TUDO QUE É NECESSÁRIO PARA ENTENDER CÓDIGO JAVASCRIPT!

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Gimmi Codando
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E aí pessoal beleza vamos sobre jovens script começando pela definição de variável são três etapas para você definir uma variável Primeiro vai falar qual que é o tipo dela se ela não tipo né Se ela constante ou se ela não é constante você vai constante você usa depois você dá um nome para essa variável por exemplo você coloca igual o que significa atribuição e bota o valor né Por exemplo a gente tem vários tipos de variáveis por exemplo com nome igual a Henrique está entre aspas duplas aspas simples ou crase é uma string geralmente a
gente também tem tipo boiando pode colocar aqui são os três tipos variáveis primitivos que a gente tem aqui a gente também tem as variáveis que são acho que é composta o nome Sei lá mas outras estrutura de dados que são os objetos a gente pode colocar por exemplo um objeto também objeto Seria tipo pessoa e para definir o objeto a gente coloca esse sinal aqui que acho que é Chaves e aqui a gente tem que colocar como se fosse um dicionário no lado esquerdo você coloca um nome a chave e no direito o valor por
exemplo o nome Henrique mas como a gente já tem uma variável em cima chamada nome a gente pode colocar Só uma vírgula ele vai entender que a chave Henrique é relativo essa variável nome a chave nome relativa esse nome aqui a mesma coisa a gente pode fazer para ouvir e por idade Vamos colocar aqui uma pessoa dois que vai ser a minha irmã da Sara ela tá viva e a idade dela acho que é 16 sei lá a gente pode acessar essas informações dentro do objeto colocando ponto por exemplo ponto idade a gente consegue ver
qualquer cidade assim a gente vai ter o valor ali no caso do pessoal 1 que sou eu 21 na forma a gente confirmar isso aqui colocando um sólogue e o que que a gente quer por exemplo pessoal fazer isso aqui ele vai pintar o objeto inteiro o Henrique vivo idade Ele vai falar só 21 maravilha a gente tem também só não sei se funciona essa do pai né pode colocar o valor assim essa aqui acho que dá isso aqui é só Jerry é que eu tô precisando na página eu tô confundindo as duas coisas tá
mas aqui a gente fez as suas pontinhas Então pelo jeito que a gente pode usar esse aqui também Será que tá daquele jeito ali Eu Vou Acreditar nele é tá você pode passar entre streaming o nome daqui do objeto aí você consegue acessar mas particularmente acho melhor só colocar assim mesmo outra que a gente tem aqui são os Arrais basicamente é um conjunto de coisas e qualquer coisa que a gente quiser inclusive pode ser outros objetos ou outras coisas aqui normal Vamos colocar aqui de pessoas que é igual a pessoa 1 e a pessoa 2
e eu posso fazer um console blog de pessoas agora você rodar vai aparecer aqui e eu esse aqui são os dados mais relevantes aqui que a gente tem no Script se eu não me engano tem umas coisas novas lá de Map mais sei lá não vê nada que eles podem ter valores diferentes para a gente pode colocar aqui tipo Tá misturando com um objeto com um homem né aí não tem problema nenhum a gente pode adicionar dentro do Ray acho que a gente pode colocar assim sabe pode fazer assim ou você pode fazer mas aqui
depois a gente vai ver no métodos mais coisas aí acho que é isso aí de estruturas a gente tem Strings que é tipo alfanumérico a gente tem vidro falso que é bolha numbers números objetos e always agora sobre operações por exemplo eu tenho aqui duas variáveis porque um Number um que é igual a 10 colocar o número dois eu posso criar variável e deixa eu colocar um log nisso aí vai mostrar 21 a gente tem subtração que é com menos a gente tem multiplicação pode usar dois asteriscos para fazer potência a gente pode colocar barra
para fazer divisão e se você precisar de mais uma coisa matemática para sei lá você pode usar o map ponto e que vai ter várias coisas Provavelmente você vai querer usar aqui vai ser o sqr que é de raiz quadrada de 10 3.16227 enfim isso aí é o que tem de operação a gente tem também resto o resto é o sinal de porcentagem ou seja 10 / 2 o resto é 10 mesmo porque não dá para dividir né Sem resto a gente pode também fazer meio que operações em streams Vamos colocar aqui tipo mais fácil
copiar os dois né e aqui só que agora esse aqui vai ser uma string a gente pode colocar um console blog e o nome desse negócio que eu vou fazer aqui agora é estranho eletros que é basicamente colocar um cifrão e abrir Chaves aqui dentro a gente pode colocar tudo que a gente colocar aqui dentro que você joga script ou se a gente pode fazer um na Beirão Number One bugou esse aqui mas Number 2 e ele vai tipo fazer conta matemática e aqui fora a gente pode colocar o que quiser que vai ser essa
string por exemplo um número e quando rodar isso aqui vocês vão ver aqui que é isso cara justamente porque eu coloquei entre streams quando você tem dois aqui fica meio bugado Tipo ele tenta converter um ou outro não sei se existe alguma lógica por trás disso aqui ou seja sempre Vamos criar aqui um Uber três e colocar esses quatro vamos ver se vai alterar uma coisa não tipo só por causa de ter uma string aqui ele transformou tudo em string caso você não queira que ele faça isso aqui você coloca um maezinho antes no caso
aqui dois e ele vai transformar isso aqui inteiro e agora ele vai somar certinho deu 25 outra forma também é colocar Acho que é não é número e também você pode colocar tudo em string assim não sei se existe algo tipo mais Zinho para esse aí e ficou tudo isso aí enfim a gente pode colocar automaticamente fez o Number e colocou esse string de volta depois porque tem outros Strings aqui uma coisa que a gente pode fazer aqui com letras também é quebra de linha você pode ver aqui no terminal que fica diferente se você
não usa isso aqui tinha que usar barra n sei lá uma coisa assim então é mais fácil só usar isso aqui uma coisa bem legal que a gente pode fazer aqui também é desestruturação para isso acho mais fácil eu pegar aqui os objetos eles têm estruturas são de objetos que é basicamente a gente pegar essas informações estão aqui dentro aqui dentro por exemplo aqui não pode fazer muito sentido que eu vou fazer aqui mas basicamente a gente coloca conste abre um objeto e faz o que que a gente quer lá dentro por exemplo o nome
