Gente, eu estou aqui na cidade de Petra, na Jordânia e nós paramos aqui para ver de perto a mirra. Temos aqui a mirra e temos a resina do incenso. Quando a bíblia diz que os magos levaram para os pais de Jesus ouro, incenso e mirra e entregaram aos pais, às vezes, a gente não tem ideia do valor disso.
Mas, nos tempos bíblicos, uma grama de mirra chegava a valer duas gramas de ouro e isso além de todo o valor que tinha no aspecto material e financeiro, tinha propriedades inclusive medicinais. Para quem não tem ideia do que é, é isso aqui, olha. Eles extraem da árvore, de uma planta e o incenso também é uma resina extraída de uma outra árvore.
Gente, aqui atrás de mim está a cidade de Petra, na Jordânia. Este era conhecido como o território de Edom. Aqui, à minha esquerda, nós temos um monte, que, nos tempos bíblicos era chamado de Sela, o lugar da habitação dos edomitas.
Quando a palavra de Deus fala a respeito de Israel, lá em Números 21:4: “Saindo do monte Hor pelo caminho do mar Vermelho, rodeando a terra de Edom”, significa que eles evitaram essa região, porque os edomitas eram, na verdade, os descendentes de Esaú, o irmão de Jacó, o Senhor os proíbe de entrar em guerra com eles, eles contornam toda essa terra para evitar qualquer tipo de confronto. É justamente quando Israel está evitando essa terra que eles murmuram e nós temos o episódio narrado na bíblia em Números 21, das "serpentes abrasadoras", o que nós vamos falar na sequência. Gente, aqui atrás de mim, está o cume do Pisga, o mais alto monte aqui, do Nebo na cordilheira de Abarim, o lugar onde Deus mandou Moisés subir para ver toda a terra prometida.
Se você me acompanhar, aqui do lado de trás era terra dos amorreus e mais aqui ao meio, nós temos numa distância maior do que a lente e o olho alcançam, a terra de Amon ou dos amonitas. Um pouco mais atrás, lá no fundo, era terra de Gileade. Aqui nessa planície enorme era a planície de Moabe e, bem adiante, nós temos a terra de Jericó.
E atrás desse monte aqui, nós temos o mar Morto. Para mim, com a nossa vista, apesar de estar um pouco aqui empoeirado, eu ainda consigo ver um pedaço do mar Morto, ele está logo ali atrás. Essa foi a visão que Moisés teve, que Deus lhe permitiu enxergar antes de morrer.
Gente, uma curiosidade aqui em Petra é esse prédio que você vê atrás de mim. Normalmente se referem a ele como um templo, mas, na verdade, é uma tumba. A tumba do rei Aretas.
Em 2ª Coríntios 11:32, Paulo diz: “Em Damasco, o governador preposto do rei Aretas montou guarda na cidade dos damascenos, para me prender; mas, um grande cesto, me desceram por uma janela da muralha abaixo, e assim me livrei das suas mãos. ” Na época, o governo de Aretas se estendia até aqui a Jordânia e ele mandou fazer aqui a sua tumba. Estou no topo do Jabal Ad-Musa.
Jabal em árabe significa "monte". AD-Musa é o nome da cidade onde estamos e nos hospedamos para poder visitar Petra. Petra está agora ao fundo.
Nós temos a vista aérea, panorâmica disso tudo. Temos, atrás de mim aqui, não só o monte Selá, mas temos também o memorial que foi levantado onde alegam ser o local onde a Arão teria sido sepultado. Esse é o território de Edom, os descendentes de Esaú.
Foi contra Edom que Obadias profetizou, dizendo que eles enfraqueceriam como nação e seriam julgados pelo Senhor. Agora, mais importante do que acertar onde isso tudo aconteceu é a gente entender a praticidade dessa história. A palavra de Deus diz que essas coisas que aconteciam a Israel foram escritas para advertência nossa, de quem são chegados os fins dos tempos.
