quero saudar a todos vocês em nome do senhor jesus traga o abraço da igreja irmã da primeira igreja presbiteriana de goiânia a todos vocês pra igreja das graças o expresso também a minha alegria pelo privilégio de estar aqui nesta noite participando desse momento de culto de adoração em serviço ao nosso deus desde o primeiro culto pela manhã nós estamos fazendo a exposição no livro de jonas e agora chegamos no capítulo 3 então eu sei que nem todo mundo esteve aqui no nos dois primeiros cultos então vou fazer um breve resumo antes de entrar na exposição
do capítulo 3 por enquanto vamos abrir nesse capítulo e vamos fazer leitura nos preparando para a exposição da mesma o livro de jonas capítulo 3 veio a palavra do senhor segunda vez a jonas dizendo o seguinte vai a grande cidade de nis de problema contra ela a mensagem que eu te digo levantou-se por jonas e foi a nínive segunda palavra do senhor ora nem me ver a cidade muito importante diante de deus de três dias para percorrê-la começou jonas a percorrer a cidade de caminho de um dia e pregava e dizia ainda 40 dias e
nínive será submetida visitas crer em deus e proclamar um jejum e vestiram se de panos de saco desde o maior até o menor chegou essa notícia o reniê levantou se do seu trono ter o dci as vestes reais o brio de pano de sapo sentou-se sobre cinza e fez se proclamar divulgar e nip por mandado do rei e seus grandes nem homens nem animais nem dois nem ovelhas prova em coisa alguma nem os levem ao pasto nem bebam água mas sejam cobertos de panos de saco tanto os homens como os animais e clamaram fortemente a
deus e se converteram cada um do seu mau caminho e da violência que há nas suas mãos quem sabe se voltará a deus e se arrependerá e se apartar a do cor da sua ira de sorte que não pensamos viu deus o que fizeram como se converteram do seu mau caminho e deu se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez até aqui a leitura da palavra de deus o que vimos até agora no capítulo primeiro nós vimos como deus chamou jonas que era um profeta do norte de israel o reino
do norte ele deu uma missão difícil a missão de jonas é uma missão que não foi dado nenhum outro profeta todos os outros profetas que nós conhecemos isaías jeremias por exemplo eles foram chamados para ministrar ao próprio povo de deus mas jonas é único profeta do antigo testamento a quem deus manda ministrará um outro o povo falar os pagãos ausentes jonas não é a primeira vez que deus havia parecer lá jonas e dado uma ordem a jonas o dado uma palavra para jonas o livro dos reis segundo livro dos reis nos conta que um pouco
antes desse período deus através de jonas havia dito à nação de israel que haveria de libertá-los da mão dos sírios e restabelecer os termos dos limites da nação o que de fato aconteceu durante o período dos engenheiros bons segundo que é o período que nós temos aqui era uma época de prosperidade era uma época de tranquilidade na ação de israel mas era também um período de grande idolatria o reger o bom segundo era um abrigo governante ele fez com que os negócios da do reino andassem muito bem mas contudo ele desvie o povo de deus
e permitiu que a idolatria se alastrasse no meio da comunidade de israel então os israelitas viam a santa maria para o culto a deus e lá tinha dois míseros de ouro havia locais sagrados no nos autos dos montes poste sido nos e oculto abal e sempre foi uma praga no meio do povo de deus no antigo testamento jonas vivia nesse período vivia nesse período e agora deus o chama para que ele leve uma mensagem para os assírios e particularmente essa mensagem deveria ser entregue em uma das principais capitais da síria que era a grande cidade
de nínive ao ser comissionado por deus jonas faz exatamente o contrário que deus tenha dito deus tinha mandado que ele fosse para o menino e ficava 800 quilômetros ao norte e jonas se dispõe mas para ir para táxis que fica no caminho oposto assento a mil e poucos quilômetros no sul da espanha era uma cidade que havia lá ele desce e samaria vai até o jovem que é um porto mais próximo de laine embarcar no navio que tem como objetivo ir exatamente na direção oposta do que deus estava mandando para a fuga de jonas é
simples os judeus não gostava dos gentios eles tinham uma dificuldade em se relacionar com gente especialmente por conta daquela as leis que moisés havia estabelecido leis relacionadas com a purificação com alimentação judeu não podia comer determinados alimentos que é exatamente os alimentos dos gentios' gostavam e outras leis que faziam a separação entre o povo de deus e aquelas nações com as quais não tinha uma aliança então para o judeu era muito difícil administrar misericórdia ou ter compaixão daquelas nações que adoravam outros deuses que viviam na imoralidade de um práticas obscenas práticas com e cruéis cujos
deus exige o sacrifício dos filhos e assim por diante os judeus queria distância daquilo ali pior ainda quando se referia aos assírios a síria era a potência mundial naquela época estava surgindo no cenário mundial e ela estava em campanha de expansão do seu território já havia conquistado várias nações vizinhas e se preparava para marchar sobre o agito e no meio do caminho estava exatamente a nação de israel então judeus tinham todos os motivos do mundo para não querer absolutamente nada com a síria e com os ninivitas quer os moradores e não é da capital mas
