quando os europeus chegaram aqui no começo do século 16 o Brasil não existia eles encontraram na terra densamente povoada ao contrário que se imagina por populações na costa brasileira é muito semelhante sentido ponto de vista da língua e da cultura ao longo de quase toda a costa brasileira que vieram a ser conhecidos como tupi-guarani uma coisa importante de se observar é que os europeus foram extremamente bem recebidos ao chegarem ao que viria ser o Brasil hoje europeus foram Muito bem tratados desde a carta do caminho se pode ver isso foi a medida em que eles
foram se revelando revelando sua verdadeira face Isto é de uma civilização movida pela cobiça pela violência né E pelo desprezo pelo pelo outro Eles foram começando a ser a ser tratados como digamos mereciam e foram começando a entrar na categoria de inimigos e aí começaram a ser também capturados e eventualmente executados e devorados cerimonialmente mas nunca foram os inimigos prediletos dos índios os inimigos os europeus estavam muito abaixo ou muito fora do sistema digamos da humanidade verdadeira definida pelos índios tem milho mandioca você quer porque você me solte Por que que vocês estão fazendo isso
comigo vou chorar Só a morte as mulheres vão passar o seu sangue nos meus seios para que meus filhos conheço o sabor do inimigo depois nós vamos jogar água fervendo no seu corpo tirar sua pele e repartir as partes as velhas vão beber seu sangue as crianças comem os intestinos eu gosto dos dedos porque você é nosso inimigo Eu comendo você conquistamos a sua força eu não sou inimigo quantas vezes eu preciso repetir isso pelo amor de Deus eu não sou francês eu não sou Mair eu sou alemão sou amigo de português amigo de Peró
a guerra indígena é uma guerra bastante diferente sobre toda guerra praticada pelos pelos índios tupi-guarani da Costa Brasileira bastante diferente nos seus objetivos e não só filosofia em geral do que a guerra europeia primeiro lugar era uma guerra cujo objetivo não era principalmente territorial não era principalmente de conquista territorial mas era motivado por um outro tipo de lógica mais próxima da lógica do Duelo da vingança e tá vendendo e da busca de glória da busca de honra os filhos que habitavam a costa brasileira os da família Tupi Guarani tinham antropofagia um elemento fundamental do seu
complexo Ritual e um complexo era o mesmo tempo Ritual e guerreiro então o que você tinha era uma antropofagia guerreira esternambá comiam ritualmente os seus prisioneiros de guerra então não era hoje não comer qualquer pessoa e não era e não comiam porque estavam com fome eles capturavam executavam e devoravam cerimonialmente os prisioneiros de guerra mas a guerra enquanto tal a guerra e a execução cerimonial dos prisioneiros eram temas absolutamente vitais para a Constituição da pessoa Tupi era um rito de passagens eram rito de acesso do Adolescente a idade adulta um homem só podia casar depois
de ter morto um prisioneiro cerimonialmente portanto homens poderia ter filhos oficialmente depois de ter morto um prisioneiro Ou seja a própria reprodução física da sociedade nesse sentido dependia desse sistema ritual de captura e execução de prisioneiros de guerra Obrigado meu Deus obrigado por mandar um cristão para mim salvar esses infiéis por esse milagre eu te agradeço muito grande execução não Prisioneiro envolvia sempre a aquisição de um novo nome e no caso adolescente do seu primeiro nome de adulto quanto mais nomes você tivesse mas signo de que mais prisioneiros você havia matado mas prestígio você tinha
porque as mortes dos prisioneiros é implicavam o direito de você poder usar determinados adornos corporais batoques é brincos como somos Generais botam aquelas medalhas e insígnias os Tupinambá cobrir o corpo insígnias que manifestavam seu valor Guerreiro havia homens Como dizia os cronistas Os Missionários com mais de 100 nomes que faz um alemão assim tão longe de casa sorteio lotado no Feito Rio de Cabo Frio quando te encontrar amigados com os franceses por acaso os teus amigos não seriam franceses fariam dos portugueses aliado Peró a meses eu tento convencê-los tenta convencê-los que eu não sou francês
que eu sou aliado dos portugueses certamente elas são minhas mulheres Há quanto tempo está entre selvagens 8 anos pouco mais ou menos e o que veio fazer nesses termos culpa do amor apaixonei-me por uma bela e pura jovem Lisboa pouco tempo depois nos casamos O problema é que eu já era casado então foi condenado ao decreto diga-me Mas entre esse selvagens preciso de ajuda o objetivo principal da guerra era captura de prisioneiros que eram trazidos vivos para Aldeia dos captores e ali eles ficavam um certo tempo eles eram bem tratados Esse é um ponto fundamental
