Fala, pessoal! Sejam bem-vindos ao nosso canal! Mas antes de assistir a esse vídeo, se inscreva no canal, ative as notificações e deixe seu like. Que Deus te abençoe grandemente! O cara tá lá, o cara gostou porque na internação, sabe? Tem enfermeira, que é o Personal Pastor, que quer seu dízimo. Aí não julgueis. Aí é bom! Tem enfermeira, tem café da manhã, tem almoço, departamento, ar-condicionado, LED, uma boa música e o cara tá lá. Não quero ficar aqui em coma. Ei! Vai levantar quando, varão? Vai viver teu propósito, quando, varão? Vê se alguém quer hoje
o ID, o evangelismo, o crescer em fé pro ministério. Quer? Não quer? Sugar é o crente parasita. Eu quero que a igreja me ofereça, mas eu não quero devolver pra igreja. Mas o crente com a mente de guerreiro, não! Ele peca, peca, ele se fere, fere, ele cai, cai, mas diz: "me ajude, porque eu tenho um propósito; me ajude, porque eu quero levantar; me ajude, porque eu quero prosseguir." E o crente da UTI não levanta macho desse coma! Aí não julgueis! Entendeu? O mimimi entrou na igreja também. Sabe, a gente, como o pastor, não pode
mais repreender. O cara tem um car pastor na cidade, é só printar de preto e botar "um church". A manada sai todinha. Não tem mais fidelidade, não tem mais lealdade, não tem mais princípio nenhum. Não se honra mais uma casa espiritual como lá. Sabe, virou negócio. Ah, tem um show gospel ali, tchau pastor! O pastor que batizou, o pastor que fez velório na tua, o pastor que fez casamento. Sabe, tchau! Aí o crente de hoje prefere o show pastor do que a fidelidade. Eu tô meio pra virada com crente, viu, velho? Sabe por quê? Porque
eu não posso dar segunda chance pro crente, sendo que tem gente que não teve uma chance na cidade. A igreja é uma cidade cheia de problemas. Aí você vem pra igreja. Sabe, gente egoísta, gente avarenta. Tipo assim: "Ah, dízimo era comida no Antigo Testamento." Aí o cara usa tudo no prédio da igreja, na hora da responsabilidade, ele começa a inventar, sendo que ele tá sentado na cadeira que alguém dizimou. Ele toma água que alguém dizimou, ele deu descarga no banheiro que alguém dizimou, ele tá ouvindo a mensagem no microfone que foi comprado com dízimo de
alguém. Então, eu mesmo falo: "Ó, vai embora, deixa eu ficar. Ação, vaza!" Tipo, vira crente é AD. Qual crente AD? A distância, entendeu? Me deixa em paz! Por hoje, você tem que evangelizar. Quem foi batizado? Ao invés de batizar quem a gente tá evangelizando, tem pastores aqui, já falei com alguns deles. Vocês concordam comigo? O bichiguenta que tira a nossa saúde passou por quantas igrejas em poucos anos, e a gente não pode se alegrar com essas pessoas chegando nas nossas paróquias? Não! Sabe, uma coisa que a gente não faz, a gente tem que começar a
fazer, é igual empregador: pegue o telefone e ligue pro último patrão do desgraçado. Então, pegue o telefone e ligue pro último pastor desse camarada. Se uma mulher chegasse pra você dizendo: "Eu te amo, quero casar com você. Me dá aqui seu currículo." Não! Já casei cinco vezes. Tu casaria por mais, sabe, atraente que fosse? Não, não casaria! E a gente, pastor, tá baixando a guarda pro cara, assim, ó. 2 anos, passou por cinco igrejas, 10 igrejas. Crente bom, irmão, só sai da igreja de uma igreja quando o Senhor manda. Crente bom é uma igreja em
10 anos, duas igrejas em 15 anos. Aí, algum motivo ou envio de Deus, ou um problema mesmo fundamental fez ele sair daquela paróquia. Igreja não é bagunça e isso tem tudo a ver com masculinidade, porque nós somos o carro chefe desse negócio. As crianças e as mulheres estão nos seguindo. Mas voltando ao medo: pecado gera medo, pecado gera distância, pecado gera inutilidade. Todo homem produtivo no Reino é um homem que tá buscando ser santo. Todo homem inútil, parado, não ofertante, não dizimista, não generoso, não fraternal, não dedicado aos vulneráveis, ao quarteto veterotestamentário da vulnerabilidade: órfão,
pobre, estrangeiro e viúva. Um homem avivado, um homem santo é um homem que ama o que Deus ama e é um homem que odeia o que Deus odeia. E Deus não odeia só agenda gay; Deus ama injustiça! Tá lá o verdadeiro jejum, Isaías 58, dizendo: "Vocês acham que eu quero um dia de luto? Que vocês não quebrem as correntes da escravidão da injustiça? Por vocês não recebem o casa e a eão!" Então, quando a gente pensa em odiar o que Deus odeia, a gente fala: "Já sei, casamento!" Mas vamos lá, querido, temos que combater o
pecado da sociedade. Devemos! Mas nem todo dia é dia de guerra. Diga o que não é família, baseado no que Deus define como família, mas apresente a santidade da sua... apresente você como luz do mundo, sal da terra. Por Deus não vai se agradar de você porque você condena o casamento gay; Deus vai se agradar mais de você se o seu casamento for santo. Você for um bom homem, você for um bom pai, se você for servo da igreja local, se você for parceiro do seu pastor. Aí, já tá agradando, porque a maioria de nós,
da nossa inutilidade, papagaio de pirata, pô, e até o demônio o que é pecado, mas o demônio não sabe o que é santidade. Então, não adianta falar o que é pecado, apenas todos sabemos, inclusive Satanás. Ato! Pô! Porque é essa santidade que vai estabelecer o legado, definir o futuro, pavimentar o caminho dos nossos filhos e netos. Romanos 3:23: Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. No 6:23 tá escrito: Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus... A vida eterna em Jesus Cristo, nosso Senhor, salário do pecado
é o quê, irmão? Mas eu não quero ser apocalíptico aqui. Não tem um ponto final, tem uma vírgula: o Domo de Deus e a vida eterna em Cristo Jesus. Então, Romanos 8:1: não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus. Gálatas 2:20: “não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim”. É assim que você vive; é esse parâmetro que você escolheu para sua vida. Como podemos reamar do salário do pecado em nossa vida, seja ele qual for? Porque enquanto a gente peca, o contracheque vai vir. O pecado tem uma consequência, e nem sempre
o perdão de Deus é o perdão dos homens. Nem sempre o perdão de Deus é a restauração das coisas. O bandido da cruz foi perdoado, e Jesus não anulou a dívida dele. Porque o salário é morte, foi perdoado e executado, subiu pro paraíso, mas houve uma consequência. E é o que a gente ensina no machonaria. Não tem como pecar como um homem e querer, na hora do arrependimento, responsabilidade de menino. Porque na hora do pecado ninguém peca chorando; ninguém goza aqui chorando. Então, na hora de arrepender, tem que ser homem. Daqui a pouco a gente
vai chegar no Rei Davi, o evangélico menino. Ah, o Rei Davi! O Rei Davi não é exemplo de pecar; o Rei Davi é exemplo de como se arrepender. Porque o cara, menino, diz: “Ó, nem Davi, quem sou eu, menino, que sou um cara segundo o coração de Deus?” O exemplo dele tá na Bíblia. Pois a última preocupação de um homem evangélico é o que vão dizer, é a reputação. Davi não tá nem aí. Deus já sabe. Quando foi repreendido pelo profeta, o que ele disse? Ele não disse: “pequei contra Bate-Seba, pequei contra Urias, pequei contra