é importante mas pelo menos de uma das grandes capitais nas grandes cidades de ninguém então essa é a razão pela qual jonas ele resolve ir embora ele sabe que ele prega nínive e os ninivitas acreditarem na pregação dele e os ninivitas se arrepender e deus vai perdoar os ninivitas e jonas não admite que os ninivitas sejam perdoados todo mundo pode se converter - nos aflitos então como jonas não aceita ou não acredita que seja justo que os ministros se convertam então ele resolve fazer exatamente o contrário do que deus dizia vai embora nas suas pregações
pela manhã nós vimos como que coisa maravilhosa que deus não feito o livre arbítrio porque se ele tivesse respeitado o livre arbítrio de jonas jonas estava morando em taxas até o dia de hoje e os indivíduos não teriam se convertido mas que bom que deus não respeitar o livre arbítrio e deus fez o que ele queria fazer independentemente da decisão de jonas ele vai atrás de jonas e manda uma grande tempestade numa manda um vento atrás de jonas neste evento gera uma tempestade de proporções nunca vistas pelos marinheiros e ficam todos assustados é de onde
vem isso aqui e finalmente lá cada um olha para o seu deus porque só tem ateu até o momento do pit bull mas pula a cerca todo mundo em volta o seu deus quer saber o que está vendo finalmente ele chegou à conclusão que é jonas e jonas admite que ele está fugindo de deus e diz que eu estou entendendo que tudo isso é causado pelo deus que criou o mar que a terra a ironia da coisa se deus é o deus que criou maia terra como é que jonas imaginou que ia fugir com uma
viu né ele é o deus que criou fugir na hora que ele é jogado então no mar a tempestade se acalma os marinheiros clamam a deus reconhece um deus de jonas não temos certeza se houve conversão dos marinheiros mas com certeza eles admitiram que deus é o criador de todas as coisas absoluta 2 narra a oração de jonas que onde ele rememoram o que ele sentia à medida que ele afundava no mar sentindo que a morte aproximava no capítulo 2 jonas reconhece o seu pecado ele com amadeus na sua angústia ele se sente abandonado por
deus e ele se vê na perspectiva da morte ele sente ele disse que vai sentir falta da presença de deus ele participar dos cultos do tempo jonas está caindo se afogando e chegando no fim quando de repente no meio da sua oração alguma coisa acontece e ele fala de como deus da sepultura tira a sua calma aí nós temos que talvez aquilo se retira ao exato momento em que o peixe então o engole e salva jonas do afogamento eo leva para cima né passagem que fala e tu fizeste que subir da sepultura a minha alma
quando as algas estavam enroladas na minha cabeça e jonas então arrependido clamando a deus e buscando a deus ele finalmente admitiu no final do capítulo 2 a salvação pertence a deus deus salva quem ele quer quando ele quer e da forma que ele quer isso jonas aprendeu e agora então deus dá uma ordem o peixe e peixes vomita jonas nas praias de jop e agora jonas tem mandado de 800 quilômetros até chegar e nínive onde ele vai anunciar a palavra de deus o capítulo 3 então é o registro da chegada de jonas na cidade de
nínive é o registro de como os ninivitas se arrependeram dos seus pecados ao ouvir a pregação de jonas e um registro de como deus sustou o castigo que ele disse que daria à cidade e é o que nós queremos ver nessa noite fazendo a exposição do texto algumas dificuldades que as pessoas encontram quando leu um texto como esse a primeira é a dificuldade de simples neve ou não joão jonas pegou o que jonas cérebro falava hebraico os ninivitas falavam aramaico as duas línguas são parecidas mas não são a mesma coisa como é que jonas pegou
nesta grande cidade durante um dia tinha um intérprete são dificuldades que as pessoas levantam a gente tem que ter paciência com esse povo é porque às vezes é só uma vontade o dia tem um tradutor ou então jonas podia dominar o aramaico é como era a língua da potência maior daquela época com muita facilidade poderia ter se tornado já o que a gente chama o equivalente ao nosso inglês hoje era uma língua que era falada pelos povos do oriente e que as duas línguas se parecem falar em isaías 3611 quando o rei ezequias sofre a
invasão senna queridos cerca de 30 anos depois de jonas e os oficiais de senna querido e começam a insultar e questionar e provocar o rei ezequias lá na muralha de jerusalém falando hebraico e os servos de isaías responde dizendo pode falar em era mais porque a gente entende vocês muito bem então as duas línguas eram diferentes mas não tão próximos sejam próximos o suficiente para que os ninivitas entendessem o que é que jonas estava dizendo até porque a mensagem de jonas tinha apenas seis palavras até 40 dias nínive será submetida os 617 não contei mas
era uma mensagem curta era a mensagem que jonas ficava repetindo daqui a 40 dias deus vai submeter a cidade daqui a 40 dias deus vai submeter a cidade então não precisava ser um lingüista é alguém que conhecesse totalmente para mais para poder pegar o que jonas pegou a segunda dificuldade que as pessoas encontram aqui é que esse evento que nós acabamos de ler aqui é um evento de grandes proporções fazendo que a cidade inteira se converteu inclusive o rei na síria o vento de nínive ele se converteu e marcou um dia de jejum conclamou o
povo passou um edito real um decreto para que se convertesse em que buscassem esse deus de hebreus e os críticos eles olhem dizia assim um evento dessa proporção deveria ter algum registro disso nos anais da história secular nós temos recursos fora da bíblia que nos falam a respeito da história das ilhas da babilônia do egito de todas aquelas grandes civilizações orientais e de fato não existe nenhuma delas nenhuma menção a isso que teria acontecido durante o reinado de senna que aliás um pouco antes do reinado de ensinar querido agora há razão para que um evento
