Intervalos/Notas Alvo na GUITARRA TODA - Pentatônica Maior e Menor

11.51k views5778 WordsCopy TextShare
Daniel Bertamini
Intervalos/Notas Alvo na GUITARRA TODA - Pentatônica Maior e Menor. Essa é uma aula do meu curso. O ...
Video Transcript:
e Fala meu amigo músico essa aula aqui é muito importante gente mas mal na madrugada aí conforme já falei pra vocês eu tenho gravado as aulas todas na madruga tem sido uma experiência massa Hoje a gente vai falar sobre as notas de repouso ou notas alvo ou as target not a gente acha de tudo quanto é jeito aí na internet com tudo quanto é nome não tem como a gente falar de nota alvo se a gente não fala de intervalo então é muito bom a gente ter intervalo na mão para a gente entender todo esse
conceito nossa alma então o primeiro passo para a gente entender aula é sim estudando os intervalos para isso eu vou concientizar vocês tem uma coisa que eu acho difícil gente achar por aí na internet nessa confusão de conteúdo a respeito de intervalos ali um método para estudar e acaba que a galera acaba ficando com muita lacuna no aprendizado quando chega nesse nível nesse nível que depende a bala intervalo a espinha dorsal da música Pode ser o seu caso aí que você esteja passando tem músculo avançado música O intermediário que não sabe intervalos bem que não
consegue olhar para o braço da guitarra e ver música acontecendo ver o óleo braço da guitarra e vê apenas casa traste corda e acaba ficando limitada nesse ponto o intervalo é a parada que vai te deixar livre musicalmente você vai olhar e vai ver tudo acontecendo você vai ouvir só de olhar porque você tem habilidade ela dos intervalos primeiro ponto muito importante de cores pelo amor de deus eu nunca vi ninguém se não dessa forma que é o seguinte a gente estuda em intervalos Lembrando que isso do ponto de vista da base a gente tá
nessa jornada arruma a base que a gente tá nesse caminho para dormir na base então na base A gente tem os... Os três níveis de intervalos Quais que são o primeiro nível que é o que é o nível iniciante que é um nível Inicial o seu o contato intervalo O que que você tem que aprender aí nesse primeiro contato a parte teórica o que que é o intervalo como diferenciar as distâncias entre as notas consegui colocar isso no papel também consegui escrever visualizar saber o que que é um intervalo maior um intervalo menor Quais são
os intervalos justos Quais são os intervalos menores então essa parte teórica como eu venho falando no decorrer do curso tem o que eu chamo de TPM que é o estudo que cara se a gente não estuda dessa forma a gente não internaliza que é misturar o que um estudo teórico com o estudo técnico com o estudo musical Ou seja você primeiro aprende a teoria ali por trás as informações por trás depois você aprende a técnica Ou seja você passa para a mão e para o instrumento aqui a questão visual conforme Eu falo muita gente passa
a vida inteira estudando só somente dessas duas formas vai tocar o que acontece não consegue ser musical que é o terceiro ponto que é o m né que é treinar a Musicalidade EA não Oi hoje é sobre esse TTM a gente vai conseguir aplicar tudo beleza então esse é o primeiro nível dos intervalos eu vou para o segundo que é o tema da nossa aula que hoje eu já vou votar no segundo nível como o foco é pentatônica eu não vou trazer é um assunto intervalos da sua forma mais básica é porque essa parte 2
é o que é intervalo com pentatônica Ou seja eu começo a enxergar os intervalos dentro da pentatônica logo eu consigo mirar em cada um deles e cada um dele vai dar uma sonoridade para gente isso já é um nível superior porque sai da esfera teórica já abrange a parte técnica que a visualização e a parte musical que é a Musicalidade por trás disso beleza essas é o segundo nível o terceiro nível é um nível que você fala assim pô agora eu tô livre para tocar agora tô entendendo muito que é o ponto que a gente
mistura intervalo pentatônica E trylle aí cara você consegue enxergar tudo acontecendo numa região só você bate o olho na região se você consegue enxergar o acorde a trade atenta e Qual nota que você vai repousar se aquilo é uma terça né presentão ifac Ó você começa a brincar com sonoridades quando você junta esses três elementos na hora que você fica tocando Trend pentatônica em intervalos que você mistura com nota ao enfim é isso claro que tem outros níveis depois aí essa é a sua base o fundamental arroz com feijão qual que seria vamos pôr o
