quando tivermos irmãs a graça ea paz do senhor jesus senhor da igreja sabe a palavra de deus em apocalipse 14 o cálice capítulo 4 nós temos a descrição da primeira grande visão o apóstolo joão quando ele foi convidado por deus para subir aos céus lá ele enxergou o chrono o crono curioso deus este modo ele compreendeu ele entendeu que a terra e os céus estão sob o governo daquele que criou todas as coisas nós vamos neste domingo meditar aqui em apocalipse quatro próximos e permitir o capítulo 5 esses dois capítulos inicia uma visão celeste do
livro do apocalipse descrevem deus em seus dois principais atributos em relação a nós primeiro como criador é justamente no capítulo 4 e depois como redentor que é a figura central do cordeiro o capítulo 5 hoje nós vamos meditar no capítulo 4 especificamente fazer a leitura desse capítulo do versículo 11 até o versículo 11 temas atenção portanto a leitura da palavra de deus depois destas coisas olhei e não somente uma porta aberta do céu como também a primeira voz que eu vi como de trombeta ao falar comigo dizendo sobe para aqui e te mostrarei o que
deve acontecer depois destas coisas imediatamente eu me achei em espírito e eis armado no céu um trono e no trono alguém sentado e esse que se acha assentado é semelhante no aspecto a pedra de jasc e de sair do ninho e ao redor do trono há um arco-íris semelhante do aspecto a esmeralda ao redor do trono há também 24 tronos e assentados neles 24 aos seus retidos de branco e cujas cabeças estão coroas de ouro do trono saem relâmpagos rosas e trovões e diante ano arden 7 tochas de fogo que são os sete espíritos de
deus a diante do trono 1 como queimar de vidro semelhante ao cristal e também no meio do trono ea volta do trono quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás o primeiro ser vivente é semelhante à leão o segundo semelhante à do filho o terceiro tem o rosto como o homem eo quarto ser vivente é semelhante a águia quando está bambo e os quatro seres viventes tendo cada um deles respectivamente 6 asas estão cheios de olhos ao redor e por dentro não tem descanso nem de dia nem de noite proclamando santo santo
santo é o senhor deus o todo poderoso aquele que era que é e que há de vir quando esses seres viventes devem glória honra e ações de graças ao que se encontra sentado no trono ao querido pelos séculos dos séculos os 24 11 anos prostrar-se a 1 diante daquele que se encontra sentado no trono adoraram o querido pelos séculos dos séculos e depositaram as suas coroas diante do trono proclamando tu és digno senhor e teus nosso de receber a glória à honra e o poder porque todas as coisas do criaste sim por causa da tua
vontade vieram a existir que foram criadas até feridos a leitura do capítulo 4 nós acreditamos os capítulos 2 e 3 do apocalipse nós vemos a realidade de uma igreja aqui na terra representada das sete igrejas na da ásia menor uma realidade de muitos confrontos de muitas lutas de muitas dificuldades problemas internos como divisões como imoralidade como a problemas doutrinários problemas externos a percepção do império romano imagine só a igreja frágil que na defesa sem direito ao cool perante a sociedade sem qualquer direito civil na época totalmente à mercê de um império avassalador de um império
que aliás nagar nações o império que a eco usada para dizer que estava agindo em primeiro do seu primeiro século de cristo estava agindo e conquistam ovos e nações e reinos que ainda iria se expandir muito até a conquistar grande parte do mundo antigo esse era o grande inimigo a igreja cristã no primeiro século império romano como a igreja é uma instituição tão frágil sem armas sem líderes influentes da sociedade porque os cristãos não eram líderes influentes na sociedade eram pessoas humildes eram pessoas simples muitas inclusive pessoas das classes mais baixas da população é claro
que havia também pessoas das classes mais altas que aos poucos se correr tempo fazem-se era considerado uma igreja de pescadores na igreja cujos principais vitrines eram galileus era um homem que considerava se eram considerados como iletrados uma igreja assim conseguiram resistir ao poderio do maior império esse mundo já viu e não só resistir como também a final das contas até mesmo vencer bouet continuar sendo a instituição rais duradoura esse mundo já viu quem é o deus que está acima dessa igreja cortaz desta igreja por baixo dessa igreja sustentando o tempo com lã rede com privilégio
