o Olá seja muito bem-vindo e muito bem-vinda mais um vídeo aqui do canal posso tocar eu sou a Dany desenho esse é mais um vídeo do conhecimento musical porque é aqui que a gente conversa sobre diversas Souza teoria da harmonia da percepção onde você diz venda tudo isso Onde você aprende a vivenciar isso para que de fato vocês perceba crescendo a música sendo capaz de aprender músicas mais avançadas um tempo dez vezes mais rápido em qualquer que seja instrumento que você toca e essa aula que hoje é especialmente para quem é iniciante de música então
se você é um iniciante está começando você chegou no aula que vai esclarecer muita coisa mesmo tá bom é para quem está começando a sua jornada de contato com a música para desmistificar alguns assuntos e para direcionar o entendimento de outros para que você possa ter um despertar o início do processo de de contato com a música muito gostoso muito muito prazeroso tá bom lá para conversar que eu quero dizer o seguinte para você quando nós estamos iniciando e o nosso tudo musical quando nós começamos a estudar a música Uma das primeiras coisas que nos
surge assim quando a gente entra em contato com esse ambiente é um questionamento como eu faço para entender esse código da partitura você já reparou quando você observa as pessoas tocando e ver as pessoas lendo partituras E você ainda não entendi nada sobre isso a suja essa curiosidade nessa vontade de entender como que funciona esse código da partitura né como é que isso realmente acontece como que isso se processa porque nós temos dois caminhos para aprender música ou por ouvido aprendendo o que a gente escuta imitando que a gente escuta alguém tocar de vídeos ou
lendo partituras e tentando decifrar como que aquele código ali faz sentido como que eu estraguei um sentido daquilo tentando se alfabetizar musicalmente se por um acaso você opta né ou se direcionam real vou começar a estudar música pelo caminho das partituras então alguns pontos tem que estar claro para você e nós vamos conversar são três pontos que o que eu separei aqui o primeiro ponto que tem que estar muito claro para você é como que funciona a leitura das notas musicais porque nós temos duas e notas musicais E você tem que entender que como que
ela se dispõe na pauta é tanto na questão da dimensão horizontal contra a dimensão vertical e quanto que é essa dimensão dela essa escrita dela na pauta musical traz de reflexo de automatismo de resposta motora que tem que ter eleição primeiro ponto que tem que internalizar né que dominar o segundo ponto que tem que internalizar é como que essas notas se distribuem como que é a função dela o valor dela é quanto tempo que elas tem como que ela segue uma uma questão matemática de proporção a lei de distribuição nas fórmulas de compasso porque entender
isso é o que vai trazer para você o entendimento do Ritmo se você toca em Qual ritmo ritmo da música Então você precisa entender essa lógica matemática essa lógica de proporção aí dos compassos é o segundo. O terceiro. Para que você consiga entender esse código da leitura da escrita musical é saber onde eu toco essas notas Ou seja é ter aquele gatinho de resposta mudou era porque você já entendeu a 12 notas entendi o código da escrita delas como que elas estão dispostas entende como elas trazem uma questão de ritmo como se tem que fazer
o ritmo de acordo com o formato que elas estão ali você entendeu isso mas e agora vem o terceiro. Como que eu tiro o som do instrumento como que essas informações aqui que eu já entendi meu corpo já sabe como é que é mas como que o projeto Então eu tenho que começar a me preocupar com a questão técnica com a questão de entender como o produto o sono instrumento Qual é como eu ativo essas respostas motoras e isso é muito particular de cada instrumento os outros dois é tão comuns a música em geral então
independente do instrumento a base é a mesma porém essa questão de como que eu como artículo como é que eu produzo melhor som no instrumento como que eu vou criando esses automatismos a memorização tatio essa coordenação motora de ter uma resposta rápida para aquilo que eu vi meu corpo provado que o instrumento isso eu vou treinando de acordo com o meu e também que isso é muito específico e esses três fatores ele se interconectam um interfere no outro porém eles preciso estar automatizados Independentes O problema é que às vezes a gente começa a arte da
música de começa a entender esse código da leitura das partituras e a gente começa a sentir sufocado a perdido assim e você não sabe como é que você dá conta porque porque geralmente você está tentando processualizar esses três pontos de forma a simultânea você está tentando fazer isso tudo junto mas ou não dá quando a gente tá treinando esse nosso pro em contato com a partitura não dá para gente sufocar o nosso cérebro para que ele foque nos três ao mesmo tempo se você fica perdido não sabe qual que é Presta atenção você presta atenção
na letra das notas no ritmo delas ou no teu instrumento Então na verdade eles exigem esses três pontos existe um trabalho individual onde você automatiza cada um deles onde você cria referências internas de automatismo mesmo para que aí sim quando você vai para leitura você consiga tá focado em um ponto e não os 32 deles tem que tá automatizados fica focado em um ponto você fica focado no seu instrumento a questão da das novas e do Ritmo delas vai fluindo se não for assim você vai se sentir cada vez mais sufocado e cada vez mais
perdido Então essa é uma primeira dica para você que está começando na música e que tá indo por esse caminho de entender o código da notação musical já tomar nota disso porque não adianta você tem a pensar nos três ao mesmo tempo tem que fazer mais exercícios tem que fazer mais um trabalho focado em cada área e não é só um trabalho conceitual de saber o nome da nota de saber o valor dela é um trabalho de vivência de internalizar isso ao ponto do seu corpo ter automatismo Quando bate o olho já sabe a resposta
de forma rápida isso tem que tem que ir acontecendo em paralelo enquanto isso não acontece trabalho em paralelo ao teu trabalho de se desenvolver na técnica do instrumento Enquanto isso não acontece você Continuará tendo dificuldade continuar tendo a sensação de estar sufocado enquanto tá lendo a partitura de ficar muito difícil de não saber em qual elemento é Presta atenção tá bom bom então vamos lá eu vou te dar algumas outras dicas para cada um desses pontos específicos Vamos trabalhar na questão das notas musicais O que que você precisa saber sobre as notas musicais Tô começando
ajudar e quer entender mais você precisa entender primeira coisa que nós não temos sete notas musicais que nós temos doze notas musicais ok que você precisa conhecer como que essas notas musicais São grafadas mas você precisa saber que são doze notas musicais Esse é o primeiro. Então você já aprendeu que temos o dou é o me o pa o sol Olá e o se e que em algumas em alguns países essas notas não tem esse nome elas são representadas por letras do alfabeto por exemplo nos Estados Unidos é assim na Alemanha assim alguns outros países
usam a representação de letras alfabeto de forma que fica assim a correlação Tá certo no Brasil nós usamos isso para os acordes no Brasil a gente usa essa correlação das letras do alfabeto para representar os acordes não só as notas musicais tá né nesses outros países representam o nome da nota pura Ok porque um acorde não é uma nota é um acorde é a seleção de no mínimo 3 nós quando você toca um acorde está soando no mínimo três notas então no Brasil a gente usa essas letras a gente fala acorde de fá tá falando
mais nota do que sol fá porém nesses outros países a letra do alfabeto indica apenas uma notinha tá bom importante ter clareza disso bom essas notas são as nossas chamadas de naturais porém existem notas e no meio né Digamos que dividem elas notas intermediárias podemos dizer assim nós temos mais cinco notas especificamente aqui ó no meio doido ré do Rei do me do pai do Sol o sol do lado lado se não temos uma nota aqui entre o meio eo fim ah e também não temos uma nota aqui entre o cio do porque as notas
musicais elas são dispostas no nosso instrumento de forma cíclica né Nós vamos ter do ré mi fá sol lá si acabou se recomeça Lorrana eu faço acabou se recomeça E aí vai vir para cá também para o grave né então a gente tava do Silas ou FOB não tem mais voz para cantar tão grave mas eu quero dizer que a sequência ela se repete de forma cíclica Ok e entre o se e o Recomeço da sequência não tem nenhuma nota apenas entre um miúfa e o e o DOC recomeça lá não tem nenhuma alta intermediária
porque era ele porque essas duas notas tem uma distância menor entre elas já você vai aprender isso futuramente não compete aqui a gente abre espaço para isso para não te confundir ok porém essas outras notas tem uma distância maior entre elas isso é cálculo matemático como a uma o centro do nosso sistema musical essa distância maior comporta uma divisão aqui que gerou outros o musical aqui no meio Ok basta isso por enquanto lá na frente você tem que entender mais mas lá na frente vamos com cuidado para não confundir não perder o foco aqui tem
