fala moçada do Cifra Club Eu sou Felipe lobo e agora a gente vai dar sequência no nosso curso sobre escalas e improvisação e é bom lembrar que essa aula pode ser um pouco difícil se você não tem os conhecimentos básicos necessários para acompanhar ess conteúdo então se você ainda não assistiu volta lá no começo dos nossos cursos e assista a aula de introdução à teoria musical e na sequência as aulas de intervalos introdução ao curso de escalas escala pentatônica menor e penta Blues E também o curso completo sobre formação de acordes Principalmente as duas aulas
iniciais que são sobre tríades E tétrades essas aulas estão totalmente relacionadas com o assunto que a gente vai tratar aqui nessa aula então agora a gente vai conhecer melhor a escala maior natural e entender como utilizá-la para criar solos e arranja o violão ou a guitarra a escala maior natural é muito importante tanto do ponto de vista prático quanto do ponto de vista teórico na prática ela serve pra gente criar solos e arranjos em músicas que estão em tonalidade maior e Teoricamente ela é uma escala que é o referencial principal pra gente entender as outras
escalas e uma porção de estruturas musicais e também vai ajudar a gente a entender o chamado sistema tonal que é a forma de pensar a música mais utilizada aqui no ocidente e para entender isso um pouquinho melhor a gente vai ver agora alguns conceitos fundamentais da teoria musical que estão relacionados com esse assunto e também a gente vai entender melhor a estrutura da escala e saber por que afinal de contas essa escala é tão importante [Música] assim pessoal a gente chama de tônica aquela nota onde a escala começa que é a mesma nota onde ela
termina [Música] a tônica é a nota principal de uma música ou de um trecho musical mesmo que a gente não toque essa nota no solo todas as outras notas da escala estão subordinadas de alguma forma a ela a tônica é aquela nota que tem um podent de colocar um ponto final numa frase [Música] musical bom ela é muito importante porque ela dá a referência pra gente começar a aprender a escala e também é a nota tônica que vai definir o Tom onde a gente vai tocar quer dizer se eu tô tocando numa escala que começa
na nota dó então a gente vai tá tocando no tom de dó maior se a minha escala começar a partir da nota lá a gente vai tá tocando o tom de Lá [Música] Maior então quando a gente fala de Tom ou tonalidade a gente tá falando do contexto harmônico em que a música foi composta quer dizer qual que é aquela escala que orientou a composição da música e qualquer a nota que tem o poder de concluir as frases musicais Nesse contexto como se fosse um ponto final aprender a identificar o Tom das músicas é o
primeiro passo para todo mundo que tem vontade de aprender a tirar as músicas de ouvido Porque a partir do momento que a gente aprende a perceber o Tom em que a música tá escrita ou tá composta fica muito mais fácil de pensando em relação a essa informação identificar os outros elementos musicais dessa canção como os arranjos os acordes ou mesmo os solos partindo da escala a gente tem uma referência que ajuda muito a gente a perceber o que que tá acontecendo em uma canção outros dois conceitos muito importantes pra gente seguir adiante são harmonia e
melodia Harmonia é a simultaneidade de sons musicais e melodia é a sucessividade desses sons bom em outras palavras quando a gente fala em harmonia a gente tá falando de um monte de sons que estão se combinando ao mesmo tempo então a gente tá falando de acordes arranjos o acompanhamento da da canção e tudo que a gente pode escutar ao mesmo tempo e quando a gente fala de melodia nós estamos falando de partes separadas uma voz um solo tudo que a gente pode ouvir separadamente quando a gente escuta duas melodias ao mesmo tempo a gente acaba
escutando uma harmonia e para fechar essa parte aqui sobre os conceitos preliminares a gente vai falar agora de um negócio que chama forma digitação ou Shape que é o nome que os americanos usam bom o shape ele é uma espécie de coreografia zinha aqui que a gente faz com a mão esquerda quer dizer são os endereços para que a gente ache certinho as notas de uma escala digitando aqui no braço do instrumento nesse curso a gente vai aprender cinco formas diferentes ou cinco digitações diferentes para cada escala Inclusive essa aula aqui de escala maior a
gente vai aprender cinco formas diferentes de digitar a escala no instrumento para conseguir tocar a escala em todo o braço do violão ou da guitarra você vai observar na apostila que em cada digitação tem uma nota em destaque com uma cor diferente Essa é a nota tônica da escala e a gente tem que ter muita atenção na hora de posicionar a digitação no braço porque a nota tônica tem que est na casa que coincide com o tom da música onde a gente vai tocar Beleza agora a gente vai seguir adiante e vamos entender melhor a
