Quero falar com vocês hoje à noite sobre as quatro casas de José. A história de José é um belo exemplo de como Deus pode fazer com que situações adversas contribuam para a nossa prosperidade final. A história de José nos mostra que o fato de tudo estar errado não significa que Satanás está ganhando a batalha.
Na história de José, Deus usa as circunstâncias adversas para levá-lo ao seu destino. José é conhecido na Bíblia como sonhador, mas a grande verdade é que José não surge na história da Bíblia sonhando. Não, não!
José surge na história da Bíblia apacentando as ovelhas do pai juntamente com seus irmãos. Então, a primeira informação que temos de José é que ele não está sonhando; ele está trabalhando. Porque quem não trabalha não pode sonhar, e quem não sonha não pode prosperar.
O único lugar onde prosperidade e sucesso vêm antes do trabalho é no dicionário, porque prosperidade é com "P", sucesso é com "S" e trabalho é com "T". Então, no dicionário, primeiro vem prosperidade, depois vem sucesso e, por último, trabalho. Mas na Bíblia, na vida, primeiro vem trabalho, depois vem prosperidade e sucesso.
Então, eu quero falar um pouco com vocês hoje sobre os trabalhos de José, a prosperidade de José. E se eu tivesse que dar um tema a esta palavra, e eu vou dar, o tema seria as quatro casas de José. O problema do trabalho é quando o trabalho não tem a sua devida recompensa.
E foi exatamente o que aconteceu com José no período em que ele se viu na casa do pai, na casa dos seus irmãos. Em Gênesis, capítulo 41, abra comigo a sua Bíblia; abra ou acesse a sua Bíblia. Serei bastante objetivo, não pretendo demorar na exposição, mas quero ser fiel ao que Deus colocou no meu coração.
Gênesis, capítulo 41, versículo 50. Quando achar, diga amém. Amém!
Antes de chegar à fome, nasceram-lhe dois filhos a José, quantos filhos? Os quais lhe deu Azenate, filha de Potifera, sacerdote de On. José ao primogênito chamou Manassés; diga forte: Manassés!
Manassés! Pois disse: Deus me fez esquecer de todos os meus trabalhos e de toda a casa do meu pai. Mas ao segundo chamou-lhe Efraim; diga forte: Efraim!
Efraim! Pois disse: Deus me fez prosperar na terra da minha aflição. Amém!
Quantos querem que Deus fale conosco? Então levante as suas duas mãos aos céus o mais alto que você puder e diga: Senhor, fala comigo e eu te glorificarei! Amém!
A história de José está extraordinariamente dividida em quatro casas; ou seja, do sonho ao sucesso, José passou por quatro casas. Número um: a casa do pai, que eu quero chamar esta noite de casa dos irmãos. Isso está em Gênesis, capítulo 41, verso 51.
Ele diz: "Deus me fez esquecer da casa do meu pai. " Primeira casa: casa do pai, casa dos irmãos. A segunda casa que José passou está em Gênesis 39, verso 2, e é conhecida como a casa do meu senhor.
Eu quero chamá-la de a casa de Potifar. Segunda casa: casa de Potifar. Não obstante a primeira e a segunda casa, ainda houve uma terceira mudança na história e na trajetória de José.
E nesta terceira mudança, ele saiu da casa de Potifar para a casa do comandante da guarda. Isso está em Gênesis, capítulo 40, versículo 3. Eu quero chamar esta casa de a casa da prisão.
E, por último, a última mudança: o caminhão de mudança passou pela terceira vez em frente à casa de José e agora ele vai para sua quarta casa. Isso está em Gênesis, capítulo 41, versículo 40, quando Faraó disse: "Administrará a minha casa. " Então, a quarta casa é a casa de Faraó.
Eu quero chamar esta noite de a casa do palácio. Então, em sua trajetória, José passou por quatro casas. Diga comigo: casa dos irmãos!
Diga comigo: casa de Potifar! Diga bem forte: casa da prisão! E por último, diga: casa do palácio!