Então, o mais importante é a mensagem que nós vamos compartilhar na sequência, trazendo a aplicação para mim e para você, para nós, de quem são chegados os fins dos tempos, para que nós possamos aprender a lição que Deus queria que aprendêssemos com esse episódio. Em Números 21, a partir do versículo 4, nós lemos: “Então, partiram do monte Hor, pelo caminho do mar Vermelho, a rodear a terra de Edom, porém o povo se tornou impaciente no caminho. E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morramos nessa terra, onde não há pão nem água?
E a nossa alma tem fastio desse pão vil. Então, o Senhor mandou entre o povo serpentes abrasadoras, que mordiam o povo; e morreram muitos do povo de Israel. Veio o povo a Moisés e disse: Havemos pecado, porque temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor para que tire de nós as serpentes.
Então, Moisés orou pelo povo. Disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põ-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar viverá. Fez Moisés uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava.
" Nós temos, nesse relato do velho testamento, um episódio que soa até um tanto quanto místico. É óbvio que não havia nenhum poder naquela serpente. Ela não tinha nada de especial, ela não tinha nada de sagrado, não era uma espécie de talismã.
A maior prova é para olharmos nessa perspectiva, além da coerência com toda a mensagem bíblica, é que, em 2ª Reis 18:4, a palavra de Deus diz que Ezequias destruiu essa serpente de bronze muitos anos à frente. Por quê? Ela havia se tornado objeto de idolatria, algo que Deus nunca quis.
Então, a força dessa mensagem não está na serpente levantada por Moisés, mas no que ela significa, na mensagem que ela comunica. E é no novo testamento . .
. aliás, eu gosto de dizer que o velho testamento ilustra o novo, enquanto que o novo, por sua vez, explica o velho . .
. é no novo testamento que nós vamos entender a perspectiva desse texto vindo do próprio Senhor Jesus. No evangelho de João 3:14, Jesus diz assim: "Do modo porque Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
” Jesus está falando a respeito de algo que na teologia nós definimos como um “tipo”. Aquela serpente de bronze era um "tipo". O próprio Senhor Jesus se apresenta como o “anti-tipo”, o cumprimento daquela figura.
No livro de Hebreus nós lemos que a lei não tem a imagem exata das coisas e sim a sombra dos bens vindouros. O que Deus, na verdade, moveu Moisés a fazer não era apenas oferecer a solução para um problema temporário. O que Deus moveu Moisés a fazer foi, na verdade, promover uma figura profética daquilo que Jesus viria fazer por nós.
Essa é a mensagem que nós encontramos por trás desse episódio da serpente de bronze. O contexto é justamente um contexto de pecado. A bíblia diz que eles aborreceram-se com a jornada, com a falta de água ou de comida, murmuraram e depois eles reconhecem: “temos pecado contra o Senhor”.
Então, em primeiro lugar, nós temos uma história de pecado. Em segundo, nós podemos observar que o pecado sempre tem consequências. Vieram serpentes abrasadoras.
A consequência se manifestou. Em terceiro lugar, eles reconhecem o seu erro e vão buscar ajuda. Isso figura uma mensagem importante que nós podemos classificar como arrependimento.
Agora, Deus estabelece a restauração com uma condição: todo aquele que olhar para a serpente de bronze, depois de ter sido picado por uma dessas serpentes em vez de morrer, ele sobreviveria. Deus estava figuradamente oferecendo salvação. Agora, receber ou não receber a provisão de Deus era uma decisão de cada pessoa, de olhar ou não olhar para a serpente de bronze que seria levantada.
Qual é a mensagem e uma mensagem muito clara? Vamos observar os detalhes e a sua aplicação. Em primeiro lugar, o que era essa serpente levantada por Moisés, ainda que uma serpente de metal?
Ela era uma figura da maldição que assolava o povo. Eles estavam sendo mordidos, picados por essas serpentes abrasadoras, o que indica não só um veneno mortal, mas que trazia dores terríveis. Agora, nós olhamos para isso e percebemos que Deus mandou que Moisés levantasse a mesma figura da maldição que os assolava.
