bem deixa eu falar um pouquinho sobre o que nós dissemos ontem ontem foi a palavra Inicial E aí a partir de hoje é que a gente vai entrar no tema que foi proposto que é criação queed da Redenção e consumação bem que que eu tentei tratar ontem tentei mostrar que criação queda e Redenção e consumação é uma maneira de ver o mundo é uma cosmovisão nós vamos falar dela de hoje até sexta-feira mas antes de falar dela eu tinha que falar o que que era cosmovisão e o que eu quis mostrar em poucas palavras é
que cosmovisão é uma maneira de enxergar o mundo é uma é um esquema de crenças e verdades e certezas e motivações que impulsionam você para agir nesse mundo em conformidade com essa maneira de enxergá-lo e que todo mundo tem essas coisas estando consciente ou não delas então eu dei alguns exemplos que são ah ilustrativos ajudam a gente a gravar o conceito de que assim como o i iceberg a parte que fica fora da água que a gente vê é uma parte pequena daquilo que o iceberg de fato é Nós também somos assim na verdade aquilo
que as pessoas vem a nosso respeito é muito pouco é o que fica fora da água são as nossas ações o que a gente fala o que a gente faz mas isso tem muito por detrás muito daquilo que a gente estuda aprende família cultura o país em que a gente vive a época em que a gente vive tudo isso influencia As Nossas ações nossas palavras mas tem coisas ainda mais profundas do que as influências sociais e as influências que nós sofremos que é a disposição do nosso coração a orientação do nosso coração nossas atitudes então
é uma forma de ilustrar é mostrar que nós somos Na verdade o que o nosso coração é isso aqui que você enxerga pode ser aparentemente uma coisa mas quando você começa a enxergar o meu coração você fala agora eu conheço Weber agora eu conheço o Weber é claro que a gente não consegue sondar o nosso coração como Deus faz né Deus sonda o coração a gente falou disso ontem mas quando a gente começa a se perceber e a se conhecer melhor aí você fica surpreso muitas vezes com o que você encontra né eu falei ontem
que às vezes quando a gente tá aconselhando alguém um determinado trauma uma crise uma dificuldade que alguém tá passando ganha uma outra cara quando você começa a entender o que tá lá por detrás o que tá no mais interior de alguém e isso é verdadeiro a nosso respeito também às vezes Deus usa alguém na nossa vida para apontar algumas coisas a nosso respeito que a gente não tá enxergando que estão lá no fundo é quando alguém pega você com máscara de mergulho eh e leva para baixo da água fala assim deixa eu te mostrar um
pouquinho de quem você é olha lá embaixo né então cosmovisão tem a ver com essa eh o que tá no nosso coração e o que sai dele é então produto do que está nele tá E isso tem uma série de aplicações que eu não falei ontem eu só vou mencionar algumas delas não é à toa que a Bíblia fala sobre guardar o coração acima de tudo Salomão falou guarda o coração porque dele procede as fontes da Vida em outras palavras cuida bem da fonte porque assim você vai ter ah coisa boa sendo dela você não
tem como mudar a fonte só Deus faz essa cirurgia só Deus tira coração de pedra e coloca coração de carne Mas você pode preencher ou entar o coração de coisas boas ou ruins lembra Paulo falando tudo que é agradável tudo que é de boa fama se algum louvor existe seja isso que ocupe o vosso pensamento que ele tá dizendo é seja isso que ocupe o vosso interior então preencha com aquilo que é bom guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra ti em outras palavras Eu preencho com aquilo que é saudável porque eu
sei que se eu não fizer isso ele vai ser idólatra essa foi outra outra coisa que nós trabalhamos ontem coração ele é necessariamente apegado a alguma coisa pelo qual ele vive e morre Portanto ele é por natureza religioso eu até disse que a gente aprende uma definição em ciências na escola de que o ser humano é homo sapiens na verdade isso é resultado do Iluminismo que entendeu que a razão era a fonte Suprema de toda a autoridade biblicamente é mais correto a gente dizer que o ser humano é homor religiosos ele é homem religioso isto
é ele é por natureza apegado a um Deus seja ele o criador ou a criatura Esse é o que o ser humano é biblicamente falando tá então ele é por natureza aquilo que o seu coração está apegado e e está amarrado a isso isso é o que demonstra quem ele de fato é no seu mais íntimo e a gente também disse que isso é importante a cosmovisão é importante a maneira como a gente lê o mundo enxerga o mundo a base das nossas ações é importante porque explica o porquê de alguns problemas na igreja evangélica
hoje aí nós passamos a segunda parte do dia de ontem falando de uma divisão entre aquilo que é sagrado e aquilo que é secular aquilo que é santo e aquilo que é profano e de certa forma dicotomizado a nossa vida aí Usei uma outra ilustração eu falei assim que para muitos brasileiros católicos isso acontece de Monte infelizmente alguns evangélicos também a sua fé é tão importante tão importante que você tem aquele quartinho lá nos fundos reservado para ela por que que eu res usei essa ilustração porque a ideia de você reservar um cômodo paraa sua
