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saravá Umbanda Aché mojubá estamos iniciando aqui mais um diário do médio hoje o nosso Episódio 401 nessa terça-feira maravilhosa que tem muita coisa boa acontecendo por aqui no nosso canal e na plataforma bandad eu tô vou receber o baba Mário Filho Tata malê pra gente falar sobre quem banda um assunto que tá eu quero até perguntar para ele parece que tá crescendo muito esse assunto ão se procurando muito sobre ele e acho legal porque o o baba Mário ele traz um pouco de água fria sobre o que será que se encontra por aí quando se
trata de kimbanda né E você acha que umbanda e kimbanda são as mesmas coisas só que um pouco diferente como que é isso né como que pode dizer isso então esse é nosso tema de hoje para você poder participar aqui com a gente da melhor forma já peço para você chegar curtindo metendo dedo no compartilhar Verifica a sua inscrição no canal para poder eh sempre saber tudo que tá acontecendo por aqui e E hoje é isso essa semana vai ser uma semana muito especial né uma semana que a gente tá lançando a nova teologia de
umbanda e nos Diários do mé a gente vai ter os convidados que participam desse time de docentes né e à noite nós temos o evento hoje amanhã e quinta-feira nós temos o evento às 20 horas aqui no canal também e vou falar mais aqui ao longo da nossa Live de hoje tá bem então vamos chegando e eu vou entrar aqui com ele após a nossa vinheta estamos sobre o cuidado técnico de Dom Luiz qualquer coisa é responsabilidade dele Bom dia Dom luí acho que você tá sem microfone Dom le Não nunca ah maravilhoso então então
é isso solta a [Música] vinheta ha [Música] [Música] [Música] muito bem estamos aqui agora para iniciar essa nossa terça-feira e para falar de Quimbanda com baba Mário Filho muito bom dia baba sua bênção Bom dia que o Gum nos abençoe a todos é muito prazer estar aqui mais uma vez para falar sobre um assunto tão eh como eu diria tão quente neste momento pela internet aa Pois é o senhor concorda com o que eu falei parece que tá tendo uma procura grande nesse tema amente olha Eh é é muito difícil porque se tornou a Quimbanda
eh mais uma vez um um elemento da moda entre os macumbeiros em geral e está trazendo muitas pessoas com um olhar completamente errôneo sobre a Quimbanda que tem eh feito com que as pessoas eh tenh uma visão bastante ruim da Quimbanda e isso é muito triste porque a gente tenta de todas as formas descaracterizar essa ideia que existe mas ela continua firme na cabeça das pessoas como algo satânico Demoníaco luciferiano e tudo quanto é coisa de capeta e aí enceta tudo Olha a gente O senhor já jogou já um monte de coisa no ventilador eu
quero ver se a gente consegue aqui eh já para avisar a audiência esse assunto é muito aprofundado pelo baba dentro da sua disciplina na nova teologia de umband aqui a gente vai tentar pegar alguns fragmentos alguns recortes mas com o objetivo de trazer um esclarecimento que faça diferença para você a partir de agora tem três pilares aqui que eu quero compartilhar com com você baba a gente sabe que tem a kimbanda como o sujeito na na Angola né entre os bantus aí nós temos a a a Quimbanda que vai se constituir aqui no Brasil como
um rito e tem essa Quimbanda que é o que ocorre de forma mais contemporânea que é como o senhor disse algo que ao longo dos anos vai aceitar a demonização e lidar com esse aspecto né sim é o que gera Mita a confusão eh por outro lado quando a gente pensa aqui na umbanda mais eh década de 40 e 50 a gente tá falando de kimbanda como um aspecto da Umbanda algo que tá dentro da Umbanda normalmente era a banda de Exu Talvez isso vai sendo modificado por por movimento de embranquecimento que a gente já
falou e vai continuar falando aqui algumas vezes Então eu quero que nesse caos que é o tema né como que a gente consegue eh se organizar por esse fio e já respondendo baba eh eh pragmaticamente sim ou não né a Quimbanda é a Quimbanda fato faz o mal eh a Quimbanda não faz o mal até houve um comentário eh de alguém que comentou na no anúncio dessa Live Quem faz o mal são as pessoas e é verdade isso mas e a Quimbanda Ela acabou tendo essa característica feita por algumas pessoas mal intencionadas de que a
Quimbanda é uma prática Malévola uma eh ponto se tornou algo nesse sentido infelizmente se tornou algo muito rentoso também para essas pessoas que pregam que a Quimbanda faz o mal é a gente poderia ficar filosofando sobre o conceito de mal acho que a gente pode entender aqui sem ficar num maniqueísmo católico essa questão moral mas entender Por que que o kimbanda não faz o mal é porque a gente entende que esse mal posto aqui nessa ideia é algo alguma coisa que não é ética e se tem uma coisa que é é o kimbanda tem como
valor principal é a ética nas relações faz sentido isso que eu tô falando e esse é um conceito que Abarca a totalidade das religiões toda religião ela tem o por escopo a ética ela vai ter por base a ética a questão da moral que é o comportamento da comunidade como ela aceita as questões internas dela mesma que a gente chama de moral mas a ética que é o mais importante eh ela é algo geral então Aim banda ela é ética podemos é moral nem a moral nem imoral ela é ética a questão da moral ela
eh ultrapassada pelos conceitos da Quimbanda E aí podemos dizer que nessa nesse eh aspecto ético tá ali como valor o fato de que eu sei que o que eu intenciono é para eh auxílio ou malefício né porque é só eu me pôr no lugar se eu me põe no lugar daquele objetivo aquela motivação que tá fazendo eu abrir um um trabalho qualquer espiritual eu sei qual é a motivação Se fosse na minha direção ela seria boa ou ruim e é é possível dizer que pro kimbanda é um valor ético eh caminhar por essa esse viés
de se eu não quero para mim não é ético ou querer pro outro faz sentido é isso seria o ideal Aham no entanto tem se pregado hoje algo bastante diferente disso e Aim banda como um culto afro-brasileiro construído no Brasil ela foi caminhando nesse sentido ela saiu de uma prática Comunitária para ser uma prática individual uma prática somente mágica eh Essa é a questão da influência da magia europeia sobre a a mudança que a Quimbanda veio sofrendo a partir dos anos 30 40 do século XX que ela foi se da magia europeia e colocando esses
conceitos da magia europeia do século 14 século XV dos grimórios da Igreja Católica dos diversos bispos que construíram vários grimórios essa Quimbanda que é fruto da participação de intelectuais umbandistas que estudavam a magia europeia e quiseram dar uma roupagem eh a essa magia africana a magia europeia com a magia africana entre aspas porque é uma série de confusões nesse sentido quando começa aquele livro eh Umbanda magia branca Quimbanda magia negra Quando começa esse livro a ser vendido a Quimbanda passa a ter o escopo de magia negra então muita gente vai buscar a prática da magia