como esse não apareça nos anais da história é dos artigos é simples a história antiga usando essas fontes sabe que há muitas lacunas que não são preenchidas no relato não passam grandes períodos de tempo sem que haja qualquer registro de qualquer atividade a segunda coisa ao que a gente chama de revisionismo histórico a história é escrita pelos vencedores foi escrita pelos vencedores não interessava a ninguém quem escreve a história dos assírios os acidentes não interessava a cena querido não interessava a nenhum dos reis assírios que nos anais da história das ilhas tivesse um relato de
que um dia os assírios reconheceram o deus dos hebreus daquela nação vizinha que eles vão esmagar dali há 30 anos como sendo o grande deus dos céus e da terra hoje em dia mesmo a gente vive um momento de revisionismo as pessoas estão querendo olhar para a história do brasil e reescrever a história do brasil o união recebe a história do brasil e acontecer alguma coisa na política vocês sabem que impediu que esse movimento foi avante mas havia nenhum propósito de ré escreveu de reler a história brasileira a partir de uma outra perspectiva de fazer
uma revisão da história então não é difícil imaginar por que é que você não vai encontrar esse registro na história dos reis da síria né ninguém queria pagar esse mico naturalmente manda tirar pagas e não pode não pode ficar na mão e tem também mas nós não temos o registro em outras fontes mas nós temos o registro nesse livro antigo antigo que é a bíblia sagrada e cujo manuscrito temos manuscritos que datam é de décadas antes do senhor jesus manuscritos de com branco onde foram encontrados praticamente cópias de textos de todos os livros do antigo
testamento batalhão de 150 200 anos antes de cristo onde tem essa história onde fará menção a respeito da história de jonas não há evidência arqueológica suficiente para isso uma outra dificuldade que as pessoas têm não uma pergunta que aparece é quanto tempo teria durado isso jonas pegou os devidos se arrependeram ele creio em deus a começaram a servir a deus e adorar a deus mas isso foi permanente quanto tempo isso durou a verdade é que não durou muito tempo deve ter sido o deve ter foi um daqueles momentos em que deu system de misericórdia há
uma geração cerca de 30 anos depois do tempo de nínive ser abençoado pela pregação de jonas ele está atacando israel no primeiro ataque à nação de israel logo depois senna querido que veio depois do rei pool ele invade israel no tempo do rei ezequias uma tentativa foi frustrada e não não aconteceu mas algum tempo depois já no reinado o reino do norte então é levado cativo pelos assírios ou seja cerca de 50 a 60 anos depois em nínive os filhos invadem e destroem o reino do norte levam cativo seus prisioneiros e o juízo de deus
então vem através deles contra a nação de israel mas também o juízo de deus se abateu contra nínive no livro de na 14 título primeiro verso primeiro nós temos uma profecia em que deus abre agora de destruir a grande cidade de nínive o que de fato aconteceu durante o reinado dos peças e dos babilônicos a babilônia se levanta como um grande império mundial destrói ou quebra o poder da síria e finalmente os assírios como civilização eles são dispersos e não existem mais mas aquele momento la n vi parece o pode ter durado coisa de uma
década ou duas em que esse conhecimento do verdadeiro deus aqueles fatos extraordinários predominaram mas não o suficiente para e também não era o plano de deus não era suficiente para mudar o converter toda nação muito bem o que nos ensina alguma coisa que deus e as a história dos adventos que nós temos ela nos conta de como em determinadas ocasiões e durante um tempo a graça de deus se mostra um povo em uma região em um país há centenas e centenas milhares de conversões e depois com a mesma velocidade e surpresa com que o advento
vem ele vai embora como se deus quisesse visitas não entendo compaixão pelo misericórdia e determinados povos determinadas culturas e repentes não aquilo se vai dentro da soberana vontade de deus queridos o capítulo ele tem algumas de som quatro divisões e elas são fáceis de perceber no texto na primeira parte nós vamos ver como deus como funciona jonas a segunda vez para que ele fosse versus 1 e 2 depois vamos ver como jonas obedeceu e prega nínive versos de 3 a 4 depois os ninivitas crê em deus e se convertem em versos de 59 e finalmente
deus resolve não mais destruir a cidade a expectativa na expulsão desse texto é que ele falhou o seu coração nessa noite que nós aprendemos mais a respeito do nosso deus e da maneira e dos modos com os quais ele se relaciona com o seu povo vamos lá então para a exposição do texto primeiro deus começou na zona sul uma segunda 22 veio a palavra do senhor segunda vez contra ela a mensagem que eu te digo alguns pontos aqui primeiro nem todo mundo recebe uma segunda chance moisés com certeza muito mais merecedor do que jonas com
certeza muito mais digno do que jonas e cometeu um erro fala rocha e moisés bateu na rocha e deus disse a moisés por conta disso você não vai entrar na terra prometida a moisés não teve uma segunda chance gozo deus teve compaixão de e foi atrás dele trouxe de volta e segunda vez de jonas e quer que eu desenhe wang nou segunda vez né todos falando a segunda vez que vai pra mim n e você vai anunciar a mensagem que eu te dou josé o filho pródigo do antigo testamento a misericórdia paciência que deus tem