e daí a gente bota da onde que a gente vai pegar isso aí E se eu colocar aqui um console logo do nome aqui dentro ele vai pintar a Sara bem legal porque que você só não fez pessoa 2.9 pode fazer isso aí também vai funcionar igual só que assim é mais complicado que a gente pode só pegar várias variáveis desse jeito aqui ó que é bem mais fácil a gente também tem a desturação de Array Então vamos criar aqui qualquer coisa [Música] enfim e a gente pode estruturar aqui e da onde que a gente
vai pegar essa informação só que é importante a posição das coisas então se você quer pegar o primeiro ele tem essa primeira aqui ó ele bota tipo o nome da variável tipo qualquer coisa qualquer coisa dois e a gente pode imprimir isso aqui como vocês podem ver ele vai pegar esse aqui E esse aqui que eu quiser pegar esse terceiro aqui tu pode colocar uma vírgula daí vai pular de areia que ele é bem mas o de objetos é bem importante a gente usa muitas vezes isso aqui claro que o a gente pode também colocar
por exemplo na posição pode ser nome qualquer coisa que a gente quiser no caso usar esse aqui e um é esse aqui então mas o de objetos é bem relevante porque geralmente a gente não vai ter dados dessa forma aqui né a gente vai definir os dados assim e depois estruturar aqui embaixo a gente vai vai ter tipo vários dados dessa forma aqui e isso aqui é um é um objeto e daí sei lá do Pokémon ditto já queria habilidades a gente pode desestruturar as habilidades se a gente vai ter com as habilidades tá então
é muito importante saber disso o objeto assim bora falar sobre condicionais o condicionais basicamente é um bloco de código que vai rodar de acordo com algum tipo de condição e essa condição ela deve ser verdadeira bem o que que é uma condição verdadeira na verdade é truff e false eu não sei direito como é que fala mas basicamente isso aí isso aqui se a condição de algum tipo de resultado que seja truff ele vai rodar você é falso ele não roda não simplificar aqui ó vamos colocar aqui condição aqui ele vai rodar né porque é
verdadeira então verdadeira e vamos criar aqui o falso pareceu falso né a gente como aconteceu verdadeira ele vai dar que é verdadeiro se é a condição fosse falsa ele daria que é falsa só que não necessariamente precisa ser um bullying verdadeiro ou falso ele tem que ser um trufe ou falsa ou seja o zero é falso então ele vai dar no falso já é um número acima de zero ou abaixo de zero mesmo ele é truf uma rave vazio ele é trufa também um objeto vazio também é isso aí para definir se o código que
tá aqui dentro vai ser rodado ou não se as condições satisfazerem ele roda se não Honda Mas a gente não precisa também ficar preso a alguma variável a gente pode fazer operações polianas para definir os valores aqui a gente pode comparar por exemplo se 10 é maior que 2 com isso aqui é uma verdade ele entra no verdadeiro mas dois não é maior que dois então ele vai entrar no falso porém o dois é maior ou igual a dois então é verdade dois não é menor que dois então ele é falso mais dois pode ser
menor ou igual a dois é verdade aí ele vai falar que é verdadeiro mas a gente transformar esse dois aqui em maestring contra o outro né do tipo Number isso aqui ele vai dar que é verdadeiro porém se a gente colocar mais um igual sejam 3 iguais aqui ele vai verificar se o tipo é exatamente igual isso chama estritamente igual a gente pode verificar se algo é diferente e novamente a gente tem isso aí de estritamente se ele é extremamente diferente ele tem dois iguais aí ele vai dar verdadeiro né porque eles são diferentes mas
se a gente não verifica estritamente ele vai dar que é falso porque ele vai falar que você quer igual coisas que são interessantes você saber porque talvez você olha no código e não queira ficar bugado é que a gente pode caso que você queira colocar aqui dentro do código seja apenas uma linha você pode simplesmente botar tirar as chaves o meu tá na frente Funciona igual exatamente da mesma forma a gente pode também inverter o resultado de alguma coisa por exemplo eu tava ao contrário aqui vai dar falso ele inverte tudo que tá aqui dentro
então dois é maior do que dois Isso aqui é falso mas só que como coloquei o interrogação aqui na frente ele virou verdadeiro a gente também tem os operador ternário que é só uma forma mais fácil mais rápida de você fazer um if a gente coloca o valor aqui na frente por exemplo a condição aqui mesmo boas do sinal de interrogação escreve o que que ele vai fazer Caso seja verdadeiro por exemplo posso colocar aqui é verdadeiro a gente coloca dois pontos e coloca o que que acontece se a condição for falsa novamente é falso
ele funciona exatamente como o fiel porém a gente não deve colocar operador trenário eles falam que é um dentro do outro ele funciona não tem nenhum problema com isso tipo ele pode colocar aqui 10 maior do que dois é se for verdadeiro você vai fazer o sol e logo e sei lá o que for fazer o log tá louco esse aqui vai funcionar normal não tem problema vai falar que tá louco não vai falar o bagulho aqui você pode inclusive aqui inverter também mas não é legal você fazer isso aqui porque fica muito comprido daí
eu treinar e perdeu seu propósito é mais fácil você só usar o IP fielce com o ifizinho aqui no caso aqui seria o 10 maior que 2 e o elsy no final aqui falando que tá louco então não faça trenário dentro do outro que fica ruim de ler até a pessoa entender o que que tá acontecendo aqui vai levar três minutos muito mais fácil Se você colocar vários gifs assim mesmo bem a gente também pode colocar o Andy e War o Andy é o erro comercial e daí ele vai funcionar casos as duas condições que
sejam satisfeitas por exemplo esse aqui vai dar falsa né Vamos colocar um conselho logo aqui verdadeiro falso de que ele vai dar falso porque o zero ele não é verdadeiro mas a gente alterar esse aqui para qualquer número ele vai dar que é verdadeiro a gente pode usar o ou que é dois tracinhos e no caso ele vai funcionar quase qualquer uma das partes seja verdadeira como a condição aqui é verdadeira mas se as duas forem falsas ele não funciona eu era falso um exemplo prático do sinal de negação na validação de algum Campo por