único da ilha de fato luz naquele domingo paredes daquele dia doce o porque deus o convidou a dar uma espiada nos centros dar uma olhada nas coisas lá em cima qual é o objetivo e deus com isso joão que toda a igreja para quem não escreveria ou seja nós também recebemos esse livro esta carta tivesse uma noção de como são as coisas lá em cima para que assim a nossa visão de como são as coisas aqui em baixo com 100 lugares enxergando o céu nós compreendemos melhor dando uma visão olhando uma olhada no trono de
deus a para compreender um pouco mais também as razões e os motivos as coisas que acontecem aqui em baixo portanto o meu tema baseado no capítulo 4 ac apocalipse hoje é esse ver o céu mudar o modo como nós vemos é o tempo muda o modo como nós vemos até veja meu querido meu querido o apóstolo joão teve o privilégio maior do que isaías seja o primeiro na hora que paulo esses dois homens antes também viram o céu isaías viu o plano de deus lata registado 419 o ano da morte do rei os dias eu
vi o senhor assentado um alto e sublime cromo e há muita semelhança das descrições resumidas que isaías quase 46 com essas que joão faz aqui mas joão viu muitas coisas mais muito além o apóstolo paulo que tudo indica também foi convidado para ir até o céu ele mesmo disse é conhecer um homem no senhor corrente ele mesmo não estava querendo se exaltar com essa idéia com essa revelação e disse que foi até o terceiro céu e lá viu coisas inefáveis e não foi permitido a ele que registrasse então ele viu mas não pôde registrar graças
a deus alguns anos depois joão conhece mesmo lugar não cortou e registrar portanto ele registrou estes acontecimentos esses eventos olhar para eles hoje compreender um pouco daquilo que joão viu lá no céu ajuda nós entendermos melhor erra o mundo em que nós vivemos veja que o texto diz que depois destas coisas ou seja depois que joão confeccionou as sete pequenas cartas que jesus ditou e disse que ele era para enviar a sete igrejas da ásia ele disse que olhou e eles não somente uma porta aberta no céu enxergou de alguma maneira uma porta que se
abriu a última porta de luz que se abre no céu e uma voz àquela mesma primeira voz província do próprio cristo que falou com o som da trombeta o convidou sobe para aqui só pipa para este lugar e te mostrarei as coisas ou que deve acontecer depois destas coisas joão então descreve que imediatamente não pegou nenhum meio de transporte ele simplesmente foi instantaneamente disse eu me achei em espírito aqui uma informação importante porque toda a visão que joão tem terá o livro do apocalipse está a ser mediada por essa palavra achei-me em espírito ele não
subiu lá digamos no corpo com uma visão espiritual por isso que muitas das descrições que ele faz das coisas celestes são descrições espirituais não tem a intenção de serem literais não devemos imaginar essas coisas como objetos reais concretos mas como descrições parecidas semelhantes a aquilo que você pode na verdade descrever o céu é indescritível para a nossa linguagem não a linguagem humana vai escrever o céu portanto sempre joão vai usar expressões como via algo semelhante ante a viu uma coisa parecida com isso apenas por aproximação é que nós podemos visualizar as coisas e joão viu
escreveu os céus ele se achou então em espírito e aí ele vai ter a visão do primeiro entre aspas objeto lá no céu que é justamente um trono e eis armado no céu um tron este esta é a grande palavra inicial neste capítulo é a primeira divisão chamou roubou a cena quando não chegou ao céu ele enxergou o que significa ver um tronos é porque deus quis antes de tudo que joão enxergasse comprou trono e símbolo que a autoridade de conter na terra havia também muito poderoso esmagador no entrono imbatível e rível bruno nos dias
de joão quem não reconheceu essa divindade do imperador sofreria sanções econômicas físicas e até mesmo a morte e muitos casos por isso os primeiros cristãos enfrentaram muitas vezes à morte por se recusarem a adorar aquele homem sentado no trono de roma e se chamava e se auto intitulava deus deus mostra joão antes de tudo pronto no céu o objetivo de deus é fazer com que joão tenda existe entrou acima os que existe um tronco tão grandioso tão glorioso que faz com que todos os demais tronos fiquem pálidos fiquem imagens insignificantes diante da grandeza de deus