Essas quatro casas representam fases, etapas na vida de um sonhador, na vida de alguém que almeja o sucesso, a bênção e a prosperidade. Todo sonhador terá que passar por essas quatro casas, e essas quatro casas vão deixar marcas na vida de José. Cada uma dessas quatro casas representa um marco temporal na vida de José, e a primeira coisa que me chama a atenção é que, na sua primeira casa, a casa do pai, que era também a casa dos irmãos, José foi vendido.
Este foi o primeiro marco da primeira casa. Na primeira casa, a casa dos irmãos, José foi vendido. José não foi vendido na casa de Potifar; pelo contrário, lá ele foi comprado.
José também não foi vendido na casa da prisão; pelo contrário, lá ele foi promovido. José também não foi vendido na casa do palácio; tornou-se o governador dela. Mas na casa dos irmãos, José foi vendido.
O problema não é vender; o problema é quem vende. Porque o que machuca não é o que fazem; o que machuca é quem faz. Quando lemos a história, iremos perceber que os irmãos de José venderam José para os midianitas.
Os midianitas venderam José para os ismaelitas e os ismaelitas venderam José para Potifar. Mas a pergunta que não quer calar é: por que José foi vendido? Alguém pode dizer ou pensar que José foi vendido por causa da túnica.
Respeitosamente, eu vos digo que não. A Bíblia não diz que José foi vendido por causa da túnica. Por causa da túnica, o odiaram; e por causa da túnica, não lhe podiam falar pacificamente.
Pastor, então José foi vendido por causa do sonho? Também não! Por causa do sonho, o odiaram ainda mais e por causa do sonho planejaram matá-lo, não vendê-lo.
Então, o motivo pelo qual venderam José não foi nem a túnica e nem o sonho. Sonho, pastor. Então, qual foi o motivo pelo qual venderam José?
No verso 8 do Capítulo 37, os irmãos de José venderam José porque interpretaram o sonho errado. Então, o problema não foi a túnica, o problema não foi o sonho. O problema foi a interpretação que deram para o sonho.
Qual foi a interpretação? No verso 8 do Capítulo 37, "reinarás sobre nós e sobre nós dominará". Realmente, ou seja, esse menino tornar-se rei de Israel.
Então, vamos vender para o Egito, porque se a gente for ao Egito, ele nunca vai ser rei de Israel. O que os irmãos de José não sabiam é que sonho de Deus não conhece fronteiras. Venderam José para o Egito porque interpretaram que o sonho dizia respeito a um futuro reinado de José sobre Israel.
Então, bora vender para o Egito e o sonho não se cumpre. O que eles não sabiam é que o sonho de Deus não depende da terra; o sonho de Deus depende da planta do pé que pisa a terra. Ou seja, se José fica em Israel, ele se torna governador de Israel; se José vai para a Síria, ele se torna governador da Síria; se José vai para a Babilônia, ele vira governador da Babilônia.
Como ele foi para o Egito, virou governador do Egito. Porque, aonde colocares a planta do teu pé, Deus vai te prosperar e os sonhos irão se cumprir. Vamos vender para o Egito; ele não se torna governador de Israel, de fato.
Ele se tornou governador do Egito, porque sonho de Deus e projeto de Deus não conhecem fronteiras. E a gente fica olhando para o José vendido, e a gente só olha um lado da moeda: qual José foi vendido, mas a gente esquece que, se por um lado ele foi vendido, por outro lado ele foi comprado. Quem vendeu está dizendo para mim que o dinheiro vale mais que ele, mas quem comprou está dizendo para mim que Deus vale mais do que o dinheiro.
Se por um lado ele foi vendido, por outro lado ele foi comprado. Quem vendeu está dizendo para mim que ele não vale mais do que o dinheiro, mas quem comprou está dizendo para mim que ele vale mais do que o dinheiro. Então, não fique triste porque você foi vendido; se alegre porque um dia você foi comprado.
