Se Deus é bom, por que ordenou a morte de nações inteiras, incluindo homens, mulheres, crianças e até animais? Para responder essa pergunta precisamos falar um pouco sobre valores morais e deveres morais. Valor moral diz respeito ao mérito de uma ação, se ela é boa ou má.
Já um dever moral diz respeito à nossa obrigação, o que devemos que fazer. Deveres morais devem ter como base os valores morais. Mas identificar se um valor moral é bom ou mau, nem sempre é tão simples quanto parece.
Depende muito do contexto. Por exemplo: imagine que um avião foi sequestrado e tem como alvo um prédio com mil pessoas. E você é o comandante responsável pela decisão de derrubar ou não esse avião.
O que você faria? Mataria cerca de cem pessoas para evitar a morte de outros mil? Ou permitiria a morte de todos, incluindo os passageiros do avião?
Apesar de parecer óbvio qual seria a atitude correta, a decisão resultará na morte de pessoas, o que dificulta enxergar essa ação como um valor moral bom. Mas o contexto que envolve preservar a grande maioria das pessoas, caracteriza essa ação como um dever moral. A ordem de Deus para o extermínio de nações inteiras segue o mesmo princípio.
Se considerarmos que o pecado é como um vírus que gera morte, podemos compreender perfeitamente a ação preventiva de Deus. Os povos destas nações cometiam todo tipo de depravação que podemos imaginar. Pais praticavam sexo com seus filhos, irmãos com irmãos, havia orgias entre familiares, adultérios, estupros coletivos, pedofilia, zoofilia, tudo de forma generalizada.
Além de perversos, estes povos também eram extremamente idólatras, ao ponto queimarem vivos seus próprios filhos vivos em sacrifício aos demônios. A ordem de Deus tinha como objetivo evitar que o seu povo, chamado para viver longe do pecado, fosse contaminado pelas práticas desses povos. Qualquer sobrevivente seria um risco para toda nação.
Homens e mulheres poderiam influenciar suas práticas religiosas e sexuais, crianças poupadas poderiam vingar seus pais no futuro, e os animais poderiam profanar o culto a Deus, pois eram utilizados em práticas sexuais e rituais pagãos. A prova de que isso poderia acontecer foi o fato de que realmente aconteceu. O povo de não foi totalmente obediente a Deus e decidiu poupar algumas pessoas.
Com o tempo os remanescentes contaminaram o povo de Deus com suas práticas, se multiplicaram e oprimiram a nação de Israel. Como consequência, a nação foi se afastando dos caminhos de Deus ao passo que os povos ao redor se multiplicavam. Séculos mais tarde toda a nação foi totalmente destruída.
Com toda certeza os povos exterminados tiveram a oportunidade de abandonar suas práticas, como de fato alguns fizeram e foram poupados. Porém a grande maioria decidiu pelo pecado, ou seja, decidiu pela própria morte.