um notas intermediárias que são as notas que tem sustenido então é toda vez que eu venho aqui ó isso Bill ficou e levando aqui né para chegar na lei do caminho então eu subi de um passinho de subida eu coloco um sustenido o sustenido é um símbolo que a gente usa para indicar que essa nota subiu um pouco a altura dela invés de ser Thor assim não passa a ser gló sustenido o som subiu fica um pouco mais aguda nosso Ceni não tá bom e a mesma coisa acontece aqui eu subi o som do ré
o Hair aqui é eu gostei lindo que compete com mais aguda é é outro som a mesma coisa acontece aqui aqui no meio eu vou subir eu tenho sustenido aqui eu vou subir o sol sol sustenido e aqui eu vou subir lá eu tenho um laço até medo Tá bom toda vez que eu vou subir a gente coloca esse símbolo do sustenido é assim que se usa é assim que se convencionou na música porém a gente também pode ter uma outra forma de nomear essa nota que é uma forma baseada em descer Como assim descer
nenê porque aqui ó eu peguei subindo sustenido Mas eu posso descer o ré se eu desço ré então eu vou chegar no mesmo lugar mas aí eu no meio como ré Bemol Tá vendo porque eu posso fazer um movimento de estar numa nota Hair e querer descer que ele voltar eu vou voltar para os nossos Unidos Sim vou mas eu posso também falar que eu tô descendo para o ré primo ou seja o que que eu tô querendo dizer para em algum outro nome que é o nome Bemol mas que na verdade é o mesmo
som desse aqui o que que você aprende disso que nomear como Bemol significa que eu fiz movimento de descer de descer de andar um pouquinho para trás entendeu E aí eu não meio como have é mal para mostrar o rack e desceu e quando eu não me reconstruído foi que eu subi um pouco portanto eu tenho dois nomes para o mesmo para mesmo som dó sustenido ou Bemol na verdade é o único som tem dois nomes Mas é uma coisa só oque é como falar Lombardi e Samuel aqui no canal você consegue sempre Lombardi é
o nosso Lombardi Mas ele também chama agora tem dois nomes Lombardi e Samuel entendeu dois homens para mesma coisa é o mesmo som aqui tá bom esse tipo de coincidência na música recebe o nome chamam-se notas enarmônicas essa coincidência de ter dois nomes para o mesmo som então quando a gente tem uma enarmonia Nós temos duas notas que e harmônicas ou seja tem dois nomes Mas é o mesmo é o mesmo som e Aqui Acontece nesse processo se eu descer eu me então eu vou ter mim Bemol para o mesmo som se eu descer aqui
o movimento do Sol então eu vou ter sol Bemol se eu desse movimento do lá então eu tenho lá Bemol esse eu desço aqui eu botei esse Bemol também estão notas enarmônicas tá bom resumindo é daqui que você percebe que nós temos doze notas um dois três quatro cinco seis sete oito nove dez onze doze doze sons musicais os nossos instrumentos tem essa formatação eles tem 12 sons musicais e isso aqui gera a nossa escala cromática a escala dos Doze sons que nós temos Ok então você precisa saber disso doze sons nossas ter ido essa
Unido o que fofa lindo sol sustenido nós ter ido lhe chegou aqui que vai acontecer vai recomeçar a a esse eu voltar se eu fizer uma coisa de voltar o Olá meu irmão sol salve Malva me morre ranielton esse é o primeiro ponto que precisa estar bem claro para você segundo. Você precisa saber que essas notas elas vêm escritas numa falta não conjunto de linhas que é chamado de pauta então elas vêm escritas nisso aqui ó elas não vem escrita por extenso as nossas elas assumem uma forma ela vem com uma bolinha tá vendo assim
e elas estão escritas dentro desse conjunto de 5 linhas e 4 espaços que é a pauta pauta ou pentagrama é assim que é chamado pauta ou pentagrama a nossa pode ficar numa linha ou ela pode ficar no espaço da pauta ou pentagrama Ok e ela pode ser escrito assim ó uma do lado da outra ou ela pode ser escrita uma em cima da outra você pode ver tipo um cachinho de uva então após ter uma dimensão horizontal ou uma dimensão a calda escrita e toda vez que ela estava essa dimensão aqui de subir lá está
subindo quanto mais alta ela tá indo na pauta ela está representando os sons que estão ficando mais Agudos como sustenido que tá subindo né Toda vez que eu tô tocando e o som estão ficando mais Agudos quer dizer que essas notas estão indo cada vez mais para o alto na pauta do mi fá sol lá cedo tá subindo tá indo para Agudo se você percebe que a movimentação das notas é em direção a uma descida aqui ó Então você tá vendo o movimento que tá ficando cada vez mais grave você vai tirar sons graves do
seu instrumento Ok e a nossa ela sempre fica ou numa linha ou no espaço às vezes ela fica fora da pauta tipo essa aqui que eu fiz tá vendo ó tá fora da pauta mas por que isso daí nem porque a pauta só tem 5 linhas e 4 espaços ou seja dá para colocar uma latinha em cada linha portanto cinco notinhas e quatro espaço bom Então mais quatro não tinha nos Espaços 9 notas e acabou mas o nosso instrumento não tem só nove né ele vai ter uma sequência aqui da 7 possíveis notinhas né e
depois dessas sete aqui naturais recomeça a extensão do nosso instrumento é de recomeçar várias vezes isso ou seja 7 + 7 + 7 + 7 no mínimo né No mínimo isso mesmo então não vai ter só nove notas é precisar de mais espaço para colocar aí não tem na pauta mas espaço quando não tem a gente começa colocar essas linhas aqui para fora para pendurar nota penduradinha sabe como se a gente fizesse um como é que se fala quando você tá com um puxadinho né você construiu um puxadinho na casa vai fazer um puxadinho aqui
né tinha nota aqui aí aqui já acabou então você puxa uma linha faz o puxadinho você deixa o puxadinho vem na janelinha Põe mais um puxadinho você vai fazendo puxadinhos aí pra caminha mais nossas porque precisar cabelo e esses puxadinhos são chamadas de linhas suplementares as linhas que estão fora da porta que estão suplementando que tá faltando né Tá precisa de uma suplementação aí beleza até aí agora eu preciso te dizer o seguinte é são doze notas não é pois é mas na hora de registrar aqui na pauta essas notas que estão com acidentes que
que é acidente Dani sustenido e Bemol é acidente essa voz que tem esses acidentes ou também chamado de sinais de alteração essas notas aqui elas estão escritas no mesmo lugar que essas naturais vou explicar isso melhor aqui assim ó você tá aqui na pauta Oi e aí vamos supor que o dou é inscrito nessa primeira linha tá vendo para escrever o ré você vai subir ele então o resto fica aqui no espaço logo em cima mas o do sustenido fica entre os dois e fica no mesmo lugar que esse aqui que você escreve de novo
aqui e bota os ter ido antes ó tá vendo Então se esse é mudou o ré para cima é no espaço aqui em cima mas o doce tem linda no mesmo lugar que o dou natural o doce tem nada o doce Talita se inscreve no mesmo lugar da falta porém eu coloco os ter ido antes decore em sustenido é antes nós não falamos do sustenido Pois é mas na escrita ao contrário a escrita é sustenido ó não do sustenido é sustenido do entendeu E aí tipo assim ó ré Se for para escrever ré sustenido fica
no mesmo lugar mesmo lugar não é natural e bota a vitamina agora o me o me sobe um passinho na pauta me Então vai para Então fica linha espaço linha Amy se eu quiser fazer um me que tá voltando mi bemol eu deixo no mesmo lugar e boto o Bemol Mas você sabe que você vai procurar no seu instrumento uma nota que tá antes que volta entendeu pelas notas com alteração elas estão escritas no mesmo lugar das notas que não tem acidente por e e ela é indicam o movimentar ções mais agudo ou mais grave
no nosso instrumento Ok terceiro ponto que tem que saber que essas notas aqui escritas na pauta não tem nenhum nome se eu não colocar um sinal aqui isso aqui que eu fiz aqui na pauta são só bolinhas com sustenido e com Bemol não tem nome não dá para dizer se é doce rsm porque a nota só ganha o nome quando a gente coloca um sinal aqui na frente tipo esse aqui ó esse sinal chama Clave nós temos três tipos de clave a clave de sol a clave de fá e a clave de dó existem três
possíveis sinais que você vai encontrar alguns instrumentos usam essa alguns usam essa alguns usam essa alguns usam as três alguns usam só essas duas alguns usam só essas duas então o fato o que você precisa saber no teu instrumento Qual que é a clave que é usada e talvez esteja perguntando se esqueça que seguinte cada Clave ela foi designada para acolher um timbre uma sonoridade de notas então a clave de sol ela vem com para acompanhar as notas que tem uma sonoridade mais aguda médio Agudo um são médio Agudo Então os instrumentos que tem esse
timbre mais de notas médias agudas tipo guitarra violão violino flauta esses instrumentos o próprio piano esses instrumentos vão sempre a ter na escrita das notas a clave de sol antes todas as notas que estão escritas na Cohab sol elas representam uma sonoridade médio Agudo a clave de fá ela era usada para instrumentos que tem uma sonoridade do médio grave então todos os trabalhos que tem esse som mais do médio grave então vamos colocar lá contrabaixo violoncelo O que contém uma sonoridade mais graviu vai usar clave de fá as suas partituras vão vir sempre com clave