vé parece importante parece até assim dá um certo crédito mas na verdade você tranca com e a vida no resto da casa continua e essa é uma ilustração para mostrar que não é essa que é a verdadeira religião da pessoa não é o que tá no quartinho do fundo é o que tá no fundamento da casa essa sim é a verdadeira religião dele isso é Aquilo em que ele se sustenta é isso que ele crê Essa é a base das suas ações você quer saber com a religião dele Isto é o que é aquilo pelo
qual ele vive e morre você tem que saber os fundamentos não é o que tá no quartinho né e eu disse isso para mostrar que muitas vezes Nossa cosmovisão não bate com aquilo que a bíblia apresenta como sendo uma boa cosmovisão tanto é que a gente tem inconsistências incoerências a gente não entende muito sobre o que significa Ser Cristão fora do ambiente de igreja né a gente tá acostumado a fazer as co coisas do dia a dia do jeito que qualquer outra pessoa faria foi isso que a gente trabalhou ontem e de que talvez a
gente devesse pensar de forma um pouco mais orientada pelas escrituras voltasse paraas escrituras de novo para tentar Enxergar como isso influencia ou deveria influenciar as nossas atividades seculares nosso estudo nosso trabalho nossos relacionamentos com família com amigos Nossa diversão e tantas outras coisas tá então essa foi esse foi o preâmbulo foi a introdução de ontem para mostrar que nós temos um problema comum no nosso meio entre evangélicos e a minha tentativa é de caminhar com vocês no decorrer da semana pra gente tentar corrigir né alguns desses furos tentar construir uma cosmovisão mais coerente com o
que a bíblia trata e é por isso que eu escolhi falar desse assunto a a pedido eh eh do pastor Cleiton mas combinava com um assunto que eu já tinha estudado antes que é usar a história bíblica como sendo a nossa cosmovisão e esses quatro pilares resumem A História da Bíblia É nesse sentido que a gente vai estudar a bíblia toda nesses ah nesses quatro dias não é que a gente vai explorar cada detalhe da Bíblia impossível em quatro dias né ainda mais só estudando à noite né é impossível ainda mais esse livro que é
inesgotável mas o ponto é dizer que a gente vai do início ao fim da criação até a consumação para tentar moldar a maneira como a gente eh enxerga ou deve enxergar Nossa postura nesse momento no ano de 2013 na cidade em que a gente vive no trabalho em que a gente está na escola em que a gente está na família em que a gente tá inserido e assim por diante entender o nosso lugar eh e a missão que Deus nos deu pois bem quando eu falo desses Quatro Pilares eu quero dizer uma coisa antes de
iniciar algum eu vou falar aqui de várias verdades mas essas verdades não devem ser só conceitos que você coloca aqui ela se torna sua cosmovisão de fato quando desce lembra que eu falei tem que ir pros fundamentos Você pode muito bem dizer assim Deus cri o mundo emo é vivenciada por você e tudo que você faz é Reflexo do seu entendimento da criação de Deus então é dessas coisas que eu quero tratar com vocês em que sentido você diz assim não tá certo o homem é pecador mas até onde você entrou nessa história porque ela
é a sua história e a minha história até onde você entrou nela de tal forma que tudo que você faz você se lembra que tem Deão e você Então trata dessas coisas Lembrando que o mundo é como é está como está por causa do pecado de Adão tudo bem você assim não Jesus é tudo para mim pastor Jesus é a razão da minha vida mas até onde o Seu Viver reflete o entendimento de que Jesus Cristo é quem resgata eime e transforma pesso quea é então você é uma pessoa meio esquisita você não entende porque
que você ama tanto a Jesus e ainda faz bobagem porque ainda não chegou o tempo da consumação em que ele termina a boa obra que ele começou em você meu ponto é dizer que esses Pilares históricos não são só ideias você tem que entrar nessa história ela tem que descer para Torn o fundamento daquilo que você você vive do seu estilo de viver pra Glória do Senhor Deus tá então é esse isso o que eu quero dizer com Pilares históricos são só ideias bonitas que a gente Estuda e acredita mas são verdades mais profundas é
uma história na qual você é inserido dentro dela tá e eu vou começar então com criação eu vou fazer uma por dia tem muita coisa de criação não sei se eu vou conseguir fazer tudo hoje mas se eu conseguir ótimo a gente vai nos outros dias trabalhar com redenção e consumação Tá bom então vamos começar com criação e já vou dizer o seguinte criação é uma doutrina riquíssima e que pra maioria de Nós evangélicos só tem ligação com o combate ao evolucionismo e não é problema a gente aprender que Deus criou as coisas e confrontar
o evolucionismo naturalista Inclusive eu vou falar um pouco disso aqui mas eu pretendo mostrar que tem muitas outras verdades embutidas na doutrina da criação Que Nós não paramos para pensar com frequência eu digo isso porque quando um cristão gosta de falar da criação normalmente ele tá pensando nesses debates criação evolução tal normalmente ele tá pensando nisso e repito isso não é ruim isso é importante nós vamos um um um determinado lugar a isso mas eu quero que você entenda que tem muitos outros debates no mundo de hoje que tem a ver com criação tá então