exemplo você fez lá sua função de validação de e-mail e o resultado Deu que o e-mail é inválido você quer fazer alguma coisa caso o imer seja inválido você pode colocar e meio só que você coloca uma interrogação no começo sei lá ou e-mail ele vai lá lançar o erro o e-mail inválido é bem útil o sinal de negação para essas coisas mas com isso aqui é tudo prática com o tempo você pega não tem outra forma Ok bora falar sobre Loops a gente tem alguns é necessário para vocês dificilmente você vai usar loop mas
tipo não que ele vai ser difícil de se usar um loop mas no jogo script especificamente a gente não usa tanto assim porque a gente tem esse negócio aqui ó falite map reduce então a gente meio que parou de usar o four que em farofa Uai porque esses aí substituíram tipo quase não precisa falar e tal mas seja mais perfumático e tal assim mas enfim mas basicamente Lupe significa repetições E no caso aqui do Forno normal é o mais básico que tem já script ele vai declarar numa variável com algum valor inicial no caso nesse
snipit aqui que é esse código que eu coloco aqui ó não sei se isso aqui é padrão enfim mas aqui oh oh tem vários tem o four it farinho farofa É nesse nesse mais simples aqui que é o normal ele declara uma variável aqui tá com o moleque mas pode ser como um lanche também daí não briga não ele chama de index e ele percorre supostamente a um rei né porque quase sempre quando a gente vai fazer um loop a gente vai percorrer uma Ray mas ele pode ser simplesmente um número qualquer aqui por exemplo
10 Enquanto essa munição daqui for verdadeira ele vai fazer ele vai rodar de novo tudo que tiver nesse bloco de código e aqui por último a gente pode colocar um um passo pra dar uma luz assim mais mais aqui mas ele pode colocar por exemplo mais que ele vai de dois em dois ou seja aqui ele é simplesmente fazer do zero até o 10 passo dois a gente pode simplesmente botar aqui um console logo e index para verificar isso aí ele foi 02468 aí quando chegou no 10 ele essa condição aqui bateu Se eu colocar
tipo igual ele vai então 10 Então acho que dá para entender mais ou menos como é que funciona mas como eu disse não é muito comum a gente utilizar lupos normalmente aqui agora porque a gente tem tipo Jesus foi evoluindo e agora a gente usa o métodos de cowback mais simples deles é o four mas a gente também tem o Will que eu acho que seria o segundo mais simples é que enquanto ele satisfazer uma condição ele vai continuar fazendo mas tipo por ele é mais ou menos igual a tudo né Você pode simplesmente colocar
é em inglês mais aqui quanto em inglês ou menor Porém sei lá e declarar que uns é igual a zero e ele seria exatamente igual a na verdade não tem que ser mais igual mais igual a 2 e assim ele é exatamente igual esse aqui então meio que tipo bobão o teu Ford todo mundo serve a mesma coisa basicamente é percorrer alguma coisa fazer uma ação repetidas vezes aí depois esse teu forever a gente teve o Four em que serve para ele percorrer um objeto deixa eu pegar o objeto que fez aqui aí para cada
chave desse objeto ele vai essa aqui vai receber o valor a gente pode colocar aqui in aí tipo ah porque qual que seria a utilidade disso aqui né sei lá a gente pode colocar um console logo pessoa dois na posição aqui sei lá vamos pegar esse Arroio aqui também é tudo isso aqui é mais fácil né É porque eu vou falar do faroff que é sobre o intuito ou seja de um É bem parecido com o fórum só que não é meu objeto é John Rey ou seja o iterator aqui vai assumiu um valor do
Arena E no caso eu preciso colocar color e esse no caso será de pessoas já comentar vai comentar você colocar Duas Barras assim e a gente botar aqui um sóita vocês podem ver ele fez a interação aqui dele e simplesmente pintou cada coisa evidentemente Mas você fala ah mas qual que é a utilidades aqui cara complicado velho porque nem que você Ah você quer colocar inteira aqui mais não sei você vai ver aqui ó ele vai ficar bugadão Tipo nem funciona e tipo não serve para alterar né se você colocar aqui um log depois das
pessoas ele não adicionou tipo não alterou então falava que ele realmente meio inútil então sinceramente porque a gente tem como disse os negócio lá mas os outros negócio é um pouco mais complicado para mostrar para vocês agora mas só dando por exemplo um exemplo fácil tipo New pessoas já vou alterar esse serviço de pessoas para ser só um rake com vários nomes né porque senão fica complicado eu vou colocar Henrique e Sara Beleza eu vou falar que esse novo arde pessoas ele vai ser o pessoas ponto map aqui dentro eu coloco uma função que no
caso é uma função diferente e vai e dentro desse aqui eu preciso colocar qualquer o valor né Aí eu posso colocar tipo ela mente e ela mente mas igual a Santos em qualquer espacinho aqui e na verdade eu posso simplesmente usar o string litros que fica mais bonito botar o Element Santos e fazer um log de mil pessoas e como vocês podem ver ele vai adicionar um sobrenome para cada um deles coloca lá Gabi Santos Henrique Santos Sara Santos seja tipo usar isso aqui é muito mais eficiente do que você fazer esses looks assim e
sempre que você vai fazer um loop é em cima de um É difícil fazer um loop aleatoriamente a de 0 até 10 assim Beleza bora falar sobre funções para definir uma função no gelo script é bem fácil ela tem que colocar Fashion o nome da função e depois os parâmetros por exemplo Bora criar uma função multiplica que vai ter dois números um número um e um número dois se você quiser deixar um valor padrão você pode colocar igual e o valor padrão isso facilmente essa função que deve retornar um número um vezes um número dois
Okay a gente pode dar um conselho log aqui para para ver o resultado disso e a gente tem que passar o parâmetro dessa forma aqui vou colocar um aqui que vai dar esse número aqui e tá lá esse número aqui além dessa função normal a gente tem as funções anônimas que são funções que não tem um nome para poder fazer elas vai ficar meio confusa eu falei que não precisa de nome né Agora sim coloca o nome mas basicamente você pode vamos refazer a multiplica ali vou ter que comentar isso aqui e basicamente é a