Venderam José por 20 ciclos de prata. 20 ciclos de prata era o preço que se pagava por um escravo aleijado. Ao venderem José por 20 ciclos de prata, eles estavam dizendo para nós que você vale o preço de um escravo aleijado.
Só que tem um detalhe: os midianitas que compraram por 20 vão revender José para os ismaelitas. Os ismaelitas que compraram José dos midianitas vão revender José para Potifar. E daí, pastor?
E daí que quem compra para revender vai vender mais barato? Quem compra para revender vai vender pelo mesmo preço? Quem compra para revender vai vender mais caro?
Não entendi, pastor. Lá vai: Deus vai te tirar de ambientes que não te valorizam e vai te levantar em ambientes que te dão valor. E muitas vezes, na caravana de ismaelitas, nós temos mais valor do que no meio dos nossos próprios irmãos.
Quando a caravana passa, Deus valoriza você, e Deus me trouxe aqui para dizer para alguém: 2024 é ano de valorização de Deus na sua vida. De maneira que os irmãos venderam para os midianitas, os midianitas venderam para os ismaelitas, os ismaelitas venderam para Potifar, e não é que, de tanto venderem José, ele virou vendedor. Porque a história começa com os irmãos de José vendendo José, mas termina com os irmãos de José indo comprar pão de José.
Então, o vendedor virou comprador e o vendido virou vendedor, porque Deus transforma tragédia em vitória, derrota em triunfo, promoção. Deus está dizendo: "Eu vou transformar a tua na tua promoção". Diga para alguém do seu lado: "Diga que o vendido vai virar vendedor".
Quem crê que Deus vai mudar a sua história? Quem crê que Deus está virando a chave? Começou como vendido, mas terminou como vem.
Levante a mão e dê um brado de glória a Deus esta noite! De tanto venderem José, ele virou vendedor; ele fez um curso de Economia na sua prova e usou o diploma para se tornar o administrador da casa de Faraó. Agora, vender José não era outra coisa senão o centro da vontade de Deus.
Me prova! Eu provo: Simeão queria matar José; Simeão queria o quê? Matar José.
Rubem, que era o mais velho, queria restituir José ao pai. Aí eu pergunto, e você responde: quem foi que resolveu o problema da fome no mundo alguns anos depois? Quem?
Quem? José! Se Simeão mata José, em 22 anos todos eles morreriam de fome.
Por outro lado, se Rubem consegue tirar José da cisterna e devolver para o pai, o resultado seria o mesmo: em 22 anos, todos eles morreriam de fome. Mas José nem foi morto por Simeão e nem restituído ao pai por Rubem; ele foi vendido por Judá. Porque o vender José era o centro da vontade de Deus na sua vida.
Na nossa vida, não faltarão Simões e não faltarão Rubens. Quem são os Simões? Os que querem te prejudicar.
Quem são os Rubens? Os que querem te ajudar. Mas Deus não vai deixar nem o Simeão te matar e nem o Rubem te ajudar, porque o que vai prevalecer na sua vida não é nem a vontade do amigo, tampouco a vontade do inimigo.
O que vai prevalecer na sua vida é a vontade do Todo-Poderoso. Quem está entendendo essa palavra, levante a mão e celebre um brado de glória a Deus! Haverão pessoas que irão tentar te prejudicar, mas não irão conseguir.
Também haverá pessoas que tentarão te ajudar, mas também não irão conseguir, porque a caravana de ismaelitas é o centro da vontade de Deus na vida de um sonhador. De maneira que, na caravana de ismaelitas, José poderia pensar: "Eu poderia estar no colo do pai, mas também poderia estar morto". Ou seja, poderia estar melhor.
Mas também poderia estar pior. De maneira que a caravana é o centro. Você nem está pior, nem melhor; você está no centro da vontade de Deus na sua vida.
O teu salário poderia ser melhor, mas também poderia ser pior. Você poderia estar em circunstâncias melhores, mas também poderia estar em circunstâncias piores. Então, pare de reclamar porque você está no centro da vontade de Deus na sua vida.