estrutura dessa escala aprender como que a gente vai tocar ela no braço do violão e como que a gente vai aplicar essa escala para fazer os nossos solos a escala maior natural é a escala mais simples do ponto de vista da organização das notas olha só a gente vai pegar como exemplo a escala maior natural no tom de dó maior Observe essa tabela Então a gente tem a nota dó que é a tônica da escala onde ela começa na sequência nós temos o ré mi fa sol lá e si o dó também vai ser a
oitava da escala quer dizer a repetição da tônica numa região mais [Música] aguda como a gente pode ver essa escala maior natural no tom de dó maior é formada apenas por notas naturais quer dizer a gente não vai usar nenhum sustenido e nemum Bemol na escala de dó maior por isso ela é considerada a escala mais simples e no piano a gente pode tocar essa escala usando apenas as teclas brancas ou seja apenas as notas naturais Bom agora vamos tentar entender um pouco melhor como que é a configuração dos intervalos dentro dessa escala olha só
essa próxima tabela bom então a nota Dó vai ser a nossa tônica e a próxima nota que é a nota ré vai est um tom inteiro depois da nota dó então a gente tem um intervalo de segunda maior separando essas duas notas o dó e o ré que tão a distância de um tom inteiro uma da outra a próxima nota da escala vai ser a nota Mi que vai um tom inteiro depois da nota ré Então a gente vai falar que essa vai uma Tera maior dentro da escala porque o e o Mião separados por
dois Ts inteiros que configur intervalo de terça maior seguida gente tem a nota fa que tá apenas um semit depois do Mi essa nota vai ser a quarta justa da [Música] escala a quarta justa tá a 2is tons e meio de distância da tônica da escala em seguida a gente tem o sol que vai tá um tom inteiro à frente da quarta da escala bom o sol vai fazer a quinta justa da escala porque ele tá a três tons e meio de distância da tônica que é a nota [Música] dó mais um tom e meio
à frente a gente vai chegar na sexta da escala que vai ser a nota [Música] lá bom o lá vai ser a cesta maior dessa escala porque ele vai est a qu tons e meio de distância da [Música] tônica e mais um tom inteiro frente a gente vai chegar na stima da escala que é a nota si o si vai ser sétima maior relção a dó que a tônica da escala porque a gente vai ter aí apenas um semitom faltando pra gente chegar na oitava da escala então recapitulando a escala maior natural é formada pelos
intervalos de segunda maior terça maior quarta justa quinta justa sexta maior e sétima maior Ou seja são todos intervalos maiores ou justos agora começa a melhor parte da aula em que a gente vai aprender a tocar a escala na prática aqui no braço do instrumento Então a gente vai observar o diagrama que vai aparecer aí onde a gente tem a representação do braço do nosso instrumento só que com a corda mais grave volt para baixo que é mais ou menos como se a gente tivesse olhando o braço assim ó olhando o violão de frente deitado
no nosso colo Observe aí o diagrama e que a gente Dev L esse diagrama sempre da esda PR direita e do grave para Agudo Olha só bom a gente vai comecando esala de D maior apenas em 1 então a gente comea dedo do aqui na terceira casa onde a gente vai fazer a nota dó em seguida a próxima nota a gente vai apertar com o dedo quatro aqui na quinta casa dessa mesma corda a corda lá depois vem o dedo um na segunda casa da corda ré o dedo dois na terceira casa dessa corda e
o quatro na quinta casa na próxima corda a gente usa o dedo um na segunda casa o dedo TRS na quarta casa e o dedo quatro vai fazer a oitava da escala aqui na quinta [Música] casa para decorar essa forminha mais rápida a gente pode pensar assim só em em termos de dedos fica assim ó 2 4 1 2 4 1 3 [Música] 4 dessa forma a gente tocou a escala apenas em 1/8 quer dizer a gente começou aqui na nota dó e terminou na próxima nota dó mantendo esse intervalo de oitava como limite da
escala mas como a gente sabe a escala continua indefinidamente aí tanto pro Agudo quanto pros graves a gente pode ter várias oitavas dentro de uma mesma escala então agora vou passar um outro diagram Minho para vocês pra gente conseguir explorar sem fazer saltos com a mão esquerda as notas mais graves e as mais agudas da escala maior natural Olha só esse diagrama bom então primeiro a gente vai repetir a a escala em 1/8 só como a gente fez agora a [Música] pouco para dar sequência e tocar a parte mais aguda aqui dessa digitação da escala
maior a gente pega o dedo um e joga ele em uma casinha pra frente na corda de baixo aqui a segunda corda apertando a terceira casa onde a gente tem a nota ré que é a segunda nota da escala dó ré e depois a gente segue nessa corda com os dedos três na quinta casa e quatro na sexta casa e na próxima corda a corda mizinha a gente tem o dedo um na terceira e o dedo três na quinta [Música] casa e para tocar as notas mais graves dessa digitação a gente dá sequência aqui antes