quarto nível seria quando você rompe atrid e vai para tetra e depois você rompe a tétrade consegue identificar as notas de tensão e você consegue enxergar 13ª né Por exemplo você consegue enxergar nona ali só que eu fa lá nome Sérgio a Oi e aí você começa a brincar com essas sonoridades e até lá não adianta querer pular para lá se a gente não passar para as etapas é uma uma Então hoje a nossa aula é sobre a parte 2 vamos lá que a aula é muito prático Então por que que tem que dominar esses
intervalos E por que que ele é a espinha dorsal de toda a música gente muita gente não estuda há intervalo afundou não domina Eles simplesmente pelo fato de não saber o que que pode fazer com ele acho que intervalo é só um conhecimento e não consegue aplicar isso é um atraso na vida do músico é um atraso na vida do músico e hoje eu tô aqui para mostrar completamente contrário que sim a gente tem que dominar o intervalo sim como que isso vai ajudar a gente imagina o seguinte gente se a gente não domina os
intervalos e a gente vai ficar o tempo todo querendo decorar memorizar coisas e aí o nosso HD o nosso cérebro não foi preparado para ficar decorando a gente aprende para desconstruir aqui e fazer miséria ou seja o que que eu quero dizer com isso se eu tenho uma penta menor 7 que é o que é o caso aqui ó a menor eu quero vamos supor não quero mais tocar uma perda menor 7 Eu quero tocar uma penta seis o que que é isso é um assunto mais avançado Mas é uma penta com a sexta maior
Ou seja eu vou só substituir a sétima pela Sexta se a sétima tá aqui ou para aqui ó a sexta tá atrás dela E aí eu tenho um som que eu não preciso ficar decorando eu toco e o que que eu fiz aqui aonde tinha 7 ou simplesmente substituído na sexta se eu não tivesse esse conhecimento intervalos eu ia ter que decorar mas cinco modelos e regiões da perda menor seis para conseguir tocar então se eu tenho domingo intervalos Eu apenas novo daqui para cá jamais exemplo isso na escala Isso serve para todas as casas
às vezes gente você tá numa escala maior aqui ó e eu sei lá isso aqui é a escala né Se forem modos gregos esse aqui é ozônio que você quer é o modo Lídio e do Johnny para o modo Lídio só tem diferença de uma nota e aí você pega e muda daqui pra cá que que eu fiz eu sair do sofá para o fá sustenido isso já muda com e essa habilidade da parada depois de uma nota se eu não tivesse esse conhecimento mínimo aqui de intervalo eu ia ter que decorar mais cinco cheios
E aí que o povo R modos gregos povo Acho que são sete módulos 5 modos para cada cinco modelos de escala para cada modo E aí você teria aqui né saber uma totalidade Tem que decorar 35 modelos cara é isso não é nem um pouco viável por isso que não sabem intervalos é um atraso né que é mais exemplo eu tenho aqui um assunto eu sempre bato na tecla com os meus alunos ali Creed 3 maior beleza vamos até aqui ó bonitinho menor agora cara eu só tenho que mexer daqui a terça ó a terça
maior terça menor a terça que ele te manda a sua menor ou maior né então eu só vou trocar nisso aqui aonde tem terça maior a minha atenção eu quero um diminuto Beleza eu vou pegar a terça que tá menor e a quinta que que é justa é quinta diminuta e aí eu faço modelo mudando uma nota só gente eu quero aumentado por exemplo aumentado é triste maior que eu vou pegar a quinta que é o sol e vou colocar sustenido nela pronto acabou então tá vendo se você tem conhecimento conhecimento intervalo você não decora
nada você apenas faz pequenas alterações e começa a enxergar música de verdade então resumindo tudo aí o conhecimento intervalos o que que faz com seus estudos eu falo muito sobre isso quando a gente pensa a música A gente tem que vencer uma maratona atravessando uma única rua ou seja ao invés da sua cabeça trabalhar o Nando ali né um quarteirão inteiro você pensa muito para tocar você fica pensando muito você tem que chegar no mesmo raciocínio que você chegaria pensando muito desse jeito atravessando uma rua ou seja rápido instantâneo E aí que a gente vai
