. "Ah, pastor, não tem condição, nesse momento não tem condição.
" Então desfrute com uma rosa roubada do jardim do vizinho! É, mas desfrute se você pode. Quanto tempo você vai ter sua esposa?
Quanto tempo você vai ter o seu filho? [Música] Há quanto tempo. .
. Não é, e não tem como não lembrar do Matheuzinho, né? Há 13 anos eu estava aqui no culto, os outros.
Me conta mais, em. O que foi? Abraçar, pastor, né?
E é verdade! O que a gente fica com cristal guardado em nome de Jesus. Desfrute e desfrute do suor do seu rosto, do trabalho.
O homem que teme o Senhor tem sabedoria para isso. Eu te abençoo para que você possa temer o Senhor e desfrutar do seu trabalho, fruto do seu trabalho. Sua esposa vai ser uma mulher alegre, feliz.
Ela vai sair dessa depressão. Sabe por quê? Porque você vai ser um agente de Deus na vida dela.
Você vai ser um facilitador e encorajador. Você vai ver as rosas mais lindas nascerem em sua casa. Aquele musgo lá vai mudar porque você vai trazer para a luz.
Você vai ser encorajador; você vai ter palavras de benção para ela. Em nome de Jesus, receba essa palavra. Você recebe isso no seu coração em nome de Jesus.
Seus filhos, você vai ver o sorriso dos seus netos. Ó, e vai desfrutar disso! Ó, e vai morrer em boa velhice como Davi, morreu em boa velhice, um bom nome e com integridade.
É em nome de Jesus. Só sentado mesmo! Oi!
Que hora que você tenha um? E aí? Eu junto a minha oração com os meus irmãos nesta noite.
Sim, Senhor, nós temos um monte de coisas para arrumar na nossa vida. Nós não somos perfeitos, mas nós queremos ser um homem desse. Salva-nos, ajuda-nos, Senhor, ensina-nos a temer Teu espírito, nos leva a Ti também.
E aí? Para que nós possamos desfrutar com sabedoria de cada dia. E não permita que a gente venha a perder o valor que o Senhor nos ajuda a não precisar.
Acontecer isso nos ensina a ser homens que não estranhamos. O que há de melhor na vida dos nossos? O que é melhor?
A versão do Teu Filho não seja para os funcionários da empresa, que a melhor versão nossa não seja para as pessoas da igreja, que a melhor versão nossa seja para nossa casa. E nós somos tão generosos para os outros; às vezes somos tão avarentos dentro de casa. [Música] E nos ensina a ser homens que temem o Senhor.
Amém. Tirar os cristais da prateleira 1 e nos ensina se você será tirar os cristais lá. Nos ensina a dizer que amamos.
Hoje, nos ensina a ser homens de joelhos. Nos ensina a ser homens que não têm medo de orar e que não têm vergonha nenhuma de dizer que precisam de Deus. E, nesta noite, nós reconhecemos que precisamos do Senhor.
E por que tememos ao Senhor não tem nada a ver com medo. Senhor, nós não temos medo, mas sabemos que o Senhor é um bom pai. Nós queremos, como bons filhos, estar na Tua presença, não apenas na Tua ausência.
Também, nós vamos sair daqui. Sim, nós podemos ser tentados, ativistas, mas que nós possamos ter a convicção da Tua presença e uma santa consciência de que o Senhor está em todos os lugares, nos guardando, nos protegendo, nos observando, nos provando e nos aprovando. Essa é a minha oração nesta noite.
Nos perdoe só por muitas vezes temer os homens e servir ao Senhor. Nós queremos fazer ao contrário, servir primeiro ao Senhor e servir os homens. Que nós possamos servir aos outros, mas, tem medo, Senhor.
É o nosso grande Pastor. Amém. Amém.
Pode ficar de pé. Você que está online, que Deus abençoe você, e que o temor do Senhor seja uma realidade na sua vida, na sua casa. Que a sua mesa seja essa mesa com os brotos, os ramos da oliveira, os frutos da oliveira, seus filhos.