com este profeta e não aparece mais nenhum lugar da antiga aliança mas jonas recebe que poucas pessoas recebem no antigo testamento e no novo uma segunda oportunidade se você tem sido alvo da misericórdia de deus uma segunda oportunidade um momento de você refazer sua vida fazer certo que você fez errado não jogue fora a bíblia muito clara buscar é o senhor enquanto se pode achar igual caio enquanto está perto a segunda chance e somente pela misericórdia de deus porque não havia absolutamente nada nele que humanamente falando justificação que deus ainda quisesse usá lo quando por
exemplo você compara com moisés como eu acabei de fazer a segunda coisa que você percebe aqui é que deus está determinado que sua palavra chegue a mini através de jonas deus está determinado está empenhado em fazer com que isso aconteça e para isso ele vai atrás do profeta fujam ele levanta tempestade no mar ele se revela que eles marinheiros através da tempestade ele prepara um grande peixe recebe a oração de jonas jonas foi lançado na terra outra vez e outra vez deus aparece disso vamos tentar de novo jonas agora você vai fazer certo ou seja
deus está determinado a fazer o que ele quer fazer como a palavra dele bem sei que tudo pode e nenhum dos seus planos pode frustrar a gente pode afinal a vontade dele para ela ser a graça a deus por isso porque se ele fosse dirigir o mundo a depender da decisão e das escolhas que os homens fazem fazem como eu disse até hoje jonas estaria morando em taças e ninguém os ninivitas foi para o céu ninguém seria convertido mas ainda bem que deus não via a história esperando as decisões e as escolhas humanas mas ele
age conforme seu propósito do seu querer ele realiza todo o seu propósito a terceira coisa e nós percebemos a mensagem continua mesmo no início do capítulo 1 no início do livro adeus aparece a jonas e diz vai lá a menina e prega contra ela porque a sua maldade subiu contra mim chegou até mim então agora na segunda vez que deus convoca jonas ele da mesma ordem a mensagem também é a mesma deus havia notado pecado da cidade e deus haveria de destruí-la em 40 dias era uma mensagem e que seria anunciada a destruição dos depois
do período de 40 dias no capítulo a segunda parte do capítulo é como jonas desta feita obedece a deus vai pregar a inibição os versos 3 e 4 eu me lembro da parábola dos dois filhos lá em mateus 21 jesus conta a história de um homem que tinha dois filhos chegou mais velho para o primeiro deles disse vai vai para o campo trabalhar ele disse eu vou pai e não foi e disse para o outro então vai para o campo trabalhar ele disse não vou mas depois foi é o caso de jonas aqui há também
outra parábola que me lembra uma vez uma segunda chance porque não vencer de maneira nenhuma e finalmente jonas vai a descrição que ele daqui da cidade está no verso três lá ainda um capítulo 207 nm é chamada de cidade rainha por causa da sua grandeza do seu resplendor aí no verso 3 vocês viram que está dito que era uma cidade muito importante diante de essa descrição ela cai bem com quem a teologia e descreve a respeito de n era uma cidade grande que levaria três dias para jonas completar a pregação se imagina ele andando durante
três dias na sem parar repetindo aquela mensagem ou seja uma pessoa caminha em média o que quatro quilômetros por hora sem jonas durante 10 horas ele andasse os quatro quilômetros por hora seriam 40 quilômetros três dias 120 quilômetros é um raio considerável para para uma cidade uma circunferência considerada uma cidade grande e bate com que a tecnologia nos diz a respeito da cidade de mini era uma cidade toda murada cortada por afluentes do rio tigre a muralha que cercava nível era tão grossa que dava passa três carruagens ao mesmo tempo por cima dela e construções
importantes na cidade tinha até um zoológico era considerada uma das cidades reais embora não fosse provavelmente a capital e era lá que jonas devia pagar imagino jonas depois de 800 quilômetros de viagem ele chega lá diante dos muros de nínive diante dos portões de nínive por onde entravam e saíam mercadores e comerciantes gente está fazendo todo tipo de negócio visitante turista e jonas só entrando no processo e deu talvez é até estranha a sua história talvez a história dele eu tivesse precedido ele tinha passado três dias no estômago de um peixe nesta vez a pele
esbranquiçada que três dias o com gasto com sofrendo ou experimentando o ácido gástrico na pele a gente sabe que esse acervo ele corrói então imagina jonas chegando eo fantasma entrando assim na cidade vestido como um profeta hebreu se foi parecido com ele estava só com aquela roupa de pelo entrando assim naquela cidade e no perguntasse onde a praça a praça porque eu vou ter alguma coisa para dizer e aí lá caminha a praça e começa a pregar diz aí o texto no verso 4 que jonas percorreu a cidade um dia só levou um dia só
levou um dia ele passou um dia simplesmente ainda 40 dias há ainda 40 dias que aparece aqui é a mesma palavra que aparece no relato da destruição de sodoma e gomorra lá no livro de gênesis diz que deus subverteu as cidades da planície fazendo sobre sodoma e gomorra enxofre talvez o uso dessa palavra por jonas que conhecia a história foi de propósito porque a expectativa de jonas é que deus fizesse com nív a mesma coisa que fez um só dono de um humor ele foi pregar querendo que ninguém acreditasse mesmo porque ele queria que deus