mesma coisa só que você não coloca o nome ali e colocar aqui número um vezes o número dois e tá Qual que é a diferença das Duas né porque supostamente elas fazem a mesma coisa né lá mesma coisinha se não colocar o console logo para ver ah vamos colocar o dois aqui só para ver aqui só para provar que ele está multiplicando um por dois bem A diferença é que ela não tem nome então mais que tenha o que esteja colocado aqui constitui que é igual se a gente não colocar isso aqui ele vai dar
erro porque eu vou dessa forma que não funciona não serviria para nada né Mas a gente pode usar Essas funções como parâmetros de outras funções outros métodos é que tipo isso aqui é uma função e uma função dentro de uma classe é um método e quando a gente utiliza por exemplo aqui do Away map esse map é uma função também só que por ele ser uma função de uma classe A gente chama de método então a gente fala que é Método do raway da Classe A Rain e como vocês podem ver o map ele aceita
uma Call Back function que é basicamente uma função que vai ser chamada dentro de outra função e essa função que a gente coloca aqui dentro é interessante que ela seja uma uma função anônima porque é mais fácil a gente fazer as coisas então vamos colocar aqui a mesma função que a gente colocou antes ali fazer o mesmo tipo de funcionamento e agora isso aqui ele vai multiplicar por dois só que tem que retornar se não retornar ele não vai tá lá ele pegou cada elemento desse areia que multiplicou por dois e além dessa função anônima
aqui a gente também tem a zero funchos que você pode ver que isso aqui é muito comprido é mais complicado para é complicadinho para você ficar escrevendo aqui toda hora então eles criaram aerofunction que basicamente a gente bota aqui entre parênteses bota um igual uma setinha com igual maior aqui e aqui dentro a gente pode colocar a função aí você pode tanto abrir e fechar Chaves e botar o retorno aqui dentro ou você tira isso aqui e só bota dessa forma por exemplo um elemento vezes dois que é o que a gente tinha feito antes
só que assim fica muito menor né então é mais fácil pena que é o resultado é 4.624 4.828 se eu colocar aqui agora é a mesma coisa não sei se ficou muito claro que que significa essa talback aqui eu acho que é interessante você saber para entender mais ou menos como é que funciona então bora refazer o map não sei se é exatamente como você faz mas enfim criar aqui a function e por parâmetro a gente vai querer receber [Música] a função fn e o beleza e a gente agora quer percorrer para isso a gente
usa o farofe o iterator o que a gente vai percorrer o Object aqui é e daí a gente quer para cada um desses aqui criar uma variável com para cada elemento desse ar aí a gente vai aplicar alguma lógica que seria exatamente o que o map faz né aí a gente tem que colocar um resumo de ponto para gente adicionar e aqui dentro vai ser fn passando como parâmetro e trator e aqui embaixo a gente retorna o rejunte dessa forma a gente basicamente é feito o map né Será que o log 2 passando com um
parâmetro uma função que seria no caso aqui a mesma coisa que antes só que aqui a gente é obrigado a passar o Array que a gente quer e terá tá lá pode ver as duas vezes a mesma coisa então a gente Basicamente já fez o map então tipo não é exatamente assim que funciona mesmo mas acho que deu para entender mais ou menos como é que funciona para falar sobre spread significa espalhar a gente consegue usar o spread em objetos e always se você tiver mais fácil de mostrar tem esse aí aqui vou colocar ele
dentro de uma variável Conte a Ray A rr1 é igual isso aqui e vamos colocar aqui a Ray 2 colocar investigas aqui vai ser mais fácil a gente pode juntar eles com spread criar um novo Array não precisa nem criar um novo rei né só colocar assim ponto ponto ponto ponto e vocês podem ver que ele criou um novo Array que a junção dos dois automaticamente Ah mas não é mesma coisa que você fizer assim não não é você faz desse jeito ele adicionou lá dentro e da mesma forma a gente pode fazer isso aqui
com objetos Vamos criar aqui o objeto um vai ser o nome e-mail senha e vou criar o objeto dois que vai ter as mesmas informações basicamente colocar aqui um número qualquer e da mesma forma a gente pode fazer um console blog só que dessa vez com objeto opa objeto dois e ele vai fazer um objeto que é a junção dos dois e não fez cara como assim mano isso porque objetos ele se sobre as querem então eu tenho aqui dois objetos que tem Chaves iguais aí você pode ver que ficou simplesmente o segundo objeto aqui
dentro é Ou seja a gente usa mais isso aqui quando a gente tem que atualizar alguma informação por exemplo você tem receber como tipo nova info antiga aí Você atualizou mas só quer atualizar o e-mail da pessoa minha pessoa trocou de e-mail melhor que mais normal trocar de senha né Mas você quer manter as informações passadas você pode criar um pegar as informações antigas e pegar as informações novas fazendo spread com as informações antigas primeiro depois das informações nova e ele vai sobre escrever com o que tá depois aqui pode ver que agora vai gerar
um objeto com tudo igual isso aqui menos a senha beleza vamos lá tá aqui ó da mesma forma que se eu colocar aqui o nome agora vai ser Henrique aqui ele vai atualizar o nome bem legal e se não tiver alguma informação que é nova por exemplo o telefone ele vai simplesmente adicionar lá bem interessante bem útil tanto o Jair de objetos são interessantes e sim é diferente de você não colocar os três pontinhos se você não coloca essa pontinhos ele vai adicionar uma nova chave chamada nova info com objeto lá dentro Então tome cuidado
Beleza bora falar sobre os métodos dos objetos bem os objetos eles Deixa claro tá é métodos são funções dentro de classes quando a gente está usando as coisas que ele já significa quase tudo vira um objeto e os objetos eles podem ter funções lá dentro mas isso aí teria que explicar a orientação objeto né enfim aí tipo aqui dentro você pode criar uma função e se a função ela é criada aqui dentro de uma classe A gente chama de método é por isso que a gente fala métodos dos objetos os métodos das estranhas Sei lá
acho que todos os tipos de dados que a gente tem os próprios que a gente pode fazer algumas alterações pegar algumas informações e os objetos são um exemplo disso então por exemplo a gente colocar aqui ponto não vai dar nada mas a gente pode usar esse Object ponto e pegar coisas aqui dentro por exemplo os valores e a gente passa qualquer objeto que a gente quer no caso que seria a pessoa 2 isso pode ver que ele retorna uma ray com os valores desse objeto mesma coisa que a gente pode fazer aqui é com as
