Tudo bem pessoal os comentários sobre lookback produção dirigida por kyotaka oama que adaptado do Mangá One shot do tatsuki fujimoto um longa que teve um circuito bem pequeno nos cinemas eu até perdi o circuito no local onde eu moro ficou uma semana apenas em exibição e que pelo menos Diferentemente de várias outras Produções do Japão que às vezes demoram muito para entrar no catálogo de streaming teve um licenciamento internacional mais fácil no Brasil está disponível no catálogo Prime video e Eu Na verdade me lembrei de ver essa produção por conta do comentário de um inscrito
na Live eu assisti no domingo e posso falar gente que eu tomei uma pancada emocional num projeto que é fascinante e aqui eu queria fazer inicialmente toda uma articulação de pensamento quanto a necessidade de você fechar uma produção com 1 hora e meia especialmente paraa animação porque você pode notar que esse é o número Mágico Se não tem uma hora e meia o estúdio praticamente ele pede para que a equipe volte e consiga arranjar mais conteúdo isso vai gerar os fers né histórias secundárias ou mesmo algum interesse quem sabe pra cena pós créditos lookback tem
menos de uma hora de duração e eu garanto que nessa pancada que ele dá é um filme que te deixa totalmente envolvido que realmente no meu caso eu fiquei bem emocionado aqui Eu também preciso abrir um parênteses eu sei que provavelmente muitas pessoas que vão visitar esse vídeo conhecem a obra do fujimoto Eu não conhecia o mangá Look Back até depois de assistir eu acabei comprando mas eu não li ainda não conhecia assim como eu não tenho muita familiaridade com chas al Man e Fire Punch ainda que eu saiba de toda a repercussão e do
talento dele eu arrisco dizer que cada detalhe de lookback que faz uma grande reflexão sobre a arte sobre criatividade também é pensado justamente nessa profunda conexão que o espectador cria com duas personagens completamente diferentes com histórias e também objetivos que não parecem ter qualquer tipo de familiaridade até que existe um encontro até que existe simbolicamente duas pessoas Unidas né e isso faz com que a narrativa ganhe um peso muito forte eu comentei ainda nesse ano sobre Flow que considera uma animação extraordinária sem diálogos e lookback me deixou encantado pelo a maneira Como consegue com diálogos
reduzidos em muitas ocasiões esse profundo Impacto porque você não precisa expor muita coisa você acaba sentindo pelo desenvolvimento natural de uma história e pela reflexão toda em torno do ec eu penso também que existe um grande comentário sobre os profissionais da área da animação não só no Japão mas em angústias que elas são partilhadas por diferentes pessoas em diferentes locais do mundo que produzem esse conteúdo né E aí você tem dois Dois caminhos que inclusive o filme acaba debatendo aquela pessoa que busca se aprimorar quem sabe vendo uma grande profissão que faz pelo dinheiro que
faz pelo reconhecimento e aquela pessoa que faz animação que tem todo um processo criativo porque ama Realmente isso E aí lookback coloca uma pergunta pra consideração levando toda a estrutura da animação de produção de Mangá Você trabalha com o que ama e se sim você realmente se sente envolvido e recompensado por isso a partir de questões como essa que passa do pessoal pro profissional Você nota Por que duas pessoas formam uma parceria e simbolicamente acabam aprendendo uma com a outra fujino e koto são duas jovens artistas que se conectam pelo talento e pela dedicação ao
mangá apesar das personalidades diferentes e de uma rivalidade inicial a parceria evolui para uma amizade intensa impulsionada pelo Desejo de criar essa é uma produção também sobre memória arrependo mento de olhar para trás e pensar será que eu tomei a melhor decisão Em um determinado contexto dada uma situação o que seria da minha vida se eu tivesse feito um detalhe diferente se eu tivesse optado por uma outra abordagem Quem Sabe Um Diálogo o olhar para trás o olhar pra vida que tem o reconhecimento de antigas vulnerabilidades ao mesmo tempo que marca o caminho que pode