Que Deus te abençoe e prospere. Não esqueça que a prosperidade pode até ser dinheiro, mas, na sua essência, não é. Que Deus abençoe você.
Nem seja amor para mim, pelo amor de Deus Pai. A graça do Senhor e o consolo do Espírito Santo estejam com todos, em nome de Jesus. Amém.
Vá em paz.
Related Videos
Não brinque de ser Homem - Telmo Martinello | Abba Pai Church
1:07:36
Não brinque de ser Homem - Telmo Martinell...
Abba Pai Church
31,664 views
Características de uma pessoa madura - Pr. Telmo Martinello
48:30
Características de uma pessoa madura - Pr....
Abba Pai Church
35,172 views
Cláudio Duarte - Homem ou Macho? | Palavras de Fé
57:43
Cláudio Duarte - Homem ou Macho? | Palavra...
Palavras de Fé
1,146,221 views
Todo homem cristão precisa assistir este vídeo (Consciência Cristã Homens 2022) - Pregação Completa
58:03
Todo homem cristão precisa assistir este v...
Consciência Cristã
36,099 views
SEJA HOMEM - TELMO MARTINELLO
1:18:52
SEJA HOMEM - TELMO MARTINELLO
IGREJA LUZ DA VIDA NAVEGANTES
51,251 views
HOMENS DE HONRA - PR. JOSUÉ GONÇALVES | 23.05.2022 20H
57:53
HOMENS DE HONRA - PR. JOSUÉ GONÇALVES | 23...
Igreja da Cidade Online
22,040 views
Quando Deus restaurou meu casamento | Viviane Martinello
1:19:45
Quando Deus restaurou meu casamento | Vivi...
Viviane Martinello
2,389,316 views
Os processos da frutificação - Pr. Telmo Martinello
1:06:04
Os processos da frutificação - Pr. Telmo M...
Abba Pai Church
27,714 views
A Omissão dos Homens e o Feminismo - Pastor Anderson Silva
1:32:29
A Omissão dos Homens e o Feminismo - Pasto...
RICA PLAY
554,346 views
Homem vocé é um sacerdote-Pr Telmo Martinello | ABBA PAI CHURCH
1:03:29
Homem vocé é um sacerdote-Pr Telmo Martine...
Abba Pai Church
25,276 views
Seja Homem | Pr Telmo Martinello
1:17:30
Seja Homem | Pr Telmo Martinello
Telmo Martinello
16,147 views
Cláudio Duarte | Só para homens
51:11
Cláudio Duarte | Só para homens
Palavras de Fé
50,844 views
Que tipo de relacionamento você tem com Jesus? - Pr. Telmo Martinello
53:42
Que tipo de relacionamento você tem com Je...
Abba Pai Church
49,557 views
A VERDADE SOBRE DONS OS ESPIRITUAIS🔥📖 | Elizeu Rodrigues
1:30:03
A VERDADE SOBRE DONS OS ESPIRITUAIS🔥📖 | ...
Trechos Pentecostais
55,171 views
Desistir não é uma opção  | Pr Telmo Martinello
55:49
Desistir não é uma opção | Pr Telmo Marti...
Telmo Martinello
21,630 views
ANDRÉ FERNANDES | O PODER DA ORAÇÃO
49:32
ANDRÉ FERNANDES | O PODER DA ORAÇÃO
Lagoinha Alphaville
748,552 views
Não terceirize oque é seu  | Pr Telmo Martinello
1:02:07
Não terceirize oque é seu | Pr Telmo Mart...
Telmo Martinello
38,997 views
Não desista do seu chamado | Pra. Viviane Martinello
57:44
Não desista do seu chamado | Pra. Viviane ...
Viviane Martinello
88,042 views
Claudio Duarte | GOVERNE OU SEJA GOVERNADO
43:56
Claudio Duarte | GOVERNE OU SEJA GOVERNADO
Projeto Recomeçar
60,964 views
Guerras na mente, como vencê-las!-Pr Telmo Martinello | ABBA PAI CHURCH
1:16:56
Guerras na mente, como vencê-las!-Pr Telmo...
Abba Pai Church
205,922 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com