Lendo Formação do Brasil contemporâneo (Caio Prado Júnior) - parte 1 | Carmem Lucia

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Carmem Lúcia
Olá, pessoal! Este é o primeiro vídeo da playlist Formação do Brasil contemporâneo, de Caio Prado Jú...
Video Transcript:
tô lendo formação do Brasil Contemporâneo Caio Prado Júnior o Olá pessoal tudo bem Deus a Carmem e hoje eu vou começar a dividir com vocês a leitura deste livro aqui que é o livro que a gente está lendo leitura compartilhada no terceiro trimestre de 2020 um no primeiro trimestre a gente leu Raízes do Brasil no segundo trimestre a formação econômica do Brasil e agora este formação do Brasil Contemporâneo Muito provavelmente no quarto trimestre e a gente vai ler o povo brasileiro Darcy Ribeiro então estamos lendo de Julho a Setembro né sendo que o vídeo o
vídeo relacionado à parte lida vai sempre ao ar no mês posterior por isso que agora agosto vou comentar a primeira parte que é de Julho e assim vai sucessivamente a divisão ali dos Capítulos está aqui em baixo no box de inscrição aí você deu uma olhadinha e ainda não começou tiver interesse é possível nos acompanhar certo então a gente começa aqui a ler nessa primeira parte da introdução até economia como os capítulos não são numerados então não dá para dizer mas são aqui uns 5 6 capítulos sem capítulos e ele começa com primeira capítulo explicando
qual foi o sentido da colonização Qual foi o sentido da nossa colonização aqui da América de modo geral e aí a gente vê mais ou menos que a gente viu lá no formação econômica do Brasil de Celso Furtado ele fala que o sentido da colonização aqui na América principalmente na América Central América Latina né que não existe ainda América Latina na época bom lembrar aqui na parte sul da América era de comércio tão simples não é e de povoamento a gente já viu isso antes no Celso Furtado Mas o que ele esclarece aqui algo que
não tá lá porque que não era de povoamento né neste primeiro momento século 16 época aí da descoberta nos primeiros anos não era porque nenhum país da Europa tinha condições de sangrar entre aspas sua população para mandar a gente para cá ele tava onde um período que a população européia teve uma baixa gigantesca por conta da peste então em um país poderia lançar mão de mandar gente placa né Principalmente homem né porque os homens fazer essas viagens e aí as poucas mulheres que ficavam aí ficavam ainda sem condições de sobrevivência porque né gente tá falando
emprego que só homem trabalhar vai tal a Europa toda precisava ser reconstruído mas aí né a no século 17 século 18 a coisa muda de figura né o século 17 América do Norte começou a ser povoado a gente tava no outro momento histórico ali na Europa né E aí o que que ele fala que as Guerras religiosas e as transformações de Campos cultivados em pastagens de carneiro para Indústria Têxtil são fatores que promovem o deslocamento de europeus para a América do Norte então a gente sabe que as Guerras religiosas aconteceram na França né a noite
de São Bartolomeu principalmente e é assim a depender do país eram expulsos um tipo ali de religiosa né a gente sabe ali que mas no norte da Europa a gente tinha prevalência dos Protestantes né então em Holanda Inglaterra todos os países ali do Norte Alemanha protestante mais um país mais do sul da Europa Espanha Portugal França Itália predominantemente católico então na França e não tem de católicos e huguenotes que obtiveram os protestantes é eles eram expulso ir lá no norte né mas a região norte da Europa e aí tinha a prevalência dos Protestantes e por
conta disso muitos protestantes foram saíram da Europa e foram colonizar os Estados Unidos é naquele livro e vídeo Eu fiz o vídeo respeito à Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo do Max ver ele nos ajudar a entender como os Estados Unidos se tornaram os Estados Unidos a partir aí dessa questão do povoamento testam dei uma olhadinha lá para ver a gente viu lá também não são suportados toda essa questão da Indústria Têxtil americana então assim no final do século 19 os Estados Unidos já libertos até né então eles eram eles começaram a dor em
todo o cenário Têxtil então lá na Europa aí tinha produção de lã né ela Lan Carneiro eles não tinham produção textual a partir de algodão nos Estados Unidos eles tinham até hoje tem grande plantação de algodão eles o que ajudou o país A enriquecer muito depois da Independência antes dela inclusive foi essa festa produção de algodão e foi a substituição da matéria-prima look e via de carneiro né Lan pelo algodão na indústria triste mas mudou o panorama da Europa nesse setor e fez com que os Estados Unidos ganhasse ainda mais dinheiro né mostra questão que
fez a América do Norte nesse período histórico ser um local uma região de povoamento enquanto que o sul não foi a questão do clima então assim se repensar se a gente olhar no mapa a gente ver que a eu o hemisfério norte assim como América do Norte Então as pessoas que procuravam outro lugar para viver lá América como a terra da Liberdade tal né a liberdade Principalmente nesse sentido religioso claro que eles iam procurar lugar com clima semelhante né ao clima que eles conheceram é claro que iria os ingressos porque eram os colonizadores eu tive