da tônica apertando com o dedo um a sétima maior que é a nota si a segunda casa da corda [Música] lá depois a gente vem pra corda mais grave e uso o dedo quatro para apertar a nota lá aqui na quinta casa e o dedo dois para fazer na terceira casa a nota [Música] sol [Música] bom tem duas dicas importantes aí para eu falar para vocês primeiro que como vocês viram eu comecei a treinar a escala da tônica E terminei também na tônica Ou seja eu passei pelas notas mais graves mas voltei pra tônica para
concluir isso é importante porque isso vai ajudar a gente acostumar a audição a entender Qual que é o tom da escala isso também vai ajudar a gente a tirar as músicas de ouvido porque o ouvido Vai acostumando com esse contexto esse ambiente harmônico e a gente vai aprender também a reconhecer isso escutando direto uma gravação outra coisa importante é essa passagem que acontece entre a terceira e a segunda corda olha só observem que eu preciso deslocar a mão aqui na horizontal quando eu vou fazer essa mudança de corda porque até aqui na terceira corda o
ded tava na segunda [Música] casa e daqui PR diante ele vai na terceira casa então esse é o ponto crítico da digitação que a gente tem que tomar cuidado para não se [Música] confundir Como já dissemos Shapes podem ser usados para tocar a escala em qualquer parte do braço assim a gente consegue tocar em qualquer tonalidade Por exemplo quando a gente fez agora a pouco a digitação a gente começou na nota da terceira casa da corda lá era aqui a tônica mais grávida da nossa escala bom a gente vai ver que essa é a nota
Dó por isso a escala estava no tom de dó maior Se eu chegar a forma toda uma casa pra frente sem modificar o desenho da digitação a gente vai tocar no tom de dó sustenido maior que é meio Tom à frente ou uma casa à frente do tom de dó maior Observe como que [Música] fica então eu toquei a escala no tom de dó sostenido maior ou ré Bemol maior que é a mesma coisa né Gente se eu chegar mais uma casa pra frente a gente vai fazer a escala de ré maior [Música] e assim
por diante eu posso posicionar a tônica da escala em qualquer casa e eu vou modificando o Tom em que eu tô tocando a escala então por exemplo se eu começar aqui na sétima casa da corda lá eu vou est tocando no tom de mi [Música] maior bom Tem muita gente que acha que a gente tem que saber de cor todas as notas do braço do instrumento ou seja decorar a posição deada nota de cada corda emada casa gente isso é loucura é muita informação para decorar de uma hora para outra mais interessante é a gente
aprender a raciocinar e compreender a lógica da construção do instrumento ou seja se a gente souber duas informações básicas a gente sabe identificar o nome de qualquer nota no instrumento é muito simples a primeira informação é a nota que cada corda solta faz mi si sol ré lá e mi e a segunda informação básica é a ordem das 12 notas da escala cromática ou seja saber a ordem certinha de todas as notas de dó até dó inclusive aquelas notas intermediárias que a gente chama de sustenido ou bemois se a gente tem essas duas informações bem
Claras na mente a gente consegue localizar qualquer nota aqui olha só vamos supor que eu quero começar uma escala na quinta corda tocando no tom de mi bemol maior então eu sei que essa é a corda lá mas eu não sei o nome das outras notas aqui da casa não decorei então eu vou usar a escala cromática até encontrar o mi bemol lá depois vem o lá sostenido si dó dó sostenido ré ré sustenido mi mas eu tô procurando mi bemol então ele tá uma casa para trás do mi e é na sexta casa agora
eu sei eu vou precisar fazer a digitação da escala Começando aqui e já tô tocando em mi bemol maior então não tem segredo não precisa decorar basta você sempre fazer esse raciocínio e aos poucos é claro esse raciocínio vai ficar mais ágil e de tanto treinar você vai acabar decorando seão todas pelo menos a maior parte das casas e vai ficando cada vez mais ágil para encontrar o Tom das músicas na aula passada a gente viu uma série de exercícios para treinar as escalas pentatônica menor e penta Blues todos aqueles exercícios também podem ser usados
para treinar essa escala maior natural e qualquer outra escala que a gente vai aprender agora eu vou passar para vocês uma proposta que é uma sugestão de roteiro de estudo esse roteiro procura organizar todo esse conteúdo de modo que a gente possa ir gradativamente avançando a na nossa habilidade e na nossa compreensão dessas estruturas Então olha só Eu dividi esse roteiro em três fases de estudo na primeira fase a gente vai fazer a memorização e vai treinar a coordenação motora com essas escalas Então a gente vai fazer aquela série de exercícios em que a gente