eh espero que isso seja que seja prático e seja visto de maneira clara vamos lá revisando o que eu tava falando o mundo moderno criou uma divisão que não combina com a cosmovisão calvinista reformada que pode ser Cristã Mas nem todo Cristão tem porque ela ela apresenta o sacrado e o secular como dois universos distintos na vida do ser humano o religioso na vida das pessoas não passa de um cômodo aquilo que eu falei da sua casa Tem seu espaço Mas é isolado em nada influencia o restante da sua vida e eu quero dar um
exemplo disso eu vou começar falando o seguinte eu quero mostrar como sagrado e secular eh não é só não tem a ver só com aspectos da cultura pop porque eu vou falar um pouco de cultura aqui no decorer da semana e a gente fala de Cultura normalmente a gente pensa em cultura no sentido mais pop da palavra né Eu não vou falar só disso disso também mas não só disso eu quero dar um exemplo de uma coisa assim acadêmica vamos falar de educação eu trabalhei numa universidade durante 4 anos conversando com alguns acadêmicos e alunos
e participando de eventos acadêmicos e a gente percebe a divisão do Sagrado e do secular inclusive na academia Olha só ah existe uma postura dicotômica fundamentalista que despreza tudo que é secular vou explicar daqui a pouco existe uma postura dicotômica secular que separa questões religiosas das científicas considerando ambas as esferas com seu devido valor por outro lado uma perspectiva reformada de educação compreende a integração da Fé com todas as esferas da vida eu quero mostrar três modelos e eu já adianto que o terceiro é o que eu entendo ser mais coerente com aquilo que a
gente crê Mas você vai ver que tem muito muita educação por aí Cristã e não Cristã sendo feita de acordo com os primeiros dois modelos e que é muito raro a gente encontrar um estilo ou algo que realmente represente o terceiro modelo não é comum porque é desconhecido de muita gente esse tipo de perspectiva vamos lá vou dar o primeiro exemplo uma visão dicotômica isso que faz a dicotomia a separação que seja fundamentalista eu usa essa palavra por quê Porque essa palavra ela vem de uma controvérsia muito muito forte lá nos Estados Unidos Ah no
na década de 1920 foi quando tiveram algumas embates que deram mídia Nacional na época sobre o ensino de evolução nas escolas e aquilo tudo tava pegando fogo eh tem até filmes sobre isso tem muita literatura sobre isso pois bem surgiu na época dentre ah entre grupo eh norte-americano muita gente que preocupada com a influência negativa presta atenção que o zelo deles é interessante é importante preocupada com a influência negativa eh eh de ah de ensinos não cristãos eles começaram a se afastar e a rejeitar tudo aquilo que não era Cristão então tornou-se comum chamar aquilo
que não era Cristão de do diabo você reconhece você já ouviu isso antes não é tudo aquilo que não é cristão é do diabo quando eu falo não é cristão é não é de culto ou não é do grupo evangélico ou coisa do tipo uma E aí essa rejeição influênciou Inclusive a academia então não reconhecimento da Graça comum daqui a pouco eu vou explicar o que que é graça comum Talvez eu tenha que falar agora para entender a graça comum é o entendimento de que Deus preserva até aquele que não o amam de tal forma
que eles possam produzir coisas que são boas verdadeiras justas honrosas Deus não permite só que cristãos produzam boa ciência ele permite que não cristãos façam boa ciência e Deus faz isso por quê Porque na sua graça que é comum à humanidade Deus traz chuva sobre ímpios e justos Deus faz o sol brilhar sobre ímpios e justos Deus enche o coração de alegria inclusive do ímpio tá lá em Atos Capítulo 14 né então Deus na sua paciência e na sua bondade ele permite que eh Até quem não é cristão tenha medida de capacidade Mas quem é
tem essa postura não permite que os NS cristãos não entende a a a postura do não Cristão então a academia secular é vista como irremediavelmente hostil a fé cristã por abraçar pressupostos racionalistas materialistas e humanistas bem esse é um jeito de se fazer academia não é tão comum no Brasil mas o entendimento de dicotomia é comum entre evangélicos né agora o que é mais comum é o que a maioria de vocês experimentam ou experimentaram é esse próximo aqui uma visão dicotômica secularizada que é o seguinte o cristianismo e ciência estão em esferas distintas fazer ciência
só é possível sem pressupostos religiosos e de fé a confessionalidade Isto é Aquilo em que você acredita se limita basicamente à presença de religiosos nos conselhos diretivos Então vou dar um exemplo vamos supor que você frequenta uma faculdade que tem algum vínculo com uma igreja não importa qual igreja vamos partir do pressuposto que ela é religiosa tá se ela é religiosa como é que a fé ou a religiosidade dessa escola se manifesta no dia a dia da vida acadêmica na maioria das vezes ela se ela constitui de religiosos presentes na direção então pessoas que são
da igreja fazem parte da direção dessa escola além disso eles às vezes têm uma ou outra matéria que lida com aspectos religiosos né mantém uma ou mais disciplinas que lidam com religião ética muitas vezes eles têm esse tipo de coisa e ah às vezes tem algum tipo de culto ou né atividade religiosa Mas normalmente isso não adentra a sala de aula permanece a pecinha de LEGO acoplada ao resto lembra que eu falei ontem para quem tava aqui ela é boa você fala assim olha só ela tem culto que bom olha só tem alguém que pode
