Mateus 6. 16-18 - Jejum para Deus ver

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pura do texto os irmãos quando jejuardes não vos nos três contra estados como os hipócritas porque desfiguraram o rosto com o fim de parecer aos homens que joão em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa tu porém quando jejuardes um giz a cabeça e lava o rosto com um fim de não parecer aos homens que jejua e sim é o teu pai em secreto e teu pai que vem secreto te recompensará quando jejuardes é mais uma vez nós voltamos àquela mesma estrutura que nós estávamos vendo anteriormente o jejum é uma coisa que era
uma bênção é uma atitude que nossa época perdeu de vistas as pessoas estão enxergando no jejum benefício os outros que não o que deus queria que nós enxergasse nos a pôr causa talvez da nossa idolatria pelo corpo esguio de modelos alguns estão vendo no jejum uma pensão do emagrecimento nós já vimos em outros momentos que o jejum de fato não traz tantos benefícios assim mas nunca projetou o jejum como não projetou nenhuma das formas de piedade pra nossa promoção mas para promover a glória dele eo nosso bem estar espiritual essa noite eu quero convidar cada
um que está aqui visitante membro turista que interessa acrescentou aqui eu estou me convidando para ouvir o que o senhor tem a dizer e não é sobre o jejum nós poderíamos ter uma aula sobre por que jejuar por que não jejuar como jejua aliás é uma dúvida que muitos têm porque a moda pegou durante um tempo e eu já era pastor quando essa moda estourou as pessoas escolhiam do que fazer jejum de uma coisa simples não se alimentar as pessoas é estimulada talvez pela má interpretação da bíblia ouviam que era possível escolher do que fazer
junto como se fosse um sacrifício agradável entre aspas ao senhor depositado em seu altar pelo menos na na localidade onde eu pastoreava na ocasião ficou famoso o jejum de alface deixou a dizer que gostava tanto de alface que é passar 40 dias 5 é o fácil pelo jejum os mais crentes fazer um jejum de chocolate e os crentes de verdade fazer um jejum de comida jejum é não comer seja uma coisa séria para nós a palavra analisamos pra que a gente inaugure aqui depois vou ter que voltar e você por favor mantenha sua bíblia aberta
no texto que nós acabamos de ler porque nós vamos relembrar algumas coisas aqui porque este é o texto que fecha esta sessão seja que a partir da semana que vem nós vamos inaugurar o penúltimo trecho do sermão do monte estamos caminhando para o fim do sermão do monte e estes versículos esses três veículos que nós lemos fashion é esta sessão e elas e eles fecham como a 1 muitas formas para introduzir esse tema eu poderia usar mas eu quero usar um caso real um caso que me fez atentar para o valor e para o a
bênção que o jejum é porque é uma benção absolutamente particular orar nós podemos até orar publicamente orar pela pessoa também um susto certa feita quando nessas minhas vidas para os estados unidos nós estávamos conversando e um casal perguntou sobre as dificuldades do evangelho do brasil e saiu natural onde por mim eles estavam deixaram baixar a cabeça botar a mão no meu ombro mas a orar na mesa da sala interrompendo o toda a festa não tá bom que oro e nós já falamos sobre oração mas uma dessas minhas idas e vindas nos cursos que eu tenho
feito lá fora eu tenho tido a oportunidade de privar da amizade de um dos professores em específico e por ficar hospedado na casa dele tenho podido ver as particularidades da sua vida espiritual e um dos benefícios que ele me dá é justamente a comida e naquele naquela semana eu não tinha levado muito dinheiro então resolvi me alimentar com que ele me desce a detalhes à parte que todos aqui conhecem naquele dia ele estava preparando lá o almoço e eu vi que ele não preparou pra ele e aí eu perguntei professor scipione você não vai comer
hoje aí ele falou uma palavra que eu não conhecia em inglês não eu estou fazendo eu não entendi a gente fica nessa hora mas sem graça né não entendi o que ele disse quando brasileiro entende que disse que o outro disse a gente faz sorrir de s eu não aguentei falei desculpando entende que está fazendo mesmo aí ele foi explicar o que a palavra significava saiu em português mesmo rasa está fazendo jejum ele não está fazendo a repetir a mesma palavra em inglês tá bom depois que entrei no google translate e descobri que não estava