começa tocando quatro vezes em cada notinha e depois toca apenas duas vezes depois a gente pode tocar três vezes em cada nota e depois uma vez só em cada nota fazendo a escala de forma mais fluente né [Música] então é importante que nessa primeira fase A gente também aproveite para fazer uma lapidação da nossa técnica ou seja procurar fazer com que o som fique cada vez mais bonito mais limpinho e também ir corrigindo a postura e fazendo a os movimentos na mão ficar mais econômicos né nada de ficar movimentando demais com movimentos exagerados porque isso
vai atrapalhar na hora que a gente precisar de um pouquinho mais de agilidade a segunda fase é onde a gente vai trabalhar a fluidez e o posicionamento deslocamento da escala no braço então a gente vai pegar as agitações e começar a deslocar para tocar em todo o braço do instrumento nessa fase a gente vai trabalhar um importante aspecto técnico que é também aprender a adaptar aqui a postura da mão esquerda a proporção das casas por todo o braço quer dizer quando a gente vai chegando na região mais aguda as casas ficam pequenas Então a gente
tem que treinar bastante essa segunda fase aí do nosso processo para que a mão aprenda a memorizar também esse tamanho das casas né no grave a casa vai ficar maior e no Agudo ela vai ficar menor bom na terceira fase é quando a gente vai começar a fazer o trabalho mais musical Ou seja a gente vai começar a improvisar a criar solos né usar a nossa criatividade e aí a gente vai começar a fazer frases musicais curtas só que evitando de seguir a sequência da escala de tocar as notas na forma como elas aparecem ali
no diagrama a gente vai começar a fazer saltos repetir a mesma nota né tentar inventar ritmos variações isso tudo a gente vai trabalhar nessa terceira fase do nosso roteiro onde a gente também vai tentar aprender a relacionar melhor a os solos que a gente criar com a escala com os acordes da base da música Bom é interessante também que se você já tem alguma experiência com as escalas já conhece as digitações você não precisa ir lá na primeira fase fazer todo esse processo né porque você já tem essa experiência agora se alguma das digitações for
novidade para você é legal que você volta faz lá o reconhecimento todo e estuda as três fases do nosso roteiro agora vamos sacar um pouco mais detalhadamente cada uma dessas fases pra gente poder programar o nosso estúdio de acordo com o nível de cada [Música] um nesta fase temos o primeiro contato com as digitações buscando memorizar e aprimorar a parte técnica e a sonoridade começamos sempre com o andamento bem lento observando as sutilezas da movimentação e buscando aprimorar cada detalhe na medida em que a escala começa a fluir bem a gente vai aumentando a velocidade
aos poucos cumprir bem essa etapa é fundamental para que posteriormente os dedos respondam bem ao que a mente quer realizar na hora de improvisar arranjar ou compor é importante ser capaz de se autoavaliar para detectar os problemas a serem resolvidos eu estou levantando demais os dedos afastando as mãos das cordas sem [Música] necessidade as mãos estão bem coordenadas e sincronizadas O som tá legal ao perceber se esses fatores estão sendo bem trabalhados vá aumentando a velocidade aos poucos repita o processo para cada nova digitação ou escala que aprender agora que a gente já memorizou bem
a digitação da escala e já estamos aprimorando a nossa técnica é hora de passar a explorar toda a extensão do braço do instrumento buscando manter a qualidade do timbre e a afluência na execução evite aceder a veloc idade comece sempre em um andamento confortável e vai aumentando aos poucos para tentar Expandir os seus [Música] limites Há muitas formas da gente desenvolver o estudo nessa fase e uma das formas mais legais e proveitosas é o uso de padrões melódicos bom para quem assistiu a aula lá sobre escala pentatônica um dos padrões que a gente exercitou naquela
aula foi o chamado 3 por vamos ver como que esse padrão vai ficar aplicado a escala maior natural Olha só bom o 3 por 1 é simples a gente toca três notas da escala no sentido ascendente E aí a gente vai voltar uma nota e tocar TRS no sentido ascendente novamente depois faz a mesma coisa volta uma e so TR só que a gente vai tentar fazer isso sem essa quebra no ritmo né ou seja todas as notas com a mesma duração aí vai ficar [Música] assim [Música] bom um outro padrão muito bacana da gente
usar também é aquele em que a gente vai trabalhar com saltos melódicos o primeiro que a gente pode treinar aí nesse sentido é o padrão em que a gente vai fazer salto de terça ou seja a gente pode começar aqui na nota dó e vamos pular a segunda nota da escala e direto pra terça que é a nota Mi aqui aí depois a gente pega aquela nota que a gente não tocou e na sequência faz a tensa dela e assim por diante a gente pega a próxima nota e a terça [Música] dela [Música] é importante