em outras palavras o que deus quis mostrar não era um galã olha para sete igrejas elas parecem frágeis elas parecem fadados ao fracasso elas parecem defesas diante do poderio humano pelo poderiam de césar mas isso é ilusório isso é aquilo que os olhos humanos conseguem ver mas se você conseguisse enxergar o que está assinado você veria que as coisas não são o que parece como aquele moço do profeta no antigo testamento que se desesperou em cima do monte quando enxergou o exército da síria lá embaixo rodeando e ele pensou que estava sozinho com o profeta
em cima do monte o profeta então eu disse deus abra os olhos decidiu auxiliar aqui pra que ele veja o real a realidade os olhos não podem ter então nosso profeta enxergou um monte o pé de cavaleiros totalmente tomado pelo exército nos céus do mundo acima ele quem dita as regras e quem tem nas mãos as rédeas do destino nem mesmo quem tenho autoridade para césar do caso que é o dragão que satanás vai aparecer no livro como sendo aquele que está por trás do processo nem mesmo do portanto dos irmãos enxergar o tron deus
faz com que todos os poderes humanos ou de monômeros mundo tamanho aos nossos olhos se tornem insignificantes aos nossos jogos e é por isso que deus mostrara joão a visão tronos apenas para os irmãos ter uma noção de como é esse tronco eu vou tentar mostrar aqui uma pequena ilustração é mais tarde e no próximo domingo retomar e dar detalhes o que ele enxergou foi mais ou menos isso vários círculos círculos que foi que vão se sobrepondo voltas 1 a criaturas ao redor e se essas criaturas cada uma com a sua função cada uma com
a sua representação compõem uma grande curtição leste a idéia é transmitir início a uma grande corte celeste ao redor do deus todo poderoso e algo muito grandioso vai acontecer do meio dessa grande corte celeste então o texto diz o seguinte veja é eu me achei então espírito e está armado no céu trono e no trono alguém sentado ele não vê deus como deus é que é deus o pai a primeira pessoa da trindade ele não se arrisca a fazer uma descrição de deus ele apenas descreve deus em termos de cores serve que ele diz e
esse que se acha assentado no versículo 3 semelhante no aspecto a pedra de jaci jaspe é a primeira pedra preciosa que é utilizada para descrever um pouco o esplendor deus jaspe é uma pedra branca transparente ao como cristal ao como diamante é a primeira corrida do centro como está aqui mais ou menos neste diagrama figura o centro a cor branca a corpo jaz é o primeiro ciclo dos sete estão ao redor desse tronco esta cor já van zant diamante é uma indicação provavelmente do principal dos atributos de qual é o principal o maior dos atributos
de deus inclusive será cantado aqui pelos quatro seres viventes que vão repetir três vezes a expressão como também já fizeram lá os serafins um capuz e isaías sam sam é o senhor dos exércitos ou seja o primeiro grande pergunta se destaca nesse trono é a santidade observe que a segunda cor diz que é a cor do sábio e pedra de jaspe e de antónio é uma pedra bastante conhecida daqueles tempos preciosa também faz sua cor branca sua cor era emília ilhada cor vermelha vem junto com a obra o que será que ele usa essas flores
para descrever o que está no ponto mais central do trono de deus provavelmente porque essas duas cores branco representando a santidade de deus eo vermelho representando capaz de nos purificar dos pecados que também são representados na bíblia na cor vermelha ainda os vossos pecados sejam como estar lá ou como carlos hince tornaram alan alma leve e veja que o próximo circo escrito aqui diz a marcos que lhes ao redor do trono semelhante no aspecto a esse mineral alta um arco íris tem sete cores mas este arco íris aqui que vem em terceiro esse é o
terceiro círculo é ter um brilho verde ato como da pedra de isner alta o antigo testamento também nos vêem o simbolismo desta ideia o arco íris o símbolo da aliança como é quando deus decidiu que não mais iria destruir o mundo após o dilúvio com água ele disse colocarei o meu arco sobre as duas e esse arco nas nuvens é a minha garantia desde se de que eu não destruírem mais o mundo através da água através de lucro portanto olha que interessante essa 50 seqüência de cores branco raspe vermelho tanto da idéia de pecado quanto