Israel”. O que ele disse? “Pequei contra Deus”. Aí o cara fica com charminho, goza com adulto, na hora do boleto, quer ser tratado como menino. Por exemplo, mexer com a mulher dos outros. A Bíblia diz que você pode morrer. A Bíblia diz, tá lá, né? Provérbios, capítulo 6; Provérbios, capítulo 7: lê os dois, dever de casa. Diz assim: “Ó, quem comete adultério não tem juízo; quando o marido traído se vingar, nem uma multidão de presentes aplacará sua ira”. Se um talarico morrer, ele tá morrendo com base bíblica. Tipo assim: “Ó, eu vou, sabe, eu vou
lá como pastor amenizar quem ficou, fazer o velório”. Mas que que ele fez? Pô, pegou a mulher dos outros. Aí eu vou chegar nos bastidores, pra não ser grotesco com a vozinha que tá chorando, e dizendo: “O salário do pecado é a morte”. Tá, tem, tem base bíblica. Tá, os cinco tiros que ele levou do marido traído tá na Bíblia. Pô, princípio é princípio! É o que eu sempre digo: quebre o princípio, princípio quebra você. Então, assim: pecou, tem que clamar logo para Deus, assim: tem que correr para Deus clamando a misericórdia dele pra consequência
ser a menor possível. Porque tem morte literal, tem morte espiritual, tem morte do seu ministério. Se você for pastor, tem morte do seu pastoreio, tem morte do seu casamento. “Ah, se eu falar que eu traí minha esposa, ela vai pedir divórcio.” Que pensasse nisso antes do adultério! Você pode perder seu casamento, você pode perder a admiração dos seus filhos, você pode agora, com a liminar judicial, ter restrição para visitar seu filho. Tudo isso é Romanos 6:23: “O salário do pecado é a morte”. Então, não dá para lá muar depois; tem que pensar antes. E é
o que Deus odeia no homem: é não arcar com as consequências do que fez. No machonaria, comparamos muito Adão e Davi. Davi não só pecou, foi perigoso o que ele fez: ele matou o marido da mulher pra poder cometer ou administrar, consciência em paz, pra encobrir seu pecado. É uma maldade que é fácil de ler, difícil viver. Se fosse hoje, no século XX, porém há algo especial nele e no arrependimento dele que fez com que Deus não o abandonasse e ele não sumisse da Bíblia. Porque ele é um dos santos de Deus de maior relevância
na Bíblia, na santa palavra de Deus. Pecou, assumiu o boleto, pagou o boleto e não sumiu. Porque Deus ama essa honradez no coração do homem. Diferente, ele disse o quê? “O que atrai o favor de Deus para um homem fui eu”. Mas o que Adão fez? “Não fui eu”, sumiu. Você sabia que a nossa Bíblia protestante tem 66 livros? Sabia? Não sabia. Nenhum deles foi escrito pela testemunha ocular da criação. Tá escrito lá, nos quatro primeiros capítulos do relato criacional, que Deus cria todas as coisas e chama Adão para dar nome. Então, o Pentateuco, ou
parte deles, os primeiros livros da Bíblia, no Antigo Testamento, deveriam ter sido escritos por Adão. Tem nada que ele fez; só destruiu o rolê e sumiu. Não tem uma oração assim: “Ó, Adão orou”. Por quê? Deus odeia homem em posição fetal. “Eu te fiz guerreiro, eu te fiz com ombros largos e costas fortes pra você, escolheu o fardo pesado ao qual carregar.” E carregar o seu corpo é diferente do corpo da mulher, porque eu criei você pra resolver os problemas e não seu problema. E pra piorar a situação do nosso pai Adão, Paulo diz a
Timóteo que não foi ele quem pecou, mas foi Eva. Mas Gênesis 3:9: Quando Deus chama, não chama por Eva, sabendo soberanamente que foi Eva, chama por Adão, porque a responsabilidade é dele. A culpa não é, mas a responsabilidade é. Quem pecou foi Eva e fez ele pecar posteriormente, mas a responsabilidade gerenciadora é dele. Então, quando ele diz “não fui eu”, Deus fala: “tá desabilitado”. Então, quando o homem não diz: “Deus, trata comigo”, Deus fala: “tá desabilitado”. Homem de Deus chama o... Problema para si, homem de Deus, chega numa igreja. Nossa, que louvor! Embora não, ele
diz: "Essa igreja tá precisando de mim. O louvor não é bom." Se o cara é músico, ele diz: "Esse pastor tá precisando de mim." Se o problema é o instrumento, ele diz: "O problema é o som. Eu vou ficar e vou lutar para que essa igreja tenha um bom som." Percebe a diferença? O evangélico inútil vê a cada solução e vê dez. O homem evangélico anula todos os problemas e ele só tem um foco: Deus. Manda os espias e só dois têm a perspectiva certa. Vamos quebrar todo mundo. Tipo assim, ó: dez falam: "Meu Deus,
perdemos, vamos morrer." E dois falam: "É, nós! Os caras são grandes para caramba, monte de gigante, mas dá pra gente quebrar todo mundo, porque olha o paradigma de Deus: eu vos darei a terra prometida." Mas Deus não matou ninguém assim: "Eu vos darei, é eu estarei com vocês, a providência os acompanhará." Puxa a espada e faz o teu trabalho. Por isso, por coisas assim, Deus fez uma promessa. Aí o homem evangélico fica assim: "O cara chegou para mim, eu nunca vi pastor que gosta de arma, não confia que Deus protege." Aí eu falei: "Interesante, né,
animal? Porque a Bíblia diz que Deus é o provedor, mas amanhã tu vai trabalhar." [Risadas] A Bíblia diz que Deus é o protetor, mas o guardião da minha esposa, dos meus quatro filhos, de um propósito de uma igreja, de uma multidão, viúvas e órfãos, de cinco cachorros, o que eu tenho que fazer ao crer que Deus é o protetor? Manter a pólvora seca e a lâmina disponível, e orando a Deus para nunca ter que usar. Porque o evangélico inútil acha que é desamor, é falta de amor: bater o perigo não é amor, não é ódio,
porque você não conhece o agressor. Você não tem afeto, você não tem amor nem ódio, é impessoal. Ele que invadiu a fronteira que não deveria. Então, por amor ao que você defende, você abate o inimigo. Foi isso que Jesus fez. O que é o inferno? O pai de família levantando os muros da casa, dizendo: "Tchau a tudo aquilo que faz os meus filhos chorarem." Por isso, lá em Apocalipse, eu vou enxugar dos seus olhos toda a lágrima. Ou seja, o que te feriu não vai te ferir mais. Só da inutilidade, do ponto de vista da
inutilidade, que a gente vê Jesus como um sim carinhoso. Tipo assim: "Ó, começa a produzir, começa a resolver uns problemas, pagar uns boletos, enfrentar uns perigos que você vai parar de romance." Jesus não é esse romance. Jesus é viril. Jesus é o leão da tribo de Judá, batizado com a doçura de um cordeiro. Vocês, goianos, gostam de pamonha? Sim ou não? Sim. Jesus é completo e temos que ser completos como ele. E o que isso tem a ver com pamonha, pastor? Antes, maturidade é: "Ei, tem pamonha de sal, de doce e mista. O que você