Glória a Deus! Tem gente que está melhor do que você, mas tem gente que está pior do que você. Então glorifique!
Você está no centro da vontade de Deus na sua vida. A casa onde você mora, o carro que você tem, a empresa onde você trabalha, o salário que você ganha, é tudo o centro da vontade de Deus para a sua vida. As coisas que você tem poderiam ser melhores, mas também poderiam ser piores.
Então, agradeça pela caravana de ismaelitas; ela está te levando para o centro da vontade de Deus na sua vida. E esta caravana de ismaelitas é este vendedor, José, que vai levar a José para a sua segunda casa: a casa de Potifar. É interessante que José ficou tão caro; o passe dele ficou tão valorizado que somente o oficial de Faraó conseguiu ter dinheiro suficiente para comprá-lo.
E depois que ele foi comprado por Potifar, ele vai estar lá na frente, contratado por Faraó, e agora o salário dele está tão caro que ninguém consegue comprá-lo mais. Não entendi, pastor! Lá vai Deus; te comprou por um preço tão alto que ninguém mais te tira da palma da mão d'Ele, porque não foi com ouro nem com prata, mas foi com sangue que Ele te comprou.
Só quem foi comprado, levante a mão e dê um grito de glória a Deus! Ele te comprou por um alto preço. Deus abençoe!
E o texto diz que ele vai para a sua segunda casa. A segunda casa de José é a chamada casa do seu senhor, a casa de Potifar. Na casa de Potifar, ele vai fazer um estágio, diga forte: estágio!
Estágio! Porque ele vai se tornar o governador da casa de Potifar. E por que estágio?
Porque ninguém vai governar uma nação se primeiro não aprender a governar uma casa. Tem gente querendo governar o Egito, mas não governa nem a casa. Tem gente querendo administrar o Egito, mas não administra nem a casa.
Deus está dizendo: você vai se tornar o governador do Egito, mas antes eu te coloco como governador da casa. Porque quem não sabe governar uma casa também não saberá governar uma nação. Aí você vai entender porque o primeiro sonho de José foi com feixes no campo, coisa de baixo, e o segundo sonho foi com estrelas no céu, coisa de cima.
Era Deus dizendo: José, eu vou te colocar lá em cima, mas você vai começar por baixo. Era Deus dizendo: José, você pode até começar por baixo, mas vai terminar por cima. Eu estou pregando para alguém que está governando casa.
Se prepara para governar o Egito, porque isso é apenas um estágio de Deus na sua vida; coisas maiores estão preparadas para você. O problema é que quando a gente chega na casa de Potifar, a gente está na mordomia da casa de Potifar e a gente acha que aquilo já é o final da história. Deus está dizendo: é só o estágio!
Está bom, mas é só o estágio. É honroso, mas é só estágio. Deus tem coisas maiores do que a casa para te entregar.
E é lá na casa de Potifar que o diabo vai tentar te derrubar. Porque se na casa dos irmãos, José foi vendido; na casa de Potifar, José foi tentado. Você conhece a história.
José vence a tentação, mas apesar de vencer a tentação, ele é caluniado. E essa calúnia e essa injustiça levarão José para a terceira casa: a casa da prisão. Se na casa dos irmãos ele foi vendido, se na casa de Potifar ele foi tentado, na casa da prisão ele foi esquecido.
Ele conhece na prisão o copeiro e o padeiro de Faraó; ambos tiveram um sonho. Ele interpreta o sonho: um deles em três dias morreria, o outro em três dias voltaria para o palácio. Aí José diz: quando entrares lá, lembre-se de mim.
E o verso seguinte diz que o copeiro se esqueceu dele. Na terceira casa, José foi esquecido. E o fato de José sair da casa de Potifar para a prisão já é algo aparentemente lógico.