atender os alunos que estão em crise Que bom olha só ela tem uma matéria que lida com ética Que bom mas não passa disso não tem influência de fé dentro do dia a dia da escola Essa é a realidade da maioria para não dizer todas da maioria das Universidades ligadas a alguma igreja cristã tá seja ela católica ou evangélica Ah é o modelo aproximado hoje de universidades que tiveram origem Cristã então por exemplo quem ouve falar das grandes universidades norte-americanas né antigas famosas Yale princeton Harvard todas elas nasceram de contextos cristãos sérios Mas eles foram
perdendo esses conceitos de tal forma que hoje Se tiver alguma coisa de Cristã lá dentro que é muito difícil mas se tiver é nesses moldes mais de fazer parte da da história do que fazer parte do dia a dia da vida de um Universitário por quê presta atenção porque essa postura não tá dizendo necessariamente que religião é ruim mas o lugar dela não é dentro da academia tá eu quero dar um exemplo de um palestrante que falou lá no Mackenzie onde eu trabalho durante uma conferência sobre eh Darwinismo ele disse assim eu eu tenho uma
partezinha do vídeo que eu recortei e coloquei na apresentação então eu vou pedir pro pessoal de som aí ajudar vocês a ouvirem vai est um pouquinho embaçado porque a qualidade não é 100% mas ele Basicamente já vou te ajudar ele vai explicar como é que ele entende que a escola de onde ele vem deve ou não influenciar a ciência ah a prática científica na Escola tá então a gente vai ouvir depois eu vou relembrar o que ele falou presta atenção primeiro eu gostaria de falar da da minha Instituição da PUC Minas com relação ao ensino
de evolução ele é da PUC Minas evolutiva nem em outras disciplinas A intervenção de instâncias superiores com relação a qual o conteúdo deve ser ensinado o que é bom porque é muito pouco provável que em esferas superiores de administração eu tenha conhecimento para discernir sobre o que é mais atual O que é mais moderno O que é mais adequado de se ensinar naquela disciplina isso funcionaria como uma espécie de censura e a censura não existe na minha instituição isso é desejável a posição da direção é de que os especialistas são os professores e cabe a
eles a decisão ciência e religião não se misturam nos conteúdos da PUC Minas e a gente tem uma relação excelente também fora dos conteúdos da disciplina sendo que a instituição é financiadora patrocinadora do Progresso científico Ok e fora da Universidade Eu trabalho em uma instituição católica fui criado como um católico como que anda a relação da Igreja com a evolução é a igreja católica bom evolução já foi citada algumas vezes por Papas Mas vamos nos ater às últimas citações de João Paulo II que aceita a Teoria da Evolução como mais do que uma teoria sendo
que o nú evidências que a gente tem é muito grande para que sejam todas refutadas em um mesmo momento o eh Papa Bento vi também fez o mesmo tipo de pronuncia-se a ciência da biologia evolutiva e não se discutiu nenhuma mistura da ciência e religião nesse congresso ele não é um bom católico é Bento 16 não é sexto ele citou errado aí é o Papa atual é Bento 16 ele errou o número romano mas o ponto é dizer o seguinte presta atenção em algumas coisas que ele diz ele fala não há interferência qualquer das instâncias
da administração na sala de aula e ele diz o que é bom porque eles não sabem o que é moderno atual e melhor então cabe a cada professor escolher e ele fala isso é desejável porque se tivesse intervenção seria censura e ninguém quer censura ainda mais no mundo moderno como de hoje nós não somos mais medievais já ouviu assim esse tipo de argumento não somos mais medievais em que essas coisas se misturam nós somos gente esclarecida nós vivemos pós-iluminismo entendeu em que agora as coisas são Mais esclarecidas nós sabemos que religião e ciência não devem
se misturar esse tipo de argumentação é muito e aí ele termina dizendo assim naquela primeira parte Ele termina dizendo assim ah mas nós temos uma relação muito boa em outras palavras você lá e eu cá elas não se misturam é igual o casal que acabou de divorciar fala mas fala assim ah mas a gente é amigo ainda quer dizer tinha que estar junto mas não justifica dizendo a gente se separou mas a gente é amigo tá igualzinho então E por que que eu uso isso como ilustração para mostrar que na cabeça da maioria das escolas
que tem algum vínculo com igreja não há qualquer integração o que que eu quero mostrar que eu acho uma proposta mais coerente com aquilo que a gente tá falando o cristianismo serve de fundamento paraa academia Ah e que que eu quero dizer com isso preciso ah dizer algumas coisas aqui que não estão no slide mas são importantes a poucas vezes um professor universitário diz para você que o cristianismo tá no fundamento da maioria das ciências modernas poucas vezes infelizmente quando na verdade isso aconteceu quer ver um dado interessantíssimo escrito por um autor não Cristão tem
um autor que fez uma pesquisa sobre a desenvolvimento científico a partir da século 16 1 em diante e tal e ele constatou uma coisa estranhíssima ele percebeu que a China que é uma civilização antiquíssima não teve muito desenvolvimento científico em séculos da sua história aí ele se perguntou por quê interessante a China tão antiga uma das civilizações mais antigas da história da humanidade por quê E existe uma explicação para isso a China não foi criada a partir do pressuposto de um legislador um criador que colocou na criação leis para serem descobertas de que faz toda