desenvolvendo essa habilidade aos poucos de pensar cada vez menos no início é comum que a gente para ter um raciocínio a gente pense muito e aí quanto mais a gente vai evoluindo a gente vai pensando um pouco até ter a resposta rápida esse curso é para o quê para deixar o teu raciocínio de pentatônica instantâneo quer um outro exemplo disso na pentatônica muita gente começa lá né Vem estudar pentatônica relativizando os tons a do maior é lá menor aí o cara já tem que fazer o relativo ou seja está percorrendo maratona imagina para toda acorde
maior cada tem que pensar no relativo ou seja tá percorrendo a maratona EA gente quer atravessar a rua que é o quê lá menor um vai resolver não é em ré menor isso a gente quer certo galera Então é isso já expliquei já conscientizei tudo agora é a parte prática não menos importante que a gente vai aplicar e vamos lá e [Música] e agora parte prática eu preciso que você preste muita preste muita atenção nesse raciocínio que eu vou entrar com vocês aqui agora isso é ouro vale ouro eu preciso que você presta atenção porque
eu nunca vi ninguém mostrar esse ponto de vista vamos lá vamos lá imagina o seguinte intervalo pentatônica tudo certo primeiro ponto que eu quero chegar com você é a gente tem modelo dois aqui pentatônica e eu tenho ó só que aqui eu fiz a menor mentira eu vou mudar esse aqui eu vou fazer dá o maior uma maior modelo dois continua sendo modelo dois mudou só minha referência aqui da maior e vou analisar os intervalos perante do maior nesse modelo então eu tenho que ir lá que é sexta maior é por isso que é importante
ter o conhecimento básico aqui sexta maior aqui é tônica aqui a nona é a segunda Poxa isso aqui é ré dó ré Só contar no dedo segunda a terça maior que eu me Aqui é a quinta justa que o sol continue aí eu volto para sexta aqui tônica E aí eu vou ter os mesmos intervalos em toda é em toda a extensão do instrumento e e nas outras oitavas aqui que na região mais grave que na região aguda o resumo isso que eu falei sexta maior Mônica nona terça quinta sexta maior única nona terça quinta
sexta maior e tônica de novo certo rapaziada Esse é o primeiro o raciocínio aqui E agora o que que a gente vai fazer eu tô pegando dó em qualquer conceito de nota alvo o que que é nossa alma é mirar em uma nota e essa nota é um intervalo a gente Mira e acerta certo basicamente é isso porém a gente precisa de visualizar antes então vamos supor que eu vou criar uma situação aqui porque é uma situação que a gente quer repousar na terça e eu tô nessa região ó terça Qual que é a terça
beleza dó-ré-mi pronto contar no dedo a gente tem que deixar isso de forma Clara e visual aqui no braço instrumento se é mim vou marcar o me aqui ó qualquer terça aqui ó certeza dica a terça tá sempre abaixo da tônica aqui ó você terça menor Então tá mais aberta dessa maior Ela tá aqui beleza galera achei a terça logo se eu quero repousar ela é só um irá tocar o chip diz que eu vou fazer aqui agora ó certo fazendo a maior aqui ó e vou repouso E aí ó por que que eu marquei
aqui aqui eu vou trocar a E por que que eu repouse em mim na terça por isso que a trilha até tradição as notas de eles são as notas mais importantes entre aspas quando a gente toca tônica terça e quinta não tem como a gente só ar fora então a terça é uma nota de boa para repousar então por isso que eu toquei em cara rolou perfeitamente beleza nesse ponto de vista Ok onde que eu quero chegar é isso eu fiz gente um contexto de a corda estática agora tem que pensar na vida real Como
que vai tá rolando Você com sua banda é aqui eu fiz dói imagina se eu tivesse uma música Simples ó eu vou simplificar música e a música Tem o quê lá menor fa e só foi a gente encontra o tempo todo mas força música Pobre ele é seja de conta o tempo inteiro Qual que é a parada que imagina que para cada acorde de si a gente teriam as suas próprias notas alvo porque cada acorde de si tem a laço a sua trilha e a sua até tarde então imagina a confusão se a gente achou
a terça aqui como que a gente vai achar terça quinta a tônica de cada acorde nesse mesmo modelo certo a cada né porque porque a cada é intervalo Ali vai gerar uma sonoridade diferente para gente Às vezes a gente vai estar até mesmo na mesma penta mas a nota alvo vai mudar de lugar então o que era terminar logo quando cheguei na menor isso aqui já virou quinta Cadê a terça de uma menor Cadê a terça do fa Cadê a terça do sol está mudando rápido e a gente tá tentando ficar o conselho de nota