uber tensine exatamente como deus tenha feito com honra embora jonas tem experimentado essa é a triste descoberta aqui no capítulo 3 embora jonas tenha experimentado a misericórdia eo perdão de 21 de deus no capítulo 2 no capítulo 3 ele ainda mantém o mesmo rancor que ele tinha contra aquele povo a expectativa de jonas era que ninguém acreditasse a mensagem dele por isso talvez ele disse assim eu vou pregar o mínimo possível de seis palavras ainda 40 dias será submetido começa um dia andando entrega naquele tempo não tinha o acusado não tinha twitter não tinha nada
que o boca a boca e só pode ter sido essa a razão de que dentro de um dia a população tomou conhecimento de que um profeta estranho estava na cidade e que estava trazendo uma mensagem de destruição que ocorreria dentro de 40 dias se os indivíduos não se arrepender é claro em termos humanos e seria motivo de ridículo as pessoas estariam desaparecendo mais 12 acaba faltando dois da cni para que chega agora esse dois judeu dizendo mas esse monte de bobeira mas aconteceu uma coisa é extraordinária cunha a possibilidade de arrependimento ainda que jonas não
queria no capítulo a capítulo 17 1878 ao profeta jeremias no momento em que eu falar acerca de uma nação ou de um reino para o arrancada ribeiro e destruir se a tal nação se convencer da maldade contra a qual eu falei também eu me arrependerei do mal que pensava fazer eu já tinha dito isso aos profetas quando eu mandar você pregar no lugar e disser eu vou destruir a cidade eu vou punir esse povo se aquele povo ouvindo a mensagem se arrepender eu também não vou mais fazer o mal que eu disse que eu faria
se arrependeu e esse povo crew em mim então a mensagem de jonas ela trazia consigo a possibilidade de arrependimento e salvação quando ele embora jonas só tem anunciado juízo daqui a 40 dias nesta cidade vai ser destruída ainda assim essa mensagem ela pressupunha que se o povo cresce se arrependesse deus haveria de perdoar aquele povo e não fazer ou não trazer o juízo que deus disse que haveria de trazer e chegamos então na terceira parte do capítulo que é a narrativa extraordinária inesperada e surpreendente editaram em jonas e se converteram à deus e um avivamento
começou no povo versus 5 os ninivitas crêem em deus quais eram as chances disso acontecer gente normalmente um profeta estrangeiro e não falava a língua trazendo no coração da capital inimiga uma mensagem de juízes de arrependimento numa cidade ou numa cultura onde havia dezenas de deuses e deusas violenta os deuses cruéis quais eram humanamente falando as chances da mensagem de jonas será creditada e fazer algum efeito 005 creram em deus é conhecido por conta da baleia 5 do capítulo 3 porque esse milagre aqui é muito maior do que um milagre da valeta falando baleiro brincadeira
jonas isso aqui é muito mais difícil de acreditar do que um homem passar três dias e três noites no vento de um peixe que uma cidade inteira se converteu à pregação de um profeta hebreu que anunciava o juízo aquela cultura tão violenta como era a cultura dos assassinos mas foi o que aconteceu o maior avivamento da história apesar da mensagem e principalmente apesar do pregador eu espero que essa história de jonas nos cure de uma vez da que limita o evangélico de que o poder de deus ea graça de deus depende muito da qualidade do
poder e da autoridade do pregador porque é claro não explica jonas chegou à nação de israel durante muito tempo como isaías 120 anos ninguém se arrependeu jesus pregou três anos no final de três anos de ministério ele tinha doze discípulos um traiu outro negócios daí surgiram e vez profeta e através dele deus converte uma cidade inteira confirmando o que se diz no final do capítulo 2 a salvação pertence ao senhor é deus que age como quer quando quer e da forma como ele quer voltar isso mais adiante no final mas por enquanto vamos lembrar isso
aqui nós estamos mal diante do relato do maior avivamento na história dessa cidade de meio milhão de pessoas ouvir a mensagem de deus e diz o texto aí no verso 5 que eles proclamaram jejum desde o maior até o menor do mais igual mais pobre do mais importante até o mais humilde elas demonstram na prática demonstram de forma externa o arrependimento que havia caído no coração desse povo e que certamente foi uma obra extraordinária de deus o temor de deus caiu sobre aquela cidade e deus amor nos corações das pessoas através da pregação do seu
processo ea palavra de deus foi revestida de uma autoridade de um poder extraordinário de maneira que os cruéis politeístas ele se quebrar 1 diante do anúncio do juízo o temor de deus veio sobre ele através da palavra simples naquele profeta indignou se espalhou e um dia um dia chegou no palácio do tipo assim o estádio chegou o secretário regional em estádios ou da licença ou não estou muito ocupada que fazer nós mesmos o que espero que seja importante mas é importante o que está acontecendo o secretário está acontecendo na cidade porque pessoal parou de trabalhar
tá todo mundo chorando todo mundo de joelhos todo mundo reclamando há um deus estranho que tem aí e tem um tal de jonas que entrou aqui na cidade hoje de manhã e um pessoalzinho da pregação dele está tendo uma alma do mundo na cidade nossa trajetória falaram do comércio pararam as vendas para toda a cidade está parado pessoal está clamando está buscando a deus fecharam os restaurantes tudo que tá todo mundo de jejum até os bichos majestade até os animais ou pessoas que querem tirar do país não tem ninguém lavrando lá mas porque está todo