negra europeia para fazer uma um sincretismo entre as duas práticas colocando coisas que não existiam nessa prática de Quimbanda original vinda com os africanos escravizados no século X hoje se fala tem se falado alguns movimentos estão se propondo a umbanda ancestral uma Umbanda que de fato seja banto né E que nessa cultura angolana é que tem a figura do kimbanda que é o que faz umbanda né nas etimologias assim das palavras né kimbanda é o curador e a umbanda é a arte de curar né para resumir assim me corrige a qualquer momento é tá corretíssimo
E aí tá lá né naquela região da ang ali nesse nesses grupos essas percepções esse entendimento do que é o sujeito o que que é a prática do sujeito e que a gente deveria voltar a olhar para isso e entender a umbanda nesses aspectos e que umbanda é basicamente o pai de santo né O sacerdote é o Tata né ele vira um Tata eh ele ele tem esse lugar de de de sacerdócio de liderança de de eh o médico né das Almas ali né o médico espiritual da comunidade e é isso né Qualquer coisa diferente
disso deveria ser imediatamente rejeitado mas a gente sabe que há distorções né nas décadas aí que sucederam a gente tem isso como o senhor falou dessa fusão que é esquisito né Em que momento fazem esse link mesmo de fato eh que pare parecendo algo genial né porque a questão é assim não é Quando publica um livro é Em que momento um sujeito olha para essas duas coisas e e acha genial né O Ni né acha que faz muito sentido pegar nomes de exus e e correlacionar com Demônios da goécia né dessa magia negativa do da
da Europa eh como que como que o senhor entende que isso gerou aderência assim essa distorção foi ficando assim para exemplificar eu trago mais um livro para que as pessoas possam estudar sobre o assunto esse livro aqui da Laura de m Souza deixa ver se dá para ver o diabo e a terra de Santa Cruz hã esse livro é recomendado para que nós entendamos a figura do Diabo na construção do Brasil e de como essa figura continua tão importante na sociedade brasileira tanto é que nas igrejas evangélicas só se fala no Diabo Então essa figura
do diabo Ela é muito forte desde o princípio da colonização Então esse livro recomendo que todas as pessoas macumbeira ou macumb issas Leiam para que possam compreender como essa figura a figura do Diabo se torna tão eh importante em diversos segmentos e em torno da figura do diabo vão se criando diversas teorias diversas eh deers entendimentos em especial que eh o diabo ao contrário do que muitos pensam quer nos ajudar então tem que tirar a ideia cristã ou islâmica ou Judaica que o diabo seria um inimigo do ser humano mas ao contrário eh o diabo
é o nosso nosso companheiro o nosso amigo e que está disponível todo dia toda hora para atender os mais comezinhos os mais simples Desejos da humanidade de cada ser humano individualmente Então se criou essa ideia e aí eh não sei quem foi a pessoa que engendrou a construção da goécia e dos exus não sei quem engendrou isso mas nós temos já no próprio livro que fala Umbanda magia branca Quimbanda magia negra já há essa construção equivalendo demônios com exus então isso como eu falei é uma construção da intelectualidade umbandista do Século XX e essa intelectualidade
bandista Ela é muito forte nós vamos eh estudar sobre esse intelectuais e eles são muito ligados a ordens iniciáticas ordens esotéricas a ao movimento Espírita tudo isso os umbandistas do início do século XX fazem parte e vão trazer todos esses conceitos para dentro da Umbanda e lógicamente da Quimbanda como eu já falei numa outra ocasião eh havia terreiro de umbanda que utilizavam as apostilas do Círculo Esotérico da comunhão do pensamento como doutrina de terreiro então eles pegavam a apostila dessa do cíclo Esotérico como base doutrinária e o CC do pensamento ele se baseia na teosofia
de blavatsky todinha então Eh essa construção ela vai sendo feita ao longo do tempo entre vários segmentos umbandistas vários terreiros de umbanda vão se utilizar dessa doutrina ou dessa literatura como doutrina de terreiro e também vai entrar nisso tudo a as questões daes iniciáticas e esotéricas que nós aqui do Brasil Já começamos a participar desde sempre já vinham portugueses pro Brasil que já eram membros de iniciáticas e aqui outras pessoas foram se iniciando ao longo do tempo na maçonaria na Rosa Cruz martinismo e outras ordens iniciáticas que foram chegando no Brasil e isso vai dar
na umbanda porque no começo muitos umbandistas pertenciam a ordens iniciáticas diversos eles queriam dar essa roupagem a umbanda o mais científica possível então vou buscar livros eh europeus escritos por europeus para legitimar ou para dar um uma característica superior à prática afro-brasileira simples e e isso a gente eh tem muito registro desse processo no entanto o senhor afirma o senhor é Tata de que banda eh iniciado pelo Tata negão sen o senhor pode eh falar brevemente sobre essa linhagem O que que significa essa linhagem né porque por exemplo a sua a sua prática umbandista né
como pai de umbanda é umbanda omolocô né dentro ali do templo Cabouco Pantera Negra certo certo eh a Quimbanda é um aspecto D Umbanda mocô É com certeza absoluta Sem dúvida alguma porque na nossa concepção a Quimbanda faz parte da Umbanda sempre fez parte da Umbanda O que que significa isso baba eh significa divisão da da ordem de trabalho ou seja quando eu tô trabalhando seria maisou menos mais ou menos isso sim então vamos voltar a no tempo e vamos lembrar as pessoas que estão nos assistindo ou que vão nos ver depois que são mais
velhas acima dos 50 anos como eu eh vão lembrar nos terreiros de umbanda que falava na Gira Vamos mudar a banda isso vamos mudar a banda que era para ir para Quimbanda Isso sempr foi um natural então sempre hoje não se tem mais isso raramente você ouve um num terreiro essa frase Vamos mudar a banda vamos virar a banda que era para ou era para abertura do trabalho ou era para encerrar um trabalho quando a coisa ficava Preta entre aspas né ficava Difícil num terreiro vamos virar a banda para que Exu pombagira ou outras entidades
que trabalham nesse aspecto pudessem atuar algo muito pesado que estava AC porque tem o Caboco também que em Bandeira sim e aí veja Olha como são as coisas quando você tem a kimbanda e a umbanda no mesmo entendimento então eu vamos pensar numa moeda com Duas Faces Cara e Coroa cara Umbanda coroa Quimbanda ou Coroa qu coroa é umbanda cara é Quimbanda não tem importância porque não tem valoração entre as duas coisas são formas de trabalho então desde o princípio a kimbanda fazia parte da Umbanda porque a umbanda é a prática da kimbanda na acepção