eu falar para vocês que tem várias combinações diferentes de digitação que podem ser usadas para resolver esse mesmo exercício então em alguns pontos em que eu pulei primeiro com o dedo três você pode talvez pular com outro dedo é importante você experimentar e descobrir a digitação que vai funcionar bem com você de modo que com um pouquinho de treino Você já consiga executar o padrão com fluência beleza outra coisa bacana é que esse tipo de padrão melódico ele pode ser inventado por nós mesmos né existem muitas possibilidades diferentes de padrão por exemplo a gente acabou
de fazer um padrão de salto de terça a gente pode fazer um padrão com salto de quarta ou salto de quinta né Por exemplo o salto de quarta seria o seguinte a gente começa aqui na nota dó E aí vamos pular direto pra quarta nota da escala né 1 2 3 4 é a nota fá e aí a gente volta as duas notas que Ficaram para [Música] trás depois a gente pega a quarta dessa última nota e volta mais as outras notas e assim por diante salta uma [Música] quarta [Música] e a digitação vai se
adaptando Esse é um exercício bacana porque também é um exercício de raciocínio né como que eu vou movimentar os meus dedos qual dedo eu vou usar e a gente vai sempre encontrando novas soluções e desenvolvendo também uma Agilidade de raciocínio que é muito legal para todo mundo que toca qualquer instrumento musical agora que a gente já conhece a digitação do da escala e já experimentamos tocá-la por todo o braço do violão chegou a hora da gente fazer um exercício mais criativo e musical Afinal Essa é a principal finalidade do estudo das escalas é desenvolver a
nossa criatividade e Musicalidade Então a gente vai começar tentando tocar de uma forma bem descomprometida e fazendo frases pequenas com duas até oito notas no máximo olha só a digitação que a gente tá treinando vem por esse caminho aqui e o nosso objetivo agora vai ser descobrir caminhos diferentes dentro dessa digitação quer dizer a gente vai evitar de fazer as notas todas na ordem certinha da escala vamos começar a fazer saltos e repetir notas tentar surpreender um pouco quem tá ouvindo a melodia eu já vou começar aqui com o primeiro exemplo usando a parte mais
aguda da escala Olha [Música] só um outro exemplo [Música] fazer algum exemplo agora explorando já direto a parte mais grave da [Música] escala bom então a gente vai perceber também que um recurso bem legal é a gente fazer a repetição de uma mesma nota criando motivos mais rit isso deixa o solo mais gingado com mais swing Olha [Música] só e uma outra coisa muito importante da gente aprender é conseguir memorizar as frases que a gente tocou e tocar a mesma frase duas vezes seguidas Olha só eu vou tocar uma frase aqui mais [Música] simples e
repetir exatamente a mesma frase um novo exemplo essa habilidade de memorização e repetição é muito importante pra gente conseguir desenvolver solos mais coerentes bom é muito comum que muitos guitarristas e acabem a invés de criar um solo bacana na hora de improvisar fazendo uma grande demonstração técnica de agilidade isso Nem sempre é bacana do ponto de vista musical porque e as frases começam a ficar muito previsíveis e cansativas né os ritmos São muito parecidos isso empobrece um pouco o nosso discurso musical então a gente procura criar frases que surpreendam um pouco quem tá ouvindo e
quando a gente gostar muito de uma frase que a gente tocou a gente toca ela novamente em seguida para desenvolver a capacidade de memória e repetição e para em seguida conseguir variar também as frases que a gente tá tocando então a gente pega toca uma frase e depois toca uma variação da mesma frase e vai desenvolvendo o solo de uma maneira mais coerente e discursiva quem tá escutando a gente tem a sensação que a gente tá contando uma história de que uma informação vai sempre levando a outra não e as coisas não acontecem gratuitamente no
solo Vou tentar dar um exemplo desse processo de desenvolvimento através da variação das [Música] frases então eu toquei a mesma frase só que mudando a última nota e a a segunda frase já apontou para uma direção que vai continuar desenvolvendo o [Música] solo né em seguida eu continuei o sol com um motivo um pouco diferente diente que usa a repetição de da mesma nota duas vezes seguidas e vai caindo dentro da escala isso né gera uma expectativa em quem tá ouvindo como se a gente conseguisse imaginar uma continuação pro solo Mas a gente não tem
certeza aonde que ele vai chegar isso deixa o ouvinte curioso e aumenta o interesse na música que você tá inventando agora para fechar essa parte eu vou tentar criar um solinho aqui tentando exemplificar tudo isso que a gente tá conversando as variações repetições as frases rítmicas né e todo esse processo de composição mesmo de um sol [Música] improvisado [Música] bom isso foi só uma pequena demonstração aqui um exercício para mostrar como a gente pode usar escalar maior para tocar no braço todo do violão né toquei no tom de dó maior espalhando o meu solo aqui