Quando falamos do problema da humanidade, em toda a sua história, qual é o problema que assola a humanidade? É nada mais, nada menos do que o pecado. Agora, quando Jesus foi levantado naquela cruz, à semelhança dessa serpente de bronze que foi levantada um dia, ele foi feito pecado por nós.
É o que diz a palavra de Deus em 2ª Coríntios 5:21. Então, nós temos a mesma figura sendo reproduzida. O pecado era a maldição que nos assolava e o Senhor Jesus foi feito pecado por nós.
Agora, porque Deus especificamente diz a Moisés que a serpente deveria ser uma serpente de bronze? Bronze, na bíblia, é uma figura de juízo e quando nós olhamos para essa mensagem, Deus está comunicando algo. Quando Deus oferece perdão ao homem, ele não está apenas dizendo: “Olha, eu estou deixando para lá o pecado cometido.
” O pecado precisava ser julgado. O que Deus na sua bondade, na sua grande misericórdia fez, foi, em vez de julgar a nós, os pecadores, ele julgou Jesus, seu Filho, em nosso lugar, para que nós pudéssemos ser inocentados do juízo. Mas a mensagem que Deus enviou, através de Moisés, quando levanta essa serpente de metal, de bronze, Deus estava dizendo: “Eu vou julgar aqui o pecado para que vocês, o povo, possam ser inocentados, para que vocês possam escapar do juízo que vem como consequência do pecado.
” Agora, também percebemos na declaração de Jesus, em João 3:17, que ele fala sobre a questão do julgamento, ele diz: “Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo. ” Não quer dizer que Deus deixou de ser justo ou que não cometeria o juízo, mas a ideia era poupar o mundo e, para isso, ele precisava julgar alguém. O verso 18 diz: “quem nele crêem, em Jesus, não é julgado.
O quem não crê, já está julgado. ” O juízo é inevitável sobre o pecador. O que pode temos de experimentar é escapar do juízo quando reconhecemos que Jesus já foi julgado em nosso lugar.
Essa é a mensagem que Deus nos enviou através de Moisés. Quando eu percebo aqui o detalhe específico, muito específico, que Deus está dizendo: “Olha, todo que olhar para a serpente de bronze, depois de mordido por ela, ele vai sobreviver. ” Ou seja, Deus está dizendo: “Eu tenho solução mas vocês têm a parte e a responsabilidade de vocês para que vocês possam usufruir da solução.
” Em outras palavras, Deus estava dizendo: “Eu não vou empurrar essa salvação goela abaixo de ninguém. Quem reconhece, não apenas a sua necessidade, não apenas a consequência do seu próprio pecado, mas quem reconhece que eu estou oferecendo salvação, precisa se posicionar, precisa olhar para essa serpente que foi levantada. ” Assim como nenhum de nós vai experimentar salvação sem olhar para Jesus.
Muitas pessoas têm tentado substituir a salvação através de boas obras, através de uma série de outras coisas que, na verdade, não condizem com a mensagem bíblica, só há uma maneira de escapar do veneno desta serpente ou do veneno do pecado, é quando nós olhamos para a cruz. A cruz é a solução de Deus para a humanidade. É quando olhamos e esse olhar não é apenas contemplar, mas é reconhecer a obra que o Senhor Jesus fez em nosso lugar.
A palavra de Deus nos mostra essa ideia de responsabilidade. Deus manda o juízo e o homem que causou a situação precisa não apenas do arrependimento, do reconhecimento, mas ele precisa olhar e crer. Quando Jesus diz: “Todo aquele que crê não pereça, para que todo aquele que nele crê não pereça”, ele não está falando apenas de crer que Jesus existe.
Ele não está falando apenas de reconhecer que ele, de fato, é o Deus encarnado, mas a bíblia fala especificamente de crer na obra que ele realizou na cruz. A obra de Jesus foi uma obra de substituição. Então essa fé precisa gerar uma identificação.