falando a mesma coisa logo depois que a gente entendeu que estávamos falando de jejum eu fiz a outra pergunta óbvia por que e ele disse eu estou trabalhando algumas coisas com o senhor em breve nós teremos algumas reuniões ou seja estava desconversando nome disse o motivo do jejum e eu vi que ele passou aquele dia que eto o em seu gabinete a portas fechadas em oração sabe o que me chamou a atenção é que ele não me disse porque ele estava jogando eu perguntei se ele não gostaria que orasse por ele e eu ia fazer
o modo brasileiro nem ia virar as costas embora mas me chamou a atenção o fato de que eu não tinha reparado que ele estava fazendo jejum ele não estava cabisbaixo com os olhos fundos normal sorrindo preparando um alimento tome isso o almoço eu estou fazendo jejum vou comendo um sorriso saiu tomal vida normal nada de diferente não me disse o motivo não fez cara de que estava vida normal nós temos uma tendência muito grande de fazer com que as querer que as pessoas percebam nossas intimidades espirituais e jesus vai nos confrontar com respeito a este
assunto e mantém a sua bíblia aberta nos versos 16 17 18 de matheus seis porque embora o jejum seja colocado aqui o assunto não é jejum é o mesmo assunto de quando ele falou sobre doação olha aí os versos para trás antes da oração do pai nosso de quando ele falou sobre doação e de quando ele falou sobre oração então ele está retornando aquela mesma estrutura quando nós fizemos não façamos como os hipócritas não queremos parecer aos homens mas a deus que vem secreto porque o que deus vem secreto ele recompensa publicamente a mesma estrutura
ele falou sobre doação falou pra que nós não fizéssemos isso de modo que as pessoas percebessem ele falou sobre oração para que nós não fizéssemos isso nas praças ou seja os vissem como agente hora depois vou dar uma explicação é nisso e agora falar sobre o jejum acontece faz tanto tempo que a gente saiu dessa estrutura que nós podemos nos esquecer que o assunto em 10 e nós saímos dessa estrutura porque gastamos o tempo que jesus gastou para falar sobre oração ou seja um tempo maior ea estrutura que jesus coloca que é uma estrutura de
que a asmo o q1 que asmo depende se você esteve atenta às últimas duas últimas já faz um bom tempo que eu falo de que falei de casa mas vamos nos lembrar do que é o que a asmo que assuma aquela estrutura de 41 quadro tem uma moldura mas o que importa é a imagem dentro do quadro então imaginem um desenho muito simples de três riscos dois do mesmo tamanho um em cima do outro em baixo e no meio um risco menor fazendo dois triângulos em cima fica admirado para baixo e outro em baixo virado
pra cima na parte de cima e na parte de baixo ou seja no começo e no fim você têm molduras elas são importantes mas o centro está no meio já reparou que essa estrutura dessa porção do texto ele abre sobre doação ele fecha sobre o jejum e no meio está o coração de jesus está usando essa estrutura pra falar que das três formas de piedade a oração é a mais importante então agora nos cabe falar da última forma de piedade o jejum eram as formas de piedades dos judeus da então há na lei de moisés
no livro de levítico você vai encontrar lá uma lei que obriga no dia da expiação que toda a nação faça jejum então havia um jejum nacional anual no dia da expiação todos faziam jejum mas com o tempo a história foi ganhando outros contornos depois do cativeiro eles tinham o jejum do dia da lembrança em dias específicos mas o tempo foi andando até que os fariseus encontraram razões para a proclamar um jejum semanal então as terças e quintas era comum que os judeus principalmente os mais religiosos fizessem jejum não era uma obrigação mas saiba que ele
dever moral quem for crente mesmo faz não era normal isso acontece que quando a gente não sabe o motivo de certas coisas à nossa religiosidade fica barata é curioso você chega aqui do nite e não sabe o que significa esse negócio hoje você descobriu que aqueles é a uma pia batismal atacar a cabeça do povo bacana não sabia mas será que você quer membro aqui saberia explicar esta outra mesa saberia explicar porquê do seu irmão é importante saber essas coisas porque senão se torna um ritual mas quando o ritual começa a ser um instrumento pra
nossa promoção então nem ritual nem o que motivou ritual agora você usa coisas boas para o mal e é isso que jesus vem criticando desde a doação passando pela oração e chegando agora no jejum qual é a crítica é a crítica da hipocrisia lembram nós já falamos sobre produzia só relembrando aqui olha lá para o texto lembra que ele falou sobre os hipócritas que doavam sobre os hipócritas que oravam e sobre os hipócritas que jejuavam eles são mesmo grupo mesmo mesmo grupo de pessoas e o que a hipocrisia hipocrisia nasce quando você quer fazer parecer