alvo esse isso não tiver na cabeça natural de forma fácil isso vai complicar só que imagina isso em todos os tons em músicas complexas que tem muito mais do que quatro acordes aí você fala por impossível eu desbloquear isso aí e é aí que eu quero te falar que com essa forma que eu vou te ensinar a gente vai encontrar um caminho e eu vou te mostrar esse caminho imagina continuo raciocina comigo imagine que que eu tava indo ó e a gente encontrou essa terça depois cara fez lá mesmo ele caiu no fa fa É
claro que eu ia usar eu não ia sair dessa região Eu poderia usar o próprio a própria penta de faca você usar região cinco aqui de fa Mas aonde que tá a terça a gente não aqui ou aqui a gente bateu em um modelo só eu vou pegar o Fado aqui ó como essas assim eu vou pegar esse fa desse ponto aqui que tá na casa 11 o baixo tá aqui porque tem o mesmo modelo gente qual que é o pensamento é o dó é móvel odontomóvel tudo que a gente aplica em dó e reflita
em outros sons o mesmo pensamento do CAGED ali tudo que a gente aplica em dó nesse modelo o modelo ele só desloca então se a terça em pó tava aqui o IFA cara a terça vai tá aqui ó logo se eu tivesse nem fala na terça repousem na terça logo raciocina comigo se eu fiz a mesma coisa aqui nesse modelo fiz a mesma coisa que nesse modelo basta eu fazer eu matei a todos esses intervalos de tônica terça e quinta nos únicos cinco modelos de dó que a gente é capaz de tocar em qualquer Tom
e achar isso em qualquer região porque ao invés de ficar louco e falar que não tem o caminho caminho é trilhar apenas cinco modelos e decorar esses intervalos no é porque se é móvel o pô eu vou lá e matei aqui sei lá modelo sim para o matei a terça eu sei que a terça tá aqui beleza todo chega no FAQ cara na hora Fala pô modelo sim que eu sei que a toda terça desse modelo vai estar aqui então se é fakie e beleza resolvi fa resolver a terça eu vi a quinta resolver a
tônica isso esse é o objetivo da nossa aula hoje a parada é como é penta maior e tenta menor a gente teria que fazer o trabalho ali na atenta maior primeiro os cinco modelos achar os intervalos dos acordes menor dos acordes maiores e depois achar os intervalos nos acordes menores que aí você seria capaz de acertar o alvo dos acordes menores e dos acordes maiores também dos dois das Duas qualidades de acordes já que a gente tem essas duas possibilidades na hora da escala certo então galera é exatamente isso que cobre o estágio dois dos
intervalos e tem a maneira visual de enxergar os intervalos pela pentatônica O primeiro é parte teórica a segunda é intervalo pela pentatônica depois você expande para Creed E aí você tem tentação entre de uma piado com intervalo em todos os tons E aí o céu é o limite para você e você tem uma base muito consumido por isso que a jornada rumo a base que eu chamei para você é vez lá né que eu já vem falando isso no no Instagram vamos lá agora a parte executiva já que eu expliquei tudo vamos lá então agora
a gente vai começar a mapear os intervalos eu vou passar de forma rápida porque você é só pausar o vídeo aí e e mapeando aos poucos região um de dó maior certo então tudo todo tipo de acorde que pintar que tivesse a região um os mesmos intervalos estão exatamente nos mesmos lugares isso que eu falo de fora tudo em dó fica bom em dó decorou tudo igual a você só tem o trabalho de transpor por região já que você a gente está sendo treinado o tempo todo por região acorde o objetivo é ver tudo junto
uma coisa só Então vamos lá dá o maior ó vou fazer modelo um quinta justa que é o sol sexta maior tônica Segunda ou nona dessa maior quinta justa sexta maior ou 13ª tônica Segunda ou nona terça maior quinta e sexta ou seja chegou no ponto ali que a gente chegou na oitava né sol a gente repetiu todos os intervalos tá uma vez uma piada isso aqui Claro que vai né não é em 10 segundos que você vai mapear bater o olho aqui falar beleza entendi para cada região vai ter que fazer um trabalho depois