com o olho mais por exemplo os holandeses não os holandeses aliás tinha mais vinco com o América do Sul por conta da cana é toda aquela questão que a gente viu lá no livro do Celso Furtado eles tinham mais limpo relação com América do Sul até mesmo América Central do que com América do Norte né mas pensando em povoamento o clima tal escolheram a América do Norte Alice Estados Unidos Canadá e tudo mais aí ele fala assim ó o que resultará deste povoamento realizado como tal espírito eo meio físico muito aproximado do da eu é
naturalmente uma sociedade que embora com caracteres próprios ter a semelhança pronunciada do continente de onde se origina será pouco mais que simples prolongamento dele né que a gente sabe que realmente foi assim e Em contrapartida a América Tropical né aqui a região da linha do Equador para baixo era uma região que era uma função muito específica era útil para fornecer tudo que eles não tinham em termos de produtos agrícolas então sem açúcar tabaco a new a Rosa algodão e tudo mais ele fala que eu viria como dirigente da produção de gêneros de grande valor comercial
e aí eles fala que essa produção toda é isso que vai estimular a colonização de jantar um outro momento histórico né a colonização aqui da América do Sul até quando aconteceu aconteceu pela razão da produção agrícola então o América lipuria à disposição em tratos imensos territórios que só esperavam a iniciativa e esforço do homem ele coloca Homem com H maiúsculo é isso que estimular a ocupação dos trópicos americanos mas trazendo este Agudo interesse O Colono europeu no traria com ele à disposição de Poli a serviço neste meio tão difícil estranho a energia do seu trabalho
físico ele veio para ter terras para cuidar da produção mas não para trabalhar ali no trabalho braçal gente eu sabe do que isso teu né No que isso levou ela viria como dirigente da produção de gêneros de grande valor comercial como empresário de um negócio rendoso mas só a contragosto como trabalhador outros trabalhariam para ele e a gente sabe que isso aconteceu o primeiro com os indígenas e depois com africanos e depois ele apresenta aqui os três capítulos sobre povoamento mas ainda tão específico tratando assim de regiões que Povoa que ele não está tão interessante
eu não vi nada assim bem legal para comentar tá muito técnico inclusive aí fala de regiões que eu nem conheço e tal então sobre essa parte que tá muito específica não vou comentar não fica aí o próximo Capítulo né três de povoamento seu capítulo que ele chama de rápido e o que ele fala e aí Claro ele começa a falar dos problemas né da Constituição étnica do Brasil né tempo nós três etapas ficando indígena e europeia É fala da toda a problemática relacionada ao indígena igual africano aí ele começa assim debalde se querer a simplificar
o problema e como tem sido feito no caso dos negros em particular esquecer aquela de e sob pretexto que a escravidão foi um molde comum que os identificou ele tava falando do problema das etnias Tô sim africanos vamos falar porque eu não tô falando de uma massa parece a identidade a gente sabe que havia várias etnias né dentre os africanos assim como havia várias etnias a várias latinhas dentre os indígenas tô se não é hoje na são os indígenas e os africanos a gente está falando de várias culturas nos dois casos né E aí essa
desculpa né lógica do homem ficou né você já tirou memória tirou identidade foi isso que fez isso as coisas mais suaves né para fazer referência a coisas mais suas aí ele fala que nos Estados Unidos no Canadá ao contrário do que houve aqui no Brasil lá eles nunca pensaram encorporar os índios a sociedade aqui no Brasil No começo sim aqui no Brasil é não houve esse pensamento tá ficando a princípio Mas aos índios sim e aqui e a gente vai ver daqui a pouco como isso aconteceu e no nesses países talvez Canadá não né ele
não a dizimação E lá o que ela forte nesse período século 18 principalmente era o comércio de peles tem uma série na Netflix chamado acho que ele Frontier que trata disso dessa colonização nesse período é de colonização mais mas nesse período a ida de a relação entre a Europa Canadá e Estados Unidos ali Fronteira esse comércio de pele né Exatamente isso porque tem umas daquela certa quem tiver interesse e aqui a gente chega uma parte que ele fala de Marquês de Pombal você está falando de Marquês de Pombal a gente está falando de minhas comigo
759 foi quando ele expulsou os Jesuítas aqui do Brasil e o que ele fala de interessante é que em Pombal publicou as leis aqui para favorecer os indígenas Olha só aplicativo de incorporar o indígena a sociedade né ao povo entrado a legislação pombalina relativa aos índios é o seguinte alvará de 1755 que fomentam os casamentos mistos equiparam os rins os seus descendentes aos demais colonos quanto a empregos e honrarias e proíbe que sejam tratados pejorativamente para a gente sabe que essa questão de tratar pejorativamente ou não não é legislação que resolve isso né tanto é