que você é mais do que realmente é você quer fazer com que as pessoas acreditem que se é mais piedoso do que deus sabe que você seja e quando a gente fala de hipocrisia dói e eu acredito que não doeu menos nos ouvidos dos ouvintes de jesus como dói no seu ouvido hoje porque à medida que a gente vai explorando esses textos vai ficando uma impressão de que de certa forma todos nós em alguma medida somos hipócritas eu acho que é importante que você tem essa impressão se você sair daqui achando que você é grandes
coisas você está em maus lençóis conheci um pastor que tentou mostrar isso para um colega a situação ficou um pouco comigo mas era verdadeira ele se deu bem em alguma coisa e todo mundo começou a elogiar e começar a elogiar demais estavam elogiando tanto e foi chegando a vez dele ele falou que eu vou falar já não sobrou mais elogios e chegou a vez dele ele falou rapaz parabéns mas você não é tão boa assim a gente fica com uma sensação de não eu sou melhor do que o que estão dizendo eu noto isso muito
em aniversários as pessoas até desaprenderam a dizer coisas boas no aniversário ultimamente ela só dizem assim a continuar sendo essa pessoa maravilhosa que você mudar não tá época dizia-se está sheik em coisa instalada mas muda não ser perfeito não muda nada continua sendo esse servo medíocre não em coisas melhores pra você então aí jesus critica a hipocrisia e ele vem batendo nessa questão dos hipóteses ele falou bastante de oração porque ele não queria que nós horace mos ipócrita mente deus não iria ouvir nossas orações aceitar a nossa doação como alvo legítimo - ainda o nosso
jejum à medida que a gente vai se aprofundando nesse texto percebendo a nossa hipocrisia nós vamos descobrindo que precisamos de um salvador a lei que o senhor jesus antes desses três textos expôs você tá com a bíblia e dá uma olhada lá o capítulo final do capítulo 5 e você vai ver que jesus foi consertando as leis ele falava olha os fariseus vem explicando a lei dessa forma mas o verdadeiro sentido da lei e outro e à medida que foi ficando claro que os fariseus e seus seguidores eram hipócritas jesus vira pra eles e fala
não sejam como os hipócritas não dou e como hipócrita não olhe como hipócrita não jeju e como hipócrita jesus nunca condenou as atitudes de piedade ele condenava a hipocrisia no uso delas ele não diz que não é pra fazer doação ele diz não é para doha como hipócrita ele não diz que não é para orar ele diz que não é para orar como hipócrita então a gente sabe que tem que doar só tem que temos que assistir o nosso próximo com bens materiais nós sabemos que temos que melhorar e sabemos que temos que jejua olha
lá versículo 17 do capítulo 6 de mateus jesus disto porém quando jejuardes ou seja jesus presume e ele é o único que pode presumir porque ele é deus ele presume que você vai jejuar então nós temos que fazer jejum embora jesus proibisse os seus discípulos enquanto estava aqui que jejua cima porque ele estava aqui mas ele diz haverá um dia que vocês vão voltar a jejuar igreja esqueceu a gostando do mundo seis dias atrás um colega público contexto fazendo nos refletir sobre um gostoso está desse lado da glória e é uma coisa a se pensar
por causa do jejum você deveria jejuar mais cristão para se apegar - a esta vida e as coisas deste mundo quando a gente fala sobre céu volta de jesus ou morte você pensa no que depende da idade quando eu era adolescente e o pastor falava da volta de cristo eu falava maranata vem depois de casar quando eu me casei e o pastor falava sobre a volta de cristo dizia maranata vem depois que eu tiver filhos e depois disso virei pastor agora sou eu que pregos sobre a volta de cristo eu digo maranata senhor vem assim
que minhas filhas casarem e eu puder ver os netos me aposentar eu acho que estou gostando demais desse mundo é só uma ilustração embora seja verdadeira de que a gente anda jogando pouco porque o jejum nos desapega eu tô preparando vocês porque eu acho que realmente esse texto está dizendo que não é sobre comer ou deixar de comer olha o texto jesus não legisla não explica não se aprofundar no tema comer ou não comer o ponto aqui é quando joan duru qual deve ser nossa atitude e não como fazer quando fazer se deve fazer ele