da palavra o kimbanda pratica a umbanda ponto aí vai vamos pro universo da Umbanda do século XX ela vai utilizar essas nomenclaturas mas já com outro sentido já modificando alguns entendimentos e se imaginava que a atuação da Quimbanda era uma atuação mais mágica enquanto a atuação do Caboclo preto velho que é o chamado da direita era uma atuação Sagrada religiosa Então colocou-se já a dicotomia mais devocional né sim algo religioso e algo mágico que vai ao encontro das teorias do do Marx que fala sobre isso né do que é o sagrado que é o profano
a dicotomia entre as duas coisas Carl Marx vai falar sobre isso eh de como isso afeta a sociedade até hoje e como como eu disse os umbandistas do século XX muitos eram intelectuais e Liam essas obras estudavam sobre esse assunto logicamente traziam esse pensamento para dentro da Umbanda Então até os anos 40 50 60 a prática da Quimbanda estava inserida na prática umbandista quando eu abria O terreiro eh com Exu cantando para Exu Antes de abrir a cortina do congá a Cora tava fechada se cantava para Exu despachava a porta muitas pessoas da Umbanda ainda
fazem isso até hoje ainda o terreos não fazem mais quer despachar a porta depois canta para Exu da Exu depois vem e abre o congá e começa realmente a gira de umbanda mas para que a umbanda aconteça eu tenho que ter a umbanda que vai proteger a minha Umbanda e é o término se há um problema durante a o atendimento da corrente umbandista eu vou ter que recorrer à prática mágica entre aspas desse entendimento que vai sendo construído para curar esses males que a religião não deu deu conta porque que a prática devocional não deu
conta eu preciso da Magia da Quimbanda e essa Magia o conceito de magia eh propriamente dito é um conceito individualista o mago trabalha sozinho ele vai ter um mestre um iniciador mas todo o seu caminhar será individualizado e que vem também ao encontro de várias ordens iniciáticas que fazem muito sucesso no Brasil como a ordem templo orientes ordem templo orientes antía outras ordens iniciáticas de cunho totalmente mágico que vão pegar Esse aspecto é um caminho individual uma prática individual e dane-se o coletivo Eu não me importo com o coletivo eu me importo comigo apenas e
tão somente dizendo aquela frase muito mentirosa que fala que quando eu como ser humano consigo sair da da samsara consigo sair da vida material e pro mundo espiritual eu levo comigo parte da humanidade mentira isso é só para inglês ver essa conversa porque todo o trabalho mágico ele é voltado para para fins egocêntricos egóicos e egoístas que é o sentimento do mundo moderno por isso que nós estamos vivendo essa dificuldade hoje no mundo moderno porque nós estamos cada vez mais em sesm esquecendo a questão da vida Comunitária nesse aspecto baba de ainda que pensando nessa
Quimbanda legítima né que a gente tá propondo o entendimento eh é a Quimbanda é um aspecto é uma Face tanto de um ambiente de terreiro de umbanda como do próprio sujeito praticante né Eh então é algo que precisa coexistir Nesse contexto Na minha opinião na opinião das pessoas com quem eu tive contato na minha vida ao longo da minha vida sim tá mas o que aconteceu Veja a tradição que eu sigo a família de kimbanda que eu sigo ela vem diretamente do candomblé Angola veja o candomblé Angola é construído ao longo do século XX eh
e esse candomblé tem como sacerdote máximo o Tata kimbanda então um dirigente de um terreiro de candomblé Angola é Tata kimbanda eh Então nesse aspecto nós temos já figura cura do Tata kimbanda como sacerdote do culto chamado de candomblé Angola eh Tata tataira Maceno já já fez entrevistas e na Band AD ou na pós Ubunto e ele é uma das pessoas de destaque hoje eh no entendimento do Candomblé cono Angola vende uma raiz muito importante da Bahia tal Então você já sabe tata kimbanda é uma denominação do sacerdote do candomblé Angola Tata Catu vagen si
se apresenta como Tata tinis poderia ser a mesma coisa Tata kimbanda sim é mesmo mesma coisa entendi é mesma coisa entendi o Tata tin kissi é algo brasileiro que também é construído ao longo do tempo em razão do Babalorixá e e a l orixá aham então aí ficou Tata de inquice que é o pai do inquis sim e aí o bab orixá o pai do Orixá então é a mesma denominação Mas eh você vai pegar o por exemplo eh esse livro aqui também que eu recomendo para que conheça um pouquinho eh da tradição Congo Angola
em que se trata de ngunzo do professor pao Adolfo ess livro também recomendo para que as pessoas compreendam como se dá a prática do candombl Angola que vai influenciar diretamente a umbanda a umbanda e o candom Angola tem a mesma raiz que é o povo bant ou bantu é a mesma raiz então quando eu olho para de tata kimbanda nós temos uma figura no sudeste muito importante Tata Joãozinho da gomeia Tata londirá que era um sacerdote de candomblé Angola porém ele foi iniciado no candomblé de caboclo ele começou no candomblé de caboclo migrou para que
aquilo que nós chamamos hoje de candomblé Angola mas deu a sua de 7 anos com mãe menininha do gantu então ele foi reunindo diversas tradições em si mesmo ele foi muito importante nos anos eh 50 60 e 70 foi a figura mais importante do Candomblé chamado de rei do candomblé tem diversos LPS gravados com cantigas de terreiro iniciou muitas pessoas no candomblé deu uma visibilidade enorme ao Candomblé no Brasil e fora do Brasil para você ter uma ideia quando ele foi fazer a sua obrigação de 7 anos lá no gantu os jornais cariocas acompanhavam dia
a dia a vida dele lá no gantu e publicavam no jornal como era o dia a dia dele lá no terreiro do gantu em razão da da importância que isso D a figura dele que já era muito importante e ficou muito mais importante depois disso então Tata eh londirá ou da gomeia ele é o cabeça da nossa linhagem então a linhagem dele que vem da que vem até chegar no Tata negão que é o que me inicia na Quimbanda essa linhagem que nós temos outras famílias de kimbanda eu não sei qual é a linhagem que
porque também não me interessa Porque não eu não não tenho papel de inquisidor papel de fiscalizador papel de nada em relação Aim banda eu falo daquilo que eu aprendi daquilo naquilo que eu fui iniciado e ponto mas essa linhagem que o senhor vem ela continua perpetuando ah eu o tatan legão ele foi o último eh Depois sou eu tem agora eu eu sou o último não há hoje e eu iniciei até agora na minha vida de tata duas pessoas somente essas duas pessoas eu já as expulsei da nossa família dois sacerdotes de Candomblé que queriam