Keys né aí seria só dois a gente também tem o Endres que ele vai tornar um rei com vários com o nome da propriedade e o valor tá nome Sara e a gente pode pegar esses que Retornam desses objetos e usar os métodos de raiz por exemplo o ponto para saber o tamanho ainda lá três a gente tem outras coisas aqui né e a gente vai ver isso aí aqui no arage de objetos Tá eu vou criar aqui um rei de pessoas e aqui dentro vou colocar Eu minha irmã e a minha mãe certo e
agora eu posso pegar essa Verde pessoas e descobri algumas propriedades desse Away por exemplo o tamanho dele né que eu acabei de usar isso aqui ele vai dar três a gente pode adicionar uma nova pessoa fazendo um push e colocar qualquer coisa aqui mas eu acho que isso aqui vai retornar o index do novo pessoa que adicionou então a gente pode colocar isso aqui em cima e botar para pintar de novo tá com essa pessoa aí outra coisa que a gente pode fazer aqui também é o shift que ele vai adicionar no começo daí uma
coisa só que no começo tem o Splice e o Slice e serve para você colocar e tirar as coisas o Slice ele recebe dois parâmetros que são números com o começo e o fim por exemplo você colocar de um a zero vai pegar simplesmente eu preciso colocar isso aqui dentro do negócio tá lá só sabe quer dizer não sei nem se eu preciso colocar ali vamos ver não é preciso colocar Beleza se eu colocasse aqui 3 ele ia pegar do Sara né da onde ele começa até o fim que seria o 3 que não existe
ele tá lá Salle Gabi tem um Spice também que quer Ah tá é para substituir começa o número de elementos para remover aqui eu acho que daí esse aqui eu não preciso tipo ele Retiro de uma vez né pessoas ponto Spice de um a três ou seja ele vai atirar até a Gabi posso colocar dois aqui nessa casa tá isso aí ó ele tirou um e o dois se eu tivesse mais aqui ele Tiraria Se eu colocar a zero vai retirar tudo você vai colocar só o um vai deixar só a Gabi acho que esses
aí são os mais importantes do que são simples né daí a gente vai ter os métodos de Aren que serve para a gente fazer Loops dentro do Away aí nesse caso a gente vai ter o forte que é esse aqui a gente só precisa colocar aqui dentro daí ele faz um loop lá dentro e para cada elemento que ele tiver ali eu gosto de colocar entre parênteses sempre eu posso fazer alguma coisa por exemplo o elemento vezes dois só que se eu não me engano faria isso ele não retorna nada então ele nem altera ali
né então se eu fazer um log aqui de pessoas no caso não vai nem fazer sentido estamos explicando pessoas né mas ok mas isso aqui ele não terá nada então foi isso ele é meio inútil eu não quase nunca uso faíte você pode sei lá é criar um novo areia aqui mas isso aqui não é tão útil assim porque a gente tem o reduz que é melhor e falar que ponto push e daí fazer o console logo [Música] Mas tipo a gente tem o map o map Aí sim que ele é interessante e no Maps
a gente precisa retornar para retornar alguma coisa então a gente bota aqui o retorno ou a gente tira isso aqui né a gente retirado a gente não precisa se não colocar aqui não dá certo ele vai fazer a mesma coisa aqui antes Ah tá só retorna que a gente quer OK tá lá mesma coisa de antes ou seja para cada elemento que tiver ali dentro a gente vai adicionar isso aqui mas pode imaginar que repórter qualquer coisa né se esse aqui fosse a gente poderia fazer Sei lá uma multiplicação aqui vezes dois e tá lá
além de elemento a gente tem também acesso ao Winx que ele tá atualmente e também o próprio Rei mais interessante eu fazer assim que daí eu posso fazer um console pronto logo aqui do Windows só para mostrar ele percorrendo mas mesmo assim você precisa retornar tá antes ele já tava retornando ali porque eu tirei as chaves quando você retira a Chaves ele faz o retorno implícito significa que ele tá retornando aquilo que a gente já tá colocando na frente se a gente roda isso aqui pode ver que ele foi de 0,12323 E aqui depois ele
fez o Story log do mesma forma que a gente pode simplesmente botar um conselheiro aqui E esse a RR aqui ele vai ser em relação as pessoas chamado pessoas que agora viram o número e é isso aí além do Map a gente tem outros que são interessantes por exemplo o Filter e depois você aprendeu ele fica bem fácil né tipo acho que é filtrar tudo que ele conseguir ser tudo que tem s a gente coloca Away de elemento com qualquer igual e daí a gente faz aqui o Filter e a gente tem que pegar o
elemento aqui também né senão faz muito sentido e a gente quer saber se o elemento ponto includes que no caso é só um Mas se a gente adicionar aqui mais vai ter dois tá lá poderia sei lá incluir dois vai ser só os dois além do Filter a gente tem o find que também é interessante mas no caso daí ele não retorna um Array ele retorna O primeiro elemento que satisfazer a condição que a gente colocar aqui né Por exemplo é igual a 12 esse aqui ele vai dar errado não vai aparecer nada coloca só
um igual ele vai tá ah tá [Música] encontra elemento retornou o primeiro elemento se ele não encontrar o que você pedir para você falar para ele encontrar isso aqui ele vai dar um definete porque não encontro nada ou seja não tá incluso dentro daquele a gente também tem o every aí ele quer saber se todas as coisas aqui satisfazem alguma condição por exemplo elememente o Type off L é igual a string acho que assim vai funcionar vai acho que tem que ser assim é se o tipo de todos os elementos aqui é igual string ele
deu verdadeiro a gente também tem um sono vai ser alguma coisa que satisfaz aí tipo acho que é bem intuitivo né se algum dele satisfazer a condição que a gente colocar aqui na frente ele da Verdade que é parecido com acho que eu nem mostrei né mas tem um para você encontrar que daí ele vai tipo ele é mais simples geralmente você vai usar esse aqui mas acho que se você for verificar objetos dentro de um Você vai precisar usar ele vai estar na um que é o início do 12 Mas se você quiser usar