de fá Porque foi assim que se definiu notas graves vou escrever em clave de fá e a clave de dó ela tem trás histórico de ser Clave e associada com a música vocal com o canto coral com as vozes né então existe existem quatro clave de dó porque eu posso posicionar a clave de dó em diferentes locais na pauta porque por um traço histórico do canto coral porque essa voz do coral cantava nessa Clave aquela outra voz do coral canta na outra a clave de dó e essa aqui canta na outra clave de dó Essa
é a clave aqui é tem esse traço histórico de vínculo com o canto Lembrando que vamos lembrar uma coisa que é interessante para você uma curiosidade tá a toda teoria toda a notação musical surgiu dentro da igreja tava muito vinculada com a Igreja Católica E por quê Porque a notação musical ela foi começar a ser desenvolvido em meados do século 19 e o período da Baixa Idade Média nessa época se você lembra bem das suas aulas de história eu lembro tão bem mas um pouco que a gente lembra é interessante revitalizar nessa época da idade
média época que é a igreja Detinha o poder econômico o poder religioso e assim era época que eles detinham a cultura ou quem sabia ler quem sabia escrever eram os padres eram o pessoal que estava ligado à igreja católica Ok o povo a grande massa do Povo era iletrada não tinha escola não estudava então não tinha esse ato de escrever de fazer livros de ler entende de produzir era um pessoal mais que tava ali nos campos eram camponeses era uma época que começou a surgir o comércio então começou a florar a burguesia e onde os
músicos nisso tudo não tinha música no meio esse povo Lógico que tinha sempre existiu música todo mundo sempre fez músicas mas tinha escola de música Não lógico que não mas tinha escola sim onde dentro da igreja porque porque nós pessoas que sabiam ler e estavam acostumados a lidar com a educação Ok o povo estudava tinha escola formatada povo não não tinha não tinha nada disso ainda ainda mas o pessoal tocava eu só fazia a música ou os trovadores estavam lá o pessoal ia para a não lembro como que chama isso barzinhos ele para cavernas é
que tava tocando eu tava fazendo as suas músicas e todo o aprendizado era de ouvido era transmissão oral e não tinha se nessa época Ainda da idade média uma forma de registrar nem existia tantos padres não tinham conta o povo também não tinha ninguém tinha inventado como que se escreve partitura esse processo começou a despertar lá no século 19 depois de Cristo Eita depois que Jesus veio ao mundo do século 19 há muitos anos depois que começou a despertar esse começou a surgir as primeiras tentativas de registrar de formar o registro musical E isso aconteceu
dentro da igreja porque os padres eram letrados e dentro da igreja não se permitia instrumentos nessa época era só música cantada era o cantochão era o canto gregoriano dentro da igreja católica o princípio ali da do Canto da música na igreja era se diferenciar totalmente da música chamada de música profana que era música enrolava com o povo fora da igreja então o que que rolava com o povo música instrumental tinha pessoal tocando instrumento na igreja só pessoas cantando então o todo o traço histórico foi que a música vocal começou a ser registrada antes da instrumental
nela nasceu com a música vocal sendo registrada né então isso vem a música vocal não é que não existia instrumental lógico existia e depois em frente quando Martinho Lutero rompeu com a igreja surgiu a Igreja Luterana E aí surgiu o bumbum de colocar instrumentos dentro da Igreja Luterana também E aí temos o bar o grande compositor que surgiu e que compôs tanta coisa que deu um bom eu levou tanto nível musical da época ele estava vinculado à Igreja Luterana Mas é por isso que a gente percebe o traço histórico dessa Clave com o canto coral
com as vozes Como cantar até por isso essa essa Clave aquela tida como Clave que pega uma região média de textura mais ou menos o média hoje né hoje porque não se usa as quatro palavras hoje hoje só se usa duas delas a clave de dó que tá na terceira linha e clave de dó da quarta linha E são poucos instrumentos que usam muito poucos viola de arco usa violoncelo USA for me engano trombone usa muito pouca bem pontual a maior parte dos instrumentos usa essas duas classes e o fato é que você precisa saber
qual que é claro eu também então por que num primeiro momento você precisa focar em aprender e Na cave do teu instrumento depois é muito importante é rico que você aprende em todas porque isso vai te dar uma leque de entendimento de possibilidades de práticas musicais depois não Provavelmente você aprende no seu instrumento aprender as três significa aprender um único princípio toda a clave dá o nome dela ela tem o nome essa Claro sol essa clave de fá essa clave de dó toda a ver qual que é uma dela dá o nome dela por uma
nota que fica na linha dela Lembra que eu falei que existe essa aqui as mais usadas na terceira linha e da quarta linha Pois é existem essas aqui hoje em dia mais usada a terceira da quarta linha essa aqui é na terceira na quarta minha mas a mais usada é da quarta da terceira e eu não vejo um instrumento mas os livros de teoria dizem que existe e essa aqui é na segunda minha Pois é toda vez que você pega uma latinha que tá na linha da clave Por exemplo essa que essa tá na linha
da clave porque as linhas são contadas de baixo para cima Então essa é a segunda linha é a linha da classe se convencional com a clave de sol uma hora na segunda linha então quando a vez que eu tenho uma nota na linha na Clave ela ganha o nome da clave essa nota chama sol e se essa nota Obrigatoriamente chama sol eu sei como chama essa que tá no mesmo lugar sol Bemol AM e se essa tá um pouquinho para baixo eu sei que chama fa porque eu preciso decorar a sequência né das doze notas
do dastane do resta dentro do Mi Fá tem uma sequência de subida e descida que eu preciso ter na minha mente quando está descendo o sol eu venho Profa lembra sequência de descida Então eu preciso saber isso aqui não é e essa sequência de subida dó ré mi dó ré mi fá sol lá si dó tá subindo e tem as notas intermediárias aqui né que tenha dó sustenido aqui tem o resto é lindo tem notas intermediárias mas eu preciso saber a descida também se eu tô no sol a descida essa doce lá salvar tá então
a partir do momento que eu sei que essa aqui é sol eu sei que você quer fa e que essa aqui é fácil ter medo né Essa e essa também é falta mais lugar pai Essa é fácil é linda e aí essa daqui descer eu sei que você quer me mas a minha está lindo e essa é minha natural mesmo então apenas por dar um nome para uma nota eu sei o nome de todas as outras Ok mas o princípio é o mesmo e o efeito desse princípio faz com que as notas mudem de nome
se mudar a clave É transcensão eu falei que essa garota chama sol quando ela tava segunda linha é porque ela está com essa Clave porque se eu colocar ela aqui ó E se eu colocar aqui na clave de fá da quarta linha Anna coloquei uma nota na segunda linha ela vai chamar sol não como que ela vai chamar vamos calcular porque a minha referência é a linha da clave a nota que está na linha na clara chama o nome da Claro que tem o mesmo nome teclado então é essa no caso chama faca se essa
chama fa eu vou descendo aqui para calcular e chegar até essa aqui ó para saber qual seria o nome dela família doce tá vendo mudou o nome mudou totalmente o nome a clave todas as fases tem o mesmo princípio mas esse princípio faz com que as notas as bolinhas colocado na pauta tem o nomes completamente diferente se mudar quase então não adianta você ficar decorando que a notinha na segunda linha chama sol chama só na sua grave que em outra claro já não chama sol entendeu Por isso que não é prudente que no começo você
queira aprender todas as claras E aí é uma bagunça aprende do seu instrumento mas o meu instrumento tem duas claves para aprender por exemplo piano tem a clave de sol e de fa para aprender tem que aprender o nome das notas as duas casas Como que eu faço nesse caso ele vai com calma tudo começa a cada dia você não só queria aprender todas as notas e também a gente tem que lembrar que essas claves ela atribui uma sonoridade para Nossa lembra não é só um nome a clave atribui uma sonoridade a cobre sol atribuição
novidade do grave com Agudo EA clave de fá do grave a clave de sol é do médio para o agudo EA clave de falha do médio para o grave elas atribuem sonoridade Então existe uma relação entre elas onde a gente aprende que acontece isso aqui ó Oi ó elas podem ser um sistema só um sistema único a clave de sol e a clave de fá fá Esse é um sistema único Aqui tá o sol que ganhou o nome da clave ó tá na segunda minha aqui tá o fato que ganhou o nome dessa Claro aqui
na quarta linha que a linha da clave Porém quando eu desço aqui ó e vou preenchendo aqui e Eu Chego nela é um sistema único de caminhada então ver sol para baixo pa para baixo me para baixo ré para baixo o dó para baixo já entrei na pauta que tá na Cohab sol na clave de fá si lá sol fá mi ré tá vendo que é uma coisa única Pois é Esse sou eu médio que a gente fala do médio para cima Agudo É a clave sol do médio para baixo a clave de fá e