se iniciar na kimbanda eu os eu os iniciei e em razão do seu comportamento eh que iam de encontro eram se chocava com aquilo que nós pregamos eu os expulsei por quê Porque essas pessoas foram para esse viés satânico Demoníaco que não é a prática que nós fazemos usando o nome mesmo da Quim bando sim e aí você vai encontrar diversos quimbandeiros famosos na internet que foram do meu terreiro vários grande parte dessas pessoas que falam aí pregam foram do meu terreiro e curioso é que ficaram no meu terreiro um um deles foi uma gira
só botou branco e uma gira somente outro foi uns dois meses entrou ele depois entrou a esposa depois saíram os dois ficaram uns dois meses no terreiro só para poder falar ter a chancela Não eu fui do terreiro do babá Mario Filho do Tata malê e tal para ter essa chancela e outras pessoas também já passaram pelo meu terreiro e cancelar que são realmente da Quimbanda que tem uma tradição que mas não tem nada é é mais eh da cabeça das pessoas que vão criando coisas que não existem em princípio quanto tempo leva para se
tornar um Tata Depende de como as coisas se dão na nossa linhagem não há tantos conhecimentos eh em especial porque o que Bandeiro na nossa linhagem Não começa como Kim Bandeiro ele já é outras coisas antes para depois chegar a ser iniciado na kimbanda um plus na caminhada sacerdotal diria não diria um plus mas eu diria que é eh você vai agregar coisas que você não tinha para o seu caminhar então tanto o meu falava para mim assim muitas vezes Mário você tem que se na kimbanda eu falava Lúcio para quê Porque vai melhorar a
sua umbanda você vai ter uma uma vida umbandista melhor se iniciando na Quimbanda Então esse sempre foi o escopo da minha iniciação na Quimbanda porque a Quimbanda não em princípio não é meu caminho espiritual meu caminho espiritual em princípio é a umbanda e cul tradicional yorubá só que na ideia do meu s também na minha ideia a Quimbanda está inclusa na umbanda como eu falei a mesma moeda com Duas Faces então é necessário que a pessoa tenha um conhecimento da Quimbanda até para agir em situações em que a umbanda do dia a dia não resolve
é muito comum pai Queiroz no meu terreiro por exemplo chegarem pessoas de outros terreiros que são orientadas a irem na minha casa no meu terreiro para darem para dar conta da do problema que ela tem e ela fala o seguinte Ah o meu sacerdote a minha sacerdotisa mandou vim aqui porque aqui é mais forte do que na minha casa Porque você acha que ela resolve o problema dela enfim eu não sei como se resolve mas resolve e ela vai embora volta pro terreiro dela e isso no meu terreiro é algo comuníssimo desde sempre o meu
terreiro foi tratado dessa forma as pessoas é saudável né baba porque a a aí a gente entra num outro assunto que não vai dar para desenvolver agora mas e é essa interação que os terreiros deveriam ter ou uma Coligação de terreiros deveria ter porque talvez esses terreiros que te conhece e que faz essa indicação É porque conhece que você tem alguma chave específica no num determinado tipo de necessidade sim e é honesto dizer olha Eh aqui até aqui a gente consegue mas esse esse detalhe você vai lá no especialista né Você vai alir então lá
no Baba Mário e e ele vai te auxiliar e isso isso não muda sua família né não não muda a sua origem nada disso né forma aluma de forma alguma mas veja mas por que que isso acaba acontecendo porque as a o nosso templo tem as duas coisas na prática umbandista então o entendimento lá na minha casa que a Quimbanda e a umbanda fazem parte do mesmo universo não são coisas separadas é porque nós podemos é por isso que nós podemos oferecer mais do que a umbanda do dia a dia mais do que a prática
religiosa da prática espiritual da prática devocional mas algo também mais mágico para tratar um problema específico individualizado não no geral das pessoas que nem sempre tá incorporado né também Esse aspecto do kimbanda nem sempre ele tá incorporado com Exu com aspecto do kimbanda que raramente ele é tá incorporado né então e aí é nesse aspecto religioso que vai ser vai ser o kimbanda O Tata é mais o o próprio Exu né ali manifestado que o o sujeito porque a Quimbanda que nós praticamos ela tem para o quimbandeiro de forma específica para ele especificamente é a
junção dele com o seu Exu então é o momento em que não se consegue mais saber se quem está falando é o Mário ou Asa Negra porque se torna uma coisa única que é interação por completo Entre a pessoa e o seu Exu não é o exu de trabalho somente é o seu Exu Então para que nós cheguemos nisso a todo um trabalho feito pelo Tata para saber qual que é o exu que a pessoa vai fazer o pacto que nós chamamos então primeiro primeiro passo em nossa família é o pacto com o exu da
pessoa e eu tenho que falar com com exu da pessoa se aquele Exu vai topar fazer pacto com a pessoa porque não é só a minha vontade eu também tenho que ouvir a entidade se ela vai se sujeitar a isso se ela quer isso se ela não quiser eu vou perguntar pra entidade a o senhor ou a senhora indica um outro ah não não indico ele não vai fazer iniciação e encerrou o papo comigo Acabou ali não tem mais queim banda em separado com aquela pessoa porque o exu recusou o pacto e e e aí
vou agora mera curiosidade assim né acho que a turma vai vai est vai tá vai estar com ela também esse pacto só pro pessoal entender não tem nada a ver com essa coisa também eurocêntrica Demoníaca né é o acordo de é é um juramento é um juramento que você faz com Exu é o que é o juramento da conduta ética também né pai compromete sim você se compromete a uma série de regras específicas para um Tata kimbanda em que você se submete a às regras da família e se submete à à prática com o seu
Exu de você realmente ter um culto ao seu Exu não aos não só ao seu Exu mas também ao seu maioral que no universo da Quimbanda é uma figura muito importante que não é o diabo nem é um Exu maioral é o seu maioral não é um Exu é o seu maioral é o que a gente fala que é um mistério o que que o maioral é é um mistério é um Avatar do reino da kimbanda uma coisa assim então eu não gosto de usar o nome Avatar mas podemos entender como se fosse um Avatar
interessante porque aí depois vão criar o exu maioral nessa Quimbanda mais contemporânea né sim mas antes de chegar na cont Exu o Zebu também vai ser criado também na mesma ideia o exu lcifer com não tem eles na Quimbanda africana obviamente não porque isso não tem na em África né até entre o povo bantu não tem Exu Exu é do Povo exato É aí a gente vai vai vai bugar a cabeça da turma mas deixa pro curso oficial que o senhor vai poder se aprofundar que eu tô com isso aqui né Há um um GAP