a diferença quando alguém parte do pressuposto de quem criou essas coisas colocou regras leis diretrizes pelos quais a criação funciona a ideia do relógio que é muito antiga n de que Deus é o relogo que construiu é apenas uma outra forma de explicar assim quando você vai estudar um relógio você não fala assim uau quanta pecinha se juntou do nada e ó que funciona e marca hora não primeira pergunta que você faz éem é que fez isso você rocina assim você entende que tudo é complexo não pode ter surgido nada alguém fez pelo contrário você
só entende que algo surge do nada quando tá fora de ordem não quando tá ordenado Porque tudo que é ordenado requer alguém inteligente para ordenar meu ponto é dizer que a o cristianismo forneceu a base filosófica a cosmovisão para alguém começar a investigar a criação porque entende que havia entendia que havia leis por quê Porque quem criou é um legislador e se tem leis elas podem ser descobertas se elas podem ser descobertas então elas apontam para alguém que é arquiteto ou desenhou essas coisas e o fez com maestria com precisão então cristianismo é fundamento paraa
academia reconhece que toda educação é ideológica pois adota uma visão de mundo e do homem como base para sua atividade fim ainda que não sob a forma de uma confissão explícita Essa é uma das coisas que eu ensinei várias vezes lá no maquens a o maen é só uma instituição cristã mas tem tantas tantas outras no Brasil que é chamada de confessional significa ela está ligada a uma igreja ela tem uma confissão a verdade é que o maen como outras escolas elas elas têm uma confissão explicitada Porque todo o ensino é confessional não importa o
curso que você fez ou faz todo mundo que ensina ensina a partir de crenças pressupostos pontos de partida certezas motivações todo mundo ensina a partir de uma cosmovisão todo mundo é inevitável ninguém consegue ensinar de forma neutra tô dizendo isso por quê Porque quando você é explícito acerca da sua confissão você tá dizendo olha queria mostrar para vocês que é isso aqui que Nós cremos Vamos ensinar de acordo com isso mas na na maioria das Universidades ninguém diz para você o que crê Ele só pode ser percebido nas entre linhas pelo que o professor ou
professora fala né crê que Deus abençoa a humanidade em geral com visão inteligência capacidade e perspicácia para fazer ciência arte e cultura aquilo que eu falei antes sobre Graça comum eh lembra que o cristianismo historicamente forneceu a visão de mundo necessária pro surgimento da moderna ciência aquilo que eu falei há pouco afirma que não há conflito entre cristianismo e ciência mas uma relação de diálogo e cooperação objetiva que a confessionalidade influencie todas as áreas da Universidade bem o ponto é dizer o seguinte que Ah quando todas as vezes que há um embate entre criação evolução
não se deixe enganar pelo que a maioria das pessoas diz que é o seguinte essa é uma briga entre religião e ciência Não essa é uma briga entre religião e religião porque é possível Ser Cristão e ser cientista e é possível ser não Cristão e ser cientista mas quando o debate acontece no fundamento é um debate entre cosmo visões e se é um debate entre Cosmo visões e o ser humano é religioso na sua no seu mais então é um debate entre religião e religião quem debate cientificamente contra qualquer proposta que aponte paraa ideia de
um Deus que tenha criado tudo ele faz a partir de um pressuposto não é provado um pressuposto naturalista Sabe por que que eu digo que não é provado é muito simples se eu digo para você vamos supor porque nós estamos dentro desse templo e não tem essas janelas é tudo fechado e eu digo para você assim não existe nada lá fora aí é o pastor que tá falando você diz é mesmo pastor não existe nada lá fora isso aqui é tudo que existe aí você fala assim como é que o senhor sabe não eu sei
É óbvio dá uma olhada isso aqui é tudo que existe tá vendo pelas regras de observação de pesquisa científica Eu provo para você que isso aqui tudo que existe errado para eu provar que isso aqui é tudo que existe eu tenho que sair fora da Caixa para ver se não tem nada fora só que você não pode sair fora da caixa o único que tá fora da caixa e a caixa aqui é ilustração da criação desse universo só tem um que tá fora da caixa e fala com você E é porque ele fala comigo que
eu entendo essa caixa eu entendo Quem tá dentro dela eu entendo o por que a gente tá dentro dela eu entendo Qual é o propósito nosso dentro dela mas eu preciso de alguém fora para me dizer que o que que é ela eu não consigo dizer que não tem nada lá fora eu não tenho como observar você percebe a falácia do argumento deles Isso é só para dizer que por detrás de argumentos contra qualquer ideia de criação tem uma outra religião uma um outro conjunto de pressupostos deixa eu falar agora sobre uma outra coisa eh
que é menos acerca de da doutrina da criação que são o que a gente pode chamar alguns autores chamaram de a ordem criacional ou as estruturas da sociedade o que nós entendemos a maioria dos escritores que pensam em cosmovisão dentro do contexto Cristão eles falam assim as coisas que existem as atividades do ser humano hoje em dia elas não são assim meras inversões do ser humano como se ele tivesse sido um um ser inteligente e criativo quando o ser humano faz investigação científica quando ele faz transferência de recursos ou de bens e faz comércio quando