tocando backing track passar um tempo ali com cada coisa depois vou explicar como desenvolver isso musicalmente agora vou só mapear a região maior vamos lá ó dó maior região dois eu tenho cena maior tônica segunda o nona dessa maior quinta justa sexta maior tônica Segunda ou E aí essa maior quinta justa sexta e tônica de novo modelo dois tá tudo passando aí os as imagens para vocês aí ó modelo três eu tenho tônica segunda terça quinta sexta tônica segunda terça quinta aqui ó sexta maior tônica segunda vamos lá região quatro agora eu vou ter segunda
terça aqui é o sol é quinta sexta tônica segunda terça e quinta aqui sexta maior tônica segunda e terça Bom vamos lá agora para o modelo cinco aqui ó eu tenho terça quinta sexta tônica segunda terça quinta sexta tônica segunda terça e quinta beleza galera passei tudo de forma rápida porque é só você pausar depois quando você tiver na fase de cada um das regiões diferente é só voltar nessa parte aqui que você falou região cinco como que é você vai e mapeia esses intervalos é legal você ter isso individualmente claro que isso não vai
entrar na tua cabeça de é rápido só vai entrar quando você aplicar individualmente é o famoso restringir para expandir aprendiz com o Mateus tem que que você vai ficar individualmente cada região numa backing tracks ela vem tirar tem 35 minutos passa os cinco minutos tocando só naquela região Mirando na terça virando a quinta esse exercício a gente vai fazer já já então galera agora que a gente uma piorou aqui essa o intervalo vamos pegar individualmente esses esses modelos vamos porque eu pego aqui vou pegar na verdade modelo dois e eu vou tocar dó maior eu
vou querer a tônica por exemplo eu quero repousar eu quero ir lá na tônica eu tenho a tônica aqui igual a gente viu até a tônica aqui e tem a tônica aqui ó Lembrando que é só fazer o jogo de oitava como que faz esse jogo de oitava são modelinhos que você pega independente da corda aqui ó cada corda vai ter um né um modelinho um salto que vai dar é só estava para gente por exemplo aqui ó depois você faz o vídeo me achando tudo tinha dó tudo aqui ó vai pegando esses modelinhos e
vai mapeando que isso se repete em todos os nossos então se você quer dó você consegue bater o olho ali isso vai ser bom para os intervalos Então beleza achei o DOC achei a tônica E aí é só a gente pegar aí ó é E aí E se eu quisesse a terça Beleza você pega re programa ali é somente para cá terça na terça tá aqui então Vamos lá [Música] por isso que é bom por isso que eu tenho dominado aqui nos outros modelos eu poderia pegar aqui ó já tá aqui ó ó [Música] e
Não façam isso gente em todos os modelos aqui certo então agora galera eu vou tocar aqui sobre um do maiores tático depois vou fazer a mesma coisa com o fá maior estático e vou brincar com essas regiões e com os intervalos de tônica terça e quinta e vou ficar brincando e recomendo que você faça o mesmo eu vou usar algumas regiões em específico Qual que é a grande sacada escolher a região não enxerga os intervalos ainda antes de você for tocar mapeia primeira que era terça pronto uma pirei agora eu quero a quinta pronto maquiei
tá aqui e depois que você map ou que você sabe o alvo você Mira dá o Play e Mira até você vai fazer isso tanto no seu processo Igual eu falei no em uma semana que você vai desbloquear isso sem por cento mas só um processo Mas você vai fazer tanto tanto que sempre que você cai nesse modelo você vai falar por até essa daqui até essa daqui a quinta daqui a tônica daqui é o nosso objetivo Beleza então eu vou trocar aqui agora Fala galera eu tá fazendo aqui ó tá maior vou repousar né
na ter só um aqui o teste primeiro nos modelos ó ó [Música] E se eu quisesse uma nona né Já saiu um pouco ali da trilha de mas é E aí [Música] eu vou sair da terça repousar na quinta eu sou muito mais musical e E aí [Música] e é legal explorar em todos os as outras regiões agora tônica terça e quinta vou ficar brincando ó tônica é bom então galera eu fiz Vocês acabaram de ver que eu fiz em dorme escolher algumas regiões Então agora eu vou fazer a mesma coisa em farra e eu
vou mostrar esse outro ponto de vista aí vamos lá galera nessa aqui agora falando falta na mesma região poderia usar pedra de fato dele isso dá pra gente qual região de um sim como se fossem do na região seca E aí beleza onde que tá Terça por exemplo aqui ó no outro modelo modelo um ele fa o modelo dois ao nessa tá aqui continua no mesmo lugar entendeu dó tão a tônica é a cabeça quinta vou sair da terça repousar na quinta muito mais fácil sua musical dessa forma você tem alvos E aí a partir