lá nesse jejum e tudo mais o que está acontecendo a gente não sabe se jonas falou para o rei no palácio mas eu sei mas é óbvio que o rei tomou conhecimento exatamente o que estava acontecendo e o que aconteceu com o rei a mesma coisa que aconteceu com o povo a palavra de deus no coração do rei o rei se quebra diante do anúncio do juízo pendente de deus do aviso de que a maldade da nação tinha chegado até o reino dos céus e que esse deus estava se preparando para destruir a cidade eo
resultado está aí no verso 6 até o verso 9 a reação do rei eo milho ele mesmo diante de deus que ele se levanta do seu trono ele tira de suas vestes reais eram adversas reais 16 na síria se vestiu de pura com túnicas bordadas a ouro encostado de pedras preciosas ele tira aquelas restos reais pega plano de saco é o pano de saco era um pano quer usado para essas atividades comerciais eram extremamente grosseiro ele manda fazer uma roupa pra ele de pano de saco e 60 sobre cinza humana dos cachinhos 60 essa expressão
era a maneira como oriental o antigo oriente expressava a consternação do seu coração quando eu estava triste quando ele estava batido quando estava debaixo de profunda emoção era assim que ele expressava toda a sua e aí ele chama o secretário de secretário escreve aí e manda publicar traz o meu selo eu vou bater e você manda anunciar que em toda a cidade e o edito do rei tinha seis pontos na verdade quatro itens primeiro o rei manda que esse jejum que já tinha começado no povo ele agora tem um caráter oficial verso set e ele
inclui os animais também ele diz que é obrigatório o uso de pano de saco agora em toda a cidade para expressar o que branqueamento e à humilhação algumas pessoas os críticos da bíblia lei uma passagem começa alguns deles e dizer que isso era ridículo nem como é que podia cobrir os animais de pano de saco a história antiga nós temos o caso um caso interessante de que os historiadores heródoto e plutarco que não tinham nada de cristãos eram breves eles conta a história da morte do general peça mas assistir às peças que amavam general maciste
proclamaram jejum e um tempo de luto por morte desse general rasparam a cabeça e rasparam todos os animais também tosquiar ão todos os animais como sinal de tristeza e pesar pela morte de maciste sentam no antigo oriente não era incomum que também os animais eram levados eram trazidos eram incluídos para participar é claro que ninguém pensava que o animal se arrepende eu tinha fé mas aquele indicavam que o proprietário estava oferecendo e consagrando a deus tudo que ele tinha lembra que naquele tempo a riqueza medida pelo tamanho do rebanho então o rebanho era consagrado a
deus o rebanho era trazido como oferta deus e então ele era tosquiado ou então algum sinal era colocado nele como pano de sato de que não somente o homem mas tudo aquilo que ele possuía sua família todos os seus bens agora ele se submetia a deus a terceira coisa que o rei mandou é que todos clamassem fortemente a deus está no verso 8 blanning fortemente a deus o deus aqui é o deus é um deus de jonas é o deus dos hebreus não é que eles não tinham deus eles tinham muitos deuses eram politeístas a
quantidade de deuses que havia na região da síria e da meo da babilônia é lendária era um verdadeiro campeão grego de dessa região que veio mais tarde às religiões de mistério na época do apóstolo paulo mas eles tinham em mente é o deus de jonas e no final do verso 8 o reid's cada um se conversa do seu mau caminho e da violência que há nas suas mãos conversão por decreto todo mundo todo mundo não funciona se a letra morta no quarto quando ele baixou um decreto dizendo que todo o império romano era cristão todo
mundo se batizou mas muita gente não se converteu mas aqui parece que o decreto já era uma expressão da conversão do coração do rei e também daquilo que já havia acontecido no meio do povo o rei apenas estava tornando oficial aquilo que deus já está fazendo no meio do povo sem pedir permissão do regional mas o rei incluindo o decreto a conversão cada um tinha de se converter dos seus maus caminhos e olha qual é a expectativa do rei no verso 9 quem sabe é o rei falando quem sabe se voltará a deus e se
arrependerá e se apartar a do furor da sua ira de sorte aqui o rei assumiu a posição certa porque é isso que o pecador arrependido do fae ele chega diante de deus e deus será que tem esperança para mim será que tem expectativa de que o senhor me poupe que seu nome castigo pelos meus pecados a pessoa que está de fato arrependida ela se aproxima de deus forma geral os homens é recorde de mim tão diferente de hoje em dia as pessoas acham que é da ordem de deus aonde em deus quer dizer adeus o
que deus tem que fazer é exigir os seus direitos de deus dá de volta o que é meu devolve restaura o menor sentimento de propriedade de reconhecimento os indignos de deus absolutamente nada a deus gente por favor me esperando o bom deus me dá a chance pra deus abre o coração aí deixa deus entrar a chance pra deus é deus que tem que dar pra nós quem sabe deus se arrepende do rei arrependido enquanto você acha que tem algum direito você acha que merece alguma coisa da parte de deus você tem um espírito de deus
