Oh, ei galera! Hoje vamos olhar para os fascinantes processos de produção de várias áreas, desde a fabricação de sorvete até o processamento de metais. E é assim que a borracha de silicone é produzida: o material neutro que é resistente a condições e temperaturas extremas.
E aí! [Música] Por exemplo, é utilizada na fabricação de esteiras transportadoras em fábricas de confeitaria, por onde são movidos chicletes, caramelo e marmelada. Devido às características do material, os produtos pegajosos não grudam na esteira de silicone, além de possuir alta resistência química.
[Música] E aí! Este é um sistema incomum, remanescente de antigos teares, que usa o método de tecelagem para criar pré-formas, ou seja, diferentes tipos de peças. O foco está no material e o sistema trabalha com fibra de carbono, para que as pré-formas combinem resistência ao calor, leveza e alta resistência à tração.
Um manipulador especial é responsável pelo fornecimento da fibra, que possui diversas configurações, incluindo velocidade e trajetória de carregamento. E vejamos a tecnologia de rebitagem a quente. E aí!
Essa opção é vantajosa por vários motivos: é necessário menos esforço para formar a rebitagem, a solda é mais apertada e forte, e é alcançada uma maior junção das peças. E, durante o processamento, os rebites de aço de grande diâmetro são aquecidos a cerca de 1. 100 graus Celsius e, devido à deformação térmica dos rebites, as peças são comprimidas com maior força do que com a rebitagem a frio.
E aí! E chegou a hora de ouvir o processo de gravação a laser em uma cigarreira feita de couro ecológico. E aí!
[Música] E agora você está diante de um processo de corte metálico em uma máquina CNC. A espessura do corte pode ser ajustada com flexibilidade, minimizando assim a quantidade de resíduos de produção. No vídeo apresentado, a espessura é de 8 mm e, graças ao CNC, obtém-se uma excelente reprodutibilidade.
[Música] A seguir está uma fresadora CNC para trabalhar com alumínio. E aí! A máquina é ideal para trabalhar com peças pequenas, mas também processa plexiglass, PVC, madeira e plástico, sem nenhum problema.
[Música] Dependendo da versão, a área de trabalho alcança no máximo 120 por 240 centímetros e pesa até 900 kg. [Música] Essa máquina, uma pensadora de PVC, produz muitos produtos com os quais estamos mais familiarizados: etiquetas de bandagem, molduras para fotos, acessórios de vestuário, brinquedos e artigos de papelaria. O equipamento pode trabalhar com 12 cores e memorizar até 10 designs diferentes, o que permite reconfigurá-lo rapidamente.
Já a tecnologia de dosagem ajuda a economizar material, pois essa máquina produz irradiadores de cobre, cortando chapas do tamanho necessário de uma barra metálica. Devido à capacidade de ajustar com precisão a altura e a largura das placas, são criados rapidamente radiadores de várias configurações para diferentes aplicações. Por exemplo, o espaçamento entre as chapas pode ser de apenas 0,6 milímetros e a espessura de uma placa mede cerca de 0,3 mm, ou qualquer outra medida.
Esse equipamento vai atrair aqueles que gostam de sobremesas! E aí! Eu já pedi ajuda na produção de doces.
Em uma das etapas de produção, a massa macia resfriada é girada nesta máquina especial, devido à qual é esticada e saturada com oxigênio. Esse processo simplifica ainda mais a produção, tornando a massa mais fácil de ser manuseada à mão, para misturar, amassar, desenrolar e realizar outras ações. E agora está sendo apresentada uma produção de frigideiras de alta tecnologia.
Essa máquina reduz o tempo de fabricação de utensílios em trinta por cento. E aí! Por exemplo, uma frigideira de 100 milímetros de altura pode ser processada em 55 segundos.
E não só frigideiras podem ser produzidas, mas também outras peças, como luminárias, moldes, torneiras e canecas. [Música] E essa máquina produz discos abrasivos. O modelo trabalha com fibra de vidro e plástico, fornece cola especial e lixa, e é capaz de produzir 600 discos por hora.
O diâmetro final varia de 100 a 180 milímetros, e o controle é totalmente automatizado; basta ao operador carregar as matérias-primas e depois descarregar os produtos prontos. E aí! É assim que funciona o processo de enlatamento de cerveja em uma empresa norte-americana.
Essa máquina especial enche 6 latas com bebida espumosa de uma só vez, enquanto o operador monitora o processo. Em seguida, as tampas são fixadas nas latas, respingando a bebida por todas as direções. Trata-se também de uma cerveja incomum por ter um teor reduzido de glúten, e cada lote é verificado quanto a esse parâmetro em um laboratório especial.
A velocidade de trabalho dessa máquina de plantio de mudas é de 3 mil a 40 mil plantas. Por ora, as plantas podem ser plantadas em vasos, assim como em sacos, bandejas e outros recipientes. Outra vantagem é a interface simples da máquina, assim como o sistema de diagnóstico integrado, que detecta rapidamente qualquer mau funcionamento.
E aí! [Música] Além disso, o número de folhas pode ser verificado; se for considerado baixo, o transplante da muda não será realizado. A próxima da fila é um deleite para os olhos de quem gosta de carpintaria: uma máquina que torna as pernas de madeira de estantes.
E aí! [Música] O fabricante oferece soluções de última geração. Por exemplo, o sistema de movimentação dos eixos é baseado em servoacionamentos potentes e fusos de esferas de alta velocidade.