já parte do princípio de que você vai fazer então eu só estou salientando este ponto se você não jejua não está encontrando muita razão província irmão e eu estou dizendo que você precisava jejuar mais para encontrar as razões desse texto mas dito isso coisa que também já sabemos que a estrutura nos diz de maneira óbvia o que eu penso ser o foco desse texto que eu acredito que deus quer nos dizer essa noite porque você está aqui hoje resta-nos esta forma de piedade resta-nos observar com calma a última forma de piedade e qual é a
crítica que jesus está fazendo então entender na primeira forma de piedade jesus criticou condenou o uso da forma de piedade qual é a primeira forma de piedade doação então ele critica condena o uso da doação como uma forma de publicar nossa bondade olha como eu sou bom olha como eu sou bacana como me importa com o próximo se é bom assim você é tão bonzinho assim não use a doação para publicar a sua bondade use a publicar a bondade de deus no segundo momento jesus condena o uso da oração para demonstrar a nossa comunhão com
deus e é isso que eu era só acaba dizendo olha como eu oro conheço deus olha intimidade que eu tenho com ele olha só como eu conheço bem o senhor como eu oro como quem conversa com ele há um que critica isso ninguém precisa ver você olhando você tem como união com deus bom pra você eu vou ser beneficiado com a sua comunhão sua comunhão é bom pra você jejum a mesma coisa bondade comunhão e agora tristeza jesus condena o uso do jejum para publicar a nossa excessiva super sensibilidade espiritual prestou atenção expliquei foi um
pouco chateado essa primeira parte mas agora começa a paulada então preste atenção vocês são supersensíveis espiritualmente e deus está condenando a excessiva super sensibilidade espiritual deus não quer que nós fiquemos choramingando nossas tristezas quando a alegria do senhor é a nossa força mas haverá momentos em que nós precisaremos nos humilhar e como diz a bíblia afligir a alma o que é curioso denotar e nós vimos em dois textos tanto em isaías 58 como no salmo 35 que a escritura sempre se refere ao jejum como uma aflição da alma não do corpo jejum e ficar sem
comer ea primeira coisa que você sente é fome mas a bíblia diz que o jejum não aflige o corpo o jejum tem o quê afligir a alma seu corpo vai parecer aflito e aí começam as críticas vai parecer aflito porque você quer ou porque você não conseguiu evitar é pra aparecer aflito ou deus ver a aflição do coração da alma o que deus quer ver aflito seu rosto ou seu coração então duas coisas e eu falarei de modo bem rápido hoje não é um texto com muitos segredos muita coisa você consegue perceber de bate-pronto texto
é claro mas acredito que duas coisas principais precisam ser vistas aqui ea primeira delas é que jesus condenou a vitimização olhe lá o verso 16 quando jejuardes não vos mostreis contristados como os hipócritas porque de desfigurar o rosto com o fim de parecer aos homens que jejum era comum nos dê jums que se pegasse cinzas e passasse no rosto e não fizesse aquele trabalho de higiene comum diária que os judeus tinham claro não vou falar quais são os trabalhos de higiene mas vamos pensar em tudo menos em higiene mas era assim que eles se higieniza
vão numa dessas coisas era passando azeite no rosto e nos cabelos quando voltava de jejum o cabelo ficava sem óleo seco o rosto também e você jogava cinzas no rosto mas sabe quando você se prepara para ser visto com cinza no rosto para isso que já estava condenando a o propósito de ser visto em sua tristeza olha como eu estou sofrendo pergunte por que eu estou tão triste a gente faz a gente chega na igreja dois podem perguntar como a gente está pra gente dizer que tá mal a gente dizer que tá bravo é assim
que a gente age cultura da vitimização você briga com seu cônjuge e aí ele pergunta tá tudo bem você está querendo que ele perde está querendo que ele e que ele estreia de você e sua indignação mas vocês assim tudo tá tudo bem mesmo tá porque já há sim sou normal então dá um sorriso não você tá brava comigo não cultura da vitimização a gente chega meio cabisbaixo naquele dia a gente foi muito bem senta no canto tudo pra que alguém venha perguntar pra gente acontecendo alguma coisa perceber a nossa tristeza não estou sofrendo está