ele produz alguma coisa que ele acha bonita e ele chama de arte quando o ser humano dialoga com outras pessoas e planeja projetos ele faz política quando ele ensina alguma coisa a outra pessoa ele faz educação isso na verdade não for ideias criadas do nada há um entendimento de muitos escritores que essas coisas foram colocadas por Deus na criação na verdade essas coisas não são inventadas pelo homem Elas já estão embutidas na criação e a gente só as pratica bem ou mal a gente não as cria a gente só as pratica bem ou mal mas
eu quero mostrar como tem algumas coisas que estão muito fortes muito fixadas ah h na criação Inclusive essa é a razão pela qual a gente entende que nós fomos colocados na criação para responder às ordens de Deus dentro dessa criação Isto é a maneira de viver que seja em conformidade com essa criação de certa forma Todos nós somos vocacionados os reformadores da época da reforma falaram muito disso De que não é só quem é pastor que é vocacionado mas de que todas as profissões quando agem dentro da criação de Deus fazendo aquilo que combina com
a criação de Deus e produzindo e explorando E aproveitando as coisas que Deus fez ele age em resposta à vocação de Deus ao Chamado de Deus é isso que os reformadores tratavam por isso que eles tentavam valorizar toda e qualquer profissão como sendo vocação lembra da ilustração que eu dei de Lutero ontem o sapateiro chega para Lutero e diz quero servir oo senhor aí ele fala faça um bom sapato e venda por um preço justo quer dizer Faça aquilo que agrada ao Senhor dentro da sua profissão você não tem que largar e se tornar um
Missionário para agradar o senhor A ideia é Deus não precisa de 100% dos crentes sendo missionários tempo integral no sentido de que largam todo e qualquer trabalho secular tá Deus precisa que 100% dos trabalhadores sejam missionários onde quer que estejam é diferente entendeu é diferente a maneira de pensar e articular essas coisas mas veja só que interessante que significa o fato dessas coisas estarem na criação Olha só quero dar alguns exemplos aqui muitos eh escritores calvinistas reformados falam que o mundo tem tem coisas que já estão embutidas nele que são como são que não adianta
lutar contra isso é a estrutura com a qual Deus fez o mundo o potencial cultural ordenado por Deus e as leis em outras palavras não adianta você lutar contra a lei da gravidade Esse é um exemplo né Tem certas coisas que Deus colocou que você trabalha trabalha debaixo delas eu vou dar alguns exemplos bíblicos agora de coisas interessantes Ah mas eu vou falar de dois conceitos que são importantes que é tem uma estrutura que Deus colocou na criação Deus fez a criação desse jeito agora como você faz uso dessa estrutura é que é a grande
chave do negócio se você faz em conformidade com os propósitos originais que estão lá no manual do fabricante ou se você faz em rebeldia ao fabricante do seu próprio jeito a maneira como você usa as estruturas de Deus é que vai determinar sua obediência ou não a ao criador Então vamos dar um exemplo aqui olha só aspecto estrutural são as leis criadas por Deus para ordenar a realidade nas suas mais diversas manifestações né e todo o potencial resultante delas Olha só esse aqui é um exemplo que Eu mencionei ontem ao irmão eu falei que eu
ia ler um texto que é típico que todo agrônomo devia gostar a Bíblia fala que até mesmo a relação entre o agricultor a terra e as sementes está estruturada por leis estabelecidas por Deus que através da técnica agrícola acabam sendo descobertas pela agricultor Olha que texto lindo em Isaías 28 veja só inclinai os ouvidos e ouvi a minha voz atendei bem e ouvi o meu discurso porventura Lavra todo dia o Lavra dor para semear ou todo dia sulca sua terra e aí a est terroa porventura quando já tem nivelado a superfície não lhe espalha o
endro não semeia o cominho não lança nela o trigo em leiras ou cevada no devido lugar ou a espelta na margem pois o seu Deus assim o instruiu devidamente e o ensina porque o endro não se trilha com instrumento de trilhar nem sobre o cominho se passa roda de carro mas com vara se sacode o endro e o cominho com pau acaso é esmiuçado o cereal não o lavrador Nem sempre o está debulhando nem sempre está fazendo passar por cima dele a roda do seu carro e os seus cavalos também isso procede do senhor dos
exércitos ele é maravilhoso em conselho e grande em sabedoria Olha o que esse texto diz por acaso Quando você vai cuidar da terra ele tá dizendo você ah Lavra todo dia a terra você tem que lavrar a terra todo dia para semear e a resposta é óbvia não é uma pergunta retórica cuja resposta todo mundo sabe ele tá falando com uma cultura agrícola todo mundo sabe do que ele tá falando tá Isaías tá conversando com gente que lida com a terra todo dia e ele tá dizendo assim por acaso você Suca a terra todo dia
você faz os os buracos dela todo dia você precisa fazer isso e depois cobri-lo não quando já tem nivelada a superfície você não espalha as sementes e depois você não coloca do jeito que tem que colocar aí o que mais chama Minha atenção é o seguinte é é o que tá em ali no meio por que que o o agricultor faz isso o texto fala pois o seu Deus assim o instrui devidamente o ensina presta atenção na verdade que tá nesse texto não significa que Deus fala com o fazendeiro disse assim ó olha agora abre