Por quê? Porque se a casa de Potifar é o estágio, a próxima casa deveria ser o palácio. Quem está olhando para José na casa de Potifar está dizendo: é daí que ele vai para o palácio.
Só que entre a casa de Potifar, mordomia, e o palácio, governo, sempre haverá uma prisão. Não entendi, pastor? Você nunca sairá de uma fase boa para uma melhor sem antes ser provado.
A casa da prisão é onde Deus. . .
e parece que você está voltando, parece que está regredindo, mas não. Você está pegando impulso. Eu vou repetir isso aqui para ver se você aumenta o glória.
Ninguém sairá da mordomia da casa de Potifar direto para a realeza do palácio sem passar na prisão primeiro. Por quê? Porque aquela fase que Deus te puxa é aquela fase que Deus.
. . é aquela fase que Deus trabalha em você para depois trabalhar, apesar e através de você.
Eu estou pregando para alguém aqui que estava bem e, em vez de melhorar, piorou. É Deus te puxando. Mas assim diz Deus na minha boca esta noite: essa fase difícil é Deus te puxando.
É Deus te dando impulso. É da prisão para o palácio! Quem crê, levanta a mão para receber.
Glória a Deus! Deixa Deus te puxar! Olhe para esse crente do celular e diga assim: meu irmão, deixa Deus te puxar.
Diga assim: quanto mais Deus te puxar, mais impulso você vai pegar. E quanto mais impulso você pegar, mais longe você vai chegar! [Aplausos] Primeira casa dos irmãos, segunda.
. . Casa de Potifar, terceira casa: Palácio, não prisão.
E na prisão, José vai ser esquecido. Por quanto tempo? Dois anos, ao cabo dos quais lá vem o caminhão da mudança.
Diga para alguém do seu lado: diga assim, meu irmão, 2024 é ano de mudança. Diga: se prepara para mudar de casa, se prepara para mudar de face e se prepara para mudar de patamar. Eu tô vendo um caminhão de mudança passando em frente à tua casa.
O palácio está te esperando. Quem tá entendendo essa palavra, levante a mão, abra a boca e dê um brado de glória a Deus! Esta conferência de Boaz é um marco de visor na tua vida.
Em 2024, o segundo semestre não será semestre de prisão, será semestre de palácio. Quem crê que vai parar no palácio, levante a mão e dê um brado de glória a Deus. Lá vai o caminhão da mudança.
[Música] Aleluia! Tá preparado para ir pra quarta casa? Vou perguntar de novo: vocês estão animados para ir pra quarta casa?
Eu corri com essa mudança para chegar na quarta casa. Quem tá animado para entrar no palácio comigo aqui hoje à noite? Lá vai José pro palácio.
Quando chega do palácio, ele interpreta o sonho de Faraó. Faraó olha para ele e diz: "Administrarás a minha casa. Hoje te coloco por pai de Faraó, de toda a minha casa, e de governador do Egito.
" O que você faria quando chegasse na quarta casa? 99,99% das pessoas que estão aqui, incluindo eu, faria sabe o quê? Pegaria uma carruagem, encheria de segurança e voltaria aonde?
Na primeira casa. Por quê? Que tem uma calúnia lá.
Por quê? Porque tem uma mentira lá. Por quê?
Porque tem uma túnica manchada com sangue que não é dele. Lá, por quê? Porque tem vendedores mentirosos, caluniadores.
Lá, por quê? Porque tem um pai que está há 13 anos vestido de pano de saco, dizendo: "Descerei à sepultura de luto", chorando a morte do meu filho. 99% dos que estão aqui, no dia seguinte, entrariam numa carruagem e voltariam à primeira casa, a casa dos irmãos, dizendo: "Vim resolver uma parada!
" Fala que eu tô morto! Agora diz aí: quem foi que me vendeu? José foi uma semana, ele foi um mês, ele foi um ano, ele foi dois anos.
José não foi três anos, José não foi quatro anos, José não foi cinco anos, José não foi seis anos, José não foi sete anos. Começa a fome! José não foi oito anos, José não foi.