esse som aqui é chamado nosso instrumento de duas três é o do Central você vai escutar a falar porque eu não sei onde tem vários doces O mais grave né o da 12 aí eu dou três ou quatro ficando cada vez mais agudo o do médio do A3 É esse aqui se esse é o remédio é esse som é esse aqui não é esse dó vem aqui lá é esse aqui e aí eu venho É parece um homem para simular o sol para cima e aí eu venho para cá se lá e enfim e quando
eu vou fazendo dessa forma eu vou entendendo que não é difícil memorizar duas claves se eu preciso para o instrumento basta eu entender que existe uma continuidade entre elas e gradativamente isso vai rolando o melhor eu vou lembrando disso gradativamente Ok mas foque no que é do seu instrumento no primeiro momento depois você tem que lembrar essa questão de que as notas não aparecem só no sentido horizontal tá elas podem aparecer escritas assim como eu disse para você que elas podem aparecer escritas empilhadas e quando elas estão empilhadas significa que você vai tocar todas ao
mesmo tempo vai tocar três notas mesmo tempo que nesse caso aqui assim o exemplo então a gente precisa acostumar a desenvolver a capacidade de saber o nome das três coisas estão em pé porque você vai ter que calcular essas vai ter que calcular que pulou uma do espaço e tem essa e pulou do espaço tem essa você calcula o nome para conseguir ter a prontidão de tocar as contas e aqui não aqui é uma de cada vez porque tá uma do lado da outra outra coisa que você precisa aprender a desenvolver leitura relativa porque no
começo nosso estudo musical a gente não tá não tem assim ah ah o nome da nota na ponta da língua está começando a memorizar e olha eu te digo você vai memorizar nem se preocupe com isso aí a gente fica se cobrando para memorizar logo cara você vai memorizar não se preocupe com isso de tempo naturais vai ver tanta essas notas que você vai memorizar mas no começo enquanto você não tá memorizado aprendi usar a leitura relativa que que a leitura relativa é a leitura que ele é um movimento da nota se você sabe que
ela tá subindo na pauta você não lembro o nome mas tá vendo está todo mundo subindo vai subindo as notas no teu instrumentos vai procurar nas nossas vizinhas Então você tá lendo a movimentação se você sabe que ela tá aqui e pulou alguém aqui ó tá vendo aqui por ou alguém do espaço botar linha linha linha Então quer dizer que vai pular uma nota vai pular uma casa às vezes duas casas você vai aprender a ler o posicionamento dela e a resposta da onde ela é que tecla é que digitação que ela é que casa
que ela era instrumento o começa a usar o recurso de um esperar a leitura absoluta mas eu não sei o nome dela deixa eu parar de tocar a partitura porque eu fiz saber o nome não olha a o espaçamento E aí você chuta entre "né que vai se machucar você vai saber qual é a correspondência dela de acordo com o espaço que ela está na pauta aonde ela ficaria mais ou menos um instrumento e assim você vai desenvolver metrô relativa nós devemos ter as duas leituras enquanto a gente lê tanto absoluta que bate o nome
sabe e bate o olho assim sabe o nome da nota Mas e se constrói com o tempo quanto a leitura relativa que é uma leitura intervala gitalia no intervalo dela na pauta é de quem essa dica importante e o próximo ponto é passa aprenda a fazer correspondência com o teu instrumento você tem que saber toda vez que você começa a aprender o nome essas notas e tals entendeu onde eu tô com isso onde é essa loja muito ciumenta eu preciso já começar ativar gatilho de resposta técnico motora onde é isso no vencimento adianta você saber
aqui tem que saber onde toca Esse instrumento esse dólar três que eu falei onde ele era instrumento se você fica perdido para começa a corrigir Às vezes isso acontece muito com a galera que toca violão que toca guitarra porque o braço do instrumento não deixa tão claro isso quanto por exemplo instrumento de teclas É muito visível a tecla do tecla ré no instrumento de teclas e nas instrumentos de sopro acho que também por causa digitação é mais visível por eles instrumentos de corda o braço do instrumento deixa isso em guloso do que na verdade eu
também de cordas mostra as doze notas então geralmente fica meio confuso e também tem um seguinte né trocou de cordas Esse é a mesma letra repetida em outra corda Então você precisa começar a desenvolver a treinar marca sequência essa escala cromática em todas as coisas pra conhecer mais criar memória tátil motor Dom distância as notas no instrumento precisa saber a correspondência dela agrafado aqui aonde ela é um instrumento nas várias cordas que ela era instrumento tá bom Gostou das dicas tomou nota tão para bebe um copo de água porque essa aula tá só começando e
eu vou trazer muito mais para você ainda mas se você já tá com dúvida já deixa aí seu comentário e fala uau da n me explica melhor isso eu preciso saber só dúvida para poder te ajudar então essa momento tá tomou aquela águinha não vai dar tempo de fazer um xizinho não sei que você paga o vídeo né mas não dá para parar Então vamos continuar e vou continuar agora fazendo outras dicas Poxa o deitar o que é que você precisa saber quando você tá começando esse da música que se refere ao ritmo musical os
valores das notas vamos lá vamos começar a conversar sobre isso é muito importante o primeiro ponto que você precisa saber que as notas musicais elas não tem um valor único um valor fixo as notas musicais quando elas são escritas na pauta elas assumem valores elas assumem valores o que elas têm entre elas é uma relação de subordinação de uma figura vale mais então ela manda mais ela vale mais ela tem eu tenho mais tempo para ela ok do que outras outras valem menos eu brincava com as crianças né mas uma brincadeira bem assim é só
para trazer para a realidade das Crianças eu falava que uma são mais ricas e outras são mais pobres e. Só isso entendeu mas ele não é fixo eu não sei quanto de dinheiro que a nossa rica tem quanto que é a pobre tem porque eles podem mudar mas o fato é que não mudava é que quem era rico e possuía sempre sendo rico com as castas indianas aí tem na pobre coração sempre pobre né enfim as figuras Elas têm um valor que não é fixo as podem mudar mas a relação entre elas de uma valer
mais do que a outra a onda esse é o primeiro ponto que tem que saber o segundo ponto que tem que saber é que essas figuras elas são colocadas na pauta e elas são metrificados elas vêm assim ó coloca o que é assim né coloca a clave e eu coloco as figuras e de repente fecha e tem a figura aqui também e fecha e elas vão começando a ser compactadas e um partes E essas partes são chamadas de compasso Então as figuras elas vão sendo estabelecidas em compassos aqui e que esses compassos musicais aqui seguem
uma uma ordem pré-estabelecida por uma fração que aparece aqui ó essa fração é a fórmula é uma fórmula é a forma que designa o que está acontecendo No Compasso essa fórmula aqui ela vai indicar quantos tempos tem a música quantos pulsos eu tô sentindo a música Pode ser dois pulsos 12 Parte 3 1231 ou parte 41 e três quatro e aí você precisa estudar mais sobre essas fórmulas de compasso entender sobre isso porque você vai ver que essas novas que estão colocadas aqui elas são colocadas de forma a agrupar cada pulso cada tempo esse caso
aqui é um exemplo de uma música que tem dois pulsos porque o número de cima que diz que tem dois pulsos então eu posso agrupar essas três notas em dois pulsos eu posso fazer da seguinte forma agrupei essas um pulso o e deixei essa para o outro pulso e quando começa a fazer isso eu mudo a roupa da nota você lembra que a nossa tava até então com uma bolinha branca né ela essa roupagem que ela tinha agora que mudou toda a roupa dela ela já ficou com uma roupa preta ficou com penduricalhos aqui né
Foi um negocinho aqui essa aqui essa ficou Comprido licario mudou a fisionomia a apresentação da nota isso fez mudar o nome dela não isso apenas designou para mim que isso aqui é um agrupamento que tá no primeiro pulso E que esse é o agrupamento de sons que tá no segundo curso Então as notas ela se agrupam e preenchem os pulsos que a fórmula de compasso tá passando você precisar acostumar a ver esses aqui esses agrupamentos e tem uma imagem interna de como que ele soa porque isso vai trazer para você o entendimento da lógica matemática
desses compassos e das células porque eu chamo isso de células Isso é uma célula que foi gerada para preencher o curso um essa é uma outra eu não sou só eu que chamo de célula tá isso é chamada de célula Só estava as vítimas isso é o é a célula ritmo que preenche o curso dois e o fato é que você precisa olhar para esse padrão aqui de célula e saber o som dele do mesmo jeito que você olha para esse padrão aqui de sílabas e sabe o som dela Qual que é o som dessa
sílaba cá Qual que é o som dessa za E aí você junta duas sílabas você fala casa porque alguém te ensinou a saber que ser mais a lá atrás você tava só foi precisando eu falo cá é esse som cá alguém te ensinou aqui é se mais a pesar e tem um som de z aqui é alguém que ensinou isso tanto que hoje você nem pensa mais você olha essa célula aqui que na verdade é uma sílaba e sabe o som dela sabe você pode falar em voz alta Mas pode falar também para o seu