aqui nessa nossa conversa o seguinte se Quimbanda é uma prática banto é in Kiss não tem orixá mas aqui a gente tá falando o tempo todo de Exu que é um orixá yorubá aí senhoras e senhores é só para quem tiver lá porque a gente não tem tempo de Live para poder né entregar tudo isso mas veja só baba ainda eu quero falar rapidamente do do atual mas finalizando aqui eh como o senhor falou do pacto Então essas pessoas que por exemplo como o senhor interpreta a pessoa que vai passou pela sua mão rece os
ensinamentos fez o pacto ético e tá ali com Exu que definiu esse acordo né e o senhor é o o intermediário nesse processo é isso sim aí ele desvia então Ele Decide ir para essa fazer essas práticas que são estranhas ao pacto são estranhas à família e essa figura espiritual como que é isso ela aceita como que é isso aceita infelizmente aceita porque que como começa a ver essa simbiose o seu o pensamento humano vai contaminando o pensamento da entidade e ela vai botando fé naquilo mesmo não vamos fazer é isso mesmo porque há uma
simbiose entre as duas pessoas é por isso que a questão ética tem que ser tão falada para os iniciados para que ele não se corrompa o que é muito comum acontecer na caminhada do quimbandeiro é o se corromper é estranho P você vai vero exemplos e mais exemplos disso mas é estranho pensar que o o encarnado corrompe o espírito o espírito corrompe porque ele tá é a simbiose Ok eu não consigo entender muito bem mas é porque a ideia ess é a perspectiva a sua ideia pai quer muitas pessoas também T é que nós incorporamos
espíritos de luz da ideia do Espírito evoluído do Espírito tudo isso é balela do mundo ocidental não existe é é uma prática uma crença do mundo ocidental que não faz Eco em outras culturas só faz Eco no mundo ocidental ligado a essa ideia de evolução espiritual que é o Darwinismo tirado da das espécies que joga na evolução espiritual que ah que eu vou evoluir então para essas pessoas Deus é um é um tremendo de um grande safado porque ele pega e cria pessoas muito ruins para viver na terra evoluir depois trabalhar como ser espiritual evoluído
com outras pessoas então isso pro pensamento oriental por pensamento africano não tem nenhum sentido mas é o sentido que se dá no mundo ocidental da da Pureza espiritual alcançada pelo sofrimento a hierarquização né então eu vou sofrendo quanto mais eu sofro mais eu vou ser evoluído tô pagando o meu Karma tô queimando o meu Karma que é um conceito que não existe no mundo ocidental ele é pegado do pego do mundo oriental de forma enviesada construído completamente erroneamente no mundo ocidental sem end os demais conceitos do hinduísmo além do Karma o Dharma o Moka o
samsara e outras conceitos que são importantes que a pessoa estude para depois entender o que é o Karma eh a palavra Karma quer dizer ação não quer dizer ação e reação não é É só ação mas enfim isso se tornou a verdade no mundo ocidental então cresce que o espírito que com quem nós trabalhamos eles têm uma hierarquia espiritual gigantesca que estejam lá como o zim da cabalá da o o nível básico dos Anjos então seriam como se fossem os iim e a ideia disso é muito forte na Umbanda de que os nossos amigos espirituais
estão neste nível mas por quê essa é uma construção Nossa eles estão realmente nesse nível eles podem ser outras criaturas que não sejam almas desencarnados podem nesse aspecto eles T livre arbítrio como qualquer pessoa tenha e assim ele pode ser corrompido pelo seu simbionte é uma uma uma proposta para Os umbandistas Atuais fazerem a reflexão né compreender essa perspectiva E aí hoje a gente tem essa kimbanda aí que tá se parece se popularizando nos tiktok Instagram da vida com seus petiscos de ofertas mirabolantes de serviços espirituais é um tema que tem chego muito para nós
como questionamentos as pessoas muito questionando sobre o que que é o que não é por isso a gente tá aqui que que é isso Como que você entende esse esse movimento de kimbanda hoje que tem belzebu como maioral e tem o Lucifer tem o astere tem esses esses demônios isso tá em um monte de literatura eu tô aqui com o livro dos exus do Antônio de Alva é de 1950 alguma coisa E aí ele começa a falar de Exu já cai nisso ó ponto do maiorá o clássico a as simbologias eh go éticas né e
normalmente é isso que vai ter né no no nas literaturas antigas e é isso então Eh como que que o senhor entende que não deveria chamar Quimbanda esses movimentos deveria chamar qualquer coisa menos é porque como eu falei aqui im banda é a prática da Umbanda que é o o curador praticando a cura ponto eh e em Quimbanda como religião era a prática do inola do reino inola que era que os portugueses chamavam de inola que agora a gente chama de Angola que é uma parte do povo bantu que reúne especificamente dois grupos maiores étnicos
os quimbundo e os kikongo ou então as as línguas que quimbundo e kikongo eh o povo povo ambundo que fala o quimbundo então esses Esses povos habitam grande parte do que se convencionou depois da colonização de África a chamada de Angola então quando eh a primeira missão catequista que chega em África na África bantu em 1400 então eu recomendo dois livros fundamentais pro macumbeiro entender como foi feita a construção da da escravização do povo bantu e das misturas entre catolicismo tradicional dos povos bantus nesses dois livros primeiro livro eh recriar África cultura parentesco e religião
no mundo afr português 1441 1970 Então esse livro do professor James Sweet que eu recomendo e além desse livro esse aqui além do invis além do visível que também é um livro que recomendo que esse livro aqui poder catolicismo e comércio no Congo e em Angola esses do livos A tá deixa eu te interromper B me permita interromper você tá falando aí e isso é interessante também acho que para turma entender um pouco que essa missão de colonização lá na Angola e anterior da chegada aqui pro Brasil significa também que que eh a gente eu
já vi alguns registros históricos que chegaram de África aqui é africanos escravizados mas já catequizados sim é isso que eu queria falar era isso que eu queria chegar então esses dois livros vão dar noção eh de como acontece essa aproximação das Missões catequistas que chegam no Congo ou no atual né o Congo hoje é menor do que era nessa época que era o Reino do Congo que era bem grande esse Reino do Congo o Mani que é o chamado imperador do Congo ele recebe Diogo cão que vem o nome dele é esse mesmo Diogo cão
português um navegador que entra eh pelo rio eh zambezi não o zambezi os não me lembro qual foi que ele entra ele vai até a sede do império do Congo as primeiras pessoas a se converterem ao catolicismo foram as pessoas da coroa por uma série de motivos todos comerciais porque eles queriam que o Congo fosse reconhecido como um país da Europa como se fosse um império em que a Europa reconhecesse e desse os mesmos benefícios ao Congo ao rei do Congo Então tudo aquilo que a Europa tinha eh o rei do Congo também queria como