Há também um software especial para corte 3D e um sistema de processamento digital multi-vision. [Música] E é assim que são produzidas garrafas para água mineral, sucos, refrigerantes e outras bebidas. No vídeo apresentado, a máquina fabrica garrafas de 225 ml a uma velocidade de até 12 mil peças por hora.
E aí! E aí! É um mecanismo especial que produz garrafas em lotes de 8 de cada vez.
Além disso, a máquina é. . .
Econômica em termos de consumo energético e de matéria-prima, de modo que o custo do produto final também é reduzido. E continuamos o tour pelas instalações de produção e chegamos à máquina que produz brocas escalonadas. Aí, é utilizado o processamento CBN (nitreto cúbico de boro policristalino), que proporciona um corte mais preciso.
[Música] As brocas resultantes são ideais para trabalhos com chapas metálicas e são usadas em diversas áreas, desde reparos até construção de aeronaves. O primeiro lote industrial de picolés foi lançado em 1920. Hoje, os picolés continuam sendo produzidos em todo o mundo através de tais máquinas.
Graças à automação do processo, foi possível aumentar significativamente a velocidade de produção. O primeiro lote deste doce, por exemplo, foi de apenas 25 mil unidades. Aqui está outra máquina muito útil que produz tela expandida de metal.
A versão mostrada no vídeo possui células de 12 por 24 mm e espessura de 2 mm. O fabricante observa que a tela metálica pode ser usada para uma variedade de finalidades, por exemplo, para o túnel de grandes radiadores automotivos. A outra opção para produzir telas metálicas, dessa vez utilizando esta máquina, é a Amália.
Podem ser produzidas a partir de arame de pequeno diâmetro, artes metálicas, chapas metálicas e outras peças brutas, tudo isso graças ao moderno sistema de controle da máquina, que pode ser parada rapidamente em caso de mau funcionamento. Já se perguntou como as luvas recebem revestimento de proteção? Muito simples!
Elas são mergulhadas em um polímero líquido especial, que muitas vezes contém nitrilo, PVC, látex e vários aditivos. Ao variar a combinação de componentes, os fabricantes podem fornecer não só resistência à umidade ou produtos químicos domésticos, mas também a derivados de petróleo, álcalis e ácidos. Além disso, o revestimento melhora a aderência e, se necessário, pode ser modificado, por exemplo, através da aplicação de relevo adicional.
As lâmpadas LED estão se tornando cada vez mais populares hoje, mas as lâmpadas incandescentes comuns continuam sendo produzidas. [Música] Sua eficiência é baixa, pois na produção se usa o tungstênio, um material bastante caro. Também são necessários equipamentos a vácuo e máquinas sopradoras de vidro, além de um rigoroso controle de qualidade em cada etapa da produção.
A outra opção para trabalhar com fibra de carbono, dessa vez seca, distingue-se da convencional por sua maior resistência. A máquina apresentada permite controlar cuidadosamente tanto a geometria da peça quanto sua espessura por meio de um sistema de medição a laser sem contato e um software de pré-simulação 3D, proporcionando ainda mais controle. Tais máquinas auxiliam na produção de roupas e acessórios, cortando diversas peças como fitas e zíperes plásticos.
Muitas dessas máquinas trabalham rapidamente a uma velocidade de 120 cortes por minuto para peças de 50 milímetros de comprimento. Elas também podem ser facilmente recondicionadas com diferentes lâminas, permitindo personalizar a forma do corte final. E com certeza muitos aqui conhecem a impressão térmica.
Sabia que também existe a tampografia? O seu segredo está no elemento elástico chamado tampão, que permite a impressão em superfícies de praticamente qualquer formato. Esta opção de impressão foi inventada na Suíça, onde eram usados os tampões de gelatina; mas agora, estão sendo substituídos por opções de borracha de silicone.
Um fato interessante sobre copos de papel: seus análogos eram usados na China imperial. A tecnologia para a produção de copos passou por muitas mudanças; agora, o processo é o mais automatizado possível, o que, em muitos casos, requer uma participação humana mínima; basta recarregar os consumíveis e recolher os copos prontos. O corte a laser de tubos tem muitas vantagens.
Por exemplo, a linha de corte bem fina não causa deformação na borda. Não é à toa que tais máquinas estão se tornando cada vez mais populares. [Música] Algumas delas podem cortar tubos de até 12 metros de comprimento.
Também é utilizado software profissional que, combinado com automação inteligente e autentralização, minimiza o risco de falhas. [Música] Esta máquina puncionadeira é perfeita para grandes e pequenas indústrias, já que a qualidade das peças será muito melhor do que quando feitas à mão. Análogos de tornos eram usados no antigo Egito e, desde então, têm sido ferramentas indispensáveis para muitos especialistas.
Graças a eles, é possível criar peças bastante complexas em um único ciclo de processamento e de vários materiais, como aço, ferro fundido, aço inoxidável e metais não ferrosos. [Aplausos] [Música] [Aplausos] Além disso, os cavacos de metal podem ser enfrentados e enviados para reprocessamento. A ampla introdução do CNC acelerou e simplificou o rosqueamento, furação, escareamento e outras tarefas.
Pare de ser preguiçoso! É hora de recarregar seu cérebro. Bem-vindo ao canal Break Time, onde você encontrará acontecimentos incríveis do passado, presente e até mesmo do futuro, revoltas da natureza, animais incríveis, fatos chocantes e mistérios não resolvidos.
Aqui, você encontrará tudo isso e muito mais. Inscreva-se! Você não vai se arrepender.