parecendo dores e percence viveu espiritualmente já está condenado justamente essa cultura de nos vermos como vítima e sermos percebidos como vítimas vocês não são vítimas de nada a bíblia fala dos cristãos me perdoem se bpi perdoe você e eu não sei se você se todos aqui são mais a bíblia fala que os cristãos são em cristo mais que mais têm vez que não parece tem vez que parece que a bíblia fala que em cristo nós somos mais perdedores os ombros de sky a cabeça tosse a gente vai com a cara da igreja a alegria quando
me disseram como hoje a gente chora desesperado para ir à igreja e quer que alguém se pergunta por que você tá mal para que você possa falar das suas dores jesus está dizendo cuidado olha só que o texto diz não vos mostreis apertados entristecidos contristados p2 só uma nota de rodapé aqui no nosso português de cada dia já vi tanta gente chorando em cultos de aniversário de igreja dando graças a deus porque estamos reunidos aqui contra estados contra estados é triste pra bastante então tá contra estado não é reunido não é feliz contra estado é
muito muito muito muito triste a jesus está dizendo se você está triste a sua tristeza diante de deus mantenha ela diante de deus não mostra não queria que as pessoas que percebam como vítimas e é justamente isso que os hipócritas queriam o texto prossegue dizendo que a explicação de jesus é de que eles desfiguravam o rosto faziam questão de mostrar que estavam entristecidos e largados para serem percebidos como tristes a bíblia não quer que a gente finge que está sempre tudo bem não é isso mas se você está realmente com a alma dorida ea frígida
e quer que deus te ouça e mostrando pra mim que isso vai acontecer e mostrando para o seu próximo que isso vai acontecer e o jejum a fez a alma mas isso é um assunto entre você e deus a primeira coisa que jesus condena aqui é a vitimização ou seja fazer o jejum parecer mais doloroso do que ele realmente era ele condena a vitimização por que ele diz aos seus discípulos que quando eles jejuarem verso 17 eles devem um giro à cabeça e lavar o rosto ou seja normal alguns vão pensar que ele está dizendo
olha fingir que está tudo bem está jejuando então tá sabe foi o topete tipo auto pinto o cabelo passou batom nos lábios fecha sua melhor camisa nada disso nada disso um giro à cabeça lavar o rosto fazia parte do todos os dias se fosse a bíblia na linguagem de hoje jesus estava dizendo tentei o cabelo escova os dentes lavar o rosto vender o cabelo escova os dentes vida normal você só não vai se alimentar porque você está afligindo a sua alma ou porque você perdeu a fome porque está lutando com deus a batalha da fé
ou por que você está triste e espero que deus é a tenda mas este é um assunto entre você e deus cuidado não queira que as pessoas percebam que você é uma pessoa super espiritual super sensível que está profundamente entristecido não deus não quer isso deus quer que se você vai fazer algum ato de piedade então que ele seja pra deus ver e não para o homem vê eu dei vários títulos para essas mensagens decorrer desse tempo mas eu vou repetir algo que alguns de vocês já sabem o jejum como a oração ea doação também
é agora deu ou seja diante da face de deus é pra deus vê é a segunda coisa eu creio que jesus condena que é toda expressão religiosa e hipócrita ou seja fim jidá e como ele faz isso dizendo que nós não podemos almejar a aprovação dos homens e de deus ao mesmo tempo deus não quer que nada na nossa fé seja hipócrita e ele chama de hipocrisia tentar ganhar a aprovação do homem dizendo que no fundo no fundo você quer a aprovação de deus sabe como e se expressa quando a gente faz alguma coisa na
igreja em casa diz que é para a glória de deus diz que é para servir adeus mas quando ninguém reconhece a sua ira se acende quando ninguém aplaude você se ressente quando ninguém pede bis você vai comer bis de tristeza que é assim né a gente fica deprimido vai comer a gente fica feliz vai comer e isso a gente não tá nem feliz nem triste que a gente tá fazendo tá comendo o jejum mostra onde realmente está o seu coração no prazer no alto agrado ou em deus cuidado fingir e deixa meio de fingimento a
bíblia usar um termo forte aqui vamos lembrar que é hipócrita aí no seu texto é a palavra para ator dissimulador impostor artista de teatro tá fingindo você está dizendo que quer a aprovação de deus e quer a aprovação dos homens na verdade jesus diz isso no finalzinho do verso 16 ele diz que o fim o propósito é parecer aos homens que joão e jesus conclui na verdade vos digo que eles já receberam a recompensa mas no final do verso ciclo 18 na verdade em todo o versículo 18 ele diz que a verdadeira expressão de piedade