se está muito longe da posição da pessoa verdadeiramente arrependido esse arrependimento ninguém vai entrar no reino de deus deus não lhe deve nada absolutamente nada o que deve estar no meu coração do seu quem sabe deus vai te lembra do publicano lá no templo de deus a minha conversão não for precedida disso não é conversão de jeito nenhum porque ela que indica a verdadeira obra da graça um coração arrependido que já foi esvaziado consciência e convicção de pecado a ponto de dizer se o me mandar para o inferno ainda assim lá no inferno e vou
levantar as minhas mãos e vou dizer senhor tu é justo eu estou aqui com justiça o que só me colocou aqui porque eu merecia enquanto não tiver essa atitude no seu coração está muito longe da conversão e consequentemente muito longe da salvação enquanto deus não quebrar o nosso orgulho a nossa arrogância como ele fez com o rei do iene e com toda aquela população quando as pessoas perguntam mas aquilo foi conversão mesmo lá no evangelho de mateus jesus cristo disse que os ninivitas se levantaram no dia do juízo contra aquela geração que ouviu jesus praga
e não se arrependeu e condenaram aquela geração porque os ninivitas se converteram com a pregação de jonas e o povo da galiléia da judéia e samaria não se converteu em uma pregação de cristo como deveria ter se convertido especialmente tiro e sídon que eram cidades litorâneas e que ouviram falar de deus final do capítulo verso 10 deus perdoa o povo de deus que fizeram e como se converter num seu mau caminho interessante o decreto do rei tinha quatro coisas não é isso era jejum e conversão mil pessoas podem jejuar elas podem se cobrir para o
destaque elas podem clamar a deus e não estar arrependida o que prova a conversão o que prova o arrependimento é conversão dos maus caminhos a mudança de vida mudança de atitude e diz que só isso que deus viu deus nos deu nem para o jejum e proclamou nem pra mais nada todas essas coisas são importantes mas a prova do arrependimento é a mudança de vida e foi isso que deus em outro e depois que deus viu diz o texto que ele se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não fez eu tô quase
tentava explicar que esse antropomorfismo né deus se arrependeu mas eu acho que não preciso todo mundo aqui é crente sabe que a bíblia às vezes usa essa linguagem mas é uma ilusão de ter que explicar mesmo não tem jeito é claro que quando habita várias passagens do antigo testamento que fala de deus se arrependendo e várias outras que dizem que ele não se arrepende número 23 19 deus não é homem para quem limpa nem filho do homem para que se arrependa primeiro samuel 1529 o deus de israel não se arrepende malaquias 36 eu não mudo
eu não me arrependo por isso que vocês não são destruídos tiago 1 17 o pai das luzes em quem não há mudança nem sombra de variação eu poderia estar dezenas e dezenas de passagens bíblicas que falam da imutabilidade de deus e que o arrependimento de deus não é como o arrependimento humano é uma maneira que os escritores bíblicos usaram para descrever aquilo que a gente conhece como a interação da soberania de deus com a responsabilidade humana desde o início do plano de deus era esse mesmo tava tudo de acordo com os planos de deus só
que deus ao agir conosco que estamos no tempo e no espaço e não sabemos o dia de amanhã ele fala como se fosse um de nós por exemplo deus e o que fizeram é uma linguagem antropomórfica de repente deus olha ai me arrepender é claro que é uma forma de falar porque deus é um iniciante eu sabia desde a eternidade que os ninivitas vão se arrepender mas a bíblia quando se refere ao fato concreto a interação de deus conosco fala como se deus fosse um de nós por isso deus se arrepende deus tira deus muda
é apenas uma linguagem para podermos entender de que forma deus relacionam conosco e nada disso foge ao propósito de deus ele continua senhor e soberano de todas as coisas nós vimos um pouco disso dos capítulos 12 nesta manhã quando o vírus no capítulo 1 deus é o jonas dizendo que deus preparou um peixe e foi esse peixe que vem salvo o jonas mas a ação foi de deus deus prepara um peixe e no capítulo 2 nós vemos na minha angústia clamo ao senhor e ele escutou a oração de jonas foi a causa pela qual o
peixe veio como isso é o capítulo 11 é o capítulo 2 resposta os dois juntos não pode separar a soberania de deus da nossa responsabilidade elas andam juntas deus diz eu vou destruir você e vou mandá lo para o sofrimento eterno se você não se arrepender se você se arrepender deus não vai fazer isso que ele disse que faria essa é a maneira pela qual o como a bíblia descreve o relacionamento de deus para conosco mas na sua essência dos seus projectos de fato nada absolutamente mudou passados 40 dias nada aconteceu jonas tinha dito há
40 dias e aí ficou claro que deus não iria mais destruir a cidade imagina a festa dos níveis depois do verso 10 viu deus que fizeram como se converter o seu mau caminho e deu se arrependeu do mal que tinha dito que faria não fez mas os ninivitas só souberam disso depois que passou os 40 dias porque a mensagem na época 40 dias e vem a destruição e eu fico imaginando o rennes dizendo secretário falta quantos dias deus é amanhã dobra aí o jejum vamos buscar a deus nas 40 dias conversão geral chegou o dia
é um dia como outro dia de alegria eu imagino a festa que esse rei deve ter dado alegria da cidade de nínive quando ficou claro que deus não os destruiria como havia dito que faria todo mundo estava feliz - o crente capítulo 4 como é que deus lhe algumas aplicações para nós porque nós aprendemos neste capítulo dos irmãos primeiro salvação do senhor empregou ninguém se converteu isaías jeremias e outros profetas clamaram ao povo de israel para que a tendência da idolatria sem sucesso jonas pegou avivamento não é uma questão do empregador ter um são oferta