quer?" É você que escolhe. Freguês! Jesus dizendo: "Eu quero ser o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Eu quero ser dócil, mas nessa docilidade existe um leão engatilhado." E eu não quero usar esse leão, mas ele tá pronto. Então, um homem de Deus não é de briga, mas um homem de Deus precisa estar pronto para a guerra. E guerra é diferente de briga. O que é briga? "Minha igreja é melhor que a sua, meu pastor é melhor que o seu, a conferência da minha igreja é melhor que a sua." Fofoquinha! Isso é
briga e homem de Deus não tem que andar em briga, anda em guerra: guerra espiritual, guerra social, guerra política. São estruturas. Ele enfrenta problemas. Adão não assumiu, desapareceu da Bíblia. Davi assumiu e continuou sendo um dos principais protagonistas da história de Deus com a humanidade. E eu quero, pra gente começar a encerrar — e eu sempre digo, quando o pregador fala isso, "acabou de começar," né? — eu quero usar a vida de Davi. Segundo Salmo 51, é a canção que ele fez do arrependimento do que ele fez contra Bate-Seba e Urias. Porém, é interessante: dos
Salmos 38. Abre aí, Salmos 38. Olha o que o pecado faz na vida de um homem, mesmo esse homem sendo um homem de Deus. Se você tem certeza que você é um homem de Deus, não menospreze sua natureza humana; ela habita em ti. Por mais que hoje você tenha uma nova natureza em Cristo, sua natureza adâmica está aí também. Um dos meus primeiros discipuladores me ensinou isso: "Olha, você nasceu de novo, você é um crente, você é um evangélico, nova natureza em Cristo Jesus, porém a velha natureza tá aí também, porque você não foi arrebatado,
está na terra." Ok? A carne não se converte, seu espírito e sua alma estão convertidos; que é: Deus ama. Deus sua matéria não. Como Paulo diz, "o bem que eu quero, esse não faço." Então, um antagonismo. Esse pastor me ensinou assim: "Ó, é dois pitbulls todo dia, 6, 7 da manhã, babando assim, porque sabe que o dono todo dia, 7 da manhã, dá um bifão sangrando." Aí falou bem assim: "Pra quem você tá dando bife de manhã, pra antiga ou pra nova natureza em Jesus?" Porque tem horas que a gente fala: "Como que eu fiz
isso, mano? Eu sou crente! Velho, eu amo Jesus! Ô, louco, mano!" Não, a gente é capaz de atrocidades. Eu gosto muito da frase de Martinho Lutero, nosso pai reformador: ele disse assim: "Eu achei que o velho homem, o velho Adão, tinha morrido nas águas do batismo." Todo crente tem a ilusão de que a velha vida passou, mas ele disse: "Eu descobri que o desgraçado sabe nadar." Duas coisas para... Provar se a gente nasceu de novo, casamento e trânsito, mas o que é legal é que a gente continua pecando. Talvez a gente saiu do culto e
mandou o dedão no trânsito. Aí você fala: "Caramba, eu sou discípulo de Jesus! Cara, o que eu tô fazendo com esse dedo?" Esse é o charme: você continua pecando, mas você não se conforma ao pecado. Em 5 segundos, 10 segundos depois do grito que você deu na esposa, você já está disponível para chegar lá e pedir perdão. O dedo que você levantou no trânsito já constrange dizendo: "Por que eu tô com esse dedo levantado?" Ao mesmo tempo que você pensava: "Me perdoe." Sabe assim: "Me perdoa por isso." Esse é o luxo de ser um discípulo
de Jesus. O Espírito dele habita em nós, então a gente peca, mas não vai viver no pecado. A gente cai, mas não vai viver caído. Assim como aconteceu com Davi, nosso irmão. Aconteceu algo gravíssimo, mas o pecado dele não foi o túmulo dele; o pecado dele ele usou como catapulta para uma vida de mais excelência, sem vitimizar as consequências. Porque todo crente maduro, como eu disse, é exemplo para pecar. Mas o mais interessante é que eles ficam só com 1 Samuel, capítulo 12; eles não leem o 13, nem o 14, nem o 15, nem o
16, porque lá no 12, no finalzinho, o profeta diz assim: "Deus manda te dizer que aquilo que tu fizeste escondido ele vai fazer em plena luz do dia, diante de Israel." Então, Deus fez um marketing. Ah, eu não gosto do pastor Anderson, não que ele ponha os pastores na rede social. É nada, querido, Deus expôs Davi na Bíblia; a humanidade conhece esses caras. Instagram não é nada da tua casa. "Eu trarei a tua vingança, e outro homem se deitará com as tuas mulheres." Sabe quem foi esse homem? O próprio filho. Tá lá no capítulo 16,
o amigo do filho, acho que é Aitofel, falou bem assim: "Olha, Absalão chega e diz: 'O que eu faço? Quero matar meu pai para tomar o reino.'" Ele descobriu isso, acabou fugindo. "O que você me aconselha a fazer?" Aí, sabe o que o melhor amigo disse? Olha que conselho: "Tuas concubinas, leva elas ao quarto dele na varanda dele, para todo Israel ver e entender que é irreconciliável a relação de vocês." Gostei desse conselho: da janela que o Rei Davi viu Betseba, a cobiçar o coração dele. E ele manda, na sua autoridade, violar a dignidade da
moça. Porque talvez, eu não posso afirmar que foi abuso sexual, mas é abuso de autoridade. Porque não tinha como Betseba escapar da chamada de um rei. "Manda PF," né? Tipo, Xandão, vamos parafrasear, Polícia Federal. "Xandão tá mandando levar você." Então, o que a moça faria? "O rei te chama." Não tem, ela tá sem pai, sem homem em casa, sem o marido. É uma violência. Davi usa suas prerrogativas como autoridade espiritual, autoridade real, para violar a dignidade de uma mulher que estava sem a presença do seu marido. Isso é um abuso. Então, como eu sempre digo:
ele não achou ela na balada, eles não flertaram na pizzaria. Ele [fez isso] na mesma janela que ele fez isso. O filho montou uma cama, uma tenda, e transou com todas as concubinas do pai. Israel viu. Aí, lá no 12, o profeta diz sabe o quê? "A espada nunca mais sairá da tua casa." E o filho que você teve com Betseba vai morrer, para você saber que é sério o que você fez. Porque o ímpio agora tem motivo de blasfemar contra Deus. Aí a criança morreu. Ah, Amnon, um dos seus filhos mais novos, estuprou a
própria irmã dentro de casa. Davi se indignou, mas nem repreendeu o filho, nem fez um discipulado, nem chamou ele para dar um 'pedala Robinho' na orelha dele. Nada. Se indignou e ficou calado. Absalão era o irmão da moça, fingiu ter perdoado o abuso. Depois de 2 anos, foi lá e matou Amnon para vingar a irmã. Olha que desgraça. Então, tem certeza que quer usar o Rei Davi como exemplo para sua vida de como pecar, pagou, irmão? E é doloroso um homem de Deus ver a espada na casa dele. A honra dele… Eu fiz a minha
parte; clamei o tanto que eu pude para Deus me aliviar. Mas é bumerangue; tudo que vai, volta. Deus disse que ia acontecer, porque vamos lá: o evangélico. Menino, adulterou? Não? Mas eu me arrependi. Pô, talvez não! Talvez você tá pensando em consequências. Talvez você tá falando de remorso. Você vai ver o que é arrependimento. Eu vou ler aqui Salmos 38: "Os ossos gemendo." Isso é arrependimento, meu amigo. Porque é com Deus! Não é com a esposa, não é com amante, não é com o mundo, não é com o pastor, não é com a igreja; é