ouvido interno Você lê em voz baixa eu tenho que olhar para isso aqui isso tem que aprender que o som de isso aqui é Tati Tati não é só você falar como se você tivesse chamando uma pessoa o touch não é você colocar isso dentro de uma sensação de um curso eu tenho que sentir o curso aqui curso é algo regular é uma batida constante que vai trazendo o chão da música Toda a música Tem um curso ele pode ser um posto que está mais rápido mas ele fica ali constante contantemente rápido ou ele pode
estar mais lento mas ele tem esse pulso Então você pega esse pulso sente um curso inventa a velocidade desse pulso qualquer que for ela e você distribui dentro dele a proporção matemática de Tati Tati Oi Tati não pode ser eu tirei o Tati Tati o Tati não é Tati Tati e assim você tá sentindo dois sons e um curso Tati Tati Tati Tati aqui é o som de Tá no pulso é um apenas um som o táxi do aeroporto todo tá não é tá não é assim tem que durar o som um curso todo tá
E aqui era Tati Tati e aí a hora que você juntos dois você fala como se fala casa você vai falar Tati Tatá Tati Tatá uma vez que você passa por esse processo de entender que as figuras musicais vão se agrupar assim você esquece aquela relação que às vezes te ensinam que a semibreve Vale qual e às vezes não né que muitas vezes ensinam que a mínima vale dois tempos e que a semínima vale um tempo e que a colcheia fale meio e daí saber que a coxinha Vale e-mail saber que coxeia vale neste ajuda
a tocar aqui você tem que na verdade entender como que você preenche o pulso como que você tá sentindo pulso E como que você controla a quantidade de sons no pulso entendeu e eu dei o exemplo com essa escrita e essa escrita veio baseada nesse compasso porém seu mundo compasso eu mudo totalmente a escrita vou dar outro exemplo se eu coloco aqui ó o compasso 2 por 2 é um outro tipo de compasso aqui pode vir a escrita vai mudar eu vou agrupar aqui de novo só que agora escrita fica assim ó e é diferente
são outras outras roupagens que surgiram aqui a nossa tava com essa roupa toda preta as três estavam pretas e as duas primeiras tinham essa união essa não tá vendo eu mudei de novo a roupagem na música essa roupagem é chamada de figuras musicais nós temos sete roupagens ou com o termo correto sete figuras musicais essa essa essa essa essa e faltou mais uma aqui no clube essa aqui ó E essas essa daqui essa essa segura chama semibreve essa chama mínima semínima colcheia semicolcheia fusa semifusa sem conta em qualquer livro teoria ok ok Essas são as
figuras musicais cada uma delas tem uma proporção de valor maior essa aqui vale mais essa aqui Vale menos de todas Ok Isso não muda essa vale mais essa vale menos e sempre vai diminuindo tá valendo cada vez menos menos na verdade vale metade essa daqui essa aqui é a metade dela esse aqui passa sempre trás dessa vai diminuindo sempre metade sempre metade vai ficando cada vez menor então só por aqui você percebe que essa aqui já vale mais do que essa daqui porque pela ordem que eu tô apresentando que eu tô falando que vai dormir
metade essa vale mais do que essa daqui beleza mas e daí como que eu toco isso que que adianta eu saber o tempo dela até porque aqui essa já não vale mais aquilo que ensinam automaticamente aqui em si não né geralmente e o que você vai ver falar é que essa aqui essa branquinha a mínima vale dois tempos não é uma verdade nesse compasso aqui ela já vai só um tempo mas o que é uma verdade é que ela vai sempre vale mais que essa se ela vale um tempo essas duas aqui Vale meio para
uma naquele exemplo ali quando ela vale dois ela pode valer dois Mas não é sempre se ela vale dois é essa aqui vale um porque ela é metade entendeu nesse caso ela vai leão Então os valores mudam mas a sensação de toque não me proporção porque isso aqui é de novo um agrupamento de uma célula tatty no pulso um e esse agrupamento de uma célula Tá no pulso dois como que eu toco isso e isso do mesmo jeito que eu leio em casa eu sei fazer a distribuição de dois sons no pulso Tati tá é
uma escrita diferente EA sonoridade a mesma Tati Tatá Tati Tatá é a mesma sonoridade daqui ó bom então você precisa começar a entender essas células buscar entender essa distribuição você precisa ganhar intimidade com as células rítmicas estudar mais sobre elas não ficar vinculada ao estudo do valor das notas mas sim da célula da distribuição porque quando você tiver lendo uma música A Primeira informação que você tem que pensar é nessa célula a gente me ama presta atenção nisso geralmente a gente vai dar uma música Nós nos preocupamos em ver qual é o nome da nota
que a gente se preocupa aqui ó nessa informação aqui ó ai qual é o nome da nota ela tá Cia lattafa qualquer nota que eu tô tocando presta atenção a primeira informação que você tem que ler numa partitura é a rítmica é a célula rítmica Se você souber como se dá sentido rítmico você vai tocar essa música muito bem tocada Se você não souber e mesmo que você saiba o nome ela vai ficar sem sentido Por exemplo a toca aqui só pensando nos nomes eu sei aqui essa é o sol que ganhou o homem da
clava então só o fá msm só toca ela se sentindo fica me pa e sol não teve sentido da música porque o ritmo eu que traz o sentido se eu cantar a música assim para você olha que coisa mais linda mais cheia de caça ela me menina que vem e que passa faz sentido para você não agora se eu cantar ela com o ritmo correto dela Olha que coisa mais linda mais cheia de graça é ela menina que vem e que passa num doce balanço aí você lembra da Melodia seu canto olha que coisa mais
linda mais cheia de eu tô contando as mesmas notas as mesmas alturas os os nomes mas não tenho ritmo O que traz o sentido para leitura musical para escrita musical é a célula rítmica portanto quando você olha uma postura sua primeira preocupação é qual é a leitura rítmica de escola sentido ritmico Então tem que olhar para cá eu tenho que perceber são dois pulsos Tati Tatá Tati Tatá se eu sei fazer isso agora eu projeto no instrumento buscando a nota me a nota fá ela tá sol mas o amarro elas nisso aqui Tati Tatá Tati
Tatá e não mais B sol fica sem sentido mi fá sol Que fator por isso que você tem que primeiro de tudo se preocupar com a questão rítmica e depois você assenta a informação a camada melódica Ah tá bom gostou tá fazendo Tá clareando tá fazendo cada vez mais sentido para você então dá o seu like deixa seu like Você tá curtindo você tá falando Nossa essa aula que eu precisava deixa seu like por favor porque eu preciso saber que eu tô te ajudando que a sala fez diferença sua vida eu li que bosta para
mim você curtiu nos comentários também então deixa aí tá bom boa vamos ver como que a gente poderia ter uma experiência de fazer uma primeira leitura musical aqui eu quero dividir com você a uma música chamada Asa Branca eu separei diferentes versões aqui da Asa Branca eu quero dividir com você para que a gente Entenda como que a gente processa a leitura musical como é que a gente pode entender esse processamento da Leitura musical veja eu separei aqui eu vou pegar aqui e vou mostrar para você na sua tela vai aparecer a versão número um
da Asa Branca que ela foi escrita para flauta fazendo aí ó Ah tá até já com o nome das notinhas essa pastora aí que a gente encontra a internet tá com o nome das notas então como eu falei para você a primeira preocupação você vai ter não é o nome das notas não interessa solta lá assim esse ré não importa claro que você vai precisar estar sabendo não das notas e se você tá começando aprender aí não não decorou a dica de nada você pode também escrever o nome das notas eu digo para escrever os
meus alunos algumas pessoas não gostam que escreve o nome das notas porque acreditam que de certa forma atrapalha memorização eu comprei do posicionamento deles e Respeito mas como eu sei que você vai decorar porque na sua vida musical você vai ver tanto isso que você vai decorar ela me preocupo com isso escreva só tome cuidado para você não começar a fazer disso uma muleta e começar a olhar o nome da nota não olhar mais a nota o movimento da nota na pauta e você vai atrapalhar desenvolver leitura relativa quando você perceber que está começando a
fazer um letra de ficar escrevendo lá no Jota para escrever simplesmente corta tá bom para escreve uma outra que seja realmente necessária e às vezes eu prefiro até isso também escreve uma outra sabe escreve a primeira mas vai Começando a ler a a movimentação estava percebendo está subindo não sei escrever as outras começa acostumar encontrar essa nota no teu instrumento usa a relatividade da movimentação da nota na pauta para ter a resposta motora do instrumento é esse trabalho acho que seria mais indicada de escrever todas escreve escreve aquelas cores estratégicas para direcionar outro movimento para