desses alvos você vai que me no dia a única se eu tivesse usando a perda de dor agora daí você pudesse os Aventura de Dora repousar na tônica de falar é E aí galera basicamente Tá certo galera então deu para entender o conceito aí é sempre que for acorde maior você se localiza na pentatônica e toca vai acontecer o cenário de por exemplo vamos supor gente que tá rolando na música que dó e farra e vocês Claro não quer deslocar regiões você tem duas possibilidades tocar Acorde por acorde porque novos e usados em Faro você
vai usar acorda acorda então não eu quero pensar no centro tonal já que tá tudo embora vou pensar tudo aqui ó tudo na pensa que dó beleza tudo bem nesse caso quando tiver em dó você pensa lá na seus nota alvo aqui nota salvos e aí é terça a quinta vez quando mudou para o fá você pode continuar mantendo a mesma pentatônica não tem problema só que você tem que ter a consciência de que o Fairy tá na sua região na sua 5ª Região logo se você quer repousar se você enxerga aqui essa terça por
exemplo fato aqui essa daqui logo tem que ter esse aqui aqui e aqui mas eu tô na pensa de dó então se eu tô indo aqui ó na terça mudei para farra eu vou repousar no lá que tá dentro de dó eu usei cair nós tá boa não é na nossa extensão nosso repouso beleza tudo certo vai acontecer quando presente sei lá o que é a minha bolsa na tônica de fa que aqui ó essa nota não tá na Pena e dó tudo bem mas se você tá tocando no centro tonal você pode somar essa
nota não tem problema então dorme. Na quinta beleza caiu no FAQ eu quero ver olá tudo bem olá modelo três voltei pra dar então isso vai acontecer certo tão Esses foram os níveis que a gente tocou a gente tô com sonho e acorda estático para aprender esse conceito agora que a gente vai aprender eu já tá acostumando tem também os acordes menores E aí agora a gente vai dar uma piadinha rápida nos acordes menores também são cinco anos cinco modelos então assim se você decora 55 modelos os intervalos depois cinco modelos dos menores cara você
tem todos os acordes do mundo em todos os tons vai resolver todos os problemas sabe então cara o que que o que que é o que que são cinco modelinhos ali em duas qualidades Claro que ia muita coisa né mas isso vai ser um processo eu vou falar aqui se intervalos só para deixar registrado também não se preocupe em decorar isso aqui agora não existe isso mas e agora eu tô em tal região ou para onde que tá o intervalo menor mesmo você volta lá qualquer coisa tem na folha também na apostila tem tudo a
certinho você vai acho o intervalo que você quer até também gente você né você sair desenvolverem a habilidade de achar sozinho os intervalos E você já foi intermediário cara você vai bater o olho tanto maior quanto menor já vai falar uma terça tá aqui Uma quinta aqui basta achar nota né tipo assim a tônica tá aqui a terça tá aqui achei uma nota Basta fazer o jogo aqui das oitavas que você vai achar então saca não tem segredo mas a parada é mastigar o máximo e fazer com que vocês entendam Tá então vamos lá galera
é lá menor vamos lá que tem de intervalo aqui só o sétima menor tônica dessa menor quarta sexta uma piadinha aí só acessar puxando também quinta justa sétima menor crônica terceiro aqui vai ser a quarta me ajuda aqui a sétima menor e Tony beleza galera agora a gente vai fazer região dois é muito importante tenta acertar as notas junto comigo se você né para já entrei nessa visualização de intervalo enquanto eu vou falando aqui ó você vai repetindo a nossa que legal também se você não tá muito bom nisso põe com metrô numa cada sei
lá se põe o bit ou dois a cada nós vai achando o intervalo em tempo real tônica terça quarta justa quinta justa sétima menor tônica terça menor sacou Então faz isso junto comigo e tenta achar então vamos lá modelo menor eu tenho tônica peça menor quarta justa ajusta sétima menor crônica pelo celular quinta justa sétima menor tônica terça menor vamos lá região três eu tenho terça menor quarta justa quinta sétima menor na terça menor quarta justa quinta sétima menor aqui vou até a tônica terça menor e quarta justa modelo quatro vou ter quarta justa quinta