eles vão trazer e uma vez ali eles eram adotados digamos pelo grupo até o ponto que muitas vezes ele era dada uma esposa no melhor dizendo uma mulher que na verdade tomava conta dele tanto quanto era uma esposa com quem ele dormia junto com quem ele trabalhava ela também queria vigiava o ponto fundamental inclusive de fato eram antropófagos eles faziam questão de que eles estavam comendo fosse gente e não como e fosse um animal coisa Qualquer como nós tendemos a imaginar o inimigo com o menos que o humano como alguma coisa que no fundo não
é humana né Nós precisamos dizer ele não é gente para poder matá-lo né os índios ao contrário fazer um questão de transformá-lo em gente o máximo possível para poder matá-lo ou seja havia uma outra uma outra lógica é uma lógica muito mais talvez mais complexa do que a nossa eu estava a pensar se esse livro de seres devorado é óbvio o teu lucro Mas o que eu ganho com isso Deus sabe te recompensar por ter ajudado um cristal Deus não tem influência por essas terras chega-me daqui eu te levo de volta à Terra civilizada estou
aqui é o verdadeiro Paraíso na terra e sem falar do clima nem quente nem frio é perfeito peço ao contrista sabes quem é rico por estas terras aquele que tem muitas penas de pássaros e no mais toda expedição portuguesa aqui porque a traca pede o meu agiotária tenho mão de obra farta para carregar o pau brasil e muito mais queres consigo por duas tesouras 30 Patos custam dois espelhos e cinco Anzóis prefere jogar consigo sem por 30 cunhas e 10 facas mel é barato 25 cabaços de Mel em favor custam 30 cunhas e 10 os
nativos ficam felizes com as miudezas e eu ganho bem muito bem de modo que precisaria de me oferecer uma fortuna para valer a pena estão aí contigo eu não consigo ver nada verdade é que eu não eu não trabalho eu estou num expedição portuguesas podem te pagar uma expedição portuguesa a casa estás embarcado na na de Diogo de Souza meu velho e bom amigo de Hugo de Souza porque não me dissesse logo um expedição sigiloso tem me o velho o Diogo e os seus mistérios e pelo visto cegos mesmo o mesmo se quiser podemos ir
ter com ele agora mesmo não é melhor antes de resolver a tua situação com a tribo falarei com o burubixaba e Logo estará senhor protegendo até agora continua a minha protetor dos profundezas do Infortúnio rogo por ti me ajuda sair dessa desgraça ponto final bem aventurado então é francês com certeza podem comer sujeira que façam rápido ferimento dele parece bastante grave está cheirando mal e com um aspecto pavoroso ele pode perder esta perna ou nem estar vivo amanhã era Como disse humanizado socializado naturalizado dentro do grupo casava tinha filhos eventualmente com essa mulher que cuidava
dele mas chegava um momento em que ele devia ser executado nos dias que precediam ritual ele era progressivamente a maneira muito meticulosa e elaborada do ponto de vista simbólico ele era retransformado em inimigo ele perdia os signos de sua socialidade naturalidade dentro do grupo do dos captores e a sociedade progressivamente o reininizava de modo que quando ele chegava na praça pública para o dia da execução ele tinha se transformado no inimigo completo Quem matava o cativo era sempre um homem esse duelo porque estava de um duelo literalmente entre o cativo e o matador era o
ponto culminante de certa maneira desse sistema todo Guerreiro religioso Tupinambá um jovem preste essa se iniciar e um prisioneiro prestes a morrer era um diálogo mais ou menos estilizado entre o Prisioneiro e o matador em que o tema era a vingança O Executor perguntar a você é o Fulano da tribo tal que matou e comeu nossos parentes aí o Prisioneiro deveria responder sim sou eu tô aqui vou morrer como homem Você pode me matar porque os meus parentes vão me vingar o que fazia mais prova de arrogância era o Prisioneiro é como se os papéis
se invertessem ele fosse na verdade aquele que estava se vingando porque ia ser vingado assim que o Prisioneiro era morto O Executor não só não comia do prisioneiro porque o Prisioneiro era em seguida assim que o Prisioneiro morria ele era entregue as mulheres que o iam como se diz esquartejar cortar preparar cozinhar e dar para os convidados comerem Eu lembro que havia milha Como disse milhares de convidados e às vezes eram Prisioneiro só ou seja a quantidade de carne não chegava a ser exatamente não faltava de um de um churrasco ao contrário era uma coisa
do ponto de vista substancial alimentar absolutamente insignificante o importante era o valor simbólico é muito mais parecido com Eucaristia nesse sentido mal comparando ou talvez nem tão mal comparando assim do que com um churrasco doméstico a ideia de que esse processo será deveria ser interminável né porque a sociedade toda se movia andava em torno dessa cerimônia é ela que fazia o tempo de certa maneira andar para frente eu precisava matar um inimigo para poder ter filhos meus filhos que vão me vingar Quando eu for morto na guerra e assim o processo ia andando você prometeu
que ia me salvar meu grande amigo Diogo de Souza morreu faz três anos eu vou morrer mas os meus aliados vão vir me vingar os franceses