esse também que faz você pode claro né mais completo encontro elemento 12 tá lá mas tipo assim se fosse acho que um objeto vamos testar com objeto mesmo nome Henrique [Música] tá ele não achou deveria ter achado sei lá vamos ver nem tem diferença nada eu mesmo nem uso tanto esse aqui Ah tá é porque a gente pode criar uma Você pode encontrar o index não só de uma rave específico mas o rakes que satisfaça aquela condição por exemplo você quer que o elemento seja maior que 12 é mais complicado né lá daí o elemento
número 2 satisfação com o index off você não consegue fazer isso né o cara fica tentando dar aula e nem sabe né mano ainda que seja só para você procurar e por último a gente tem o reedulsea teste reduce que é igual a números posso colocar assim que fica mais fácil né ponto reduce e o reduto é mais complicadinha ele vai receber que o bagulho só que ele vai receber acumulador o breve e o acumulador como o segundo parâmetro é o valor inicial a gente pode colocar tipo ACC mas breve teste reduz ele vai retornar
o valor somado de tudo eles todos eles é complicado para ver um exemplo aqui do redução tipo sempre que você tivesse uma variável que você tem que declarar aqui dentro fora e fazer um loop e cada loop você faz mais igual altera o valor que ela variar você pode usar o redução no lugar agora eu não consigo saber um exemplo bom aqui mas naturalmente vai aparecer exemplos que você vai precisar fazer isso e é isso aí isso aqui tipo é o valor anterior quer dizer é Valor anterior esse aqui é o acumulador que tá te
protegendo resultado e esse aqui é o quanto ele começa né uma coisa muito importante na computação é fazer ordenação de coisas nosso caso a gente vai fazer ordenação de Ray vamos supor que você está fazendo um e-commerce você precisa colocar os seus produtos de forma ascendente pelo preço ou seja do menor preço para o maior preço a gente teria que fazer uma ordenação primeiramente bora fazer uma ordenação de palavras ou letras tanto faz eu tenho aqui um Array com essas letras BCA Tá tudo bagunçado se eu quiser deixar em ordem alfabética simplesmente coloca um ponto
sorte e assim ele já estaria funcionando por padrão o ponto sorte ele ordena de forma alfabética mas como é que você faria se você quisesse deixar de forma descendente para isso a gente tem que entender mais ou menos como é que funciona o método da sorte o método sorte ele espera que você retorne interação o número positivo negativo e bem a gente coloca uma função aqui dentro essa função ela recebe dois parâmetros A e B na primeira interação no nosso caso o a seria b e o B seria c e a gente vai fazer uma
comparação a é maior que B se isso aqui for verdade a gente vai querer retornar um número positivo se esse aqui for mentira a gente vai querer retornar um número negativo e só de fazer isso aqui ele já vai estar ordenando de forma alfabética ascendente que é o padrão dele mas a gente cresce alterar isso aqui a gente pode só colocar b e a né aí vai ser ao contrário você fazer um console logo isso aqui tá lá CBA importante disso aqui é que ele precisa retornar um número positivo ou negativo tá Talvez seja meio
estranho para você como assim está comparando duas de 100 a BCA é meio estranho mas basicamente ela tem ele tem uma forma de comparar se uma letra maior que a outra por exemplo o a ele é menor que o b e você pode verificar basicamente fazendo essa comparação aqui não consegue ler porque o a menor que B assim como C maior que B agora do verdadeiro mas o importante de um sorte é que ele precisa retornar um valor positivo ou negativo então para letras você precisa fazer esse mais aqui mas quando está comparando valores você
não precisa porque você pode simplesmente um valor menos o outro funciona da mesma forma né você colocar a comparação ali por exemplo Vamos colocar aqui ó 10 2 e 3 30 se eu rodar isso aqui tá lá de forma descendente se alterar aqui para ser a + b tá lá de forma ascendente só que como é um número eu não preciso fazer a maior que B posso simplesmente fazer a menos b e retornar o resultado disso aqui e da mesma forma ele vai urinar de forma ascendente e quando a gente tá ordenando números você não
pode simplesmente botar o sorte normal porque ele não vai funcionar ele por padrão ele vai fazer a comparação de letras né ele não faz aquela comparação que eu fiz agora poderia ter feito né mas você consegue colocar ponto sorte pode ver que ele não vai ordenar de forma correta ele vai colocar 10 2 30 vai ser uma completamente aqui tipo aqui no alterou nada mas ele ordena só que ele faz de uma forma esquisita ele um 102 30 424 tipo Ele ordenou para como estranha porque para o padrão ele utiliza que é o TF 16
code não sei se ele pega tipo um eu acho que ele pega sempre primeiro elemento né ele colocou um dois três quatro acho que se tivesse sei lá um dois aqui alguma coisa ele ia colocar depois ó dois cinco Então quando você tá ordenando números você precisa colocar aqui a funçãozinha a b e fazer Ah menos B ou a + b tudo faz não é tanto faz né de uma forma é ascendente é a outra forma é descendente você precisa função para ordenar plano assim até que é simples mas quando a gente tá ordenando um
um Ray de objetos como é um mais comum quando a gente tá sei lá trabalhando com uma API Você vai precisar entrar na chave específica porque o a e b vão ser cada interação né tipo esse aqui vai ser na primeira retração Isso aqui vai ser o a esse aqui vai ser o b então a gente tá querendo comparar o preço a gente tem que colocar ponto preço e assim ele vai ordenar o nosso Array de forma ascendente tá lá o preço 2540 da mesma forma que a gente quiser se ordenar aqui pelos nomes a
gente teria que colocar ponto nome mas lembrando né quando você está ordenando por Spring você precisa colocar a comparação né vai retornar um número positivo ou um número negativo ordenou de forma alfabética boneca carrinho chocolate é Talvez seja um pouco confuso de entender a primeira vista assim mas treinando mexendo com api ordenando coisas fica bem fácil de entender como é que funciona isso aqui basicamente a gente vai querer ordenar de forma alfabética numérica se você utilizar isso aqui assim né ele funciona para qualquer casa então eu recomendo que sei lá usa só esse aqui sempre
quer ascendente descendentes altera o a e b aqui dentro bem mais fácil de se entender Mas tipo você vê algum lugar aí só colocando a menos B bem menos a sabe que é porque tá comparando números se não letras bora falar sobre velocidade as curiosidade tem a ver com coisa que demora coisa que demora é tipo requisição para api consulta em banco de dados abrir e fechar arquivo para consultar ele lá verificar as coisas dentro do arquivo e quando a gente tá fazendo esse tipo de coisa a gente tá também falando que coisas no futuro