de redenção pelo sangue no arco íris simbolizando a paz depois da tormenta a paz depois da ira a paz depois da destruição como se nós disse o central do evangelho como homens pecadores podem ter paz com deus am como homens perdidos pecadores podem viver em paz com deus santo somente o que foi derramado para perdoar os pecados da sua igreja os pecados dos seus escolhidos próximo dos círculos estão ao redor do trono do versículo 4 ao redor do trono há também 24 tronos e assentados neles 24 11 anos vestidos de branco em cuja capa estão
coroas de ouro sugestivo que depois dessas três coisas centrais jaspe usar dona esmeralda a 24 nos assentados neles 24 ancião 24 velhos vestidos com roupas brancas a desfeita tentativa de muito tentar identificar os anseios com anjos é nós não devemos aceitar essa ideia o que os anjos não são descritas de apocalipse como anciãs e sim como anos a interpretação destes personagens aqui deve ser buscada justamente na teologia da igreja 24 é um número muito sugestivo aqui porque nós temos o antigo testamento 12 patriarcas e no novo testamento tosi a postos sim é evidente que outros
apóstolos e patriarcas foram acrescentados por exemplo já entre os patriarcas tínhamos as meias tribos de efraim dilma no acesso e também apresentados aos 12 apóstolos foram por exemplo paulo e barnabé mas é o número 12 ficou simbolizada ficou é algo como algo emblemático 12 os apóstolos 12 é o número de viagens e se você tem 24 anos e anos então o símbolo significa o seguinte toda a igreja com o antigo e novo testamento representada no céu próxima do trono de deus logo após o vermelho o arco-íris sair triste representada do céu como um dia será
inclusive mas já é inclusive hoje parcialmente parcialmente a igreja está no céu nós estamos aqui muitos que lá vão nascer num dia outro estarão reunidos no novo céu e uma nova terra a no sentido aqui é deus traz para perto se o seu povo à sua igreja isso é extraordinário dos feridos porque na terra quem é sempre isso disse pessoa simples e óbvias percebidas despojados humilhados norte quem são essas pessoas dos assentados em tronos com coroas de ouro na cabeça vestidos de roupas brancas é assim que deus venha a enxergar o céu e nós vivemos
até nós paramos de pensar de achar que a igreja é uma instituição zia qualquer nós vamos parar de acreditar que a igreja é fraca em defesa do que já foi dito dela pelo próprio senhor jesus as portas do vale' serão não a instituição mais poderosa não há instituição mais gloriosa tura coisa é lutar contra a igreja de deus coitados dos inimigos que ousam se levantar contra a verdadeira cara de deus sabe o que está destinado a eles o à ruína a queda um fracasso está o império romano a provar que máquina mais poderosa existe no
mundo instituição onde está o império romano em cacos não sobrou nada dele e certo as ruínas na do coliseu e algumas estradas pela europa e pela itália é instrutivo representada no céu por 24 3 nós estamos representados deles é isso que paulo paulo aos efésios no capítulo 2 e quando cristo ressuscitou nós que estamos com ele e quando cristo subiu aos céus assentou a vida de deus nós também estamos acertados nos lugares celestiais junto o nosso senhor acredita sim culpa no céu gloriosa representada ou representado na presença de deus a sequência a descrição diz do
trono saem relâmpagos vozes e promoters diante do trono ar tem sete tochas de fogo que são sete espírito de deus a diante do trono 1 como que mar de vidro semelhante à crystal e também no meio do trono ea volta do trono quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás eu já disse que os irmãos e ver o céu muda o modo como nós demos até e disse que deus fez questão de primeiro lugar mostrar o seu trono para joão para que joão perceber se a igreja toda com ele que quando nós
percebemos o poder de deus a grandeza de deus a grandeza do trono de deus demais tronos menino grandeza pra nós perde referencial para nós já não são mais tão terríveis para nós mas deus quis mostrar algo mais ainda nesse sentido para joão ele quis dizer o seguinte e vocês igreja a frágil igreja é que parecem defesa não se engana porque você a igreja é recebida na presença de deus de uma maneira que seria impossível pra vocês mesmos fazer mas deus faz e fez por causa de jesus cristo ou faltar por 5 vai explicar por que