se fosse um estado vassalo da de Portugal para que tivesse as bences do do que eles achavam que era benesses da da Europa no entanto isso fez com que a cultura a tradição autóctone a tradução a tradição indígena fosse colocada como inimiga do Estado inimigo da coroa então o quando chegam já muitos desses quimbandeiros das pessoas que praticavam Quim bandam chega no Brasil escravizados já chegam por esse motivo os primeiros esc que vem do Congo são os Quimbanda são as pessoas que praticam a Quimbanda que não se converteram ao catolicismo os primeiros que chegam e
já chegam com a imagem que são pessoas do diabo então o Quimbanda não quis se submeter a Cristo não quis submeter a Igreja Católica não quis ser católico preferiu manter a sua prática autóctone Então esse vai ser escravizado e veio pro Brasil já então os primeiros que chegam no Brasil são S um fruto disso E com o tempo com o comércio que vai aumentando não vem só os Quimbanda raiz vem também as pessoas que praticavam a Quimbanda e praticavam cultos católicos e eram caguetado pelos vizinhos Ah ele é católico mas tem lá o tem um
fetiche tem um inquice na casa dele tem amuleto faz toca tambor acende fogo e toca tambor e dança em volta do fogo também pratica ritual africano também escravizar essas pessoas Então esse comércio escravocrata que vem do Congo no seu primeiro século de escravização são ou são de pessoas que praticavam a Quimbanda ou pessoas que praticavam o catolicismo e Aim banda junto por isso que as irmandades católicas no Brasil são tão presentes porque são criações desses ehes que vem pro Brasil já educ ou já que conheciam a ideia católica já e por isso também eu eu
gosto de pensar bara não sei o que que o senhor entende disso que tentar tirar Jesus José Maria da boca do preto velho o terço da mão do preto velho é um equívoco né porque esse sujeito já incorporou essa religiosidade também ela ele incorporou esse campo espiritual que ele também aprendeu a manipular Sim a gente viu um discurso hoje atualmente assim não que é um absurdo preto velho rezando com o terço na mão em nome dos Santos e porque isso é fruto da da colonização e a gente tem que tirar isso para poder decolonizar me
parece um caminho equivocado eh essa ideia de de de novo mexer no preto velho né De novo querer ficar distorcendo o trabalho Genuíno dele né vai ter preto velho que vai ter esse viés com expressões católicas e vai ter o que não vai ter E aí acho que só entender que tá tudo certo cada um na sua perspectiva né e sim ainda mais no Brasil um país continente um país Continental em que a prática umbandista feita no interior do Nordeste não é a mesma Umbanda feita na capital de São Paulo são completamente diversos porque a
umbanda ela também vai se adaptando vai colhendo elementos da da do próprio povo que a pratica Então você não vai encontrar na umbanda baiana baiano só vai encontrar baiana na umbanda do sudeste porque lá o baiano já é baiano na Bahia agora aqui não porque é o Nord destino que chega no sudeste para construir o Sudeste e infelizmente a xenofobia eh pairava graava entre as pessoas do sudeste todo nordestino é baiano passou do Espírito Santo é baiano subindo lá é baiano então todo mundo Pernambuco e Alagoas qualquer pessoa que vinha desses estados pro Sudeste era
baiano Então você vai encontrar também em cada terreiro um uma manifestação específica de baiano tem baiano que ele é mais um baiano eh do da da cidade citadino e o baiano que é o vaqueiro lá do recôncavo da Catinga ou do Nordeste Mas é baiano mas pô não é baiano aí já criou também a ideia do Boiadeiro que são personagens que vão sendo criados com a necessidade que vai mudando Então tudo era baiano aí depois foi dividindo o Caboclo Boiadeiro que é diferente tem um sotaque nordestino mas não é o baiano aí você vai encontrar
até o marinheiro que também tem um sotaque nordestino e assim vai Então por quê Porque são pessoas que vem do Nordeste no geral para São Paulo e vão trazer as suas características para cá e vai dar nessa Umbanda que vai sendo construída ao longo do tempo tempo pois bem aí a gente pode concluir então que esse momento atual dos Tata de quim banda que faz e desfaz qualquer negócio e por um preço qualquer e é algo que como o senhor se posiciona B veja Outro dia eu estava lá no meu terreiro fazendo uma consulta ao
oráculo para uma pessoa que tinha acabado de participar de um ritual coletivo de oferenda a Exu na Quimbanda eu não vou falar o nome da pessoa que fez o ritual mas era um ritual coletivo eh que se ofereceria um Bod para Exu cada participante teria que arcar com R 50.000 para para fazer o o a oferenda coletiva e a oferenda coletiva não precisava estar presente na na no sacrifício do Bod poderia-se participar eh de forma online Então essa pessoa que me procurou para jogar depois desse fato Ele veio eh me contar sobre isso porque ele
foi o tesoureiro da da oferenda porque eh o grupo dele er um grupo de pessoas que investem no mercado financeiro Então todos eles queriam que eh a kimbanda os ajudasse a ter um ganho maior do que se esperava no investimento financeiro eles estavam querendo alavancar por por meio da Macumba é então para que tivesse sucesso financeiro em aplicações eh esse grupo de investidores cada um pagaria r$ 50.000 ele falou para mim assim Babá ele ganhou 1 milhão porque fui eu que recolhi o dinheiro foi 1 milhão de reais a troco de um bode e eu
não precisava estar presente para assistir a cerimônia e assim foi feito esse pessoa que era o tesoureiro estava presente ele mais algumas pessoas que foram assistir a cerimônia os demais Todos estavam na conectados er na transmissão ao vivo e assisti indo a a cerimônia ao ritual Então veja eh isso faz com que as pessoas se sintam atraídas a esse universo do dinheiro fácil de conquistar cliente e ganhar dinheiro Então imagina você mata um um um bode e ganha 1 milhão para fazer isso ensinou pros caras do mercado financeiro um jeito de alavancar óia aenda como
ganhar dinheiro Aprenda com Mestre bom a a essa essa prática que a gente encontra hoje nesses lugares que eh Porque pelo que a gente conversou aqui não existiria um terreiro de kimbanda né seria sempre dentro da um banda propriamente dito uma coisa exclusiva não não seria algo comum né no passado hoje a gente vê então esses terreiros dedicados a essa hipotética Quim banda que você chega lá tem o bafomé na parede tudo pintado de preto e vermelho e um monte de imagens dessas estátuas aqui clássicas ou as mais mais ainda clássicas vermelhas né e com