do grave até a região mais aguda para ser capaz de fazer isso a gente vai precisar de cinco digitações para tocar a mesma escala até agora a gente aprendeu apenas uma digitação que a gente fez viu lá mais no começo da aula agora vou mostrar para vocês as cinco digitações que é o que a gente chama de sistema c e vai fazer a gente ser capaz de tocar usando o braço inteiro do instrumento em qualquer Tom bacana eu vou mostrar todas as digitações no tom de ré maior que é para ficar mais fácil da gente
visualizar como que elas se espalham aqui pelo braço vamos lá digitação número um da escala maior natural exemplo no tom de R maior [Música] Então a gente vai observar que essa escala tá começando com a tônica mais grave aqui na quinta casa da corda lá e aí todo o desenho da escala vai ficar pro lado esquerdo da tônica bacana agora o bacana é você dar um pause no vídeo e treinar isso um pouquinho antes de seguir em frente porque senão as informações vão se acumulando e a gente acaba não absorvendo pode dar um pause aí
que eu espero um pouquinho legal agora a gente vai ver a segunda digitação que na verdade é a digitação que a gente já aprendeu mais no começo da aula vamos apenas revisar e ver aqui agora como que vai ficar a partir da quinta casa tocando no tom de ré maior digitação número dois escala maior natural [Música] [Música] Então como a gente pode observar agora a tônica continua no mesmo lugar aqui a parte mais grave né que é a quinta casa da corda lá só que a digitação da escala vai se desenvolver pro lado direito [Música]
quer dizer somando essas duas digitações a gente já tem lá do começo do braço até a sétima casa são essa região toda aqui já tá explorada nessas duas digitações agora Dá uma paradinha treina mais um pouco aí unindo uma digitação com a outra né tentando explorar as duas digitações e na sequência a gente vai ver a digitação número TR pode dar um pause e treinar mais um pouquinho bacana vamos ver então a digitação número TR da escala maior natural e agora a tônica mais grave vai mudar de posição a gente vai começar a escala a
partir aqui da corda mais grave a corda mizona bom a tônica da nota R tá aqui na casa número 10 da corda misão vamos ver como fica a digitação número 3 começando daqui [Música] ó [Música] Então essa digitação ela agora tá começando aqui da casa 10 e a digitação se desenvolve pro lado esquerdo da tônica Então se a gente somar as três digitações que a gente já viu a gente tem desde do começo do do braço até a casa 10 já com a escala maior espalhada Então essa foi a número da escala maior natural Aqui
no tom de R dá um pause aí treina um pouquinho antes de pegar a próxima Legal vamos PR digitação número 4 onde a gente continua com a tônica aqui na 10 casa do misão só que agora a gente vai desenvolver a escala também lado direito dessa tônica e a a gente vai chegar até a casa número 12 Olha só como que fica a digitação número 4 da escala maior [Música] natural [Música] joia Tá faltando só mais uma digitação mas antes de pegar a última dá uma treinadinha nessa que a gente acabou de ver vamos lá
digitação número cinco a última digitação pra escala maior natural dentro do sistema 5 no tom de ré maior a gente vai começar essa digitação agora com a tônica mais grave na corda ré aqui na 12ª casa se você tem o cutway vai ficar um pouco mais fácil né aquele corte aqui no corpo do violão ou então se você tiver tocando na guitarra mas dá pra gente fazer aqui sem o cutway também e se você preferir você pode treinar ela um tom mais baixo treina num tom de dó maior aqui para você aprender primeiro Beleza eu
vou fazer aqui no tom de ré Começando na casa [Música] 12 Então essas foram as cinco digitações do sistema 5 para tocar a escala maior natural com essas digitações a gente consegue tocar fazendo solas no braço inteiro interessante a gente também entender que bom no final aqui da última digitação ainda sobrou um pedacinho do braço aqui que a gente não usou bom a gente vai ter de novo a primeira digitação que a gente fez repetida aqui [Música] ó e assim por diante né se o braço continuasse aqui a gente poderia fazer todas as digitações novamente
o importante é que essas cinco digitações elas fecham tudo que a gente precisa aqui para poder usar o braço inteiro outra faceta legal da gente lembrar é que às vezes essa digitação dependendo do tom que a gente tá tocando alguma digitação pode cair com cordas soltas por exemplo a digitação número um que a gente [Música] viu se for tocada no tom de dó maior que é um tom para trás aqui as notas que a gente apertava com dedo um vão ficar na corda solta vai ficar até mais fácil de tocar Olha [Música] só então a
gente precisa realment estudar com carinho essas digitações né tocar em todos os tons para ir descobrindo esses segredinhos que estão escondidos aí e a gente só descobre realmente [Música] praticando quem assistiu a aula de introdução ao curso de escalas deve se lembrar daquela música que eu toquei junto com o Léo emar para demonstrar o improviso com a escala maior natural é um belo tema de badem po e Vinícius de Morais chamado Samba da Benção bom essa música é perfeita pra gente estudar improvisação com a escala maior porque ela só tem três acordes e todos os