falar da redenção mas é só dos cinco que fala da redenção nos enganemos por quatro também está falando da graça da misericórdia de deus o simples fato dessas cores aqui e dos 24 aos seus poderia estar tão próximo do trono isso eles encosta isso é a criação também é toda revestida da graça e da misericórdia de deus vários aspectos aqui destacam isso porque há sempre um contraste entre o poder avassalador deus e o modo como ele recebe recepciona aceita o seu povo por exemplo o verso 5 fala daquela manifestação igual à do sinai com deus
deu além e havia relâmpagos vozes e trovões então deus nunca perde seu atributo de grandeza ele nunca se esvazia da sua grandeza da sua sobrinha do seu poder ele é isso a presença dele trovões relâmpagos voz mas apesar dessa imponência divina apesar dessa visão assustadora de deus une se a isso uma visão graça uma visão de misericórdia que aceita que aproxima o seu povo somente então ao mesmo tempo em que ele descreve por um lado o trono de deus no lugar de voz provocou relâmpagos também descreve em seguida o lugar de calma lugar de tranquilidade
e é o que está aqui no versículo 6a diante do trono 1 como que mar de vidro semelhante ao cristal aqui em contraste por um lado ovos trovões por outro lado calmo marques tal sem ondas sem movimentos bruscos no lugar de calmaria e tranquilidade ao mesmo tempo provavelmente aqui haja um simbolismo nesse mar e 13 mar de cristal está diante de deus com ao que havia lá no tempo no tabernáculo que era o chamado amar de fundição era uma grande passe de bronze que havia dentro do tabernáculo onde os sacerdotes lavar as mãos após terem
realizado o saque figura desse lugar celeste que provavelmente inspirou a bacia terrena do tabernáculo tem a função de justamente dizer o seguinte de pecadores se aproximaram do trono treme que é cheio de relâmpagos voz através da purificação simbolizado lavar as mãos dos sacerdotes diante dele e no meio dessas duas inscrições já os no meio das duas inscrições vem embutida a idéia do espírito santo diante do trono arden 7 tochas de fogo que são sete espíritos de deus nós não devemos pensar nisso literalmente como se fosse um cancelado uma pessoa a pessoa descrita essa terceira pessoa
e apocalipse como um set-top um pouco o sentido é o número 7 é bonito diel de alcance universal de perfeição divina o espírito santo não é uma força divina ele é o próprio deus terceira pessoa seu poder de fogo justamente uma descrição da sua presença em todos os lugares do seu poder de hassan o seu poder de persuasão lutar de destruir também se necessário então vem a discrição e seria aqui o quinto círculo ao redor do trono ao temos certeza exatamente o que vem antes são os 24 anciãos ou se são os quatro animais chamados
aqueles seres viventes talvez não estejam meio que sobrepostos do desenho coloquei os seres viventes antes nos 24 anos depois mas isso não dá para ter certeza porque como ele fala e diante e no mesmo parece então até que os seres viventes se aproxima um pouco mais nessa neste momento dessa cena do próprio trono da parte central do trono faz aqui pra nós entendemos a posição mas é importante entender que são agora esses quatro seres viventes são descritos aqui após o mar vida do semelhante à crystal e diz que no meio do trono ea volta do
trono quatro seres viventes cheios de olhos por diante porque traz o primeiro servente é semelhante à leão o segundo semelhante no vídeo o terceiro tem um rosto como de homem e o quarto ser vivente é semelhante a águia quando estavam andando há uma tendência natural o primeiro momento nós pensarmos que também são um anjo que seriam anjos quatro seres viventes o fato deles terem seis asas nos remete a visão dos serafins lá isaías capítulo 6 cântico esses seres viventes e daqueles serafim sair a 6 também aparecido santos santo santa o senhor dos exércitos cantavam serafins
santo santo santa o senhor deus todo-poderoso aquele que é que querem vir cantam os quatro seres viventes talvez sejam mesmo anjos mas são anjos e destacam algo especial eles representam a criação eles representam um mundo criado as criaturas até as criaturas da terra representadas do céu porque a primeira dessas criaturas é um leão ou seja os animais selvagens a segunda dessas criaturas é o novilho ou seja os animais domesticados até das prefeituras é aquela que tem alguma semelhança com o ser humano talvez aí uma referência alguma cacau sipam 10 gorilas esse tipo de criatura que