você observar aquela lista eu não sei não tem um salto muito grande deu um pulo na pausa eu preciso escrever que ela escreve ok mas a primeira informação você vai ver é o ritmo Então você vai ver que 14 por quatro tem quatro cursos Você precisa organizar na sua mente aqui cadê os quatro pontos você precisa saber cadê o curso que nem aqui no meu exemplo possuo um puxo dois ali você precisa saber cadê o pulso 1 o 2 o 3 o 4 quais são as células as figuras que estão colocadas em cada pulso porque
se você souber você faz uma letra rítmica como eu vou fazer a letra respondendo a primeira pauta vai ficar tu ta ta ta ta ta ta ta ta ti ta ta ta ta ta vendo só existe tela de touch aí do tá e tem uma mínima que nesse caso vai pegar dois pulsos então segurei tá dois pulsos então fica ta ti ta ta ta ta ta ta ta ta ti ta ta ta ta bom fiz isso entendi isso então agora projeto não mas também tô pensando nisso a hora que eu vou tocar eu vou tocar
pensando em solo assim não vou pensar de tocar ta ti ta ta tatata tatata tatata tatata [Música] Ah entendi faz sentido fica muito mais fácil agora quer ver vamos ver a versão da partitura número 2 uma outra versão que eu peguei aqui da Asa Branca Deixa eu só ver acho que eu não eu não consigo abrir a asa branca aqui eu não sei porque que eu não consigo abrir diz que estou offline mas ainda vou ver se eu consigo abrir aqui a versão 3D essa porta tritura vamos abrir a versão 3 da partitura um ano
depois do meu computador querendo abrir não abre um ano depois talvez você já esteja vendo no seu e eu ainda não estou vendo no meu vamos tentar conectar aqui isso obrigada é para ir aqui planta ai vamos ver se agora melhora né vai ver são dois vai ver são dois depois [Música] só ficou eu aqui de frente para você com problemas técnicos operacionais e nada funciona eu nem queria mostrar a partitura da versão dois nem a partitura da versão Abril Aleluia pronto a versão dois bom a versão nos que eu acho que está aparecendo aí
para você agora tá um tempinho só para o nosso técnico confirmar se está aparecendo versão dois já para vocês ou não não tá aparecendo a versão dois vamos projetar aí ó muito bem veja o exemplo agora dessa segunda versão da música aqui ó ela tá com escrita de informações técnicas e eu coloquei ela aqui para você para você ver é um exemplo de uma escrita para flauta doce tá vendo Então ali tem a digitação a posição as notas Isso é para que você tenha um exemplo de como a gente tem que procurar a correspondência no
nosso instrumento aqui é um exemplo para flauta doce tá você tem que transportar isso para o teu instrumento tem que saber onde toca o solo está com Laura tá conseguir mas o princípio é o mesmo você percebeu que tá com notinhas coloridas isso aí não tem necessidade tá isso é uma questão que talvez porque foi destinada para crianças então cruzaram cores para facilitar a memorização aí a diferença das notas né para trazer a ideia da relativa é relativa Não não é um padrão tá escrever notas coloridas a nossa São pretas e brancas só ok mas
acredito sim que deve ser talvez por essa questão de trazer a ideia de que trocou a nota usaram cores para isso para facilitar com as crianças mas o princípio é o mesmo eu vou ler a célula rítmica Tati tá tá tá tá tá mesma coisa E aí o projeto Tati tá claro que quando você for ler vai ter a preocupação técnica né Para mim é muito fácil porque agora eu já estou completamente só estou familiarizada com o instrumento piano então eu não me preocupo como que eu ponho meus dedos aqui você vai se preocupar você
vai tá começando você tem que se preocupar como que eu ponho o dedo como que eu nesse caso vocês então aqui como que eu coloco o jato de ar Qual a preocupação que eu tenho que ter com o diafragma como é que eu posso só na minha mão meu corpo meu ombro falei todas as preocupações técnicas Mas você vai ter que ir tão bem amarrar essa preocupar o Pati tá tá tá e quando você fez esse trabalho é em paralelo quando você treinou bastante essa questões rítmica se antes em paralelo trabalho de solfejo percepção isso
fui se você não tem não não foi você fica perdido não sabem que você pensa vamos ver um outro exemplo a partitura da versão número 3 essa é uma versão para um Violão Não não é só não viu nada não isso aqui é uma versão para acordeon tá vendo uma versão para acordeon e tá escrito ela usa duas faltas também como no piano Então tem um informações aí onde você vê aqui a mesma música né E tá uma outra versão uma outra proposta e aqui nesse caso a uma necessidade grande de visualização na vertical porque
tem um encontro de notas na vertical como tem duas faltas tem uma nota escrita lá embaixo e uma nota escrita aqui em cima na mesma reta no mesmo alinhamento aqui essas notas aqui alinhadas na mesma direção o qual elas são tocada de forma simultânea tanta lado aqui tá lá embaixo na cara de falar quantas duas novas que estão lá em cima naquela de sol são três horas que vão soar simultaneamente então preciso fazer uma resposta motora de três notas isso torna a dimensão técnica mais difícil essa partitura é Tecnicamente mais difícil porque eu preciso aprender
a produzir três sons ao mesmo tempo no instrumento nenhum só é três então isso eu tô falando da primeira nota que coincidiam na vertical entendeu então aqui vocês ver que a informação a necessidade técnica é mais desafiadora não é uma postura para quem ainda não sabe nem colherá uma nota no instrumento tirar um som entendi mas a partir do que você pode pegar em determinado momento que você já já tem uma familiaridade outro instrumento o princípio de leitura fora essa questão da dificuldade técnica de enxergar as três fora essa o principal mesmo é Tati Tati
Tati Tatá Tati Tatá Tati Tatá é um Oi Tati Tati Tati tá E aí eu vou direcionar a leitura para Tati Tati Tati Tatá Tati Tatá Tati Tatá Tati Tati Tati Tati Tati Tati Tati Tati Tati Tati Tati [Música] tá tá tá tá tá tá sentindo no pulso Ah entendeu É assim que as coisas vão acontecendo com mais naturalidade Oi tá gostando Talvez esteja aí pensando mas Dani Isso serve para o meu instrumento serve para o meu instrumento Eu não toco nenhum dos instrumentos que você citou aí flauta doce nem acordei ó a nem para
piano para violino e sim mas comenta outro sabe colocar instrumento sim serve para qualquer instrumento base musical da escrita do registro musical é a mesma a linguagem musical é uma só o que muda é a técnica é informação técnica mas o estudo das regras da organização musical da escrita da ideia musical ou seja os princípios teóricos harmônicos o ritmo são os mesmos isso não muda e aí talvez você então seja refletindo mas a Dani vai ser não muda é porque que no meu instrumento nunca vejo as pessoas não fala sobre essas coisas dentro da na
sala de aula se não acontece não são essas preocupações que eu tenho hora de tocar eu não fico primeiro mesmo fico lendo as vezes partitura É muito raro uma pessoa fazer partitura Por que que então a base da música Uma Só A minha sala de aula é bem diferente o dia a dia da minha sala de aula é bem diferente bem diferente pela estratégia do seu professor que usa outra abordagem para iniciação musical provavelmente abordagem de ouvido e também pelo repertório tem alguns repertórios que trazem outras propostas outras preocupações então muitas vezes você vai ter
mais uma preocupação de desenvolvimento da improvisação a de desenvolvimento do ouvido como eu falei de outras outras questões que esse repertório propõe então ele está propondo outras habilidades desde o início do estudo musical entendeu E se o professor tá seguindo isso dentro da abordagem dele mas isso não significa que você não precisa né que você é que você possa prescindir que você possa dispensar essa questão da base musical que nós precisamos ter na música porque ela é uma só e mais cedo ou mais tarde você vai lidar com situações diferentes do que hoje tô fazendo
o seu início musical você vai entender lá na frente umas coisas se encaixam com as coisas precisam encaixar então construir esse entendimento musical faz vai fazendo que vocês Barro que você vem ajudar a teoria vem da harmonia vem da percepção que o caminho que nós vamos ter que desbravar são os mesmos a gente pode pegar curvas esse caminho diferente né um pela técnica pelo repertório pela abordagem o professor acaba pegando essa curva vai por esse lado aqui o outro vai aparecer outro mas o caminho sem boca não só que a gente entender sobre a música
que é fazer que é vivenciar esses conteúdos então é um só você precisa fazer isso você precisa ter essa oportunidade se não realmente vai ficar cada vez mais assim meu Deus eu não tô entendendo nada de música tá tudo diferente do que eu vivo ou então lá na frente você vai se pegar o ao o que eu faço agora que eu tô amarrado não consigo mais dar desamarrar esses nós me senti que eu cheguei até um ponto e amarrou e não e quando base musical então para fechar com chave de ouro então se bate papo
quero fazer uma passada rápida em alguns exercícios eu separei aqui alguns exercícios algumas Algumas propostas para que você recapture esses ensinamentos que a gente teve aqui e para que você saia dessa aula com isso ó fervilhando na sua mente vamos fazer esse exercícios É talvez você esteja já cansadinho talvez não é Espero que não está cansado pega uma água vai bebe uma água essa conversa cabeça eu vou projetar os exercícios aí vai aparecer essa tela e eu quero que a gente Agora pensa rapidinho vamos lá vamos pensar vamos comigo se você tem que vivenciar coisas