. . Alguém já entendeu?
Nove anos, José não foi. Dez anos! Os irmãos vieram.
[Música] Porque não é você que vai até ele, é eles que virão até você. Deus sabe como trazer vendedores, Deus sabe como trazer mentirosos e caluniadores, e colocar de joelhos diante dos teus pés. Assim diz o Senhor para alguém: você não vai a lugar nenhum, você não vai a seu ninguém.
Deus sabe a hora certa de trazê-los para tratar. [Música] Cantiga. [Música] Pastor, José não foi.
Não, mas a Bíblia diz que é o ofendido que tem que ir ao ofensor, verdade? Então era José que deveria ter ido! Quem te diz que José se ofendeu?
Pelo contrário, ele disse: "Obrigado por me vender. Obrigado por me jogar na cisterna. " Vocês até tentaram o mal, mas Deus transformou em bem.
E o mal que vocês me fizeram foi o bem que vocês me trouxeram. Ei, não dê a ninguém o direito de te ofender! Vou repetir isso aqui: não dê a ninguém o direito de te ofender, o direito de tirar teu sono, o direito de tirar o seu apetite.
Quem te ofendeu nem se lembra mais, e tu aí, perdendo o sono. Quem te ofendeu nem se lembra mais, e você aí, perdendo apetite. Quem te ofendeu tá gordo de tanto comer, de tanto dormir, e você aí, perdendo o sono, todo ofendidinho, se sentindo triste.
Dê glória a Deus pela prova! Dê glória a Deus por aqueles que fizeram contra ti, por quê? Porque Deus está transformando em bem!
Se eu fosse você, eu ligaria para quem te ofendeu, pagaria o jantar para ele e diria: "Obrigado! " Por quê? Porque foram as adversidades que me trouxeram até o meu destino.
Quem tá entendendo essa palavra, levante a mão e dê um brado de glória a Deus! Não dê a ninguém o direito de te ofender. José foi.
. . Não, por quê?
José não foi. A resposta tá no texto que lemos: José chegou na quarta casa. Cheguei!
Prosperou, prosperei! Tá abençoado. Tô?
Por que você não foi na primeira casa? Resposta: Deus me fez esquecer de toda a casa de meu pai. Primeira coisa que você tem que fazer quando chegar na quarta casa, quando chegar no palácio, quando prosperar: esqueça quem te ofendeu.
Interessante que José não disse: "Deus me fez esquecer da casa de Potifar", mas lá ele também foi ofendido. Ele não disse: "Deus me fez esquecer da casa da prisão", mas lá ele também sofreu. Por quê?
José não pediu para se esquecer da casa de Potifar e nem da casa da prisão, só da casa dos irmãos. Simples: porque o problema não é o que fizeram, o problema é quem fez. Na casa de Potifar e na casa da prisão, José sofreu na mão de estranhos, mas na casa do pai, ele sofreu na mão de irmãos.
Vai voltar lá? Vou nada! Por quê?
Porque Deus me fez esquecer de todos os sofrimentos da casa de meu pai. [Música] Pega essa palavra: só tem direito de morar na quarta casa quem tiver força e coragem de perdoar o que te fizeram na primeira. Tem gente que tá na quarta casa, mas o coração dele tá lá na primeira.
Tem gente que já tá na quarta casa, mas as lembranças são da primeira. Tem gente que já mudou de fase, Deus já abençoou, Deus já prosperou, mas o teu rancor, o teu ódio. .
. "A tua ira ainda está presa lá na primeira. Deus está dizendo: se livra disso hoje.
Esqueça isso hoje. Se eu fosse você, eu até agradecia. Você sabe que quando José disse: 'O meu primeiro filho chamar-se-á Manassés', a palavra Manassés, em uma das suas raízes, significa estar em débito.
Estar em débito porque Deus me fez esquecer das labutas, dos trabalhos sem recompensa ou com recompensa má da casa do meu pai. O que isso tem a ver com estar em débito? Ele está dizendo: eu preciso perdoar.