três estão dentro do tom de ré maior então a gente pode usar a escala de ré maior natural com tranquilidade para fazer o improviso agora a gente vai ouvir novamente a música Vou chamar aqui o lar para me acompanhar de novo na sequência a gente vai acompanhar as explicações e sacar como que é na prática esse processo de improvisação com o repertório vamos [Música] lá [Música] s [Música] k [Música] C [Música] k [Música] [Música] k [Música] isso aí então para começar a aprender a música Vamos pegar os acordes que são os seguintes primeiro o mi
menor com sétima que a gente vai fazer nessa forminha aqui ó sem tocar a corda lá essa forma facilita a mudança pro próximo acorde que vai ser o lá com sétimo assim ó então só muda um dedo né tira o dedo quatro e vem aqui pro dedo três e o outro acorde vai ser o ré com sexta e baixo em F sostenido que a gente faz desse jeito aqui [Música] ó agora é bacana a gente aprender também a melodia da música que é a melodia feita pelo vocal só que a gente vai aprender a tocar
no violão assim a gente pode fazer um arranjinho em que a gente entra tocando primeiro a melodia da música e depois a gente vai cair na improvisação e aí o tema da música pode ser usado também para fazer o final da música n toca a melodia de novo PR acabar ou então para passar a bola pro solo do seu colega beleza vamos ver como que é a melodia da música solada aqui no violão você vai ver que é um solo tranquilo não é muito difícil de fazer e ao mesmo tempo ele é muito interessante sonoramente
saca [Música] só [Música] Então olha só Eu dividi esse solo em seis partes paraa gente aprender mais fácil primeira parte vai ser isso aqui [Música] ó essa parte é tocada duas vezes seguidas vamos entender melhor ó a gente vai usar aqui o dedo TR na casa número 4 da corda sol e o dedo dois na casa dois da mesma [Música] corda então o começo da frase é todo só com essas duas [Música] notas fechar frase a gente vem aqui com o dedo dois ó na terceira casa da corda si e depois volta a tocar a
nota si que tá aqui na quarta casa da corda sol foi onde a gente começou o sol [Música] ó essa frase é tocada duas vezes [Música] seguidas então a gente pode perceber que a segunda frase é uma variação da primeira a gente começa exatamente igual só que ao invés de vir aqui pra corda si a gente vai fazer um slide lá na mizinha ó da quinta até a sétima casa depois a gente toca de novo a sétima casa e fecha tocando a nota da quinta [Música] casa jo vamos pra terceira parte do solo que é
isso aqui ó Então a gente vai ficar aqui na sétima casa e na quinta casa da misinha fazendo uma melodia que parece muito com a primeira melodia que a gente fez [Música] Ó depois a gente sobe pra corda si e usa também as mesmas casas 7 e c faz só um vai e vem ó 7 [Música] 57 joia Vamos pra quarta parte do salo Olha só novamente sétima casa da corda si alternando com a quinta casa só que aqui depois de tocar novamente a nota da quinta casa a gente vem na sexta casa da corda
sol e aí escorrega a mão para tocar a nota da segunda casa dessa mesma corda e fechar com a nota da casa quatro fica assim [Música] ó joia a quinta parte do solo vai ser a repetição da primeira parte olha [Música] só e agora a última parte a frase final do Sol que é isso aqui [Música] ó quer dizer a gente vem novamente com aquela mesma frase do [Música] começo e para fechar a gente faz um slide da casa TR até a casa C na corda si e depois toca a casa TRS para finalizar aqui
a gente tá fazendo um vibra e o Vibrato é uma coisa que você pode usar à vontade em toda nota que for um pouquinho mais longa O Vibrato vai cair bem porque valoriza um pouco né a propagação do som da nota aí então vou tocar a melodia inteira agora pra gente fazer a revisão olha [Música] só [Música] joia bom agora pra gente conseguir improvisar bem em cima dessa Harmonia aí usando a escala maior é importante a gente entender melhor a função desses acordes quer dizer a gente tem três acordes ouvindo bem ó os dois primeiros
acordes na verdade estão fazendo uma preparação pro próximo acorde que é o Acorde ré que é a tônica da música né esse é o acorde do Tom então os outros dois acordes só fazem uma preparação quer dizer eles vão chamar a tônica da música ó tanto é que se eu não toco o próximo acorde a gente fica com essa suspensão né uma sensação de que tá faltando alguma coisa E aí depois resolve aqui no acorde tônica Então olha só como os dois primeiros acordes duram um pouco menos tempo o bacana é a gente organizar as
frases musicais de modo que a gente faça um fraseado nos dois primeiros acordes e conclua a frase no acorde de ré que é o ré com cxa baixo em fáil tenido E aí a gente pode concluir a frase em qualquer uma das notas desse acorde esse acorde tem quatro notas vamos olhar a tabelinha para sacar Quais são as notas desse acorde Olha [Música] só bom o Acorde tem o f sostenido no baixo é important gente saber que sostenido é terça do acorde na verdade é acorde invertido oe ainda tem a nota ré que é sua