para isso ficar na sua mente ver esse exercício aqui ó notas ver Mônicas são notas que tem a mesma frequência sonora porém com alturas diferentes quais dessas opções aí são denominadas de notas enarmônicas lembra notas enarmônicas são aquelas notas que cadeia estão aqui ó cadê cadê cadê cadê cadê cadê onde eu te ensinei aqui são notas que têm nomes diferentes mas que estão no mesmo posicionamento na verdade ela tem a mesma altura o mesmo som ok então Veja essa Clave aí de dó tá proposto aí né Vamos fazer vamos pensar juntos tem uma clave de
dó na opção a escrita assim né a clave de dó na 3ª linha e aí tem uma notinha aqui na terceira linha e outra notinha aqui ou seja a nota que tá na própria linha da clave como é que eu sei que essa claro uma pessoa linha por causa dessa vez não deu certinho que tem aqui ó que tá na terceira linha Então essa nota dó e essa nota da Bemol dó e da Bemol tem o mesmo som não o dobra é mal desce um pouquinho a altura do dó dó Alemão se não tem o
mesmo som não estão na mesma localização não são harmônicas opção a não é opção b tem a clave de fá a que com essa nota aqui embaixo e ela tá aqui em cima Oi ó o fá tá aqui na quarta linha se você contar família doce lá solta você que chama só esse aqui de uma só duas notas sol como eu falei Daiane duas notas sol são ele harmônicas é a mesma nota nota sua né Mônica não é nem harmônico e na harmônica Quando é a mesma altura Não quando eu mesmo nome porque se eu
tivesse colocando aqui poderia até que você pense que é na harmônico mas ainda assim estaria errado que presta atenção o conceito de né harmônico é a mesma altura mas não mesmo nome então aqui para cima harmônico Eu precisaria ter outro nome tá na mesma altura mas não tenho outro nome não é Outro registro é o mesmo registro se tivesse aqui isso na verdade seria um uníssono é assim que a gente chama que aí está na mesma altura mas não é na harmónica enarmonico é a mesma e a grafia diferente então é como o dos Trilhos
ré Bemol tá no mesmo lugar é a mesma sonoridade Mas grafias diferente essas grafias aqui são de um início no e essa daqui então que veio não é mesmo essa aqui é a mesma nota mas altura completamente diferente uma mais grave quanto mais baixo na porta mais grave uma mais aguda sol só um grave e um médio não é próximo alternativa para tivesse ser feio aí uma clave de fá de novo né nossa ficou tão apertadinho vou tentar fazer aqui mas está tão apertadinho essas mesinhas clave de fá tem uma nota aqui que chama nós
ter ido e tem um lado aqui que chamar ré Bemol [Música] falamos de dó sustenido e Bemol dó sustenido e fica entre o dói o pé e o ré Bemol também entrou de ré achamos Nossa minha Mônica letra C aqui está o conceito é resposta nem tchau tchau Olha esse exercício aqui ó marque a afirmação incorreta incorreta 4cm colcheias equivalem a uma semínima vão pensar nesse exercício 4cm colcheias equivalem uma semínima para você poder refletir sobre isso você tem que saber a relação de proporção de valores das figuras de quem vale mais nesse sentido você
lembra que quando nós temos duas figuras sempre uma figura metade da outra então se uma é metade da outra eu posso juntar duas delas porque juntando Duas Metades eu tenho uma inteira né então se eu juntar essas duas aqui ó quando eu junto essas duas aqui eu tenho quem fica antes dela que é colcheia a colcheia é equivalente a duas semicolcheia esquecendo Koch é só uma metade então tem aqui outra cor cheia a colcheia com colcheia eu posso de novo juntar porque se eu tenho duas figuras iguais elas são metade de alguém se eu juntar
duas metades eu vou ver de quem instalação da semínima então isso não é incorreto 4 cm com 6 equivale uma semínima Então tá incorreta próxima ab8 semi colcheias equivalem uma semibreve oito você me colcheias a compensar equivale a uma semibreve Você viu que eu pensei que Nós pensamos agora que essa semicolcheia aqui são igual uma semínima então eu já vou usar esse raciocínio para casa porque uma cima já vou cortar o caminho né E aqui mais uma semínima concorda agora a gente precisa termos de novo duas figuras iguais você tem um duas figuras iguais elas
podem ser somados que elas são metade alguém então metade de alguém com mais metade vamos ver de quem que ela é da figura que é anterior à ela na mínima então chegamos a conclusão que oito serve com x = uma mínima fofa achamos errada aí tá escrito q8em colcheias equivalem uma semibreve não equivale a uma mínima pronta chama a resposta letra B legal né Próximo exercício leitura melódica Qual é o princípio dessa leitura que como que você realiza uma leitura melódica Qual é a oportunidade com leitura melódica te dar além de desenvolver ter ouvido desenvolver
seu senso de afinação ela te permite treinar leituras e quando você vê essa leitura aí É como se você tivesse tem nada o leitor no texto momento mas não primeiro no corpo tudo que a gente faz no corpo a gente consegue projetar para o instrumento e o que a gente não treina o corpo a gente tem muita dificuldade de projetar por instrumento por isso fazer letras melódicas é uma oportunidade de acelerar o processo de leitura musical veja se você olha parece começa a preocupar aqui é sol fá mi ré sol começa a ler nome denota
você tá esquecendo uma importante informação Como que eu faço leitura musical me preocupo com a rítmica primeiro eu tenho que encontrar células rítmicas e se você observar aqui temos tá porque é dois três quatro que eu temos ta ta ti ta ta ti ta ta vendo que eu já tô sentindo aqui na mão está fazendo dois é automático e tem que ser automático e você também já tem que ter esse balanço de dois tempos e você não tem que sentir isso aqui ó tá Tati tá não dá para fazer leitura o quieto tocar música sem
sentir eu acabo duro ah mas tem muitos que não se mexem mas ele tá sentindo alguma coisa ele tá a gente sente você tem que sentir não quer ver se ele tá lá pipocando em cima do palco tem que sentir o pulso e no estado de estudo Eu estou estudando tem que mais ainda tem que exagerar sente esse pulso percute balança o corpo bate o pé nesse pulso Então tá Tati Tatá Tati Tatá Tati Vale explicação aqui um pouquinho tem uma escrita aqui fica assim ó tá com um ponto e com essa aqui que que
é isso aqui Isso aí que vale uma distribuição dessas duas células aqui ó só que essa foi ligada com essa Antes quando não tinha ligado a gente falaria tá Tati tá quando tem ligadura não posso falar essa eu tenho que sentir o momento dela eu falo essa mas só sinto e eu sinto pulso e não fala ó tá tá Tati eu falo só o ti tá esse tipo de escrita pode ser substituída pelo povo eu posso pegar essa aqui essa figura escrever ela como um ponto então você acaba encontrando isso aqui isso aqui é a
mesma coisa que isso Portanto tem que saber que vai ter que sentir o pulso dois você vai falar o curso um sente o curso dois e não fala nada continua emitindo o som que tava aqui tá ti tá bom então leitura dessa Paula toda Ó 12 se tá Tati Tatá Tati Tatá Tati Tati Tati tá esse é seu primeiro. Você tem que alcançar excelência nisso uma vez que você vai treinar e alcançar a excelência dessa forma que foi que você repetir alcançado excelente segurança não é nada então você vai voltar agora vai fazer o segundo
caso de uma letra rítmica Qual é o segundo passo você troca sílabas Thai Tati pelo nome da nota Mas você preocupa ainda com a altura se preocupe em aprender a cor para as camadas Então se preocupa em falar sol fá mi em vez de falar tá Tati você fala o nome da nota mas fala na proporção que ele ocupa dentro do pulso tá Tati então fica só o fá me entende eu vou fazer para você ver eu vou trocar a os nomes das células detalhe touch para o nome da nota Mas eu me preocupo em
manter a mesma sensação de atribuição no pulso Ó 12 sol fá mi ré sol sol la sol fá mi mi ré mi fá mi ré dó Eu também estou falando esse é uma boa etapa para você treinar Apenas quando você já ficou com a rítmica segura aí você vai treinar essa essa conversão dos nomes ficou seguro nessa conversão aí então por último você vai se preocupar em colocar a altura das notas Qual é a altura qual é o som da nota sol você pode usar a relatividade da escala põe escala no seu ouvido dó ré
mi fá sol lá si dó não se preocupe em cantar a altura absoluta usa a relatividade usa técnicas que nós chamamos de dar um móvel usa dó ré mi fá sol lá si do começa a cantar se sequência e procura o som do Sol dó ré mi fá sol e aprendi que esse é o fundo sol e você vai ter que descer tá vendo que é sol e vai ter que descer então treinar bastante a descida E aí lá sol fá mi ré dó dó si lá sol fá mi ré dó aprendi a subir aprendi
a cantar a descida faça isso aquecimento várias vezes e aí você vem do ré mi fá sol Então agora você vai fazer o solfejo ou pensando nesse movimento de grave e agudo no caso aqui de vir para o grave né sol fá mi ré sol la sol fá fá mi ré mi fá mi rador nesse momento você consegue fazer isso se você treinou bastante e se deslocar da escala tô ré mi fá sol fá mi ré dó ré mi fá sol lá só família mi fá sol lá si lá sol fá mi e você tá