com Deus. E quando você é um escolhido de Deus, um eleito de Deus, um santo de Deus, você adoece. Cara, você fica transtornado. O pecado mexe com você. Você não fica bem. Porque, por exemplo, o cara que peca e vive sorrindo, o cara que peca e vive feliz, ele não é de Deus; ele não é um discípulo de Jesus. Pecado a gente entende que traz sofrimento para a presença que habita em nós, que é uma presença santa. Então, a gente fica transtornado. Pecar é bom? Não vem com esse papo que não é. Mas, ao mesmo
tempo, deixa a gente desnorteado, transtornado, sem rumo, adoecido por dentro. Mas o menino diz assim: "Tem um cafezinho ainda, que o meu esfriou." Não, pô, "me arrependi já." Aí eu sempre pergunto: "Confessou?" Aí começa o silêncio. "Oxe, não, pô; falei com Deus!" Ou precisa confessar? Precisa, pô! Por quê? Você não casou com Deus, irmão? Não! Mas eu falei com o pastor: você não casou com um pastor, irmão. Não falei para o meu amigo. Você não é casado com seu amigo, irmão, você é casado com a sua esposa; você fez votos a ela. Mas, se ela
separar, é direito dela. Varão, primeiro perdão não é amnésia; segundo, perdão não é escolha para o convívio. Pastor Anderson, eu postei ontem e tenho postado isso. A gente percebe que, nesses exemplos que estou dando aqui, a igreja evangélica estabeleceu de maneira negativa sinônimos. O sinônimo do homem evangélico é um homem sempre com problemas: morais, adultério, indisponibilidade para a casa do Senhor, indisponibilidade para ir ao culto no domingo. Ou seja, o sinônimo do homem evangélico é um cara problemático, infiel e indisponível à obra. E o sinônimo da mulher evangélica é uma guerreira de oração, pagando o
preço pelo marido, menino, até que ele decida por Deus e decida abandonar o pecado. É uma vergonha para nós, para quem aqui é discípulo de Jesus. É uma vergonha para nós tolerar os nossos irmãos com esse padrão, porque Jesus Cristo disse assim: "Por que a gente fala, não, pastor, porque a gente aperta a porca? O cara não vem pra igreja." Que não venha! E tem base bíblica para não vir. Jesus disse assim: "Ninguém entra no reino sem calcular o quanto vai gastar na construção." E, se a construção parar pela metade, aquele que começou a obra
será envergonhado. Então, a gente não cria uma cultura de meio crente, porque a Bíblia diz: "Seja frio ou quente; você tem que ser quente ou frio, porque se você for morno, evangélico, se você for o cara que vai uma vez na igreja, se você é o cara que só vai na ceia e pede perdão para deixar de pecar. Eu tenho uma amante, aí eu vou duas vezes na casa dela na semana; na próxima semana, é a ceia. Então, essa semana eu não vou sair com a amante, porque preciso, nessa semana que eu não vou lá,
pedir perdão a Deus para poder ceiar." A Bíblia diz que você é morno e ele vai vomitar você. E, se você ama Jesus de fato, você não pode aceitar que a Bíblia diz que você pode ser vomitado por ele. Cara, você tem que ir atrás do que é céu. Que eu sempre digo: honra teu nome, tu é filho de Deus; o único ser que rasteja é Satanás. Não fomos criados para rastejar, fomos chamados de filhos e para sentar à mesa com nosso Pai. Recebemos um novo nome, então a gente não pode aceitar ser meio crente.
A gente não pode aceitar ser um cara que aliviou a culpa. A gente tem que crescer para aprender a assustar Satanás, crescer para ser fiel, crescer para que demônios digam o que disseram sobre o nosso irmão apóstolo Paulo: "Eu bem sei quem é Paulo!" Isso não é vaidade, esse é o nosso legado. Seja santo! Ah, pastor, eu até concordo, mas eu discordo que eu tenho que falar pra esposa: "Pô, não vou acabar com a minha família!" Já acabou! Macho, é igual assim: a Igreja Evangélica me compreendeu quando eu fui na entrevista com o gordinho lá
do jornal Imparcial. Ele, pastor, numa situação de um pastor aqui de Goiânia, ele falou: "Não concordo com você. Já caminhei com aquele cara. Você faz isso por amor ao corpo de Cristo? Será que você não está gerando mais dano ao corpo?" Eu falo: "Cara, eu tô confrontando pastor adúltero, confrontando pastor pedófilo, e tu dizes que eu tô dando dano?" Aí vem a Az do Espírito, faz essa pergunta. Aí eu, aleluia! Obrigado, Espírito Santo! Aí eu cheguei e disse assim: "Olha, o avô violentou sexualmente o próprio neto. O pai da criança, filho do avô, descobriu no
almoço de família no domingo. O pai está decidido a expor o próprio pai, avô da criança, diante de toda a família e parentela no domingo e sair do almoço, ir à delegacia e denunciar o avô." Aí eu falei pro cara, pro entrevistador: "Pergunta de um milhão: quem destruiu a família? O pai da criança que vai denunciar, já, ou o avô que violentou a criança?" Aí ele ficou: "Deixa eu voltar pra você. Você tem que pensar em consequências antes. Sabe por quê? Porque você é um homem que tem um pênis e não um pênis que tem
um homem." Os caras do machonaria falam: "Pastor, é muito louco às vezes." Eu fui pesquisar o peso de um pênis, não porque os caras chegam assim: "Ô pastor, é mais forte que eu! Eu não largo essa amante porque eu não consigo. Eu não largo o pornô porque eu não consigo." Aí eu penso assim: sei lá, como eu falei pra você, 24 anos eu sou crente, 23 anos e meio que eu tô livre do pornô. E ninguém que é livre para viver em santidade é livre e encontrou força em si mesmo; é arrogância, é mentira. Eu
não sou forte; eu só tomei uma decisão e decidi viver um código que antecede minhas escolhas. Por exemplo, não vou trair minha esposa, é uma decisão que tomei. Agora, quando percebo a mulher adúltera, eu vejo ela ali na porta e já saio pela tangente, porque o homem tolo, como tá lá em Provérbios, tá lá bobando com os caras na esquina. Aí vem a mulher adúltera, que tá lá em busca de vida preciosa. Então, o que é que Satanás quer? Por que tanto o pastor em imoralidade sexual? Porque Satanás só quer destruir vida preciosa. Satanás não
quer zerar ela; Satanás quer sniper. Pastor é sniper, mas fica lá bobalhão na esquina. Aí vem a mulher adúltera, a mulher infiel, que o marido viajou, toda perfumada, e diz: "E aí, pastor?" Então, eu decidi: há 17 anos estou lutando todo dia para amar a mesma mulher. Você é bom. Pastor, não só tomei essa decisão; ela é prévia. Então, quando eu vejo o problema, por mais que ele me tente, tem tentação. Tem pastor, tem... Ó, há dois meses eu entrei no meu Instagram e lá estava uma filistéia dizendo: "Hoje eu tô doida para dar para
um pastor." O que você fez, pastor? Bloqueei! Nem dou tempo para pensar, nem dou tempo para refletir; bloqueei. Mas voltando: 23 anos e meio sem pornô, sabe por quê? Porque um belo dia eu fui adorar o Senhor, dizendo: "Ô Senhor, como eu te amo." Aí, na hora, parece quase audível: "Ama, não! Porque se me amasse, não destruiria a vida de quem eu vim salvar. Quem te dá prazer no vídeo é alvo do meu amor, assim como você foi. Se você me amasse, você odiaria destruir quem eu amo e quem eu quero salvar." Pronto! Eu amo