mas a graça salvadora de deus segunda lição a mensagem sempre é maior do que o mensageiro eu estou dizendo isso para encorajá a falta de oração e santidade nos pregadores mas com mais santo piedoso e homem de oração que você seja a mensagem sempre vai ser maior do que você e o fato de que você é um homem de oração a mulher de oração que é doloso piedosa andando nos caminhos de deus não garante que toda vez que você falar os resultados serão os mesmos ilustração pessoal alguns de vocês vão lembrar do que eu disse
o que eu vou dizer aqui na década de 90 eo empregado essa igreja aqui era aniversário da igreja o pastor era o reverendo é o aniversário era pastor da primeira igreja de em convidado para pegar aqui era o fim de semana sem pregar sábado à noite domingo de manhã e domingo à noite de sábado à noite para domingo de manhã domingo à tarde que gripado aquelas braba que derruba você hoje emprega hoje à noite eu estou de cama aqui estou me sentindo mal tô com dores possua do frio não tenho condição onde ele pegou mas
eu entendi que devia vir e eu eu nem que aquilo tempo de me preparar não tinha tido tempo de se preparar onde eu ia me preparado durante a tarde e não tive à tarde à tarde foi lutando com a febre com a gripe tanto que eu vou falar hoje à noite eu já sei vou compartilhar 15 minutos a minha devocional naquele dia eu tinha lido mateus capítulo 5 quando jesus diz se você trouxer a sua oferta diante do altar e você lembrar que o irmão tem alguma coisa contra ti você vai primeiro se reconciliar com
seu irmão depois vem e você é fazer a sua oferta lotada a noite e dirigiu a liturgia me passou a palavra tinha dito ele passou a pregar 15 minutos mas na verdade eu vou apenas compartilhar isso aí sentindo muito mal e levantei não tinha horário tinha para dizer nada e falei peguei o pior da minha vida acabou não tem aquela passagem de jesus fala da necessidade de reconciliação ao dia termina com a bênção e alguém aqui nessa região levantou a mão na igreja mas era era um filho do dourado rotam junho que era diácono da
igreja levantou a mão aí quero falar uma palavra botão japão desse tamanho ou mão aí ela veio a óbito sobe aqui os mil o ator chegou aqui virou o reverendo hebe diz eu quero pedir perdão senhor diante da igreja porque tenho falado mal do senhor pelas costas uma moça também há outra que estava a mesma coisa com quem estava naquela noite lembra a palavra eu vi naquela noite confissões de pecado o temor sobre a igreja reconciliação amizades construídas ea igreja começou a reunião de oração a de manhã de madrugada que drogba vários meses pessoal vindouras
para deus quando eu saí daquele culto na igreja cheguei na primeiras domingo caprichei mateus capítulo 5 o resultado zero na mão mesmo empregador o que eu quero dizer que a mensagem é sempre maior do que o pregador o mais te 12 você seja por mais crente com certeza o mais tanto você seja mais eficácia da palavra de deus está na mão do santo espírito de deus e aqui eu quero trazer também uma palavra de consolo para você pai mãe que tem filho desviado a nossa tarefa é trazer a palavra pra eles mas você não pode
converter o seu filho e às vezes pais de filhos que estão desviados carrega um fardo um peso como se fosse culpa deles que o filho não se conversa é claro que todo pai e toda mãe falha você nunca vai ser um pai uma mãe perfeita e sem ter cometido erros mas mesmo que você nunca tivesse cometido um erro na criação do seu filho ainda assim a conversão do seu filho não está no seu poder ele tem que responder diante de deus por ele ele tem que tomar uma decisão ele entre ele e deus se deus
soberano e gracioso e por que é importante a gente lembrar disso porque às vezes a gente não tece empregadores a gente como que adora idolatra determinados pecadores pensando que o sucesso que ele tem no no ministério é devido a um valor intrínseco alguma santidade particular daquela pessoa tem talvez vocês ficariam surpresos em saber que muitos desses grandes pra casa pega os empregadores são pecadores também eles têm uma vida extremamente simples normal igual a qualquer um de nós mas às vezes atrás a deus usar uma pessoa usar uma mensagem usar uma palavra porque ele faz isso
pra que a glória seja dele sempre a glória dele não é de pregador de um de igreja nenhuma glória nunca seria de jonas o deus que o senhor de todas as coisas que tudo faz para a sua glória só lhe deu glória um dos postulados da reforma protestante que celebramos esse ano glória somente a deus esse capítulo nos em sines que nós - diante desse deus nos rendamos diante da sua grandeza da sua glória e confiamos na sua misericórdia porque a prova ele estender a sua misericórdia o seu perdão a pecadores como vocês como eu
a ele portanto toda a glória todo louvor e toda a adoração amém porém o deus é grandioso mais do que nós podemos descrever o definir nos curvamos diante de ti nessa noite dando atitude da glória vamos orar pelos que estão aqui nesta noite num estado de desafio de teimosia de rebelião contra ti numa guerra que eles não podem ganhar brindes aos teus pés como fizeste com rennes e com toda a cidade trazem o subministro secativos a doçura amor e misericórdia que é o teu filho jesus atrai-nos com cordas de amor pessoal de nos converte nos
inserimos convertidos compadece senhor de cada um de nós nessa noite pedimos por jesus