gerar um sorriso ao analizar uma amizade ou uma lágrima ao ver uma oportunidade perdida aí nós temos duas personagens bem bem diferentes como eu tô dizendo né uma extremamente autoconfiante que se desafia que quer aprender e que tem esse estímulo para se tornar uma grande figura desse mercado de produção de conteúdo relacionado Claro ao mangá que é a base da animação por isso o comentário sobre a indústria já que o moto ela é introvertida Ela tem uma ansiedade social muito forte você vê que ela é uma pessoa muito solitária só que o talento dela é
aquele talento natural é aquele talento de ficar deslumbrado ela não precisa ter um processo rápido ela não se Pressiona e isso faz com que o seu trabalho tenha tanta qualidade aí nós temos uma visão do mercado versus uma visão do conforto pessoal porque desenhar faz bem porque desenhar é aquele talento natural que a pessoa faz porque ama tanto é que para que omoto a arte serve como uma grande terapia ali ela consegue ser criativa ali ela sabe que ela consegue dar conta até mesmo de frustrações ou dos seus objetivos colocando tudo no desenho seja para
registrar uma memória ou para pensar no futuro então são pessoas com visões que tem um determinado contraste sobre caminhos sobre vida sobre rumo profissional só que aí elas acabam se aproximando e a forma como isso é registrado sempre das mãos dadas e dessa atenção muito especial paraa União das mãos ela é estupenda é realmente brilhante porque cada uma tem muito a oferecer pra outra seja pela segurança pessoal ou seja por esse conforto no que diz respeito à animação mesmo ao trabalho de excelência isso traz registros belíssimos e alguns que são emocionalmente devastadores por isso que
eu falo que com uma rodagem enxuta você não precisa ficar adicionando história secundária ou personagem que vai ser descartado para expor um diálogo Quem sabe você tem uma situação e essa situação ela te envolve do começo ao fim esse é o tipo de produção que você num minuto sente raiva de uma personagem e depois sente pena a partir de uma consideração Como eu disse do IC né ahi Se eu tivesse seguido tal caminho e se eu olhar para minha vida e ver que talvez não tenha feito a melhor decisão que a minha vida poderia ser
completamente diferente do ponto de vista criativo já que também é uma produção sobre a arte de desenhar temos o encontro da arte Rust Com contornos bem mais marcantes e sem a preocupação da linha perfeita até porque existem aqueles registros de memória o encontro disso vai vir com um estilo super colorido detalhado fascinante até mesmo pra movimentação das personagens que é algo bem complexo que envolve o desenho à mão junto dos aprimoramentos digitais que eu gostei bastante mesmo às vezes faltam palavras para as personagens registrar as emoções e elas fazem isso desenhando a aplicação desse desenho
na vida nas situações trágicas que são apresentadas no filme elas são extremamente envolventes por essa reflexão que dá título ao filme que é permanente eu fiquei muito envolvido o filme tem viradas dramáticas tem uma que ela é fortíssima outras não TM eu acredito o mesmo Impacto mas que te deixam refletindo ainda assim uma trilha sonora minimalista com uma melodia bem suave que marca também uma identidade para back que é uma animação que eu recomendo muito paraa lookback eu dou nota 9 o longa teve uma boa bilheteria no Japão teve uma expansão limitada Como eu disse
para diferentes mercados e o bom é que já chegou em diferentes serviços de streaming né Tá na prime vídeo no Brasil mas que é bacana porque às vezes como no caso de the first Land Dunk do ano passado demora um ano para uma distribuição oficial do cinema para aluguel digital e streaming nesse caso é uma produção que ela vai ter essa repercussão e que merece grande reconhecimento eu coloco como um destaque muito positivo de 2024 certo pessoal Muito obrigado pela atenção até mais e tchau