assim, ó! Me chame do que quiser; uma coisa eu quero que você saiba: eu sou... Eu amo Jesus! Ah, o pastor Anderson é polêmico; pode pensar isso. Mas eu também quero que você saiba que é um cara, eu acho que ele é polêmico, mas saiba: é um cara que ama Jesus. Eu amo Jesus e eu não viveria com esse boleto! Olha só: eu te amo! Ama, não? Você tá doido! Não ama, não! Porque destrói quem eu amo. É tua irmã em potencial, essa moça aí do vídeo que te dá prazer; tua irmã em potencial! Então,
não é o tamanho do teu pênis que define o tamanho do teu cativeiro; é a tua decisão! Pô, por isso que eu fui lá! O peso do pênis é 70 g, na média de 12 a 14 cm do brasileiro. O cara que tem 15 para frente não tem 5 kg de rola nem na China! Moço, porque assim, ó: a única coisa que justificaria você ficar nesse "mimi eu sou escravo do sexo" é se sua rola batesse no seu joelho! Pô, igual eu vi um casamento de um africano, bicho dançando para ir pro casamento; a chibata
dele no joelho, assim, ó! Desgraçou a noiva na lua de mel. Tipo assim, ó! Sabe PT? Perda total! É igual o chaquilonil do basquete; o bicho, dois e pouco, e a esposa, uma baixinha. Aí alguém colocou assim: "PT 70 g". Eu tenho, em média, 84 kg; seria vergonhoso para mim 70 g liderar 84 kg! Meu caráter, meu casamento, minha família, minhas escolhas, meu ministério, meu destino profético... É uma derrota para um homem que diz que ama Deus, pô! Ser liderado por 70 g! Então tenta visualizar: 84 kg que tem uma genitália, que tem um pênis,
ok? E o domínio próprio que a Bíblia diz que eu tenho, eu posso exercer para manter o zíper fechado! Só abri o zíper para urinar e quando eu for namorar com a minha esposa. A única explicação para eu viver escravo do sexo é se eu fosse um bilau de 84 kg com um homem pendurado. Pô, você sair nas ruas de Goiânia e dizer: "Caraca, mano! Uma rola andando!" E o cara lá pendurado... E a paz do Senhor! [Risadas] A única maneira de eu falar é: "É, bicho, não dá para você largar essa amante não, que
você é uma rola de 84 kg!" Fica difícil mesmo. Perdão aí; eu retiro o que eu disse, mas tu não é uma rola de 70 kg, de 100 kg, de 90 kg! Pô, tu é um homem de 90 kg! Então, tu tem estrutura espiritual, fisiológica, moral, ética, bíblica, teológica, familiar para dizer bem assim: "A minha cabeça de baixo não vai governar o meu bom senso. A minha cabeça de baixo não vai governar a minha cabeça de cima. Minha cabeça de baixo não vai governar o meu futuro!" Porque se a gente permitir viver por instinto, irmão,
a gente vai viver antes arrependimentos e remorsos. Olha a dor! Irmão, eu amo tanto os meus filhos! Imagina a dor de acabar com uma família e você ter leis regulando o dia que você beija o seu filho! Macho, tem um Fontinelli que é um caveira da PM, irmão! Também Alelu! Ele falou: "Pastor, pensar em ver meus filhos nas costas de outro homem já resolve meu pecado! Eu não quero ver meus filhos brincando nas costas de outro homem." Aí eu falo para mim: "Fontinelli, segura a onda! Segura tua onda! Não, eu morreria! Os filhos que eu
beijei, que eu lutei financeiramente para criar, no colo de outro cara... Você tá louco, cachoeira?" Por um homem de verdade, deixa eu virar essa página para eu ler Salmo 38. Mas ainda eu continuo discordando que eu tenho que confessar para minha esposa. Eu só concordo com você que essa sua sugestão de não falar é de Deus, é bíblica. Se você perdoasse a ela, se ela fosse a adúltera, você queria ser o enganado? Sua esposa te traiu? Você queria ser essa pessoa que viveria no escuro, sem ter o privilégio da informação e o poder da decisão?
Se perdoa e permanece! Se a sua esposa fosse adúltera, você estaria falando de perdão? Você estaria vitimizando! Não, pô! A gente não deve julgar. Você perdoaria sua esposa? Então, é um evangélico, menino! Quem quer perdão e não concede perdão... Então, se você tá dizendo: "Eu quero ser perdoado", mas também você perdoaria? Aí eu tô falando com o homem evangélico e um homem bíblico que quer aquilo que semeia. Agora, se você não perdoaria se o feito da traição fosse dela... Eu não tô falando com o homem; eu tô falando com o menino. Num gabinete, alguns anos
atrás, acho que isso tem mais de uma década. O marido era magrinho; no noivado, ficou barrigudinho; no casamento, era nerd, não gostava de tomar banho. Era f... Só gostava de videogame, computador. E para piorar, não gostava de explorar o... Corpo da esposa, então ele só ia lá, vuc vuco, gozava e virava pro lado. Irmão, mulher complicada em todas as esferas, inclusive na fisiológica. Deus deu um orgasmo pro homem, o homem goza e estaciona. A mulher tem orgasmos múltiplos! Olha que complicação! Deus nos deu. Não poderia cada um ter o seu orgasmo? Sabe, o homem tem
um, a mulher tem um. Não, mas o homem só tem um e a mulher tem múltiplos. Então, o dever de um homem cristão que amadurece é dizer: "Minha mulher é complicada, da sala até a cama, e eu preciso entender como isso funciona." Aí, o irmão nerd não gostava, não. Aí, um belo dia, veio um cara de outro estado para fazer um trabalho com a mulher dele. Botou a mulher no sofá, abriu as pernas dela e caiu de boca. Aí, domingo chegou: "Pastor, precisamos confessar um adultério." Aí, a cabeça do pastor tá pronta para a infidelidade
do homem, mas não tá pronta para a infidelidade da mulher. Não! Não fui eu, não, pastor, que traí. Foi ela! Aí eu falei: "Eita ferro, eu fiquei sem chão, sem argumento, e agora?" Aí o Espírito Santo vai trazendo as estratégias. Aí ouvi ele sozinho, ouvi ela sozinha, depois ouvi os dois juntos. Aí sabe o que ela falou? O cara, assim, ó, os dois. Depois juntei os dois. Ela falou: "O cara do meu lado falou bem assim: 'O senhor prega sobre isso, fala sobre isso, eu nunca gozei, eu não sei o que é um gozo, eu
não sei o que é um orgasmo.' Por exemplo, ele nunca fez sexo oral em mim, ele falou que tem nojo do meu corpo." Aí eu... Eita! Aí veio, né? Estratégia. Varão, seguinte: tua esposa te traiu, a responsabilidade espiritual e moral é dela. Você pode pegar suas tralhas, perdoar ela para vocês virarem amigos e criarem os filhos de uma maneira civilizada, ou você pode ser um homem bíblico que vai aceitar seu boleto. Qual meu boleto, Pastor Anderson? Tua mulher pecou e a responsabilidade é dela, mas se você é um homem, você aceitaria que você colocou ela
no colo do amante? Não cuidar sexualmente da sua esposa fez ela cansar! Depois de 10 anos, porque ela não te traiu com um mês, ela não te traiu com um ano, ela te traiu depois de 10 anos. Então se acumulou amargura e rancor no coração dela! E um cara veio de outro estado para fazer o que você tem nojo! Um cara caiu de boca na sua mulher porque ela tá dizendo que você tem nojo. Tu sabe o que é um clitóris, irmão? Ó, o gabinete pastoral, ó o nível! Sabe o que é um clitóris, varão?