tem alguma semelhança física com os seres humanos e até a terça ea quarta criatura representam as aves em vôo viaturas com asas é interessante que a criação veja são quatro sobreviventes número 4 e apocalipse significa o mundo da criação grupo da terra na verdade o texto não diz exatamente seus direitos animais quatro animais vire uma tradução apropriada da palavra usada aqui na língua grega na língua original quatro animais o primeiro semelhante ao leão segundo semelhante ao ouvir o terceiro rosto como homem no quarto como a águia estávamos nos aponta para o que para o valor
que deus dá para o valor que deus dá a criação ele criou esse mundo e leandro se ele está preocupado com esse nesse mundo não é descartável para ele aliás o apóstolo paulo escreveu isso em romanos capítulo 8 ele diz porque a criação foi sujeitada a vaidade não voluntariamente mas por causa daquele que a sujeitou ou seja quando o pecado em todo mundo como conseqüência do pecado deus disse maldita é a terra por sua causa então a maldição de deus que sobre a criação for a natureza é uma maldição decorrente do pecado no entanto deus
já fez provisão para livrar a terra de todo o pecado por isso que diz que a criação geme e suporta angústias até agora esperando para ser redimido da corrupção deus fará um novo céu e uma nova terra é assim que acaba no céu e noé a terra não é descartado deus não vai jogar à terra fora ele vai fino ele vai levá-la à perfeição em doura gloriosa esses quadros reviver esses quatro animais talvez anjos mas que representam os quatro tipos de criaturas principais destinos no mundo já estão lá muito próximos de deus mostrando que deus
tem uma provisão detentora também para terra também para a criação ou ligar para o céu o dão novo nós enxergamos a terra nós começaremos a perceber que a criação é importante também importante para tempos importante para os propósitos de deus as implicações tem implicações para a ecologia tem implicações para o modo responsável e nós vamos viver aqui neste mundo para administrar na natureza lembro que quando deus criou o homem colocou no jardim para cultivar guardar não para explorar e destruir não para pisotear mas para continuar bom diante de deus a natureza está lá tão bem
representada e um dia ela será aperfeiçoada assim como a igreja os 24 anciãos a igreja os alvos redimidos os quatros animais lisa esses dois grandes grupos dia estarão reunidos no novo site nova terra para completar louvor adoração ao senhor deus todo-poderoso seguida começa uma seqüência de cânticos uma seqüência de adoração celeste em preparação para o que virá por si quando finalmente a pessoa do redentor vai aparecer no caco 5 de fato o redentor aparece nas está ciente de tudo o que viu até aqui mas nós não entendemos os 5 sem entender o quarto nós não
entendemos redenção se entender primeiro criação nós não entendemos novo céu e uma nova terra sempre primeiro o céu ea terra atual primeira queda depois a redenção primeiro criação queda depois retenção e consumação essa é a sequência é o capítulo são dois capítulos altamente tecnológicos os quatro e cinco de apocalipse que temos 14 apenas hoje diz o seguinte os quatro sobreviventes 10 18 tendo cada um deles respectivamente 6 asas estão cheios de olhos aqui tem uma curiosidade porque na verdade ninguém sabe o sentido dessa expressão estão cheios blogs da idéia que eles têm olhos volta tênis
como todos repletos de óleos e da impressão também que eles têm olhos inclusive por dentro deles é algo extremamente complicado até de imaginar essas especulações a respeito do que poderia ser é essa questão desses quatro estádios cheios de olhos e eu não me arrisco a tentar alguma interpretação nesse sentido há qualquer indicação na passagem do que isso pode significar então de renda o ministério deixe isso para os propósitos de deus prefiro não especular pintar da interpretação que um pouco nada no contexto do que eu tentei dar explicação aqui um contexto onde o antigo testamento do
novo testamento enquanto nada a respeito disso não sei o que é não me arrisco a dizer que aqueles são cheios de olhos poder incorpora a seleção e isso é importante entendermos o fato é que eles não têm descanso nem de dia nem de noite não fecha os olhos num nem pedia vendedores não dorme eles não têm descanso eles proclamam o tempo todo sam santa o senhor dos exércitos aquele o todo-poderoso aquele que é que era e que adquirir então o louvor celeste é algo ininterrupto muitas pessoas não gostam de louvar a deus na terra não