nota fundamental que d o nome acorde a nota lá que é a quinta justa do acorde e a nota si que é a sexta maior desse Acorde por isso ele é um ré com sexta e o baixo emf sustenido bom agora pra gente conseguir encontrar aqui as notas desse acorde dentro da digitação da escala a gente vai usar esse diagrama que vai aparecer agora e ele traz em destaque as notas do acorde de R com sexta com baixo em F estendido observe a gente vai usar primeiro aqui aquela digitação que foi a primeira digitação que
a gente viu na aula vamos recordar a [Música] [Aplausos] [Música] ditação terminando aqui na tônica joia bom a tônica da escala Já é a fundamental do nosso acorde que é a nota ré a gente vai encontrar aqui na quinta casa da corda lá e na sétima casa da corda sol o diagrama ainda Mostra aí a nota fa sustenido que é a terça do nosso acorde ó a gente vai encontrar essa nota na quarta casa da corda ré e na sétima casa da corda [Música] si a outra nota importante aí a nota L que vai ser
a quinta justa desse acorde a gente vai encontrar essa nota aqui na sétima casa da corda ré e na quinta casa da corda mizona e da corda [Música] mizinha e a última nota Aí do nosso acorde é a nota si que a gente encontra aqui na quarta casa da corda sol essa nota é a sexta maior do nosso acorde e a gente vai encontrar também na sétima casa da mizinha e da [Música] mizona então recapitulando fundamental do acorde terça maior quinta Justa e sexta maior qualquer uma dessas quatro notas vão resolver bem a frase no
acorde de ré com sexta então para um pouquinho agora o vídeo estuda tenta encontrar essas notas dentro da escala aí de uma forma bacana né dentro do fraseado fazendo um solo improvisado E aí depois você vai est pronto para tocar a música junto com a gente Beleza agora eu e o Leo Vamos demonstrar para vocês mais um pouquinho como que é esse tiro ao alvo dentro da harmonia aí do Samba da Benção vamos lá o l vai voltar aqui pra gente fazer demonstração para [Música] vocês [Música] bom como a gente pode perceber quando a gente
usa a fundamental do acorde para resolver as frases a frase tem um efeito muito concludente quer dizer fica como um ponto final mesmo é a resolução vamos dizer assim mais óbvia pros ouvidos agora a gente vai experimentar uma coisa um pouco diferente e vamos usar a terça maior do acorde para finalizar as nossas frases no acorde ré com sexta ou seja a gente vai tocar a nota fa sustenido no final das frases conforme tá marcado aí no [Música] diagrama [Música] [Risadas] [Música] C [Música] bom então a terça maior já tem um som um pouco mais
suave né ela resolve a frase bem Porém deixa ainda uma vírgula assim como se o sol ainda tivesse mais alguma coisa para contar a gente vai ver agora como que é a sonoridade da quinta just do acorde na resolução no final das frases aí em cima do acorde de recona Então a gente vai tocar a nota lá que tá indicada agora em destaque no diagrama aqui no final das [Música] frases [Música] k [Música] h Bacana Então é mais uma opção pra gente conseguir um efeito sonoro um pouco diferente também né cada nota tem sua própria
identidade aí nesse caso vai produzir um efeito diferente junto com o Acorde agora a gente vai a nossa última opção aqui do nosso exercício do Tirol alvo que é resolver a frase na sexta maior do acorde ou seja tocando aqui o ré com sexto com baixo sustenido a gente vai resolver a frase com a nota si que é a sexta do acorde saca só [Música] k [Música] k [Música] bom esse exemplo que a gente deu para vocês é só uma demonstração de como que a gente pode exercitar e brincar um pouquinho também com essa ideia
de mirar apenas uma nota né se limitar um pouco para poder aumentar o nível de consciência que a gente tem quando a gente tá solando e é isso aí essa foi a nossa aula sobre a escala maior natural dando sequência ao nosso curso de escalas improvisação não deixa de baixar a apostila em PDF através do link que tá aqui na descrição desse vídeo bom essa aula na verdade não é uma simples aula é como se fossem várias aulas Reunidas num só vídeo então você pode ficar à vontade se quiser assistir um pedaço do vídeo parar
para treinar um pouquinho e depois seguir assistindo o resto ou mesmo assistir ao vídeo várias vezes até sentir que conteúdo tá bem assimilado e apostila também vai ajudar muito na hora de memorizar a informação mais teórica e as digitações da escala e também D uma revisada em todas as informações que eu tô falando aqui para vocês durante o vídeo Valeu bom som para todo mundo espero que vocês tenham gostado e deixem os comentários aqui pra gente sacar como que a gente pode melhorar ainda mais e seguir ajudando vocês a evoluirem com a música bom som
para todo mundo e até a próxima n