Hã, hã! Sabe para que serve um clitóris, varão? Sabe! Para que Deus deu uma língua também para tu, varão? Não é para tu estar fofocando e orando só não, irmão! É para tu cair de boca na tua mulher! Sabe? E um cara fez teu trabalho! Pô, tu é homem para assumir teu boleto! Tu fizeste tua esposa pecar, ela vai pagar sozinha, mas tu paga por omissão! Mano, o cara começou a chorar, velho, na minha frente, e disse: "Eu aceito o boleto e perdoo ela, eu aceito que eu coloquei ela nas mãos desse cara." Então vai
para casa, velho, e chupa tua mulher, mano! Irmão, isso aqui é um cú de homem, tá? Isso aqui não é cú de família, nem de domingo, nem versário, nem cú de criança. Cú de criança é domingo, é um culto de homem, sim ou não? Sim! Porque tem uns caras com cara de "Hei, vai para casa e chupa tua mulher!" Pô, é teu dever! Olha, minha equipe postou um Reels hoje: "Sexo é fome", só fica sem sexo o solteiro e o celibato, que a Bíblia diz que recebeu um dom de Deus. Quem não recebeu um dom
de Deus e não é solteiro tem que ter sexo como tem café da manhã, almoço e janta! Pô, e quem não goza enlouquece! A gente, assim, ó, infantilidade gospel! Gospelandia! Bário gospel! Deus criou tudo! Sexo é de Satanás? Então ou você crê que Deus criou tudo ou você crê que o diabo tem poder correspondente a Deus! Como eu sempre digo, Deus criou tudo, fez o corpo. Quando chegou na genitália, mandou um zap pro Satanás e disse: "Tu termina pra mim a obra!" Não! Deus criou tudo anatomicamente. Por que não cabe homem-homem, mulher-mulher? Porque vagina e
imagina não se encaixa! Pênis e pênis não se encaixa! Anatomica e biologicamente, homem e mulher se pertencem! Foi ideia de Deus! O tesão controlado é ideia de Deus! O gozo é ideia de Deus! O orgasmo é o presente de Deus! Depois de um dia de trabalho, varão, tá escrito lá em Eclesiastes! Olha, é de Deus! Disse Salomão: "É de Deus que tu usufrui do resultado do teu trabalho e do teu salário! Come do teu pão, beba do teu vinho e se alegre com a mulher da tua mocidade!" Então, é a ideia de Deus! Tu chegar
do trabalho, a varoa preparar a mesa, preparar um lavapés! Vocês ficarem ali! Daqui a pouco, créu! É a ideia de Deus, macho! É o nosso aleluia! Deus tem um aleluia pra ele e ele tem o nosso. Tipo assim, eu amo vocês! Tipo, ah, não é um dia estressante, Satanás, Lula, a desgraceira toda! Vai prender? Não vai! Pode não! Pode? A gente sem perguntar nada da agenda gay um megafone! Não! Não quero saber nada disso! Aí a gente chega em casa estressado, 6, 7 da noite! Aí Deus deu o que a nós, varão? A mulher da
mocidade! Uns varão, quando eu falei: "Ô irmão, vai lá, vai lá e pode chupar minha mulher!" Eu posso? É um erro hermenêutico da maioria dos pastores. Considerar que Cantares de Salomão é metaforicamente Jesus e a Igreja, não é? Tem um professor de teologia que eu recomendo em Brasília chamado Airton Williams, um dos maiores hermeneutas do nosso país, e ele quebra a narrativa de que Cantares de Salomão é Jesus e a Igreja. Cantares de Salomão é um presente de Deus para dizer que o crente pode viver um erotismo para a glória de Deus, um erotismo marital,
meu amado. Então, por exemplo, cantamos "ele vem saltando sobre os montes". Já cantou, né? Os montes ali são o corpo da varoa Sulamita. Ele está dizendo que começa nos pés e vem saltando sobre os montes. Então, o marido vai lá no pezinho, começa por lá e vai, ó, preparando a varoa, beijando, beijando, faz a obra completa até chegar na boca. Ela está pronta. Aí o amado lá da Sulamita diz: "O umbigo de minha amada é como uma taça de vinho." Está lá no texto. É uma mulher com umbigo da fundura desse copo, é uma anomalia,
né? Mas ele diz assim: "Ó, o umbigo da minha amada é perfeito, parece uma taça de vinho." Mas você pegar aqui um dedo de vinho ou de água e jogar no umbigo da amada, vai escorrer, sim ou não? Aí o que tem que fazer, hã hã? Hein, varão? Tô te ajudando, varão. Me ajuda a te ajudar, varão. Em outra passagem, o amado diz: "O seio de minha amada é como o cacho de uva." Se Cantares de Salomão é Jesus e a Igreja, eu amo Jesus metaforicamente, coletivamente somos a Noiva dele, ok? Mas eu falo, ô
Jesus, falando da disfunção da masculinidade na Igreja evangélica. Os caras estão cantando como meninas. Isso atrasou o exército. Por exemplo, quando a gente pega canções de guerra, o machonaria de Janeiro, em São Paulo, tem um cara, guitarrista, o cara é velho, crente. Em São Paulo, o cara tá repaginando todas as músicas, Cassiane, 500 canções, Diante do Trono, os hinos, e o bicho é rock and roll. Cara, ele pegou 300 canções. Eu falei: "Mano, eu tenho um evento, bora pra ver se os caras acordam." Quando os caras chegarem lá e acharem que vai ter "lindo, lindo,
lindo", essas 500 canções de fogo puro e poder, é tipo, "acorda, varão!" Porque o cara tá lá, ó, sabe? "Ah, quero casar com Jesus!" Aí acha que Cantares é sobre Jesus e a Igreja. "O seio de minha amada é como o cacho de uva." Jesus é macho, pô! Tu também, pô! Então, a noiva não é tu, pô! A noiva é a Igreja, simbolicamente. Os caras estão cantando para Jesus como menina, no singular, na primeira pessoa do singular, errado, pô! Varão, o que que tu faz com uva? O que tu faz com uva, varão? Então vai
chupar a tua uva, varão! Para de encher o saco dos pastores, pô. Para de dizer que é Satanás que tá furioso contra teu casamento. "Satanás quer destruir minha casa." Não é, não! Às vezes, é a mulher amargurada, ranzinza, porque tu não dá prazer para ela. Não tem nada de Satanás, porque tá lá em 1 Coríntios 7: a esposa tem que pagar ao marido o que ela deve a ele, e o marido tem que pagar à esposa o que deve. Paulo tá falando de sexo. Ele diz: "Só se apartem para orar com consentimento mútuo." Então, a
esposa não tem autoridade para dizer: "Não quero transar." O marido também não tem autoridade para dizer: "Não quero transar." Porque é uma dívida, Paulo falou. Porque é uma fome biológica, fisiológica. Ele disse: "Só vai ficar sem sexo para orar, avisando o outro: 'Meu bem, vou ficar uma semana sem transar porque vou jejuar, vou ficar fraco, debilitado.'" Tá? Quando voltar, a gente "Aleluia" de novo! Aí Paulo fala lá em 1 Coríntios 13: "Faça rápido para que Satanás não vos tente por falta de domínio próprio." Olha que interessante! Você vai chegar em casa e vai falar para
a varoa: "Ó, você vai abrir 1 Coríntios 7 e dizer, varoa, o seguinte: ah, meu marido quer sexo todo dia." Ou: "Minha esposa quer sexo todo dia." Ele tem domínio próprio. Quem quer sexo tem domínio próprio; quem não quer está sem domínio próprio, segundo 1 Coríntios 7. Por assim dizer: "Se o sexo é fome, comer biscoito e miojo ao invés de tomar uma refeição é falta de domínio próprio. Não tô na correria, vou comer um biscoito." Aí, daqui a pouco, pô, minhas taxas estão todas desreguladas. Você tá quebrando princípios e o princípio tá quebrando você.