Mais do que perdoar, eu preciso recompensá-los. Eu preciso agradecê-los por terem me vendido. Preciso recompensá-los por terem me causado tanto sofrimento.
Por quê? Porque foi o sofrimento, foi a aflição que me trouxe até a terra da minha prosperidade. Ei, não se vingue, agradeça!
Eu preciso dar um jeito de recompensar aqueles que me fizeram mal. Por quê? Porque o mal que eles me fizeram foi transformado em bem pelo Senhor.
É por isso que lá na frente ele vai dizer: 'Não vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para o Egito, porque Deus me enviou adiante de vós para a preservação das vossas vidas. ' Entenda, esta noite, que você jamais irá prosperar se primeiro você não conseguir perdoar. Os irmãos de José lançaram José na cisterna, mas o amor de José pelos seus irmãos sobreviveu à queda.
Pergunte pro seu vizinho: 'Seu amor aguenta a queda? ' Não provoque ele aí! Diga: 'O seu amor aguenta a queda!
' Se o seu amor não aguenta a queda, você não pode casar. Se seu amor não aguenta a queda, você não pode ter filhos. Se seu amor não aguenta a queda, você não pode lidar com gente, com pessoas, porque em algum momento as pessoas irão nos decepcionar e nós também iremos decepcionar alguém.
Mas se o seu amor aguenta a queda, você aprende a perdoar. Se seu amor aguenta a queda, você ama quem te decepcionou. Você está aberto a liberar o perdão?
Quem está entendendo a palavra de Deus aqui? Esta noite não haverá Manassés, não haverá Efraim se não houver Manassés. Não haverá prosperidade se não houver esquecimento.
Se você chegou na quarta casa, esqueça da primeira. Deus me fez esquecer da casa do meu pai. E o segundo chamou José de Efraim porque Deus me fez prosperar na terra da minha aflição.
José está dizendo: tudo que me fizeram contribuiu para o meu crescimento. Então eu esqueço e prospero. Esqueço e prospero.
Esqueço e prospero. Livre-se das amarras do passado! Eu vim soprar uma trombeta aqui esta noite: diga-se livre das mágoas do passado, se livre dos terrores do passado.
Eu não estou dizendo aqui que foi fácil, eu não estou dizendo aqui que foi mamão com açúcar. Eu sei que doeu, eu sei que machucou, eu sei que aparentemente atrasou a sua vida. Eu tô pregando pra alguém aqui que está dizendo: 'Pastor, não é fácil perdoar, não é fácil esquecer.
' Sim, eu sei que o teu passado está marcado por traumas, por feridas terríveis. Mas assim te diz o Senhor: o teu futuro está intacto, o teu futuro está limpo. Deus tem palácio para te entregar!
Esquece a primeira casa, esquece a segunda, esquece a terceira, porque o caminhão da mudança está passando. A casa está chegando aí na sua vida. A primeira coisa que eu tenho que fazer quando chegar na quarta casa é perdoar o que me fizeram na primeira casa.
A segunda coisa que eu tenho que fazer quando chegar na quarta casa, no tempo da prosperidade, capítulo 45, versículo 4: os irmãos vão ter com José. Os irmãos não o reconhecem. Os irmãos não o conhecem, mas José os conhece.
Mas como os seus irmãos não reconheceram, José teve que se apresentar. E como foi que José se apresentou? 45 verso 4: 'Eu sou José.
' Por que isso é interessante? Porque agora o nome dele era Zafnate-Panéia. Agora ele é governador do Egito, agora ele é o segundo homem mais poderoso da terra.
Mas ele olha pros irmãos, aleluia, e diz: 'Eu sou José. ' 22 anos depois ele diz: 'Eu sou José. ' Há 7 anos, há 10 anos morando no palácio: 'Eu sou José.
' Com a conta gorda: 'Eu sou José. ' Tenho dinheiro para dar e para emprestar, mas eu ainda sou José. Alguém tá entendendo?