a terra assim ele não fala no ouvido do fazendeiro Ô fazendeiro É aqui é Deus falando é você planta desse jeito assim ó não o que que o texto tá dizendo que quando Quem cuida da terra faz do jeito que tem que fazer é como se Deus estivesse ensinando por quê Porque ele descobriu como é que se trabalha com as estruturas da criação ele entendeu que para você cuidar da terra e plantar e dar fruto tem um jeito de fazer e não dá para fazer diferente porque não funciona a estrutura não permite tem um jeito
de fazer toda vez que ele descobre é como se Deus falasse com ele isso é o que o que a gente chama em Teologia de Revelação geral nós recebemos uma Deus fala os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras à suas mãos quer dizer a criação de Deus comunica certas coisas e quando você descobre como funciona você fala uau Olha só É desse jeitinho aqui Deus o instrui devidamente e o ensina e o texto continua e no final fala assim também isso procede do Senhor em outras palavras tem um jeito
certo de plantar deus não permite que você simplesmente Faça o que quiser de semente e nasce planta não tem um jeito certinho de fazer tá na estrutura Deus colocou lá na criação e é só desse jeito que dá certo você tem que obedecer certas regras você pode Inovar com coisas periféricas você pode ter irrigação artificial você pode criar algumas coisas mas você não consegue fugir de certas coisas básicas é isso que ele tá querendo dizer porque Deus toda vez que a gente explora e conhece as coisas da criação é como se Deus estivesse nos ensinando
só que não é só isso que é estrutura outras coisas eu vou citar rapidamente em romanos 13 fala que todo homem deve estar sujeito às autoridades superiores Deus as estabeleceu a ideia de que e governa é uma coisa estabelecida por Deus e você trabalha debaixo disso um outro que é mais próximo da gente olha só segundo Gênesis um o matrimônio aí perdão é Gênesis do eu errei aqui tem que ser monogâmico isto é só com uma pessoa tem que ser heterossexual e tem que ser emancipado de qualquer autoridade paterna o homem deixa pai e mãe
e se une a uma mulher essa frase esse conceito mostra que há certas coisas na estrutura do casamento que são do jeito que são se você Age de acordo com a a estrutura você tem boa chance de ser feliz se você quebra com o padrão você tem consequências por isso que a gente vê na Bíblia os problemas da poligamia homens considerados de Deus até praticaram isso e não significa que Deus não não os abençoou Assim como Deus abençoa você e eu mesmo com os nossos erros mas a gente sabe as consequências maléficas disso isso aparece
mesma coisa com o casamento é heterossexual eh perdão homossexual que quebra com o padrão heterossexual mesma coisa com o casamento que não tem que não desconecta dos Pais também dá problema porque não foi assim que Deus criou o meu ponto é dizer o seguinte quando Deus fez as coisas do jeito que fez ele colocou uma ordem uma estrutura quando você obedece a estrutura a chance de você atingir êxito alegria satisfação é muito maior ir contra ela é nadar contra Maré isso pode ser dito também de outras coisas pensa em relacionamento de pais e filhos né
filhos família deve ser oriunda de matrimônio filhos não deviam fazer parte de instituições que não são casamento Deus não fez as coisas para serem assim portanto todo mundo que opta por um caminho diferente do de Deus tem consequências ã a a esposa deve amar e respeitar a liderança do marido o marido deve amar a esposa e cuidar dela os filhos devem Honrar quer dizer Esse é a estrutura se você não obedece a estrutura você tem consequências pois bem antes de entrar nisso aqui meu ponto foi tentar dizer que a Deus fez as coisas de um
jeito e fazer do jeito de Deus significa ter as bênçãos de Deus deixa eu dar um outro exemplo agora interessante que eu tenho aqui nas minhas anotações Ah eu tô falando dessas coisas mas não é que a gente descubra ela sem a Bíblia não a Bíblia é o nosso é a lâmpada pros nossos pés pra gente entender o nosso caminho ah quando eu falo de ordem criacional que eu falei até agora da estrutura né O que Deus colocou na criação vou dar um exemplo muito prático pra gente hoje quem você é não é determinado por
você é determinado por Deus a identidade que alguém assume pode ser em conformidade ou em contrariedade ao que Deus falou mas identidade é uma coisa que Deus coloca em nós Esso é importante pro debate por exemplo atualíssimo de Homossexualismo homossexualismo é uma eu coloquei aqui identidade sexual é definida não escolhida né você não escolhe identidade se pessal você é alguma coisa porém Ah você acaba podendo Deus permite que você ande contrariamente à estrutura dele né eu tô meu ponto é tentar dizer que existe uma normatividade na criação Deus fez você e isso impacta Ah eu
quero dar exemplo assim de como isso mexe com deveria mexer com o nosso relacionamento com as outras pessoas ah lembra que eu falei ontem que às vezes a gente se define pela nossa profissão a nossa definição devia ser quem é você você fala eu sou imagem semelhança de Deus é assim que a bíblia descreve você agora olha que curioso a Bíblia não diz isso só de gente crente vou pedir para você abrir vocês abrirem dois textos para mim rapidinho abre em Gênesis 9:6 e já prepara Tiago Capítulo 3 Gênesis 96 e Tiago Olha só se