é feita pra deus em secreto porque deus o pai vêem secreto é pra deus vê ea hipocrisia nasce quando a gente quer fazer os outros pensar de nós mais do que somos e ela se espalha quando a gente quer que mais testemunhas veja a hipocrisia um show apple crise um espetáculo de teatro precisa de público se ninguém viu não tem graça sabe aquela pergunta que o filósofo fez-se uma árvore cai numa ilha deserta e não tem ninguém lá absolutamente deserta ninguém essa árvore caiu se não tem ninguém pra escutar ela faz barulho tem muita gente
que luta contra esse conceito dizendo que não ou se faz não importa se você está sozinho nesta ilha e não tem ninguém pra ver que você é crente você dobrar os seus joelhos você pode olhar deitado dormindo você pode não melhorar você pode dizer que orou para ser salvo mas não tem ninguém pra ver então quando eu me lembro desse a nesse dia não lembro o nome do artista mas essa música mais moderna cuja letra diz quem é você quando ninguém está te vendo ela não vai para frente porque quando você está só tem sempre
alguém te vendo esse alguém é deus então a pergunta é outra a pergunta é quem é você quando só deus está te vendo porque se não tiver ninguém lá para testemunhar a sua fé sua piedade mas vale a pena ser crente fico imaginando o daniel na cova dos leões ninguém lá pra ver e melhorando a ele claro lamy já daniel hannan daniel foi popular pedra foi colocada em cima e seja o que deus quiser graças a deus deus quis que ele sobrevivesse mas ninguém viu o que aconteceu lá dentro o que aconteceu a pergunta tinha
interessa porque no dia que você está sozinho na cova e deus está vendo aí você é quem você realmente é aí deus ver até onde vai a sua piedade você pode experimentar esta semana e se para um dia para fazer isso jejum mas eu me recuso preciso fazer jejum exatamente se recuse continua dizendo que comida é mais importante do que deus separe um dia no dia a dia só pra lembrar nas últimas semanas eu tenho desafiado vocês a orar a segunda palavra essa semana além de orar por mais de cinco minutos por mais de 30
minutos faça jejum mas não que ele jejum do crente sem vergonha que faz jejum entre o café e almoço tomou o café é a partir de agora faz jejum até a hora do almoço não vai separar o dia para jejuar e vai pro trabalho sorrindo levam house um drops garoto porque ele é para ninguém perceber que você está jejuando a versão moderna do luge a cabeça e quando a gente fica sem comer o nosso hálito muda não para melhor dropes garoto balinha essa semana faça jejum experimente isso que o texto está dizendo esse é o
desafio quem sabe você não tomar gosto pela coisa e começa a lutar as batalhas da fé quais e aqui eu encerro sabe aquele pecado que já está custando abandonar sabe aquela dificuldade que você está custando vencer aquele hábito que não sai da sua vida aquele hábito que você não consegue colocar na sua vida coloque isso diante de deus não em oração coloque diante de deus em jejum e diga senhor eu e você só nós vamos saber disso e aí está disposto esse é o desafio que eu te faço essa noite não seja um hipócrita da
fé seja um homem uma mulher e uma mulher de fé não queira ser uma vítima não queira ser um hipócrita viva diante de deus e se o seu jejum é diante de deus mantenha-o assim porque como você vai ver logo logo lá na frente aí logo logo a alguns versos à frente não muito não não poucos mas alguns versos pra frente você vai ver que nós não podemos agradar a dois senhores a quem você quer agradar não sabe dizer não precisa me provar só deus precisa ver só deus precisa saber não quero ninguém dizendo semana
que vem conseguiu fazer jejum porque não me interessa é pastor micha mandou o vídeo como o que interessa é o meu pastor não é sério mesmo o único que precisa saber saberá então começa a reparar nas coisas que você tem feito quem você quer que veja quem você quer que receba é deus ou as pessoas se for deus ele verá agora se for um show assuma esse foi um show e você quer ser visto receber o aplauso receba é seu não fica com um dedinho para cima dizendo e é pra deus não é fechou o
quer ser visto receber o aplauso receba seja humilde recebeu aplausos se é pra deus só deus precisa aplaude e ele não vai fazer isso agora talvez só no dia final tenha paciência até lá e o pai que tiverem secreto te recompensará você crê nisso eu creio que os que crêem digam amém
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