aprendendo a trazer toda a oportunidade de ter um som afinado educar o teu a passo afinação por isso que o trabalho de leitura melódica é um trabalho também de construção São etapas diferentes é que o sistema oportunidade de conhecer as três etapas que você tem que estudar tá bom Agora fica aí para você a oportunidade de você e te dar essas outras a letra b a letra c e a letra de sua tarefa aproveite para desenvolver isso tá bom E se você estudar e tiver a vontade de se gravar e compartilhar e quiser dividir comigo
Mandar ou compartilhar suas histórias ou mandar inbox mandar o seu depoimento como que tá como está indo a soletrar me note que vou ficar muito feliz de saber tá bom mando sim pra mim Oi ó pra fazer se sobre três musical a seguir é correto afirmar que essa é uma música que tem vários sustenidos Olha isso tem um compasso cinco por 8 escrito E aí vem a unidade de tempo é uma revisão de quem vai saber responder isso aqui é quem entende o conceito da fórmula de compasso cinco por 8 é uma fórmula de compasso
alternada Ok de cinco pulsos Ok e que tem como unidade de tempo aquela figura que está no denominador Toda vez que você estuda sobre fórmula de compasso você aprende aqui nos compassos simples ou nos alternados né que são baseados na forma do simples quando você tá aqui o denominador ele representa a figura que a unidade de tempo OK então unidade de tempo aí é o 818 representar colcheia Qual é a resposta correta a unidade tem uma cocheira letra A para ver se você me ouviu agora que eu não entendi nada não entendi nada isso significa
que você tem que estudar sobre um compasso tem que buscar esse conceito é um conceito uma notícia conceitual mesmo tá bom começa a procurar Porque é simples mas é porque você não nos do isso o próximo Qual é a fórmula de compasso correta para o texto abaixo tá vendo que aí tem um trecho musical escritos em forma de com passa mas tem células rítmicas olha os agrupamentos tem um agrupamento de Tati tem algum momento de que a outra mais um agrupamento e fechou civil que teve três agrupamentos isso já mostra mim que teve três pulsos
é uma música que tem como com o numerador o 3 ou Possivelmente ou três ou algum relativo ou algum correspondente composto Mas provavelmente e as opções são só de com passa Simples então provavelmente o três agora você precisa saber qual é a unidade tempo né qual denominador dessa fórmula Como que você chega essa conclusão simplesmente somando esses agrupamentos tem um agrupamento que esse aí tem esse agrupamento aqui a e tem um outro é igual mas com pausas né assim ó esse aqui é igual a esse só que colocou as pausas aqui né Como que você
faz se condensa né você não é você chega confusa E essas duas vai dar qual figura seu junto a essas da qual E aí essa reunião de qual figura que tá aqui é a unidade de tempo duas coxinhas tomadas é uma semínima aqui é uma que a outra de uma semínima você sabe que a outra é a subdivisão errada da figura né Essa semana uma nunca vai ser igual a três ela é igual a duas partes dessa aqui porque metade com metade que dá inteira né mas aí de repente faz uma subdivisão errado a ver
uma com a outra então nós encontramos para ser mínima como princípio aqui da união dos pulsos portanto ser mínima é representada pelo número 4 se tem três pulsos e ela é representada pelo quatro forma de com passa três quatro Alternativa de aa Próximo exercício vai e Respira fundo Qual das figuras musicais abaixo podem juntas preencher corretamente um compasso de quatro por quatro Agora é só você somar as possibilidades de distribuição de valor né quando nós temos aqui um par 14 e nós precisamos ter quatro ser mínimas são quatro pulsos onde cada pulso cada unidade tenho
pressa mínima e aí eu Gero células nela Então a primeira opção tá mandando a gente verificar se essas opções que ele deu dá certo por exemplo duas mínimas Se eu colocar duas mínimas aqui já não vai sair equivalente essas duas duas mínimas não são iguais às duas e mínimas caberia ainda mais uma semínima e mais 4cm colcheias não alternativa totalmente errada não cabe tudo isso porque já foi equivalente ao mínimo que tem que ser um compasso 4/4 não três semibreves se eu coloco uma semibreve uma semibreve já equivalente as quatro horas três ser em breve
não cabe Então não é alternativa ser duas mínimas mais quatro segundos também não é Nossa duas mínimas meu Deus vai ser igual aqui e ainda mais quarta semicolcheia a alternativa de duas colcheias bom se eu fizer duas colcheias eu fiz uma divisão empate de um curso duas coxas duas ser mínimas se eu fizer duas semanas ó puxei essas duas aqui para baixo e 4cm com cheias a 4cm colcheias eu subo dividir uma semínima uma semínima igual a fazendo colcheias eu fiz a subdivisão da célula rítmica do Tatu título encontramos alternativa correta aqui eu tenho ainda
os quatro pulsos sendo que o primeiro e o quarto está subdividido em Tati e tática respectivamente então eu vou correr até a encontramos e agora último exercício para interpretar uma peça musical concretizando as ideias expressas na partitura é importante que se compreenda os símbolos ali dispostos assim avalie as informações a seguir tem três tem três partituras tá falando que a primeira é o trecho do alecrim dourado que a segunda cai cai balão que a terceira rosa amarela e tá perguntando para saber qual que é verdadeiro é correto o que se afirma apenas na alternativa 2
A 3 em que ele quer saber se está correto falar que a primeira Elas têm durado a segunda que acaba não quer fazer a Rosa Amarela Como que você poderia chegar essa resposta e lendas a partitura E aí claro né você tem que conhecer a música Como que é o alecrim dourado A alecrim alecrim dourado que na não é Uma cantiga folclórica se você não sabe ela você tem um problema para responder tem que pesquisar para ver se o que você vai ler tá correto eu vou tocar aqui ó 12 tia Tati Tatá Tati Tatá
Tati Tatá Oi para ti tá tá tá isso ele quebrado vou trocar mais Tati Tatá Tati Tati Tati Tati Tati tá correta é pendurado Como que é o tema do Kaká balão cai cai balão cai cai balão aqui na minha mão se você não conhece a cantiga folclórica tem duas opções ou você é muito novo e aí você não é da geração de cantar cantigas folclóricas ou seja tá muito esquecido né vamo trocar Ó 12 Tati Tati Tati Tati Tati Tati Tati Tati Tati Tati Tati Tati tá é o que acabam e agora próximo rosa
amarela rosa amarela rosa e o rosa olha Rosa vamos cantar mais essa é então um dois tipos [Música] de bate-bate tar Nossa torta patatá patati tá tchau tchau [Música] não tem nada a ver se quiser conhecer o qual que é essa música aqui porque a Rosa Amarela Olha a Rosa Amarela Rosa tão bonita e tão bela isso aqui para mim foi escravo de Jó jogavam Caxangá tira põe agora então a gente percebeu que tá correto muito dois é então alternativas e o mais interessante desse exercício é que não fosse eu que estivesse tocando é que
fosse você que estivesse lendo porque você pode deparar em situações que você precisa responder o exercício desse como você vai fazer vai ler e esse esse exercício não estiver com o instrumento do lado se você tiver fazendo uma prova de música Um vestibular um concurso e você tem esse tipo de exercício aqui para fazer e não tem o crescimento do lado como se você vai chegar essa confusão é por isso que ele tem que ter a capacidade de desenvolver a leitura melódica o ouvido interno assim nós somos internalizando ele tem uma sonoridade a partir de
uma escrita a gente consegue saber o padre me reme sofá da importante ter esse estudo desenvolvesse ouvido interno Ok Beethoven compôs surdo a Nona Sinfonia ele tava completamente surdo como é que eu fui escuro porque tinha ouvido interno e eu vi internamente não sabia mais ouvir e todas as referências internas Gentil você não fala com você mesmo em pensamento você não ouvir sua voz interna falando com você mesmo a música mesma coisa de canto internamente entendeu então para fechar com chave de ouro agora eu quero saber essa hora de dor você gostou deixa ela de
verdade porque o que que ela te ajudou se não te ajudou Por que deixa para mim a sua opinião fala fala para mim como que isso te fez tocar melhor como que se despertou algo que te ajudou que a gregol deixa o seu depoimento sincero é para mim eu quero realmente curtir conhecer você conhecer essas dores a sua caminhada as suas operações então compartilhe comigo eu vou ficar muito feliz de te conhecer melhor tá bom porque A aula foi gigante mas eu espero que ela tenha sido muito colaborativo ela tenha sido ao que te fez
realmente a aprender evoluir dentro do momento que você despertou mais e mais pra música Tá bom deixa o seu like curte os nossos canais Entra lá no meu canal do telegram me acompanha nas redes sociais do blog que eu tenho que você gosta de ler vai lá no blog tem muita coisa rolando acompanha o canal duto Facebook Instagram Nossa enfim chega junto que sempre tem material aqui vou ficar muito feliz de acompanhar a gente tem aqui por perto Tá bom então se cuida hein se encontra nas próximas aulas em Ho