serão resolvidas ou rejeitadas ou seja coisas no futuro vão dar certo eu vou dar errado e quando a gente tá falando sobre isso não já é inscrito que a gente tá falando sobre promessas Bora criar uma prova isso aqui para você entender mais ou menos o que acontece por trás dos panos por exemplo vamos fingir que a gente tá criando um AP de usuário de mentirinha acho que não é assim que funciona só para você entender como é que é uma provas uso é igual a nova e essa prova se ela recebe como parâmetro uma
função que tem como parâmetro se dá certo isso dá errado e normalmente a gente coloca o risoles e resolve e o reject Porém isso aqui pode ser qualquer coisa tá tipo se dá errado se dá errado dá para ser mais educativo se dá certo dá certo se dá certo a gente vai querer retornar o nosso usuário porque é supostamente isso aí que nossa pi de usuário faz ah para cá caso você não sabe é um api é tipo uma coisa que você se conecta com o back end aqui no front a gente geralmente é usar
mais para dados mas pode tanto para enviar informações como é quente para muitas coisas se dá certo a gente quer retornar nosso usuário né então vamos criar aqui os nossos usuário esse usuário que eu vou criar aqui ele É fictício tá não é assim que funciona na realidade esse usuário que seria pega num banco de dados e tal teria assim que a gente lá é mas vamos lá é criou aqui o Henrique vamos usar e vamos retornar também um e-mail Henrique @email.com mas eu também quero retornar um status code que deu tudo certo que é
o ok Então bora mudar aqui um status 200 e nosso usuário mas se dá errado que eu quero fazer se der errado eu quero retornar estás status Sei lá tá é porque a gente se defende o que que é que ele deu errado né vamos supor que não veio o nome usuário ponto nome ele não veio né então bota essa exclamaçãozinha ali e quando isso acontece a gente vai querer chamar a função será errada passando um objeto com status 403 foi vida e Messenger não tá com nós não seja então leva isso aqui muito a
sério são uma ficção para você entender que quer uma prova e vem para que isso aqui seja assim eu preciso colocar algum tempo que algum delay né mas só para só para mostrar vamos botar aqui um um só Eloi do que que tá vendo essa perda do usuário se eu rodar isso aqui no resultado porque não tá demorando tempo nenhum mas se eu coloco aqui uns 7 time malte que recebe aqui a funçãozinha com o nosso código e com o segundo parâmetro ela recebe um tempo que vai dar para poder rodar esse negócio aqui agora
ele vai ter uma promessa pendente né porque demorou e quando ele termina ele só termina não faz mais nada ok e aqui que a gente usa o nosso bem e o cat ou assim que é o eixo mas agora eu vou falar bem o cat a gente vai chamar a nossa pilha do usuário é isso basicamente isso aqui é um aparelho de usuário né mas tipo se fosse na vida real sei usar uma bem de verdade a gente vai usar daqui a pouco a gente chama ele depois aqui da nossa promessa e o dengue Recebe
como parâmetro uma função e que dentro dessa função tem um parâmetro com o resultado né então resolte a gente pode fazer um log desse result E tá lá né Maravilha só vou dar aqui depois de um segundo ele printa nossos olhos porém se desse errado né o nome do usuário não tá lá velho sei lá que lógica é essa mas não tá com nome se eu dar play aqui pode ver que depois de um segundo Ele reclama que eu não tô lidando com essa esse problema que deu né tá falando que é um reino usa
o cat aí Desgraçado é basicamente Conquest que a gente resolve problemas quando a gente tá usando da enquete então quando ele der algum erro eu preciso fazer algo deixou colocar quebradinha aqui para ficar melhor a visualização e bora fazer um console logo aqui mesmo mais fácil né só do erro e tá lá agora se eu rodar Ao invés dele quebrar o meu código Ele simplesmente fala lá ó status 403 Messenger não tá com o nome agora eu vou alterar aqui para resolver e o jet só para tipo para quando você ver alguém usando uma prova
sem entender que que é basicamente quando dar risada porque deu certo Deu errado no geral é isso aí mano tá dando certo mas isso aqui não é vida real não é assim que as coisas funcionam na vida real a gente vai usar o frete para fazer requisição do API vai colocar lá o tipo se alguém é tipo sei lá tem vários Então bora fazer isso aí com uma apê de verdade a ap que a gente vai usar vai ser ap do Pokémon incrível Pokémon e beleza quando a gente está fazendo requisição aqui no chip a
gente tem que usar o método fat se você quiser utilizar só com Jet Ski Mas se você quiser sei lá utilizar uma biblioteca tipo atos que aí fica mais fácil né o access é bem mais assim de mexer o frete a gente bota aqui a a URL o local que a gente vai fazer requisição E agora começa a segunda cidade se eu fizer um console logo do Fat você vai ver que vai aparecer um amiguinho nosso que a gente vê viu anão muito tempo uma promessa pendente e quando a gente tem promessa pendente a gente
utiliza o bem ponto bem e né O dengue ele ele vem com result ali tem a função comparando só tem o resultado E a gente pode printar um resultado aqui para ver aqui que tá vindo tá lá nossa que que é isso cara tá errado era para vir isso aqui e é isso mesmo tá errado porque o que vem de uma aquisição de um api geralmente vai ser Jason e Jason não é um objeto Apesar de que ele é literalmente igual um objeto quando a gente tem Jason no Script para a gente poder ler ele
de uma forma fácil a a gente pode simplesmente utilizar um método chamado ponto Jason e o método Jason retorna uma Promise que quando ela é resolvida ou rejeitada né ela vai devolver o resultado em objeto para confirmar isso aqui é só para mostrar para vocês eu posso fazer um console long do que vem aqui ó resulte ponto de como você pode ver lá promessa pendente novamente e quando a gente tem a promessa pendente a gente usa o bem tá lá nosso amiguinha novamente a gente pode colocar aqui data mas eu vou result mas eu vou