O apóstolo Paulo, escrevendo aos gálatas, diz: “Eu estou crucificado com Cristo”. O que é que ele está dizendo? Não é uma afirmação de que ele estaria preso literalmente no mesmo madeiro que o Senhor Jesus.
O que está declarando é: “Já que Jesus assumiu o meu lugar e me substituiu, sendo julgado para que eu não fosse, eu me reconheço naquela cruz quando eu olho para ele. Quando eu olho para a cruz, eu me vejo lá. Eu morri.
” E é exatamente essa a mensagem do batismo. A bíblia diz que nós fomos sepultados com ele e que nós também ressuscitamos com ele. Nós vamos ver, no novo testamento, várias vezes essas declarações.
Nas epístolas a expressão “em Cristo” aparece muitas vezes “se alguém está em Cristo nova criatura é”. O que é "estar em Cristo”? É se ver nele, é reconhecer em primeiro lugar essa identificação.
Se ele assumiu o meu lugar, eu creio nessa substituição. Então, essa é a identificação. Paulo, quando escreve aos colossenses, diz: “Vocês morreram com Cristo”.
Ele diz: “vocês ressuscitaram com Cristo. ” Paulo, escrevendo aos efésios, diz que “nós estamos assentados com Cristo nas regiões celestiais”. Isso é identificação, É uma fé que reconhece a substituição.
E essa fé não apenas reconhece a substituição, mas ela também se apropria. A partir do momento que a gente vê Jesus como substituto, nos fornecendo, nos provendo uma salvação gratuita, essa fé se apropria. O apóstolo Paulo escreve ao seu discípulo Timóteo e diz, em 1ª Timóteo 6:12: “Toma posse da vida eterna”.
Nós precisamos nos apropriar, pela fé, da salvação. A salvação se recebe por fé e a fé, na definição de uma das bíblias, em Hebreus 11:1 diz: “A fé é uma posse antecipada daquilo que se espera”. É se apropriar de algo.
Mas também, nós precisamos confessar. Jesus diz: “Todo aquele que me confessar diante dos homens eu também o confessarei diante do meu Pai e dos anjos que estão nos céus. Mas, todo aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai e dos anjos que estão nos céus.
” Nós precisamos olhar para essa história e reconhecer que Deus é justo a ponto de não deixar o pecado impune. Mas também precisamos reconhecer o coração de amor e misericórdia de Deus que, mesmo precisando fazer justiça, oferece uma solução para o homem, para a sua condição de pecado, para sua consequência. E quando nós entendemos essa mensagem, fica fácil entender Jesus dizendo: “Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, importa que o Filho do Homem seja levantado".
E você, já reconheceu a sua condição de pecado e pecador? Já reconheceu que o pecado gera consequências e a bíblia fala da consequência, do veneno dessas serpentes como sendo a morte? Agora, não podemos pensar só na morte na perspectiva física.
Quando Jesus diz "para que todo aquele que nele crê não pereça”, ele está falando da morte eterna, da condenação eterna. Essa é a principal consequência do pecado, é estarmos eternamente separados de Deus. Há uma condenação que Deus não planejou para o homem.
A bíblia diz que o inferno foi preparado para o diabo e os seus anjos. Deus nunca quis que o homem estivesse lá, mas, por causa do pecado do homem, ele se tornou participante da mesma condenação do diabo. No entanto, Deus nos oferece a solução que precisa ser aceitada.
Nós precisamos reconhecer a nossa condição e olhar para a cruz, olhar para o Senhor Jesus reconhecendo o quanto precisávamos desse ato de misericórdia, exercendo a fé, nos apropriando daquilo que ele oferece. Se você ainda não se posicionou a respeito, você pode fazer isso AGORA. Você não precisa nem mesmo deixar isso para depois.
A palavra de Deus diz: “Se hoje ouvirdes a voz de Deus, não endureçais o coração. ” O tempo de responder a Deus é hoje. A palavra de Deus também diz: “Hoje é o dia aceitável, hoje é o tempo da salvação.