chifre e tudo mais eh dessas entidades Mas você vai ver pai Queiroz não só nesses universos nesses espaços mas há um grande sacerdote de umbanda eh um dos mais famosos de Umbanda de São Paulo que tem o o seu reino de Exu que no subsolo todas as imagens de Exu Pomba Gira são de tamanho natural eh mas tá no contexto do terreiro né do grande não embaixo do terreiro dele tem um terreiro normal embaixo do terreiro tem o reino dos ejus é um reino Demoníaco as imagens satânicas emb baixo tal que é o aluno do
curso de DCE o de umbanda dele é a última fase do curso é lá dentro e aí quando ele vai realmente conhecer o reino da Quimbanda o reino dos exus que ele vai lá e vai entrar nesse espaço e vai ter a aula final lá dentro em que ele vai aprender a sacrificar um galo para Exu tal então isso faz parte desse sacerdócio que tem um outro sacerdote que já faleceu também fazia depois ele parou com isso em razão dos alunos detestar a prática sacrificial então ele acabou tirando isso no final da sua vida e
os seus descendentes espirituais também tiraram essa prática sacrificial eh da questão de Exu Mas você pega tanto o grande expositor dois grandes expositores da um banda Paulista que faziam isso ensinavam isso no curso sacerdócio em suas eh em suas práticas sacerdotais indicavam isso e tá tá nessa conexão né sim mas eh o que a gente vai ver então nesses ambientes é uma prática de uma feitiçaria eh europeia com nome de Exu sim é isso isso t é que os elementos que vão ser usados São da magia europeia eh muitos elementos da magia europeia que não
tem nada que não não tem razão de ser na prática africana mas fazem parte daquilo e aí nesse sentido eu vou indicar dois livros só para terminar que também são importantes para para conhecer primeiro a morte branca do feo negro esse livro é fundamental para todo macumbeiro ler esse livro que é fundamental aqui ó e esse livro traz algumas coisas que falam sobre a Quimbanda Mas o mais importante sobre isso é esse livro que é o segredo da Macumba um livro de 72 do Marco Aurélio luz e George la passade que é um francês que
faz uma um trabalho de pós-doutorado junto com Marco Antônio Luz e dá neste livro e é neste livro que se fala sobre Como se dá a separação entre o Umbanda e kimbanda todos os aspectos políticos econômicos sociais ao longo do século XX que fazem com que a umbanda e a kimbanda se separem E aí a kimbanda se torna algo separado da Umbanda e vai contar muito bem o que acontece neste livro Então esse livro está esgotado você só encontra esse livro hoje no sebo e é muito difícil mesmo encontrar em CEO este livro mas é
fund mental se puder pegar na biblioteca emprestado tirar xerox eh porque é um livro que tá fora de circulação é de 72 não foi publicado mais livros Depois dessa publicação até seria bom que a a paz e terra que é a que fez a primeira edição desse livro reedit asse porque é um livro fundamental para entendermos como acontece o processo de separação entre Umbanda e kimbanda segredo da Macumba segredo da Macumba muito bem baba Então a gente vai ter muito mais aprofundamento né nesse tema com uma linha do tempo mais organizada no nosso curso né
a nova teologia de umbanda que a gente hoje à noite vai comentar dela no nosso evento nova teologia de umbanda e e nos diários aqui estarei com vocês né o Senhor e os demais eh pais e mães que vão compor essa esse time também com su suas especificidades né comenta um pouco do que você vai falar também na nova teologia você vai falar dos oráculos por a gente falou de Quimbanda Quimbanda tem um oráculo também deles né o Oráculo de Exu é o esse Oráculo de Exu não é o Oráculo de Exu é um oráculo
que eu uso para qualquer eh necessidade hã por exemplo eh no candomblé eh existe o o oráculo que eu eu vou usar com 16 Búzios mas eu vou usar o obi que é são quatro gomos para fazer perguntas de sim ou não somente esse quatro obi no brasil virou as quatro partes da cebola em orubá a lubasa que também é uma forma oracular verídica correta e usual também na África Assim como eu também posso usar quatro Búzios que eu eles fazem parte dos 16 Búzios que eu jogo eu tiro quatro desses Búzios para perguntar para
orixá ou perguntar para a entidade se aquilo que eu fiz foi aceito então é o sim ou não daquilo que eu fiz está tudo bem tá tudo correto se eu posso continuar com a minha prática Então esse jogo de búzios com quatro Búzios sem PR existiu agora vão criando outros aí já vi eh anunciando o curso de Búzios de Exu com oito Búzios já vi curso de Exu com 12 Búzios você recebe o livro com o número com os Búzios já consagrados que você possa fazer is os reinos de kimbanda e os buzos de exua
eu não recebi os buz Mas eu vi num anúncio que viria mesmo né E aí é isso isso é outra abordagem né nada do que a gente falou aqui tá aqui nada do que a gente falou mas veja isso aí é são e eu sempre falo no meu canal quando eu falo sobre essa frase religião é mercado que as pessoas ficam bravas quando eu falo sobre isso mas religião é mercado então a religião ela vai se adaptar ao mercado então a própria religião vai criando demandas para atender essas demandas para ganhar dinheiro com as demandas
atendidas então a religião é mercado não tem como você falar diferente como pensar diferente a religião sempre vai ser mercado ela vai est sendo Envolvida com o mercado nesse sentido eh essas pessoas vão criar demandas novas para criar novos clientes e desses novos clientes novas demandas para ser atendidas E aí é um círculo vicioso ou Virtuoso para quem vai ganhar dinheiro na as costas dos encal então ah eu vou criar esse curso porque eh vai dar dinheiro porque a pessoa vai achar que precisa e assim vai então é uma análise de mercado que a pessoa
vai entendendo aquilo como mercado e vai atuando nesse sentido de religião e mercado Então essa Quimbanda que nós temos hoje ela tende o mercado é o mercado da vida fácil eu vou conseguir o que eu quero basta que eu mate um bode para Exu M basta que eu mate um galo PR para Exu basta que eu mate uma galinha para pomba gira é é o importa de comportamento Não importa eu ser uma pessoa melhor não importa eu ser um ser humano melhor isso não importa isso Não temum essa é a teologia da prosperidade macumb Issa
porque eu falei mesma coisa você vai lá e faz uma oferta lá dá o seu seu carro em nome de um benefício econômico sucesso pessoal que você tá buscando lá naquela igreja s é uma coisa né sim então é isso mesmo são as distorções mesmo agora eh Aí Eu te perguntei o que que o senhor vai falar mais Eh baba vai falar de oráculo na umbando o oráculo ele faz parte eh de muitas tradições de umbanda eh até ontem eh você anunciou na nova Umbanda a nova Umbanda e ad dos oráculos que existem então na