sétima tônica terça quarta justa quinta aqui de novo sétima menor tônica dessa menor quarta Justa e quinta modelo cinco eu vou ter anatomia aqui que a quinta sétima menor tônica dessa menor quarta justa voltei aqui por mim que é quinta sétima menor tônica de novo dessa menor quarta quinta e sétima menor Beleza já ficou registrados aqui e caso você tenha dúvida é só voltar na região que você quer tocar ali se você quer tipo um manual ali dos intervalos até você encontrar sozinho esse objetivo principal Esse é o mesmo princípio gente você vai pegar sei
lá em João 3 você vai matei a terça porque terça tá aqui beleza achei até esse aqui você vai tocar vai achar terça e vai deslocar isso para as outras regiões você vai fazer o mesmo treino que a gente fez a maior você vai ficar nas backing tracks isolado igual a gente fez a maior porque para chegar na música Ali você ser capaz em tempo real de tá pintando vários acordes Você será capaz de achar nota alvo de cada um deles que é o que eu vou tocar aqui agora e e é isso depois vocês
tentam fazer esse trem aí também Beleza então galera agora eu vou tocar uma backing track que tá rolando ali ó uma progressão pop que tá rolando dó maior ré menor me menor de menor e doc Qual que é a parada a gente vai escolher por exemplo sei lá vou começar na terça eu vou repousar na quinta então eu vou repousar na terça vou começar a terça isso aí fica a critério de você eu crio seus próprios estuda é legal que a gente seja criativo na hora de estudar e essa é uma oportunidade você pegar agora
vou repousar na quinta a dica é repouso e nos que nos intervalos que você não esteja tão acostumado né Às vezes você tá bom e um mas tá ruim outro Foca no que tá ruim até ficar bom em todos então embora vamos simular uma situação aqui eu tô indo ó o quê que eu uso posso pensar no contexto tonal Igual eu falei vou pegar outra região que eu tô pegando só essa região aqui vou pegar a região região 4 aqui ó beleza posso tocar no centro tonal e todos os acordes se tiver na música eu
vou resolver com a pentatônica certo ah e também eu posso tocar Acorde por acorde se eu tô indo aqui quando chega à ré menor eu uso modelo dois isso é melhor e quando chegar me menor eu uso modelo um de menor que vai dar certo você Tá misturando as peças e tudo certo quanto a isso na primeira situação que eu tô tocando tudo em doc só só pensa de dó quando chega à ré menor Opa Sei lá eu escolhi repousar na tônica de todos beleza é menor vai tá aqui ó a única vai tá aqui
ó beleza tá dentro a nossa ela tá dentro na escada tudo certo não tem nada então o dó onde que tá a tônica dele tá certo tá tudo dentro menor mas que tá tônica dele aqui ou seja todas as notas estão dentro gente muito muito importante a e fica mais caro por isso que ela é a primeira escala porque não tem nota ruim para para tocar não tem nota de passagem na pentatônica toda a nossa é boa então essa questão de nota de repouso toda a nota que a gente parar na pentatônica vai ser uma
nota boa diferente da escala maior das outras casas que a gente começa a ter notas de passagem notas evitadas aí Tem a corda ali que não é legal a gente repousar a tal tal intervalo na pentatônica não se você tiver dúvida usa atenta que ele vai estar tudo dentro independente da progressão ali igual essa que a gente viu uma progressão simples pop então por isso porque a pena é muito usada no pop que tem três a porta se a gente usa tudo dó vai dar certo se a gente usa a perda de cada um relaxar
Então são possibilidades Beleza então agora vou tocar e é isso aí ó E aí galera já deu para ver que putz muito muito tem muito trampo aí pela frente mas esse é o caminho e não é essa é o segundo o segundo passo nos intervalos na prática você já vai clarear muita coisa quando você colocar tudo isso aí na mão Beleza tamo junto e bora para as outras aulas do curso internalize os primeiros beleza
Related Videos
5 LICKS INCRÍVEIS do Mateus Asato - [ Aula ]
11:25
5 LICKS INCRÍVEIS do Mateus Asato - [ Aula ]
Daniel Bertamini
26,841 views
Destrave Seu Improviso - Curso de Pentatônica
46:20
Destrave Seu Improviso - Curso de Pentatônica
Daniel Bertamini
9,969 views
Exercício de PENTATÔNICA Que Mudou Para Sempre a Minha Forma de Tocar!