” Não deixe isso para depois, até porque você nem sabe quanto tempo terá. O que Jesus oferece é algo extraordinário, não é apenas ele oferecendo a você o socorro para que você evite a perdição eterna. Isso é uma parte gloriosa do que ele fez, mas há algo ainda maior, ainda mais extraordinário do que apenas escapar da perdição, é poder conhecê-lo de perto, é poder viver um relacionamento com o Senhor Jesus.
Nós aprendemos uma mensagem muito clara, muito específica com essa serpente que Moisés levantou, fala da minha e da sua necessidade, fala da grande oferta do amor de Deus, mas também fala da nossa responsabilidade de decidir aceitar aquilo que Deus nos oferece. Então, eu quero encorajar e desafiar você a uma postura, uma resposta para com o Senhor Jesus agora mesmo. Não deixe para depois.
E você que já se posicionou, que já exerceu essa fé, caminhe mantendo firme essa fé no Senhor Jesus e sendo grato a Deus por essa extraordinária dádiva da salvação. Deus seja louvado por tão grande redenção. E na sequência nós vamos conversar um pouquinho mais sobre as aplicações dessa mensagem para sua vida.
Eu acho fantástico que cerca de 1. 500 anos antes de Cristo o evangelho já estava sendo pregado através dessa figura que falamos da serpente de bronze. Agora, é muito importante que a gente entenda a essência da mensagem.
Se você ainda não teve o seu posicionamento de arrependimento e fé, de reconhecer o seu problema do pecado e a sua necessidade do Senhor Jesus, não deixe isso para depois. Você pode consertar sua vida com Deus nesse momento, nesse instante. Aliás, a palavra de Deus diz: “Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureça o seu coração.
” A bíblia diz: “Hoje é o dia aceitável, hoje é o tempo da salvação. ” Eu tenho visto muita gente deixando para depois, imaginando que terá muita oportunidade e alguns não tiveram. Esse é um assunto de extrema importância e que você precisa resolver o mais rápido possível.
Agora, para aqueles que já entenderam essa mensagem antes e até já tomaram uma decisão no Senhor Jesus, em 1ª Coríntios 15 o apóstolo Paulo diz: “Eu quero vos lembrar o evangelho que vos anunciei”. Significa que o evangelho não tem que ser anunciado uma vez só, ele tem que ser continuamente lembrado. Por que Deus quer que a gente lembre continuamente?
Esse "lembre", na verdade, não é que a gente vai ter uma amnésia, mas Deus quer manter acesa em nós uma consciência. Por que manter acesa essa consciência? Eu acredito que o ponto principal é o que Paulo diz lá em 2ª Coríntios 5:14: “O amor de Cristo nos constrange”.
Cada vez que a gente consegue processar, num nível mais profundo, o que foi que ele fez por nós, isso nos ajuda ter a resposta de gratidão para com ele. Aliás, esse, eu diria, é o propósito da ceia. O Senhor Jesus diz: “Fazei isso em memória de mim”.
Ele quer que a gente reconheça o tempo todo o que ele fez e que isso possa manter o nosso coração agradecido. Então, vocês concordam comigo que manter a consciência do que ele fez vai afetar a maneira como nós vamos nos comportar e viver? - Sim.
Com certeza. - Em que parte essa consciência pode ser alimentada? Nós falamos já da ceia, que a bíblia diz: "fazei em memória do Senhor", todas as vezes que comer o pão, que beber do cálice, com o fruto da vide, ele diz: “Fazei isso em memória de mim”, mas há outros momentos.
O próprio batismo, que é para quem já recebeu a pregação do evangelho, é um momento onde ele externa a sua fé. Que foi morreu e foi sepultado com Cristo, ressuscitou para andar em novidade de vida. Algo mais vocês acreditam que nos ajuda a manter aceso isso?
Adoração talvez? Vocês acham que nós podemos colocar aqui? - Com certeza.
- Desde que o tema da adoração seja isso, né? Porque Apocalipse 5 fala daqueles que diziam: “Digno é o cordeiro, que foi morto, de abrir o livro com seus selos. Pois com seu sangue compraste para Deus.