que temos problemas até hoje mas essas outras coisas permissões são muito positivos né autorizar o casamento misto né porque isso aqui é esse tipo de relação por muito proibida na Europa em relação aos obesa relação a várias etnias essa miscigenação era proibida por lei em alguns países até no século 20 né a legislação pombalina poster uma disputa que Durava desde o início da colonização e regularizou definitivamente o problema indígena só que na prática as coisas não são tão fáceis assim tanto é que temos problemas até hoje né sabemos e continuaram apesar das leis que procuravam
equipará-los aos demais coloms uma raça bastarda e como tal alvo de descaso e prepotência da raça dominadora que são que os europeus né sobre a todos os portugueses então é o que eu falei legislação nenhuma resolve preconceito né ela pode resolver a poluição o preconceito a tipificação do crime EA punição mas o preconceito não ensinam e aqui ele começa a falar da propensão do português a miscigenação né Ele fala bem assim mas que qualquer Providência oficial ágil para este fim como caso paralelo é análogo do nego o impulso ou impulso fisiológico dos indivíduos de uma
raça de instinto sexual tão aguçado como a portuguesa Então tá rolando que os portugueses é começaram a popular como tudo que se moviam com índia C e para português essa questão de miscigenação de se relacionar com outras etnias nunca foi tão problemática como era para outros povos europeus a gente que a gente viu isso desde Raízes do Brasil a gente já viu isso leituras passados mas prefiro falar uma coisa bem interessante ele fala assim uma classificação étnica do indivíduo se faz no Brasil muito mais pela sua posição social e a raça pelo menos nas classes
superiores é mais função daquela posição que os caracteres somáticos Ou seja a depender da posição que ocupa a cor da pele não tem tanto peso assim Preto vira Branco facinho se tem dinheiro né até o jogador de futebol Negro aqui no Brasil que ganha muito dinheiro ele se torna e gastos Branco muito fácil e vai ser tratado como os brancos com dinheiro e são tratados percebo que está a posição eu posso ver com o nome Mika pode importar mais que essa que é do que a característica at ele fala assim a mestiçagem brasileira é antes
de tudo uma resultante do Problema Sexual da raça dominante e por centro O Colono Branco né Problema Sexual vinha para cá sem mulher e não tinha muito problema em se relacionar com outras etnias por quê que isso na América do Norte não aconteceu primeiro que ele dizimaram né populações originárias e tal e eles não eram voltados a miscigenação E aí então para eles era muito mais fácil muito melhor trazer mulheres prostitutas e tal e isso a gente vê bem claramente naquela série jamestown que tem na Amazon Prime né a gente vê claramente isso acontecendo lá
né a se relacionar se envolver com os os próximos originárias africanos e ele fala assim podemos resumir aqui o panorama étnico do Brasil em princípios do século passado século passado ele tá falando o quê século 19 né ele escreveu isso e 20 l fubcoes aqui em meados do século 20 esqueci de dizer isso no começo né então um fundo preponderante de mestiços mais ou menos carregados conforme o nível social a que pertencem os indivíduos em que domina em geral cruzamento Branco e Preto sobre este fundo disposto e grupos puros das três raças alimentados continuamente pelo
influxo de novos continuo a última coisa que eu vou ele fala assim ó antes do surto econômico que caracteriza a história de São Paulo no correr do século 19 e que trouxe sucessivamente depois das grandes levas de escravos a considerava imigração europeia pode-se dizer que era a de branco e índio em doses que iam do quase índio nas classes inferiores ao quase branco na superiores a composição étnica da etnia Então essa um dado novo para mim então era mestiçagem entre brancos e índios século 19 aqui em São Paulo antes da imigração e o que me
chamou mais atenção é mesmo a gente pensando nessa mensagem entre brancos e índios portugueses sobretudo índios a questão da coloração do colorismo importa aqui né Sempre que tem mestiçagem a questão do Tom da pele mais puxada para o Claro para o para o escuro afeta a posição social isso acontece em vários países índia também assim aquela questão de castas Quanto Mais Escura for a pele pertence a capa de menores por mais basta é que ele tá falando se o Tom e o indivíduo resultante dessa misses a gente vê características mais puxadas para o indígenas né
traços e cores de pele mais escura classe mais baixo se tiver a característica mais puxados mais puxado aos europeus classes mais altas é interessante né as coisas não mudam então que ele está com é isso que eu queria falar é não é a leitura difícil é uma é fácil de ler esse livro assim como era fácil ler formação econômica do Brasil pelo mesmo né até a metade esse aqui também linguagem acessível fácil não requer nenhuma dificuldade até agora Tá tranquilo deletado não li nem a metade ainda mais perfeitamente possível certo para todos me digam que
talento também que estaremos juntos me diga o que é que tá achando mas está gostando ou não se leu os outros Rios aí anteriores aí dessa leitura compartilhada e filho interajam comigo que eu vou adorar saber muito obrigada beijo sim tchau tchau
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