Então, deixa eu falar algo que é real: Satanás não tem nada a ver com a maioria dos nossos problemas de masculinidade conjugais. A gente tá criando nossos problemas. Nós estamos sendo demônios uns para os outros dentro do casamento. E pra gente encerrar de fato, Salmos 38, lembra, né? O salário do pecado é a morte. "Senhor, não me repreendas no teu furor, nem me disciplines em tua ira." Ou seja, o salmista já percebe a distância que não ocorria antes do pecado. Há uma distância, há uma barreira. Agora: "Pois tuas flechas me atravessaram e tua mão me
atingiu por causa de tua ira. Todo o meu corpo está doente." Quem é de Deus e vive o salário do pecado fica doente, não vive bem, não fica feliz, não há saúde nos meus ossos. "Por causa do meu pecado, as minhas culpas me afogam, são como um fardo pesado e insuportável. Minhas feridas cheiram mal e supuram. Por causa da minha insensatez, estou curvado e muitíssimo abatido; o dia todo saio vagueando e planteando. Estou ardendo em febre, todo meu corpo está doente. Sinto-me muito fraco e totalmente esmagado, meu coração geme de angústia." Senhor, diante de Ti
estão todos os meus anseios. O meu suspiro não Te é oculto; meu coração palpita, as forças me faltam, até a luz dos meus olhos se foi. Meus amigos e companheiros me evitam por causa da doença que me aflinge; ficam longe de mim. Os meus vizinhos, os que me desejam matar, preparam armadilhas; os que me querem prejudicar anunciam a minha ruína. Passa um dia inteiro planejando traição; como um surdo, não ouço; como um mudo, não abro a boca. Fiz-me como quem não ouve e em cuja boca não há resposta. Senhor, em Ti espero; Tu me responderás,
ó Senhor, meu Deus, pois eu disse: "Não permitas que se divirtam à minha custa, nem triunfem sobre mim quando eu tropeçar." Estou a ponto de cair, e a minha dor está sempre comigo. Confesso minha culpa em angústia; estou por causa do meu pecado. Meus inimigos, porém, são muitos e poderosos. É grande o número dos que me odeiam sem motivo; os que me retribuem bem com o mal caluniam-me porque é o bem que procuro. Senhor, não me abandones; não fiques longe de mim, ó meu Deus. Apressa-Te em ajudar-me, Senhor, meu Salvador. A doença estrutural da alma
e da saúde do corpo, dos ossos desse homem, é por causa do pecado. Essa é a consequência. Não dá para ser crente e viver feliz no pecado. Só se formos um crente EAD, um crente nominal; um crente autêntico não vive em paz com o pecado. Charles Spurgeon, acho que disse isso: pecado e inferno estão casados até que o arrependimento proclame o divórcio. Que essa seja uma noite em que a gente vai se divorciar das trevas. Amém. Sabe, meu querido irmão, daqui a pouco eu vou mostrar para você problemas que nós deveríamos estar resolvendo. Enquanto nós
pecamos, alguém em Goiânia está morrendo, alguém no Brasil está morrendo, alguém nas nações está morrendo. Enquanto a gente perde tempo no pecado, saiba que você é o filho de Deus; você é o membro do corpo de Cristo. Jesus está invisível; você é Jesus visível, porque você é membro do corpo d'Ele. Você é a mão que Ele quer usar; você é o pé que Ele quer usar. Você é o soco que Ele quer dar na cara do ímpio; você é o abraço que Ele quer dar no quebrado, na viúva, no pobre, no órfão. Mas o que
acontece com a gente? Volta e outra a mão na Bíblia, mão no pênis, mão no instinto, mão no pecado. Então, quando a Bíblia diz: "Seja frio ou quente", é: ou coloque as duas mãos na Bíblia e ame seu Deus, ou coloque as duas mãos no pênis e viva pelo instinto. E por que não dá para viver feliz no pecado? Porque não é apenas sobre nossa salvação; é sobre o propósito d'Ele. Ele quer te usar; Ele quer me usar, e no pecado não dá, porque Deus não habita com as trevas. Ele não comunga com as trevas;
Ele quer usar você. Você precisa entender que, se você, em Goiânia, não fizer, ninguém vai fazer, porque você é o Cristo mais perto do problema. Você é o Cristo material; Jesus é o Cristo espiritual, e você é o Cristo material, Cristo visível. A continuidade de Cristo, Atos 29, o povo da cruz, o movimento apostólico, o movimento redentivo, é você, querido. É você que prega; é você que planta a igreja; é você que começa projetos; é você. Se você não fizer, ninguém faz. Todo milagre está no bolso de alguém. Já percebeu isso? Tem um problema e
alguém clamando; Jesus está respondendo e não está concretizando. Por quê? O milagre está no bolso de alguém, o milagre está na casa de alguém, o milagre está na disponibilidade de alguém. Vou te dar um exemplo para eu encerrar. Eu fui ajudar uma família autista, uma mãe que foi abandonada pelo marido por causa do autismo do filho. E o indivíduo morreu na COVID, depois de ter abandonado a família. Acho que Jesus ficou tão chateado com ele que levou-o; ele que pagava as contas e o plano. Depois disso, o menino não estuda; mora em condições extremamente precárias.
Eu fui lá; você vai ver o vídeo daqui a pouco. Aí, eu postei: queria ajudar essa família. Aí, veio uma pastora e falou: "Que bom que você vai ajudar, mas você sabe que autismo é demônio, né?" Oh, meu Deus! Para mim, é simples: se é demônio, bota a mão e expulsa, né? Resolveu o problema. E três irmãos, três homens evangélicos, foram lá e disseram: "Não, é melhor orar para Jesus curar do que ajudar." Nossa, me feriu tanto que eu bloqueei todo mundo. Por quê? Eu disse: "Eu não sou de briga." Ah, o Pastor Anderson, eu
não sou de briga; se você quiser entrar em uma comigo, eu saio fora; sou de guerra, briga não sou, levanta e sai. Não vou ficar discutindo isso; bloqueei, mas me feriu. Sabe? Sou pai de autista, estou envolvido nisso. Caramba! Aí eu fui para Deus, e Deus falou bem assim: "É falta de fé pedir para Eu curar; insistir para que Eu cure alguém é falta de fé." Isso mexeu com as estruturas evangélicas, né? Porque é ordem do Senhor: "Imporão as mãos e os curarão." Meu Deus! Insistir para o Senhor curar é falta de fé? Aí o
Senhor foi me lembrando; lembrou de Jó, capítulo 29: "Fui os olhos dos cegos, fui os pés dos aleijados, fui o pai dos órfãos, o pai dos pobres; quebrei a mandíbula dos ímpios; tirei de suas presas as vítimas." Aí o Senhor me lembrou do bom samaritano: o sacerdote não fez, o levita não fez; o samaritano não orou por cura. O que ele fez? Pegou o cara ferido, colocou no seu animal, levou à hospedaria, ao hospital, pagou o tratamento e foi embora. Disse: "Gastar mais. Quando eu voltar, eu pago. Espírito Santo falou comigo. Por que esses três
caras—esses três caras que são filhos—são desabilitados? Você sabe o que eu posso fazer? João, capítulo 1, diz que o Senhor criou todas as coisas. Todas as coisas subsistem nele. Tudo pertence a Jesus; tudo é de Jesus, até Satanás. Lutero disse: até o diabo é o diabo de Deus. Pedro diz que, por incrível que pareça, Satanás está acorrentado. Então, o limite dele é uma corrente no pescoço, onde ele só age pela autorização do Todo é de Jesus, porque tudo subsiste nele. Como a palavra de Deus, a palavra germinadora, ele criou e sustenta todas as coisas. Então,
nós sabemos o que Jesus pode fazer, sim ou não? Nós sabemos que Jesus restaura casamentos, sim ou não? Transforma pessoas, as piores do mundo, sim ou não? Tem um pastor trabalhando com a gente que puxou 9 anos de cadeia. Eu falei para ele: "Vou te dar uma chance, mas tu tá no pior lugar que tu poderia." Então, minha única pergunta é: você nasceu de novo? Porque, se tu não nasceu, tu tá rodeado de caras tudo radical e de polícia. Não nasci de novo. Jesus faz tudo: cura AIDS, cura câncer, cura paralíticos, sim ou não? Sabemos