umbanda tem o oráculo do T crdo que criou um sistema oracular próprio da Umbanda omolocô que outras pessoas também seguem tem o o oráculo do pai Ronal Linares que é próprio do seu curso de sacerdotal a pessoa faz o sacerdócio de umbanda para cada obrigação que ela faz no seu período de sacerdotal ela vai receber um Búzio para cada obrigação recebe um Búzio aí ela no final tem 16 Búzios 17 melhor dizendo um é o é o a testemunha que vai jogar esses Búzios aí o holubar não conhecia holubar como um um uma pessoa que
tinha criado ontem você falou sobre isso também é uma outra forma de oracular bem como as formas oraculares que você vai encontrar em algumas umbandas feitas pelo sacerdote que é de candomblé também E aí ele vai no seu universo de Candomblé jogar pra pessoa para a umbanda mas aí vão se criando diversas questões diferentes né porque por exemplo em princípio Exu pombagira Caboco não se vê em jogo de búzios mas já hoje já virou todo mundo me procura e me pergunta pai pai Mário Qual que é o meu Exu qual que é minha pomba gira
que Alé então além de ter o orixá ela quer saber quem é o cabuco quem é p gira quem é o exu quem é o baiano quem é o marinheiro e isso não sabe é o nome mas se tornou algo se você vai na internet tem 1 milhão de sites que vão falar Descubra o seu cabuco Descubra o seu eixo a sua pomba gira e vai vender curso sobre isso vai vender um horá vai ter do do pela data de nascimento Qual o seu Caboco sua Pomba Gira sim a data de nascimento que não é
algo que você vai usar no oráculo mas se torna o nome seu completo e os data de nascimento faz a Cabala que é a numerologia disso tudo e tá lá o seu orixá de cabeça é bom vai ter vai ter a disciplina sobre oráculos na umbanda com o senhor vai ter o kimbanda e umbanda né Essas distinções também o Umbanda omolocô que aí vai ser um um conteúdo mais vasto porque é bem intenso né esperamos ter o entendimento desse universo eu tô estudando também a umbanda omolocô mas eu não sou o que vivo o senhor
vive isso E aí até onde eu tive acesso baba fala que na umbanda omolocô você inicia tanto para orixá Quanto para vodum quanto para enquis dentro desse desse universo é isso é o universo da Umbanda holoc ele é muito amplo que legal Inter qu ela passa por um um fenômeno muito muito forte nos no decorrer dos anos em especial pós morte de Tancredo quando Tancredo falece o omolocô já estava em decadência eh por uma série de questões mas a principal era a legitimidade de sacerdotes do culto de omolocô então isso causou um problema sério na
comunidade de praticantes de omolocô e e omolocô foi a umbanda mais praticada durante quase 30 anos no Rio de Janeiro quase todos os terreiros eram ligados à confederação de umbanda do Brasil que era dirigida pelo tatan Credo e seguiam a as regras e normas próprias dessa Confederação porque o tanqu era muito chato nisso de seguir a ritualística do omolocô de como que deveria ser ele era muito chato nisso mesmo que pessoas criassem depois da morte dele um monte de coisa que não tinha a ver com Tancredo por exemplo eh a ideia de que o moloco
é uma nação que é como candomblé Angola eh candomblé Angola o Candomblé e jej candomblé queto candomblé F candom Gá que na verdade são uma coisa só Gá e eh e fon são yorubá o Candomblé queto que é queto e candomblé jeji e o candomblé Angola como Nações a no a partir dos anos 90 mais ou menos se começa com essa ideia de que omolocô é um culto separado que não é umbanda sendo que todo o livro do tancred ele fala da Umbanda omolocô ele fala da prática de umbanda ele só fala de umbanda omolocô
separado eu vi algumas aparições assim do tipo e isso é povo de São Paulo povo de São Paulo agora fazer Separação das coisas não que nós não somos Umbanda nada que é umbanda é coisa de criança que é velha história de que eu começo na umbanda E aí eu eu evoluo para o Candomblé Bom dia depois eu evoluo para o o culto de ifá que eu vou evoluindo então a a umbanda é o tá acontecendo simplesinha então eu tenho que sair dessa Umbanda simplesinha porque o meu é omolocô ah não o tano fala é umbanda
o omolocô Por que que ela ser um Band moloco porque ela tem ela dá vazão à prática africana é isso vamos entender mais disso então na nova teologia de umbanda com baba Maro filho baba SAS últimas palavras e mais uma vez sua bens muito muito grato por a gente tá aqui nessa manhã maravilhosa com essa troca a turma aqui tá adorando né tô vendo os comentários Pode ficar à vontade com as suas últimas mais uma vez eu agradeço ao convite Agradeço também o convite para participar como professor da da nova teologia de umbanda me sinto
muito honrado em fazer parte desse corpo docente espero todos que estão assistindo a esse vídeo o que veja depois que estejam conosco no curso que vai haver agora tanto na pós quanto também na no curso de teologia de umbanda que eu acho que é é realmente mudança de paradigmas que devem acontecer para uma uma compreensão melhor do que é a umbanda mesmo do que são as práticas afr religiosas do que é religião tudo isso é importante que nós saibamos para que a gente não faça eh não repitamos erros que existem por aí então eu concito
a todos que estejam conosco nessa nova abordagem nova teologia de umbanda da Umbanda EAD Bom dia a todas bom dia obrigado a todos muito obrigado então Ó você que tás acompanhando aqui não esquece de dar aquela compartilhada Marota para três pessoas entender um pouco de Quimbanda nesse dia de hoje e hoje à noite é o primeiro dia do nosso evento da nova teologia de umbanda então eu conto com a sua presença se você ainda não se inscreveu O link tá disponível aqui na descrição do vídeo também tá fixado no chat Eh quem tá no Instagram
tá na na na no link do perfil Veja só quem tá inscrito vai receber materiais exclusivos e eu vou já dizer qual é um dos materiais exclusivos você vai receber o resumo ilustrado da nossa dos nossos encontros feito pelo Rodrigo Bueno que é um ilustrador de mapa mental maravilhoso e a gente vai ter Então esse grande momento e hoje eu vou falar no nosso primeiro dia sobre três coisas que todo médium precisa saber quando descobre que é médio no ambiente de terreiro então eu quero discutir sobre isso com você e acolher todos vocês nesse momento
porque amanhã amanhã vai abrir as matrículas oficiais da nova teologia de umbanda e quem já está inscrito gratuitamente no evento vai receber benefícios antecipados e o link antecipado para poder garantir a sua participação Então é isso te vejo hoje à noite às 20 horas comigo aqui no canal do Band aqui no YouTube mais uma vez gratidão em ag e vamos que vamos ótima terça para vocês pai abençoe camin iline a vida de todos [Música] Saravá a [Música]
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