[Música] o ponto de vista que você escolhe para narrar um acontecimento tem um grande impacto na percepção da história a combinação certa de planos ângulos ou movimentos de câmera contribui para formar a identidade o clima e a direção de sentimentos de um filme por isso é preciso dominar essas técnicas para materializar suas ideias vamos conhecer os principais planos que temos disponíveis na linguagem audiovisual se os planos forem aleatoriamente definidos levando apenas em consideração o que é legal e bonito você vai acabar com uma confusão visual entretanto capturar o básico e o padrão das coberturas de
câmera para na hora da edição cortar e juntar os planos sua sequências podem ficar sem graça diante da curiosidade do espectador ao preparar uma cena uma dica importante é compreender sobre o ponto de vista está acontecendo a dramaticidade sob a perspectiva do personagem do narrador ou do espectador ou no mínimo refletir o que queremos que as Pessoas sintam e compreendam da cena isso vale não só na gravação mas também na orientação dos cortes na hora da edição isso vai te nortear durante as escolhas e trazer o seu próprio olhar para a situação você deve compreender
que enquadrar Depende de três elementos o plano à altura e o lado do ângulo envolve escolher o que será visto dentro do quadro e o que será excluído em cada momento da sequências pense no enquadramento como algo mais completo da qual os planos fazem parte cada plano é determinado em relação à distância entre a câmera e o objeto mas principalmente ao personagem que está sendo filmado as nomenclaturas utilizadas não são tão diferentes entre a televisão e o cinema porém Existem algumas divergências sobre o nome relação entre eles dentro da literatura cinematográfica Além de que alguns
diretores utilizam suas próprias mas são fáceis de compreender plano de estabelecimento o plano de estabelecimento é um plano muito amplo usado no início de uma sequência para introduzir o contexto em que a ação ocorre as imagens aéreas geralmente são escolhas preferida para essa cenas pois oferece uma visão incomparável dos locais também são utilizadas para realizar transições entre as sequências plano geral extremo também utilizado para estabelecer a narrativa mas principalmente por mostrar a relação do assunto ou personagem e o ambiente ao qual ele se encontra ainda não enquadramento muito aberto que dimensiona o local da cena
e o personagem é visto inteiramente plano geral ou plano aberto ainda é visto os arredores do personagem porém ele toma uma parte maior na tela sendo possível ainda vê-lo por inteiro e os outros personagens que estão a sua volta também pode ser tratado como um plano inteiro ou um plano inteiro conjunto Caso haja mais de um personagem principal a ênfase está mais nas ações e no movimento mais do que no seu estado emocional plano médio completo ou plano geral médio sendo um pouco mais próximo dos personagens enquadrando na altura do seu joelhos sendo possível observar
as feições de quem está na cena e o próprio cenário plano americano este recebe o nome em função dos filmes de faroeste das décadas de 1930 e 1940 que enquadravam o personagem do meio das coxas para encaixar os coldres das armas no plano médio é um dos planos mais populares principalmente na TV da cintura para cima é usado para revelar mais detalhes sobre as ações do personagem pois as mãos também são visualizadas assim como suas expressões faciais porém ainda mantendo alguns elementos do cenário médico plano fechado ou primeiro plano enquadra o assunto do peito para
cima durante as conversas os closes médios são usados para manter alguma distância entre os personagens e estabelecer as reações entre eles neste momento também surge a definição do enquadramento ou ver The shoulder Ou sobre os ombros quando o ombro da pessoa que escuta também é visto dentro do plano daquele que fala o primeiro rosto do sujeito ainda que possa parecer um pouco dos seus ombros para focar mais em suas emoções esses tipos de planos são ótimos para se conectar com o público pois não há elementos que se distraiam dos gestos e reações do sujeito o
plano detalhe num clouzap extremo um detalhe do assunto preenche todo o quadro é usado para enfatizar certos recursos ou ações o uso mais comum desse plano é capturar os olhos a boca ou os dedos de um personagem executando uma ação crítica plano detalhe também é chamado quando capturamos um objeto e suas partes cruciais para narrativa não podemos deixar de citar o plano de ponto de vista que representa exatamente o que um personagem está vendo e o plano sequência que nada mais é que uma única sequência de planos sem cortes como envolve um movimento de câmera
este assunto Fica para um outro vídeo não há uma receita de bolo com um certo para se Seguir em determinado momento narrativo porém alguns funcionam melhor do que os outros para criar o clima o sentimento ou o Tom das cenas dentro de um filme lembre-se que cada momento exibe um significado e Uma emoção interna e não fique preso ao básico Bora produzir [Música]