o que Jesus pode fazer; só não sabemos o que Jesus pode fazer em nós e com a gente. E o Espírito Santo falou isso para mim. Espírito Santo, o que o Senhor quer falar com isso? Esses caras sabem o que eu posso fazer; por isso que eles estão enchendo sua paciência, dizendo: "É mais fácil orar para Deus resolver o autista, ao invés da gente gastar dinheiro para cuidar dele." É falta de fé desses caras. Aí, o Senhor me levou ao paralítico; lembra dele? Que desceu pelo telhado. Quando o paralítico desce do telhado, Jesus faz o
que ele sabe fazer. O que Jesus fez com ele? Curou, sim ou não? Mas o Espírito Santo disse: "Difícil é o paralítico ter quatro amigos que pagam a conta até que eu faça o milagre." Ou seja, aquele paralítico tinha quatro amigos que cuidaram dele enquanto Jesus não fez o milagre. Os quatro amigos foram a perna do aleijado, até que Jesus colocou ele para andar. O difícil é isso: difícil não é Jesus curar qualquer pessoa, resolver qualquer problema; o difícil é Jesus resolver a mim e a você. O difícil é Jesus curar o meu e o
seu caráter. O difícil é Jesus usar o nosso bolso, curar a nossa avareza, nos tornar generosos, enviar nós para resolver problemas do outro. Porque, desde Caim: "Cadê seu irmão?" "Eu sou babado, meu irmão." E o cara maduro diz: "É meu irmão, vou resolver o problema." Então, o paralítico tinha quatro amigos que disseram: "Eu pago a conta porque eu creio que Jesus cura. Enquanto ele não cura, eu carrego você. Enquanto ele não cura, eu pago a sua conta. Enquanto ele não cura, eu pago o seu boleto." E, se ele não fizer, eu sou o milagre. Eu
sou seu irmão. Lembra de uma foto, eu acho que é da Segunda Guerra Mundial, onde os dois irmãos perderam os pais? E tem um guri que amarrou o irmão nas costas. Aí, um soldado perguntou: "Tá pesado?" E o guri, de 7 ou 8 anos, disse: "Não, não tá pesado; ele é meu irmão." Esse é o milagre: Jesus nos usar, Jesus usar o nosso tempo, restaurar nossa vida e usar nosso dinheiro. Esse é um milagre. Ele falou bem assim: "Bota a mão sobre o enfermo e os curarei." Só preciso de uma mão, mas se a cura
é outros 500. Ser a resposta é outros 500. Ser parí. Quer fé maior que essa? Os caras, além de carregar o cara, pagar o boleto dele... Tu já viu alguém que é cadeirante ou paralítico? Tanto de ferida que gera na pessoa. Esses amigos cuidaram desse cara. Quem quer ser amigo de um paralítico? Se não bastasse tudo que esses quatro amigos fizeram, eles vão até Jesus, sobem numa casa, destelham ela, porque souberam que Jesus tava pregando e não dá para entrar porque tem uma multidão. Os caras sobem na casa, destelham ela. Aí, quando eles lá de
cima, Jesus lá discipulando: "Ô, o que tá rolando aí, cara?" "Não, é que a gente tem um amigo aqui paralítico e a gente ficou sabendo que tu és o Filho de Deus, o Messias que cura os doentes. E a gente trouxe ele aqui, é nosso irmão, nosso amigo, e queremos que o Senhor cure." Desce aí. Imagina que logística, cara. Isso é fé! Fé é tu carregar o problema até Jesus resolvê-lo. Pô, não é Jesus que cura? Jesus mata a fome dessa criança, mas você é parte visível de Deus. Pô, é tu que vai comprar a
marmita. Aí, tá lá o velho pedófilo assediando uma criança na rua: "Ó Senhor, protege essa criança!" Não! Tu é o socorro mais perto do problema. Pô, é tu que vai pegar o teu carro e atropelar o velho safado. Pô, "Ah, mas eu vou preso!" É outro problema. Pô, é melhor tu preso do que uma criança abusada. Ô, processado! Eu igual, tô com um vídeo lá de um moleque... Homem, homem, eu vou encerrar agora, de verdade. Homem, o padrasto bateu na mãe dele, ele foi lá e matou o padrasto. Aí, a entrevistadora falou: "E aí, você
tá feliz?" Ele: "Não." "Ah, por que você fez isso?" "Protegi minha mãe." Aí, ela disse: "Mais uma vez, vai dizer que você fez isso por sua mãe?" "Só fiz o que tinha que fazer. Graças a Deus, minha mãe tá viva. Meu irmão é novo, tem necessidades especiais e minha mãe tá viva para poder cuidar dele. E você, vou puxar minha cadeia, assumir minha responsabilidade, pagar o que eu devo." E sair daqui depois de cabeça erguida e viver meu propósito, é isso. Ah, então sua mãe lhe deve? Não, minha mãe não me deve nada, eu só
cumpri meu dever como filho. As duas coisas estão corretas, ele cometeu um crime porque o cidadão não pode fazer justiça com as próprias mãos. O Estado está aí, mesmo que atrasado. As instituições policiais e judiciais estão aí, por mais que atrasadas. Então ele errou, mas olha: a honra dele. As duas coisas estão certas, ele tem que pagar pela justiça com as próprias mãos, mas ele diz: "se eu não fizesse o que eu fiz, minha mãe estava morta". Ou seja, seja homem e não peça permissão. Cumpra seu dever, pague seu boleto, assuma seu protagonismo, assuma sua
vida, cara, e pare de dar desculpa. Quem é bom de desculpas é péssimo em arrependimento. Vá viver seu propósito, pare de se vitimizar, saia dessa posição fetal que a cultura está colocando nos homens, inclusive nós, evangélicos. Pare de achar que você é menininha de Jesus; você é o guerreiro dele, pô! Pare de dar problema. Seja fiel à sua igreja local, seja fiel ao seu pastor, seja fiel à sua família, seja fiel à sua namorada, noiva, esposa; seja fiel ao seu país, seja fiel aos seus grupos. O problema do mundo é um: é a imoralidade. Tudo
diz respeito à sexualidade; todo o desvio, até o político, até a corrupção política, não existe sem o cara que é adúltero. Antes, o cara que é corrupto na política só está praticando o tipo de desvio que pratica no casamento dele. Então, seja fiel em casa. Você resolveu o Brasil? Quer mudar o Brasil? Então volte para casa e ame sua família, cara. Volte para casa e ame sua pequena pátria. Volte para casa e ame sua pequena igreja. Você não vai mudar os políticos, cara. Você não vai mudar a cultura. Para um fiel que desiste, um monte
de policial pede demissão por causa de um governo injusto, enquanto um justo que sai tem 10.000 ímpios querendo entrar no lugar. E a gente não pode entrar num desgosto; a gente tem que entender que eu posso não mudar o macro, mas eu vou me responsabilizar pelo meu micro, pelos meus grupos, pelos ambientes onde sou influente, pelos ambientes onde tenho autoridade, pelos ambientes onde sou sacerdote. Então, seja fiel à sua igreja, seja fiel ao seu pastor, seja fiel à sua mulher, seja exemplo para seus filhos, seja fiel aos seus amigos. Ajude os verdadeiros arrependidos, confronte os
vagabundos, honre os melhores homens da sua cidade. Não ande com qualquer um. Leve o seu código de conduta, seja fiel aos seus contratos, seja fiel à sua palavra. E a gente vai progressivamente cooperando para um país melhor. Amém. Eu poderia fazer um apelo para te vir aqui à frente, não quero fazer hoje; é um culto racional. O arrependimento vai ser seu, o fundamento é seu. Seu dever hoje é sair daqui e marcar uma conversa com Jesus. Poderia chamar aqui na frente, botar a mão na sua cabeça, você chorar e dizer: "ah, é hoje". Não, o
melhor arrependimento é o arrependimento que não oraram por você; é a metanoia. Eu entendi e agora eu assumo o meu dever. Vá conversar com Jesus, saia daqui, encontre um período esta semana que você pode ficar só com Jesus, num café, em casa, na sua igreja. Peça ao seu pastor uma salinha e ali, ó, não precisa ficar aleluia, senta para ouvir Jesus; senta para o silêncio, senta para a contemplação. Senhor, mexe comigo, e Ele vai dar o seu boleto: "ó, tá errado aqui, aqui, aqui, aqui". Vai resolver. O melhor arrependimento é o do silêncio, não do
barulho. Por isso que eu não quero chamar; tem dias para chamar você aqui, mas hoje não é o dia. Que é arrependimento de homem, de macho. E, arrepende-se. A gente ama ou não? Vá para o silêncio e deixe o eterno falar com você no silêncio. Curve sua cabeça, sentado como você está. Deixa eu abençoar sua vida.