Troquei de carro, mas ainda sou José. Mudei de casa, mas ainda sou José. A fama não mudou quem eu sou.
O cargo não mudou quem eu sou. O dinheiro não mudou quem eu sou. A posição não mudou quem eu sou.
Prosperei, mas continuo sendo José. Quem ainda é José aqui? Pergunta para dois ou três do seu lado: você ainda é José?
Porque tem gente que não pode prosperar, que não é mais José. Não pode comprar um carro novo porque não é mais José. Não pode mudar de casa porque não é mais José.
Não pode ter um cargo alto porque não é mais José. Deus tá dizendo: a quarta casa te espera. O palácio está te esperando.
O caminhão da mudança está passando. Há um tempo de prosperidade para a sua vida! Mas, pelo amor de Deus, continue sendo José.
Não permita que o novo tempo mude quem você é. Ele diz: 'Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. ' Duas coisas que você tem que fazer quando chegar na quarta casa, quando Deus te prosperar: número um, perdoe; número dois, continue sendo José.
Fique de pé. Os músicos se aproximem. Casa do Pai, casa de Potifar, casa da prisão e casa do palácio.
Eu não sei em que casa você está, em que fase da vida você se encontra, mas uma coisa eu sei: hoje você está mudando de casa. E sabe o que é interessante nessas quatro casas? É que essas quatro casas, Pastor Edmar, têm algo em comum.
O quê? Nas primeiras duas casas, José não se deu bem. Mas nas duas últimas casas, José se deu.
" Bem, por que na primeira casa José não se deu bem? Porque foi parar na cisterna. Porque na casa de Potifar não se deu bem?
Porque foi parar na prisão. Mas por que na terceira casa se deu bem? Foi parar no palácio.
E por que na quarta casa se deu bem? Virou governador. Agora, o que há nessas casas que faz um sonhador prosperar ou não?
Lá vai: na primeira casa, José não se deu bem porque na casa dos irmãos não tinha sonhador. José é sonhador. José, o quê?
José, o quê? Sabe por que José não se deu bem na casa dos irmãos? Porque na casa dos irmãos não tinha sonhador.
Sabe por que José não se deu bem na casa de Potifar? Porque na casa de Potifar também não tinha sonhador. Sabe por que José se deu bem na prisão?
Porque na casa da prisão tinha sonhador. Sabe por que José se deu bem no palácio? Porque no palácio também tinha sonhador.
E sonhador só se dá bem com sonhador; sonhador só prospera em ambiente que tem sonhador. Deus tá dizendo: você não vai sonhar sozinho; eu vou te colocar em ambiente de sonhadores. Dá uma olhadinha pro seu lado e vê se você sentou perto de um sonhador.
Diga assim: Deus tá levantando os sonhadores. Fala com autoridade: Deus está levantando sonhadores do teu lado. Ei, pai, você não vai sonhar sozinho; seus filhos vão sonhar com você.
Ei, filhos, vocês não sonharão sozinhos; os seus pais sonharão com vocês. Chegou a hora das esposas sonharem com os maridos e dos maridos sonharem com as esposas. Levante a mão; a sua casa será um ambiente de som.
E adicione aqui: se aqui só tiver dois sonhadores, o primeiro sou eu. Cadê o segundo? Levante a mão!
Sonhador só se dá bem com sonhador. Tire-se de perto de quem não sonha. Vou repetir: Deus vai te arrancar de perto de quem não sonha e vai te levantar perto de quem tem sonhos.
Coloque a mão no seu coração, feche os seus olhos, curve a sua cabeça e contemple esse caminhão de mudança passando na sua vida hoje. Receba aí a chave dos palácios: uma nova fase está se iniciando na sua vida. Esta mensagem vem voando nas asas de um tempo novo na sua história.
Eu vou te honrar; estou dando um sonho para alguém que só você terá a interpretação. Estou criando um problema e estou colocando a solução.