alguém derramar o sangue do homem pelo homem se derramará o seu porque Deus fez o homem segundo a sua imagem Deus coloca uma proibição de derramar qualquer sangue de ser de um ser humano Deus fala não há problema nenhum em tirar a vida de um animal Deus inclusive não só permite mas ele institui isso quando ele mata um animal e cobre a nudez de Adão e Eva lembra com peles de animais mas não é lícito tirar a vida de um ser humano Deus coloca isso agora presta atenção por que que não é lícito porque ele
é imagem e semelhança de Deus presta atenção se você conclui que imagem e semelhança de Deus é uma característica só do Cristão Então pode matar descrente que o texto fala assim não tire a vida de um ser humano mas se ele não for imagem semelhança de Deus tudo bem né seria uma conclusão orrenda Claro olha o texto de Tiago 3 verso 9 Olha só Tiago fala que com a língua tá falando da língua nós bendizemos ao nosso Deus e pai e nós amaldiçoamos o homem feito à semelhança de Deus ele tá mostrando a inconsistência da
nossa vida cristã como às vezes nós falamos bem de Deus e com a mesma língua falando mal dos homens e ele tá mostrando inconsistência por quê porque os homens não são seres qualquer quaisquer eles são semelhança de Deus agora repito se você só entende que imagem de semelhança de Deus é coisa própria de crente então dá para falar mal de gente descrente mas é lógico que a Bíblia não ensina isso né ela ensina pelo contrário que você tem que cuidar com o que você fala porque você pode ferir presta atenção os dois textos não estão
e desconexos a Bíblia fala que se você odeia o seu irmão se você chama ele de Tolo usa algumas ilustrações você comete homicídio tem tudo a ver com com Gênesis 9 a relação de Tiago o texto de Thiago com Gênesis 9 é que você é responsável pela vida de outro ser humano de promovê-la de valorizá-la por quê Porque ele é imagem e semelhança de Deus agora Que diferença isso faz muita na maneira como você trata as pessoas uma vez dois alunos de jornalismo vieram conversar comigo lá no maense eu como Capelão atendi eles queriam fazer
umas perguntas e a e a pesquisa deles tinha com descobrir a Por que é cristianismo influencia em que sentido a o cristianismo a fé cristã era importante na universidade maquens aí eu peguei respondi a pergunta deles com uma pergunta aí olha só a minha pergunta pros dois jovens eu falei assim se você tivesse a opção de salvar só uma coisa um ser humano ou uma pedra por mais valiosa que seja o que que você salvaria a era uma moça e um moço aí a moça olhou PR mim falou assim senhor tá me perguntando Falei sim
repeti a pergunta se você tivesse condição de salvar só uma coisa um ser humano ou uma pedra por mais preciosa que ela seja que que você salvaria aí ela pensou se sentiu meio encurralada falou eu que perguntei esse cara esse cara tá me respondendo Epa tá querendo me pegar aí ela começou assim ó eu acho que a gente tem que cuidar de todas as coisas eu acho que assim a gente não pode prezar nada aí eu apertei ela falei você quer me dizer que se você tivesse a chance de salvar só uma coisa o ser
humano a pedra talvez você salvasse a pedra ela falou não não eu tô querendo dizer que a gente tem que cuidar de todas as coisas porque ela foi ensinada como você e eu constantemente sobre a importância com a Ecologia né com o cuidado das coisas da natureza muito bom não há nada de errado em si mesmo mas às vezes fica cegado a tal ponto que ser humano é desprezado em nome de um cuidado de alguma coisa da natureza eu repeti a pergunta para ela ela começou a ficar incomodada incomodada ó eu acho que eh eh
o ser humano é importante mas não é que assim as outras coisas tê que ser desprezadas aí eu falei uma outra vez Aí o menino do lado dela falou claro que não pastor Claro que tem que salvar o ser humano incomodado assim já com o meu jeito de apertar Aí eu expliquei para ele assim eu falei sabe de uma coisa essa escolha para mim é fácil porque na minha maneira de enxergar a vida o ser humano é imagem e semelhança de Deus ele é infinitamente mais valioso do que a pedra agora na sua maneira de
enxergar o mundo eu não sei porque na sua maneira de enxergar o mundo eu não sei como é que você quantifica o valor do ser humano se for por tempo de vida a pedra tem mais tempo de existência do que você se for por valor monetário no mercado a pedra Vale mais do que você como é que você quantifica o valor do ser humano Aí eu expliquei para ela é por isso que eu tenho que tratar você com cortesia faz sentido na minha maneira de enxergar o mundo na sua eu não sei quando a gente
conhece e entende que o ser humano é imagem e semelhança de Deus porque foi assim que Deus o fez isso muda radicalmente a maneira como eu trato até aquele que não ama a Deus porque na verdade eu vejo nele uma imagem desfigurada mas eu Anseio ver uma imagem restaurada por isso é que eu falo com tanto carinho com amor devo fazê-lo no Anseio no desejo de ver essa imagem restaurada o ponto é quando a gente entende como Deus imprimiu as coisas na criação Isso muda a maneira da gente enxergar a vida e nós temos que
levar isso em PR nossa relação com outras pessoas para o nosso trabalho e pra nossa eh atividade escolar e assim por diante