sei o que vão fazer no céu vão se sentir mal lá no céu porque o céu o lugar por favor não é só cantar valerie amos a deus por todas as nossas ações todas nós nós realizarmos a um louvor terena no céu louvor que sempre enfatiza a santidade a grandeza o poder de nos conexão ao louvor das 424 ademais das quatro viaturas celestes o verso 9 diz quanto esses animais e seres viventes terry glória honra e ações de graças ao que se encontra sentado no trono aqui pelos séculos dos séculos os 24 anciãos a igreja
gloriosa reprimida se une a eles os 24 anciãos prostrar-se ão diante daquele que se encontra sentado no trono adoraram ao que ele pelos séculos dos séculos e depositaram as suas coroas diante do trono proclamando o cântico dos 24 aos céus é interessante que os verbos aqui dos versos 9 e 10 por um jogador no futuro até então os verbos estavam no passado escrevendo algo que já está acontecendo mas agora lança para o futuro talvez seja só uma o desenvolvimento do pensamento hebraico que geralmente usa os tempos verbais num perfeito dando uma idéia de futuro mas
talvez não seja isso talvez seja mesmo a ideia antecipando a glória futura e lá na frente o novo céu e uma nova terra a natureza glorificada se une a igreja purificada para um logo teremos ao tema e assim final cante o último cântico aqui nos traz nos reforça de maneira impressionante essa verdade qual é o cântico final 10 e 11 tu é digno senhor deus nós de receber a glória à honra e o poder porque todas as coisas o criastes sim por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas ou seja um mundo
é resultado a o mundo não existe por causa de uma explosão sem sentir ou sem origem o mundo é resultado do processo evolutivo é a sefaz alto do mundo resultado a propósito está na pessoa a olhar para o céu e nós passemos ver a terra com outros olhos porque olhar para o céu nosso mundo tudo até porque na terra nós vemos uma igreja perseguida quase sempre ridicularizada pelo mundo mas no céu nós vemos 24 uns lá está a igreja curiosa croata coroas de ouro representando o diante de deus na terra nós temos uma natureza se
deteriorando sendo destruída sendo explorada usada por interesses de malfeitores nós temos o propósito para essa natureza que foi criada por deus tem uma razão de ser não é por acaso é um criador por trás dela ou seja a vida tem sentido a existência tem razão não é fruto do acaso a propósito por trás destas céu revela a importância da criação como sendo algo deus me desejou veja como este cântico final reforça isso pois todas as coisas por criaste se por tua vontade do senhor quis muito à vontade profunda de deus deus não criou a terra
quente qualquer coisinha aí ele crie uma terra alimentado por um sentimento por um desejo profundo de fazer isso porque deus amou algum de tal maneira que deu o seu filho de todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna e esse filho redentor vai roubar a cena viver assim no capítulo 5 que é o que nós lutaremos deus permitir na próxima semana até aqui possamos celebrar vamos entender o quanto nós precisamos olhar mais mas quando nossos olhos estar mais fixos nas coisas do alto porque quanto mais tivermos kits nas coisas do alto
mas compreenderemos a equipa e - seremos influenciados por elas e mais influenciar e menos num erro nosso não pode agora provar sua cabeça já os seus olhos e olhar o senhor glorificando o por tudo aquilo que ele fez todo poderoso tempo senhor dos céus e da terra que louvamos e exaltamos o pai pela grandiosidade das revelações que estão neste disco os ajude senhor a compreender cada vez mais estas palavras desvenda os mistérios profundos dessa escritura para que assim contemplemos com ainda maior fervor em nosso coração a tua grandeza o teu poder a sua soberania louvamos
o senhor porque não somos fruto do acaso porque vivemos no mundo que parece dominado o trevas mas acima de tudo está o trono senhor nos seus propósitos nunca jamais serão frustrados obrigado também pela tua igreja obrigado porque o teu povo é reconhecido pelo senhor como reis sacerdotes que nós possamos viver pa com essa responsabilidade que temos sendo dignos do chamado seja em nome de jesus amém