23:15
Exercício de PENTATÔNICA Que Mudou Para Se...
Daniel Bertamini
193,934 views
O Guia Para Achar Os Intervalos.
31:27
O Guia Para Achar Os Intervalos.
Ozeias Rodrigues
10,149 views
PENTATÔNICA MAIOR I Eu me sentia travado até entender isso!
24:09
PENTATÔNICA MAIOR I Eu me sentia travado a...
Daniel Bertamini
34,537 views
🎸 TRUQUES, SEGREDOS, 9 DICAS E FRASES DE BLUES
30:11
🎸 TRUQUES, SEGREDOS, 9 DICAS E FRASES DE ...
Ximba Freire
949 views
PENTATÔNICA POR ACORDE - As notas dos acordes na ponta dos seus dedos
14:19
PENTATÔNICA POR ACORDE - As notas dos acor...
Daniel Bertamini
20,970 views
🔴 INTERVALOS NA PRÁTICA - ANOTE AÍ.
18:03
🔴 INTERVALOS NA PRÁTICA - ANOTE AÍ.
Mateus Starling
27,263 views
Como improvisar na Guitarra - Dicas para Iniciantes
27:09
Como improvisar na Guitarra - Dicas para I...
Daniel Bertamini
8,235 views
Desmistificando o CAGED na Guitarra!
24:54
Desmistificando o CAGED na Guitarra!
Marcelo Barbosa
36,390 views
Sistema CAGED - Domine o braço da guitarra AGORA!
18:55
Sistema CAGED - Domine o braço da guitarra...
Daniel Bertamini
3,143 views
Como Decorar Todas as Notas do Braço (MUITO FÁCIL)
30:21
Como Decorar Todas as Notas do Braço (MUIT...
Daniel Bertamini
12,030 views
Guia Definitivo Como Estudar Os Intervalos Na Guitarra
32:54
Guia Definitivo Como Estudar Os Intervalos...
Reggie Guitarrista
27,549 views
O Método INFALÍVEL Para Tocar Com Velocidade Na Guitarra
21:44
O Método INFALÍVEL Para Tocar Com Velocida...
Daniel Bertamini
5,250 views
Campo Harmônico - Aprenda como aplicar nas músicas
22:43
Campo Harmônico - Aprenda como aplicar nas...
Daniel Bertamini
12,508 views
Como Estudar Guitarra Do Jeito Certo - Curso de Guitarra
1:10:33
Como Estudar Guitarra Do Jeito Certo - Cur...
Daniel Bertamini
7,877 views
Intervalos - Como visualizar rápido na braço da guitarra.
25:52
Intervalos - Como visualizar rápido na bra...
Ozeias Rodrigues
22,341 views
Agora você vai aprender MODOS GREGOS!
16:52
Agora você vai aprender MODOS GREGOS!
HARMONIA FÁCIL
49,304 views
ESCALA PENTATÔNICA NA GUITARRA: Blue Note e Frases no Braço Todo!
42:44
ESCALA PENTATÔNICA NA GUITARRA: Blue Note ...
Daniel Bertamini
14,687 views
COMO IMPROVISAR COM A ESCALA PENTATÔNICA
44:37
COMO IMPROVISAR COM A ESCALA PENTATÔNICA
Paulo Borges
60,059 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com