colocar a data embora lá console o ponto log data esse ponto e agora finalmente se eu rodar esse código tá ali a minha requisição em formato de objeto muito legal agora você sabe como é que a gente faz isso aí com o den e a vantagem do den é que ele não precisa criar uma função nessa só coloca dentro depois de uma Promise e resolve ela aí com as coisas que você tem que fazer e lida com Quest caso você precise mas existe o assim que é que faz a mesma coisa que ele porém assim
tem que ser um pouco mais bonitinha Então bora refazer aqui o nosso querido Fat Boy api e assim né Tipo você precisa criar uma função assim que a gente precisa mas só que você dificilmente não vai criar uma função vai deixar de criar uma função para retornar o frete sempre vai fazer isso então tipo usa assim como é bem mais fácil de se enxergar as coisas vamos lá criar uma função get Pokémon e é uma função assim e quando você tá usando a central Wait a sua função tem que ser assim E para isso só
você escrever assim como no começo da função funciona em função anônima a função nomeadas function tanto faz e quando você tá dentro da função assim com uma cara é só alegria você pode usar concha aqui resulte é igual a I wait Pet e bota aqui a PUC a pena não vai dar certo beleza agora a gente precisa resolver o problema do Jason e então vamos colocar aqui data é igual a resulte ponto Jason só que né como é assim quando a gente bota um leite Então sempre que tem alguma coisa assim uma promessa a gente
só colocar o eixo antes ali e já era e aqui dentro a gente pode fazer um console ponto log da nossa data e vai funcionar exatamente igual só que como é uma função precisa ser chamada em algum lugar né Então a nossa promessa mas lembra que eu falei que a gente precisa lidar com erros nós já é inscrito né Isso dá erro ele vai travar tudo então é melhor a gente lidar com erro e fazer algo caso aconteceu sei lá aqui a gente não vai fazer nada além de mostrar no terminal ou então sei lá
se Faria algum sentido a gente lidar com eu mas tipo você tá fazendo um site você pode botar um Windows pontuard o erro pedir para o usuário é recarregar a página ou forçar recarregamento da página mesmo sei lá é e para fazer essa lidar com erro né a gente usa o trikete que é basicamente só isso aqui só que try é tipo inteiro nosso dengue e o cat é o cat e aqui a gente pode fazer o console ponto log erro e já era tá lá lidou com erro mas aqui não tá muito lá visível
né Seria melhor se eu fizesse esse exemplo aqui mas deu para entender tem uma coisa aqui que eu acho que seria legal mostrar para vocês mas talvez bugue a mente de vocês Ah mas bugamente é legal como vocês podem ver quando eu faço essa requisição aqui para peido Pokémon ele retorna uma lista aí com vários Pokémons que são 20 aqui é 20 Pokémons e é um objeto que dentro desses Pokémons tem outra url que é outra URL para você fazer requisição para outras informações desse Pokémon específico né Tipo o kakuna aqui Pokémon 14 então o
que que a gente pode fazer é outra requisição para essa URL só que quando a gente está fazendo várias revisões uma embaixo da outra aí a gente precisa usar uma coisa chamada embora fazer isso aí basicamente a gente vai querer criar um rei com todas as promessas para isso a gente vai colocar aqui constrói mesmo é igual a eu preciso fazer isso aqui para cada cada objeto dentro da urina então precisa fazer um data ponto resumo isso mesmo resultes aí aqui dentro eu pego o elemento e para cada um desses elementos eu faço um fat
né então vamos colocar aqui um await né porque se tem festa em ti e se tem a origem tem que ser assim como tá dentro da função tem que colocar assim por dentro da função anônima Como disse antes pode colocar assim transformar uma função em função só colocando assim enquete de cada declaração de função pode ser anônima não importa qual tipo de função seja e bota aqui o await sete e não esquece que se é um map ele tem que ter um retorno então retornar essa essa promessa e eu faço fat para o elemento ponto
URL a cada elemento E agora tem um arage Pokémons que é um monte de promessas e só fazer isso aqui tipo supostamente pela lógica deveria né resolver isso aí mas como ele tá fazendo várias aquisições assim ao mesmo tempo Sei lá eu fiquei tipo não funciona dessa forma aí ele tem uma explicação mas eu não tenho ideia porque se eu colocar um console logo do meu areia de Pokémons vocês podem ver que ele vai tipo colocar lá Promise pendente então para resolver isso aí eu tenho que utilizar um Promise ponto ao e aqui dentro eu
passo o nossos Pokémons e se eu fizer um log disso aqui deixa eu só botar aqui e agora eu tenho só uma promessa para tudo e agora é simples Você tem uma promessa eu faço um leite ao leite se eu rodar isso aqui depois de um tempo quando ele fizer tudo ele vai retornar vários Arrais com Jason né porque como eu disse é Jason então basicamente eu preciso converter e agora sim se eu rodar tá lá Como eu queria tem esses objetos aqui mas não tem nada a ver só uma forma que o terminal faz
quando tipo tá com coisa muito grande para resumir Mas você pode ver que tem aqui ó pedir 23 espécime é meio bugado assim mesmo até que você entra aqui no Pokémon é monte de coisa habilidade porque acho que tem diversas versões do Pokémon tipo tem habilidade do Pokémon ataque dá para fazer um monte de coisa com isso aqui talvez até pega uma ap mais simples né menos complexa do que essa aqui que isso aqui é muito grande mas tá aí é assim que a gente faz as curiosidade o profissional você pode usar tanto aqui quanto
aqui no CAT assim que eu vejo só que se você fazer aqui no dengue Nossa vai ser horrível mas é a mesma coisa mesmo você tem eu tenho o racemente a única coisa que eu sei que do método pronúncia é o Racing É isso aí mas o Race basicamente ele vai pegar um cheio de Promise E promessa que resolve primeiro ele pega então por exemplo sei lá você tem vários várias Apis que você quer saber qual que vai fazer a requisição mais rápida aí você pode botar tudo aqui dentro e a primeira que chegar você
pode enviar para o usuário então tipo ah mas qual que utilidade disso imagina que você tem vários usuários que são de lugares diferentes do mundo aí se você usa o Racing Ele sempre vai retornar aqui vier primeiro então É bem interessante as coisas você pode fazer com isso aí é isso aí
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