” Eu acho que esse tipo de adoração . . .
sinto que você ia falar algo, Priscila - Não, eu só ia dizer que também quando a gente está em comunhão com outras pessoas que amam a Deus, isso nos lembra também, que a gente vê Jesus nas outras pessoas e a gente lembra: "Nossa, sabe, Jesus é real, ele move nas pessoas, ele transforma vidas". Eu acho que isso também é uma coisa que lembra dele. - Eu lembro da minha mãe dizendo, quando era criança, que a brasa fora do braseiro de apaga.
Ela dizia: "Não dá para o crente ficar longe dos outros e achar que vai se manter aceso", né? Eu acho que todas essas coisas têm uma importância: manter acesa a consciência. Em primeiro lugar para viver gratidão e a resposta de gratidão que a gente deve ao Senhor, mas, também, em segundo lugar, quando a gente perde a consciência da nossa própria salvação eu acho que a gente perde a consciência da missão que a gente tem, de levar a salvação aos outros.
Paulo disse a Timóteo: "Fazendo isso salvarás tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. " Eu gosto de chamar isso de "salvação transbordante", primeiro você resolve sua situação, depois você transborda para a dos outros. E quando eu começo a perder a consciência do que é meu, obviamente a capacidade de transbordar é comprometida junto.
Então, essa responsabilidade de lembrar o tempo todo o evangelho, não só nos mantém nesse lugar de gratidão ao Senhor, de obediência a ele, mas também nos mantém o tempo todo consciente de que assim como nós necessitamos do evangelho, tem pessoas à nossa volta que precisam do evangelho. Há algum conselho que vocês possam dar a quem nos assiste sobre a importância de levar o evangelho aos que estão à sua volta? - A vida eterna, né?
Acho que a maior prova de amor que a gente pode dar para alguém é realmente se preocupar em como vai passar o resto da eternidade dela, se vai ser perto de Jesus e a pior coisa do inferno com certeza vai ser essa distância de Jesus, de não estar perto com ele. Então, se nós amamos alguém nós vamos nos importar o suficiente para mudar esse destino, em nome de Jesus. - É, assim como o exemplo que foi dado de quando alguém era picado pela serpente e quisesse a cura, para não morrer tinha que olhar para a serpente de bronze.
Eu fico imaginando se a gente vivesse naquela época e soubesse que um vizinho, um parente foi picado e a gente percebesse que essa pessoa não está olhando provavelmente porque não sabe que com aquilo poderia ter a cura, eu acho que o meu desespero de querer ajudar alguém com quem me importa, eu acho que eu tentaria fazer ele olhar "na marra" quase [risos] tamanha angústia de querer ajudar. Eu acredito que a gente tinha que, no mínimo, esse mesmo nível de desespero. Nós temos que fazer essas pessoas olharem para Cristo, para aquilo que ele fez.
- Verdade. - A gente viu você falou mesmo isso, se a gente ver como, mesmo no céu, Jesus é louvado para sempre pelo sacrifício dele, pelo que ele fez por nós e a gente tem que ter essa mesma consciência de que o que ele fez é tão grandioso. Acho que a gente não pode se deixar esquecer disso.
- É verdade. - Com todas essas atividades e outras que a gente pode se lembrar, eu acho que a gente tem que sempre manter em mente que: o que são 80 anos, 90 anos comparado a uma eternidade? Que essa é maior etapa, mais longa da nossa vida acontece depois da terra e a gente tem que ter em mente não só a nossa eternidade mas pensar nos nossos familiares e amigos e saber que isso é a coisa mais importante.
– Amém. - Com isso em mente, a minha expectativa é que você, das duas uma: se ainda não conhece a Cristo e não fez a sua decisão de fé, faça isso com urgência. Segundo, se você já conhece, você se mantenha lembrado não só do que te foi oferecido, mas a responsabilidade que você tem de compartilhar o evangelho.
Deus te abençoe e te ajude no cumprimento da sua missão. - Amem [todos].